• Nenhum resultado encontrado

10 Perguntas Para Editores Querendo Sobreviver

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10 Perguntas Para Editores Querendo Sobreviver"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

10 Perguntas Para

Editores Querendo

Sobreviver

Não há respostas fáceis e padronizadas sobre como

sobreviver ao COVID19 e suas nefastas

consequências. Mas, o questionamento certo pode

ajudá-lo a encontrar um caminho, a despertar uma

nova estratégia. Aqui tem 10 perguntas que podem

ajudá-lo a reformular sua publicação para este

(2)

1. Quais são os desejos ou necessidades atuais de seus

leitores que você é capaz de atender, em formato de revista?

A resposta a essa pergunta provavelmente mudou drasticamente nos últimos meses. É a chave para tomar algumas decisões importantes que você provavelmente está enfrentando.

Como se deve alterar sua cobertura editorial, reduzir ou pular questões, mudar a periodicidade, recrutar e renovar assinantes de maneira

diferente ou revisar seu modelo de negócios?

O que os leitores não precisam é de uma repetição das notícias que já receberam da mídia digital há uma semana ou mais. Eles podem querer ajuda para entender o que a pandemia significa para o segmento, para o tópico ou para o interesse especial que sua revista atende.

Você pode ajudá-los a descobrir como trabalhar, administrar um negócio ou uma família enquanto estão se protegendo neste distanciamento social.

Ou talvez eles queiram uma fuga, uma ideia, mesmo que imaginária, para algo que os transportem para um lugar não dominado por vírus ou recessões. Publique sonhos. Sonhar é preciso.

2. Você tem que cumprir seus compromissos de distribuição?

Nos próximos meses, sem uma previsão eficiente e correta, muitos assinantes não receberão seus exemplares impressos. Os editores não poderão atender ou cumprir suas garantias de circulação conforme planejado.

As vendas em banca de jornal são quase inexistentes. As listas de

assinantes que consistem em endereços comerciais, em sua maioria, já não tem mais sentido. Está tudo fechado ou restrito.

Seu pessoal de publicidade, que conhece apenas receitas, mas não custos, dirá que as garantias de circulação devem ser atendidas. Mas, o mundo

(3)

realmente acabaria se sua circulação caísse e você oferecesse créditos rateados aos seus anunciantes? E você realmente acha que eles prefeririam que você cumprisse suas metas de circulação enviando cópias para cabeleireiros fechados, hotéis e salas de espera vazias?

3. A sua edição digital pode ajudar a preencher as lacunas?

O formato de publicações ainda funciona melhor na impressão do que na tela. Mas, em tempos de crise, as pessoas se tornam mais tolerantes, o que significa que provavelmente entenderão uma mudança temporária para as edições digitais.

Explique que a repentina falta de publicidade o forçou a decidir entre dispensar funcionários ou manter suas edições impressas.

E o aumento do tráfego que muitos sites de mídia de revistas estão alcançando, oferece uma oportunidade de ainda se manter por meio das edições digitais.

Você pode conceder temporariamente acesso gratuito temporário à edição digital para ex-assinantes de revistas ou para assinantes de newsletters.

Isso poderia ajudar a preencher lacunas de circulação imediatas, aumentar as inscrições em seus boletins informativos e colocar mais pessoas no fluxo de assinaturas para o futuro.

4. Você tem reserva para manter algumas edições impressas?

Ponha na ponta do lápis seus custos de tiragem para atender assinantes, uma circulação dirigida, talvez um pouco mais seletiva e enxuta. Analise o seu caixa.

Lembre-se que sua concorrência também está em dificuldade. É uma oportunidade de você se destacar para o seu público alvo. A mídia impressa ainda é mais poderosa do que a digital.

(4)

5. Quanto você está perdendo com assinantes que não atendem ao seu número necessário?

Você tem programas de assinatura que rendem menos por cada assinante do que o valor necessário?

Por exemplo, se o seu valor necessário é R$ 4,00 por assinante e você publica 10 vezes por ano, você precisa de R$ 40,00 (líquidos, livres de custos de aquisição ou renovação) para atingir o ponto de equilíbrio com uma assinatura anual.

De uma forma geral, o valor que você deve estabelecer por um serviço de assinatura varia conforme a margem de lucro desejada e o tempo que os clientes permanecem subscritos. Levando em consideração o quanto custa para adquirir e se o orçamento é suficiente para cobrir tais gastos.

Porém, as assinaturas não lucrativas podem ser necessárias para cumprir os compromissos de publicidade. E podem, eventualmente, ser lucrativas se você puder renovar com pessoas por um preço mais alto.

É interessante saber aplicar um valor irrelevante para o assinante, mas de extrema importância para você. Às vezes, centavos podem representar o “de grão em grão”.

6. Como sua revista sobreviverá a longo prazo se a maior parte de sua publicidade não se recuperar após a

pandemia?

Em vez de ser apenas uma solução de curto prazo, evitar a circulação não lucrativa pode ser a estratégia certa de longo prazo.

Mesmo antes da pandemia, as revistas de consumo estavam mudando para uma dependência maior das receitas do consumidor e menos da publicidade. O departamento comercial que o diga.

Comece a pensar agora em circulação mais baixa, assinaturas mais caras e periodicidade reduzida. E dê uma olhada no seu programa de banca de jornal: foi realmente lucrativo, mesmo em tempos “normais”? Pode até ter sido, mas não creio.

Se você vende sua publicação em bancas de jornal, quanto tem de encalhe?

(5)

Dependendo do seu segmento, você pode shirincar 2 ou mais edições encalhadas e fazer uma promoção, ao invés de vendê-las para aparas.

7. Seus leitores estão dispostos a ajudá-lo?

Enviar avisos de renovação quando o dinheiro está acabando é um truque antigo no setor de revistas. Mas você pode antecipar, explicando aos assinantes que você precisa saber se poderá contar com sua fidelidade a longo prazo.

Se a sua revista oferece um serviço importante, é provável que os

assinantes tenham uma disposição para esta fidelidade e até ajudá-lo de alguma forma. Jornais diários e alguns outros editores estão obtendo algum sucesso na solicitação de doações.

Pode ser um momento especialmente bom para oferecer uma assinatura premium que inclui relatórios especiais, discussões ou apresentações exclusivas envolvendo seus jornalistas. Acesso a grupos fechados do LinkedIn ou Facebook, criar mentorias e associação a um conselho consultivo de assinantes.

Os leitores agora podem estar especialmente ansiosos e capazes de fornecer conteúdo para sua revista. Explorar o conhecimento e a experiência dos seus leitores pode ser a melhor maneira de contar histórias de como o COVID-19 está afetando o nicho que você atua.

Poste perguntas em seu site, crie pesquisas ou concursos que gerem respostas. Talvez até envolva familiares dos assinantes. Não precisa ser assunto

demasiadamente sério: veja ao lado os resultados hilariantes do Getty Museum pedindo às pessoas que recriem pinturas famosas usando coisas de uso diário.

(6)

8. Existe alguma empresa que prosperou repentinamente e que seja parte do seu público alvo, especialmente promissor para a publicidade?

Muitos fornecedores diretos ao consumidor estão tendo um crescimento exponencial nas vendas, aproveitando oportunidades da pandemia.

Aprendizagem online, telemedicina, serviços de streaming, provedores de serviços de Internet, serviços de entrega e

restaurantes para viagem.

Veja se alguma coisa se encaixa no seu segmento e aproveite também a oportunidade.

E mesmo as empresas que não estão crescendo podem querer demonstrar seu espírito

comunitário, se comunicando com o seu público ou simplesmente colaborando, patrocinando suas ações.

9. Alguns de seus funcionários aproveitariam a chance de trabalhar menos horas?

Isso pode parecer uma pergunta maluca em uma época de desempregos disparados, mas pense nas pessoas que são casadas com funcionários de serviços essenciais, como de hospitais ou motoristas de entregas.

No momento, eles podem apreciar mais o tempo disponível do que

dinheiro, para estar com a família, cuidar dos filhos, da vida doméstica e de outras necessidades inesperadas.

Esses funcionários podem se voluntariar para trabalhar meio período,

especialmente se isso vier coincidir com a flexibilidade de contornar os horários de seus parceiros. Ou podem estar dispostos a tirar licença sem

vencimento, obter licença ou mesmo ser despedidos. Difícil, mas de repente...

Muitos profissionais de editoração freelance e desempregados estão disponíveis para preencher quaisquer lacunas e podem custar menos, se usados apenas o necessário.

(7)

10. Você se interessaria por alguma outra lista de assinaturas de publicações concorrentes?

Explicando: algumas revistas não sobreviverão a essa recessão. Pode haver oportunidades de obter assinantes adicionais, talvez sem nenhum custo, de uma publicação que atende a um público semelhante.

Pode ser necessário agir rapidamente. Pense com antecedência sobre como você analisaria os riscos e recompensas potenciais de tal

oportunidade. E, enquanto você pensa, considere também se é interessante fazer uma avaliação sobre a fusão com um concorrente.

Será que consegui lhe ajudar de alguma forma? São questões podem ter passado despercebidas e, de repente, lhe despertar alguma ideia. Essa foi a intenção. Espero que você aproveite.

NÉIO NOBRE: Representante Comercial do Segmento Gráfico. Empreendedor Digital, nas horas vagas. E hoje são muitas. Aposentado e isolado, morando sozinho e feliz.

Referências

Documentos relacionados

D e acordo com a RDC Anvisa nº 306/04 e a Reso- lução Conama nº 358/2005, são definidos como geradores de RSS – Resíduos de Serviços de Saúde todos os serviços

Normalmente tem níveis diminuídos em células tumorais, inversamente à enzima que regula, a HDAC1.(19) O MiR-34a é mais um gene supressor tumoral, com uma expressão

A instalação de bibliotecas nos estabelecimentos do sistema prisional se faz necessário. Eu acho importante pra melhorar a vida do preso, mudar a cabeça dele, contribuir

Segundo dados da Secretaria de Estado da Educação e Desporto, no ano de 2013, havia em Boa Vista 54 (cinquenta e quatro) escolas Estaduais que ofertavam Ensino Religioso aos

“Não existem no Agrupamento … actividades formativas específicas ao nível da supervisão pedagógica… No plano de formação do Agrupamento, expresso no PAA,

Fica estabelecido que no caso de não ser efetuado pela empresa o pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido, bem como do 13º salário e

Na krigagem para a estimativa de A são neces- sários não apenas os valores das distâncias de cada um dos 5 pontos em relação a A, mas também as distâncias entre os pontos. Não

Rode o comando de selecção de temperatura no sentido dos ponteiros do relógio para a posição ‘•••’ (3 pontos) (para uma qualidade de vapor óptima, não utilize as