• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA - FASE V I. FIQUEM EM CASA! Roteiro de Estudos 11/05/2020 a 15/05/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA - FASE V I. FIQUEM EM CASA! Roteiro de Estudos 11/05/2020 a 15/05/2020"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPERUNA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA - FASE V I

Caro aluno, continuamos com o isolamento social, mas nosso desejo de aprender está cada vez maior. Então vamos para mais desafios! Juntos superaremos todos os obstáculos e estaremos preparados para o retorno que, logo acontecerá. No momento de realizar as atividades prepare um cantinho da casa aconchegante para realizar as atividades, que devem ser respondidas em um caderno, colocando o cabeçalho da Escola com data.

FIQUEM EM CASA!

Roteiro de Estudos 11/05/2020 a 15/05/2020

ATIVIDADE 1 – No nosso dia a dia, enfrentamos várias situações-problema. Sejam elas em casa, no trabalho, na vida pessoal etc, pois bem, seu desafio é resolver as situações-problema a seguir no menor tempo possível. Marque no cronômetro e anote o tempo gasto Lembre-se de fazer, no caderno, todos os cálculos!

ATIVIDADE 2 - Agora, realize os desafios de aprendizagem propostos no bloco 1.

ATIVIDADE 3 – O que representa a paz? Reflita com as atividades propostas no bloco 1.

ATIVIDADE 1 – Apurando o olhar para a Arte!

ATIVIDADE 2 - Agora, realize os desafios de aprendizagem propostos no bloco 2. ATIVIDADE 3 – Deixe a sua imaginação viajar!!! Hora de escrever suas emoções!

ATIVIDADE 1 – Para conhecer nossa história, precisamos conhecer nossas raízes! De volta ao passado... ATIVIDADE 2 - Vamos trabalhar com interpretação de texto! Corra para o bloco 3.

ATIVIDADE 3 – E para terminar bem, você vai ver se está craque em alguns assuntos de Educação Física. SEGUNDA-FEIRA (11/05/2020) - COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA, RACIOCÍNIO LÓGICO E ENSINO RELIGIOSO.

QUARTA-FEIRA (13/05/2020) - COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.

QUINTA-FEIRA (14/05/2020) - COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E LÍNGUA INGLESA.

TERÇA-FEIRA (12/05/2020) - COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO DE TEXTO, GEOGRAFIA E ARTE.

(2)

ATIVIDADE 1 - A água é um bem vital. Hoje, começaremos o dia trabalhando com esse tema. ATIVIDADE 2 - Agora, realize os desafios de aprendizagem propostos no bloco 4.

ATIVIDADE 3 – Caprichando no aprendizado de uma nova língua!

https://www.google.com/search?q=link+ para+baixar+em+pdf+o+livro+robinson+c rusoe+de+daniel+defoe&source=lmns&bi h=937&biw=1920&hl=pt-BR&ved=2ahUKEwif46qH5I3pAhUBBrkG HW5UBd4Q_AUoAHoECAEQAA#

BLOCO 1

ATIVIDADE 1

1-Um pet shop teve, no mês de março, uma despesa de 4526 reais e um faturamento de 8432 reais. Nesse mês houve lucro ou prejuízo? De quanto?

2- Uma loja de produtos de limpeza possui em seu estoque 130 caixas de detergente. Cada caixa contém duas dúzias de frascos. Um cliente fez uma encomenda de 1200 frascos. Quantas caixas restaram no estoque dessa loja? 3- Tinha 75 figurinhas, comprei mais 75, depois achei 25, emprestei 50 e no final ganhei 25. Quantas figurinhas têm no total?

ATIVIDADE 2

1- Resolva a cruzadinha escrevendo os números em numeração romana.

SEXTA-FEIRA (15/05/2020) – COMPONENTE CURRICULAR: INTERDISCIPLINAR

(3)

2-Escreva como se lê os numerais: a) 277.600 b) 301.528 c) 10.599 d) 3.896.654 e) 294.131 f) 702.536.020 g) 1.000.000 h) 369.654.023

3- Distribua nos círculos os números de 1 a 9 com a condição de que a soma de cada lado seja 20.

4-Complete os blocos vazios da pirâmide. Observe que cada bloco corresponde à soma dos blocos que o sustentam.

5- Qual das seguintes peças encaixa na peça ao lado, de modo a formarem um retângulo?

ATIVIDADE 3

1-Na Charge de Dirceu Veiga (2004) o que ele está retratando?

a) Que todos são amigos. b) Que todos são irmãos.

c) Que eles estão falando sobre paz, mas que na verdade não é a verdadeira intenção deles.

(4)

2– Qual das alternativas abaixo diz o que a charge ao lado está retratando?

a) Que a violência tem feito parte do dia-a-dia que está se confundindo com o cotidiano das pessoas.

b) Que as pessoas têm medo de quem vende bala.

c) Que ao ouvir o grito do vendedor de balas as pessoas saem correndo para comprar.

d) Todo mundo gosta muito de comprar balas.

3-O que é a PAZ para você? Responda através de um desenho.

BLOCO 2

ATIVIDADE 1

1-Você conhece essa obra? Ela é uma releitura da obra Abaporu de Tarsila do Amaral. O também pintor Romero Brito fez uma homenagem a essa artista. Observe os quadros.

a) Faça uma pesquisa sobre os dois artistas. b) O que significa Abaporu?

c) Quais tipos de traços você vê nessas obras? d) Descreva os dois quadros.

e) Agora, faça a sua releitura da obra! Lembre-se de fazer a exposição para os professores e colegas.

ATIVIDADE 2

1- Cite os elementos observados na composição das paisagens a seguir.

2-Caracterize os elementos geográficos abaixo e dê exemplos. a) paisagem natural

(5)

c) paisagem humanizada

3-A paisagem reflete as transformações do espaço geográfico ao longo do tempo. Como esta transformação pode ser observada pelo homem?

4-“A tecnologia é um aspecto importante na transformação das paisagens do planeta. Quanto maior for a tecnologia que uma sociedade possui, maior serão as transformações no espaço geográfico feitas por essa sociedade”.

*Explique essa afirmação.

5-Volte à segunda imagem do nº1 e retire dela 5 substantivos comuns e faça uma lista com eles. Depois passe-os para o plural e dê um adjetivo para cada um. Use o quadro a seguir como referência.

SUBSTANTIVO PLURAL DO SUBSTANTIVO ADJETIVO

ATIVIDADE 3

*Olhe atentamente para a paisagem ao lado. Pense nas suas belezas, nas sensações, nos detalhes. Depois escreva uma narrativa usando esse cenário como o ambiente de todos os acontecimentos. Ah, trabalhe usando a 1ª pessoa (narrador – personagem).

BLOCO 3

ATIVIDADE 1

A Pré-História é como conhecemos o período que acompanha a evolução humana a partir do momento que os hominídeos começaram a usar ferramentas de pedra. Encerrou-se com o surgimento da escrita, que aconteceu entre 3.500 a.C. e 3.000 a.C.

A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico. Nesses períodos, acompanhamos o desenvolvimento dos hominídeos com a elaboração de novas ferramentas, além do surgimento do homo sapiens, há cerca de 300 mil anos. Esse termo recebe críticas por mencionar que a escrita seria o pressuposto para a “existência” de um registro das atividades humanas.

(6)

1-A Pré-História pode ser definida como:

a) O período em que os dinossauros dominaram o planeta. b) O período anterior ao surgimento da escrita.

c) O período que vai do surgimento da escrita até o início da civilização grega.

d) O período em que o ser humano vivia em cavernas caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de pedras.

2-Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período da Pré-História conhecido como Paleolítico?

a) Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais.

b) Os homens viviam em casas, organizadas em vilas, o poder ficava nas mãos de um chefe.

c) Os homens faziam artefatos (ferramentas, armas, utensílios domésticos) de ferro e construíam suas casas de madeira e argila.

d) Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.

3-Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Neolítico?

a) O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.

b) A religião estava bem desenvolvida e organizada, assim como o sistema político baseado na democracia. c) Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a domesticação de animais. d) Os seres humanos não falavam, apenas emitiam ruídos para se comunicarem.

ATIVIDADE 2 1-Leia.

Tartarugas até lá embaixo

Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo.

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses. .

2- Identifique o assunto do texto:

( ) “A culpa é das estrelas”. ( ) “Tartarugas até lá embaixo.” ( ) “Star Wars”.

3-Releia esta passagem do texto: “A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido [...]” Nessa passagem, o autor do texto: ( ) interpela a personagem Aza Holmes.

( ) apresenta a personagem Aza Holmes. ( ) caracteriza a personagem Aza Holmes.

4-O que significa “uma polpuda recompensa em dinheiro”? ( ) Significa “uma grande recompensa em dinheiro”.

(7)

( ) Significa “uma duvidosa recompensa em dinheiro”. ( ) Significa “uma surpreendente recompensa em dinheiro”.

5-No trecho “[...] enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).”, a palavra destacada exprime uma circunstância de:

( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo.

6-No texto acima, “TOC” é:

( ) uma sigla. ( ) uma interjeição. ( ) uma onomatopeia.

7-Na parte “[...] Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos.”, o vocábulo “o” equivale a:

( ) “isso”. ( ) “aquilo”. ( ) “aquele”.

8-Em “Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis [...]”, o autor do texto:

( ) avalia o livro. ( ) conta um trecho do livro. ( ) levanta uma hipótese sobre o livro.

9-No segmento “[...] que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados [...]”, o termo “e” foi empregado para indicar:

( ) a soma de ideias. ( ) o contraste de ideias. ( ) a alternância de ideias.

10-Podemos concluir que o objetivo do texto é: ( ) noticiar. ( ) divulgar. ( ) fazer refletir. ATIVIDADE 3

1-A aula de Educação Física é uma oportunidade para desenvolvermos nos jovens e adultos valores positivos como colaboração, senso de equipe, aceitação e respeito. Por isso é apontada como uma ferramenta eficiente no combate ao Bullying. Marque a opção que não está de acordo com a afirmativa. a) Vencer nem sempre é o mais importante.

b) A Educação Física deve valorizar as diferenças. c) Na Educação Física só deve participar os atletas.

d) A prática de atividade física traz benefícios físicos e mentais.

2-A violência no futebol é uma situação presente e preocupante em nossos estádios. Qual dos fatores que a seguir não podem contribuir para a redução dessa violência:

a) Orientar aos torcedores a respeitar qualquer tipo de resultado. b) Orientar aos torcedores o autocontrole e o respeito ao outro.

c) Se o resultado não for o esperado, é válido resolver de qualquer forma. d) O ensino é uma forma de transformar esse pensamento de violência.

3-Além de diversos problemas e queda de rendimento escolar, a criança ou o jovem que passam por humilhações físicas ou verbais (Bullying) apresentam algumas características como (mais de uma resposta): a) Desânimo e choro b) Alegria c) Isolamento d) Comportamento agressivo

4-Uma pesquisa recente constatou que mais investimento em educação, significa menos crimes. Através dessa afirmativa pode-se concluir que:

a) Ambiente escolar tem uma grande importância para a redução da criminalidade. b) Colégios violentos não influenciam negativamente os alunos.

c) Não cabe aos colégios a preocupação com a segurança. d) É necessário menos investimentos em educação.

(8)

BLOCO 4

ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 2

1-Quanto recebe em um semestre uma pessoa cujo salário mensal é de R$ 750,00?

2-Numa caixa de refrigerantes cabe duas dúzias de latas. Quantas latas poderão ser guardadas em 4 caixas?

3-Leia e descubra o que se pede com números ordinais:

(9)

b) Em uma corrida com 249 participantes, fui o último a chegar. Qual foi minha classificação em números ordinais?

4-Complete o quadro abaixo:

NÚMERO ORDINAL POR EXTENSO

52º

Trigésimo sétimo 109º

Centésimo vigésimo primeiro 245º

Quadragésimo nono

5-Desenhe um triângulo, um quadrilátero e um pentágono.

(10)

MAIS UMA VITÓRIA!!! PARABÉNS!

Referências

Documentos relacionados

As leitoras do Do Edu, em vários projetos, mostraram como a associação entre o estilo industrial, considerado mais rústico, bruto e, por extensão, masculino, também

Neste critério é aferido se o projeto contribui para o aumento da especialização do país/região nos domínios considerados prioritários no âmbito da Estratégia de I&I para

O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) está ganhando bastante protagonismo nos últimos anos. No que concerne às compras governamentais, elas não estão orientadas para

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O princípio da transparência consiste no direito conferido aos fornecedores dos dados estatísticos individuais, necessários à produção de estatísticas oficiais, de

Mediante aos resultados obtidos para as condições de avaliação, o fungicida sistêmico tebuconazole e o preventivo oxicloreto de cobre+mancozebe foram superiores e o uso

dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes as provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa através do regime geral de acesso e ingresso,

Na pro- posta de McCarthy (2008), acento tem precedência sobre síncope por causa das exigências de gradualidade e de aprimoramento harmônico que este mo- delo de OT impõe, acrescido