• Nenhum resultado encontrado

Exame Nacional de Tecnologia em Robótica REALIZAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exame Nacional de Tecnologia em Robótica REALIZAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ENATER

Exame Nacional de Tecnologia em Robótica

(2)

DETALHAMENTOS

– Página dirigida ao professor supervisor

Detalhamento Operacional da Prova

 Esta prova está dirigida ao Nível IV desse desafio e, portanto, atende a alunos de, no mínimo, 17 até, no máximo, 18 anos, inclusive.

 A prova deve ser realizada sob a responsabilidade de um professor supervisor, devidamente inscrito na organização.  A prova deve ser realizada sem o emprego de consulta e de calculadoras.

 A data de realização é 13 de agosto de 2012.

 O local de realização é definido pela escola, onde estará o professor supervisor.

 O horário para a realização da prova fica a critério do professor supervisor, conforme as condições oferecidas pela escola, onde será efetuada.

 O prazo para a realização da prova é de 2 horas.

 A prova pode ser realizada de forma online ou com material impresso, a critério do professor supervisor.

 O conteúdo da prova, exatamente o mesmo para a versão online ou para a impressa, estará à disposição do professor supervisor durante o dia 12 de agosto de 2012, através de e-mail enviado pela organização.

Detalhamento da Proposta e do Conteúdo

 A prova contém 20 questões de múltipla escolha, visando a avaliar a capacidade de aplicação de conceitos envolvidos com a prática da robótica, o estágio de desenvolvimento de habilidades requisitadas para a compreensão e atuação diante de novos problemas típicos dessa área de conhecimento e, principalmente, o desempenho das competências do aluno frente à necessidade da tomada de decisões.

 A prova apresenta 4 problemas típicos daqueles que se oferecem aos alunos nos desafios práticos do Torneio Juvenil de Robótica e em outras competições internacionais, para que as soluções oferecidas às situações decorrentes desses problemas, pela banca proponente do exame, possam ser apreciadas e valoradas pelo aluno.

 Nesse modelo de avaliação, o desempenho do aluno candidato ao exame decorre do discernimento criterioso das melhores soluções apresentadas aos problemas.

Detalhamento da Estrutura Física da Prova

 A prova apresenta 13 páginas no total: 1 página de capa, 1 página de detalhamentos dirigida ao professor supervisor, 10 páginas de prova propriamente dita e 1 página destinada ao preenchimento de dados do aluno, do professor supervisor e ao quadro de respostas, todas essas páginas exatamente nessa sequência apresentada.

 A prova enviada ao professor supervisor estará em formato pdf e não poderá ser reproduzida em nenhum outro formato digital sem a autorização expressa da organização e destina-se à reprodução impressa.

 A prova para ser resolvida online estará em formato apropriado ao Sistema Elíseos e ao Sistema Gaia, naturalmente suportados pelos navegadores Firefox e Google Chrome em suas últimas versões.

Detalhamento do Preenchimento de Respostas da Prova

 A última página da prova é destinada ao preenchimento de dados do aluno, do professor supervisor e ao quadro de respostas.

 O quadro de respostas deverá ser preenchido apenas pelas letras correspondentes às alternativas assinaladas como respostas pelo aluno, exatamente na sequência das questões propostas na prova. Não é, portanto, necessária a marcação do número da questão a que se refere a letra, sendo inclusive rejeitado esse quadro de respostas quando preenchido assim.

 O quadro de respostas deverá apenas conter as letras a; b; c; d; e típicas das alternativas assinaladas e, ocasionalmente, f quando o aluno deixar de responder ou no caso de sugerir mais do que uma alternativa.

 O quadro de respostas deverá, resumindo, possuir apenas 20 letras, em sequência, sem espaçamento entre elas.

 Se a prova for realizada online, o quadro será preenchido pelo aluno no sistema e isso indicará automáticamente o fim da prova; caso seja realizada em folha impressa, o professor supervisor deverá repassar à organização a ficha com a identificação de cada aluno e a respectiva transcrição do quadro de respostas.

(3)

ENATER - Nível IV

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 1 a 6. Sumô de Robôs

“O sumô é luta de competição japonesa, que dois atletas disputam num ringue circular, buscando um derrubar o outro ou levar o seu oponente a pisar fora da arena.

Nesse desafio, os alunos são convidados a criar um robô que faça o papel de um atleta de sumô, buscando e encontrando o oponente, que deverá ser enfrentado e ser retirado da arena. Tal operação não pode implicar, de forma alguma, em destruição do adversário.” (texto retirado do Caderno de Apoio publicado em www.torneiojrobotica.org).

No Torneio Juvenil de Robótica, a arena é uma circunferência de

área branca limitada por uma linha circular preta como aquela que pode ser vista na foto acima.

Nesse evento, em 2010, a equipe que se sagrou campeã desse desafio, no nível primário, empregou um robô com apenas dois sensores.

Considere as cinco caixas descritas abaixo, cada uma com sensores de apenas um tipo, conforme ali está indicado, para que sejam escolhidos apenas dois sensores de um mesmo tipo ou de tipos variados, de tal forma que se componha um robô para esse desafio, buscando reeditar um robô competitivo com apenas dois sensores.

Caixa I: Sensores de toque; Caixa II: Sensores de ultrassom;

Caixa III: Sensores reflexivos de luz, também conhecidos como sensores de linha; Caixa IV: Sensores reflexivos de infravermelho;

Caixa V: Sensores de bússola.

Cinco equipes de alunos, indicadas cada uma por uma alternativa, ao serem indagadas sobre quais seriam os seus dois sensores escolhidos, indicaram as seguintes caixas:

a) Dois sensores da caixa I; b) Dois sensores da caixa II; c) Dois sensores da caixa III;

d) Um sensor da caixa III e outro da caixa V; e) Um sensor da caixa I e outro da caixa III.

(4)

1. Indique a alternativa acima que apresenta a melhor escolha para compor o robô do desafio Sumô. 2. Indique a alternativa acima que apresenta a escolha mais ineficiente para compor o robô do desafio

Sumô.

Cinco equipes de alunos, ao serem indagadas sobre quais seriam as caixas em que existiriam sensores capazes de, com eficiência e confiabilidade, detectar o oponente, indicaram as seguintes caixas:

a) A caixa II; b) As caixas II e V; c) A caixa III; d) As caixas I e IV; e) A caixa V;

3. Indique a alternativa acima que, diante do que requer o desafio, apresenta a melhor resposta entre as oferecidas pelas equipes.

4. Indique a alternativa acima que apresenta uma segunda opção que sirva de resposta possível, mas pouco eficiente para as características do desafio, entre as oferecidas pelas equipes.

Cinco equipes de alunos, ao serem indagadas sobre quais seriam as caixas em que existiriam sensores capazes de, com eficiência e confiabilidade, detectar a linha preta delimitadora da arena, indicaram as seguintes caixas: a) A caixa I; b) As caixas I e V; c) A caixa III; d) As caixas II e IV; e) A caixa V;

5. Indique a alternativa acima que apresenta a melhor resposta entre as oferecidas pelas equipes. O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 6 a 10.

Cabo de Guerra de Robôs

“O Cabo de Guerra é uma competição tão antiga que não se consegue datar os seus primórdios e baseia-se na disputa entre duas equipes que medem força para conseguir deslocar a equipe oponente contra si. Atualmente, essa competição é regulamentada pela Federação Internacional de Cabo de Guerra (Tug of War International Federation) e está no rol de competições dos Jogos Mundiais que é patrocinado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Nesse desafio, os alunos são convidados a criar um robô que faça o papel de uma equipe de cabo de guerra, preso

(5)

... O robô deve, de forma autônoma, dentro da área disponível da plataforma circular que ocupa, encontrar uma maneira de deslocar o oponente, através da corda, para conseguir fazê-lo cair para fora da outra plataforma circular, onde esse outro robô deve estar no início da contenda (texto retirado do Caderno de Apoio publicado em www.torneiojrobotica.org).

No Torneio Juvenil de Robótica, a arena é um conjunto de duas plataformas circulares claras limitadas por uma linha circular preta como aquela que pode ser vista na foto acima.

Um professor, no início da preparação de suas equipes para o Torneio Juvenil de Robótica, solicitou que as suas cinco equipes retirassem do almoxarifado da robótica os componentes que pretendiam empregar para a construção dos seus respectivos robôs para o desafio Cabo de Guerra.

Considere as cinco caixas descritas abaixo, cada uma representando a escolha de componentes de uma das equipes, e a respectiva listagem deles.

a) Caixa I: 2 Sensores de linha; 2 motores, controlador, 4 rodas multidirecionais, correntes e engrenagens de raios distintos;

b) Caixa II: 2 Sensores de linha; 2 motores, controlador, 4 rodas convencionais de borracha;

c) Caixa III: 2 Sensores reflexivos de infravermelho, controlador, 4 rodas multidirecionais, correntes e engrenagens de raios distintos;

d) Caixa IV: 2 Sensores de ultrassom, controlador, 4 rodas multidirecionais, correntes e engrenagens de raios distintos;

e) Caixa V: 1 Sensor de toque, 1 sensor de bússola, controlador, 4 rodas convencionais de borracha, correntes e engrenagens de raios distintos;

6. Indique a alternativa acima em que não é possível produzir vantagem mecânica entre os motores e as rodas.

Considere as cinco caixas descritas abaixo, encontradas no almoxarifado de robótica, de onde as equipes haviam feito a seleção de componentes, cada uma com sensores de apenas um tipo conforme ali está indicado. Depois de testes iniciais, as cinco equipes puderam voltar para trocar os sensores por outros que fossem potencialmente mais úteis. Assim foram escolhidos apenas dois sensores de um mesmo tipo ou de tipos variados para se pudesse compor um robô para o desafio Cabo de Guerra.

Caixa I: Sensores de toque; Caixa II: Sensores de ultrassom;

Caixa III: Sensores reflexivos de luz, também conhecidos como sensores de linha; Caixa IV: Sensores reflexivos de infravermelho;

Caixa V: Sensores de bússola.

As cinco equipes de alunos, indicadas cada uma por uma alternativa, ao serem indagadas sobre quais seriam os seus dois sensores escolhidos, indicaram as seguintes escolhas:

(6)

b) Dois sensores da caixa II; c) Dois sensores da caixa III;

d) Um sensor da caixa III e outro da caixa V; e) Um sensor da caixa I e outro da caixa II.

7. Indique a alternativa acima que apresenta a melhor resposta entre as oferecidas pelas equipes. 8. Indique a alternativa acima que apresenta a escolha em que se encontram apenas sensores que

empregam ondas eletromagnéticas.

Cinco equipes de alunos, ao serem indagadas sobre quais seriam as caixas em que existiriam sensores capazes de, com eficiência e confiabilidade, detectar um desvio angular sofrido pelo robô da posição em que se encontrava no princípio da partida, indicaram as seguintes caixas:

a) A caixa I; b) As caixas I e V; c) A caixa III; d) As caixas II e IV; e) A caixa V;

9. Indique a alternativa acima que apresenta a melhor resposta entre as oferecidas pelas equipes. Percebendo que precisavam testar a capacidade de arrastar o oponente de seu robô, as equipes pensaram em simular com um bloco de tijolo no lugar do robô adversário se o robô produzido era capaz de puxar esse bloco até que ele saísse da sua plataforma e caísse no fosso.

Considere as cinco caixas descritas abaixo, encontradas no almoxarifado de robótica, de onde as equipes haviam feito a seleção de componentes, cada uma delas com engrenagens de apenas um tipo de diâmetro conforme ali está indicado. Depois de testes iniciais, as cinco equipes puderam voltar para buscar engrenagens que pudessem produzir o arraste de um bloco de teste com a maior massa possível. Assim foram escolhidas duas engrenagens de um mesmo tipo ou de tipos variados para se pudesse compor um robô que com pneus das rodas bastante aderentes pudesse arrastar o bloco “mais pesado”.

Caixa I: engrenagem muito pequena, diâmetro de 1,0 cm; Caixa II: engrenagem pequena, diâmetro de 1,5 cm;

Caixa III: engrenagem de tamanho médio, diâmetro de 2,0 cm; Caixa IV: engrenagem grande, diâmetro de 2,5 cm;

Caixa V: engrenagem muito grande, diâmetro de 3,0 cm;.

As cinco equipes de alunos, indicadas cada uma por uma alternativa, ao serem indagadas sobre quais seriam as suas duas engrenagens escolhidas, indicaram as seguintes escolhas:

a) Uma engrenagem da caixa I e outra da caixa II ; b) Duas engrenagens da caixa II;

(7)

d) Uma engrenagem da caixa I e outra da caixa V; e) Uma engrenagem da caixa II e outra da caixa IV.

10. Indique a alternativa acima que permite construir um robô em que a velocidade angular do motor seja 50% maior do que a velocidade angular da roda.

O enunciado abaixo oferece informações que deverão ser utilizadas para as questões de 10 a 15.

Robôs Exploradores: Viagem ao Centro da Terra

Ler o livro Viagem ao Centro da Terra de Julio Verne é experimentar a sensação de explorar o desconhecido mundo do centro de nosso planeta. É, com certeza, ir mais fundo do que o leito mais profundo conhecido de rio ou oceano, entrar mais adentro da mais íngreme gruta explorada. Se existe o receio de se fazer uma viagem assim, existe uma curiosidade tão grande ou maior.

Construir um robô que antecipe a viagem do homem

para esse mundo inóspito, que constate os riscos e busque informações da estrutura das regiões mais próximas do centro do nosso planeta sempre será um desafio.

Também é verdade que, ao se construir robôs que consigam explorar o nosso planeta, adquire-se

conhecimento para que se desenvolvam robôs que possam explorar outros corpos celestes, em especial os demais planetas do Sistema Solar.

O desafio Viagem ao Centro da Terra do Torneio Juvenil de robótica foi desenvolvido para recriar essa atmosfera de aventura, estimulando as equipes a construir um robô que percorra um caminho plano espiral e, ao chegar no seu centro, recolha um cubo antes de fazer o caminho de volta ao ponto de partida situado na parte mais externa do cenário, conforme se vê na foto. Em resumo: “De forma completamente autônoma, o robô deve seguir, estritamente, o caminho, a partir da posição

externa de entrada, até o centro da espiral, onde deverá capturar um objeto alvo, e, a partir desse momento, retornar com o objeto para a posição de partida” (texto retirado do Caderno de Apoio publicado em www.torneiojrobotica.org).

Um professor, no início da preparação de suas equipes para o Torneio Juvenil de Robótica, solicitou que as suas cinco equipes elaborassem um pequeno texto apresentando a estratégia básica a ser adotada pelo robô, em sua programação, para que conseguisse percorrer o caminho espiral definido pelas linhas pretas laterais do tabuleiro representativo do cenário, conforme a vista superior desse tabuleiro encontrada na figura ao lado.

São algumas das estratégias relatadas:

(8)

I – Tentar percorrer o desenho: a programação deve fazer com que o robô siga a sequência de direções, respeitando o tempo necessário para cada uma delas, de tal modo que o robô faça o caminho definindo pelo o tabuleiro do desafio.

II – Tentar evitar ultrapassar a linha preta: a programação deve

fazer com que o robô ao detectar a linha preta desvie para o lado oposto.

III – Tentar fazer sucessivos retângulos: a programação deve fazer com que o robô siga reto, paralelo aos percursos retos até que, ao atingir o final de percurso indicado pela linha preta, vire 90° e, assim por diante, repetindo a ação descrita.

O professor, ao observar a programação de um robô que possuía na sua parte frontal, voltados para o piso dois sensores de linha, verificou que um dos laços mais importantes apresentava um trecho em pseudocódigo:

... Enquanto ( sensor de linha direito < 40 e sensor de linha esquerdo > 40)

Faça

motor direito = 100, motor esquerdo = 0;

Enquanto ( sensor de linha direito > 40 e sensor de linha esquerdo < 40 ) Faça

motor direito = 0, motor esquerdo = 100;

--- 11. Assinale a alternativa correta que indique a(as) estratégia(s) em que laços dessa natureza são fundamentais para a sua programação:

a) Apenas a I; b) Apenas a II; c) Apenas a III;

d) Todas as estratégias; e) Nenhuma das estratégias.

12. Considerando que esse pseudocódigo apresente valores que são fruto de calibração de sensores, pode-se concluir que:

a) Valores acima de 40 representam preto; b) Valores abaixo de 40 representam branco; c) Valores acima de 40 representam branco; d) O valor de corte entre o preto e o branco é 100; e) Valores acima de 100 representam o preto.

(9)

13. O professor pode notar que nesse trecho havia alguns equívocos que implicam em:

a) Fazer com que o robô gire em torno do ponto médio da distância entre as duas rodas, se essas estiverem paralelas;

b) Fazer com que o robô gire em torno da roda que está do lado da linha preta; c) Fazer com que o robô gire 1800 em torno da roda que está do lado da linha preta; d) Fazer com que o robô gire indefinidamente;

e) Não responder ao caso em que os dois sensores estiverem sobre a linha.

14. Na figura, é dada a vista superior do tabuleiro do desafio Viagem ao Centro da Terra e, ao lado, de cinco robôs indicados respectivamente pelas letras; A, B, C, D, E. Indique a alternativa em que se apresente um fator decisivo para que o maior robô, em área, feito de material rígido consiga, de alguma maneira passar pelo caminho todo solicitado pelo desafio. Considere que todas as figuras mostradas estão sob a mesma escala métrica.

a) Ser construído empregando-se motores de passo; b) Ser construído empregando-se rodas pivotantes; c) Ser construído empregando-se rodas multidirecionais; d) Ser construído empregando-se sensor de toque; e) Ser construído empregando-se sensor de ultrassom.

15. Um robô possui dois motores posicionados de tal forma que suas rodas sejam paralelas entre si. Coloca-se o robô sobre um plano, conforme o desenho esquemático abaixo: a roda de um dos motores está em A e outra do segundo motor em B. Pretende-se que o robô movimente a roda B até o ponto C, assim o robô deve:

C

B

A

a) Não acionar o motor A. Acionar apenas o motor B, empregando, para se saber o número de voltas a serem executadas pela roda B, uma determinada relação entre o tamanho do raio da roda e a medida entre A e B;

(10)

b) Não acionar o motor A. Acionar apenas o motor B, empregando, para se saber o número de voltas a serem executadas, uma determinada relação entre a distância de A para B e a distância de A para C; c) Não acionar o motor A. Acionar apenas o motor B, empregando, para se saber o número de voltas a

serem executadas, uma determinada relação entre a distância de A para B e a distância de B para C; d) Acionar os motores A e B, de tal forma que o número de rotações de B é o dobro do que é executada

por A;

e) Acionar igualmente os motores A e B.

Resgates de Alto Risco

Resgates são operações conhecidas no dia a dia que visam a recuperar objetos ou pessoas em circunstâncias nas quais não se encontra facilidade para que sejam retiradas de algum cenário específico. Em alguns casos, não convém que se faça a retirada do objeto alvo, a remoção e o descarte passam, então, a ser uma missão à parte.

No caso de bombas ou objetos contaminados, o descarte é a essência da missão e representa o maior risco da tarefa: uma explosão inesperada ou uma exposição a produtos contaminantes pode levar a uma ampliação de danos, que será muito difícil de que se calcule a extensão.

Nesse desafio, os alunos são convidados a criar um robô que resolva completamente o problema de buscar e descartar o objeto alvo de risco (texto retirado do Caderno de Apoio publicado em www.torneiojrobotica.org).

16. Para atingir o seu objetivo, o robô do desafio Resgate de Alto Risco deverá se orientar por uma linha preta, a qual deverá seguir, enquanto ela existir, sem perdê-la.

Considere e avalie as afirmações abaixo:

I. Um robô, para resolver com eficiência essa tarefa poderá ter ao menos dois sensores reflexivos de luz que deverão ser posicionados um de cada lado da linha;

II. Um robô para resolver com eficiência essa tarefa poderá ter um sensor de câmera;

III. Para grandes variações de direção da linha preta, como quando apresenta um desenho com ângulos de 900, podem ser empregados vários sensores de linha e controle PID.

Considerando essas afirmações, isoladamente ou combinadas, escolha a alternativa que apresenta a solução correta:

a) afirmações I, II e III são corretas; b) só as afirmações I e II são corretas; c) só as afirmações I e III são corretas; d) só as afirmações II e III são corretas;

(11)

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira.

17. Um robô autônomo de exploração que tenha de fazer uma tarefa de resgate sem contar com indícios que sirvam de referencial para a sua navegação ou indicação de percurso a ser seguido, corre o risco de se perder no cenário de sua missão. Na superfície terrestre, um robô desse tipo pode empregar para se localizar: a) Sensores de toque; b) Sensores de bússola; c) Sensores da temperatura; d) Sensores de som; e) Sensores de luz.

Unmanned ground vehicle

“An unmanned ground vehicle (UGV) is a vehicle that operates while in contact with the ground and without an onboard human presence. UGVs can be used for many application s where it may be inconvenient, dangerous, or impossible to have a human operator present. Generally, the vehicle will have a set of sensors to observe the environment, and will

eitherautonomously make decisions about its behavior or pass the information to a human operator at a different location who will control the vehicle through teleoperation. The UGV is the land-based counterpart to unmanned aerial vehicles and remotely operated underwater vehicles. Unmanned robotics are being actively developed for both civilian and military use to perform a variety of dull, dirty, and dangerous activities”.

(Texto e foto extraídos de Wikipedia em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Unmanned_ground_vehicle

revisado em11/08/2012).

A partir do texto, considere e avalie as afirmações abaixo:

I. Um robô do tipo UGV, apresentado no texto, é um veículo não tripulado;

II. Um robô do tipo UGV, apresentado no texto, pode ser empregado para tarefas perigosas para serem executadas pelo homem;

III. Pode ser autônomo ou operado à distância pelo homem.

Considerando essas afirmações, isoladamente ou combinadas, escolha a alternativa que apresenta a solução correta:

a) afirmações I, II e III são corretas; b) só as afirmações I e II são corretas; c) só as afirmações I e III são corretas; d) só as afirmações II e III são corretas; e) apenas uma das afirmações é correta.

(12)

19. Para atingir o seu objetivo, o robô do desafio Resgate de Alto Risco deverá, durante o trajeto a ser percorrido, subir uma rampa conforme se vê na arena ao lado.

São fatores a serem considerados para o sucesso da operação de subida na rampa:

I. A massa do robô;

II. A potência dos motores do robô; III. O atrito entre as superfícies das

rodas e da rampa.

Considerando essas afirmações, isoladamente ou

combinadas, escolha a alternativa que apresenta uma grandeza física fundamental: a) I, II e III;

b) I ; c) II; d) III;

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira.

20. Ainda sobre o percurso da rampa no desafio de Resgate de Alto Risco. São fatores a serem considerados para o sucesso da operação de subida na rampa:

I. Como a rampa é ladeada por paredes de madeira, o robô pode empregar sensores para manter-se na direção correta, evitando, assim, que, ao subir, desvie-se para um dos lados e vá de encontro à parede;

II. Para que o robô tenha ajustada a potência do motor à necessidade requisitada pela subida pode se empregar o sensor acelerômetro;

III. A distribuição da massa do robô deve ser cuidadosamente verificada para que, durante a subida, ele não capote.

Considerando essas afirmações, isoladamente ou combinadas, escolha a alternativa que apresenta a solução correta:

a) afirmações I, II e III são corretas; b) só as afirmações I e II são corretas; c) só as afirmações I e III são corretas; d) só as afirmações II e III são corretas;

e) nenhuma das alternativas anteriores é verdadeira.

(13)

FICHA DE CADASTRAMENTO DE RESPOSTAS PARA ALUNOS QUE REALIZARAM A PROVA IMPRESSA

PREENCHIMENTO DO ALUNO

Nível Nome do Aluno Sequência de respostas das questões. Letras a, b, c, d, e

4 Coloque ao lado o seu gabarito

Exemplo abcdeabcdeabcdeabcde

USO DO PROFESSOR

Essa ficha deverá ser usada quando a realização do Exame Nacional de Tecnologia em Robótica – ENATER – for feita, empregando-se folhas de prova em suporte de papel, em detrimento da sua versão online.

O professor encarregado pela realização da prova deverá, até o momento do preenchimento dessa ficha, assegurar-se de que ele e os alunos estejam inscritos no Sistema Gaia e disponham do respectivo número de inscrição.

A ficha possui 5 campos que devem ser preenchidos, a saber: 1. Sobre as condições de realização das provas

Local de Realização da Prova: (nome e dados do estabelecimento de ensino) Professor: (número de inscrição)

2. Sobre as provas e os alunos

Nível da Prova: (1 para Nível I; 2 para Nível II; 3 para Nível III; 4 para Nível IV) Aluno: (número de inscrição)

Resposta: (vinte letras __uma para cada questão__ seguidas umas das outras, sem espaço entre elas, pertencentes ao conjunto {a; b; c; d; e; f}, em que as letras “ a; b; c; d; e” são respostas, enquanto que a letra “f” deverá ser empregada para o caso de falta de resposta válida assinalada pelo aluno na questão.

Exemplo:

ENATER – EXAME NACIONAL DE TECNOLOGIA EM ROBÓTICA 2012 Escola XYZ. Rua MNP, 123. São Paulo (SP). Tel 11 9999999 34567

1 12345 abcdeabcdeabcdeabcde 1 17654 abcdeabcdeabcdeabcde 1 21455 abcdeabcdeabcdeabcde 2 12378 abcdeabcdeabcdeabcde 2 32456 abcdeabcdeabcdeabcde 3 12300 abcdeabcdeabcdeabcde 4 43567 abcdeabcdeabcdeabcde

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Isso porque, com a ciência, a espécie humana teria conseguido, pela primeira vez em sua história, formular um tipo de conhecimento que não apenas diria verdadeiramente como é o

Rashed não vê como superar as diferenças de objetivos e métodos de trabalho entre a história social da ciência, a qual, para ele, não merece ser chamada de história, e a

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

14.1 Número ONU 14.2 Designação oficial de transporte da ONU 14.3 Classes de perigo para efeitos de transporte 14.4 Grupo de embalagem Informação adicional 14.5 Perigos para