• Nenhum resultado encontrado

Abastract. Introdução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Abastract. Introdução"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO A NEAR FIELD COMMUNICATION ROSA, Diego Duarte da

Resumo

A tecnologia sem fio é muito importante no quesito desenvolvimento. O Bluetooth, RFID, Infravermelho e Wi-Fi são alguns exemplos de tecnologia sem fio. Abordaremos aqui algumas delas, porém, com um foco no Near Field Communication que se trata de uma tecnologia sem fio p2p que possibilita o compartilhamento de dados com maior segurança e conectividade. O objetivo principal do trabalho é difundir novas tecnologias no campus da faculdade, ampliando a base de conhecimento dos alunos, de modo que os incentive a uma programação diferenciada e criativa. Baseado em um caso de uso será desenvolvido um sistema para demonstração do funcionamento do NFC.

Palavras-chaves: NFC, programação, segurança.

Abastract

The wireless technology is very important in the question development. Bluetooth, RFID, Infrared and Wi-Fi are some examples of wireless technology. Discuss some of them here, but with a focus on Near Field Communication that it is a wireless technology that enables p2p sharing data with greater security and connectivity. The main objective is to disseminate new technologies on campus, expanding the knowledge base of the students, so that incentive to a differentiated and creative programming. Based on a use case is a system developed for demonstration of the NFC

Keywords: NFC, programming, security.

Introdução

O lançamento de novos Smartphones, tablets, notebooks dentre outros equipamentos de informática tem se mostrado constante de um tempo para cá, com isso o surgimento de novas tecnologias se faz necessário para atrair o público.

Tecnologias sem fio são de grande importância no quesito inovação, já que a mesma traz muito conforto e praticidade para o usuário. Segundo os dados do IBGE 2011 estimasse que 69% da população brasileira utiliza telefones móveis,

(2)

ou seja, essa proporção da população depende de tecnologia sem fio, sendo que 45% desse número são aparelhos que se conectam a internet, tornando possível a troca de dados com maior volume e consistência.

O NFC pode ser considerado uma dessa tecnologias inovadoras levando em conta o grande número de aparelhos lançados ultimamente com a funcionalidade integrada. Em consulta nos sites de grandes marcas da atualidade podemos constar que a maioria possui ao menos um equipamento com NFC e aplicativos de fabrica para manuseio do mesmo.

Possuindo diversas funcionalidades, o NFC vem se destacando aos poucos, nesse artigo abordaremos algumas dessas funcionalidades, suas vantagens e desvantagens.

Histórico

As primeiras demonstrações de transmissão sem fio aconteceram em 1901 e foi apresentada por Guglielmo Marconi, em que ele utilizou código morse para a comunicação entre o litoral e um navio, mostrando como funciona o telégrafo (RANDO, 2010). Desde então a tecnologia tomou vários rumos.

O NFC trata-se de uma evolução tecnológica do RFID, a qual refere-se a uma tecnologia que faz comunicação através de radiofrequência.

No início do seu desenvolvimento várias empresas juntaram-se a Sony e a Philips para o desenvolvimento do NFC e o aprimoramento do RFID e com essa união surgiu o Forum NFC, um seleto e crescente grupo de pesquisa e coordenação da tecnologia NFC (NFC FORUM).

O NFC foi desenvolvido por Philips e Sony e seu padrão se chama NFCIP-1, contido nos documentos (ISO/IEC 18092:2004) e (ECMA 340) (FERRAZ, 2010).

Viabilidade

Para utilização rotineira de aplicativos padrões de Smartphones o NFC se faz bem viável, pois um equipamento adquirido pode facilmente executar tarefas como troca de dados e agendamento de tarefas sem muitas dificuldades. Porém, para o desenvolvimento de aplicações de grande porte é necessário uma

(3)

análise detalhada, pois a tecnologia ainda não assumiu um mercado de muito fácil acesso, ou seja, a implantação pode acabar se tornando demorada e razoavelmente cara. O preço de equipamentos e ferramentas para implantação pode ser encontrado facilmente na web tanto no mercado nacional quanto no internacional.

Alguns critérios como consumo de energia, velocidade de transferência de dados e capacidade de armazenamento também devem ser considerados, abordaremos esses quesitos mais adiante.

Funcionamento

O NFC utiliza uma indução magnética que permite a troca de dados entre dispositivos, porém um de seus principais diferenciais é a necessidade do toque para estabelecer comunicação.

O padrão NFCIP-2 que é utilizado nos dispositivos atuais suportam as operações Peer-to-peer (p2p), PDC, PICC e VCD (ATOJI, 2010).

Um dispositivo NFC pode se conectar com uma tag sem fonte de energia, lendo seus dados e executando uma função determinada que esteja gravada na TAG, esse é seu modo passivo de comunicação.

No mesmo conceito de NFC e TAG o dispositivo ativo tem tanto a capacidade de ler os dados quanto gravá-los.

A comunicação também pode acontecer entre um dispositivo ativo e outro também energizado, em que ele somente lê os dados como, por exemplo, um dispositivo NFC e uma catraca de controle de acesso.

E finalmente a comunicação entre dois dispositivos ativos, no qual qualquer um pode tanto enviar dados quanto recebê-los, o que é conhecido como comunicação Ativa ou p2p (YAQUB E SHAIKH, 2012).

Segurança

Embora a proximidade entre uma tag e outra pareça ser uma desvantagem na comunicação sem fio, no NFC é um diferencial. A proximidade exigida possibilita uma segurança maior na troca de dados entre um dispositivo e outro.

(4)

Funcionalidades

Em um aparelho com NFC e sistema operacional Android, por exemplo, há uma imensidão de aplicações para os mais diversos recursos. Em destaque no google Play podemos encontrar aplicativos como o “Conexão Fácil NFC” que já possui mais de 1 milhão de Downloads, diversos outros aplicativos como “NFC Tools” e “ABA NFC” também já passam de 100 mil downloads. Com esses números fica claro que o numero de usuário de smartphones com NFC é relativamente alto.

As principais funcionalidades em aplicativos encontrados para download são para conexão rápida a outras funcionalidades do aparelho. Por exemplo o usuário grava uma Tag que permite ligar o seu Wi-Fi e ao encostar em seu aparelho, sem a necessidade de entrar nas configurações do aparelho, isso vale também para dados 3g e 4g, Bluetooth, GPS, gerenciadores de arquivos dentre vários outros.

Outra função muito útil encontrada em aplicativos gratuitos é a possibilidade de gravar textos em uma Tag, apenas escrevendo o que deseja e encostando uma Tag é possível gravar inúmeros formatos de textos como URLs, trechos de músicas, números, parâmetros, dentre outros. Outro fato interessante ao gravar dados em uma Tag é que ela é reconhecida pelo tipo de dado gravado, gravando uma URL por exemplo, ao ser lida ela é aberta direto no navegador padrão do aparelho, gravando o nome de uma música é aberto o gerenciador de músicas do aparelho e assim por diante.

A transferência de arquivos entre aparelhos também é algo a ser ressaltado, o fato de não precisar estabelecer conexão, solicitar permissão ou senha torna a comunicação muito agradável, ao abrir o arquivo que deseja enviar basta apenas encostar um aparelho ao outro que a transferência é iniciada.

O NFC possui ainda outros recursos não mencionados aqui, mas que podem ser encontrados facilmente em uma busca na internet.

(5)

Sistema proposto

Para demonstração do funcionamento do NFC foi criada uma aplicação utilizando a tecnologia.

O sistema conta com cadastro de usuários e é controlado por sessões. No mesmo é feito o controle de eventos ou convenções que exijam um controle de horário preciso. Ou seja no sistema é possível criar um evento, criar módulos no mesmo e fazer convites para participação. Com a inscrição em um evento, na data e horário do mesmo é feita a leitura de Tags NFC ou aparelhos NFC como crachás para efetivar o comparecimento do usuário.

O sistema fornece ainda relatórios para conferencias de inscrições e presenças, mostrando assim a integridade dos dados.

Considerações finais

Baseando no investimento de grandes empresas como Sony, Apple, Nokia, Motorola entre outras podemos considerar que o NFC é uma tecnologia promissora, pois as mesmas veem mantendo a tendência de mercado na década atual. Contudo, é de se esperar que em ambientes estudantis também o NFC seja visado para estudo, para assim difundir o conhecimento de novas tecnologias e formas novas e criativas de desenvolvimento.

Referências Bibliográficas

RANDO, Déverson Rogério. Redes Sem Fio. 2012. 23 f. Monografia

(Especialização) - Curso de Ciência de Computação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

IBGE. Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para uso pessoal. 2008. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/graficos_dinamicos/pnad2008_tic/celular.php. Acesso em: 14/02/2014

NFC Forum: What is NFC? Disponível em: http://nfc-forum.org/what-is-nfc/. Acesso em: 10/02/2014

ATOJI, Rodolpho Iemini. Bluetooth e NFC: estudo de caso. 2010. 63 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciência da Computação, Departamento de Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

 Marque as respostas primeiro a lápis e depois cubra com caneta esferográfica de tinta preta.  Marque apenas uma letra para cada questão, mais de uma letra assinalada

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo