• Nenhum resultado encontrado

Edital para Processo Seletivo de Bolsista de Pós-Doutorado do "Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES".

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital para Processo Seletivo de Bolsista de Pós-Doutorado do "Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES"."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Edital para Processo Seletivo de Bolsista de Pós-Doutorado do "Programa

Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES".

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR comunica que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para 01 (uma) vaga de bolsista de Pós-Doutorado, do "Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES".

O candidato selecionado deverá desenvolver suas atividades de pesquisa e ensino no Departamento de Farmacologia da UFPR e apresentar um perfil que o qualifique para contribuir no desenvolvimento de uma das linhas de pesquisa descritas no item 4 deste Edital de Seleção. O candidato será integrado a um dos grupos de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia devendo contribuir com desenvolvimento de projetos, publicações científicas, com orientação de alunos de pós-graduação e de iniciação científica e com atividades didáticas.

Outras informações sobre o PNPD/CAPES podem ser consultadas em http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes.

1. Requisitos do Bolsista

a) Doutor em Farmacologia ou áreas afins, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação (neste caso, PPG-Farmacologia da UFPR);

b) Atender às normas estabelecidas pelo Edital PNPD da CAPES (Anexo I - Portaria nº. 086 de 03 de julho de 2013).

2. Período de Inscrição

A inscrição do candidato deverá ser feita no período de 27/03/2019 até as 17:00 horas do dia 23/04/2019 na secretaria do Programa de Pós-graduação em Farmacologia ou via correio. As incrições via correio devem ser feitas exclusivamente através de sedex com data de postagem até 18/04/2019.

O registro da inscrição será comunicado aos candidatos por e-mail. Endereço para envio da documentação:

Programa de Pós-Graduação em Farmacologia

(2)

2

R. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Centro Politécnico

Jardim das Américas - Caixa Postal 19031 CEP 81531-980 - Curitiba, PR, Brasil

3. Documentação Necessária à Inscrição

Para se candidatar o candidato deverá enviar:

3.1 Currículo documentado e organizado na sequência apresentada na tabela de pontuação disponibilizada no Anexo I. Os documentos comprobatórios deverão ser numerados de acordo com os itens da tabela referida. Não serão aceitos currículos apresentados em formato e organização distintos ao exigido.

3.2 Declaração de concordância do possível supervisor, que ateste que o projeto a

ser desenvolvido está em consonância ao esperado pelo docente;

3.3 Cópia do Diploma ou documento comprobatório de conclusão do curso de doutorado reconhecido pelo MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este será analisado pela comissão.

3.4 Carta de motivação, endereçada ao coordenador do Programa, solicitando a inscrição no processo seletivo, na qual é necessário ressaltar os motivos que o levaram a participar do processo seletivo e destacar a motivação para o desenvolvimento do projeto de pós-doutorado na linha de pesquisa e supervisor escolhidos.

3.5 Projeto de pós-doutorado a ser desenvolvido junto a este Programa de

Pós-Graduação.

3.6 Não serão aceitos documentos enviados fora do prazo de inscrição e por outro meio que não o estipulado neste edital.

4. Linhas de Pesquisa

Os candidatos devem indicar qual das linhas de pesquisa abaixo está relacionada ao seu projeto no momento da inscrição, assim como o nome do possível supervisor: 4.1. Farmacologia de Produtos Naturais

4.2. Farmacologia da Dor, Inflamação e Febre 4.3. Neurociências

(3)

3

5. Critérios de seleção dos candidatos

O processo de seleção será realizado por uma Comissão Julgadora composta por um representante da coordenação do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e mais 4 (quatro) membros do Colegiado, sendo um representante de cada área de Pesquisa do PPG Farmacologia ou externo a ele, quando cabível. O processo de seleção será realizado entre os dias 2 a 7 de maio de 2019, no auditório do Departamento de Farmacologia do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. A data e horários das apresentações e arguições serão divulgados no dia 29 de abril de 2019 na página do Programa (vide cronograma).

Os critérios para seleção são:

5.1 Análise de currículo vitae (CV) documentado, conforme tabela de pontuação

em anexo (Anexo I). (Notas de 0-100) – Peso 60. A nota será calculada proporcionalmente entre os currículos dos candidatos, com Currículo com maior pontuação recebendo a nota 100 e os demais recebendo pontuação proporcional conforme a fórmula:

Nota= (100 x pontuação CV)/ pontuação CVmáximo 5.2 Defesa da produção científica e projeto. (Notas de 0-100) – Peso 40.

5.2.1 O candidato deverá preparar uma apresentação (.ppt ou .pdf), com duração total de 30 min, dos quais: 1) nos primeiros 10 minutos de apresentação versará sobre sua trajetória científica focando em seus trabalhos publicados mais importantes, e na contribuição para a área científica/social em qual estão inseridos; 2) nos 20 minutos finais o candidato deverá expor sua proposta de projeto a ser desenvolvido durante o pós-doutorado (titulo, objetivos principais, abordagem experimental resumida e contribuições esperadas para o grupo de pesquisa).

- Após a apresentação, a banca avaliadora terá ainda até 30 minutos para arguir o candidato sobre aspectos de sua apresentação e carta de motivação. Serão avaliados: perfil do candidato; grau de maturidade científica; capacidade de resolução de problemas de cunho científico ou de inovação; de gerar, interpretar e divulgar os dados científicos e as contribuições que o candidato poderá trazer ao grupo de pesquisa e ao Programa de Pós-graduação.

(4)

4

5.2.2 As apresentações são públicas, mas é vedada a presença dos demais

candidatos.

5.2.3 No cálculo da média das notas da defesa da produção científica e do projeto, a maior e menor nota conferida a cada um dos candidatos pelos membros da comissão julgadora serão eliminadas, sendo utilizadas para o cálculo apenas as 3 notas intermediárias.

6. Período de Duração e Valor da Bolsa

A bolsa, com o valor mensal atual de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) a ser pago diretamente ao bolsista pela CAPES, terá início em maio de 2019, com duração de 12 (doze) meses. Tendo interesse em renovação, e caso ainda haja cota de bolsa disponível, o bolsista deverá encaminhar à secretaria do Programa (pgfarmacologia@ufpr.br) um relatório circunstanciado com no mínimo 60 dias de antecedência do encerramento do período de bolsa. A RENOVAÇÃO DA BOLSA

NÃO É AUTOMÁTICA e não será aceita solicitação de renovação fora do prazo limite estipulado. O relatório deverá enfocar as etapas cumpridas, as dificuldades

obtidas e estratégias de superação, bem como a introdução de novas técnicas no grupo e a produção no período. Após análise por comissão designada pelo Colegiado do Programa, e se for do interesse do Programa, a bolsa poderá ser renovada por mais seis (ou doze) meses. Caso contrário, novo edital será aberto.

6.1 Se houver desistência da bolsa no período de vigência, ela retornará ao Programa para ser redistribuída para outro candidato aprovado, respeitando a classificação dos candidatos, caso ainda haja interesse do supervisor e dos candidatos subsequentes. Caso o prazo de validade do presente edital já tenha expirado, será aberto novo processo seletivo.

7. Resultado do processo seletivo e implemantação da bolsa

Os resultados serão divulgados na homepage do Programa de Pós-graduação em Farmacologia (http://www.prppg.ufpr.br/ppgfarmacologia/en/) a partir do dia 08 de maio. O bolsista selecionado terá até às 14h do dia 15 de maio para providenciar os documentos para implementação da bolsa (Anexo II a, II b ou II c da Portaria CAPES Nº. 086) devidamente preenchidos, bem como fornecer os dados bancários).

(5)

5

8. Da não renovação e cancelamento da bolsa

8.1 A bolsa poderá ser cancelada a pedido do bolsista ou do supervisor mediante carta encaminhada à coordenação com a devida justificativa, a qualquer momento de sua vigência.

8.2 Se 60 dias antes do término da bolsa, não houver solicitação de prorrogação ao Programa por meio de entrega de um relatório circunstanciado, a bolsa não será renovada.

9. CRONOGRAMA

26/03/2019: Publicação do edital na homepage do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR

27/03/2019 a 23/04/2019 (17h): Período de inscrições;

18/04/2019: Data limite para postagem da documentação para inscrição via Correio (Sedex);

24/04/2019: Publicação, até 17 horas, das inscrições homologadas

25/04/2019 a 26/04/2019 (17h): Período para recurso referente a inscrições não homologadas;

26/04/2019: Publicação, no caso de aceite dos recursos, dos candidatos com inscrições homologadas e dia e horário da apresentação e arguição dos candidatos com inscrição homologada;

02/05/2019 a 07/05/2019: Apresentação oral e arguição dos candidatos* 08/05/2019: Publicação do resultado na homepage do Programa*

09/05/2019 a 10/05/2019 (15 h): Período para recurso referente ao resultado do processo seletivo*;

10/05/2019: Publicação do resultado final, em caso de alteração, na homepage do Programa*;

13/05/2019 a 15/05/2019 (14 h): Implementação da bolsa; 15/05/2019: Início das atividades do bolsista;

* as datas podem ser alteraradas conforme o número de candidatos inscritos.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos a este edital serão decididos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia.

(6)

6

Anexos

Anexo I - Tabela de pontuação do CV. Site da CAPES sobre a bolsa:

http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes Regulamento da bolsa PNPD/CAPES:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regula mento_PNPD.pdf

Curitiba, 26 de março de 2019.

(7)

7

ANEXO I- Tabela de pontuação – PNPD

Instruções:

ü Apresente seu Currículo seguindo a ordem da tabela abaixo.

ü Anexe uma cópia da tabela devidamente preenchida com a paginação dos documentos comprobatórios referentes a atividade a ser pontuada. Se para um item mais de uma página for necessária, separe as páginas ou intervalo de páginas por vírgulas.

A coluna “pontos concedidos” será preenchida pela comissão avaliadora.

Nome do Candidato(a):

1. Atividades em ensino superior e extensão: Pontos Página(s) Pontos concedidos 1.1) Docência (máximo 45 pontos)

1.1.1 Exercício de magistério no ensino superior (até o máximo de 10 pontos)

1/ ano

1.1.2 Exercício de magistério no ensino médio (até o máximo 10 pontos)

0,5/ano

1.1.3 Atividades de docência em disciplinas não regulares (graduação e pós-graduação), em curso de extensão, ou em atividades equivalentes (até o máximo de 15 pontos).

1/unidade

1.1.4. Palestra proferida (até o máximo de 10 pontos) 1/unidade

1.2) Orientação

1.2.1 Orientação acadêmica de graduação individual (trabalho de conclusão de curso, monografia, estágio supervisionado - bacharelado, iniciação científica, extensão, monitoria e equivalentes) (até o máximo de 5 pontos) .

1/aluno

1.2.2 Orientação acadêmica de graduação em grupo (programas de treinamento - PET, programa fazenda escola, programa licenciar, tutoria em EAD e equivalentes) (até o máximo de 5 pontos)

1/grupo

1.2.3 Orientação acadêmica de aperfeiçoamento (por trabalho concluído) (até o máximo de 5 pontos)

1/trabalho

1.2.4 Orientação de Monografias de Especialização defendida (por unidade) (até o máximo de 5 pontos)

1/trabalho

1.2.5 Orientação de Dissertação de Mestrado (defendida)

10/aluno

(8)

8

1.2.7 Co-orientação de Dissertação de Mestrado

(defendida)

5/aluno

1.2.8. Co-orientação de Tese de Doutorado (defendida) 10/aluno 1.2.9 Supervisão de estágio de pós-doutorado

concluído.

30/aluno

1.2.10 Supervisão de estágio curricular, obrigatório ou não obrigatório, em graduação ou pós-graduação (cada 30 horas) (máximo de 5 pontos)

1/aluno

1.2.11 Orientação acadêmica (tutoria) de graduação (máximo de até 10 pontos)

1/aluno

1.3) Atividades Acadêmicas Especiais - membro de bancas, comissões e outras

1.3.1 Membro de comissão de concurso público ou seleção de docente para o ensino superior ou equivalente.

4/unidade

1.3.2 Membro de comissão examinadora de defesa de livre-docência, doutorado ou equivalente.

3/unidade

1.3.3. Membro de comissão examinadora de dissertação

de mestrado. 2/unidade

1.3.4. Membro de comissão examinadora de especialização e graduação (até o máximo de 10 pontos).

1/unidade

1.3.5. Membro de comissão de qualificação de mestrado e de doutorado (máximo 10 pontos no item).

1/unidade

1.3.6. Membro de banca de seleção e de julgamento de bolsistas institucionais de graduação (iniciação científica, monitoria, extensão ou equivalentes), de pós-graduação (máximo 5 pontos no item).

1/unidade

1.3.7. Membro de comissão organizadora de Congressos, Simpósios, Seminários e similares (máximo 5 pontos no item).

1/unidade

1.3.8. Membro de Mesa-redonda, workshop (máximo de 5 pontos no item).

1/unidade

1.3.9. Coordenador de Congressos, Simpósios, Seminários e similares (máximo de 10 pontos no item) (máximo 5 pontos no item).

1/unidade

1.4) Atividades de Capacitação Docente

1.4.1 Programa ou atividade de pós-doutorado, recém-doutor ou equivalente concluído (mínimo de 06 meses).

20/unidad e

1.4.2. Curso de extensão com frequência e aproveitamento (máximo 8 pontos).

2/unidade

1.4.3. Curso de extensão frequentado (por unidade) (máximo 5 pontos).

1/unidade

1.4.4. Outros cursos de curta duração (até 15 horas) (máximo 5 pontos).

1/unidade

1.4.5. Estágio de capacitação técnica (cada 30 horas) (máximo 5 pontos).

(9)

9

2. Produção científica e méritos profissionais na

área do conhecimento

2.1) Participação em Projetos de Pesquisa, Extensão e assemelhados (por unidade)

2.1.1 Participação ou membro da equipe de projeto de pesquisa, grupo de pesquisa CNPq, extensão e assemelhados (máximo 10 pontos).

1/unidade

2.1.2 Coordenador de projeto pesquisa, extensão, líder de grupo de pesquisa CNPq e assemelhados (máximo 20 pontos).

5/unidade

2.2) Produção Bibliográfica/Científica na área de conhecimento do Concurso especificada no Edital (por unidade)

2.2.1. Artigo em Periódico indexado como primeiro ou último autor (10 x fator de impacto do periódico FI).

10 X FI

2.2.2. Artigo em Periódico indexado como segundo ao penúltimo autor (5 x fator de impacto do periódico FI).

5 X FI

2.2.3. Artigo em Periódico não indexado. 1/unidade

2.2.4. Livro publicado no país – Farmacologia e áreas relacionadas (máximo 15 pontos), como autor.

5/unidade

2.2.5. Livro publicado no país – Farmacologia e áreas relacionadas (máximo 10 pontos), como co-autor.

2/unidade

2.2.6. Livro publicado no exterior – Farmacologia e áreas relacionadas, como autor (máximo 20 pontos).

10/unidad e

2.2.7. Livro publicado no exterior – Farmacologia e áreas relacionadas, como co-autor (máximo 15 pontos).

5/unidade

2.2.8. Capítulo de livro publicado no país (até 2 por livro) – Farmacologia e áreas relacionadas (máximo 10 pontos), como autor.

2/unidade

2.2.8. Capítulo de livro publicado no país (até 2 por livro) – Farmacologia e áreas relacionadas (máximo 5 pontos), como co-autor.

1/unidade

2.2.9. Coletânea publicada na condição de organizador ou editor.

1/unidade

2.2.10. Trabalho em Congresso, Simpósios, Seminários e similares nacionais com resumo publicado (máximo 3 trabalhos por evento) (máximo 15 pontos).

2/unidade

2.2.11. Trabalho apresentado em Congresso, Simpósios, Seminários e similares internacionais com resumo publicado (máximo 3 trabalhos por evento) (máximo 20 pontos).

1/unidade

2.2.12. Parecer técnico (acessor ad hoc) (máximo 20 pontos).

2/unidade

2.2.13. Patente registrada. 30/unidad

e

(10)

10

3. Outros.

3.1. Prêmios

3.1.1. Prêmios acadêmicos (máximo 10 pontos). 2/unidade

3.1.2. Outras funções em associações científicas e outras atividades vinculadas ao exercício do cargo ou emprego de magistério (máximo 20 pontos).

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, é importante ressaltar que a Engelink: (i) não tem responsabilidade ou ingerência sobre quaisquer informações e anúncios veiculados na Plataforma; (ii) não

DECivil GESTEC 63 63/187 /187 Pequenos vãos com lintéis em pedra (janelas e portas) Paredes de alvenaria de pedra Pisos em madeira… Casa particular em Atenas DECivil GESTEC 5.

Silagem de milho – dicas para melhorar a sua produção A qualidade da silagem de milho impacta diretamente na quantidade de concentrado utilizado na dieta – quanto melhor a

Além disso, também há registro de que a condutividade afetou a composição de espécies de libélulas na França (6). O presente trabalho busca respostas para os se-

O trabalho avaliou a qualidade do ar tendo-se como parâmetro o índice de emissão do Radônio e do Torônio e sua incidência em ambientes como os apresentados pelos Shoppings

O objetivo da pesquisa foi retomar o percurso por meio do qual Edith Stein propôs suas análises a respeito da constituição do objeto psíquico (em específico, em relação ao tema

Escolha o modo de repetição entre as seguintes opções: Normal: Reproduz apenas o ficheiro actual sem repetição.. Repetir um: Reproduz o tema actual de

Foram realizados controles para garantir a qualidade e confiabilidade do teste: controle do meio BHI, onde so- mente o meio foi depositado nos poços para confirmar sua esterilidade e