• Nenhum resultado encontrado

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Relatório de Perigos

Local: ETAR de Cabeção

Pág.1/9

Identificação de Perigos,

Avaliação e Controlo de Riscos

Câmara Municipal de Mora

(2)

Relatório de Perigos

Local: ETAR de Cabeção

Pág.2/9

Identificação da Entidade

Informação da Visita

Documento

Entidade: Câmara Municipal de Mora

Entidade: Segurévora Lda.

Recebido por:

Actividade: Administração local

Local analisado: ETAR de Cabeção

(Lagonagem)

Data:

Telefone: 266 439070

Revisto por:

Observações:

Data: Novembro de 2010

Data:

(3)

Relatório de Perigos

Local: ETAR de Cabeção

Pág.3/9

Fundamentação

Para cumprimento da legislação no âmbito da segurança e higiene no trabalho, o presente relatório pretende identificar os perigos

detectados nas instalações e postos de trabalho, avaliar os riscos e apresentar medidas para a sua redução, controlo ou eliminação.

Pretende-se igualmente fornecer bases para a informação e formação dos trabalhadores, no âmbito da segurança e higiene no

trabalho.

Critérios utilizados

- Diplomas legais actualizados mensalmente pela Segurévora em base de dados;

- Consulta aos trabalhadores;

- Informações facultadas pela organização;

- Informações de entidades credenciadas na área da SHST.

- Análise dos acidentes de trabalho

(4)

Relatório de Perigos

Local: ETAR de Cabeção

Pág.4/9

Actividade, Produto ou

Serviço Perigo Fontes geradoras

Cumpre Requis?

(S/N)

P G R Medidas a desenvolver / implementar P C Controlo CMM S= Sim; N= Não; P = Probabilidade; G = Gravidade; R = Risco; P/C = Preventiva/Correctiva Risco extremamente elevado Risco elevado Risco médio Risco Baixo

Actividades desenvolvidas na ETAR Queda de pessoas nas lagoas e tanques Execução de tarefas diversas na zona das lagoas e tanques N 1 4

Os tanques com altura de líquido superior a 1m devem dispor de guarda ou protecção equivalente, com altura entre 0.9m e 1.1m. Esta recomendação deverá ser tida em consideração na zona envolvente às lagoas, apesar das plantas aquáticas existentes. Nas proximidades devem existir bóias e varas que facilitem as operações de salvamento. Este equipamento deve ser colocado em locais facilmente visíveis e acessíveis, sugerindo-se a sinalização da sua localização.

Recomenda-se a afixação de um sinal de perigo de afogamento.

C Portaria 762/02 C Portaria 762/02 C Portaria 762/02 Actividades desenvolvidas na ETAR Biológico Possível contaminação ou infecção Operações de limpeza manual das grelhas de entrada, podendo existir contacto com águas residuais Presença de eventuais fungos N 1 3

A nível de EPI´s - equipamentos de protecção individual, os trabalhadores devem ter à disposição e utilizar luvas de protecção contra agressões microbiológicas, botas de cano alto impermeáveis, fato de trabalho e máscara de protecção adequada para as vias respiratórias.

Realização de acções de sensibilização para a segurança e saúde dos trabalhadores, especialmente no que se refere a riscos potenciais para a saúde, precauções a tomar para evitar a exposição, medidas de prevenção e protecção a adoptar e

C

DL 348/93

C

Portaria 762/02

(5)

Relatório de Perigos

Local: ETAR de Cabeção

Pág.5/9

Actividade, Produto ou

Serviço Perigo Fontes geradoras

Cumpre Requis?

(S/N)

P G R Medidas a desenvolver / implementar P C Controlo CMM S= Sim; N= Não; P = Probabilidade; G = Gravidade; R = Risco; P/C = Preventiva/Correctiva Risco extremamente elevado Risco elevado Risco médio Risco Baixo

Actividades desenvolvidas na

ETAR

Queda de objectos, com possível lesão

nos pés

Manuseamento

de materiais N 1 3 As botas impermeáveis devem possuir sola antiderrapante ebiqueira e palmilha de aço. DL 348/93C

Actividades desenvolvidas na

ETAR

Queda de pessoas Caixas depassagem N 1 3 As aberturas existentes ao nível do pavimento devem estarprotegidas ou contornadas com um gradeamento de protecção. PortariaC 987/93 Actividades desenvolvidas na ETAR Ausência de elementos de primeiros socorros Diversas N 1 3

As viaturas de transporte utilizadas nas deslocações a estes locais devem dispor de uma caixa de primeiros socorros devidamente equipada e sinalizada.

Os trabalhadores devem possuir formação para prestação dos primeiros socorros.

C

Portaria 762/02

(6)

Relatório de Perigos

Local: ETAR de Cabeção

Pág.6/9

RECOMENDAÇÕES/ MEDIDAS PREVENTIVAS CONTAMINAÇÃO OU INFECÇÃO

Os trabalhadores devem continuar a ser sensibilizados para a importância da utilização dos respectivos EPI´s. À entrada da ETAR, existe sinalização de uso obrigatório de luvas, botas e máscara de protecção;

Os trabalhadores devem respeitar as regras de higiene pessoal, não devendo fumar, comer ou beber na zona envolvente da ETAR.

QUEDA DE PESSOAS NOS TANQUES

Recomenda-se a limpeza da vegetação na zona envolvente às lagoas. Este procedimento deverá ser planeado e executado em condições que garantam a segurança dos trabalhadores.

Em operações mais arriscadas, como por exemplo a limpeza da vegetação envolvente às lagoas, o serviço deverá ser efectuado, no mínimo, por dois trabalhadores, munidos de meios de salvamento, permitindo assim uma vigilância contínua entre eles.

Assegurar a vedação do local em toda a zona envolvente para evitar a intrusão de pessoas não autorizadas.

Recomenda-se a revisão do estado de conservação da vedação, assim como a colocação de uma fechadura no portão, uma vez que o mesmo se encontra aberto, sem qualquer tipo de controlo.

(7)

Relatório de Perigos

Local: ETAR de Cabeção

Pág.7/9

QUEDA DE OBJECTOS SOBRE OS PÉS

Os trabalhadores devem continuar a utilizar calçado de protecção com sola antiderrapante e dotado de biqueira e palmilha de aço.

CORTES, PROJECÇÃO DE PARTÍCULAS

Os trabalhadores devem utilizar os equipamentos de trabalho de acordo com as instruções do fabricante. Deve ser dada especial atenção para a protecção das mãos e da face.

Na eventual utilização da roçadeira, recomenda-se a utilização das botas de biqueira de aço, luvas, avental, viseira facial e protectores de ouvido adequados.

ELECTROCUSSÃO

A instalação eléctrica não pode comportar risco de incêndio e deve assegurar que a sua utilização não constitua factor de risco para os trabalhadores, por contacto directo ou indirecto.

Recomenda-se a sua revisão periódica por pessoal habilitado, recomendando-se anualmente, ou sempre que sejam detectadas irregularidades. Manter os quadros eléctricos protegidos das condições climatéricas e sinalizados com sinal de perigo eléctrico.

ERGONÓMICOS

Devem ser adoptadas as medidas de organização do trabalho adequadas ou utilizados os meios apropriados, sempre que possível equipamentos mecânicos, de modo a evitar a movimentação manual de cargas pelos trabalhadores.

(8)

Relatório de Perigos

Local: ETAR de Cabeção

Pág.8/9

CONTACTOS MECÂNICOS SUSCEPTÍVEIS DE PROVOCAR FERIMENTOS

Os trabalhadores devem conhecer as instruções do fabricante, especialmente o capítulo referente à segurança.

As operações de reparação, regulação e manutenção de qualquer equipamento de trabalho devem poder efectuar-se com o mesmo parado. Não sendo possível por razões de ordem técnica, devem ser tomadas medidas de protecção adequadas.

Não deve ser retirado ou tornado ineficaz qualquer dispositivo de segurança de uma máquina, a não ser que se pretenda executar imediatamente uma reparação ou regulação. Logo que a reparação ou regulação esteja concluída, os dispositivos de segurança devem ser imediatamente repostos.

UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS

Sempre que possível, devem escolher-se produtos, técnicas e práticas de trabalho, que eliminem ou reduzam os riscos na sua utilização.

Apesar de não existir armazenamento, os produtos perigosos devem ser conservados em embalagens de origem, ou em recipientes adequados e correctamente rotulados.

Os trabalhadores devem ser instruídos para a leitura atenta dos rótulos e fichas de dados de segurança dos produtos, seguindo rigorosamente as prescrições de segurança aí mencionadas, especialmente a nível da preparação do produto e da protecção individual.

O aplicador não deve tocar na face ou noutras partes do corpo, com as mãos ou luvas sujas.

(9)

Relatório de Perigos

Local: ETAR de Cabeção

Pág.9/9

DIVERSAS

Junto às grelhas de retenção de resíduos, recomenda-se a colocação de um contentor para colocação dos resíduos retidos nas grelhas.

Na lagoa utilizada para descarga de águas provenientes da limpeza das fossas, recomenda-se a colocação de um “batente”, que impeça o deslizamento acidental do reboque para o interior das lagoas.

De acordo com o n.º 14, do art. 12º, da Portaria n.º 762/2002 de 1 de Julho, os locais de trabalho devem dispor de instalações sanitárias equipadas com cabina de duche (água quente e fria), e vestiários equipados com armários individuais, que permitam a arrumação separada do vestuário de uso pessoal e de trabalho.

A sua concepção deve ser feita no perímetro da ETAR, favorecendo as condições de iluminação natural e ventilação. Deve ter-se em consideração os ventos predominantes.

Não é aconselhável que os trabalhadores permanecem individualmente na ETAR.

Como complemento da sensibilização efectuada pela Segurévora, a Entidade deverá facultar informação e formação aos trabalhadores sobre os riscos e medidas preventivas, no sentido de aumentar a sua cultura de segurança e evitar possíveis acidentes de trabalho ou doenças profissionais.

O Técnico de Segurança e Higiene

Referências

Documentos relacionados

Segundo [HEXSEL (2002)], há indicações de que o número de técnicos qualificados é pequeno frente à demanda e, portanto, estes técnicos tornam-se mão-de-obra relativamente

radia¸c˜ ao do campo espalhado para uma perturba¸c˜ ao de 10% na velocidade compressional para modelos: homogˆ eneos (em verde) e final (frequˆ encia de corte de 30 Hz) (em azul) -

In the present study, IPost protected the heart against IR injury in the C-IPost group through the recovery of LVEDP, LVDP and ± dp/dt, whereas no significant effects on the hearts

Gráfico 1 Porcentagem de enraizamento e de brotação A, número médio de raízes e brotos B de estacas caulinares e radiculares de amoreira vermelha Rubusrosifolius tratadas com

O presente estudo objetivou demarcar a idade de segregação, por meio da variação radial da massa espe- cífica básica, caracterizar o comportamento de propriedades físicas no

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan