• Nenhum resultado encontrado

CARGA IMEDIATA EM IMPLANTES MÚLTIPLOS. Immediate Load In Multiple Implantations. Vinicius Goes Cecon ¹ Luiz Carlos Carmo Filho ²

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARGA IMEDIATA EM IMPLANTES MÚLTIPLOS. Immediate Load In Multiple Implantations. Vinicius Goes Cecon ¹ Luiz Carlos Carmo Filho ²"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CARGA IMEDIATA EM IMPLANTES MÚLTIPLOS

Immediate Load In Multiple Implantations Vinicius Goes Cecon ¹

Luiz Carlos Carmo Filho ²

RESUMO: Devido aos altos índices de sucesso com implantes Branemark, pesquisas mostram uma melhora significativa na evolução dos implantes. Este trabalho demonstra que os implantes com carga imediata através da literatura atual tem tido um melhor resultado clinico a curto, médio e longo prazo. É comprovado cientificamente os índices de sucesso dos implantes Branemark com carga imediata; tendo em vista que o paciente possuindo uma boa quantidade e qualidade óssea pode ser realizado a carga imediata como um recurso rápido, devolvendo a função para a região desdentada logo após a cirurgia.

Unitermos: Implante ósseo integrado, osseointegração, carga imediata, índice de sucesso, implantodontia.

ABSTRACT

In spite of the raise of index of clinical success observed through the years with the Brânemark implantations, scientific researches demonstrate that various details, when added to the implants, was significantly getting better. This job tried to demonstrate that the implant with immediate charge incorporate current aspects had by the literature as the most appropriate for a better clinical result in short, medium and long period. The index of success of the Brânemark system with immediate charge is scientifically proven and by the odonthological community for consolidating as viable treatment, since the bony quality and amount are enough, and preferencially be applied the resource in the internal

(2)

area of the jaw, where usually is found the most dense bone, as well as for requesting lower number of surgeries, because the traditional system would await for a period of integrated bony of the implants, between 3 and 6 months. It is an alternative of treatment in front of the available options for the toothless patients, or evern the partially toothless ones. Therefore, the success of that therapy is directly related to the clinical condition of the surgical action itself, or be, of the evaluation of the bone quality and of the initial stability, because from this evaluation is that is extracted the benefits extolled by this technic.

Key-words: Integrated bony implantation, immediate charge, success index, implantology.

¹Cirurgião dentista pela CESCAGE/PR. Aluno da Especialização em Implantodontia pela Universidade Tuiuti do Paraná.

(3)

1. INTRODUÇÃO

Sempre foi um desafio substituir. O elemento dental perdido. O uso de próteses totais, fixas adesivas e removíveis são recursos utilizados para devolver a estética e a função mastigatória do paciente.

Na década de 60 Brânemark et al, observando o processo de cicatrização óssea, desenvolveram um implante de titânio que se integrava ao osso.

Com o surgimento dos implantes dentais confeccionados a base de titânio, estes são como raízes dando um melhor prognostico para os dentes remanescentes, visto que os implantes podem substituir as próteses metálicas e total tirando o incomodo da região acrílica da prótese.

Os implantes com carga imediata surgiram para proporcionar ao paciente um conforto maior, já no ato cirúrgico pode ser feito a instalação do implante e da prótese, evitando assim uma segunda etapa que viria a ser feita após quatro meses.

Devido a essa técnica hoje ocorre uma maior aceitação social, porque evita-se o desconforto de usar uma prótese total, parcial, provisórias ou nenhum tipo de prótese por um longo período de tempo.

Para se ter sucesso nessa técnica cirúrgica é necessário fazer uma criteriosa avaliação do paciente, respeitando alguns fatores, como quantidade e qualidade óssea que deve ter no mínimo 2,5mm, e a densidade óssea que deve ser tipo I ou II. Os instrumentais devem ser de boa qualidade, usando sempre a irrigação abundante para não ocorrer superaquecimento do mesmo.

(4)

2. REVISÃO DE LITERATURA

Branemark et al ³ descreveram o conceito de osseointegração, então foi sugerida a ligação direta entre osso organizado, vivo e a superfície do implante.

Gatti et al.17 apresentou um estudo de carga imediata a ancorar sobre dentaduras mandibulares. Selecionaram 21 pacientes entre 46 e 87 anos, foram inseridos 84 implantes, ou seja, 4 por paciente. Foi feito o acompanhamento após 2 semanas, 1, 3, 6, 12 meses e depois anualmente. Em cada visita anual observava-se cada implante individualmente e registrava perda óssea marginal, medida por radiografia e mobilidade do implante: Os implantes bem sucedidos 1) mostravam-se imóveis; 2) não havia periimplantite; 3) a perda óssea vertical era menor que 0,2mm; 4) ausência de dor, infecção, neuropatias, parestesias ou violação do canal mandibular. O índice de sucesso foi de 95%, durante o segundo ano houve duas perdas e no terceiro uma. Todas as perdas foram por reabsorção óssea superior a 0,2mm por ano.

Ericsson et al ¹² realizaram um estudo clinico e radiográfico para comparar uma reabilitação oral por implantes, instalados de acordo com um procedimento cirúrgico único de ativação imediata. Foram observados durante 5 anos, e constaram sucesso na ativação logo após a instalação. A reabsorção encontra-se dentro da mesma narração na técnica cirúrgica de 2 estágios.

Arismedi et al ¹ concluem que os protocolos cirúrgicos e protéticos determinam fatores essenciais de trabalho para obter sucesso clinico, destacando-se a união dos protocolos com intervalos de três a seis meses para que haja a osseointegração sem carga. Porém a carga imediata é protética sem comprometer a osseointegração dos implantes.

Para Costa et al.9o sucesso da carga imediata depende das condições socioeconômicas, presença de osso cortical leva estabilidade primaria, higienização e estabilidade oclusal.

Para que haja a osseointegração deve-se ter no mínimo 2,5 mm para se obter interface osso implante.A formação do osso estimulada pela cicatrização somente se estabiliza se receber cargas de força adequada (Higuchi²¹).

Chiapasco et al.6 avaliaram o efeito da carga imediata na ósseo integração de implantes do sistema “Branemark M K II” permitindo uma boa estabilidade dos implantes com carga imediata. Os implantes não estão expostos a movimentação na região intra – foraminal da mandíbula com qualidade óssea (classe I e classe III). A

(5)

reabilitação com prótese convencional em pacientes com mandíbulas edêntulas pode representar uma solução satisfatória para devolver a função e a estética para muitos pacientes.Para outros pode criar problemas de ordem funcional e fisiológica e quando a prótese fixa ancorada em implantes não for indicada por razoes anatômicas, funcionais ou econômicas a overdenture pode ser uma opção de tratamento.

Verifica-se que 3 ou 4 implantes na região intra foraminal, conectados a uma barra em forma de U pode ter seus macro movimentos reduzidos, em uma situação de carga imediata e overdenture. Critérios foram adotados para seleção e inclusão: pacientes com boa higiene; ausência remanescentes dentários, ausência de inflamação local; ausência de doenças na mucosa oral; pacientes não irradiados; altura óssea inter foraminal para 4 implantes de 13 mm de altura e 3,75 de diâmetro; osso de qualidade I, II e III. Os autores citam estudos que avaliam a ósseointegração com carga precoce a imediata mostrando dados contraditórios quanto ao sucesso da mesma.

Ganeles et al.15 estudou a viabilidade de utilização de carga imediata, aplicaram 186 implantes em 17 pacientes com endentulismo mandibular, das quais 161 receberam carga em período variando de 2 a 7 dias com próteses fixas de diferentes confecções. Dezoito pacientes apresentavam prótese total como antagonista e os demais dentição natural ou próteses fixas. Vinte e cinco implantes foram mantidos submersos. Apenas um dos implantes que receberam carga imediata falhou após 3 meses da instalação da prótese. O índice de sucesso foi de 99,4% para implantes com carga imediata e de 100% para aqueles que foram nas porosidades do implante em presença de macro movimentação.Foram postos 6-8 implantes no arco mandibular quando na maxila havia respectivamente prótese removível ou arco maxilar restaurado até o primeiro molar e dentição natural oposta ou arco maxilar com restaurações até o segundo molar. Um índice de sucesso de 100% foi obtido levando-se em conta, qualidade e densidade ósseas, precisão da técnica cirúrgica, aplicação de forças oclusais em função e parafunção. Na conclusão do autor: Com apropriada estabilidade e carga oclusal, os implantes mandibulares podem ter carga imediata sem detrimento aparente da osseointegração.

No estudo de Chaushu e Chaushu5, 9 implantes foram colocados em sítios frescos de extração e 9 implantes em regiões já cicatrizadas, é um tratamento alternativo, sendo que seu risco de perda é de 20%.

Sidigni et al ³¹ compararam o protocolo original para confecção de prótese sobre implante, após duas semanas da cirurgia o autor diz que a técnica em 1 estagio

(6)

eliminou com sucesso a segunda etapa cirúrgica com excelentes resultados clínicos, evitando maior tempo de cadeira e diminuindo o trauma da cirurgia. Colocam-se 4 implantes em mandíbula anterior esplintados por um arco cruzado para aumentar a estabilidade dos implantes. Diz que uma superfície lisa na região do pescoço do implante facilita a higiene oral. A porção intra óssea e microtexturizadas associando a microestrutura e cobertura com hidroxiapatita, foram usadas 2 em cada. Estudos mostram que a superfície dos implantes tratados aumentam a quantidade de a posição óssea e a cobertura de plasma spray de titânio ou hidroxiapatita aumenta o torque para a remoção. O autor concluiu que com os implantes selecionados imediatamente esplintados e com carga em mandíbula edêntula pode ser uma alternativa ao tratamento convencional com overdenture. O uso de barras metálicas sobre os implantes ou sobre órings oferecem maior estabilidade para próteses favorecendo a carga imediata levando a índices de 80 a 100% de sucesso.

(7)

2.1 Carga Imediata em Prótese Fixa em Mandíbula

Ganeles et al.15 analisaram o emprego da carga imediata na reabilitação de mandíbulas edêntulas do qual 27 pacientes edêntulos ou que apresentavam sua dentição inferior não restaurável 18 eram portadores de próteses totais e 9 pacientes apresentavam dentes naturais ou próteses fixas. Cada paciente recebeu de 5 a 8 implantes num total de 186 instalados, 161 foram submetidos a carga imediata empregando próteses provisórias cimentadas ou parafusadas pelo cirurgião logo após o ato operatório. Foi feito um acompanhamento de 13 a 41 meses com media de 25 meses. Um implante submetido a carga imediata falhou num índice de sucesso de 99,4% para implantes submetidos a carga (160 de 161) e 99,5% para o total da amostra (185 de 186).

Colomina7 avaliou que o emprego de próteses fixas mandibulares sobre implantes imediatamente carregados. Sessenta e um implantes foram fixados na região interforaminal, 31 implantes foram instalados imediatamente após a extração dos dentes residuais, 13 foram colocados em regiões onde os dentes foram extraídos há dois meses, e 16 implantes em locais edêntulos por mais de 12 meses. Independente dessas diferenças todos receberam carga imediata, próteses provisórias e parafusadas, estas foram instaladas num prazo máximo de 2 semanas. Exames radiográficos foram realizados no momento da instalação das próteses provisórias e definitivas, cerca de 6 meses após. Durante o período do acompanhamento de 18 meses, 2 implantes foram perdidos, determinado uma taxa de sobrevida de 93,4%. O autor sugere que a carga imediata de implantes mandibulares constitui uma abordagem clinica viável e eficiente.

(8)

2.2 Carga Imediata Em Prótese Fixa Em Maxila

Bergkvist et al ² avaliaram a taxa de sobrevivência de implantes ITI® imediatamente carregados em taxa de edêntulos, depois de 8 meses em função. Vinte e oito pacientes (idade media de 63 anos) com maxilas edêntulas que receberam 6 implantes uma prótese provisória fixa parafusada dentro de 24 horas depois da cirurgia. Cento e sessenta e oito implantes foram colocados, depois de 15 semanas os pacientes receberam uma prótese definitiva parafusada. Após um mês da aplicação da carga com as próteses fixas de oito meses da colocação de implantes , o nível de osso marginal após a colocação do implante era de 1,6mm em media. O nível de osso marginal após 8 meses era de 3,2 mm em média, 3 implantes falharam durante o período de cicatrização. Os resultados desses estudos foram promissores para o sucesso da carga imediata em maxila desde esta tivesse fixação rígida entre os implantes.

No estudo realizado por Sato30, avaliou-se a aplicabilidade de sistemas reabilitadores de carga imediata em maxilas atróficas submetidas a procedimentos prévios de reconstituição com enxertos ósseos autógenos, obtidos da região de crista ilíaca. Dez pacientes, 2 do sexo masculino e 8 do sexo feminino que fizeram reconstituições ósseas em maxila total empregamos externos inlay (levantamento de seio maxilar) onlay para ganho vertical, receberam implantes osseosintegráveis para reabilitação fixa. Após 4 meses do enxerto, os pacientes receberam de 8 a 10 implantes sendo parte deles submetidos a carga imediata e outros permanecendo submersos, por no mínimo 6 meses. Dois grupos, um no qual seis implantes em posição estratégica eram carregados, e outro grupo onde todos os implantes permaneceram sepultados. No total de 30 implantes foram carregados e 63 permaneceram sem função. Analises clinicas para verificação da estabilidade das fixações envolvendo analises de freqüência de ressonância (AFR) e avaliação de perda óssea marginal através de radiografias periapicais padronizadas.Obteve-se sobre vida de 80% dos implantes submetidos a carga imediata e 94% dos sepultados. A estabilidade UFR inicial e após 6 meses não apresentaram diferenças estatisticamente significantes. (p≤0,05). Como conclusão admite-se que no procedimento amplos de reconstrução, principalmente onde existe pouca estrutura original, os riscos de perda de implantes sejam maiores. Devido a área reconstituída a estabilidade primaria é difícil de ser conseguida, reduzindo a chance de carga imediata. Procedimentos de 2 estagios parece proporcionar maior previsibilidade com o tratamento.

(9)

2.3 Carga Imediata Em Prótese Fixa Em Mandíbula E Maxila

Horiuchi et al ²² desenvolveram um estudo com implantes em mandíbula e maxila com carga imediata. Quatorze pacientes, 5 mulheres e 9 homens, com idades entre 40 e 83 anos. Foram instalados 157 implantes, em 12 mandíbulas e 5 maxilas. Na maxila os pacientes deveriam dispor de implantes com 10 mm de comprimento. As mandíbulas foram tratadas pelo método convencional sendo instalado 5 a 6 implantes em região intraforaminal. Dos 52 implantes utilizados em maxila, 44 receberam carga imediata, 8 submersos devido seu posicionamento enxertos ósseos. Quarenta e dois dos 44 implantes e todos os 8 submersos se ósseo integraram. Na mandíbula, 96 dos 105 implantes colocados foram submetidos a carga imediata ficando 9 implantes submersos, também em áreas enxertadas. Noventa e quatro desses 96 implantes e todos os 9 submersos se ósseo integraram. Um total de 140 implantes submetidos a carga imediata, 136 ósseo integraram, atingindo um índice de 97,2% de sucesso. Concluíram que este tipo de tratamento é viável para pacientes desdentados totais.

Grunder19 avaliou a aplicação de carga imediata em arcos edêntulos. Cinco maxilares e cinco mandíbulas foram tratadas, no total 91 implantes foram colocados em sítios cicatrizados. Foram instaladas próteses provisórias 24 horas depois. Após 6 meses foram substituídas por definitivas. Após 24 meses de acompanhamento o índice era de 92,31% (87,50% para implantes maxilares e 97,26% para mandibulares). O estudo mostrou que carga imediata para reconstituição fixa dos arcos totais pode ser uma alternativa de tratamento.

Nikellis et al.27 estudou 40 pacientes nos quais foram colocados no total 190 implantes, 102 em maxila e 88 em mandíbula, todos os implantes foram carregados em 72 horas. Dezesseis pacientes eram completamente edêntulos na mandíbula e/ou na maxila. Os 24 restantes eram parcialmente edêntulos. A avaliação foi feita entre um e dois anos após a colocação de implantes, mostrando que 190 implantes tinham sobrevivido e foram considerados com 100% de sucesso quando avaliados pelo teste de mobilidade pelas radiografias. A única complicação foi a fratura de prótese provisória em quatro pacientes durante a cicatrização.

Romeo et al.29 com seus estudos, percebeu que o efeito da carga imediata aplicada a implantes utilizados para suportar uma overdenture comparavam que a carga tardia traz maiores benefícios. Foi usada uma barra em forma de U, pelo fato de que esse tipo de configuração da barra minimiza os movimentos rotacionais e transfere

(10)

principalmente cargas para implantes na direção vertical, o que não acontece na carga tardia. Em um sistema de carga imediata /prótese, um planejamento pode reduzir o risco de sobrecarga oclusal e o aumento resultante na porcentagem de remodelação óssea quando menor o estresse aplicado ao osso (força dividida pela área de superfície funcional que recebeu a carga), menor quantidade de micro-força aplicada no osso (Gapski et al. 16).

Hatano et al.20 avaliaram um protocolo para reabilitação de mandíbulas edêntulas. Quarenta e três pacientes receberam implantes de variados comprimentos e diâmetros na região anterior da mandíbula, num total de 129 implantes. Os pacientes receberam uma prótese total fixa nos implantes 5 horas depois do ato cirúrgico. Os pacientes foram acompanhados de 3 a 49 meses, e dos 129 implantes instalados, 3 foram perdidos, configurando um índice de 97,6% de sucesso. Os autores mostram que essa reabilitação apresenta previsibilidade e que os resultados obtidos são encorajadores.

Misch25 realizou carga imediata sobre implantes em mandíbulas edêntulas através de uma prótese fixa provisória. A colocação de 4 a 5 implantes na região anterior da mandíbula intra foraminal. Nesta técnica, intermediários protéticos são instalados nos implantes e a prótese inferior convencional do paciente é convertida numa prótese fixa provisória e imediata. Após 3 meses de reabilitação definitiva deve ser confeccionada. Entre as vantagens citadas, o autor destaca o fato de que a técnica pode ser usada com a maioria dos sistemas de implantes disponíveis no mercado é incorporado a componentes protéticos convencionais.

Constantino8 para conseguir uma melhor estabilidade inicial dos implantes fez um protocolo de compressão do tecido ósseo aplicando torque de até 80N em implantes cônicos que foram usados neste estudo: através de radiografia pode-se observar o tecido ósseo durante a osseointegração. Foram colocados 98 implantes em 35 indivíduos com idade entre 26 e 58 anos. Os resultados radiográficos e clínicos apresentam um índice de osseointegração de 95,8%. Implantes cônicos com torque próximo a 80N, representam uma segura aplicação de prótese imediata para esse tratamento.

No estudo de Romanos28, em total de 36 implantes foram instalados depois da extração dos segundos pré-molares e do primeiro e do segundo molar após completa cicatrização. Foram colocados em três grupos de macacos e três meses para a ósseo integração ocorrer os implantes foram ativados. Por um mês foram feitas próteses de resina provisória e depois por um mês usando coroas esplintadas metálicas. Na região

(11)

contra lateral da mandíbula, três implantes testes foram colocados e ativados imediatamente e com a mesma seqüência. Todos os implantes ósseos integraram-se sem nenhuma falha.

Ferreira14 fez um estudo com 38 pacientes de implantes ósseo integráveis ativados imediatamente após cirurgia e com implantes ativados 90 dias após a instalação. Pacientes entre 30 e 80 anos receberam a 5 implantes na mandíbula em região intermentoniana com ou sem função mastigatória imediata. O grupo A, reabilitação oral com prótese fixa provisória imediatamente após a instalação dos implantes dentários, e B realização oral com prótese fixa definitivas colocadas 90 dias após a instalação dos implantes dentários. Foram observadas mudanças estatisticamente significativas em relação a perda dos implantes sendo de 11% para o grupo A e de 2% para o grupo B. houve maior índice de sucesso nos implantes com carga tardia.

Drago e Lazzara¹¹ aplicaram carga imediata em pacientes edêntulos mandibulares. Vinte e sete pacientes receberam no mínimo 5 implantes cada um, num total de 151 implantes instalados. Quinze pacientes receberam próteses cimentadas e 12 parafusadas ambas de resina acrílica. Doze meses de acompanhamento os índices de sucesso foram de 98,0% e 100,0% para implantes e próteses. Os autores concluíram que esta reabilitação é uma alternativa viável e que a instalação de próteses acrílicas foi adequada.

Nary Filho26 avaliou próteses totais implantes suportados de resina acrílica livre de metal com carga imediata. Foram selecionados 14 pacientes edêntulos mandibulares que receberam 5 implantes em região intermentoniana. Sobre estes implantes imediatamente foram instaladas próteses fixas, este sistema de carga imediata foi avaliado através de controles realizados 4 meses, 1 ano e 2 anos após o procedimento cirúrgico. Como resultado obteve-se sucesso clinico no tratamento sem verificar perdas de implantes e com a manutenção de todas as próteses integradas e em condições funcionais adequadas.

(12)

2.4 Sucesso Dos Implantes com Carga Imediata

Gatti et al.17 colocou 84 implantes em 21 pacientes 4 por paciente e receberam overdenture imediatamente após cirurgia. Vinte e um pacientes, 19 foram acompanhados por 3 anos, tiveram como insucesso de 4% (3/76 implantes)isso prova que a carga imediata em mandíbula é semelhante a carga tardia.

Glauser et al.18 fez um levantamento da taxa de sucesso a curto prazo de implantes que receberam carga imediata. Foram colocados 127 implantes (76 em maxila e 51 em mandíbula). As provisórias foram instaladas no mesmo dia e tiveram acompanhamento de 1, 2 semanas e 1 mês 2, 3, 6 e 12 meses. Após um ano 22 implantes estavam perdidos em 13 pacientes. A taxa de sucesso dos implantes vem para 82,7% depois de um ano de função, 91% dos implantes colocados em região anterior da maxila tiveram êxito enquanto que na região posterior esta taxa cai para 66%.

Huie et al.²³ tinha como propósito aplicar carga imediata em regiões estéticas. Vinte e quatro pacientes que receberam os implantes todos com estabilidade inicial. Os provisórios foram colocados imediatamente após a cirurgia e acompanhamento de 15 meses foi feito. Todos os 24 implantes estavam estáveis e isso demonstra que a carga imediata em região estética pode trazer resultados promissores.

Grunder19 colocou 91 implantes em mandíbula e maxila: 66 foram colocados após exodontias e outros 25 após tempo de cicatrização. Todos os implantes receberam carga, após 24 horas. Depois de 24 meses o índice de sucesso superior a dos relatados. Romeo et al.29 comparou os resultados da overdenture instalada após o período

de osseointegração. Este teve um acompanhamento de dois anos e trouxe os seguintes resultados: o grupo dos pacientes que foi instalada a prótese logo após a cirurgia teve perda de um implante, e o de carga tardia não teve perda. Foram 20 pacientes observados e por tanto a carga imediata pode nos levar ao mesmo sucesso do tratamento tradicional.

(13)

2.5 Carga Imediata: Processo de Implante Dentário

Dinato, Júnior e Brum10 observaram que o tratamento parece ser simples e que a dificuldade esta em conseguir estética, aspectos funcionais e um balanço harmônico nos incisivos superiores.

A carga imediata trouxe um maior conforto para o paciente. O sistema desenvolvido pelo Brâmenark System veio a facilitar a vida dos pacientes, esse sistema foi desenvolvido para quem tem pressa no tratamento relutando assim o desconforto estético e devolvendo confiança e a vida efetiva, profissional e socioeconômica, e a espera requerida para a reabilitação final (Costa et al.9) .

Para Camargo, Tortamano e Missaka4 a implantodontia associada a estética torna-se extremamente complexa uma vez que os fatores envolvidos para a obtenção de resultados previsíveis são inúmeros. Apresentar um minucioso planejamento deve ser respeitado se tratando de carga imediata em elementos anteriores e superiores. Ao apresentar um caso clinico deve usar técnicas de planejamento para diagnosticar e solucionar problemas de estética, associando alem dos conceitos tradicionais a carga imediata.

Fayad, Reihl e Rasseti¹³ relataram reabilitação funcional e estética em pacientes especiais com o uso de implantes e estética imediata. O caso apresentado foi realizado com anestesia geral, o mesmo foi reabilitado com intervenção das disciplinas da dentística, periodontia, prótese, implante, cirurgia. Concluiu-se que o tratamento multidisciplinar deve-se de forma rotineira e não apenas em eventualidades.

Silva et al.³² a reabilitação de maxilas mandíbulas edêntulas através de carga imediata sobre implantes esplintados, pode ser uma alternativa viável apresentando alta previsibilidade de sucesso. Porém a carga imediata em elementos unitários é recente e aborda as possibilidades de se restaurar imediatamente um implante analisando os critérios para a indicação alem de vantagens, limitações e contra indicações da técnica. Inada e Todescan24 em seu trabalho mostram o relato de um caso clínico da

instalação de um implante imediato com carga após exodontia de raiz no sentido vertical. A carga foi feita e o torque de 40N foi conseguido. A grande vantagem do implante imediato foi a preservação da morfologia adjacente.

(14)

3. DISCUSSÃO

Sato30 Avaliou-se aplicabilidade de sistemas reabilitadores de carga imediata em maxilas atróficas submetidas a reconstituições com enxertos ósseos autógenos. Devido a àrea reconstituida a estabilidade primária dos implantes é difícil de ser conseguida reduzaindo a chance de carga imediata. Procedimento de dois estágios parece prooporcionar maior previsibilidade com o tratamento.

Hatano et al.20 avaliou um protocolo para reabilitação de mandibulas edentulas. Os pacientes receberam implantes de região anterior da mandíbula e próteses fixas nos implantes cinco horas depois do ato cirúrgico. Os autores mostram que essa reabilitação apresenta previsibilidade e que os resultados obrtidos são encorajadores.

Misch25 realizaou carga imediata sobre implantes em mandibulas endetulas através de uma prótese fixa provisória. Nesta técnica, intermediários protéticos são instalados nos implantes e a prótese inferior convencional do paciente é convertida numa prótese fixa provisória imediata. Entre as vantagens o autor destaca o fato de que a técnica pode ser usada com a maioria dos sistemas de implantes disponíveis no mercado incorporado a compenentes protéticos convencionais.

Silva et al.³². A reabilitação de maxilas, mandíbulas edêntulas através de carga imediata sobre implantes esplintados, pode ser uma alternativa viável apresentando alta previsibilidade de sucesso. Porém a carga imediata em elementos unitários é recente e aborda as possibilidades de se restaurar imediatamente um implante analisando os critérios para indicação além de vantagens, limitações e contra indicações da técnica.

(15)

4. CONCLUSÃO

A técnica de implante com carga imediata foi um grande avanço na área de implantodontia, principalmente por permitir uma perspectiva e expectativa de maior conforto para o paciente, bem como a normalização de suas atividades profissionais e sociais. Através desta técnica é possível em um curto período de tempo instalar o implante e a prótese, melhorando assim a aceitação psicológica do paciente quanto ao uso de implantes osseointegrados.

A implantodontia segue em constante evolução com relação às técnicas e aos materiais utilizados, todos os anos novos artigos e trabalhos científicos sobre carga imediata são publicados; desde os primeiros trabalhos publicados até os atuais todos concordam em um ponto para que esta técnica cirúrgica tenha sucesso que seria a indicação correta e a técnica cirúrgica respeitada. Embora seu índice de acerto seja de 100% (varia de 80 a 98%), a carga imediata é muito segura, rápida e apresenta alto índice de satisfação por parte do paciente.

(16)

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. ARISMEDI JAE et al. Carga immediata sobre implantes: una possibilidad protésica. Rev Fac Odontol Univ Antioquia 11, n.2, p.13-18, ene/jun. 2000.

2. BERGKVIST G et al. Immediately loaded implants supporting fixed prostheses in the edentulous maxilla: a preliminary clinical and radiologic report. The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants , v.20, n.3, p. 399-405, 2005.

3. BRÄNEMARK PI et al. A intraosseous anchoragem of dental prostheses. Part. I: experimental studies. Scand I plast reconstr. Surg. Hand Surg., v. 3, p. 81-100, 1969. 4. CAMARGO LOA, Tortamano P, Missaka R Conduta de planejamento em setores estéticos associados à carga imediata; descrição de caso clínico. Implant News, v.2, n.2, mar./abr., 2005.

5. CHAUSHU G, Chaushu S The use of orthodontic treatment and immediate implant loading to restore the traumatic loss of a maxillary central incisor. Int Jadult Orthodon Orthognath Surg, v.16, n.1, p.47-53, 2001.

6. CHIAPASCO M et al. Implant retained mandibular overdentures with Branemark System Mandibular Implants. A prospective comparative study between delayed and immediate loading. International Journal of Maxillofacial Implants. v.16, n.4, p. 537-46. 2001.

7. COLOMINA LE Immediate loading of implant-fixed mandibular prostheses: a prospective 18-month follow-up study – preliminary report. Implant Dentistry, v.10, n.1, p. 23-29, 2001.

8. CONSTANTINO A Ósseo compressão Otimizando a estabilidade primária para a ativação imediata de implantes. Rev. Implant News, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 219-26, maio/junho, 2004.

9. COSTA SC et al. Carga imediata unitária: relato de caso. RBP-Revista Brasileira de Implantodontia & Prótese sobre implantes, v.12, n.46, p.120-7, 2005.

10. DINATO JC, Júnior EU, Brum R Estética imediata realizada com auxílio de prototipagem rápida e cirurgia sem retalho . ImplantoNews, v.1, n.1, p.37-42, 2004. 11. DRAGO CJE, Lazzara RJ Immediate occlusal loading of osseotite implants in mandibular edentulous patients: a prospective observatinal report with 12-month data. Journal of Prosthodontics, v.15, n.3, p. 187-94, 2006.

12. ERICSSON I et al. Immediate functional loading of Branemark single tooth implants. An 18 months clinical pilot follow-up stydy. Clinic Oral Implants Res, v.11, n.1, p.26-33, Feb. 2000.

(17)

13. FAYAD FT, Riehl H, Rosseti PHO Tratamento multidisciplinar com estética imediata sobre implante: apresentação de caso clínico. Innovations Implant Journal: Biomaterials and Esthetics. v.1, n.1, maio, 2006.

14. FERREIRA LCP Avaliação de implantes osteointegrados submetidos à função imediata comparados à função tardia. Tese de Mestrado - Hospital Heliópolis – São Paulo, 2006.

15. GANELES J et al. Immediate loading of implants with fixed restorations in the completely edentulous mandible: report of 27 pacients from a private practice. Int J Oral Maxillofac Implants, v.16, n.3, p.418-26, May/June 2001.

16. GAPSKI R et al. Critical review of immediate implant loading. Clin. Oral Impl. Res., v.14, p.515-27, 2003.

17. GATTI et al. Implant-retained mandibular overdentures with immediate loading: A prospective study of ITI implants. International J. Oral Maxiloface Implants v.15, n.3, p.383-8, 2000.

18. GLAUSER R et al. Immediate oclusal loading of brânemark implants applied in various jawbone regions: a prospective 1-year clinical study. Clin Implant Dent Relat Res. v.3, n.4, p.204-13, 2001.

19. GRUNDER U Immediat functional loading of immediat implants in edentulous arches: two-years results. Int. J. Periodontics Restorative Dent. v.21, n.6, p.245-51, 2001.

20. HATANO N et al. A modified method of immediate loading using Branemark implants in edentulous mandibles. Odontology, v.91, p. 37-42, 2003.

21. HIGUCHI KW Orthodontic applications of osseointegrated implants. Ed. Quitessence, Chicago, 2000.

22. HORIUCH K et al. Immediate loading of Branemark system implants following placement in edentulous patients: a clinical report. Int J Oral Maxillofac Implants, v.15, n.6, p.824-30, Nov./Dec. 2000.

23. HUI E et al. Immediatte provisional for sinale – tooth implant replacement with Brânemark system: preliminary report. Clin. Implant Dent Relat Res. v.3, n.2, p.79-86, 2001.

24. INADA E, Todescan FF Implante imediato com carga imediata na zona estética: fase cirúrgica-parte 1. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. v.61, n.5.p.395-400, 2007.

25. MISCH CM. Immediate loading of definitive implants in the edentulous mandible using a fixed provisional prosthesis: the denture conversion technique. Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, v.62, p. 106-15, 2004.

26. NARY Filho H et al. Osseointegração e o tratamento multidisciplinar. São Paulo: Quintessence, 2006.

(18)

27. NIKELLIS I et al. Immediate loading of 190 endosseous dental implants: a prospective observational study of 40 patient treatments with up to 2-year data. International Journal of Oral Maxillofacial Implants, v.19, n.1, p.116-23, 2004.

28. ROMANOS GECarga imediata sobre implantes: novos horizontes na implantodontia. In: GOMES, L. A. Implantes osseointegrados técnica e arte. São Paulo: Santos, 2004.

29. ROMEO E et al. Implant: retained mandibular aver dentures with III implants. Clin. Oral implants Res. v.13, n.5, p.485-501, 2002.

30. SATO HK Avaliação de implantes osseointegráveis em carga imediata em maxilas reconstruídas com enxerto de crista ilíaca. Tese de Mestrado - Universidade Sagrado Coração, 2007.

31. SIDIGNI A et al. Immediate loading of dental implants in the edentulous mandibule: Apreliminay case repor from an inernaional prospective mulicener study. Compendium continuum education dentistry. v.22, n.10, p. 867-87. October. 2001. 32. SILVA GCC et al. Perspectivas atuais da restauração imediata em implantes unitários. ImplantNews, v.3, n.1, jan./fev., 2006.

Referências

Documentos relacionados

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Esta degradação, é de difícil avaliação, por isso para cada caverna realiza-se uma análise da capacidade de carga, ou seja, o quanto uma área pode agüentar as

occurring in more than just enterprise and technology companies (2002: US – 83% / Europe – 47%).. • In the UK, France and Germany

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do

Um corolário óbvio deste princípio é que independentemente de que quanto risco total um ativo tenha, apenas a porção de risco sistemático é relevante para determinar o

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

(Parábola do semeador). André Luiz; “Faça o mesmo” mens. 23, In: Sementeira de Fraternidade, Divaldo P. Joanna de Angelis; “Observa teu comportamento” mens. 30, In: