• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES PARA ESCOLAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES PARA ESCOLAS"

Copied!
68
0
0

Texto

(1)

1

ATIVIDADES PARA

ESCOLAS

(2)

2

LOCALIZAÇÃO

SERVIÇOS

Estrada das Grutas – Covão do Poço

2480-034 Alvados (A cerca de 600 m das Grutas de Santo António) Localização GPS: Latitude Longitude 39°31’49.63”N 8°44’39.95”W Informação Centro de Interpretação Sala de Projeção Área de Merendas Bar/Cafetaria Loja Percursos Pedestres Estacionamento Alojamento Desportos Verticais

(3)

3

O PARQUE NATURAL

DAS SERRAS DE AIRE

E CANDEEIROS

(4)

4

O PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE

E CANDEEIROS

O Centro de Educação Ambiental “Quinta da Escola” está implantado num terreno de 18 000 m2, na freguesia de Alvados, em pleno Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC).

Abrangendo parte significativa do denominado Maciço Calcário Es-tremenho, o PNSAC identifica-se como uma das mais interessantes Áre-as ProtegidÁre-as do nosso país.

A água assume um papel preponderante, ora como agente erosivo, ora como elemento fundamental à vida. É aliás, também a ela que se deve a importância do maciço calcário em termos geomorfológicos, pela mul-tiplicidade de formas cársicas talhadas no calcário existentes em toda a sua extensão – grutas, algares, dolinas, lapas, lagoas, etc.

Outras formas que também aparecem nestas serras são os fósseis, res-tos da fauna marinha e testemunhos da presença do mar noutras eras.

(5)

5

O CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

“QUINTA DA ESCOLA”

A Educação Ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.

O principal objetivo deste projeto é levar a Escola para a Natureza, promovendo atividades de Consciencialização da Responsabilidade Ecológica junto das comunidades escolares, nomeadamente daquelas que, por inerência da sua localização geográfica, não possuem um con-tacto direto com a natureza.

É aqui dada a oportunidade de um convívio íntimo com a natureza, através de programas desenvolvidos para o estudo da problemática do Desenvolvimento Sustentável.

As nossas atividades ambientais baseiam-se nos programas escolares sendo elaboradas e implementadas por professores experientes de vári-as árevári-as disciplinares e níveis de ensino que conhecem os programvári-as escolares e adaptam cada atividade à faixa etária dos participantes.

(6)

6

Realizamos igualmente atividades no âmbito do projeto “ESCOLAS NA NATUREZA” tendo celebrado um memorando de entendimento com o ICNB. Possuímos, para o efeito, alojamento para 64 jovens, aprovado como Alojamento Local e para a realização de Colónias de Férias Temáti-cas.

Dispomos também de atividades de divulgação da identificação cultural da região no que diz respeito ao artesanato da zona, nomeadamente Olaria e Tecelagem, tendo dois artesãos a trabalhar nas nossas insta-lações realizando demonstrações, exposições e dinamizando ateliês e Workshops.

Realizamos ainda passeios de burro, com ou sem carroça, espeleologia, percursos pedestres e atividades lúdicas e de aventura como escalada, slide, tiro com arco, gincanas, caça ao tesouro, jogos tradicionais, entre outros.

As atividades são realizadas diariamente para escolas (sob marcação) e durante os períodos de férias (Colónias de Férias). Paralelamente poderão também as famílias e grupos organizados, participar ativa-mente nas atividades programadas pelo Centro de Educação Ambiental.

(7)

7

ATIVIDADES

2012/2013

(8)

8

ATIVIDADES

As atividades a dinamizar no âmbito do ano letivo 2012/2013 estão agrupadas da seguinte forma:

1. Programas Ambientais

2. Programas Escola na Natureza

3. Programas Lúdicos e de Aventura

(9)

9

PROGRAMAS

AMBIENTAIS

(10)

10

1.1 ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO

AMBIENTAL

Iniciam-se com um PowerPoint introdutório a cada tema (ver temas abaixo), seguindo-se atividades práticas. Estas decorrem de uma forma dinâmica e divertida, com jogos didáticos, demonstrações e experiên-cias, que facilitam o processo de aprendizagem e sensibilização. As ativi-dades são realizadas com materiais adequados e técnicos especializa-dos com formação superior na área das ciências, que as adequam à faixa etária dos visitantes.

Ateliês: • Ecologia • Atmosfera • Água • Biodiversidade • Geologia • Energias Renováveis • Aromáticas

(11)

11

ATELIÊS DE ECOLOGIA

1. Vamos fazer sabão ecológico

Nível de Ensino – 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição / Objetivos: O óleo alimentar usado é um resíduo que consti-tui um grave problema de poluição da água e dos solos. Utilizando este resíduo é possível criar sabão de uma forma ecológica.

2. Vamos Compostar

Nível de Ensino - 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Atividade teórico prática, realizada na horta da Quinta e área envolvente, onde se pretende que os alunos aprendam mais sobre o funcionamento de uma horta biológica, nomeadamente sobre o processo de compostagem e a sua utilização.

(12)

12

3. Vamos Reciclar

Nível de Ensino – Pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Atividade prática de reciclagem de papel, onde se aborda a importância de reciclar e reutilizar no contexto da prob-lemática da escassez dos recursos naturais.

4. O Ecoponto

Nível de Ensino – Pré-escolar e 1º Ciclo. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Grande percentagem do que deitamos fora pode e deve de ser recuperado. É neste sentido que devemos aproveitar os resíduos produzidos reduzindo, reutilizando e, em última análise, re-ciclando sempre que possível. Para isso é preciso saber em que local colocar o material a reciclar. Nesta atividade os alunos aprendem a

(13)

uti-13

ATELIÊS DE ATMOSFERA

1. Vamos Construir uma Estação Meteorológica

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 2h

Descrição / Objetivos: Num clima mediterrânico como em Portugal, as temperaturas variam muito ao longo do ano, havendo quatro estações distintas. Através desta atividade é possível conhecer a história da mete-orologia e ainda a construção de alguns instrumentos, muito úteis para medir a temperatura, a pressão a pluviosidade e a direção do vento.

2. O Efeito de Estufa

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Através desta atividade prática, os alunos com-preenderão as causas e consequências do aquecimento global e de que forma este está a ser potenciado por ação humana.

(14)

14

3. O Anemómetro

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Nesta atividades os participantes reconhecem a história geral da meteorologia e experimentam a utilidade prática do anemómetro, construindo um modelo simbólico que exemplifique o seu funcionamento e utilidade.

4. O Cata-Vento

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Nesta atividades os participantes reconhecem a história geral da meteorologia e constroem um modelo simbólico que exemplifique o funcionamento e utilidade do cata-vento, aprendendo como se determina a direção do vento.

(15)

15

5. Termómetro

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Nesta atividades os participantes reconhecem a história geral da meteorologia e experimenta, a utilidade prática do ter-mómetro, construindo um modelo simbólico que exemplifique o fun-cionamento e a leitura deste instrumento.

(16)

16

ATELIÊS DA ÁGUA

1. Como tratamos a água

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: A água potável é um recurso escasso e é por isso muito importante protegê-la e evitar o seu desperdício. Nesta atividade são simulados alguns dos processos de tratamento da água existentes numa ETAR.

2. As Chuvas Ácidas.

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: O fenómeno das chuvas ácidas tem aumentado nos últimos anos, principalmente devido à excessiva emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Os seus efeitos são observáveis nos ecossistemas de rios e lagos e também em edifícios e estátuas através da degradação que nestes provoca. Nesta atividade além de se ficar a conhecer este fenómeno é possível simulá-lo.

(17)

17

3. Propriedades da Água

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: A água tem características físico-químicas muito específicas que a tornam essencial para o funcionamento dos ecossis-temas. Com estas atividades pretende-se demonstrar de que forma al-gumas dessas características determinam a existência de vida na Terra.

4. O Ciclo da Água

Nível de Ensino – 1º e 2º Ciclos. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: A água é um bem essencial que existe natural-mente na natureza. Nesta atividade os alunos aprendem mais sobre o ciclo da água, através da montagem de uma maquete alusiva ao com-portamento da água no Maciço Calcário Estremenho.

(18)

18

ATELIÊS DA BIODIVERSIDADE

1. Vamos Fazer Vasinhos

Nível de Ensino – Pré-escolar e 1º Ciclo. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Atividade prática que consta da pintura de peque-nos vasos de barro e no plantio por estacaria de uma planta no respetivo vaso. No final da atividade as crianças levam o seu próprio vaso para casa.

2. A Horta da Quinta

Nível de Ensino – Pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Além de uma visita à horta pedagógica e estufa, é possível efetuar diversas atividades, dependendo da estação do ano, material disponível e condições climatéricas. As diversas atividades pos-síveis d realizar são a limpeza, métodos de propagação de algumas plan-tas, identificação de espécies, entre outras.

(19)

19

3. Propagação de Plantas

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição / Objetivos: As plantas possuem diversas formas de reprodução e/ou propagação. Nesta atividade é dada a conhecer a importância das plantas sendo realizadas diferentes técnicas de propagação de plantas, nomeadamente por germinação, estacaria, mergulhia e alporquia.

4. Minhocário

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: As minhocas são seres pouco carismáticos, mas muito úteis, ao proporcionarem por exemplo condições favoráveis ao desenvolvimento de outros seres, nomeadamente ao abrir espaços no solo, permitindo a circulação de ar e água. Nesta atividade prática os alunos têm contacto com estes animais, construindo um minhocário onde é possível observar o seu modo de vida, revestimento, deslocação e reprodução.

(20)

20

5. Os Insetos da Quinta

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: Os insetos são os animais mais bem adaptados a diversos nichos ecológicos e representam um grupo com elevada im-portância nos ecossistemas. Através desta atividade é possível observar diversos insetos em diferentes locais, e capturá-los para uma posterior observação em laboratório.

6. As aves também precisam de casa

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração – 2h

Descrição / Objetivos: Com o objetivo de suscitar o gosto pela preservação das aves, esta atividade alerta para as dificuldades que estes animais encontram muitas vezes, em obter um local apropriado para fazer um ninho e cuidar das suas crias. Além da construção de um ninho em ma-deira, esta atividade conta com a apresentação de uma projeção teórica sobre aves e a sua preservação, com particular incidência para as aves do PNSAC.

(21)

21

7. Alimentador de Pássaros

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração – 2h

Descrição / Objetivos: É importante compreender que os animais, quan-do as condições quan-do meio são desfavoráveis, têm dificuldade em obter o seu próprio alimento. Esta atividade pretende informar sobre as mudan-ças que os animais fazem naturalmente para se adaptarem à diferentes condições do meio e termina com a construção de um alimentador de pássaros em madeira.

8. Os Morcegos do PNSAC

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Devido à elevada diversidade de grutas, lapas e algares, o PNSAC, constitui um dos locais de excelência de habitat de morcegos. Nesta atividade teórica os alunos ficam a conhecer melhor estes animais especiais que infelizmente se encontram em perigo, mui-tas vezes devido às crenças a eles associadas. Esta atividade deve de ser complementada com o Percurso Pedestre da Lapa pequena, para observação destes mamíferos.

(22)

22

9. O Ecossistema do Charco

Nível de Ensino – 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: É importante perceber que a maioria dos seres vivos não vivem sozinhos e que existem diversas interações entre os organismos. Com recurso ao nosso ecossistema aquático é possível per-ceber as relações aí existentes, assim com medir diversos parâmetros físico-químicos e biológicos, característicos de um ecossistema aquático.

10. Vamos fazer um herbário

Nível de Ensino – 1º,2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: O herbário pode ser considerado como um livro vivo, onde o coletor guarda as folhas que recolhe, havendo posterior-mente lugar à sua identificação. Esta atividade é geralposterior-mente precedida por um percurso pelo Parque Natural para recolha de partes de plantas que servirão, depois de identificadas, para criar um herbário do grupo.

(23)

23

11. Explorando os Invertebrados Terrestres

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: Pretende-se com esta atividade reconhecer a grande diversidade do mundo vivo, desenvolver a capacidade de agru-par/classificar os organismos com base em características morfológicas observáveis e compreender a importância da conservação do mundo vivo para o equilíbrio dos ecossistemas e consequentemente para a sus-tentabilidade na Terra.

12. Vamos acabar com os incêndios

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: O verão é muito marcado pelo excesso de incên-dios que ocorrem nas nossas florestas. Através de uma atividade prática os alunos ficaram a perceber quais as consequências dos incêndios para os ecossistemas, assim como, quais as melhores formas de os evitar.

(24)

24

13. Vamos dissecar uma flor

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Nas plantas existem diferentes órgãos com difer-entes funções. Nesta atividade é possível conhecer a anatomia de uma flor e distinguir os seus constituintes, reconhecendo a sua função.

14. À procura dos líquenes

Nível de Ensino – 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Os líquenes são formados por uma simbiose, que consiste numa relação de mutualismo entre dois organismos, onde há vantagens para ambos. Estes organismos têm elevada importância ecológica e podem ser utilizados como bioindicadores. Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a diversidades destes seres e a sua importância nos ecossistemas.

(25)

25

15. Em busca do artrópodes

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Os artrópodes são o grupo de animais mais bem adaptado e existem em praticamente todos os nichos ecológicos. Nesta atividades os alunos têm a possibilidade de tomar contacto com diver-sos exemplares deste grupo e perceber quais as características que os distinguem.

16. Brincando com os pigmentos

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: Os pigmentos são compostos químicos respon-sáveis pelas cores de plantas e animais e existem em quase todos os tipos de células. Estes compostos agem absorvendo e/ou refletindo se-letivamente algumas partes do espectro da luz visível. É possível através desta atividade extrair pigmentos de algumas plantas servindo posteri-ormente para tingir alguns elementos.

(26)

26

17. Vamos fazer um Espantalho

Nível de Ensino – Pré-escolar. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: A criação de um espantalho é uma atividade onde se desenvolve a criatividade da criança e o espírito de trabalho em grupo. Durante esta atividade é também possível reconhecer a im-portância de uma horta biológica e o seu funcionamento.

18. Por que é que as plantas são verdes?

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: As plantas são as principais responsáveis pelo for-necimento de oxigénio, gás essencial à vida na Terra. Através desta ativi-dade é possível perceber como funciona a fotossíntese e quais os pig-mentos fotossintéticos existentes na plantas, responsáveis pela sua cor.

(27)

27

ATELIÊS DA GEOLOGIA

1. O que existe por baixo dos nossos pés?

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: É importante perceber que nem todo o solo é próprio para cultivo e que devido ao desorganizado uso do solo, este tem vindo a sofrer graves modificações que têm levado à desertificação. Nesta atividade, reconhece-se os diferentes tipos de solo e as suas par-ticularidades, bem como utilizações ao nível agrícola.

2. À descoberta dos fósseis

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: É importante saber o que é um fóssil, como se formou e como se manteve até à atualidade. Nesta atividade é dado a conhecer o processo de fossilização através da observação de fósseis marinhos, do Maciço Calcário Estremenho e é ainda possível simular o processo, podendo os participantes levar uma recordação para casa.

(28)

28

3. Os vulcões

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: Os vulcões são fenómenos naturais encontrando-se alguns em atividade com maior ou menor periodicidade. Nesta ativi-dade é possível simular erupções e compreender estes fenómenos.

4. Formação de uma cadeia montanhosa

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: Nesta atividade prática é simulada a formação de uma cadeia montanhosa.

5. Estalactites e Estalagmites

Nível de Ensino – 2º e 3º ciclo. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: A Quinta da Escola situa-se numa zona de Por-tugal de beleza cársica incomparável. Nesta atividade os alunos com-preenderão como se formam as grutas, através de uma sessão teórico-prática.

(29)

29

6. Rochas e mais rochas, como as identificar?

Nível de Ensino – 1º , 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos:. Com esta atividade pretende-se dar a conhecer o ciclo das rochas e proceder à sua identificação, nomeadamente as ex-istentes na Quinta.

7. Visita às Grutas de Santo António

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição / Objetivos – As grutas de Santo António, são umas das mais belas de Portugal devido à riqueza e diversidade de formações tais como, estalactites, estalagmites e colunas. Esta atividade consiste na visita às Grutas de Santo António.

(30)

30

ATELIÊ DAS ENERGIAS

1. Vamos transformar energia.

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: Explorando a questão da sustentabilidade, é possível através desta atividade experimentar a obtenção da energia proveniente do vento e do sol para diversas aplicações.

2. O forno solar.

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: Com esta atividade os alunos poderão explorar conceitos relacionados com a reflexão da luz e compreender o Sol como fonte de todas as formas de energia.

(31)

31

3. Construção de um aerogerador eólico.

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: O vento é uma fonte inesgotável de energia. Como tal, pretende-se que os alunos compreendam a importância da utilização desta forma de energia, em crescimento em Portugal e quais as vantagens e desvantagens da sua utilização em termos ambientais e ao nível dos ecossistemas.

(32)

32

ATELIÊS DE AROMÁTICAS

1. A alfazema da Quinta

Nível de Ensino – Pré-escolar e 1º Ciclo. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: A alfazema é uma planta aromática e medicinal que tem vindo a ser utilizada pelo homem ao longo dos anos. A atividade prática passa pelo reconhecimento da planta na horta das aromáticas e a realização de saquinhos de cheiro que levarão consigo no final da visita.

2. Hum... que cheirinho a sabonetes

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos. Duração – 1h

Descrição / Objetivos: A alfazema é uma planta aromática e medicinal que tem diversas utilizações. Esta atividade prática consiste na confeção de sabonetes com aroma a alfazema podendo os alunos levá-los consigo no final da visita.

(33)

33

3. À descoberta dos aromas

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário Duração – 1,5h

Descrição / Objetivos: Através de uma visita à nossa horta de plantas aromáticas e medicinais é possível reconhecer, com recurso aos 5 senti-dos, as diferentes espécies existentes. Haverá ainda lugar ao transplante de algumas plantas bem como a utilização destas para fins gastronómi-cos e medicinais.

(34)

34

1.2 PERCURSOS INTERPRETATIVOS

A Quinta da Escola oferece um conjunto de percursos interpretativos onde é possível observar a fauna e flora existente no PNSAC nas diversas estações do ano e treinar a capacidade de observação e leitura da pais-agem. Estes percursos são acompanhados por monitores especializados nas diversas temáticas abordadas.

1. Percurso do Moinho 2. Percurso da Lapa Pequena 3. Percurso da Lapa das Cerejeiras 4. Percurso da Fórnea

(35)

35

1. Percurso do Moinho

Nível de Ensino – 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 2,5 h

Grau de Dificuldade – Baixo

Descrição: Percurso onde é possível conhecer a zona envolvente do PN-SAC, nomeadamente um antigo moinho. Neste itinerário é abordado o funcionamento de um moinho e a utilização da energia eólica.

2. Percurso da Lapa Pequena

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1,5 h

Grau de Dificuldade – Baixo

Descrição: Durante o percurso há lugar à entrada numa pequena lapa onde é possível observar diversas características geológicas da região, assim como a provável observação de morcegos. Além desta particulari-dade, durante todo o percurso pode observar-se a beleza da paisagem e a fauna e flora da região.

(36)

36

3. Percurso da Lapa das Cerejeiras

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 2,5 h

Grau de Dificuldade – Médio

Descrição: Neste percurso pedestre, além da observação da fauna e flo-ra existentes no PNSAC, assim como da paisagem envolvente, há lugar à visita de uma lapa de grandes dimensões. Este local proporciona um agradável ambiente para lanchar e recuperar energias para a caminhada de volta.

4. Percurso da Fórnea

Nível de Ensino – 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 3 h

Grau de Dificuldade – Alto

Descrição: A Fórnea é uma magnífica estrutura em anfiteatro com cerca de 500m de diâmetro e 250m de altura formado por rochas carbonata-das de origem marinha. Pelas suas características ecológicas, a Fórnea, possibilita a existência de uma grande variedade de habitats permitindo a visualização de diversas espécies faunísticas durante o percurso.

(37)

37

6. Percurso das Nascentes do Alviela

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1,5 h

Grau de Dificuldade – Baixo

Descrição: A nascente dos Olhos de Água do Alviela é uma das mais importantes nascentes de Portugal e situa-se na orla do Maciço Calcário Estremenho. Neste local existe um complexo de grutas que funciona como local de abrigo a diversas espécies de morcegos. Durante os me-ses mais quentes, estas grutas funcionam como local de berçário para estas espécies.

7. Percurso das Grutas

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1,5 h

Grau de Dificuldade – Baixo

Descrição: Este percurso pedestre que tem com o objetivo visitar as Grutas de Santo António ou as Grutas de Alvados permite ainda a ob-servação da fauna e flora existentes no PNSAC, assim como a paisagem envolvente

(38)
(39)

39

PROGRAMAS

ESCOLA NA

NATUREZA

(40)

40

ESCOLA NA NATUREZA

A finalidade deste programa, realizado em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e reconhecido pelo Ministério da Educação é proporcionar aos alunos dos diversos níveis de ensino aprendizagens fora do contexto da sala de aula, ainda que no âmbito do currículo nacional na área das ciências.

Desta forma, desenvolvemos atividades que, fazendo parte do currículo, não podem ser ministradas no espaço físico da escola. No fundo pre-tende-se que seja um prolongamento desta, num espaço privilegiado para a realização de aprendizagens que se prendem com o saber fazer, a experimentação e o contacto com a natureza, valorizando uma regra essencial: o respeito pela vida e pelo ambiente.

As atividades são desenvolvidas por professores com vários anos de experiência, sendo o programa a implementar previamente proposto à escola, podendo sempre ser adaptado às características específicas de cada grupo.

(41)

41

Este programa pressupõe a permanência dos alunos nas nossas insta-lações por um período de três dias e duas noites, (3º ao 9º ano) e dois dias e uma noite (1º e 2º ano), numa perspetiva de continuidade dos projetos a realizar. Ficarão alojados nas nossas instalações, em quartos múltiplos com um WC por quarto.

(42)

42

(43)

43

Programa de Atividades – 2º ano

(44)

44

Programa de Atividades – 4º ano

(45)

45

Programa de Atividades – 6º ano

(46)

46

(47)

47

(48)
(49)

49

PROGRAMAS

LÚDICOS E

AVENTURA

1. Atividades Lúdicas 2. Atividades de Aventura 3. Viagens de Finalistas

(50)

50

1. ATIVIDADES LÚDICAS

A Quinta da Escola tem ao seu dispor um espaço com cerca de dois hectares e um conjunto de infraestruturas para o desenvolvimento de atividades lúdico - desportivas. As atividades lúdicas podem ser comple-mentadas com as outras atividades existentes na Quinta.

1. Passeio de burro

Nível de Ensino – Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – O passeio de burro é uma atividade muito apre-ciada por miúdos e graúdos. Estes animais de carácter muito dócil estão em vias de extinção principalmente devido ao abandono da sua utili-zação no transporte e nos trabalhos agrícolas. Nesta atividade os par-ticipantes têm a possibilidade de realizar um passeio pela Quinta (com carroça ou albarda), aproveitando a oportunidade para conhecer tanto o espaço como a fauna e flora da região.

(51)

51

2. A Roda de Oleiro

Nível de Ensino – Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – Nesta atividade os alunos têm a possibilidade de sentir o barro através do seu manuseamento e introdução à Roda de Oleiro. É trabalhada a criatividade de cada participante através da mold-agem do barro.

3. Vamos esgrafitar barro

Nível de Ensino – Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – Recorrendo a peças já construídas, estas irão ser decoradas através da Técnica de Esgrafitar. Esta técnica pressupõe a so-breposição de diferentes tipos de barro e possibilita a exploração da cri-atividade através da realização de decorações semelhantes às rupestres

(52)

52

4. BTT

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – A Quinta da Escola tem bicicletas para a prática de ciclismo. Esta atividade pode ser realizada no espaço da Quinta, ou pelo Parque Natural.

