• Nenhum resultado encontrado

Comunicado de Imprensa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunicado de Imprensa"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Comunicado de Imprensa

Croácia: natureza, desporto e tradição no Adriático

A Primavera é a melhor altura do ano para visitar a Croácia, quer para os amantes do turismo activo quer para quem gosta de participar nas festividades da Semana Santa. Natureza e tradição unem-se para oferecer actividades tão diversas como participar num triatlo na cidade de Korkula, ou passear nos campos de alfazema de Hvar.

O mês de Abril apresenta um calendário de actividades de turismo activo para os amantes de adrenalina e diversão ao ar livre. A particular geografia da Croácia permite realizar excursões de trekking, escalada, canoagem, BTT, rafting, parapente, asa delta e passeios a cavalo nas várias regiões do país.

Triatlo em Korcula Medieval

No último fim-de-semana de Abril chega à Ilha o “Marco Polo Challenge”, organizado pela cidade de Korkula, o Palace Hotel-Lesica Dimitri e o Split Klub Triathlon. Acompanhado de um programa desportivo e de lazer, esta competição adopta o nome do habitante mais famoso ilha, o conhecido explorador Marco Polo.

Pela primeira vez, a ilha de Korcula é o cenário de uma competição de triatlo internacional. Atletas profissionais ou amadores, podem correr pelas ruas tipicamente medievais, atravessar pinhais e nadar nas águas do Adriático. As distâncias a percorrer são de 500m na natação, 20 km de bicicleta e 5km de corrida. Todos os prémios são doados a associações de caridade.

(2)

“A noite dos sapos” de Gorski Kotar

Um dos eventos mais originais e surpreendentes é a “Noite do Sapo”, que se celebra a 23 de Abril. O ponto alto desta festividade é a Lokve - a corrida do sapo. A Lokve é realizada numa das mais antigas cidades Gorski Kotar, localizada no sopé da Risnjak, perto da costa. Devido à sua localização, os habitantes da região são chamados de caçadores de sapos. O Museu dos Sapos é uma das atracções. Os visitantes podem aprender tudo sobre estes animais, bem como a tradicional caça aos sapos e provar ainda um licor feito a partir de frutos silvestres, conhecido por “Sangue de Sapo”.

Os dias de Apoksiomen

Em Abril, a ilha de Losinj é paragem obrigatória para os praticantes de mergulho. A 27 de Abril de 1999, foi resgatada da costa oriental do Mar adriático uma das oito estátuas, figurativas dos atletas gregos helenísticos. Baptizada como o “Aspoksiomen Croata”, esta obra-prima da escultura em bronze é a mais completa e bem preservada das oito representações de postura típica de relaxamento.

Desde então e para assinalar a data, os habitantes de Losinj organizam uma festa de cariz cultural intitulada de “Os dias de Apoksiomen e a Antiguidade Romana”. Nesta festividade, os visitantes podem desfrutar de vários tesouros arqueológicos, de algumas jóias da antiguidade e observar vestígios da presença romana na região.

A estátua estará no Palácio Kvarner de Mali Losinj até ao final do ano 2013, onde são também organizados seminários e apresentações sobre o Aspoksiomen croata.

(3)

Zrmanja, jóia do rafting

Foi no final dos anos 80 que o rafting, como é conhecido nos dias de hoje, começou a ser praticado nos rios da Croácia.

O rio Zrmanja é uma referência para os entusiastas do caiaque. Localizado no norte da Dalmácia, no sopé da montanha Velebit, é considerado um dos rios mais limpos da Europa e graças à sua proximidade com o mar, cerca de 69 Km, é ideal para a prática do rafting durante todo o ano.

Na Península da Dálmacia, o rio Cetina oferece mais aventura no sul da Croácia. Sendo o maior do país, o rio tem as melhores arribas para a prática de escalada livre, bungee jumping e parapente.

Procissão e Alfazema em Hvar

Se no Verão é repleta de turistas e iates, a ilha de Hvar em Abril é invadida pela cor Alfazema dos campos de cultivo, por onde passa a tradicional procissão religiosa da Semana Santa - "Za Krizem" a 21 de Abril.

De clima ameno e ensolarado, o norte da ilha caracteriza-se por paisagens tipicamente mediterrânicas, sendo um dos maiores atractivos os campos de Stari Grad cobertos de alfazema que atingem o seu esplendor no final da Primavera.

A cultura de Alfazema é uma das principais actividades da ilha, proporcionando aos visitantes vistas únicas ao longo das estradas que ligam as aldeias de Gdinj, Zastražišće e Bogomolje.

(4)

Links úteis:

Triátlo em Korcula medieval www.croatiatriathlon.com www.tksplit.hr

www.lesic-dimitri.com

La Noche de las ranas de Gorski Kotar : www.tz-lokve.hr ; www.kvarner.hr Los Días de Apoksiomen: www.tz-malilosinj.hr

Rafting em Zrmanja- www.dalmatia.hr ; www.obrovac.hr Procissões e lavandas em Hvar: http://www.tzhvar.hr/hr/

Para informações sobre a Croácia visite www.visitacroacia.es ou o Facebook Croacia, el Mediterráneo tal como Era.

Nota aos Editores:

A Croácia (56.542 km2, 4,5 milhões de habitantes) estende-se ao longo de 1.278 km da Costa do mar Adriático à qual pertencem 1.244 ilhas, ilhotes e penhascos. A zona costeira divide-se em duas partes: a península de Istria e Kvarner, a maior do Adriático, com cidades medievais e paisagens marcadamente influenciadas pela Europa mediterrânea; e Dalmacia, com Zadar, Split e Dubrovnik como principais cidades.

Zagreb é a capital da Croácia, centro económico e cultural do país. Está situada na Região continental do país, oferecendo a

todos os que a visitam paisagens de extraordinária beleza tais como os lagos de Plitvice, a região de Lika, os bosques de Gorski Kotar e os campos de trigo da Eslavonia.

O país conta com oito Parques Nacionais, quatro nas montanhas (Risnjak, Paklenica, Lagos de Plitvice e Velebit Norte) e quatro no litoral (Kornati, Mljet, Brijuni e Krka).

Para além disso, existem no país sete locais declarados Património da Humanidade pela UNESCO: o Parque Natural de Plitvice, a cidade velha de Dubrovnik, o Palacio de Diocleciano em Split, a cidade de Trogir, a catedral de Santiago em Sibenik e a basílica de San Eufrasio em Porec e o planalto de Stari Grad na ilha de Hvar. Existem ainda sete manifestações de Património Imaterial recentemente reconhecidos: a Festa de San Blas em Dubrovnik, as rendas e bordados croatas, os brinquedos artesanais de Hrvatsko Zagorje, o Carnaval de Kastav, o canto agudo em duo de Istria, a procissão Via Crucis em Hvar e o desfile de Primavera em Gorjane.

(5)

Cláudia Teixeira - claudia.teixeira@jervispereira.pt www.jervispereira.pt

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...