• Nenhum resultado encontrado

Elaborado pela Profª Drª Maria da Graça Gomes Ramos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Elaborado pela Profª Drª Maria da Graça Gomes Ramos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Elaborado pela Profª Drª Maria da Graça Gomes Ramos

O processo de percepção

Os indivíduos usam o processo perceptivo para prestar atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor deles.

As pessoas vêem as coisas de maneira diferente. Cada pessoa tem interpretação própria do que arbitrariamente considera ser o mundo real.

Percepção é o processo através do qual as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas.

É o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações do mundo que as rodeia. Essa informação é obtida através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. A percepção não é necessariamente igual a realidade, assim como as percepções e respostas de duas pessoas não serão necessariamente as mesmas quando descrevem o mesmo fato.

Através da percepção as pessoas transformam as informações em respostas que envolvem sentimentos e ação. A percepção é um modo de formar impressões sobre si mesmo, sobre outra pessoa e sobre as experiências diárias da vida. Também constitui um filtro, através do qual a informação passa antes de causar efeito sobre a pessoa.

A percepção trata das várias maneiras pelas quais as pessoas interpretam as coisas no mundo exterior e como agem com base nessas percepções.

Assim sendo, dentro das organizações as reações perceptivas provavelmente variam entre gerentes e ou subordinados.

Administrando o processo perceptivo

Para atingir o sucesso, os gerentes precisam estar atentos ao processo perceptivo, aos estágios envolvidos e ao impacto que o processo perceptivo pode ter sobre suas próprias respostas e sobre as de outros.

(2)

A administração da impressão é a tentativa sistemática de se comportar de uma forma que crie e mantenha a impressão desejada por uma pessoa aos olhos dos outros. As primeiras impressões são especialmente importantes porque influenciam como as pessoas respondem umas às outras.

Como pode ser administrado o processo perceptivo A gestão do processo perceptivo envolve:

- A administração da impressão de si mesmos e dos outros;

- A administração dos estágios de atenção e seleção da informação; - Administração do estágio de organização da informação;

- Administração do estágio de interpretação da informação;

- Administração do estágio de armazenamento e recuperação da informação; - Ser sensível aos efeitos das distorções comuns de percepção.

Fatores que influenciam o processo perceptivo

Alguns fatores contribuem para a diferença da percepção e do processo perceptivo entre pessoas no trabalho. Incluem características do perceptor, do percebido e da situação.

O perceptor

Experiências anteriores do indivíduo, necessidades, motivos, personalidade, valores e atitudes podem influenciar no processo perceptivo. Uma pessoa que tenha uma grande necessidade de realização tende a perceber uma situação em função dessa necessidade.

O Percebido:

As características da pessoa percebida, objeto ou acontecimento são importantes no processo de percepção. Características essas como, contraste, intensidade, separação da figura com o chão, tamanho, movimento e repetição ou novidade. A intensidade pode variar em termos de brilho, cor, profundidade, som, etc. falar cochichando ou gritando contrasta da conversa em tom normal. O conceito é conhecido como “separação entre figura e chão” e depende da imagem que é percebida como figura e da que é percebida como fundo de cenário.

Em termos de tamanho, pessoas muito baixas ou muito altas costumam ser percebidas diferentemente e com mais rapidez que as pessoas de altura média.

(3)

O Ambiente

O contexto físico, social e organizacional do ambiente também pode influir no processo perceptivo. Uma conversa com a chefia pode ser percebida diferentemente acontecendo na área de recepção ou na sala dela com as portas fechadas.

Estágios do Processo perceptivo:

Os estágios de informação-processamento são divididos em : atenção da informação e seleção, organização da informação, interpretação da informação e recuperação da informação.

Atenção e seleção:

Nossos sentidos são constantemente bombardeados por muitas informações e por tal, precisamos filtrá-los, caso contrário ficaríamos rapidamente incapacitados por causa da sobrecarga de informações. Essa filtragem seletiva permite entrar apenas uma pequena parte de todas as informações disponíveis. Parte dessa seletividade vem do processamento controlado- decisão consciente de qual informação devemos prestar atenção e qual devemos desconsiderar.

Contrastando com o processamento controlado, a filtragem também pode ocorrer sem a conscientização do perceptor.

Organização:

É preciso organizar as informações com eficiência. Podemos fazê-lo através de esquemas. Esquemas são processos cognitivos que representam o conhecimento organizado a respeito de um determinado conceito ou estímulo desenvolvido por meio de experiência. Um auto-esquema contém informações sobre a própria aparência, comportamento e personalidade da pessoa. Exemplo: Alguém com um esquema de determinação tem tendência a se perceber nos termos deste aspecto em muitos casos, principalmente nos que exigem liderança.

O termo protótipo ou estereótipo, é freqüentemente usado para classificar tipos e grupos segundo características semelhantes percebidas. Uma vez criado o protótipo, ele é armazenado na memória duradoura e recuperado quando

(4)

necessário, para comparar como uma pessoa se enquadra nas características do protótipo.

Estereótipos podem ser pensados como protótipos baseados em características demográficas, tais como sexo, idade, capacitação física e grupos étnicos e raciais.

Esquema de roteiro é definido como uma estrutura de conhecimento que descreve a seqüência apropriada de acontecimentos em uma dada situação.

Exemplo: Um gerente experiente usa o esquema de roteiro para tomar as medidas apropriadas para uma reunião.

Os esquemas são importantes não só no estágio da organização; eles afetam outros estágios do processo de percepção.

Interpretação:

Consiste em descobrir a razão para as ações. Mesmo que a sua atenção e a de um amigo estejam dirigidas para a mesma informação e que vocês a organizem da mesma maneira, você pode interpretá-la diferentemente ou dar atributos diferentes aos motivos pelos quais teve a percepção.

Recuperação:

A memória é um importante componente do processo perceptivo. Cada um dos estágios anteriores forma uma parte da memória e contribui para os estímulos ou informações armazenadas lá. A informação arquivada na memória precisa ser recuperada para ser usada. Isso constitui o estágio de recuperação do processo perceptivo. Todos já tivemos a experiência de não conseguir recuperar informações armazenadas na memória, de tal modo que apenas parte da informação é recuperada. Aí os esquemas desempenham papel importante, pois dificultam a lembrança de coisas que não estão incluídas nos mesmos.

Os protótipos formados são difíceis de mudar e tendem a durar por muito tempo e muitas vezes dificultam o processo de recuperação. De informações

(5)

As respostas do processo perceptivo envolvem pensamento, sentimento e classificação de ações.

Distorções Perceptivas

Algumas distorções podem tornar o processo perceptivo impreciso e afetar a resposta. São os estereótipos e protótipos, o efeito halo, a percepção seletiva, efeito contraste, a projeção e a expectação.

Estereótipos ou protótipos:

Os estereótipos também podem tornar a recuperação de informações imprecisa. Eles escondem as diferenças individuais e podem impedir que uma gerência conheça as pessoas como indivíduos e avalie precisamente suas necessidades, preferências e habilidades.

Efeito Halo:

O efeito halo acontece quando um certo atributo de uma pessoa ou de uma situação é usado para formar uma impressão geral sobre a pessoa ou situação. Assim como os estereótipos, essas distorções acontecem mais no estágio de organização da percepção. Por exemplo, quando encontramos uma pessoa nova, um sorriso agradável pode nos dar uma primeira impressão positiva- de uma pessoa calorosa, honesta. Desse modo, assim como no caso do estereótipo as diferenças individuais ficam ofuscadas.

Os efeitos halo são especialmente importantes np processo de avaliação de desempenho, pois podem influenciar na avaliação do desempenho do subordinado pelo gerente. Exemplo: pessoas que não faltam ao trabalho tendem a ser encaradas como inteligentes e responsáveis, enquanto que as que faltam são vistas como pessoas com desempenho inferior. Essas são conclusões que podem ser válidas ou não, cabe ao gerente obter as informações verdadeiras, não permitindo que o efeito halo provoque avaliações tendenciosas e equivocadas.

Percepção seletiva:

É a tendência de destacar os aspectos de uma situação, pessoa ou objeto que estejam em consistência com suas necessidades, valores ou atitudes. Tem impacto mais forte no estágio da atenção do processo perceptivo. Por exemplo, quando é solicitado à diferentes executivos de uma fábrica que apontem o

(6)

principal problema num caso de política da empresa e cada um deles escolhe como problemas consistentes, aqueles relacionados com suas atribuições da área de trabalho.

Projeção:

É a atribuição de características pessoais para outros indivíduos. É provável que ocorra no estágio de interpretação da percepção. Exemplo: quando gerentes presumem que as necessidades de seus subordinados são iguais as suas. A projeção pode ser controlada através de um alto grau de autoconscientização e empatia - a capacidade de enxergar uma situação como os outros a vêem.

Efeito Contraste:

O efeito contraste ocorre quando as características de uma pessoa são contrastadas com as de outras encontradas logo em seguida, e essas tem uma graduação maior ou menor das mesmas características. A distorção perceptiva pode acontecer, quando alguém por exemplo, faz um discurso depois de outro palestrante brilhante. Tanto gerentes como funcionários precisam ter presente a possível distorção perceptiva que o efeito contraste pode criar no ambiente de trabalho.

Expectação:

É a tendência de criar ou encontrar em outra situação ou indivíduo aquilo que realmente você espera num primeiro momento. As vezes a expectação é chamada de efeito pigmaleão.

Através da expectação, você pode criar no trabalho uma situação que espera encontrar.

Teoria da Atribuição

A teoria da atribuição ajuda, examinando como as pessoas tentam : 1- entender as causas de um determinado evento;

2- avaliar a responsabilidade do evento;

3- avaliar as qualidades pessoais dos envolvidos no evento.

Ao aplicar a teoria da atribuição, ficamos mais preocupados com o comportamento de uma pessoa se ele foi causado interna ou externamente.

(7)

Acreditamos que as causas internas estão sob o controle da pessoa – por exemplo: o desempenho de Mário é baixo porque ele é preguiçoso. Causas externas estão fora da pessoa. Exemplo: Você acha que o desempenho de Rita é ruim porque a máquina dela é antiquada.

De acordo com a teoria da atribuição, os três fatores que influenciam a determinação interna ou externa são a distinção, o consenso e a consistência. A distinção analisa quão consistente é o comportamento da pessoa em situações diferentes. Se o desempenho de Mário ´é baixo, independentemente da máquina que ele está trabalhando, tendemos a dar a seu baixo desempenho uma atribuição interna; se o seu baixo desempenho, é incomum, tendemos a atribuir isso a uma causa externa.

O consenso leva em conta a probabilidade de os que enfrentam uma situação semelhante reagirem da mesma forma. Se as outras pessoas que usam máquinas iguais às de Rita t~em um desempenho ruim, tendemos dar ao desempenho dela uma atribuição externa; se os outros não têm resultados ruins, atribuímos as causas internas o mau desempenho de Rita.

A consistência leva em consideração se uma pessoa reage da mesma forma ao longo do tempo. Se Mário tem um registro constante de mau desempenho, a tendência é dar a isso uma atribuição interna. Se for um incidente isolado, atribui-se o mau desempenho de Mário a uma causa externa.

Existem dois erros que têm impacto sobre a determinação interna versus externa- o erro fundamental de atribuição e a autotendência de desvio.

O erro fundamental de atribuição acontece quando há tendência de subestimar a influência de fatores situacionais e superestimar a influência de fatores pessoais ao avaliar o comportamento de alguém. A autotendência de desvio é quando há tendência de negar a responsabilidade pessoal nos problemas de desempenho, mas de aceitar a responsabilidade pessoal nos desempenhos de sucesso. Resumindo: tendemos a superestimar os fatores internos e subestimar os fatores externos no comportamento de outras pessoas. Por outro lado, tendemos a atribuir nosso próprio sucesso aos fatores internos e o fracasso aos fatores externos.

(8)

Bibliografia

DUBRIN, Andrew J. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003

MULLINS, Laurie J. Gestão da hospitalidade e comportamento organizacional. 4ed. Porto Alegre: Bookman, 2004

SCHERMERHORN, Jr., John R.;HUNT,James G.;OSBORN, Richard N. Trad. Sara Rivka Gedanke. Fundamentos de Comportamento Organizacional.2ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

Pelo que mando á Mesa do Desembargo do Paço, e da Consciencia, e Ordens; Presidente de meu Real Erario o Conselho da Fazenda; Regedor da Casa de Supplicação do

Escolas do Programa Internacional de Intercâmbio Programa internacional de formação de professores (para instituições acadêmicas participantes) Programas internacionais de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Esta disserta¸c˜ ao tem por objetivo a apresenta¸c˜ ao de um estudo em espa¸cos de Banach sobre os conjuntos nos quais determinados polinˆ omios homogˆ eneos cont´ınuos s˜ ao

Os critérios de usinabilidade aplicados foram a vida da broca em furos contínuos; análise das formas de cavaco; análise da potência consumida e avaliação dos fluidos de corte a

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste