• Nenhum resultado encontrado

Conheça boas práticas de profissionais da educação como você e se inspire em quem já está transformando a educação em sua realidade!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conheça boas práticas de profissionais da educação como você e se inspire em quem já está transformando a educação em sua realidade!"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)
(2)

Conheça boas práticas de

profissionais da educação como

você e se inspire em quem já está

transformando a educação em

sua realidade!

(3)

Realização Conectando Saberes Fundação Lemann Projeto gráfico e diagramação Noctua Art Revisão Fundação Lemann

(4)

Sumário

Introdução

ao Conectando

Boas Práticas

1

Quem apoia o Conectando

Boas Práticas

4

Práticas de

sala de aula

2

(5)

Introdução

A realização do Conectando Boas Práticas evidenciou algo que já era visto dentro da rede Conectando Saberes: a quantidade de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares dispostos a impactar positivamente a aprendizagem de seus alunos onde quer que estejam. Foram mais de 6 mil projetos inscritos de todas as Unidades Federativas do país, mostrando que em cada canto do Brasil existem profissionais engajados com uma educação de qualidade.

Neste livro eletrônico, reunimos as melhores práticas da Paraíba selecionadas pelos núcleos da Conectando Saberes para reconhecer o trabalho de cada educador e educadora que aplica uma boa prática em sua escola. Ao fazer isso, queremos evidenciar esses profissionais que transformam a educação diariamente, porque valorizar a educação é, antes de tudo, valorizar o trabalho de quem está no chão da escola.

Aos autores e autoras dos projetos selecionados, o nosso mais sincero agradecimento pela colaboração com o Conectando Boas Práticas. Podem ter certeza que o trabalho que realiza na Paraíba reverbera na educação de todo o Brasil. Ao leitor ou leitora, esperamos que as práticas sirvam de inspiração para seu trabalho, afinal somos todos peças fundamentais para promover uma educação justa e de qualidade.

(6)

Práticas de sala de aula

Esta categoria reúne boas práticas realizadas

na Educação Básica por professores e

professoras em sala de aula.

2

(7)

Música, som e movimento

no berçário!

Percebemos que através da música em sala de aula as

crianças vêm desenvolvendo, significativamente, a linguagem

oral e corporal. Já conseguem identificar as canções apenas

ouvindo a melodia inicial, já pedem determinadas canções e

conhecem alguns instrumentos através do som.

Campina Grande

Paraíba Cleidneir Gonçalves de Araújo Silva

Informações

Disciplina Educação Infantil Etapa educacional Creche Competências gerais da BNCC trabalhadas: Comunicação

Descrição do projeto

Objetivo

Promover o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo, proporcionando momentos de alegria que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo, físico e emocional.

Metodologia

As crianças foram convidadas a conhecerem um espaço todo preparado para elas com um varal de panelas, colheres e tampas.

(8)

Recursos utilizados

Aparelho de som, pen drive, CD, instrumentos musicais, fantoches e material sucata.

Avaliação

A atividade cumpriu com o objetivo e as crianças conseguiram produzir sons com os utensílios. No início o barulho foi ensurdecedor, elas mesmas se incomodaram e perceberam que deveriam produzir o som com mais suavidade e de acordo com o ritmo que pedíamos.

Impacto

Através do som que a colher fazia ao bater na panela, as crianças experimentaram conceitos como rápido e devagar, som alto e baixo. A atividade também propiciou que os alunos seguissem as orientações das professoras, como por exemplo quando davam a ordem de tocar uma só vez e parar, depois tocar duas vezes e parar. Dessa forma, as crianças foram criando condições de experimentar ritmos e sentir as variações dos sons.

(9)

Alimentação Saudável

A alimentação é parte permanente dos cuidados que todos

devemos ter, e tem sido motivo de preocupação para as

famílias e para os educadores, visto que o mercado oferece

uma quantidade muito grande de produtos alimentícios,

que invadem nossas casas tornando os hábitos alimentares

bastante inadequados. Dentro das escolas observamos

diariamente, na hora do lanche, o consumo de alimentos

industrializados, os quais contêm muito açúcar, sal e

corantes, que podem trazer, ao longo da vida, muitos

problemas de saúde, entre eles a obesidade infantil.

Campina Grande

Paraíba Rosineide Farias de Almeida

Informações

Disciplina Educação Infantil Etapa educacional Pré-escola Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Trabalho/Projeto de Vida

Descrição do projeto

Objetivo

Conscientizar as crianças e seus familiares sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, garantindo uma melhor qualidade de vida. Classificar os alimentos que são bons e os que são prejudiciais à saúde. Incentivar bons hábitos alimentares. Combater o consumo excessivo de refrigerantes e outros alimentos industrializados.

(10)

Metodologia

Trabalhar o tema a partir de conversa informal sobre alimentação saudável. Discussão sobre os tipos de alimentos que são consumidos em casa e na escola. Classificação de alimentos de acordo com seu valor nutricional e sua importância para a saúde. Quebra-cabeça dos alimentos considerados saudáveis. Degustação de frutas diversas durante o lanche escolar. Desafio para exclusão de refrigerantes do lanche trazido de casa, entre outros alimentos industrializados. Receita de salada de frutas e degustação. Painéis sobre alimentos bons e prejudiciais aos dentes.

Recursos utilizados

Quebra-cabeça, som, livro de literatura, cartolina e fotos.

Avaliação

Será de forma qualitativa, em que os alunos serão avaliados de acordo com seu interesse nas atividades propostas e observando-se as suas respostas, o seu comprometimento e compreensão das propostas alimentares formadas durante o projeto.

Impacto

Aconteceram mudanças nos hábitos alimentares das crianças na escola, além da conscientização dos pais e/ou responsáveis em relação ao lanche.

(11)

Doutora leiturinha

Este projeto nasceu da interação entre a mediadora, Josana

Araújo Monteiro Rocha, professora com atuação em Sala

de Leitura, e os pequenos frequentadores da mesma na

Escola Municipal Dezenove de Março. O projeto vem se

consolidando como ação inspiradora e de abrangência

promissora ao confirmar o livro como ”remédio” para muitos

males, e a leitura como ação libertadora que desencadeia

oportunidade de ”cura” na certeza do benefício social e

intelectual do processo de formação do cidadão que pensa

e atua de forma consciente, tendo a criança como centro do

processo educativo.

Campina Grande

Paraíba Josana Araújo Monteiro Rocha

Informações

Disciplina Educação Infantil Etapa educacional Pré-escola Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento AutoConhecimento/autocuidado

Descrição do projeto

Objetivo

Estimular o interesse pelo livro e divulgar a importância da leitura como instrumento de ingresso na cultura letrada. Evidenciar os direitos de aprendizagem, a saber: conviver, brincar, participar, explorar e conhecer-se; intentando a participação ativa do pequeno leitor na sociedade

(12)

moderna. Possibilitar vivências literárias, dando enfoque aos Campos de Experiência da Educação Infantil.

Metodologia

Doutora Leiturinha consiste em uma ação mediadora que aproxima o leitor em formação do universo da leitura. Dialoga com a Educação Infantil ao evidenciar o cuidado com o acervo literário existente na escola, considerando o livro um objeto de valor intelectual e afetivo. Ao se apropriar de experiências prazerosas com o texto impresso, a criança se apodera do direito de acesso à cultura como sendo a primeira riqueza social para formação do sujeito de direitos e deveres. Utilizando-se de personagem com indumentária e acessórios dos profissionais da saúde, incluindo elementos do universo infantil.

Recursos utilizados

A personagem central utiliza roupa branca com botons e óculos colori-dos, maleta com brinquedos que remetem à história. Livrão: Caixa de-corada com cores vibrantes e fisionomia distintas (alegria/tristeza), e é suporte para interação com o público. Obras do acervo da Sala. Tapetes para acomodação. Instrumentos lúdicos (fantoches, brinquedos musi-cais). Tenda decorada com referência às histórias funciona como ”con-sultório”. A ação está alinhada com a proposta pedagógica da escola.

Avaliação

O crescente interesse das crianças pelo espaço da sala de leitura. A parti-cipação e envolvimento dos alunos nas ocasiões de mediação com o livro.

Impacto

A resposta positiva da comunidade escolar com repercussão na mídia local. Interação entre os turnos existentes na escola refletindo a ação na Educação Fundamental dos anos iniciais.

(13)

Agentes mirins do Manoel

Motta de mãos dadas contra

o aedes aegypti

Nosso projeto nos deixou encantados, pois além de

podermos trabalhar os gêneros necessários com os alunos

e incentivar a pesquisa, pudemos trabalhar um tema que

está em evidência e que, através dos pequeninos, futuros

adultos, expandimos o interesse pelo meio ambiente, a sua

preservação e nos cuidados com a saúde de todos.

Campina Grande

Paraíba Maria do Socorro Barbosa da Silva

Informações

Disciplina

Ciências

Etapa educacional

3º ano do Ensino Fundamental

Competências gerais da BNCC trabalhadas: Pensamento científico, Responsabilidade/Cidadania

Descrição do projeto

Objetivo

Identificar o mosquito vetor, comparando-o com o haemagogus e o Aedes macho. Estudar todas as doenças causadas pelo vetor. Formular estratégias para o combate. Pesquisar conteúdos referentes ao tema, estudando, analisando e buscando soluções. Preparar fórmula para uso doméstico (repelente). Produzir vários gêneros textuais. Reciclar materiais.

(14)

Metodologia

Iniciamos com o desenho animado infantil “A Turma do Bairro em sai fora, Dengue”. Conversamos sobre doenças causadas pelo Aedes, se eles poderiam falar sobre alguém da família que já adoeceu. Sugeri o projeto, combinamos observar em nossas casas se havia focos ou locais propícios. No outro dia, levei uma armadilha, com larvas e pupas. Observamos o desenvolvimento e nascimento do Aedes. Começamos a confecção de armadilhas para o trabalho e a produção textual. Combinamos o dia D de combate no bairro.

Recursos utilizados

Utilizamos filmes, redes sociais, livros, tabelas, músicas, materiais recicláveis, propagandas, palestras, observações e coleta de materiais, lixo que acumula água, receitas, panfletos, cartazes, convites, observação do desenvolvimento do Aedes Aegypti, visita e orientação aos moradores do bairro.

Avaliação

Observei o desenvolvimento das crianças, que antes eram inibidas e não participativas, na leitura, escrita, interesse em pesquisar e desenvolver seus trabalhos e a alegria em estudar o tema.

Impacto

Os objetivos foram alcançados na sala de aula e entre todos os envolvidos. Com a colaboração dos Agentes de Saúde do bairro, Agentes de Limpeza, representantes do bairro e carro de som, pudemos movimentar vários moradores, que nos receberam e convidaram para entrar em suas casas. As crianças foram ouvidas e deixaram seu recado contra o Aedes e as doenças que ele causa.

(15)

Chave da Sabedoria: Leitura

Dentro e Fora da Escola

As questões relativas à leitura e aos gestos de ler vêm sendo

muito discutidos há mais de duas décadas. O ato de ler,

antes restrito a ambientes fechados, hoje acontece em todos

os lugares. Todas as formas de ler são relevantes e devem ser

contempladas. Nessa perspectiva, cabe à escola formalmente

estabelecer relações entre leitura e indivíduo, ou melhor

entre leitura/escrita e o indivíduo, aprofundando o nível de

desempenho. Foi pensando nisso que o projeto “Chave da

Sabedoria” foi construído, para ampliar o domínio dos níveis

de leitura/escrita de forma prazerosa e constante.

Campina Grande

Paraíba Teresa Maria de Jesus Araújo Alexandrino

Informações

Disciplina

Linguagens

Etapa educacional

5º ano do Ensino Fundamental

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Conhecimento, Argumentação

Descrição do projeto

Objetivo

Despertar o prazer da leitura, aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, promovendo o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas, possibilitando o acesso dos

(16)

diversos tipos de leitura dentro e fora da escola. Ampliar as estratégias de leitura do aluno nos diversos modos de linguagem. Obter informações simples e complexas. Ampliar seu referencial cultural e sua leitura de mundo sem perder de vista o caráter lúdico da leitura. Saber mais sobre o universo factual. Ampliar os limites do próprio conhecimento.

Metodologia

Para desenvolver o tema, tomamos como ponto de partida o conhecimento prévio do aluno desenvolvendo as relações entre leitura e indivíduo, em todas as suas interfaces trabalhando com textos variados, tais como: jornais, quadrinhos, poemas, contos, informativos, argumentativos e não-verbais. Com um intuito de montar um painel para que a cada leitura feita, o estudantes tenha o direito de fixar uma chave ao seu nome, simbolizando “A chave da sabedoria”.

Recursos utilizados

Livros de literaturas, jornais, revistas, som e cartaz informativo.

Avaliação

Será de forma contínua e processual, por meio da observação e participação das diversas atividades decorrentes durante o projeto.

Impacto

Os educandos demonstram interesse na leitura de diferentes tipos de textos, melhorando a oralidade, a interação, progredindo assim cognitivamente e como cidadão.

(17)

Contando, cantando

e encantando com os

saltimbancos: em busca

da justiça e da paz

O Projeto foi inspirado no livro Os Músicos de Bremen, um

conto editado e publicado pelos Irmãos Grimm em 1812, tendo

como base a obra literária Os Saltimbancos, um musical

lançado no ano de 1977, adaptação do autor e compositor

Chico Buarque de Holanda, no qual explora com uso de

elementos lúdicos a união de um grupo de quatro animais

(jumento, cachorro, galinha e gata), que lutavam contra a

exploração de seus patrões, abordando valores como a união,

a solidariedade, a justiça e a diversidade, despertando nas

crianças um conceito de respeito e cidadania.

Campina Grande

Paraíba Lucimary Lima de Andrade

Informações

Disciplina

Linguagens

Etapa educacional

5º ano do Ensino Fundamental

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Pensamento científico, Responsabilidade/Cidadania

(18)

Descrição do projeto

Objetivo

Oportunizar aos alunos o protagonismo estudantil, através da apresentação cultural teatral, baseada no Conto Os Músicos de Bremen e o Musical Os Saltimbancos. Ler, interpretar e explorar as versões da obra Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm. Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos através das linguagens musical, teatral e dança. Conhecer, analisar e produzir com eficiência os diversos gêneros textuais tais como: biografia, músicas, legenda, HQ, releituras, cartazes, folder, ingresso, gráficos, resenha, vocabulário, sinopse, poesias, relatório e resumos; Vivenciar os ODS 4 ,16 E 12.

Metodologia

Concretizando nossos objetivos, montamos todo o musical e trabalhamos a expressão corporal, facial e o desenvolvimento das habilidades artísticas. Foram realizados ensaios em que montamos toda a coreografia com os alunos. Por fim, gravamos em estúdio as falas dos personagens e efeitos de sonoplastia. Iniciamos as apresentações em outubro de 2018, na Mostra Pedagógica. Em seguida, participamos da Cantata Natalina de Campina Grande. Abrimos a Semana Pedagógica de 2019, no Teatro Municipal Severino Cabral. Retomamos o trabalho em 2019 com novos alunos e faremos apresentações na Mostra Pedagógica.

Recursos utilizados

Projetor multimídia, notebook, computador, caixa de som amplificada, instrumentos de diagnósticos, impressora e televisão. Estratégias: exposição dialogada, debates, rodas de conversa, atendimento individual, seminário, teatro e sequência didática e música.

(19)

refletiram e contribuíram para a transformação de alunos mais participativos e críticos, aprimorando um senso de justiça e solidariedade humana, ampliando a visão para um mundo de paz.

Impacto

Diante do contexto, desenvolvemos o trabalho de forma contextualizada e interdisciplinar, com alunos do 5º ano que tiveram participação ativa. Desenvolvemos o projeto num período de seis meses em 2018 e seis meses em 2019, contemplando as diversas áreas de conhecimento. Visando uma educação de qualidade, alcançamos habilidades em vários aspectos da aprendizagem, em que os alunos demonstraram autonomia para realização das atividades, bem como estímulo ao estudo para a valorização de uma cultura de paz, cidadania, respeito, amizade e solidariedade, estabelecido pelo ODS 16.

(20)

Educação de qualidade:

parcerias pelas metas

projeto feira de livro “ler é

construir sonhos”

Sendo a escola o lugar de construção do conhecimento

motivado pelos objetivos de desenvolvimento sustentável,

Parcerias Pelas Metas e Educação de Qualidade, tendo

suas atividades sempre voltadas para as melhorias das

novas gerações na busca de um mundo melhor. Desta vez

a escola planeja desenvolver ações que levem os alunos

e comunidade escolar a refletir sobre a importância da

leitura. Quem lê constrói sonhos, pensando assim a escola

desenvolveu o Projeto Feira de Livro: Ler é construir Sonhos.

Não podemos formar bons leitores se os alunos não têm

acesso ao acervo.

Núcleo Conectando Saberes:

Campina Grande

Paraíba

Autoria:

Wamberto Nunes Soares Mouzinho

Informações

Disciplina

Linguagens

Etapa educacional

5º ano do Ensino Fundamental

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

(21)

Descrição do projeto

Objetivo

Com essas perspectivas e ciente da amplitude do trabalho em leitura a ser realizado na escola é que o professor, a cada dia durante todo processo pedagógico tem transformado suas práticas, pensando na formação consciente dos futuros leitores. Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler, mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente e valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento. Desenvolver a postura de leitor e ouvinte. Garantir na escola um repertório de leitura com mais qualidade.

Metodologia

Realizar visitas nas salas de aulas com o carrinho dos livros, dando um toque de ludicidade, levando os alunos a refletirem sobre a importância da leitura desde cedo na vida da criança. Colocando-os em contato com vários livros infantis para que sintam o prazer em folheá-los. Em seguida, construir um cantinho da leitura, para que os livros fiquem expostos para que todos possam ver e apreciar, realizar a venda de livro na sala, dando aos alunos a oportunidade de ouvir os colegas e propor aos alunos que doem livros para arrecadar o maior número possível de livros.

Recursos utilizados

Quadro branco, EVA, cola quente, lápis para quadro branco, livro paradidáticos, carrinho de feira, alunos, professor e comunidade escolar.

Avaliação

O presente projeto visa desenvolver no aluno a familiaridade com a leitura, de tal forma que o faça gostar de ler e de perceber a importância para sua vida diária. A avaliação se dará de forma contínua pela participação nas diversas fases do projeto, o qual culminará com a Feira de Livros envolvendo toda comunidade escolar.

(22)

Impacto

Disposição, motivação e entusiasmo pelas atividades realizadas. Integração família/escola. Conscientização dos pais sobre a importância da participação das crianças nas aulas e despertar nas crianças o interesse pela leitura.

(23)

História e cultura afro-brasileira:

Conhecimento e valorização

Para desconstruir a ideia que a África é um país, realizamos

uma atividade com o mapa do continente africano, onde

aprenderam sobre a divisão das 5 regiões. Com a leitura

de imagens discutimos sobre as representações do

negro durante a escravidão e o negro hoje. Analisamos

a vida do negro na escravidão com a poesia: Sou negro.

Problematizamos a situação da mulher negra com o filme:

Xadrez das cores. Analisamos a desvalorização do negro

na história com a música: A mão da Limpeza. Pesquisamos

sobre a cultural afro-brasileiro. Os alunos produziram frases e

desenhos contra o preconceito racial.

Campina Grande

Paraíba Marinalva Bezerra Vilar de Carvalho

Informações

Disciplina

História

Etapa educacional

7º ano do Ensino Fundamental

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Conhecimento,

(24)

Descrição do projeto

Objetivo

Oportunizar a desconstrução das imagens negativas sobre a África, o povo afro-brasileiro, a cultura afro-brasileira e construir na escola um ambiente de respeito às diferenças.

Metodologia

Priorizamos habilidades das leituras, escritas, interpretações, essenciais para o desenvolvimento das atividades planejadas. Através das interações entre os alunos utilizamos como mediação teórica Vygotsky, para quem o aprendizado é um elemento necessário e fundamental no desenvolvimento: “O aprendizado possibilita e mobiliza o processo de desenvolvimento”. E ainda, “o aprendizado constitui-se como necessário e universal para o desenvolvimento humano” (VYGOTSKY apud REGO, 2002 p. 53). Utilizamos o método interrogativo para explorar a linguagem oral de cada aluno, colocando-os como protagonistas.

Recursos utilizados

Livros “A África está em Nós”, de Roberto Benjamin, 2010, e “O que você sabe sobre a África”, Dirley Fernandes-Fundação Palmares. 2016. Videos raízes do brasil povos africanos. Música a mão da Limpeza, de Gilberto Gil e Chico Buarque. Filme: Xadrez das Cores. Poesia: Sou Negro, Solano Trindade.

Avaliação

Avaliamos esse projeto como importante e significativo, pois os educandos foram acompanhados de modo contínuo e sistematizado no processo de realização das atividades. Praticaram as habilidades da leitura, escrita e das expressões orais, o que contribuiu para despertar

(25)

Impacto

Contribuímos para o repensar das práticas de preconceito e despertamos para a valorização da história e da cultura afro-brasileira, ressignificando as percepções sobre a mesma, intensificando as relações interpessoais e a convivência respeitosa e harmoniosa na sala de aula. Constatamos que não houve reclamações entre eles com relação à prática de preconceito racial e discriminação na escola. O projeto envolveu todos os alunos dos 7º anos totalizando 77 estudantes. O produto final foi a produção de um livro manuscrito que foi divulgado junto a comunidade na mostra pedagógica da escola.

(26)

3

Práticas de

gestão escolar

Esta categoria reúne boas práticas

realizadas por diretores escolares.

(27)

A Saúde Emocional

do Professor

O professor assume a missão de transmitir para novas

gerações o conhecimento já produzido pelo gênero humano,

sendo determinante para o desenvolvimento da sociedade.

Em seu trabalho, enfrenta desafios que podem desenvolver

sofrimento mental. Esse sofrimento é manifestado por

meio de um conjunto de sinais do corpo e da mente, como

estresse, ansiedade, depressão e fadiga. Entendemos

a instituição como rede de relações determinantes dos

movimentos que ocorrem na mesma. O psicólogo como um

agente de mudanças dentro da escola promove espaço de

escuta para reflexão, provocando pensamentos críticos.

Campina Grande Paraíba Adriana de Sá Costa

Informações

Competências gerais da BNCC trabalhadas: Autoconhecimento/autocuidado Empatia/cooperação Diferencial do Projeto

A saúde mental depende de atitudes positivas em

relação a si mesmo e ao outro, especialmente no ambiente escolar, pois possibilita

qualidade de vida e não torna o professor suscetível a transtorno mental. De acordo com o Projeto

Político Pedagógico, no item concepção do desenvolvimento humano, a Escola Padre Antonino compreende que todos que

agrupam a comunidade escolar são considerados sujeitos singulares, possuidores de uma história e de uma cultura. No seu planejamento, a escola se organiza para dar suporte aos professores através de projeto que visa favorecer o bem estar psíquico dos docentes.

(28)

Descrição do projeto

Metodologia

O Professor em seu trabalho enfrenta inúmeros desafios e assume grandes responsabilidades, sendo uma das categorias mais sujeitas a apresentar sofrimento mental. Com esse entendimento a escola desenvolve projeto de intervenção psicológica. O projeto consiste em intervenções realizadas durante o horário de trabalho, na própria escola, nas horas departamentais. As atividades realizadas são: escutas individuais e grupo terapêutico. As Escutas Individuais são feitas pela psicóloga da escola. Os grupos terapêuticos são conduzidos pelos alunos de psicologia da Universidade Estadual da Paraíba.

Recursos utilizados

Espaços físicos da escola, dinâmica de grupo, projetor, TV e aparelho de som.

Diagnóstico

Foram realizadas observações diretas sobre a conduta profissional dos docentes e ouvidas as queixas das dificuldades para um bom desempenho do trabalho docente. Diante do resultado obtido, a escola achou por bem, desenvolver um projeto que possa oferecer suporte para saúde emocional do professor.

Avaliação

O fato de refletir sobre a sua ação pode levar o professor a ter que retificar erros, que pode ser interpretado de forma não compreensiva por parte dos colegas de profissão ou por seus alunos, podendo gerar sentimento de frustração, culpa, angústia e falta de esperança. As intervenções realizadas, visam levar o professor a pensar sobre o seu estado emocional e a ressignificar a sua prática. A eficácia do projeto tem sido evidenciada pelo depoimento dos professores e pela melhora do desempenho profissional.

(29)

No caminho do ensino e

da aprendizagem com o

GIP: gestão de intervenção

personalizada

A partir de estudos da BNCC, elaboramos, implantamos e

executamos o projeto Gestão de Intervenção Personalizada

- GIP, com base na necessidade do acompanhamento,

diagnóstico, intervenção e avaliação dos alunos a partir da

observação de aula, escuta dos professores e elaboração de

metas e estratégias de reversibilidade das dificuldades de

aprendizagem. Neste sentido, essas proposições refletem

a nossa preocupação em colaborar com a formação de

cidadãos críticos e atuantes, que se percebam como agentes

transformadores. A problematização foi construída a partir

da perspectiva do todo.

Campina Grande

Paraíba

Christianne de Fátima do Nascimento

Informações

Competências gerais da BNCC trabalhadas: Empatia/Cooperação, Responsabilidade/Cidadania Diferencial do Projeto

A equipe gestora e pedagógica promove uma política

educacional pautada para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. Viabilizamos o espaço de uma gestão autônoma e democrática que permita a participação

de todos os envolvidos no processo educativo, pautado na superação dos problemas do cotidiano escolar. O

projeto GIP foi elaborado, implantado e executado com base na necessidade do acompanhamento, diagnóstico, intervenção e avaliação dos alunos a partir da observação de aula, escuta dos professores e elaboração de metas e

estratégias de reversibilidade das dificuldades de aprendizagem.

(30)

Descrição do projeto

Metodologia

Nossa escola é composta de 24 turmas. A equipe gestora foi subdividida para acompanhá-las em frequência, ensino e aprendizagem, diagnósticos e resultados. Elaboramos uma rotina para contemplar ações a serem desenvolvidas a partir de um mapeamento da situação preliminar do aluno, através de instrumentos de diagnósticos em todas as séries. Com um agendamento prévio, estabelecemos datas e horários para observação em sala, com roteiro combinado. Posteriormente, a equipe faz escuta e análise individual com a professora sobre cada aluno, elencados em níveis.

Recursos utilizados

Utilizamos projetor multimídia, notebook, computador, caixa de som amplificada, instrumentos de diagnósticos, consolidados de leitura, de escrita e de matemática, ficha individual do aluno, instrumento de controle de fluxo, instrumentos com níveis cromáticos, gráficos, impressora e televisão.

Diagnóstico

Realizado através do mapeamento da situação preliminar do aluno, com instrumentos de diagnósticos em todos as séries, instrumento de controle de fluxo, instrumentos com níveis obtivemos o seguinte perfil no diagnóstico inicial dos 724 alunos: Nível 01 (Insuficiente): 210; Nível 02 (Suficiente): 305; Nível 03 (Adequado): 124; Nível 04 (Avançado): 85. Ao final do 1º semestre, com o projeto do GIP, obtivemos os seguintes resultados: Nível 01 (Insuficiente): 75; Nível 02 (Suficiente): 221; Nível 03 (Adequado): 288; Nível 04 (Avançado): 140.

Avaliação

Há bastante discussão sobre a importância de remodelar a forma de gerir os processos educacionais. Nesse contexto, o planejamento é uma das

(31)

execução, de maneira responsável e comprometida com o desenvolvimento educacional. Por essa razão, durante o processo de construção e execução do projeto, observamos que conseguimos alcançar os objetivos traçados e planejados.

(32)

Ler, viajar e compartilhar

O projeto contempla uma inovação na metodologia

para o ensino de leitura e escrita. A ideia do “Ler, Viajar e

Compartilhar” surgiu da forma como o projeto é vivenciado

dentro da escola. Os alunos leem, vivenciam as experiências

leitoras em casa com os pais e socializam com os colegas na

escola e fora dela através da contação de histórias. O projeto

também é finalizado com uma aprensentação para o público

em um festival de leitura com estandes, apresentações

literárias e musicais, depoimentos e encenações. Assim,

o projeto “Ler, Viajar e Compartilhar” é uma forma de motivar

alunos, família e escola sobre a importância de ler em um

tempo em que é essencial para o conhecimento humano,

o domínio da leitura e do conhecimento de mundo.

Núcleo Conectando Saberes:

Campina Grande

Diamante

Autoria:

Nubia Betania de Brito Vidal

Informações

Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Pensamento científico Diferencial do Projeto

O projeto político pedagógico do Instituto Ebenezer favorece o desenvolvimento intelectual e humano dos alunos, tornando a leitura um elemento essencial na construção da identidade

e do conhecimento. Dentro do PP, a contemplação da leitura e da escrita através dos gêneros textuais existe para que as crianças aprendam a ler e escrever de forma criativa, emancipadora, mobilizando a escola e os pais nesse processo. O Projeto Politico Pedagógico do Instituto Ebenezer se diferencia ap passo que desenvolve

habilidades e competências para a leitura de forma dinâmica.

(33)

Descrição do projeto

Metodologia

O projeto de leitura “Ler, Viajar e Compartilhar” tem duração de 8 meses. As primeiras ações são de planejamento e diagnóstico das turmas. Direção, professores e coordenação se reúnem em planejamento para definir os gêneros a serem trabalhados e como deve ser envolvida a comunidade dentro do projeto. Definidos os gêneros, são confeccionados dois tipos de cadernos de leitura: O caderno com as fichas de leitura dos gêneros trabalhados e os cadernos denominados de “Diário de Bordo”, levado pelos alunos no final de semana para casa para lerem com os pais ou responsáaveis. Os pais escrevem no diário sobre o que aprenderam juntos com a lição da leitura e os alunos socializam na sala com os professores. Ao longo do projeto, são realizadas uma oficina, estandes e uma apresentação aberta à comunidade.

Recursos utilizados

Livros de literatura infantil, xerox, caixa de som , notebook, data show e recursos humanos.

Diagnóstico

O projeto surge da necessidade de ampliar a leitura e a escrita e mobi-lizar uma aproximação com as familias através da leitura dinâmica, de-corrente de um Diário de Bordo. Observamos que o projeto melhora a qualidade da leitura, da escrita, do senso crítico e da oralidade, mas, prin-cipalmente, melhora a aproximação e a motivação da família ao ler com os filhos e registrar a compreensão. As sequências didáticas, as fichas de leitura e a contação de história melhoraram a qualidade da aprendi-zagem e despertam desde de muito cedo a intenção de ler, uma vez que as atividades começam no Maternal e seguem até o 9º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, temos observado que os nossos alunos de-senvolveram habilidades e competências necessárias e, principalmente, sentem-se motivados em casa através da leitura compartilhada.

(34)

Avaliação

A avaliação é contínua, com ênfase para as habilidades e compêtencias contextualizadas na BNCC. Professores avaliam as fichas diagnósticas, acompanhando o desenvolvimento das habilidades através de fichas de monitoramento na escola.

(35)

Quem apoia

De professor para professor: esse é o espírito da rede Conectando Saberes. Desde 2015, quando foi criada com o apoio da Fundação Lemann, a Conectando Saberes cresceu bastante. Começamos com 30 professores de escola pública que transformam a edu-cação dentro de suas salas de aula e chegamos a uma rede com mais de 600 membros, represen-tados em mais de 60 núcleos nas 27 unidades federativas do Bra-sil. Juntos, buscamos fortalecer a profissão ao apoiar uns aos ou-tros compartilhando aprendiza-dos, desafios e vitórias na cons-trução de uma educação pública de qualidade.

Clique e saiba mais em:

https://conectandosaberes.org

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acre-dita no seu maior potencial: gen-te. Isso só acontece com educa-ção de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Por isso, a organização re-aliza projetos ao lado de profes-sores, gestores escolares, secre-tarias de educação e governos por uma aprendizagem de qua-lidade. Também apoia centenas de talentos, lideranças e orga-nizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Clique e saiba mais em:

https://fundacaolemann.org.br

(36)
(37)
(38)
(39)

“Se a educação sozinha não

transforma a sociedade, sem ela

tampouco a sociedade muda.”

(40)

Referências

Documentos relacionados

A execução do convênio ou contrato de repasse será acompanhada por um representante do concedente ou contratante, especialmente designado e registrado no SICONV, que anotará em

Do exposto, os modelos de cálculo propostos por documentos normativos para a determinação do módulo de elasticidade na flexão em peças de madeira de dimensões estruturais

Evidencia-se na literatura objetivos específicos para a utilização de jogos virtuais com o público idoso, dentre os quais destacam-se o tratamento de alterações de funções

As Orientações Curriculares Para a Educação Infantil (OCEI, 2010) propõem que a construção do conhecimento pela criança se dê por meio das relações dessas

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR comunica que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para 01 (uma) vaga de bolsista de Pós- Doutorado,

Para a Coligação recorrente, há na peça publicitária demasiado apelo ao assistencialismo, que, muito embora seja aceitável para um programa televisivo, é de uso

Prefeito de Manaus, conforme consta do Ofício n.º 3387/2010 - GS-SEMASDH, de 10 de dezembro de 2010 torna pública a abertura de inscrições de 24 a 28 de janeiro de 2011, e estabelece

Visa aferir conteúdos, objetivos, procedimentos, atividades e estratégias adequadas ao nível de ensino e ao grupo/turma, numa lógica de harmonização e interação da