• Nenhum resultado encontrado

MARKETING DE RELACIONAMENTO NA ERA DIGITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARKETING DE RELACIONAMENTO NA ERA DIGITAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MARKETING DE RELACIONAMENTO NA ERA DIGITAL

Jessica Passos Azeredo Orlando Pessanha da Encarnação Ronaldo de Vasconcellos

A pesquisa teve por propósito analisar os benefícios que o Marketing de relacionamento pode oferecer para uma organização, verificando a efetiva melhora no gerenciamento de clientes, com foco em suas necessidades e desejos, visando a rentabilidade, melhoria na gestão dos negócios e maior fidelização dos clientes.

Nos últimos anos as empresas em geral encontram-se diante de um ambiente muito competitivo, fazendo-se necessário que as empresas busquem um diferencial para ganhar a preferência do cliente, e o marketing de relacionamento é uma opção muito utilizada por diversas empresas como prática de ações estratégicas que tem por função agregar valor ao cliente.

A globalização que é um fenômeno gerador de transformações diversas, principalmente quando se trata de tecnologia, onde os recursos estão sempre se desenvolvendo e provocando mudanças significativas no cotidiano das pessoas, nos faz de certo modo afirmar que estamos em uma nova era, a era digital. Mais do que apenas gerar uma venda, o marketing de relacionamento implica em esforços para manter o cliente fiel à empresa, isso significa se adaptar ao mesmo, se adaptar a demanda virtual por exemplo.

A internet deixou de ser um mero meio para comunicação, diversão ou busca de informação e passou a cooperar principalmente para o marketing com ferramentas facilitadoras. Por isso essa pesquisa inclui um novo método de relacionamento com o cliente, o relacionamento digital.

Como estudo de caso, foi realizada uma pesquisa de campo na Universidade Salgado Oliveira em São Gonçalo, RJ, para medir o nível de satisfação dos alunos quanto aos serviços digitais, os principais resultados são muito relevantes, pois demonstram a perspectiva na visão dos alunos desta instituição de ensino. Muitos pontos foram observados e houve sugestões de melhoria no atual serviço digital.

O trabalho possibilitou a análise e compreensão do marketing de relacionamento que decorre de vários fatores, dentre eles, a alteração de foco das empresas na conquista de novos clientes para a manutenção dos já existentes. Com

(2)

a descrição das várias considerações de autores tradicionais e contemporâneos, conclui-se que o marketing de relacionamento é uma ferramenta fundamental para o sucesso organizacional.

O foco do estudo é a satisfação dos serviços digitais oferecidos aos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, pois o marketing de relacionamento pode ser aplicado a este serviço. A utilização da internet como instrumento para a realização de ações de marketing se apresenta como uma realidade global.

Ressalta-se que o marketing de relacionamento não deve ser confundido com retenção de clientes, mas sim como uma estratégia que visa à manutenção dos clientes atuais, aspecto que constitui um primeiro passo para uma futura adesão aos relacionamentos. O grande desafio das organizações não é deixar os clientes apenas satisfeitos, já que vários concorrentes podem fazer isso, e sim conquista-los para torna-los clientes fiéis (KOTLER, 2000).

Por conta disso, as organizações precisam efetuar medidas para que o bom relacionamento entre os clientes ocorra de todas as formas, sendo pessoal ou virtual. É fundamental a promoção de uma melhoria na comunicação interna e a adoção de estratégias de marketing de relacionamento com o intuito de combater a cultura de autoridade, buscando um clima de participação e envolvimento de todos, aperfeiçoando o intercâmbio de informações por meio do trabalho em equipe, em que os clientes sejam o principal alvo da organização, fazendo-se necessário o trabalho de relacionamento, com a utilização de sistemas como o CRM, por exemplo.

Este sistema registra o histórico de solicitações do mesmo, porém não é o suficiente. É preciso acompanhar a satisfação quanto ao serviço e estar disposto a efetuar melhoria quando for preciso através de estudo, que proporcione isso para as organizações, tendo visto que a captação constante de novos clientes gera um custo muito mais elevado do que a fidelização de clientes potenciais.

De modo geral, a pesquisa possibilitou que se atingissem todos os objetivos específicos sugeridos. No capítulo de análise dos dados, relacionou-se a interpretação de cada questão diretamente com o objetivo específico proposto, mas alguns pontos devem ser destacados na análise geral como, por exemplo, a satisfação dos alunos com os serviços online, com base na pesquisa de campo 74% não estão satisfeitos. Pelo tempo de operação no mercado o número de alunos ativos é bastante considerável, e que, pelo resultado dos estudos notou-se que esta

(3)

disponibiliza de várias ferramentas de banco de dados e também de acesso virtual com diversas solicitações. Por sua importância, conclui-se que o marketing de relacionamento é considerado, hoje, como algo imprescindível às organizações, merecendo cada vez mais maior atenção e aplicabilidade, principalmente se tratando de tecnologia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBOSA, Christian. CERBASI, Gustavo. Mais tempo, mais dinheiro: estratégias para uma vida mais equilibrada. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2009.

BERRY, L.; Em busca da boa reputação: HSM. São Paulo, 2000.

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC): São Paulo: Editora Atlas, 2008.

BOGMANN, Itzhak Méier, Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras / Itzhak Méier Bogamann. São Paulo; Nobel, 2000.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CAVALLINI, Ricardo. O marketing depois de amanhã. São Paulo: Editora Digerati Books, 2006.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1997.

DETZEL, Denis H; DESATNICK, Robert L. Gerenciar bem é manter o cliente. São Paulo: Pioneira, 1995.

(4)

DRUCKER, Peter F. Administrando em Tempos de Grandes Mudanças. São Paulo : Pioneira, 1999.

FONTES, Rui. Geração baby-boomers, Disponivel em: http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/geracao-baby-boomers/. Acesso em: 28 mai, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GODRI, Daniel. Conquistar e manter clientes. 32. ed. Blumenau-SC: Eko, 1994.

GORDON, I. Marketing de relacionamento. São Paulo: Editora Futura, 2002.

GREENBERG, P.; Os 4 ases do CRM: HSM. São Paulo, Ano 6, n°31, março-abril de 2002.

KOTLER, Philip. Princípios de marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed LTC, 1995.

KOTLER, Philip. Administração e Marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KLOTER, P. & ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Prentince –Hall do Brasil Ltda. Edições , 1999.

KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, São Paulo: Prentice

Hall, 2000.

KULLOCK, Eline. Foco em Gerações. Disponível em: http://www.focoemgeracoes.com.br/index.php/por-que-as-geracoes-estao-no-nosso-foco/. Acesso em: 02 jun. 2015.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. 1. ed. – 5. reimpr. –São Paulo: Atlas, 2011.

(5)

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

McKENNA, R. Marketing de relacionamento: estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

McKENNA, R. Acesso Total: o novo conceito de marketing de atendimento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

NICKELS, William G.; WOOD, Maria Burk. Marketing: relacionamento, qualidade, valor. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

PEPPERS, Don; ROGERS, Martha. CRM Series Marketing 1 to 1. 1.ed. Peppers and Rogers Group do Brasil, 2000.

RAUPP, Mauri Fabiano; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia de Pesquisa Aplicável as Ciências Sociais. In: BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Altas, 2004.

ROESCH, Sylvia Maria A. Projetos de estágio do curso de administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalho de conclusão de curso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SERRANO, Daniel P. Geração Y: Disponível em:

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos3/Geracao_Y.htm/> Acesso em 21 de maio, 2015.

SHETH, Jagdish N.; ESHGHI, Abdolreza e KRISHNAN, Balaji C. Marketing na Internet. Porto Alegre: Bookman, 2002.

STERNE, Jim. Marketing na internet: integrando a Internet à sua estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

(6)

SWIFT, Ronald. CRM, custumer relatioship management: o revolucionário marketing de relacionamento com os clientes. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

THOMPSON, Edward P. (2001). As Peculiaridades dos Ingleses e outros artigos. NEGRO, Antonio Luigi e SILVA, Sergio (orgs.). Campinas: Editora da Unicamp.

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics – Como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Nova Fronteira, 2007.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

Universo,portal. Disponível em: < http://www.universo.edu.br/portal/sao-goncalo/a-universo/missao-e-visao/> Acesso em 25 de maio de 2015.

Universo,portal. Disponível em: < http://www.universo.edu.br/portal/sao-goncalo/a-universo/historico/> Acesso em 25 de maio de 2015.

VENETIANER, Tom. Como vender seu peixe na internet: Um guia prático de marketing e comércio eletrônicos. Editora Campus - 4º edição, Rio de Janeiro, 1999.

WESTWOOD, John. O plano de marketing. São Paulo: Makron Books, 1991.

ZEFF, Robbin; ARONSON, Brad. Publicidade na Internet. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Uma outra vantagem da ventilação contro- lada é possibilitar a mensuração precisa da mecânica pulmonar (medidas da pressão de platô e da auto- PEEP, valores que, juntamente com

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Pode-se entender então que o CRM ou gerenciamento do relacionamento com o cliente, é a integração entre o Marketing de Relacionamento e a tecnologia da Informação e

CRM é um meio abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes — envolve capturar os dados dos clientes ao longo de toda a empresa, consolidar todos os dados

Os valores padrões de q/T para os limiares da classificação foram elaborados através da análise estatística dos escorregamentos ocorridos que se enquadravam a áreas

➢ Mostra 2018 vivência: expressão corporal, dança contemporânea, exercícios de improvisação.. ➢ Esportes individuais

O mesmo tipo de comportamento do ser visualizado em outras carac- terísticas onde seus ganhos genéticos variam de 56% a 151% em relação à média das fazendas do Programa Nelore

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho de um sistema de manejo e tratamento de resíduos da suinocultura, composto por um tanque de equalização, dois biodigestores