• Nenhum resultado encontrado

A suave graça Aula 01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A suave graça Aula 01"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)

Texto bíblico: Marcos 8. 22-25

Músicas: - “Brilho Celeste ( 114 HNC) - “ Sonda-me, Usa-me”

(3)

Objetivo:

Levar o aluno a entender que a graça de Deus opera permanentemente na vida dos crentes:

na regeneração (quando age soberanamente e sem cooperação humana);

no desenvolvimento da santificação (em cooperação com o cristão, que tem participação ativa e é responsável pelo desenvolvimento da sua salvação);

(4)

Ênfase:

A obra de evangelização é fundamental na vida da igreja , mas a obra de discipulado e

(5)

Todos nós iniciamos a vida cristã com a intenção de viver de maneira a agradar a Deus. Porém, ao longo do caminho encontramos obstáculos. Deparemos com conflitos entre o que nos agrada e o que agrada a Deus.

(6)

Precisamos de ajuda para superar esses obstáculos. De modo real, a vida cristã é sempre uma luta. Avançamos e retrocedemos. Escorregamos. Às vezes, parece que o caminho foi besuntado com a graxa mais escorregadia que Satanás podia usar.

(7)

Entendendo o texto básico - Marcos 8. 22- 26

Quando a Bíblia registra os milagres realizados por Jesus, as curas em geral são instantâneas e completas:

Ressurreição de Lázaro;

O homem com o braço mirrado; O servo do centurião.

(8)

O episódio do nosso texto básico é incomum. Ele usou um meio material (saliva) e curou o cego em duas etapas.

O objetivo era mostrar que a ação da graça de Deus na vida humana é progressiva e constante.

(9)

A Bíblia usa a metáfora da cegueira para descrever nosso estado caído. Todos nós somos nascidos cegos. Entramos neste mundo em um estado espiritual de escuridão. Não vemos as coisas do reino de Deus.

É preciso um ato especial da graça carinhosa de Deus para que enxerguemos seu reino.

(10)

O cristão é um peregrino que caminha sempre para frente, em constante progresso, até chegar à cidade celestial.

(11)

A regeneração : Início

A regeneração não ocorre em estágios. Ela é instantânea. É realizada pelo toque do Espírito Santo em nossa alma. Só Deus pode dá vida a alma humana. E ele faz isso diretamente, sem o uso de meios.

(12)

Embora sejamos regenerados instantaneamente pelo poder soberano de Deus, e sejamos transferidos imediatamente do reino das trevas para o reino da luz, a nossa santificação

(13)

Quando nascemos de novo, vemos homens como árvores que andam. Nossa visão espiritual é obscura. Não vemos todas as coisas em um foco nitidamente espiritual.

(14)

A obra de aperfeiçoamento do nosso estado espiritual é chamada de glorificação. A glorificação não ocorre nesta vida. Devemos esperar pelo céu para que nossa santificação seja completa. Por enquanto, embora vejamos o que não poderíamos ver antes, ainda vemos através de um vidro escuro.

(15)

A regeneração é o início da jornada. Trata-se de

uma jornada com êxitos e fracassos, com crescimento entre tropeços. Às vezes, o progresso parece dolorosamente lento, mas o progresso existe.

(16)

A santificação: a continuação

A vida cristã tem um início, um meio e um fim. Há uma meta final de glória. O Deus que começou todas as coisas tem uma meta para o seu povo. Caminhamos para o dia em que seremos recebidos por Cristo em sua glória ( Fp 3.13,14).

(17)

Na vida cristã há um chamado para cima. Estamos em uma reta que está indo para frente, isto é, na vida cristã deve haver progresso.

(18)

Lembra-se do clássico da literatura escrito por John Bunyan, O progresso do peregrino. O peregrino é o cristão que se move em direção ao céu. Seu progresso é feito lentamente e é dificultado pelo peso que carrega nas costas. A cada momento, ele se depara com obstáculos, mas sempre avança.

(19)

Bunyan compreendeu duas importantes verdades da vida cristã: somos peregrinos e

fazemos progresso. Um peregrino é alguém que

(20)

Todos os cristãos são peregrinos neste mundo

(1 Pe 2.11). Todos os cristãos fazem progressos. O progresso é assegurado pelo Espírito Santo em nosso coração, que se recusa a permitir que fiquemos parados.

(21)

Há momentos em que até regredimos e, como os discípulos de Jesus, nos escondemos e nos trancamos, quando devíamos nos alegrar e anunciar ao mundo a vitória de Cristo. Contudo, Cristo não permite que essa situação dure para sempre.

(22)

Reforçando princípios

Ninguém nasce cristão. Por natureza somos

carne. A vida cristã começa com a obra do Espírito Santo em novo nascimento.

Todas as pessoas iniciam a vida cristã do mesmo modo: todos nós começamos com o novo nascimento.

(23)

Nossas experiências podem diferir, mas o fato do novo nascimento é necessário para todos nós: É importante compreendermos que os cristãos começam sua caminhada cristã com a mesma bagagem.

(24)

Algumas pessoas renascem aos 5 anos de idade, outras aos 55 anos. Algumas chegam à fé vindas de uma vida bem-disciplinada; outras vêm de uma vida de devassidão desenfreada. Lutamos com pecados diferentes.

(25)

Alguns de nós sabemos o dia e a hora que fomos convertidos. Outros não têm nenhuma lembrança distinta de quando nasceu de novo. Algumas pessoas choram na conversão. Outras ficam cheias de alegria.

(26)

É um grave erro insistir para que todos mostrem os mesmos sinais externos da conversão que experimentaram. Aqueles que tiveram uma experiência de conversão dramática e repentina tendem a suspeitar daqueles que não podem se lembrar do dia e da hora em que se converteram.

(27)

Aqueles cuja experiência é menos dramática podem questionar a estabilidade emocional daqueles que mencionam uma experiência repentina.

(28)

Aqui devemos honrar a obra do Espírito Santo, que convence as pessoas de diferentes modos em épocas distintas. A questão principal com a qual deparamos não é quando ou onde fomos convertidos. A única questão real é se somos convertidos. Se somos nascidos do Espírito, então somos irmãos e irmãs de todos que estão em Cristo.

(29)

Conclusão

A santificação é um processo para a vida toda. Envolve uma luta diligente contra multidão de obstáculos. É como a jornada do peregrino de Bunyan, cheia de ciladas e carregadas de perigos. É uma jornada através da noite escura da alma, através do vale da sombra e do deserto da tentação.

(30)

A jornada só tem uma garantia: as promessas

de Cristo de que ele vai conosco e nos levará para o outro lado. Nosso Senhor termina o que ele começa. Ele não aborta sua criatura no meio de sua criação. Ele não nos deixa olhando árvores que andam.

(31)

O Senhor está intensamente interessado em nosso bem-estar e nossa maturidade. Ele quer que aprendamos cada vez mais sobre Deus e como agradar a Deus.

(32)

Examine sua vida e veja quais obstáculos à sua santificação você está enfrentando agora. O que você pode fazer para vencer esses obstáculos e desenvolver sua santificação?

Referências

Documentos relacionados

Diante isso a pesquisa mostra que para realizar um planejamento logístico eficiente, o pensar deve ir des- de as vantagens para a própria empresa objetivando reduzir seus custos

Em nossa análise, são destacadas as concepções de Tall e colaboradores (2001), Vinner (1991) e Domingos (2003) diante os conceitos imagem e definição Para tanto,

SÉRIE 85 Relé temporizador plug-in 7 - 10 A Eletromédica, odontologia Forno de secagem Elevadores Painéis para distribuição de energia Painéis de controle Temporizadores,

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

Considerando que o setor de Trauma e Emergência do HRCAF e os serviços do Pronto-Atendimento das policlínicas de Cuiabá divulgaram atendimento de casos não urgentes ou

 Alça Preformada Dist...  Alça

Trong các phƣơng pháp đƣợc sử dụng hiện nay (AAS, AES, UV-VIS, ICP-MS….) thì phƣơng pháp ICP-MS là một phƣơng pháp ƣu việt vì có thể xác định đồng thời

Importa ainda referir que, a prova desta disciplina contempla a componente escrita e prática, o grau de exigência resulta dos critérios gerais de classificação, balizados