• Nenhum resultado encontrado

DIREITO ECONÔMICO. TRF - 1ª Região

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO ECONÔMICO. TRF - 1ª Região"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO - 1ª A 5ª REGIÕES DO TRF

VERBOJURÍDICO-RESOLUÇÃODEQUESTÕES- PROFESSOR: DR. RAFAEL DRESCH

DIREITO ECONÔMICO

TRF - 1ª Região

1. Em relação à prática denominada dum-ping e às medidas de salvaguarda, assina-le a opção correta.

A) Para a determinação do dano pela prática de dumping, não é necessária a demonstra-ção de nexo causal entre as importações ob-jeto de dumping e o dano à indústria domésti-ca.

B) As medidas de salvaguarda visam à defesa da indústria e da produção doméstica em face do avanço de exportações de mercadorias em patamar de valores inferiores aos do produtor nacional, não sendo necessária a investiga-ção prévia para a aplicainvestiga-ção de tais medidas. C) Em determinadas circunstâncias críticas, é possível a aplicação de medida de salvaguar-da provisória, com duração máxima de duzen-tos dias, podendo ser suspensa por decisão interministerial antes do prazo final estabele-cido.

D) Considera-se prática de dumping a intro-dução de um bem no mercado doméstico, exceto sob as modalidades de drawback, a preço de exportação inferior ao valor normal praticado no mercado de origem.

E) Para se aferir a prática de dumping, o pre-ço de exportação será o efetivamente pago pelo produto exportado ao Brasil, incluindo-se impostos e considerando descontos efetiva-mente concedidos.

2. A respeito do MERCOSUL e dos sujeitos econômicos, assinale a opção correta. A) As denominadas empresas transnacionais são entidades autônomas, de personalidade jurídica de direito privado, que estabelecem sua gestão negocial e organizam sua produ-ção em bases internacionais, com vínculo direto e compromisso com as fronteiras ou com os interesses políticos de determinada nação.

B) A previsão da CF quanto à busca, pela República Federativa do Brasil, da integração econômica dos povos da América Latina, vi-sando à formação de uma comunidade latino-americana de nações, representa o ideal de Simon Bolívar, que inicialmente defendeu a integração puramente econômica das Améri-cas.

C) Compõe a estrutura do sistema de solução de controvérsias do MERCOSUL o Tribunal Permanente de Revisão, ao qual poderá ser encaminhado pelos Estados interessados re-curso de revisão contra laudo emitido pelo Tribunal Arbitral Ad Hoc.

D) À Comissão de Comércio, órgão superior do MERCOSUL, incumbem a condução políti-ca do processo de integração e a tomada de decisões para a garantia do cumprimento dos objetivos estabelecidos pelos Estados-partes e para lograr a constituição final do mercado comum.

E) No plano internacional, os sujeitos econô-micos não se limitam às entidades com per-sonalidade jurídica, que atuam na formação e concretização das normas de direito interna-cional, razão pela qual qualquer empresa que atue no comércio exterior é classificada como sujeito econômico internacional.

3. Em relação ao abuso do poder econômi-co e à Lei Antitruste, assinale a opção econômi- cor-reta.

A) A perda de mandato dos conselheiros do CADE só pode ocorrer em virtude de decisão do presidente da República, por provocação de qualquer cidadão, ou em razão de conde-nação penal irrecorrível por crime doloso. B) As diversas formas de infração da ordem econômica implicam a responsabilidade da empresa e a individual de seus dirigentes ou administradores, solidariamente.

C) Ao presidente e aos conselheiros do CADE é vedado emitir parecer sobre matéria de sua especialização, ainda que em tese, podendo eles, no entanto, atuar como consultores de empresa privada.

D) Para ser caracterizada como infração da ordem econômica, a ação de limitar, falsear ou prejudicar, de qualquer forma, a livre con-corrência ou a livre iniciativa depende da comprovação de dolo ou culpa.

E) Conforme a jurisprudência do STJ, a sim-ples oferta de desconto nas vendas feitas com dinheiro ou cheque, em relação às efetuadas por meio de cartão de crédito, caracteriza a-buso de poder econômico.

(2)

EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO - 1ª A 5ª REGIÕES DO TRF

VERBOJURÍDICO-RESOLUÇÃODEQUESTÕES- PROFESSOR: DR. RAFAEL DRESCH

4. Acerca da intervenção direta do Estado brasileiro na ordem econômica, assinale a opção correta.

A) Conforme pacífica jurisprudência do STJ, a contribuição especial de intervenção no domí-nio econômico para financiar os programas e projetos vinculados à reforma agrária e suas atividades complementares não pode ser co-brada de empresas urbanas.

B) De acordo com previsão constitucional, as empresas públicas prestadoras de serviços públicos não podem gozar de privilégios fis-cais não extensivos às empresas que operem no setor privado, sob pena de violação do princípio da livre concorrência.

C) A existência ou o desenvolvimento de ati-vidade econômica em regime de monopólio sem que a propriedade do bem empregado no processo produtivo ou comercial seja conco-mitantemente detida pelo agente daquela ati-vidade ofende o texto constitucional.

D) É constitucional a instituição, por lei ordiná-ria, da contribuição de intervenção no domínio econômico, sendo desnecessária a vincula-ção direta entre os benefícios dela decorren-tes e o contribuinte.

E) O Estado brasileiro não pode assumir a iniciativa de exploração da atividade econômi-ca, devendo avocá-la, em caráter excepcio-nal, nos casos de necessidade para a segu-rança nacional ou de relevância para o inte-resse da coletividade, conforme critérios a serem estabelecidos em lei complementar.

TRF - 2ª Região

1. Com referência à Lei Antitruste, assinale a opção correta.

A) Os prejudicados têm ação para, em defesa de interesses individuais ou individuais homo-gêneos, obter a cessação de práticas que constituam infração da ordem econômica e para o recebimento de indenização por per-das e danos, após a conclusão do processo administrativo respectivo, que será suspenso em virtude do ajuizamento.

B) Constitui título executivo extrajudicial deci-são do plenário do CADE que comine multa ou obrigação de fazer. Tratando-se de obriga-ção de pagar ou de fazer, para que se pos-sam mitigar liminarmente os efeitos inerentes a esse título, com a suspensão de sua eficá-cia, cabe ao juiz fixar o valor de caução

idô-nea a garantir o cumprimento da decisão final, considerada incabível a exigência de depósito do valor de eventual multa.

C) As disposições da lei atinentes às infra-ções contra a ordem econômica aplicam-se às pessoas físicas ou jurídicas de direito pú-blico ou privado, e a quaisquer associações de entidades ou pessoas, constituídas de fato ou de direito, ainda que temporariamente, com ou sem personalidade jurídica, exceto se exercerem atividade sob regime de monopólio legal.

D) A personalidade jurídica do responsável por infração contra a ordem econômica pode-rá ser desconsiderada caso se comprove a-buso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social, não sendo, entretanto, efe-tivada a desconsideração quando ocorrer en-cerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

E) Ocorre posição dominante quando uma empresa ou grupo de empresas controla par-cela substancial de mercado relevante, como fornecedor, intermediário, adquirente ou fi-nanciador de um produto, serviço ou tecnolo-gia a ele relativa, sendo presumida a posição dominante quando a empresa ou grupo de empresas controle 20% de mercado relevan-te, podendo esse percentual ser alterado pelo CADE para setores específicos da economia.

2. No que se refere à intervenção do Esta-do no Esta-domínio econômico, assinale a op-ção correta.

A) A jurisprudência dos tribunais superiores pacificou-se no sentido de que o serviço pos-tal — conjunto de atividades que torna possí-vel o envio de correspondência ou objeto pos-tal de um remetente para endereço final e determinado — consubstancia atividade eco-nômica em sentido estrito, de forma que o monopólio postal do Estado, previsto expres-samente na CF, não pode ser relativizado. B) Verifica-se, na CF, a opção por sistema econômico voltado primordialmente para a livre-iniciativa, o que legitima a assertiva de que o Estado só deve intervir na economia em situações excepcionais, quando necessário aos imperativos da segurança nacional ou de relevante interesse coletivo.

C) A proteção à segurança nacional autoriza o Estado a deter o controle de determinadas

(3)

EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO - 1ª A 5ª REGIÕES DO TRF

VERBOJURÍDICO-RESOLUÇÃODEQUESTÕES- PROFESSOR: DR. RAFAEL DRESCH

atividades econômicas para a garantia da so-berania e da independência da Nação, tais como o da exploração de minérios portadores de energia atômica e o de combustíveis fós-seis, sendo o conceito de segurança nacional eminentemente jurídico e determinado em lei de forma taxativa.

D) O poder constituinte derivado reformador alterou o texto original da CF, no que se refe-re à disciplina dos monopólios.

estatais em relação aos combustíveis fósseis derivados, e permitiu a contratação, por parte da União, de empresas estatais ou privadas para as atividades relacionadas ao abasteci-mento de petróleo.

E) A Emenda Constitucional n.º 49/2006 ex-clui do monopólio da União a pesquisa, a la-vra, o enriquecimento, o reprocessamento, a produção, a comercialização e a utilização de minérios e minerais nucleares e seus deriva-dos, como, por exemplo, os radioisótopos de meia-vida curta, para usos médicos, agrícolas e industriais.

3. A respeito de institutos de direito eco-nômico, assinale a opção correta.

A) O princípio econômico da defesa do con-sumidor não é violado por resolução de auto-ridade estadual que, no livre exercício do po-der de polícia, discipline horário de funciona-mento de estabelecifunciona-mentos comerciais e ma-térias específicas de consumo do interesse da unidade da Federação.

B) Segundo a jurisprudência do STF, o esta-do-membro está autorizado a alterar relações jurídico-contratuais entre o poder concedente municipal e as empresas concessionárias, desde que mediante lei específica e existên-cia de substrato fático embasado no interesse público coletivo de natureza econômica. C) No plano econômico, a concepção de Es-tado liberal é fruto direto das doutrinas de A-dam Smith, para quem a harmonia social se-ria alcançada por meio da liberdade de mer-cado, aliando-se a persecução do interesse privado dos agentes econômicos a ambiente concorrencialmente equilibrado.

D) A ordem econômica em sentido estrito é a parcela da ordem de fato, inerente ao mundo do ser, ou seja, o tratamento jurídico dispen-sado para disciplinar as relações jurídicas decorrentes do exercício de atividades eco-nômicas.

E) O conceito de Estado intervencionista eco-nômico surgiu como reação contrária aos pos-tulados do Estado liberal, com o fito de garan-tir o exercício racional das liberdades indivi-duais, afastando a doutrina liberalista por completo no âmbito econômico para materia-lizar os princípios da defesa do mercado e da concorrência.

TRF - 3ª Região

1.Considere que uma empresa de laticí-nios, detentora de 15% do mercado de processamento e pasteurização de leite tipo C em determinado estado da Federa-ção, venda o produto abaixo do preço de custo. Nesse caso, é correto afirmar que, para se decidir pela existência, ou não, de infração ao direito de concorrência, deve-se analisar, necessariamente,

A) a delimitação da dimensão material do mercado relevante, que consiste em definir os bens e serviços que têm elasticidade em sua substituição, sob a perspectiva dos produtores. B) possível justificativa para a conduta, como, por exemplo, o fato de o produto ser perecí-vel, estando iminente a expiração de sua vali-dade para consumo.

C) o alcance, em razão do ato praticado, de pelo menos um dos seguintes efei-tos/resultados: prejuízo à livre concorrência ou à livre iniciativa; dominação do mercado relevante de bens ou serviços, aumento arbi-trário dos lucros; exercício de forma abusiva, de posição dominante.

D) a suspeita de a empresa ter posição domi-nante correspondente a mais de 20% do mer-cado relevante, o que, de acordo com o art. 20, § 3.º, da Lei n.º 8.884/1994, é suficiente para excluí-la da prática de infração, já que a empresa em questão tem apenas 15% do mercado.

E) a delimitação da dimensão geográfica do mercado relevante, entendido como o territó-rio onde a empresa está sediada.

(4)

EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO - 1ª A 5ª REGIÕES DO TRF

VERBOJURÍDICO-RESOLUÇÃODEQUESTÕES- PROFESSOR: DR. RAFAEL DRESCH

2. No que se refere ao comércio interna-cional e suas instituições, assinale a op-ção correta.

A) O GATT não reconhece acordos regionais, sob o fundamento de que eles são utilizados para impor barreiras ao restante das partes contratantes.

B) A atuação da OMC estende-se a mercado-rias, serviços e direitos de propriedade inte-lectual, com o objetivo de reduzir barreiras comerciais e tratamentos discriminatórios. C) No MERCOSUL, há direito comunitário, sendo as normas oriundas de órgãos comuns e dispensada a internalização, conforme as regras de direito internacional.

D) O GATT e a OMC foram concebidos em 1948 para expandir o comércio internacional. E) Por constituir tratado multilateral, cujas par-tes atuam em posição de igualdade, o GATT não apresenta condições especiais para os países em desenvolvimento.

3. Assinale a opção correta, levando em conta a defesa coletiva, em juízo, dos con-sumidores.

A) É cabível a propositura de ação civil públi-ca em matéria tributária ou previdenciária pa-ra defender direitos individuais.

B) É admissível a propositura de ação civil pública em que haja declaração incidental de inconstitucionalidade, em face de fundamento ou questão prejudicial constitucional.

C) São caracterizados como coletivos os inte-resses ou direitos transindividuais, de nature-za indivisível, cujos titulares sejam pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.

D) O MP não tem legitimidade para promover ação civil pública cujo fundamento seja a ile-galidade de reajuste de mensalidades escola-res.

