• Nenhum resultado encontrado

Estamos nos aproximando do Ação Brasil, e vamos nos preparar. (não somente para o Ação Brasil, mas será um preparo para toda nossa vida como cristão).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estamos nos aproximando do Ação Brasil, e vamos nos preparar. (não somente para o Ação Brasil, mas será um preparo para toda nossa vida como cristão)."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

Olá Soldado Paz do Senhor Jesus.

Estamos nos aproximando do Ação Brasil, e vamos nos preparar. (não somente para o Ação Brasil, mas será um preparo para toda nossa vida como cristão).

Vamos fazer um Estudo sobre a ARMADURA DE DEUS.

Tomaremos como base um dos textos mais conhecido da Bíblia (Ef. 6:10-13).

Já sabemos que as nossas armas não são carnais, a nossa guerra também não é carnal. Nossos inimigos são: principados, potestades, dominadores e forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. (Ef 6:12)

Antes de nos revestirmos, necessitamos nos fortalecermos no Senhor, e na força do seu poder. Só teremos vitória sobre nosso inimigo, se nos fortalecermos no Senhor diariamente.

Depois de nos fortalecermos, poderemos nos revestir. Mas o que é revestir?

Pesquisando o significado da palavra ao pé da letra encontramos os seguintes sinônimos: Preparar, ajustar, aprontar, adornar, armar...

Caminharemos destrinchando cada item da armadura.

Prestemos bastante atenção, a ARMADURA DE DEUS é poderosa, você se arma com ela para lutar contra satanás, e não contra seu próximo. Por mais que tenha alguém tramando ou até investindo contra sua vida, mesmo assim, a sua luta não é contra essa pessoa. Se usarmos a ARMADURA DE DEUS de maneira, ou com intenção errada poderemos sofrer consequências. Vamos orar e pedir a Deus que abra nosso entendimento, e que possamos aprender e nos posicionar como Soldado do seu Exército, armado pelo nosso General Jesus Cristo.

O CINTO DA VERDADE

A verdade é a coesão de tudo e refere-se à integridade do cristão. (COESÃO = força de atração entre átomos e moléculas que constituem um corpo evitando que este se quebre). O cinto da verdade é o primeiro item da armadura citado, e não podia ser diferente, se não colocarmos a verdade como princípio de nossas ações, tudo se perderá.

Jesus é a verdade (Jo 14:6). Só conseguimos ter vitórias nas nossas batalhas se Jesus Cristo (a verdade) estiver no início de tudo.

Desde o princípio satanás exerce a função de nos tirar do projeto de Deus, começou lá no Éden, sempre jogando mentiras sobre as verdades que Deus estabeleceu para a humanidade, ele tentou tirar do foco até do próprio Jesus.

Todos nós conhecemos a História da tentação de Jesus.

Em Mt 3:17 Deus afirmou uma verdade sobre Jesus dizendo-lhe: “Este é o meu Filho amado em quem muito me agrado”. Em Mt 4:3 satanás tentou anular a verdade de Deus querendo colocar

(3)

dúvida sobre a filiação e o amor de Deus “E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.”.

Jesus nem perdeu o tempo dEle discutindo com satanás, ou provando que Ele era o Filho, a verdade estava cravada em Jesus. Jesus apenas respondeu “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”. Com essa atitude, Jesus afirmou que as dúvidas através de palavras que o diabo fala, não define quem Ele é, mas a verdade de Deus (o Pai) prevalece.

Ou seja, só temos vida, se nos alimentarmos da Verdade de Deus.

Quando não usamos a verdade estamos trocando de filiação. Vejamos Jo 8:44

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”

Não temos meio termo, ou somos verdadeiros ou mentirosos. Meia verdade é mentira.

Se não estivermos alicerçados na verdade, vamos ajustar esse item da armadura, antes de colocarmos as demais, e também partirmos para a batalha, e em Jesus teremos a vitória!

COURAÇA DA JUSTIÇA

A Couraça da Justiça, segundo o Dicionário Oxford, “armadura feita de metal ou couro usado sobre o peito e as costas para proteção de golpes inimigos”.

Podemos entender então que a Couraça serve para proteger principalmente o coração (nossas emoções) dos ataques de satanás.

A couraça só protege as nossas emoções, quando paramos de nos justificarmos e deixamos Deus exercer o seu papel do Justo Juiz.

Quando usamos a nossa justiça própria, estamos dizendo, mesmo que de uma forma inconsciente que Deus não sabe julgar. Ou que a maneira que julgamos é melhor que o julgamento do Justo Juiz.

Jamais devemos confiar na nossa justiça própria, pois a nossa justiça é comparada a um trapo de imundície (Is 64:6).

Deus é o justo juiz, logo a sua justiça é justiça perfeita.

Devemos levar para Deus todas as nossas dores e injustiças, e deixar que Deus julgue.

Quando não usamos a nossa justiça própria e permitimos que Deus use a sua justiça sobre nós, teremos livramento inclusive de morte. (Pv 10:2 e Pv 12:28).

Porém quando usamos a nossa justiça, estamos usando a couraça de forma errada, ou seja, vestimo-la pelo avesso, o que acontece a partir daí é que aquilo que era para nos proteger nos machuca.

(4)

Em Mateus 18:1-6 Jesus ensina que devemos ser como crianças, e podemos usar esse texto também para entender também a necessidade de não nos justificarmos.

Em um lar saudável, quando algo de ruim acontece com uma criança ela corre para o Pai e pede ajuda, ela deixa que Pai resolva a situação da maneira Dele, ou seja, ela confia 100% que o pai fará a justiça de maneira adequada.

Que durante esse estudo, se ainda não estivermos com a COURAÇA DA JUSTIÇA, que possamos nos revestir dela, e não tirar nunca mais, apenas ajustarmos quando necessário.

CALÇADO DO EVANGELHO DA PAZ

Vamos lá à preparação do Evangelho da Paz Dando sequencia a nossos estudo da ARMADURA DE DEUS Ef 6:10.

Uns dos vários significados da palavra preparação que é uma chave para entendermos essa arma, é (ação de preparar alguém ou de se preparar; formação; treino...).

“A preparação aqui é uma palavra muito significativa e que dá intenção de uma obra prévia a batalha que enfrentaremos.”

Nosso treino como soldado deve ser diário, pois não sabemos quando precisaremos usar a nossa armadura. O evangelho da Paz necessita está latente em cada um nós.

O Evangelho dá apoio e estabilidade aos nossos pés e à nossa vida.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mateus 7:24-27).

Poderoso para tirar da ruína, do perigo, poupar, libertar, redimir, curar, pois tudo isso significa salvar e só o evangelho é o poder de Deus para salvar todo aquele que crer (Rm. 1:16).

O único que ilumina o caminho e livra do tropeço (Sl. 119:105 e 165).

Quando usamos o calcado do Evangelho temos uma arma de defesa e ataque, ele além de nos livrar de ferimentos durante a caminhada, também ataca contra nossos inimigos. “Persegui os meus inimigos, e os alcancei, e só voltei depois de haver dado cabo deles. Esmaguei-os a tal ponto, que não puderam levantar-se; caíram sob meus pés. Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim” (Salmos 18:37-39).

Jesus já nos deu autoridade para no nome dEle pisarmos serpentes e escorpiões e sobre todo poder do inimigo, e nada absolutamente nada nos causará danos. (Lc 10:19).

(5)

“Devemos nos preparar e permanecer constantemente prontos para a guerra. Um soldado em guerra não pode ser pego desprevenido. Devemos permanecer vigilantes e constantemente aptos a guerrear.”

O ESCUDO DA FÉ

Quando Paulo fala sobre a armadura cristã, ele tinha em mente a figura de um soldado romano.

O exército romano utilizava dois tipos de escudo, um pequeno e redondo e outro comprido e oval. O que Paulo cita o segundo escudo, que tinha a medida de 1.2m de altura por 0,75cm de largura, revestido de couro e encharcado de óleo, que tem por finalidade proteger o corpo de lanças, espadas e dardos inflamados. (Ef 6:16).

Os dardos que nosso inimigo lança contra nós “são as acusações mentirosas, ataques furiosos e tramas diabólicas. A maneira de apagarmos essas flechas envenenadas do inimigo é neutralizando-as com o escudo da fé. O inimigo tenta semear a dúvida, mas a fé agarra-se nas promessas. O inimigo tenta nos destruir, mas a fé descansa na verdade inabalável que Deus é o nosso protetor.”.

A fé usada como o escudo garante a segurança de quem utiliza (arma de defesa), (Sl 125:1; Sl 91: 9,10) mas também é uma (arma de ataque), vejamos:

Poderosa contra a impureza At 15:9

Poderosa contra a injustiça Rm 3:28

Poderosa contra a queda Rm 11:20

Poderosa contra a maldade Gl 3:9

E ainda é descrita como a vitória que vence o mundo 1Jo 5:4

Convido você para fazer uma leve reflexão e deixar o Senhor mostrar como está a sua fé. Se sentir que necessita aumentar, mergulhe fundo na Palavra de Deus (De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus). Romanos 10:17

O CAPACETE DA SALVAÇÃO

“O capacete romano era uma peça de couro grosso ou de metal, usada para proteger a cabeça do soldado dos golpes de espada e das flechas disparadas contra a sua cabeça.”

(6)

Assim, como arma espiritual, protege a cabeça, os olhos e os ouvidos, ou seja, todos os nossos sentidos.

O Capacete da salvação protege nossa mente, nos ajudando a rejeitar as mentiras do diabo, sopradas em nossos ouvidos.

Em 2 Co 11:1-3, Paulo nos alerta de como a serpente tenta corromper a nossa mente. O capacete da Salvação nada mais é do que a segurança da salvação que nós cristãos temos como a proteção do que vimos, _“Ele inclina a mente do crente à certeza de que sua redenção eterna é uma obra de Deus e repousa na fidelidade de Suas promessas e na imutabilidade de Seu caráter conforme registrado nas Escrituras.”_

Em 1 Ts 5:8,9 podemos ver que o capacete é a proteção mental da ESPERANÇA DA SALVAÇÃO contida em todas as promessas de Deus.

Romanos 12:2 nos dá uma receita para que possamos viver nesse mundo, porém sem nos corromper. _(Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.)_

Oro para que, todas as mentiras que nosso adversário tem nos atacado, sejam vencidas pela verdade e pela esperança que temos na nossa salvação, e que se esse capacete está de alguma forma perfurada, que o nosso General, possa reparar e até mesmo se for necessário substituí-lo. E assim jamais perderemos a batalha.

A ESPADA DO ESPIRITO Que é a Palavra de Deus.

Você tem manuseado essa arma no seu dia a Dia?

Jesus venceu satanás com a Palavra, você também tem usado essa arma com precisão? Na armadura romana a espada é a única arma de ataque.

Na nossa vida como cristão a Espada do Espírito pode ser uma arma defensiva e ofensiva. Vejamos:

A Espada do Espírito como arma de defesa:

 Proteção contra os ataques de satanás (Pv. 1:33);  Proteção contra o pecado (Sl. 119:11);

(7)

 Cinto da Verdade; Pavês e Escudo, segurança absoluta contra o laço do passarinheiro e da peste perniciosa (Sl. 91:3-4).

A Espada do Espirito como arma de ataque

Ela é a nossa arma de ataque no combate contra as trevas (engano, acusação e tentação). Com ela sujeitamos o inimigo, arrasamos a impiedade; ela é como raio preparado para matar o inimigo (Dt. 33:29 – Sl. 17:13 – Ez. 21:15).

Paulo na segunda carta a Timóteo orienta que necessitamos manejar a Palavra da Verdade, (que é a Espada do Espírito). “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Como manejar a Palavra de Deus?

Lendo-a, decorando versículos bíblicos e meditando em seus ensinos diariamente (2Tm 3.15, Sl 19.14).

Foi isso que Paulo propôs a Timóteo em 2Tm 2.15.

Trazendo para nossa aplicação pessoal. Convido você para sondar seu coração e responda apenas para o seu General Jesus Cristo.

Você tem feito lido a Bíblia e decorado versículos?

Você tem meditado nos ensinos que tem nela diariamente? Já procurou ler toda a Bíblia?

Tem reservado tempo para estudá-la?

Se uma ou mais resposta for não, ainda dar tempo de se alinhar como Soldado e reparar as brechas. Não vamos conseguir vencer o nosso inimigo, se não soubermos como e qual o momento de disparar nossa arma. (Esse disparo é a declaração da Palavra em momento específico).

Jesus te abençoe.

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch

Para produtores não familiares, cooperativas estão associadas a ganhos de produtividade na produção agrícola, mas não na produção pecuária; já na agricultura familiar, elas

Cooperatives are associated with productivity gains in large-scale crop farming, but not in large-scale cattle ranching; in small-scale agriculture, they are associated with higher

No caso de filhos em idade escolar, de acordo com a Lei 12.976/2013, a comprovação se dará por meio da apresentação de cópia da certidão de nascimento

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

- Compete aos serviços/entidades fundamentar os desvios da execução orçamental face ao previsto; - As Entidades Coordenadoras (EC) dos programas orçamentais têm um papel

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na