• Nenhum resultado encontrado

Esperanto. Doutor. Walter Francini. O romance de Lázaro Luís Zamenhof, criador da língua internacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esperanto. Doutor. Walter Francini. O romance de Lázaro Luís Zamenhof, criador da língua internacional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Doutor

Esperanto

Walter Francini

O romance de Lázaro Luís Zamenhof, criador

da língua internacional

Com carta-prefácio do Dr. Mário Graciotti, da Academia Paulista de Letras

(2)

Sumário

Prefácio ... 9

1

Na escola da vida ... 11

2

A vida ensina ... 13

3

Sonho gorado ... 17

4

O sonho renasce ... 21

5

Festejando um nascimento ... 25

6

Rigor paterno... 27

7

Alegria e tristeza ... 31

8

O trabalho de reconstrução ... 35

9

Reclusão voluntária ... 39

10

“Idealnumeista incorrigível” ... 43

11

Acertando a carreira ... 47

12

Casamento à vista? ... 51

13

A companheira ... 55

14

Ajuda inesperada ... 57

15

Lançamento da língua internacional ... 61

16

Atividade editorial ... 67

17

Dificuldades materiais ... 73

18

“Impossibilidade absoluta” ... 77

(3)

20

Adesão extraordinária ... 85

21

No limiar do século ... 89

22

Em Boulogne, uma nova humanidade ... 93

23

Prece universalista ... 97

24

Intocabilidade do esperanto ... 107

25

Princípios éticos ... 113

26

Contra os ultranacionalistas ... 121

27

O caso da “delegação” ... 125

28

Na Alemanha ... 131

29

Na Espanha ... 133

30

Nos Estados Unidos ... 135

31

Para o “Congresso das raças” ... 139

32

Despedindo-se da liderança ... 143

33

Frustração ... 147

34

Em luta com a doença ... 151

35

Em favor da humanidade ... 155

36

A partida ... 159 Posfácio ... 161 Apêndice ... 165 Adendo ... 177 Obras consultadas ... 179

(4)

Minha homenagem sincera ao Dr. Erlindo Salzano, que na aprazível cidade de Porto Ferreira (SP) foi meu primeiro mes-tre de esperanto.

* * *

Meus melhores agradecimentos à Associação Paulista de Espe-ranto em cuja biblioteca realizei as pesquisas que deram origem a esta publicação.

(5)
(6)

9

Prefácio

Carta enviada para o autor pelo Dr. Mário Graciotti, di-retor do Clube do Livro, secretário da Academia Paulista de Letras e autor de várias obras laureadas, dentre elas o monu-mental Firmamento no universo finito.

São Paulo, 27 de abril de 1973.

Caro e distinto confrade WALTER FRANCINI

Não sei como classificar a impressão que me ficou da leitura do seu magnífico livro DOUTOR ESPERANTO. Entre comovido e assustado, primeiro, pelo toque humano que os seus escritos apresen-tam; segundo, pelo gigantesco sonho universalista de um homem, aspirando unir os outros homens no plano do diálogo e da compre-ensão, favorecido por um idioma comum.

Percebo nesta minha espontânea emoção, provocada pela lei-tura de seu atraente livro, a presença, embora remota, de outro homem, que, da Galileia, sonhou, também, unir-nos por uma

(7)

10

WALTER FRANCINI

outra linguagem, mais volátil do que a palavra, mas intrin-secamente mais profunda na sua nobre expressão: a linguagem silenciosa do Amor!

Gostaria de lembrar-lhe a conveniência de tornar neutra, em todo o sentido, racial, moral, religioso, político, econômico, a in-comparável figura do Dr. Zamenhof, pois ele, também, se consi-derava universalista, neutro, acima das miúdas questões e coisas dos pequeninos homens, embora não perdesse os alicerces de sua terra nativa.

É tão belo o que V. escreveu, caro Walter, e tão digno é tudo o que se refere à obra de Zamenhof, que pobres e frágeis são estas mi-nhas palavras com que saúdo o nascimento de seu ensaio e a possível aurora, que ele aguarda, pois em suas páginas se fundem, mesmo em faixa modesta, as esperanças de toda uma civilização, cansada, cansadíssima, de tantos inquietantes e cruéis desencontros.

Do amigo, patrício e muito admirador,

(8)

11

Capítulo 1

Na escola da vida

Local: a cidade de Bialistoque, na província de Grodno, Polônia.

Época: 15 de dezembro de 1859. Domínio russo.

Num sobrado grande, mas modesto, as horas custam a passar. O chefe da casa, professor Marcos, caminha nervoso ante a porta fechada do quarto onde sua esposa Rosália vai dar à luz. Já faz tempo que a parteira entrou lá, mas até agora nada. Esta espera sem fim deixa o professor angustiado. Finalmente ou-ve-se um grito agudo e longo e o Sr. Marcos para de caminhar, inclinando a cabeça na direção do grito. Sua enorme barba negra contrasta vivamente com a palidez do rosto.

O professor demonstra toda a ansiedade do homem que se torna pai pela primeira vez.

Passado algum tempo, a parteira surge triunfante à porta para anunciar com voz festiva:

(9)

12

WALTER FRANCINI

O pai entra no quarto, examina satisfeito a criança e con-templa a esposa que descansa, feliz.

— Você sofreu muito, Rosália?

— Um pouco... mas foi menos do que eu pensava ...

O marido toma-lhe uma das mãos e beija-a. Dona Rosália olha a criança e diz:

— Deus nos mandou um menino. Você está contente, Marcos?

O professor tem uma personalidade austera, pouco expan-siva. Mas neste momento está emocionado, com os olhos li-geiramente umedecidos. Um novo ser veio ao mundo, e isto é, um acontecimento solene, quase santo, mesmo para aqueles que como o Senhor Marcos não aceitam um plano de vida superior ao material. O professor beija sua esposa na testa e responde-lhe:

— Estou contentíssimo! Mas você precisa descansar... Enquanto ele se retira, dona Rosália contempla enternecida o recém-nascido. Que destino lhe estará reservado? Será um grande homem ou levará vida obscura?

Não se preocupe, dona Rosália, deixe o tempo passar. Gló-ria ou obscuridade, pobreza ou fartura, alegGló-ria ou tristeza, tudo forma as lições da escolha da vida. Se ele for um grande ho-mem, tanto melhor. Se, porém, o seu destino for humilde, isso não tem importância, o que vale é a bênção de viver, é a opor-tunidade renovada, a cada dia que nasce, de crescer espiritual-mente e ser feliz.

Referências

Documentos relacionados

occurring in more than just enterprise and technology companies (2002: US – 83% / Europe – 47%).. • In the UK, France and Germany

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

(Parábola do semeador). André Luiz; “Faça o mesmo” mens. 23, In: Sementeira de Fraternidade, Divaldo P. Joanna de Angelis; “Observa teu comportamento” mens. 30, In:

Amanda Pereira dos Santos Rocha Técnico(a) de Enfermagem. Ana Carolina Leite de Souza

No caso dos dispositivos para testes de rastreio do sangue (à excepção dos testes de HBsAg e anti-HBc), todas as amostras verdadeiras positivas devem ser identificadas como

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)