E) Caracterizam-se como difusos os interes-ses ou direitos transindividuais, de natureza indivisível, cujo titular seja grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por relação jurídica base.

TRF - 4ª Região

Assinale a alternativa correta.

No que se refere à expressão dumping, po-demos afirmar que a sua prática:

A) Diz respeito ao fomento à indústria local de um ou mais países.

B) Significa simplesmente vender um determi-nado produto por preço inferior ao seu custo. C) Situa-se na prática da legítima e livre con-corrência.

D) Também é considerada como truste, sendo sinônimas.

E) Todas as alternativas anteriores estão in-corretas.

TRF - 5ª Região

1. A respeito do direito concorrencial, as-sinale a opção correta.

A) A posição dominante de uma empresa ou grupo no mercado, ou seja, a sua participação significativa, é causa, por si só, de interven-ção das autoridades antitruste.

B) Mercado relevante material refere-se à á-rea geográfica, ou seja, ao local que se dese-ja analisar em termos de concorrência.

C) O conceito de mercado relevante relaciona-se à definição, para análirelaciona-se concorrencial, do espaço geográfico dos agentes econômicos e de todos os produtos e serviços substituíveis entre si, nesse mercado.

D) Os conceitos de poder econômico e de posição dominante são equivalentes.

E) Na análise concorrencial, considera-se po-der econômico a participação de determinada empresa ou grupo em um mercado.

2. No que se refere a liberalismo e inter-vencionismo, assinale a opção correta. A) A atuação do Estado, seja por meio do con-dicionamento da atividade econômica, seja por meio da exploração direta de determinada ativi-dade econômica, anula, por inteiro, a forma e-conômica capitalista prevista na CF.

B) O intervencionismo valoriza o indivíduo como agente econômico e ente responsável pela condução das regras de mercado.

C) Com o liberalismo, buscou-se atingir a jus-tiça social por meio da imposição de regras estatais na condução da atividade econômica, sem se considerar o lucro.

(5)

EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO - 1ª A 5ª REGIÕES DO TRF

VERBOJURÍDICO-RESOLUÇÃODEQUESTÕES- PROFESSOR: DR. RAFAEL DRESCH

D) O objetivo do liberalismo foi o de livrar o indivíduo da usurpação e dos abusos do po-der estatal na condução da atividade econô-mica.

E) O intervencionismo visava proteger o Esta-do Esta-dos abusos advinEsta-dos Esta-do liberalismo, como foi o caso da concorrência desleal entre os indivíduos e o Estado.

3. A respeito da intervenção do Estado na economia, assinale a opção correta.

A) A atividade normativa e reguladora do Es-tado exercida por meio da intervenção na ati-vidade econômica compreende as funções de fiscalização, participação e incentivo.

B) O monopólio estatal na refinação do petró-leo nacional impede a contratação, pela Uni-ão, de empresa privada para arealização des-sa atividade.

C) A participação em atividades econômicas e a administração dessas atividades são as du-as possíveis formdu-as de ingerência do Estado na economia.

D) Sempre que entender cabível, e indepen-dentemente de previsão na CF, o Estado po-de intervir na economia, utilizando-se do mo-nopólio de exploração direta da atividade e-conômica.

E) O planejamento da atividade econômica pelo Estado, na nova ordem constitucional econômica, é sempre indicativo para o setor privado, em harmonia com o princípio da livre iniciativa.

Referências

Documentos relacionados

72 An experimental investigation on effect of the medicinal plant Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen on gestation.. Investigação experimental sobre o efeito da planta

IV) ETAPAS DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Este processo seletivo destina-se ao preenchimento da (s) vaga (s) constante (s) na TABELA I deste

9 Led indicador de aquecimento (KeepThermo) 10 Botão de cozimento: seleciona as funções aquecer ou cozinhar 11 Copo medidor 12 Colher plástica 13 Bandeja para legumes (cozimento

VALOR EMPENHADO DESTINADO AO PAGAMENTO REFERENTE AUXILIO FINANCEIRO PARA CUSTEIO DE PASSAGEM, CONFORME PARECER ANEXO..

O desenvolvimento do pensamento matemático avançado é uma conseqüência de atividades bem desenvolvidas, nas quais o aluno pode por meio da coordenação de diferentes registros

De todas as publicações em periódicos internacionais, apenas uma tratava exclusivamente da análise física da acessibilidade (e foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros,

assinale a opção correta. a) Os tratados internacionais sobre direitos humanos são incorporados automaticamente ao ordenamento jurídico brasileiro com força de norma

Afirmou-se que referidas causas consistem nas ações acidentárias propostas pelo segurado contra o INSS, nas quais se discute controvérsia acerca de benefício