• Nenhum resultado encontrado

1º Encontro de Coprodução Brasil - Alemanha em Porto Alegre Aproximações audiovisuais entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º Encontro de Coprodução Brasil - Alemanha em Porto Alegre Aproximações audiovisuais entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1º Encontro de Coprodução Brasil - Alemanha em Porto Alegre Aproximações audiovisuais entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha 5 e 6 de junho

Goethe-Institut Porto Alegre Entrada franca

Existem poucas coproduções cinematográficas entre a Alemanha e o Brasil, apesar de há sete anos existir um acordo entre estes dois países, que possibilita a produtores brasileiros e alemães o acesso a programas de incentivo do outro país. Especialmente no caso do Rio Grande do Sul, onde devido ao histórico da imigração alemã, existe um tesouro de histórias a serem identificadas e contadas, que seriam um prato cheio para coproduções brasileiro-alemãs, é extremamente surpreendente que ainda não haja projetos cinematográficos conjuntos. Um dos motivos certamente é o fato de que os produtores locais possuem poucas informações sobre os programas de incentivo na Alemanha e o inverso vale também para os alemães. O objetivo deste primeiro encontro de produtores é proporcionar a troca de informações sobre os mercados do audiovisual, e assim, incentivar o trabalho conjunto entre produtores do Brasil e da Alemanha.

Realização: Goethe-Institut Porto Alegre no âmbito da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, em parceria com Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Fundacine-RS, APL Audiovisual RS, TECNA / FAMECOS / PUCRS, com apoio da APTC-RS.

QUINTA, 05 de junho: 11h - 12h30

Panorama Brasil - Alemanha: Possibilidades de viabilização e cooperação

Principais características de financiamento e investimento na produção, distribuição e difusão focado em produções independentes.

Convidados:

Ivan Melo - produtor - Polo Cinematográfico de Paulínia - SP/Brasil Paulo de Carvalho - produtor - Autentika Films - Alemanha

Mediação:

(2)

14h30 - 16h

Possibilidades de Desenvolvimento: Caminhos e estratégias desde os primeiros passos de um projeto.

Importancia dos laboratórios, encontros de coprodução e meetings para a carreira de um filme, desde o desenvolvimento do projeto até sua finalização e exibição.

Organização para alcançar resultados, pensando e aproximando-o dos fundos de investimento, possibilidades de coprodução e difusão.

Convidados:

Felipe Bragança - diretor - Duas Mariola - RJ/Brasil Jürgen Seidler - produtor - Script House - Alemanha Barbara Francisco - produtora - Pasto Cine - Argentina Mediação:

Davi Pretto - produtor - Plataforma:Lab - RS/Brasil 16h30 - 18h

Experências em coprodução: Brasil e Alemanha

Relatos sobre coproduções entre os dois países em obras com diferentes perfis de produção.

Convidados:

Geórgia Costa Araújo - produtora - Coração da Selva - SP/Brasil Sara Silveira - produtora - Dezenove Som e Imagens - SP/Brasil Felipe Bragança - diretor - Duas Mariola - RJ/Brasil

Ann Renninger - produtora - Zero One Film - Alemanha Mediação: Luciana Tomasi - produtora - Prana Filmes

18h30

Coquetel de abertura SEXTA, 06 de junho: 11h - 12h30

Possibilidades de financiamento na Alemanha.

Fundos nacionais e regionais, ideias básicas e possibilidades de financiamento em coproducão, resultados e perspectivas.

Convidado:

(3)

14h30 - 16h

Experiências em Coprodução: América Latina e Alemanha

Relatos sobre coproduções e cooperações multilaterais, apresentando exemplos entre Alemanha e outros países latino-americanos e produções brasileiras com outros países europeus. O que podemos aprender com estas cooperações e como aproximar Brasil destes países vizinhos e Alemanha?

Convidados:

Barbara Francisco - produtora - Pasto Cine - Argentina Paulo de Carvalho - produtor - Autentika Films - Alemanha

Mediação: Liliana Sulzbach - diretora e produtora - Tempo Porto Alegre - RS/Brasil 16h30 - 18h

Internacionalização do Cinema Brasileiro

Histórico e contexto atual da inserção internacional da produção brasileira e balanço do contexto atual de coproduções. Caminhos para potencialização das obras e formas de aproximação e cooperação internacionais.

Convidados:

Eduardo Valente - Assessor Internacional - ANCINE - RJ/Brasil Sara Silveira - produtora - Dezenove Som e Imagens - SP/Brasil Mediação:

Marcus Mello - Coordenador de Cinema e Vídeo SMC de POA - RS/Brasil 19h

Coquetel de encerramento

Convidados:

Ann Renninger: Produtora na Zero One Film, empresa produtora independente sediada em Berlim (Alemanha) que ao longo de 20 anos, produziu mais de 80 filmes e

documentários para cinema e televisão. Atualmente desenvolve a produção de “Curva de Rio Sujo” dirigido por Felipe Bragança, uma coprodução Brasil, Alemanha, França e Holanda.

(4)

filmes foram exibidos nos principais festivais ao redor do mundo. Trabalhou também na Rizoma Films, onde produziu diversos filmes em coprodução com a Alemanha, entre eles “Whisky” (2004) e “Medianeras” (2011).

Eduardo Valente: Como realizador, todos seus curtas tiveram estreia em sessões oficiais do Festival de Cannes, bem como seu longa metragem “No meu Lugar” (2009). Foi também curador e programador de festivais nacionais, entre eles, Mostra de

Cinema de Tiradentes, e crítico para revistas como Cinética e Contracampo. Atualmente é Assessor Internacional da ANCINE - Agência Nacional de Cinema.

Felipe Bragança: Roteirista de diversos longas metragens, entre eles “Praia do Futuro” (Karim Ainüz) e “Girimunho” (Clarissa Campolina & Helvécio Marins Jr.), ambos

coproduzidos com a Alemanha. Diretor de “A Alegria”, lançado Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2010, e “A Fuga da Mulher Gorila”, lançado no Festival de Locarno 2009. Seu novo projeto de longa metragem “Curva de Rio Sujo”, coprodução brasileira com França, Alemanha e Holanda, foi vencedor do Hubert Bals em 2011 e Hubert Bals Plus 2014.

Geórgia Costa Araújo: Produtora na Coração de Selva, sediada em São Paulo, tem dez anos de atuação na televisão e cinema brasileiro, com experiência em coprodução com Espanha e Alemanha. Produziu longas lançados nos principais festivais internacionais, como “Contra Todos” (Roberto Moreira), “O Signo da Cidade” (Carlos Alberto Riccelli) e “Praia do Futuro” (Karim Ainüz), este último em coprodução alemã, que teve sua estreia na competição oficial do Festival de Berlim 2014.

Ivan Melo: Foi produtor de longas metragens como “Bem-vindo a São Paulo” (2004). Foi diretor do Festival de Paulínia. Desde 1999, trabalha como produtor e colabora com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. É diretor do Pólo Cinematográfico de Paulínia (SP).

Jürgen Seidler: Desde 1997 é diretor da Script House, onde é especialista em produção e consultoria de roteiro. Lecionou em várias escolas de cinema e conduziu workshop na Alemanha, Europa e Africa. Como roteirista e diretor realizou diversos

documentários. Também é membro votante da European Film Academy e membro fundador da união German Script Consultants VeDRA e.V.

Paulo de Carvalho: Brasileiro vive na Alemanha desde 1989, onde é sócio fundador da Autentika Films. Produtor de diversos filmes coproduzidos com Peru, México, Chile, Guatemala, Argentina, Paraguai etc, todos lançados nos principais festivais do mundo

(5)

como Berlim, Roterdã, Veneza e Locarno. É colaborador do Brasil Cinemundi, encontro internacional de coprodução em Belo Horizonte. Fundador e diretor do Festival

CineLatino em Tübingen, trabalha também como conselheiro e no comitê de seleção de diversos outros festivais, como Locarno (de 2000 a 2008), Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e Dok Leipzig.

Sara Silveira: Uma das mais atuantes produtoras brasileira é sócia fundadora com Carlos Reichenbach da Dezenove Som e Imagens, desde 1990, onde produziu inúmeros longas metragens de importantes realizadores como Laís Bodanzsky, Anna Muylaert, Beto Brant, Esmir Filho, Karim Ainüz, Daniela Thomas, Marcelo Gomes, entre muitos outros, todos exibidos nos mais renomados festivais do mundo como Cannes, Berlim e Veneza. Tem ampla experiência em coprodução com Alemanha, Argentina, França, Espanha etc.

Moderadores:

Ana Luiza de Azevedo: Sócia da Casa de Cinema de Porto Alegre, foi diretora e roteirista do longa ANTES QUE O MUNDO ACABE, ganhador de 13 prêmios, entre eles, Festival de Paulínia/2009 pela crítica e prêmio Itamaraty de melhor longa-ficção 2009 na Mostra de São Paulo. É, também, diretora e roteirista de diversos curtas entre eles TRÊS MINUTOS (1999, seleção oficial de Cannes/2000 e Melhor filme Festival de Brasília/2000). Dirigiu vários especiais para televisão, entre eles, DECAMERÃO (2009, em co-direção com Jorge Furtado) e MULHER DE FASES para a HBO.

Davi Pretto: Produtor e curador de mostras de cinema exibidas no CineSesc SP e Centro Cultural do Banco do Brasil RJ e SP. Seu primeiro longa metragem como diretor CASTANHA (2014) teve estréia mundial no 64º Festival de Berlim. Atualmente é

curador da SESSÃO PLATAFORMA, realizado em parceria com a Coordenação de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, e diretor da

PLATAFORMA:LAB, laboratório de longas metragens em desenvolvimento, com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS FAC).

Liliana Sulzbach: Dirigiu e produziu vários documentários e séries para o canal alemão Spiegel TV, TVE, RBSTV e Canal Futura. Diretora e produtora de "O Cárcere e a Rua" (2004), "A Invenção da Infância" (2000) e "O Branco" (2000). Seu filme mais recente, "A Cidade" (2012), foi exibido recentemente no MoMA e Lincoln Center em NY no festival New Directors/New Films e premiado em diversos festivais. Coordenadora de

(6)

conteúdo na Zeppelin por 12 anos e coordenadora nacional do Input (International Public Television) por 2 anos.

Luciana Tomasi: Começou sua carreira cinematográfica no início dos anos 80. Desde então foi produtora e produtora executiva de mais de trinta filmes para cinema e televisão, entre eles, "Inverno" (1983) ,"Passageiros" (1986), "Deus Ex-Machina" (1995), "Tolerância" (2000), "Houve uma vez dois verões" (2002), "Meu Tio Matou um Cara" (2004), "Sal de Prata" (2005), "Antes que o Mundo Acabe" (2008), e "Menos que Nada" (2011). É diretora do Cine Santander Cultural desde 2001. Atualmente produz “Amia”, o novo longa metragem de Amos Gitai, uma coprodução Brasil-França.

Marcus Mello: Formado em Letras, é mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e especialista em gestão cultural pela Universidade de Girona, na Espanha. Crítico de cinema, é editor da Revista Teorema fundada em 2002, e membro da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Desde 2013 é Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

Referências

Documentos relacionados

Tänk på att våra produkter endast får användas till ändamålsenligt syfte och inte har konstruerats för yrkesmässig, hantverksmässig eller industriell användning.. Ett

ETANOL 400 produtores  reunidos em  200 grupos Distribuidoras: 10 maiores respondem  por mais de 70% do mercado GASOLINA Petrobrás responsável 

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

As barras de fio ortodôntico com 0,7 mm e 0,5 mm de espessura já foram utilizadas por vários profissionais como medidas de reforço para aparelhos ortodônticos removíveis

No Capítulo 1, fazemos uma compilação de denições, construções e resultados preliminares que, direta ou indiretamente, são usados no texto desta Tese de Doutorado. Aqui são

As redes Viplás® são fabricadas com fios 100% fibra de vidro segundo um processo de dupla torção que lhe conferem uma elevada resistência à tração, fator fundamental no reforço

O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS – CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, no uso das atribuições que lhe são