• Nenhum resultado encontrado

TURMA º PERÍODO 2ª ETAPA AVALIAÇÃO A2 DATA 21/12/2010 GESTÃO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TURMA º PERÍODO 2ª ETAPA AVALIAÇÃO A2 DATA 21/12/2010 GESTÃO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GABARITO COMENTADO

1. O que é Equilíbrio Estacionário?

A. É o equilíbrio entre os métodos de mudanças (metodologias) em uma organização.

B. É o campo de forças dentro do qual ocorrem as mudanças organizacionais.

C. É a capacidade que tem a equipe de liderar a organização rumo às mudanças almejadas, com sensibilidade e determinação.

D. É o conceito que demonstra o grau de comprometimento organizacional com as mudanças.

E. É uma forma de impedir que as mudanças interfiram no processo produtivo.

A. Incorreta – Justificativa: A questão não tem relação com os métodos de mudança, mas com as forças que promovem ou que se opõem às

mudanças. Os métodos são D.O., Reengenharia e Kaizen, principalmente. B. Correta – Justificativa: Conforme consta na página 64 da apostila. É o equilíbrio entre as forças, ou seja, ocorre dentro do campo de forças que apóiam ou que resistem ao status atual e às mudanças.

C. Incorreta – Justificativa: A pergunta não está relacionada à equipe de implementação da mudança, mas à mudança em si.

D. Incorreta – Justificativa: Conceitualmente, a noção de equilíbrio

estacionário não está subsidiada às questões organizacionais/institucionais. Ou seja, o conceito de equilíbrio estacionário não demonstra o grau de comprometimento organizacional com as mudanças. É o segundo que gera o primeiro, e não o primeiro que demonstra o segundo.

E. Incorreta – Justificativa: Não se trata de impedir a interferência no processo produtivo, mas de realização eficaz dos processos de mudança. O processo produtivo será um beneficiário posterior.

2. Existem vários meios (formas) de a organização construir um amplo suporte às mudanças, todos relacionados à aprovação das pessoas. Estes meios são:

I. Proposta de preservação do emprego das pessoas. II. Remoção das barreiras culturais.

III. Comunicação a respeito da mudança. IV. Propostas de recompensas compartilhadas.

V. Não permitir que os sindicatos impeçam as mudanças.

TURMA 2007– 8º PERÍODO – 2ª ETAPA AVALIAÇÃO A2– DATA 21/12/2010 GESTÃO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL

(2)

A. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV. B. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e V. C. Estão corretas somente as afirmativas I, II, IV e V. D. Estão corretas somente as afirmativas II, III, IV e V. E. Estão corretas todas as afirmativas acima.

A. Correta – Justificativa: Conforme consta na página 65 da apostila. Somente o item 5 não está de acordo com os meios listados. Muito pelo contrário, deve ser buscada uma negociação franca com os sindicatos, e não uma posição de enfrentamento. Como orienta a apostila, o correto é “buscar o apoio do sindicato”.

B. Incorreta – Justificativa: Esta opção está incorreta por exclusão, uma vez que somente o item V não está de acordo com a questão apresentada. C. Incorreta – Justificativa: Esta opção está incorreta por exclusão, uma vez que somente o item V não está de acordo com a questão apresentada. D. Incorreta – Justificativa: Esta opção está incorreta por exclusão, uma vez que somente o item V não está de acordo com a questão apresentada. E. Incorreta – Justificativa: Esta opção está incorreta por exclusão, uma vez que somente o item V não está de acordo com a questão apresentada. 3. Segundo Beer, são sete os passos necessários para o planejamento de uma mudança. O primeiro passo nos diz que se deve “mobilizar energia e comprometimento por meio da identificação conjunta de problemas de negócios e suas soluções”. Isto quer dizer que:

A. É necessário que haja comprometimento da alta administração. B. É decisivo o papel de mobilizador desempenhado pelo líder da mudança.

C. É preciso definir claramente qual é o problema a ser tratado, envolvendo a mudança.

D. Todos os cuidados devem ser tomados para que a mudança seja enérgica e definitiva.

E. A ausência de mobilização da organização pode trazer problemas de negócios sem soluções.

A. Incorreta – Justificativa: O ponto em questão não está relacionado ao comprometimento, mas à identificação do problema. O princípio de tudo é essa identificação, que, quando feita com toda a organização, vai trazer comprometimento geral para com a mudança.

B. Incorreta – Justificativa: A liderança só será considerada no terceiro passo, sendo secundária neste primeiro passo.

C. Correta – Justificativa: Conforme consta nas p. 69 e 70 da apostila. O início do processo é efetivamente a identificação precisa do problema a ser resolvido.

D. Incorreta – Justificativa: Este deve ser um cuidado da implementação de todo o processo, mas não está relacionado ao momento de identificação do problema.

(3)

E. Incorreta – Justificativa: A questão não está abordando os problemas dos negócios, mas os processos de mudança.

4. Com relação ao Planejamento para a Mudança, foi explicado que é importante conquistar o apoio e a dedicação de personagens fundamentais da organização. Como é que se faz isso?

I. Atraindo para a equipe jogadores-chave da empresa, ou seja, pessoas em cargos relevantes de poder;

II. Criando uma equipe que se comunique sempre que as diversas metas são cumpridas;

III. Formando uma equipe que inclua indivíduos com credibilidade suficiente para que funcionários e gerência levem suas decisões a sério; IV. Abrigando no grupo pessoas com capacidade comprovada de liderança;

V. Formando um grupo com colaboradores capazes de abdicar de seus interesses pessoais imediatos em favor do objetivo organizacional mais amplo.

A. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV. B. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e V. C. Estão corretas somente as afirmativas I, III, IV e V. D. Estão corretas somente as afirmativas II, III, IV e V. E. Estão corretas todas as afirmativas acima.

A. Incorreta – Justificativa: Somente o item II está incorreto, uma vez que a comunicação no cumprimento de metas não conquista apoio da

organização. Tal aspecto sequer consta da lista localizada à página 83 da apostila. Todos os demais estão corretos.

B. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior.

C. Correta – Justificativa: Somente o item II está incorreto, uma vez que a comunicação no cumprimento de metas não conquista apoio da

organização. Tal aspecto sequer consta da lista localizada à página 83 da apostila. Todos os demais estão corretos.

D. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior. E. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior.

5. A comemoração de pequenas vitórias, de pequenos objetivos que conduzem ao objetivo geral da organização pode ser uma influência positiva para as equipes pelos seguintes motivos:

I. Ajuda a manter o apoio da alta gerência;

II. Neutraliza o ceticismo em relação à tentativa de mudança; III. Faz com que sejam conhecidos os promotores do processo; IV. Fornece provas de que os sacrifícios e o empenho de todos estão valendo a pena;

V. Sustenta o impulso da mudança.

A. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV. B. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e V. C. Estão corretas somente as afirmativas I, II, IV e V.

(4)

D. Estão corretas somente as afirmativas II, III, IV e V. E. Estão corretas todas as afirmativas acima.

A. Incorreta – Justificativa: Somente o item III está incorreto, uma vez que a comemoração dos pequenos objetivos alcançados não faz os promotores do processo conhecidos. Além disso, se houvesse essa influência, ela poderia tanto ser positiva quanto negativa. Tal aspecto sequer consta da lista localizada à página 89 da apostila. Todos os demais estão corretos.

B. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior.

C. Correta – Justificativa: Somente o item III está incorreto, uma vez que a comemoração dos resultados não faz os promotores do processo

conhecidos. Além disso, se houvesse essa influência, ela poderia tanto ser positiva quanto negativa. Tal aspecto sequer consta da lista localizada à página 89 da apostila. Todos os demais estão corretos.

D. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior. E. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior.

6. Sobre o Desenvolvimento Organizacional, identifique as afirmativas verdadeiras e assinale a resposta correta.

I. Sua metodologia não recomenda a aplicação nos casos de desenvolvimento de equipes;

II. É uma teoria desenvolvida entre os anos 80 e 90 que orientava às organizações ocidentais a obterem competitividade, em resposta à forte concorrência das empresas japonesas da época;

III. É um esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação organizacional;

IV. Tem sua ênfase na mudança da cultura da organização;

V. É recomendada a sua aplicação em casos de aquisições, fusões e reestruturações de processos;

A. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV. B. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e V. C. Estão corretas somente as afirmativas I, II, IV e V. D. Estão corretas somente as afirmativas II, III, IV e V. E. Estão corretas todas as afirmativas acima.

A. Incorreta – Justificativa: O único item incorreto é o de número I, uma vez que a metodologia do D.O. é especialmente aplicável ao

desenvolvimento de equipes, conforme as páginas 97 e 98 da apostila. Todos os outros estão corretos, conforme as páginas 97, 98 e 99 da apostila.

B. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior. C. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior.

D. Correta – Justificativa: O único item incorreto é o de número I, uma vez que a metodologia do D.O. é especialmente aplicável ao desenvolvimento de equipes, conforme as páginas 97 e 98 da apostila. Todos os outros estão corretos, conforme as páginas 97, 98 e 99 da apostila.

(5)

E. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior. 7. O que é a Reengenharia?

A. É um método de mudança radical dos processos de trabalho da empresa e a posterior implementação de novos projetos totalmente diferentes.

B. É um tipo de fluxograma que orienta as mudanças no sistema de produção.

C. É um estudo quantitativo da competitividade da empresa. D. É uma forma de estruturar o Plano de Cargos e Salários das empresas.

E. É a mudança no posicionamento da organização na mente do seu consumidor.

A. Correta – Justificativa: Conforme consta nas p. 102, 103 e 104 da apostila, Reengenharia é um método de aplicação de programas de mudança.

B. Incorreta – Justificativa: Reengenharia não é um tipo de fluxograma. C. Incorreta – Justificativa: Reengenharia não é um estudo quantitativo, mas uma metodologia de aplicação de programas de mudança.

D. Incorreta – Justificativa: Reengenharia não é uma forma de reestruturar o plano de cargos e salário, muito embora este possa ocorrer em um

processo de Reengenharia.

E. Incorreta – Justificativa: Reengenharia não é uma mudança no posicionamento da organização na mente do seu consumidor, nem está relacionada às estratégias de mercado.

8. A respeito do Kaizen, o modelo japonês de administração, é correto afirmar:

I. Está baseado no processo de melhoria contínua, construída a partir do envolvimento de todos os colaboradores;

II. Pode ser aplicado em toda estrutura da organização, da linha de produção aos serviços de atendimento ao cliente.

III. Representa o princípio da gestão da qualidade total; IV. Tem como foco principal a produtividade.

V. É organizado em equipes de melhorias, responsáveis por identificar as soluções;

A. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV. B. Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e V. C. Estão corretas somente as afirmativas I, II, IV e V. D. Estão corretas somente as afirmativas II, III, IV e V. E. Estão corretas todas as afirmativas acima.

A. Incorreta – Justificativa: Todos os itens apresentados estão corretos, com exceção do item IV, uma vez que o foco do Kaizen deve ser o cliente, e não a produtividade, conforme consta nas páginas 111 a 115.

(6)

exceção do item IV, uma vez que o foco do Kaizen deve ser o cliente, e não a produtividade, conforme consta nas páginas 111 a 115.

C. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior. D. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior. E. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior. 9. O que é “qualidade total”?

A. É o princípio japonês da busca incessante pela qualidade.

B. É uma certificação de produtos e processos, que indica quando há ou não há qualidade.

C. É uma forma de diferenciação da concorrência.

D. É a teoria que diz que a qualidade é relativa ao preço pago pelo consumidor.

E. É a teoria que contrapõe qualidade e quantidade na linha de produção.

A. Correta – Justificativa: Qualidade Total é o princípio japonês da busca incessante pela qualidade, conforme as páginas 115 e 116.

B. Incorreta – Justificativa: Qualidade Total não é uma certificação, mas uma metodologia de trabalho.

C. Incorreta – Justificativa: Qualidade Total não é uma forma de diferenciação e não está necessariamente ligada às estratégias de mercado.

D. Incorreta – Justificativa: Qualidade Total não é uma teoria de preço e qualidade, o que só poderia ser verdadeiro nas estratégias mercadológicas de preço.

E. Incorreta – Justificativa: Qualidade Total não é uma teoria que contrapõe qualidade e quantidade na linha de produção.

10. As mudanças trazidas pelo desenvolvimento tecnológico e

administrativo fazem com que hoje existam dois tipos de organizações: as mecanísticas e as orgânicas. Sobre elas, identifique as afirmativas

verdadeiras e assinale a resposta correta.

I. Organizações mecanísticas, como as organizações do século XX, são as que só sobrevivem sob condições ambientais externas de estabilidade e previsibilidade.

II. As organizações orgânicas estão adaptadas para ambientes de mudanças e inovações constantes.

III. Nas organizações orgânicas, é o tipo de mercado e de concorrência que determina sua estrutura e funcionamento.

IV. As organizações mecanísticas apresentam as seguintes

características: estrutura burocrática, cargos ocupados por especialistas, centralização das decisões, hierarquia rígida de autoridade e sistema mecânico, fechado e introspectivo.

V. As organizações, para sobreviverem em tempos de grandes mudanças, como o que vivemos atualmente, devem estruturar-se sob o

(7)

prisma das estruturas orgânicas.

A. Estão corretas somente as afirmativas I, II e III. B. Estão corretas somente as afirmativas I, II e V. C. Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV. D. Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV. E. Estão corretas todas as afirmativas acima.

A. Incorreta – Justificativa: Todos os itens citados estão corretos, conforme as páginas 116, 117 e 118 da apostila.

B. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior. C. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior. D. Incorreta – Justificativa: O mesmo do item anterior.

E. Correta – Justificativa: Todos os itens citados estão corretos, conforme as páginas 116, 117 e 118 da apostila.

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

The aim of this paper is to verify if Second Life‟s development may be considered a remix of the chasing of American dream by understanding how users are taking advantage of

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

Ali diz que, ao voltar, Jesus permanecerá nos ares enquanto somos levados ao Seu encontro: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada