• Nenhum resultado encontrado

NOTA TÉCNICA 01/2014/CCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA TÉCNICA 01/2014/CCO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONSUMIDOR

NOTA TÉCNICA 01/2014/CCO

Protesto de título. Termo de Ajustamento de Conduta não cumprido. Cláusula estipuladora de pagamento de quantia aferível por simples cálculo aritmético. Obrigação pecuniária representativa de dívida líquida, certa e exigível. Possibilidade de protesto.

1 OBJETO

A partir de solicitação de apoio indagando acerca da possibilidade de se levar a protesto Termo de Ajustamento de Conduta não cumprido, no qual o valor da multa é aferível por simples cálculo aritmético, o Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (CCO), ciente do estímulo à efetividade na atuação em prol da coletividade que a solução jurídica representa, posiciona-se sobre o assunto, mediante a emissão da presente Nota Técnica.

2 ABORDAGEM FÁTICO-JURÍDICA

2.1 PROTESTO

O protesto de título é considerado ato solene e formal, que objetiva a comprovação de ausência de cumprimento de obrigação pecuniária assumida pelo devedor. Embora, a princípio, restrito aos títulos de crédito e estritamente vinculado ao direito cambiário, o legislador, quando da edição da Lei Federal n. 9.492/97 (que

(2)

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONSUMIDOR

2

disciplina o ato de protesto), optou por ampliar seu alcance, permitindo-se levar a protesto, além dos títulos creditícios, também outros documentos de dívida.

Nesse sentir, a redação do art. 1º da referida Lei define o protesto como “ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida”.

Conforme disciplina Hélia Márcia Gomes Pinheiro1, duas são as posições

doutrinárias quanto ao alcance do aludido dispositivo - que, em verdade, não são conflitantes, apenas divergindo quanto à forma de interpretação: 1) ao dar-se uma interpretação restritiva à redação do artigo, compreende-se que a expressão “documentos de dívida” refere-se tão somente aos títulos executivos judiciais e extrajudiciais, esses elencados no artigo 585 do Código de Processo Civil; e 2) em uma interpretação extensiva, o dispositivo abrangeria todo e qualquer documento de dívida líquida e certa que tenha como fito a comprovação de inadimplemento por parte do devedor.

A posição extensiva, a propósito, é a que melhor se coaduna com o caráter bifronte do instituto de protesto, materializado, de um lado, pela constituição em mora do devedor ao mesmo tempo em que prova sua inadimplência e, de outro, pela modalidade alternativa de cobrança de dívida, calcado na efetividade, pois a cobrança se dá pelo prisma extrajudicial.

No entanto, ainda que restritiva fosse a posição prevalecente, mesmo assim o protesto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) está em consonância com suas diretrizes, conforme se observará na sequência.

1

PINHEIRO, Hélia Márcia Gomes Pinheiro. Aspectos Atuais do Protesto Cambial. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2001. p. 21.

(3)

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONSUMIDOR

2.2 TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) encontra guarida na Lei n. 7.347/85, Lei da Ação Civil Pública, que, ao tratar da legitimidade para a propositura da ação, assim dispõe:

Art. 5o Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar: I - o Ministério Público;

[...]

§ 6° Os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial.

O referido dispositivo, por sua vez, encontra sintonia com o estatuído no Código de Processo Civil. Verbis:

Art. 585. São títulos executivos extrajudiciais: [...]

VIII – todos os demais títulos a que, por disposição expressa, a lei atribui força executiva.

Tem-se, portanto, um compromisso firmado em consonância com o ordenamento jurídico e que possui como objeto determinadas condutas ou atividades. Visando à tutela de interesses/direitos coletivos (lato sensu), busca-se solução consensual a uma situação que esteja em evidente desconformidade com a lei; por meio de um acordo, ajustam-se as condições de cumprimento da(s) obrigação(ões) assumida(s), tal qual o modo, tempo e lugar. Assim, o termo firmado, conforme os retro citados dispositivos, possuirá eficácia de título executivo extrajudicial.

Ao discorrer sobre o tema, Alexandre Amaral Gavronsky2 atenta à necessidade de

certeza e liquidez do compromisso firmado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta para que se alcance a eficácia de título executivo:

2

GAVRONSKI, Alexandre Amaral. Técnicas extraprocessuais de tutela coletiva: A efetividade da tutela coletiva fora do processo judicial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. p. 390-391.

(4)

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONSUMIDOR

4

Para alcançar a plena eficácia de título executivo que lhe confere a lei, o compromisso de ajustamento de conduta deve atender aos requisitos específicos dessa sua condição, sendo reiterada na doutrina a exigência de certeza e liquidez. Em principio, deve, pois, ser certo, i.e, definido claramente quanto aos elementos que o constituem (sujeitos, natureza da relação e objeto), e líquido, ou seja, suas obrigações devem ser expressamente determinadas.

Impende salientar, por oportuno, que o Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento de que o atributo da liquidez permanece hígido quando o valor da dívida constante do título puder ser apurado por mero cálculo aritmético.

À guisa de exemplo, colaciona-se ementa de recente acórdão emanado daquela corte3:

PROCESSUAL CIVIL. OFENSA AO ART. 535 NÃO CONFIGURADA. EXECUÇÃO. LIQUIDEZ DO TÍTULO. AÇÃO REVISIONAL. CONTRATO

BANCÁRIO DO SFH.

1. A solução integral da controvérsia, com fundamento suficiente, não caracteriza ofensa ao art. 535 do CPC.

2. O possível julgamento de ação revisional não retira a liquidez ínsita ao contrato de financiamento habitacional, demandando-se, apenas, adequação da execução ao montante apurado na ação revisional. Precedentes do STJ.

3. Não há iliquidez no título quando os valores podem ser determinados por

meros cálculos aritméticos.

4. Agravo Regimental não provido. (sem grifo no original) (AgRg no Recurso Especial nº 1.235.160 – RS. 2ª Turma. Rel. Min. Herman Benjamin. Data do julgamento: 20 de março de 2012).

A par da força executiva conferida ao Termo de Ajustamento de Conduta, a(s) obrigação(ões) - e a(s) respectiva(s) sanção(ões) imposta(s) - a ser(em) cumprida(s) pelo(s) compromissário(s) pode(m) revestir-se de naturezas distintas, tais como:

obrigação de fazer, de não fazer, de dar coisa certa etc.4

3

Adotando a mesma linha de raciocínio, as decisões proferidas no Resp. 270.674/RS (3ª Turma, julgado em 30/5/2001) e AgRg no Resp. n. 970.912/PE (5ª Turma, julgado em 17/3/2009).

4

Na mesma linha, Motauri Ciochetti de Souza (Ação civil pública e inquérito civil. 4. ed. São Paulo, Saraiva, 2011. p. 116).

(5)

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONSUMIDOR

Compartilhando essa diretriz, Alexandre Amaral Gavronsky5 aduz que o TAC pode

ter por objeto obrigação de dar, de fazer, de não fazer ou de pagar determinada quantia (por exemplo, a título de danos morais coletivos e de multas fixadas no instrumento e devidas pelo descumprimento do pactuado).

2.3 PROTESTO DE OBRIGAÇÕES ASSUMIDAS NO TAC

Como já realçado6, o protesto tem por escopo primordial a constatação do

descumprimento de um compromisso firmado, com vistas a compelir o devedor a adimpli-lo. Recaindo o protesto sobre quaisquer documentos que detenham eficácia de título executivo judicial e extrajudicial e representativos de obrigação(ões) líquida(s), certa(s) e exigível(eis), é possível inferir-se que, de maneira geral, o inadimplemento de obrigação(ões) estipulada(s) em Termo de Ajustamento de Conduta é passível de ser comprovado mediante protesto.

A propósito, iniciativas como a ora aventada, no sentido de romper com a prática arraigada de buscar a efetividade de alguns títulos executivos somente pela via judicial, já foram chanceladas pelo Superior Tribunal de Justiça, consoante se infere do precedente abaixo reproduzido:

RECURSO ESPECIAL. PROTESTO DE SENTENÇA CONDENATÓRIA,

TRANSITADA EM JULGADO. POSSIBILIDADE. EXIGÊNCIA DE QUE

REPRESENTE OBRIGAÇÃO PECUNIÁRIA LÍQUIDA, CERTA E EXIGÍVEL. 1. O protesto comprova o inadimplemento. Funciona, por isso, como poderoso instrumento a serviço do credor, pois alerta o devedor para cumprir sua obrigação. 2. O protesto é devido sempre que a obrigação estampada no título é líquida, certa e exigível. 3. Sentença condenatória transitada em julgado, é título representativo de dívida - tanto quanto qualquer título de crédito. 4. É possível o protesto da sentença condenatória, transitada em julgado, que represente obrigação pecuniária líquida, certa e exigível. 5. Quem não cumpre espontaneamente a decisão judicial não pode reclamar porque a respectiva sentença foi levada a protesto”. (STJ, REsp n. 750805/RS, julgado em 14/2/2008). (sem grifo no original)

5

GAVRONSKI, Alexandre Amaral. Op. cit., p. 396. 6

(6)

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONSUMIDOR

6

De igual sorte, em recente decisão, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do Recurso Especial n. 1.126.515, em 3 de dezembro de 2013, alterando jurisprudência anterior sobre o tema e atentando para a nova redação do parágrafo único do art. 1º da Lei n. 9.492/97, admitiu a possibilidade de protesto de Certidão da Dívida Ativa (CDA), reconhecendo-a como título executivo extrajudicial hábil ao protesto, sobretudo por estar em consonância com os objetivos do “II Pacto Republicano de Estado por um sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo”, publicado em 2009.

Assim como a CDA, o TAC é título representativo de obrigações que se convertem em recursos públicos. No caso de Santa Catarina, os valores são destinados ao Fundo para Reconstituição dos Bens Lesados previstos na Lei Estadual n. 15.694/2011 e aos Fundos Municipais (se houver), conforme previsão do art. 13 da Lei n. 7.347/85 - Lei da Ação Civil Pública.

Por fim, insta-nos alertar que, quando o título (na hipótese em tela, o TAC) encerrar obrigação de dar ou de fazer, mostra-se inviável, pela própria natureza de tais avenças, a realização de protesto, à medida que não poderá o devedor simplesmente ir ao tabelionato de protestos e quitar, em pecúnia, aquelas obrigações, pois, como adverte, com propriedade, Ermínio Amarildo Darold (in Protesto cambial. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2009, p. 30/31), "devendo o pagamento ser feito diretamente no tabelionato, como poderia implementar-se a entrega, a ele, tabelião, de, ad exemplum, 10.000 sacas de um produto, ou, ainda, a execução de determinada tarefa?" (obra citada, p. 31).

3 CONCLUSÃO

Em razão de todo o exposto, tendo em vista a natureza de título executivo extrajudicial conferido ao Termo de Ajustamento de Conduta, entende-se – sem caráter vinculativo – que, quando há estipulação de cláusula prevendo o pagamento de

(7)

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONSUMIDOR

determinado valor, seja como obrigação principal (dano moral coletivo, por exemplo), seja como multa pelo inadimplemento de obrigação assumida, não há óbice legal que impeça levar-se a protesto o referido documento, ressalvada a imperiosa observância de que a obrigação pecuniária reclamada seja líquida, certa e exigível.

Florianópolis, 17 de março de 2014.

José Galvani Alberton Marcelo de Tarso Zanellato Procurador de Justiça Promotor de Justiça

Coordenador-Geral dos CAOps Coordenador do CCO

Referências

Documentos relacionados

Se por um lado “a luta do MST contra o fechamento de mais de 38 mil escolas na última década é necessariamente uma luta da classe trabalhadora” (LEHER, 2014, p. 88), por outro

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Como se pode observar, quando uma máquina é responsável por todos os custos de fabricação, a técnica de manutenção preventiva não é aplicável, pois parar essa