• Nenhum resultado encontrado

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

(11) Número de Publicação:

PT 10543

(51) Classificação Internacional:

G08G 1/005 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(22) Data de pedido: 2010.03.16 (30) Prioridade(s):

(43) Data de publicação do pedido: 2011.09.12

(73) Titular(es):

RICARDO PINTO ALVES BALOUTA PRACETA CASTELO BRANCO, Nº 68 B BICESSE

2645-296 ALCABIDECHE PT

(72) Inventor(es):

RICARDO PINTO ALVES BALOUTA PT

(74) Mandatário:

(54) Epígrafe: SISTEMA COMBINADO DE DETECÇÃO E ALERTA DE PEÕES AUTOMÁTICO PARA USO

EXCLUSIVO EM PASSADEIRAS

(57) Resumo: O PRESENTE MODELO DE UTILIDADE REFERE-SE A UM SISTEMA COMBINADO DE DETECÇÃO E ALERTA DE PEÕES AUTOMÁTICO PARA USO EXCLUSIVO EM PASSADEIRAS SEM GUARDA DE SEMÁFORO, QUE TEM COMO OBJECTIVO ALERTAR VISUALMENTE OS CONDUTORES DE VEÍCULOS PARA A INTENÇÃO DE TRAVESSIA DE PEDESTRES NUMA PASSAGEM PARA PEÕES RODOVIÁRIA OU A PRESENÇA DESTES JÁ DENTRO DA MESMA, E ALERTAR OS PEÕES SONORAMENTE NO SENTIDO DE INCENTIVAR UMA TRAVESSIA CORRECTA, O QUAL COMPREENDE UM CONJUNTO DE ALIMENTAÇÃO COMPOSTO POR UMA CAIXA TRIANGULAR (2) QUE ARMAZENA E PROTEGE COMPONENTES ELECTRÓNICOS E ACOMODA UM PAINEL FOTO VOLTAICO (3) EMBUTIDO NA MESMA; A DITA CAIXA É AJUSTÁVEL HORIZONTALMENTE ATRAVÉS DA BASE GIRATÓRIA (5); COMPREENDE AINDA UM CONJUNTO DE DETECÇÃO COMPOSTO POR 2 DETECTORES DE MOVIMENTOS (14 E 15) LIGADOS EM SEQUÊNCIA UNIDIRECCIONAL ACOMODADOS NAS CAIXAS DE SUPORTE (4) INDEPENDENTEMENTE, SENDO QUE UM DELES EMITE UM ALERTA SONORO QUANDO EXISTE DETECÇÃO VÁLIDA; E UM CONJUNTO DE ALERTA VISUAL CONSTITUÍDO POR UM SINAL H7 (1) EQUIPADO COM 2 CONTORNOS DE LEDS (6 E 7) DE BRILHO ELEVADO, E AINDA UM DISPOSITIVO LUMINOSO ESTROBOSCÓPICO (20) ACOMODADO NA RETAGUARDA DO SINAL (1) A FIM DE ALERTAR OS VEÍCULOS CIRCULANTES NO SENTIDO OPOSTO. O DITO SISTEMA É FACILMENTE ADAPTÁVEL A ESTRUTURAS DE SUPORTE DE SINAIS DE TRÂNSITO JÁ EXISTENTES E TEM COMO OPÇÃO A ACTIVAÇÃO MANUAL MEDIANTE O BOTÃO (18) PARA SALVAGUARDA DE EVENTUAIS FALHAS DE DETECÇÃO E OBEDECER AO CRITÉRIO DE CONFIANÇA DE CADA PEÃO.

(2)
(3)

1/6

DESCRIÇÃO

“Sistema combinado de detecção e alerta de peões automático para uso exclusivo em passadeiras”

O presente modelo de utilidade refere-se a um sistema combinado de detecção e alerta de peões automático para uso exclusivo em passadeiras sem guarda de semáforo, que tem como objectivo alertar visualmente os condutores de veículos para a intenção de travessia de pedestres numa passagem para peões ou a presença destes já dentro da mesma, e alertar os peões sonoramente no sentido de incentivar uma travessia correcta.

Os sistemas actualmente existentes para segurança nas

passadeiras/passagens para peões não guardadas por

semáforos têm, respectivamente, funções incompletas que não garantem a eficácia total para o propósito que foram concebidos ou são demasiado dispendiosos: funcionam em forma de alerta permanente, requerem trabalhos dispendiosos no pavimento, exigem interacção manual do peão como única opção, não distinguem direcções, não usam energia renovável ou não atraem a devida atenção.

O presente sistema combinado compreende um sinal de trânsito do tipo “H7” ou equivalente desde que assinale passagem para peões imediata, que integra 2 contornos de

LEDS de brilho elevado, um dispositivo luminoso

estroboscópico na retaguarda do sinal “H7”, 1 botão de pressão, 1 caixa de forma triangular para armazenamento de

componentes de alimentação e emissão/recepção por

radiofrequência (designado por “RF”), 2 caixas de protecção e suporte independentes para 2 detectores de movimentos, 1 bateria solar, 1 painel fotovoltaico, 1 controlador de carga, 1 transmissor RF, 1 receptor RF, 1 relé temporizado, 1 detector de movimentos de infravermelhos passivo de feixe estreito e 1 detector de movimentos de infravermelhos passivo de feixe largo com altifalante integrado e ligação

auxiliar. O dito sistema está dividido em 3

(4)

2/6

O conjunto de alimentação consiste num painel fotovoltaico a 12VDC que fornece corrente eléctrica regulada por um controlador de carga que é armazenada numa bateria e posteriormente distribuída pelos restantes componentes electrónicos, sendo eles, os LEDS integrados no sinal H7, os 2 detectores, o transmissor e receptor RF e o relé temporizado. O painel fotovoltaico está embutido na caixa de forma triangular especificada também para armazenar a bateria, o transmissor RF, o receptor RF, o controlador de carga e o relé temporizado.

O conjunto de detecção compreende 2 detectores de movimentos ligados em sequência “Master/Slave”, sendo que o detector principal tem feixe de detecção largo e o secundário tem feixe estreito. As placas transmissoras e receptoras RF tratam de activar remotamente sem fios o dispositivo gémeo colocado na berma oposta e vice-versa. O presente conjunto inclui ainda 2 caixas de protecção e suporte do mesmo de forma independente, sendo uma caixa para cada detector. Está ainda incluído no conjunto de detecção, um botão de pressão para activação manual.

O conjunto de alerta visual para os condutores de veículos compreende 2 contornos de LEDS integrados no respectivo sinal H7, um interior e um exterior, sendo que o contorno interior é de cor vermelha ou âmbar, e o exterior é de cor azul ou branca fria. O conjunto de alerta visual inclui ainda um dispositivo estroboscópico situado na retaguarda do sinal H7. O alerta sonoro é efectuado por mensagem ou sinal sonoro e é dirigido exclusivamente aos peões pelo detector principal. O alerta sonoro pode ser configurado para ser emitido num volume mais baixo durante o período nocturno.

Relativamente a aspectos de custos de montagem e energia, o dispositivo tem a vantagem de ser facilmente montável em estruturas de suporte de sinais de trânsito já existentes sem necessidade de intervenção no pavimento, neste caso, poderá ser adaptado no mesmo poste cilíndrico, cúbico ou em paralelepípedo que é usado actualmente para suportar sinais de trânsito, basta que para isso se substitua o sinal existente por este novo e se fixe a caixa de armazenamento no topo do poste e as caixas dos detectores na retaguarda do sinal H7. É também de salientar que o presente

(5)

3/6

dispositivo é totalmente independente de qualquer

alimentação eléctrica convencional e tem uma autonomia acima da média precisamente por ser activado apenas quando necessário, podendo assim ser usado em zonas mais remotas mesmo com pouca exposição solar evitando trabalhos de instalação eléctrica.

Relativamente a aspectos de detecção e segurança, o sistema tem a vantagem de possuir detecção dinâmica unidireccional, ou seja, os alertas só são activados quando é detectada intenção de entrada na passadeira e não de saída, ou seja, não é reactivado quando alguém acaba a travessia e sai da

passadeira, evitando assim activações e alertas

desnecessários uma vez que já não existe ninguém presente na travessia. A duração do alerta está a cargo de um relé temporizado que automaticamente desactiva o alerta após um determinado período de tempo baseado numa tabela de escala tempo/distância, sendo que a duração do alerta é previamente ajustado consoante a distancia a percorrer entre bermas. O dito relé também possui a capacidade de renovar a duração do alerta no caso de ser detectado um 2º peão com intenção de travessia quando naquele momento já se encontra outro a atravessar, de forma a manter o alerta activado por tempo suficiente para que seja completada a travessia do 2º peão e não correr o risco de o alerta ser desligado enquanto este ainda se encontra em travessia. Salienta-se também o facto de a caixa de armazenamento de componentes possuir o painel fotovoltaico embutido na mesma de forma a dificultar tentativas de vandalismo ou roubo, e por permitir o ajuste de ângulo horizontal do painel solar através da base giratória com o objectivo de optimizar a exposição aos raios solares.

O presente modelo de utilidade irá ser agora descrito com mais detalhe baseado nas respectivas figuras a título exemplificativo:

- A fig. 1 representa a vista frontal do sistema a 3 dimensões.

- A fig. 2 representa a vista lateral direita do sistema a 2 dimensões.

(6)

4/6

- A fig. 3 representa a vista tridimensional do interior da

caixa de armazenamento e respectivos componentes

electrónicos acomodados.

- A fig. 4 representa a perspectiva da retaguarda do sistema a 3 dimensões.

- A fig. 5 representa a vista da base giratória a 2 dimensões.

Fazendo uma referência mais pormenorizada à fig. 1, esta representa o sinal 1, a caixa de armazenamento 2, o painel fotovoltaico embutido 3, o contorno interior de LEDS 6 e o contorno exterior de LEDS 7. O sinal 1 pretende substituir os actuais sinais de tansito sendo fixo no mesmo local da respectiva estrutura. A caixa 2 está fixa no topo da estrutura de suporte por intermédio da base giratória 5. A fig. 2 apresenta os mesmos componentes que a fig. 1 apenas acrescentando uma das caixas de protecção e suporte dos detectores de movimento 4 e a base giratória 5. As caixas 4 estão fixas ao sinal 1.

A fig. 3 representa o interior da caixa de armazenamento 2 e painel fotovoltaico embutido 3, a bateria 8, o controlador de carga 9, o relé temporizado 10, a placa do transmissor RF 11 e a placa do receptor RF 12.

A fig. 4 representa, para além do já referido sinal 1, as caixas de protecção e suporte dos detectores 4, a caixa de armazenamento 3, o dispositivo luminoso estroboscópico 20, o botão de activação manual 18, o detector de movimentos de feixe largo 14, o detector de movimentos de feixe estreito 15 e o esquema de assemblagem da base giratória 5.

A fig. 5 representa o esquema específico de assemblagem da base giratória 5, sendo esta constituída por um prato superior e um prato inferior. O prato superior está fixo à caixa de armazenamento 2 e o prato inferior está encaixado no topo do poste. Depois da colocação do prato superior sobre o inferior e proceder-se ao respectivo ajuste horizontal, os mesmos ficam unidos através de 2 parafusos colocados em orifícios opostos. A figura representa ainda a perspectiva superior dos 2 pratos, correspondendo o da esquerda ao prato superior e o da direita ao prato inferior.

(7)

5/6

O funcionamento do sistema constitui os seguintes procedimentos:

O painel fotovoltaico 3 alimenta o controlador de carga 9 e este reparte a corrente eléctrica para a bateria 8, para o transmissor RF 11, o receptor RF 12, relé temporizado 10, e os detectores 14 e 15.

Por sua vez, o detector 14 em combinação sequencial com o detector 15, após detecção válida, envia um sinal para o transmissor RF 11 e ao mesmo tempo emite o alerta sonoro aos peões, o dito transmissor RF 11 comunica imediatamente com o receptor RF 12 que posteriormente activa o relé temporizado 10 que iniciará o alerta visual intermitente do contorno de LEDS interior 6 e fixo do contorno exterior 7 integrados no sinal 1 juntamente com o dispositivo luminoso estroboscópico 20 durante um determinado período de tempo. O transmissor RF 11 comunica igualmente com o receptor RF 12 do sistema gémeo colocado na berma oposta e o transmissor RF 12 do sistema gémeo comunica exactamente da mesma forma com o receptor RF 12 do presente sistema quando há existência de detecção válida na berma oposta. Entende-se por sistema gémeo o sistema que é igual na sua totalidade ao presente.

O detector 14 não activa alerta quando detectada presença exclusiva na sua área de cobertura e o mesmo se sucede com o detector 15. O alerta é apenas activado quando é detectada presença na área de cobertura do detector 15 após ser detectada presença na área do detector 14, ou simultaneamente em ambos desde que a primeira presença seja detectada pelo detector 14. Se a primeira presença for detectada pelo detector 15 e logo a seguir pelo detector 14, não existirá alerta. Este dito processo descreve o funcionamento da detecção dinâmica unidireccional.

O botão manual 18 activa igualmente o sistema em caso de preferência do peão ou por eventual falha do sistema de detecção.

A estrutura de suporte/poste do sinal 1 e da caixa de armazenamento 2 apresentada nas figuras não faz parte do

sistema, está representada na forma de poste em

(8)

6/6

O presente sistema está concebido para funcionar

obrigatoriamente em conjunto com, pelo menos um sistema gémeo que esteja colocado na berma ou passeio oposto.

(9)

1/2

REIVINDICAÇÕES

1 – Sistema combinado de detecção e alerta automático de peões para uso exclusivo em passadeiras, caracterizado por compreender um conjunto de alimentação com todos os componentes electrónicos acomodados no mesmo objecto, sendo este composto por uma caixa de armazenamento triangular (2), um painel fotovoltaico (3) embutido na mesma, uma base giratória de ajuste horizontal (5), uma bateria (8),

controlador de carga (9), relé temporizado (10),

transmissor RF (11) e receptor RF (12), um conjunto de detecção dinâmica composto por um detector de movimentos de feixe largo (14) e um detector de movimentos de feixe estreito (15) ligados em sequência unidireccional, e um conjunto de alerta visual composto por um sinal H7 (1) equipado com 2 contornos de LEDS integrados de brilho elevado (6 e 7) e um dispositivo luminoso estroboscópico (20) acomodado na retaguarda do sinal H7 (1).

2 – Sistema combinado de detecção e alerta automático de peões para uso exclusivo em passadeiras de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o detector de movimentos de feixe largo (14) possuir um altifalante integrado que

emite um alerta sonoro aos peões com mensagens

personalizáveis ou sinal sonoro quando existe uma detecção válida.

3 - Sistema combinado de detecção e alerta automático de peões para uso exclusivo em passadeiras de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a caixa de armazenamento (2) ser ajustável em orientação horizontal.

4 - Sistema combinado de detecção e alerta automático de peões para uso exclusivo em passadeiras de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o transmissor RF (11) e o receptor RF (12) permitirem activações mútuas de forma remota do presente sistema e de sistemas gémeos, ou seja, sistemas iguais na sua totalidade ao presente colocados nas bermas ou passeios opostos, ao efectuarem a comunicação sem fios entre o transmissor RF (11) e o receptor RF (12) instalado nos referidos sistemas gémeos, e vice-versa.

(10)

2/2

5 - Sistema combinado de detecção e alerta automático de peões para uso exclusivo em passadeiras de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por integrar um dispositivo luminoso estroboscópico (20) na retaguarda do sinal H7 (1) que alerta visualmente os veículos circulantes no sentido oposto ao da posição do actual sistema.

(11)

1/5

(12)

2/5

(13)

3/5

(14)

4/5

(15)

5/5

Referências

Documentos relacionados

a) A leitura de Joachim Ritter coloca o problema clássico da relação do indivíduo e do Estado, ou seja, em que medida é possível conciliar o contratualismo e a prioridade do

RESUMO: Com a realização deste estudo, teve-se o objetivo de obter valores dos coeficientes de remoção da matéria orgânica de águas residuárias da suinocultura (ARS), quando

investimento público. • Realizar tudo isso com menor investimento público e maior valor agregado para o munícipe e, se possível para o município. • Possibilitar uma

Em 2004, o governo federal lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB); e, em 2010, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma (PSOP), ambos atraindo

7) Dê a função sintática dos pronomes oblíquos em destaque nas frases abaixo: A) Entregaram-me o recibo. d) Deixaram-nos apenas este bilhete. e) Procuraram-nos há muito tempo. f)

a) A avaliação do grau de risco do espectáculo desportivo, sem prejuízo do disposto no artigo 12.º do Regulamento da Prevenção da Violência no Voleibol. b)

resultados de um projeto de P&D será rateada entre os participantes que aportarem recursos na proporção de seus investimentos. Todo e qualquer direito

9.3 – Serão aceitos somente os projetos contendo apenas uma proponente nacional cujos membros da equipe possuam vínculo empregatício ou societário comprovado, ou bolsistas,