• Nenhum resultado encontrado

Atenção Gerontológica aos Aposentados da UFMT. Palavras-chave: exercício físico, saúde do idoso, gerontologia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atenção Gerontológica aos Aposentados da UFMT. Palavras-chave: exercício físico, saúde do idoso, gerontologia."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Atenção Gerontológica aos Aposentados da UFMT

TIRLONI, Ariana1; SANTOS, Kamila Meireles2; NEVES, Thiago3; LOPES, Marcela Bomfim Martin4; FETT, Waléria Christiane Rezende5; ARAÚJO, Aline de Paiva6; THIAGO, Greici dos Santos7; GRANJEIRO, Jéssica Belizário da Silva8

Palavras-chave: exercício físico, saúde do idoso, gerontologia.

Introdução

Ao observarmos o panorama atual referente à população idosa brasileira é possível analisar o reflexo desta na economia, no mercado de trabalho, nas relações familiares e no sistema de saúde e, como o país continua nesta transição demográfica, o impacto econômico será ainda maior no futuro (Ministério da Saúde).

A manutenção da independência do idoso tem reflexo na saúde e um dos fatores associados a isto é a aptidão funcional. Esta pode ser definida como a capacidade de realizar as atividades da vida diária de forma independente (WENGER, et al., 1984).

A atividade física está associada à independência, proporcionando melhora da condição funcional do idoso e prevenção das morbi mortalidades. O exercício físico está associado à melhora da cognição e negativamente à demência (AUYEUNG et al., 2008; WEUVE et al., 2004), à boa saúde psicológica e ao bem-estar, auxiliando na prevenção e tratamento das incapacidades funcionais (SINGH, 2004).

Os programas de exercícios físicos orientados proporcionam resultados

* Resumo revisado por: Waléria Christiane Rezende Fett. Atenção Gerontológica aos Aposentados da UFMT SIGProj: 106492.458.21625.14032012.

¹Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso - arianatirloni@hotmail.com 2

Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso - kami_meireles@hotmail.com 3

Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso - thilavert@hotmail.com 4

Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso - mbmlopes@terra.com.br 5

Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso - wcrfett@hotmail.com 6

Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso - alininha_araujo_@hotmail.com 5

Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso - greysythiago@gmail.com 8Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso – belizario73@gmail.com

(2)

superiores à atividade física aleatória, como por exemplo, as sugeridas pelo acúmulo de minutos de atividades domésticas até 30 min/dia (THE LIFE STUDY INVESTIGATORS, 2006; FERREIRA et al., 2005; STAMATAKIS et al., 2007; FANG et al., 2003).

Primordialmente, sabe-se que o meio ambiente, a condição social, o fator psicológico, a genética e o estilo de vida exerce influências sobre a saúde, especialmente na velhice, sendo assim, o projeto de extensão “Atenção gerontológica aos aposentados da UFMT” pretende, por meio de uma equipe multidisciplinar que conta com docentes e discentes dos cursos de educação física, nutrição, fonoaudiologia, odontologia, psicologia e enfermagem, promover ao idoso, palestras e ações, como as avaliações de valências físicas e de capacidade funcional, programa de exercícios físicos orientados, avaliação nutricional e palestras que visam à promoção da saúde.

Apartir da implementação deste programa de exercícios físicos orientados tem se tornado possível identificar as necessidades desta população em termos físicos globais planejar, construir intervenções preventivas e reabilitativas, visando retardar ou prevenir as incapacidades geradas pelo estilo de vida sedentário.

O termo saúde engloba aspectos físicos, psíquicos e sociais que são trabalhados nas atividades oferecidas no projeto, entre elas a hidroginástica que melhora a aptidão física e mental tendo com os objetivos de desenvolvimento de força, alívio do estresse e socialização entre seus praticantes (Galdi, et al., 2004), por oferecer baixo impacto nas articulações, melhorar a circulação sanguinea e a capacidade pulmonar, oferecendo sobrecarga natural, além do prazer proporcionado pela execução dos movimentos no meio líquido.

Na atividade de treinamento funcional são vivenciadas todas as valências físicas, com ênfase no equilíbrio, resistência muscular do centro para as extremidades, gerando estabilidade e produzindo força. Na modalidade de dança desenvolvem-se exercícios voltados para noção de lateralidade, espaço temporal, coordenação motora e ludicidade.

(3)

funcional, gerar autonomia para a vida diária, envelhecer ativo e saudável, desenvolver ações de prevenção e tratamento dos fatores de risco para saúde, acompanhar e promover atividades de educação em saúde.

Metodologia

As ações relacionadas ao Projeto são elaboradas e executadas pelos técnicos da equipe e pelos discentes dos cursos de graduação sob supervisão dos alunos de pós-graduação e docentes coordenadores e docentes da equipe multiprofissional, dando suporte para 100 idosos, sendo eles servidores, técnicos administrativos e docentes aposentados da UFMT, com idade entre 60 e 75 anos.

A seleção para o ingresso no projeto foi realizada através de sorteio aleatório para o preenchimento das 100 vagas oferecidas, sendo que a instituição conta com cerca de 1.200 aposentados, entrou-se em contato via telefone, onde foi agendada uma entrevista para apresentação do projeto, aplicação do questionário QBOAS, sócio-demográfico e testes físicos e funcionais.

Todos os grupos recebem orientação sobre os protocolos de exercícios e são acompanhados por profissionais e monitores do curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso.

Os dados obtidos nas consultas serão tabulados no Microsoft Excel e analisados no por meio de estatísticas descritiva e analítica com o auxílio do Software SPSS for Windows versão 10.0. Os dados gerados serão apresentados em relatórios semestrais, que permitirão avaliar o número de pessoas beneficiadas e a efetividade e impacto do programa na prevenção e tratamento dos fatores de risco e doenças.

Resultados e discussão

Será disponibilizado um formulário de avaliação da qualidade do serviço prestado para preenchimento pelos idosos após a realização das atividades propostas.

(4)

Por meio deste instrumento, pretende-se avaliar a satisfação dos aposentados assistidos quanto aos serviços prestados e detectar outras possíveis necessidades do grupo.

Os discentes responderão um questionário objetivo, a ser preenchido com frequência quadrimestral, para cada integrante o que permitirá avaliar o desempenho da equipe e identificar as necessidades de aperfeiçoamento das ações do projeto.

Conclusões

De acordo com vivencia e relatos citados dos idosos, como melhora na disposição, estado de ânimo, socialização, diminuição de dores articulares e musculares, estabilização da pressão arterial, qualidade do sono, aumento de força e resistência cardiorespiratória, percebe-se que cuidados e ações de ordem preventiva vêm aumentando a percepção de saúde, qualidade de vida e autonomia funcional durante este período de prática de atividades físicas.

Referências Bibliográficas

Dantas EHM. A prática da preparação física. 5ºed. Shape, RJ, 2003.

Estatuto do idoso. Organizado por Paulo Paim. Brasília, Senado Federal,

Subsecretaria de Edições Técnicas, 2003;17.

GALDI, Enori Helena Gemente et al. Aprendendo a nadar com a extensão

universitária. Campinas: IPES Editoral, 2004.

Moriguti JC, Moriguti EKU, Ferriolli E, Cação JC, Iucif Junior N, Marchini JS.

Involuntary weight loss in elderly individuals: assessment and treatment. São

(5)

Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. PORTARIA Nº 2.528 DE 19 DE

OUTUBRO DE 2006.

Singh MAF. Exercise and aging. Clin Geriatr Med 2004;20;201– 221.

Veras RP, Ramos LR, Kalache A. Crescimento da população idosa no Brasil:

transformações e conseqüências na sociedade. Rev. Saúde Pública 1987;21(3):

225-233.

Wenger NK, Mattson ME, Furberg CD, Elison J. Assessment of quality of life in

clinical trials of cardiovascular therapies. Am J Cardiol 1984;54(7):908-13.

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam