• Nenhum resultado encontrado

CRUZEX Flight Base Aérea de Natal cheia de aviões de transporte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRUZEX Flight Base Aérea de Natal cheia de aviões de transporte"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

CRUZEX Flight 2013 - Base

Aérea de Natal cheia de

aviões de transporte

Apesar do exercício CRUZEX Flight 2013 chamar a atenção pelas aeronaves de caça, quem rouba a cena antes do início dos voos de combate é a aviação de transporte. Somente na noite desta sexta-feira (1º/11) sete aviões C-130 Hércules de quatro países diferentes ocuparam o pátio de aeronaves da Base Aérea de Natal (BANT).

(2)

Eram três C-130 do Brasil, dois do Canadá, um do Equador e outro do Uruguai. Um C-105 Amazonas e um C-95 Bandeirante, ambos da FAB, também passaram pela BANT durante a noite. Um C-120 (Embraer Brasília) uruguaio também pernoitou no local.

(3)

No sábado, continuou o movimento de aviões C-105 e C-99 da FAB. Também houve a passagem de um Boeing 767 da Força Aérea do Chile, C-130 Hércules da Colômbia e mais um Y-8 da Venezuela.

(4)

CRUZEX também é transporte

A maior parte das aeronaves que passam pela BANT nos últimos dias, como um C-5 Galaxy da Força Aérea dos Estados Unidos, cumpre missões de transporte aéreo logístico em apoio às

(5)

unidades de combate que vão participar da CRUZEX Flight 2013. Mas, neste ano, o exercício também incluirá missões específicas para a aviação de transporte, como o lançamento de paraquedistas.

A Real Força Aérea do Canadá, que não enviará nenhum caça para a CRUZEX Flight, vai participar exclusivamente com dois CC-130J em missões desse tipo. A FAB também vai utilizar seus C-130 no lançamento de paraquedistas de forças especiais.

CRUZEX Flight 2013 - Força

Aérea do Uruguai chega à Base

(6)

Aérea de Natal

Oito aeronaves e 57 militares da Força Aérea do Uruguai chegaram na tarde desta sexta-feira (1/11) à Base Aérea de Natal para o exercício CRUZEX Flight 2013. Os uruguaios irão participar da manobra com seis aeronaves de combate: três A-37B Dragonfly e três IA-58 Pucará. Para o transporte das equipes de apoio, foram mobilizadas uma aeronave C-130B Hércules e outra C-120 Brasília.

Esta é a quinta vez que a Força Aérea Uruguaia participa da CRUZEX. “A expectativa é muito grande, principalmente dos pilotos mais jovens. Temos uma força aérea pequena, por isso é um grande esforço estarmos aqui. Queremos buscar mais experiência”, afirma o Coronel Aviador José Luis Visconti, comandante da delegação uruguaia e participante da CRUZEX em Natal pela quarta vez.

Os aviões uruguaios decolaram na quinta-feira (31/10) da Base Aérea de Durazno, no Uruguai, e fizeram escala na Base Aérea

(7)

de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Aeronaves

O Cessna A-37B Dragonfly, ou Super Tweet, é uma aeronave de ataque leve, reconhecimento e treinamento desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1960. O A-37B teve participação ativa pela Força Aérea americana durante a Guerra do Vietnã. O caça possui uma metralhadora e pode lançar bombas e foguetes, além de outras armas. O Dragonfly é operado por 15 países, incluindo Alemanha, Coréia do Sul e Bangladesh.

(8)

O IA-58 Pucará é um avião de ataque leve e apoio aproximado desenvolvido na década de 1970 pela Argentina. O Pucará chegou a participar de combates durante a Guerra das Malvinas. Atualmente é operado pelas forças aéreas da Argentina, Colômbia, Sri Lanka e Uruguai.

“Nosso foco na CRUZEX são as missões de ataque ar-solo. Estamos muito felizes de participar desse exercício, que é o maior da América do Sul. Vai ser a primeira vez que trabalharemos juntos com a Força Aérea Canadense, por exemplo”, afirmou o Coronel Visconti, que é piloto de A-37.

(9)

-Helicópteros

AH-2

Sabre

chegam à Natal

Depois de 15 horas de viagem de Porto Velho (RO) à Base Aérea de Natal (BANT), três AH-2 Sabre do Esquadrão Poti pousaram no pátio de operações para participar pela primeira vez da CRUZEX. Passando por seis cidades (Manaus, Santarém, Belém, Santa Cruz, São Luís e Fortaleza), os helicópteros chegaram às 11h desse sábado (02/11) e realizaram sobrevoo sobre a pista antes de pousar.

De acordo com o comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Cláudio Wilson Saturnino, os helicópteros irão cumprir missão simulada de ataque e escolta C-SAR, sigla em inglês para Busca e Resgate em Combate. “O Esquadrão já participou de outras edições da CRUZEX, mas é a primeira vez que uma aeronave de combate, o AH-2 Sabre, participa da operação. Queremos muito ver o resultado desse engajamento, principalmente com a capacidade de ataque mais próximo que tem o helicóptero”,

(10)

explica o Comandante.

De fabricação russa, os AH-2 Sabre são helicópteros de ataque. Batizada originalmente de Mi-35M Hind, a aeronave conta com canhão orgânico de 23 milímetros e capacidade de lançamento de foguetes e mísseis, além de supressor de calor que dificulta sua identificação por infravermelho.

O Sabre faz parte do Esquadrão Poti desde 2009 e atua na defesa da Amazônia Ocidental. Com grande capacidade de fogo, cumpre missões de interceptação, combate aéreo, ataque, escolta de outros helicópteros e apoio aéreo aproximado a tropas terrestres.

Base Aérea de Anápolis vai

sediar o 3º GAAAD

(11)

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) irá sediar o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (3º GAAAD)e, no próximo dia 18, às 10 horas, acontece a abertura das propostas do processo licitatório.

(12)

A implantação dessa unidade foi anunciada em julho, pelo comandante da BAAN, Coronel Aviador Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, durante as comemorações do aniversário de Anápolis, em meio a rumores, à época, de que a unidade poderia ser desativada, conforme um editorial de uma revista especializada em aviação aeronáutica.

A desativação foi descartada e o que vai ocorrer, no final deste ano, é a “aposentadoria” dos caças supersônicos Mirage, que já cumpriram o seu ciclo e devem ser substituídos por outras aeronaves, até a definição do Projeto F-X2, de renovação da frota da Força Aérea Brasileira.

(13)

No mês passado, inclusive, foi realizada uma audiência pública convocada pela Câmara Municipal e por diversos segmentos organizados da comunidade, com o objetivo de debater o futuro da Base Aérea. O evento foi o primeiro de uma série que ainda vai ocorrer até o final deste ano.

(14)

O objetivo é sensibilizar o Governo Federal a agilizar o processo de compra do Projeto F-X2, para que a unidade militar não sofra perdas em termos de aquisição de conhecimento, tecnologia e formação de recursos humanos.

FONTE: Contexto

CRUZEX 2013 – Diretor fala

sobre as novidades do maior

exercício de combate aéreo da

América Latina

Em entrevista à FAB TV, o diretor da CRUZEX Flight 2013, Brigadeiro do Ar Mário Luis da Silva Jordão, fala sobre a importância do maior exercício de combate aéreo da América Latina. Realizada pela Força Aérea Brasileira desde 2002, o treinamento chega este ano com novidades. “Houve um processo evolutivo muito grande, de conhecimento, de incorporação de doutrinas, com isso conseguimos trazer mais países. Isso aumenta a interação entre as forças aéreas, aumenta a troca de conhecimento, padroniza ações para que a Força Aérea Brasileira possa atuar no cenário internacional em ações conjuntas com outras forças aéreas”, explica o oficial-general.

Neste ano o número de países participantes é recorde: nove. São mais de 90 aeronaves. Serão realizados voos de pacote com aproximadamente 75 aeronaves por missão. Haverá aumento do número de missões de transporte aéreo e participação de forças

(15)

especiais. Além disso, o exercício realizado a partir da Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, incorpora a tecnologia do shot validation, um sistema que vai conferir mais precisão a validação do emprego dos armamentos nos exercícios de combate. Veja entrevista:

FONTE: Agência Força Aérea

Domingo Aéreo no MUSAL

Por Anderson Gabino

Como ocorre todos os anos em comemoração a semana da asa, o Museu Aeroespacial realizou neste último domingo, o famoso Portões Abertos e para

(16)

prestigiar este evento, o DAN se fez presente para registrar o que de melhor aconteceu nesta festividade.

Este ano, como já era esperado, o EDA não pôde fazer a sua apresentação, tendo em vista não ter terminado o período de

(17)

adaptação das aeronaves A-29 . Durante uma conversa informal com o pessoal do EDA, foi comentado que 11 aeronaves já estão prontas e 3 já se encontram com o sistema de fumaça instalado,

conforme informado pelo DAN e, no máximo em 6 meses, eles deverão estar totalmente operacionais.

(18)

Durante todo o evento, o público presente teve acesso ao pátio de estacionamento das aeronaves que fizeram historia em nossa Força Aérea, como o C-91 Avro, o C-115 Buffalo, e o C-47 Dakota, que se encontravam abertos a visitação. O VC-96 (737-200), o A-29 do EDA e o P-47 Thunderbolt, estavam em exposição estática. Havia junto à estas aeronaves, um Hospital de Campanha da Força Aérea, para visitação e em prontidão para qualquer emergência no local.

(19)

Junto a estas atrações no solo, para coroar este domingo festivo, o Cmte Tike Bazaia com sua aeronave Superdecatlhon, fumaçou os céus do Campo dos Afonsos com manobras radicais, levando o público ao delírio.

(20)

Na sequência, o 3º/8º GAv com sua aeronave H-34 Super Puma, se apresentou com o pessoal do PARASAR, demonstrando uma descida em rapel e o deslocamento por cima do campo de pouso, pendurados por cordas na aeronave.

(21)

Os Falcões, equipe de paraquedismo da FAB que no dia anterior ficou na 3ª colocação no mundial de saltos na China, foi um espetáculo à parte, com vários elementos do grupo fazendo saltos livres a partir de uma aeronave C-105 Amazonas.

(22)

Quando o público começava a repor o fôlego após este belíssimo salto, uma aeronave A-1, pertencente ao 1º/16º GAv Adelphi, rasgou os céus, fazendo várias passagens baixas e rápidas, para delírio do público que prestigiou o evento.

A Esquadrilha Céu, composta por ex pilotos da Força Aérea e fumaceiros de plantão, na ausência do EDA, fez lindas manobras deixando um gostinho de quero mais. Devido a entrada de uma frente fria, com várias rajadas de ventos fortes na área do MUSAl, acabou cancelando algumas apresentações que estavam programadas para ocorrer no período da tarde.

(23)

Mesmo assim, não tirou o brilho e o romantismo dos apaixonados pela aviação em mais um evento de grande proporções.

(24)
(25)

Nota do Editor: Agradecemos a receptividade e apoio do Sr.Ivan

(Chefe do Setor de Comunicação Social do MUSAL) e ao Brigadeiro Bhering, por proporcionar este domingo de portões abertos!!!

Referências

Documentos relacionados

Transporte Aéreo Logístico Parcialmente Aceitável Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para deslocar pessoal e material de interesse para as operações

Assim, para este ano a Airbus Defence & Space, possui uma agenda para a entrega de outras duas aeronaves para a Turquia, cinco para a França, três para o Reino Unido e

Paralelamente, os Estados Unidos explodiram uma base aérea síria com mísseis de cruzeiro, em retaliação a este mesmo ataque, além de aeronaves da coalizão dos Estados

Diante deste cenário, a 16ª Mostra Tiradentes lança o desafio de exibir, refletir e colocar em evidência a produção cinematográfica brasileira contemporânea em

Na 19ª edição da Mostra de Tiradentes, o Júri da Crítica será formado pela professora e pesquisadora da UFPE, Angela Prysthon (PE); pelo professor e pesquisador da Universidade

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Os vértices mais importantes (com maior quantidade de “votos”) foram medidos a partir da quantidade de vôos partindo ou chegando do aeroporto em análise para os demais aeroportos

Após selecionar 10 (dez) arquivos na sequência, e não se quiser selecionar o 3.º e o 7.º arquivo dessa sequência, basta manter a tecla CTRL pressionada e dar um clique em cada