• Nenhum resultado encontrado

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Química - Inglês

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Química - Inglês"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Nome:____________________________________________ Nº: ____ Turma: _____

Este caderno contém questões de:

(2)

Caderno de Atividades

2017

 Realizar as questões das páginas 93 a 96 (até o nº 5), referentes ao texto "Papai, o gigante", previamente lido em sala de aula.

 Todos os exercícios devem ser feitos no caderno, com os devidos desenvolvimentos.

 Os exercícios propostos têm por finalidade: retirar as dúvidas ainda existentes e fixar os conteúdos trabalhados em sala de aula.

 Livro texto: pág. 93, exercícios 07, 08, 09, 10 e 11.

Leia o texto e observe a imagem a seguir:

Jesse Owens (1913-1980), americano do Alabama, conquistou quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em 1936, em pleno regime nazista (por ter vencido os 100 e 200 metros rasos, o revezamento de 400 metros e o salto em distância). Os Jogos Olímpicos na Alemanha foram idealizados e abertos por Adolf Hitler, e o objetivo era fazer propaganda do regime nazista. A Alemanha, de fato, ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 33 ouros. Porém, alguns jornalistas do período disseram que Hitler ficou insatisfeito com as vitórias de Jesse Owens.

(Adaptado de: <http://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/atleta-americano-negro-vence-hitler-9859599>. Acesso em: 15 set. 2015.)

(3)

Caderno de Atividades

2017

Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, responda as questões propostas: 1 – Qual seria o motivo pelo qual Adolf Hitler ficou “insatisfeito” em relação à vitória de Jesse Owens na

Olimpíada de Berlim, em 1936?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2 – Cite e explique duas características do Nazismo.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Exibido pela primeira vez em outubro de 1940, o filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, faz uma crítica a um projeto político vigente na época.

Observe abaixo o fotograma de uma cena do filme e o discurso apresentado em seu final:

A aviação e o rádio nos aproximou. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora. Milhões de desesperados: homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

(4)

Caderno de Atividades

2017

3 – Identifique o projeto político-ideológico criticado e apresente duas características desse projeto que se opunham aos ideais defendidos no discurso final.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Os regimes políticos procuram se legitimar por meio de ideologias, que incluem concepções sobre os vínculos entre poder e sociedade, sobre relações sociais e étnicas. Uma dessas ideologias, o nazismo, está expressa nos dois documentos a seguir, difundidos pelo regime nazista alemão.

Documento 1

Sem a possibilidade que lhe foi dada de empregar homens de nível inferior, o Ariano nunca teria podido dar os primeiros passos na estrada que devia conduzi-lo à civilização [...].

Assim, a existência de homens inferiores foi um dos fundamentos essenciais para a elaboração de civilizações superiores; pois compensava a penúria de recursos materiais sem os quais um progresso posterior é inimaginável. Incontestavelmente, a primeira civilização da humanidade descansava menos sobre a domesticação do animal que sobre o emprego de homens inferiores.

Adolfo Hitler. Mein Kampf ("Minha Luta"). HITLER, A. Mein Kampf. Apud MATTOSO, Kátia M. de Queirós (Org.). "Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963)". São Paulo: HUCITEC, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977. p. 178. Documento 2

Partindo desses elementos da propaganda nazista, atenda às solicitações seguintes. 4 – Que aspecto da ideologia nazista esses documentos expressam?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

5 – Comente dois resultados concretos da difusão do nazismo durante o governo de Adolfo Hitler na Alemanha. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(5)

Caderno de Atividades

2017

Orientações de estudo:

 Este CAT será entregue ao professor e resolvido em folha de redação.

Tema: O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI.

A partir da leitura do texto e da charge seguintes e com base nos argumentos formulados nos debates em sala de aula, desenvolva dois argumentos de que o Brasil deveria acolher os haitianos refugiados e dois argumentos contrários à vinda de refugiados haitianos para o Brasil.

Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

(6)

Caderno de Atividades

2017

Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1400 a quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo.

A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos chegou a Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.

Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, não são haitianos miseráveis que buscam o Brasil para viver, mas pessoas da classe média do Haiti e profissionais qualificados, como engenheiros, professores, advogados, pedreiros, mestres de obras e carpinteiros. Porém, a maioria chega sem dinheiro. Os brasileiros sempre criticaram a forma como os países europeus tratavam os imigrantes. Agora, chegou a nossa vez — afirma Corinto.

Disponível em: http://www.dpf.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

1. Faça a distribuição eletrônica para os elementos:

a) 12Mg b) 15P c) 26Fe d) 35Br e) 56Ba f) 57La

2. De acordo com o exercício 1, indique:

I) O subnível mais energético de cada distribuição;

(7)

Caderno de Atividades

2017

3. Faça a distribuição eletrônica para os íons:

a) 12Mg2+ b) 20Ca2+ c) 26Fe3+ d) 35Br- e) 15P3- f) 55Cs-

4. Qual o número atômico do elemento que apresenta o subnível mais energético “5d4”?

5. Vanádio (Z = 23), elemento de transição, constitui componente importante do aço para produzir um tipo

de liga que melhora consideravelmente a tenacidade, as resistências mecânicas e a corrosão do ferro. Quantos elétrons há no subnível 3d da configuração eletrônica do vanádio?

 O aluno deverá colocar o nome, turma, destacar a folha de exercício e entregá-la para ser

corrigida pela professora.

 Students for Peace 4 - Páginas 111 e 112. 1) Leia o texto e responda as perguntas.

2) Complete o texto com o Present Perfect dos verbos em parênteses.

3) Escolha a melhor definição de binge-watching de acordo com o que você entendeu do texto. 4) Qual é o tom do artigo? Marque todas as alternativas que se aplicam.

5) O texto da atividade 1 é ...

6) Complete o diálogo com os verbos abaixo. 7) Complete as frases com informações pessoais. 8) Complete as frases com for ou since.

Referências

Documentos relacionados

a) Explique por que os portugueses não tiveram interesse em povoar o Brasil em 1500. Os corsários ou piratas também saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil, provocando

Deu especial atenção à forma de atendimento prestado nas delegacias especializadas; previu o atendimento por equipes multidisciplinares; criou regras de ampliação do acesso à

Não devemos responder de uma forma defensiva; pelo contrário, tendo consciência do peso da China, devemos ver isso como uma oportunidade e procurar jogar na

Além desse capítulo de caráter introdutório, o segundo capítulo desta pesquisa está dividida em seis tópicos. O primeiro e sobre as relações de gênero e sexualidade, essa parte

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

- Diferentes graus de complexidade do modelo neural (evitando sobreaprendizado) - Ensaios com vários Pré-Processamentos alternativos (aumentando desempenho) - Descarte de

412 do Código Civil – Valor que não comporta redução, por não se mostrar excessivo e sobretudo em razão do caráter intuitu personae da obrigação – Dano moral configurado

RESUMO - Avaliaram-se dois modelos matemáticos no estudo do fluxo de fósforo no metabolismo de suínos com os objetivos de destacar o modelo mais eficiente e indicar a fonte de