• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE COTIA Estado de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE COTIA Estado de São Paulo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Estado de São Paulo

LEI COMPLEMENTAR 18, DE 30 DE MARÇO DE 1.998.

“Estabelece o Quadro e o Plano de Carreira e de Remuneração para o Magistério Público Municipal de Cotia e dá outras providências.”

MÁRIO RIBEIRO. Prefeito do Município de Cotia, no uso de suas atribuições legais,

\ I FAZ SABER, que a Câmara Municipal de Cotia, aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Capítulo I

Disposições preliminares

ARTIGO 1°- O Plano de Carreira e de Remuneração para o Magistério Público Municipal de Cotia é estabelecido por esta Lei, em consonância com o disposto no artigo 67 da Lei Federal n° 9394/96 de 20 de dezembro de 1996, nos artigos 9° e 10 da Lei Federal n° 9.424, de 24 de dezembro de 1996 e Resolução Federal n°3, de 08 de outubro de 1997.

ARTIGO 2°- Para efeitos dessa Lei, consideram-se integrantes do Quadro do Magistério Público Municipal os profissionais que exercem atividades de docência e os que oferecem suporte pedagógico direto a tais atividades, incluídas as de direção ou administração escolar, planejamento, supervisão e coordenação educacional.

Capítulo II

Da Composição do Quadro do Magistério

ARTIGO 3°- O Quadro do Magistério será constituído d classes de Docentes e de Suporte Pedagógico.

(2)

Estade de São Pjulo

ARTIGO 4°- A classe de docente será constituída por cargo de professor, com níveis hierarquizados de acordo com a titulação;

Nível Í-Ensino médio completo, na modalidade normal.

Nível ([-Ensino superior em curso de licenciatura, de graduação plena.

ARTIGO 5^- A classe de Suporte Pedagógico será

constituída de cargos de Diretor de Escola e Supervisor de Ensino.

Nível lll-Formação superior com qualificação mínima, a graduação, em pedagogia e habilitação em Administração Escolar.

Nível IV-Formação superior com qualificação mínima, a graduação, em pedagogia e habilitação em Supervisão.

' ARTIGO 6”- Além dos cargos de funções especiais do

Quadro de Magistério, haverá para o conjunto da unidade escolar a função gratificada de Coordenador Pedagógico e ou Professor Coordenador.

Capítulo UI

Do campo de atuação

ARTIGO 7° - Os ocupantes de Cargos de Docentes ou

de Suporte Pedagógico atuarão como:

I- Professor de Educação Infantil e /ou das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental.

II- Professor das quatro primeiras séries e suplência do Ensino Fundamental.

III- Professor de Educação Especial ou de sala de recursos.

IV- Professor graduado, com Habilitação Especifica para as disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental,

V- Diretor de Escola. VI- Vice-Diretor de Escola.

VII- Coordenador Pedagógico e/ou Professor Coordenado^ VIII- Supervisor de Ensino.

(3)

tsiado de São Raitio

Capítulo IV Do Provimento

Seção I * Dos requisitos

ARTIGO 8°- Para o preenchimento dos cargos do Quadro do Magistério, serão exigidos os seguintes requisitos mínimos;

I- Professor de Educação Infantil - ensino médio completo, na modalidade Normal ou Magistério e especialização na Pré-Escola;

II- Professor das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e suplência I - ensino médio completo, na modalidade Normal ou Magistério;

III- Professor de Educação Especial - ensino superior em curso de licenciatura, de graduação plena com habilitação em Educação Especial.

IV- Professor para a docência nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental - ensino superior em curso de licenciatura, de graduação plena, com habilitações específicas para as disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental.

V- Diretor de Escola e Vice-Diretor - ensino superior em curso de licenciatura, de graduação plena com habilitação em Administração Escolar,

VI- Coordenador Pedagógico - graduação em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar.

VII- Supervisor de Ensino - graduação em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar,

VIII- Professor Coordenador - ensino médio completo na modalidade Normal ou Magistério e/ou graduação plena em curso de licenciatura.

Seção II - Do ingresso

ARTIGO 9°- O ingresso na carreira do magistério público se dará por concurso de provas e títulos.

§ l°- A experiência docente mínima, pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer funções de magistério, que não a de docência, será de 02 (dois) anos e adquirida em qualquer nivel ou sistema de ensino, público ou privado.

§ 2°' Comprovada a necessidade de provimento de cargos vagos Docentes e/ou criados e a indisponibilidade de candidatos aprovados em concursos anteriores, a Prefeitura realizará concurso público p. preenchimento das mesmas a fim de atender à demanda

(4)

Estado de São Paulo

§ 3°- O estágio probatório, tempo de exercício profissional a ser

avaliado durante 02 (dois) anos, ocorrerá entre a posse e a investidura permanente na função.

Parágrafo único- O cargo de Vice-Diretor, Coordenador Pedagógico e/ou Professor Coordenador será considerado em comissão, a ser indicado pelo Assessor da Educação e Cultura.

ARTIGO 10- Os cargos de Diretor de Escola e

Supervisor de Ensino, uma vez comprovada a existência de vagas, serão providos em comissão até a realização de concurso público para preenchimento dos mesmos, pelo menos de quatro em quatro anos.

Capítulo V

Da ProgressãoFuncional

ARTIGO 11 - A progressão funcional para os ocupantes de cargos, obedecidas as condições fixadas nesta Lei, será garantida a todos os integrantes do Quadro do Magistério e dar-se-á por habilitação e qualificação de trabalho.

ARTIGO 12 - A progressão por habilitação do docente

dar-se-á na passagem de um nível para outro, em conseqüência da apresentação pelo interessado de documentos relativos a;

I - Habilitação em curso de licenciatura, com graduação plena, para os

de Nível l.

ARTIGO 13 - A progressão por qualificação de trabalho

dar-se-á através da concessão de 5% (cinco por cento) sobre o estipêndio toda vez que o Docente ou Suporte Pedagógico atingir 160 (cento e sessenta) pontos na forma estabelecida nesta Lei.

I- Dedicação exclusiva ao cargo no Sistema Municipal de Ensino de

Cotia - 02(dois) ponto por ano;

II- Desempenho no trabalho, mediante avaliação segundo parâmetros de qualidade do exercício profissional, a serem definidos pelo Consel Municipal de Educação - lO(dez) pontos por ano;

(5)

Estado de São Paulo

III - Avaliações periódicas para aferição de conhecimentos na(s) área(s) curricular(es) em que o professor exerça a docência e de conhecimentos pedagógicos- 20(vinte) pontos por ano.

Capítulo VI

Da Jornada de Trabalho

ARTIGO 14 - A jornada de trabalho dos docentes poderá ser de no máximo 40(quarenta) horas-relógio e incluirá uma parte de horas de aula e outra de horas de atividade.

§ 1°- Horas de aula são aquelas destinadas às atividades realizadas em sala de aula bem como atividades escolares realizadas em outros recintos, para trabalhos teóricos e práticos, leituras, pesquisas e trabalhos de grupo, concursos e competições, conhecimento da natureza e das múltiplas atividades humanas, desenvolvimento cultural, artístico e recreativo, envolvendo professores e alunos.

§ 2°- Entende-se por horas de atividade, aquelas destinadas à preparação e avaliação do trabalho didático, à colaboração com a administração da escola, às reuniões pedagógicas, à articulação com a comunidade e ao aperfeiçoamento profissional, de acordo com a proposta pedagógica de cada escola.

ARTIGO 15 - Os ocupantes de cargo de Suporte Pedagógico ficam sujeitos ao regime de 40(quarenta) horas - relógio semanais.

ARTIGO 16- Os ocupantes de cargo Docente que atuam nas Unidades Escolares Municipais ficarão sujeitos às seguintes jornadas:

I - Jornada de 20(vinte) horas-relógio de aula com alunos e 4(quatro) horas de atividade, sendo duas na Unidade Escolar e duas em local de livre escolha;

II - Jornada de 25(vinte e cinco) horas-relógio de aula com alunos e 5(cinco) horas de atividade, sendo três na Unidade Escolar e duas em local de livre escolha,

III - Jornada de 32(trinta e duas) horas-relógio de aula com alunos e 8(oito) horas de atividade, sendo quatro na Unidade Escolar e quatro em local de livre escolha.

ARTIGO 17

pedagógica das unidad

___ Em consonância com a proposta Escolares Municipais, os docentes q

(6)

fcs!ado de São Paulo

participarem de projetos especiais poderão ter atribuídas horas de carga suplementar até o máximo de 40 (quarenta) horas- relógio semanais.

ARTIGO 18 - A remuneração da jornada será baseada em horas-relógio trabalhadas, considerando-se o mês como 5(cinco) semanas para o cálculo do estipêndio final, tendo-se como já remunerados os dias de repouso semanal.

Capítulo VII

DosAfastamentos

ARTIGO 19 - Não serão concedidos aos Docentes e Suporte Pedagógico benefícios que impliquem afastamento da escola tais como faltas abonadas, faltas justificadas ou licenças não previstas na Constituição Federal.

Parágrafo único- São assegurados aos integrantes do Magistério os direitos previstos nos incisos V, VIII, IX, XII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX e XXIV do artigo 7° da Constituição Federal e as licenças de saúde, gala, nojo, adoção e convocação para júri.

ARTIGO 20 - São assegurados aos integrantes do Magistério afastamentos para o exercício de outras funções dentro do próprio Sistema de Ensino Municipal conforme interesse da administração.

CapítuloVIII

Das Disposições Finais e Transitórias

ARTIGO 21 ■ Para os integrantes do Quadro do Magistério é assegurado o percebimento do adicional por tempo de serviço, concedido no mínimo por qüinqüênio correspondente a 5% (cinco por cento) sobre o salário base e vedada a sua limitação, bem como a sexta parte dos vencimentos integrais, concedida aos 20(vinte) anos de efetivo exercício que se incorporarão aos vencimentos para todos os efeitos.

ARTIGO 22 - Durante o período de estruturação da Rede Municipal de Ensino e por um prazo de 3(três) anos, os cargos de Suporte Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor de Ensino, serão considered

(7)

Estado de São Paulo

em comissão, a serem indicados pela Assessoria da Educação, Cultura e Esporte.

ARTIGO 23 - Os valores pecuniários do Quadro do Magistério são os constantes do Anexo I.

§ 1°- As tabelas constantes do Anexo I apresentam o salário inicial e o final da carreira, já incorporada a progressão funcional.

ARTIGO 24- Para os integrantes de classes de docentes do Quadro do Magistério, além dos benefícios constantes dos artigos 12, 13 e 21 da presente Lei, enquanto atuarem, no período noturno, farão jus à Gratificação por Trabalho Noturno nesse período.

§ 1°- Para os efeitos desta Lei, considerar-se-á Trabalho Noturno aquele que for realizado no período das 19:00 horas às 23:00 horas.

§ 2°- A Gratificação por Trabalho Noturno corresponderá a 20%(vinte por cento) do valor percebido em decorrência das horas de aula ministradas no período de Trabalho Noturno.

§ 3°- A Gratificação por Trabalho Noturno será computada no cálculo do 13° salário.

§ 4°- A Gratificação pelo Trabalho Noturno não se incorporará aos vencimentos ou salários para nenhum efeito.

ARTIGO 25 - Para os integrantes da classe de Suporte Pedagógico do Quadro do Magistério, será concedido o adicional de transporte, na seguinte conformidade:

I. Diretor e Vice-Diretor, 10%(dez por cento) sobre o salário base inicial.

II. Supervisor de Ensino, 20%(vinte por cento) sobre o salário base inicial.

Parágrafo Único - Q adicional de Transporte não incidirá sobre afastamentos de qualquer natureza.

ARTIGO 26 - Para os integrantes da classe de Docentes e Suporte Pedagógico do Quadro do Magistério, será concedido o adicional de local de exercício na proporção de 10% (dez por cento) a 30% (trinta por cento).

ARTIGO 27- O Executivo providenciará a regulamentação desta lei no prazo de 60 (sessenta) dias contado de promulgação .

(8)

Estado de São Paulo

ARTIGO 28 - Através de Lei Complementar a ser aprovada pela Câmara Municipal, serão estabelecidos mecanismos no período de transição do regime anterior para o que será instituído, com vistas à salvaguarda de direitos já adquiridos.

ARTIGO 29 - O Plano de remuneração constante do Anexo I desta Lei aplica-se aos profissionais contratados a partir de 01 de fevereiro de 1998, devendo o Executivo providenciar a complementação no que couber.

ARTIGO 30 - As despesas decorrentes com a execução desta Lei, correrão por conta de dotações próprias do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

ARTIGO 31 - Esta Lei Complementar entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário e, em especial, a Lei Municipal 667/94, de 29 de junho de 1994.

Prefeitura do Município de Cotia aos 30 dias do mês de março de 1.998.

MARIO RIBEIRO Prefeito Municipal

Referências

Documentos relacionados

Vírus: Rotavírus, Adenovírus - Se fatores risco: Parasita / Protoz Manejo. - Suspender medicamentos, ATM - Otimizar

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Informe Semanal de Investimentos Setoriais Anunciados Número de anúncios de investimento – serviços – 2007 - 2014 Fonte: Imprensa Elaboração: BRADESCO Fonte: Imprensa

empregados em favor da sua entidade sindical a titulo de Taxa Assistencial no mês de setembro 2014, 2% (dois por cento), calculado sobre a remuneração mensal, já reajustado com

1º Vogal Suplente: Cátia Marlene Rocha Pereira, TSDT de Medicina Nuclear e Técnica Coordenadora – Centro Hospitalar e Universitário de São João, EPE. 2º Vogal

Porque a entrega de dados com o software Trimble Access acontece assim que o trabalho de campo é concluído, quaisquer consultas da equipe do escritório podem ser respondidas enquanto