5. Jogo de Pistas

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 3h

Descrição/Objetivos – A zona envolvente da Quinta permite a realização de percursos pedestres orientados através de pistas. Esta atividade é de-senvolvida em equipa e permite a aquisição de conhecimentos relacion-amos com orientação, resolução de problemas e trabalho em equipa.

(53)

53

6. Caça ao Tesouro

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos Duração – 1,5h

Descrição/Objetivos – Nesta atividade os participantes, em equipa, têm que decifrar enigmas e interpretar mapas, com o objetivo de chegar a um tesouro final.

7. Minigolfe

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – Na Quinta existem 8 pistas com dificuldades di-versas onde os participantes desenvolvem a pontaria e destreza man-ual.

(54)

54

8. Peddypaper

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1,5h

Descrição/Objetivos – Provas de orientação para equipas, que consis-tem num percurso que está associado a perguntas e tarefas em deter-minados locais. São uma atividade lúdica que permite a aquisição de conteúdos sobre a fauna e flora do local e consequentemente o con-hecimento do espaço da Quinta.

9. Fotopaper

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1,5h

Descrição/Objetivos – Através da utilização de fotografias os partici-pantes, organizados por equipas, têm de procurar o local específico da Quinta, representado em cada fotografia. Este jogo permite um con-hecimento do espaço da Quinta da Escola, de uma forma dinâmica e divertida.

(55)

55

10. Jogos Tradicionais

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – Recordando os tempos antigos, é possível realizar uma diversidade de jogos tradicionais. O pião, a corrida de sacos e a malha são alguns exemplos de atividades que se podem realizar.

11. Tiro com Arco

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – O tiro com arco, que utiliza um arco e flechas para atingir um alvo, surgiu para auxiliar a caça na pré-história. Nesta ativi-dade os participantes têm de acertar num alvo com o objetivo de atin-girem mais pontos.

(56)

56

12. Modalidades diversas a realizar no campo de jogos

Nível de Ensino – Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – Nas instalações da Quinta da Escola existe um campo para a realização de diversas modalidades desportivas, tais como futebol, andebol, voleibol, entre outras modalidades.

13. Karaoke

Nível de Ensino – Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – A Quinta da Escola está equipada para a reali-zação de karaoke. A lista de músicas é diversa, de títulos portugueses e estrangeiros, clássicos e atuais.

(57)

57

14. Jogos Noturnos

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – variável

Descrição/Objetivos – As atividades possíveis de realizar à noite, quan-do os grupos permanecem na Quinta mais quan-do que um dia é diversa. As atividades são adaptadas ao grupo e faixa etária dos participantes e podem englobar observação astronómica, jogos de cooperação, orien-tação noturna e momentos musicais.

15. Vamos fazer pão

Nível de Ensino – Pré-escolar e 1º ciclo. Duração – 1h

Descrição/Objetivos – A confeção de pão é uma atividade muito apre-ciada pelos mais pequenos. As crianças têm a oportunidade de com-preender e participar nas etapas do fabrico de pão artesanal, podendo posteriormente saborear o mesmo ao lanche.

(58)

58

2. ATIVIDADES DE AVENTURA

Na Quinta da Escola e zona envolvente, existem diversas infraestruturas (naturais e artificiais) que permitem a realização de atividades radicais. Estas atividades são acompanhadas por monitores credenciados em Desportos Verticais que asseguram o correto funcionamento de todas as atividades, o que proporciona aos visitantes momentos seguros de adrenalina e convívio. São fornecidas, todas as técnicas necessárias à realização das atividades e é utilizado equipamento de segurança indi-vidual em todos os participantes.

1. Escalada

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – Consiste na subida duma parede artificial, equ-ipada com todo o material necessário à correta realização desta ativi-dade. Ideal para um primeiro contacto com esta modaliativi-dade.

(59)

59

2. Slide

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – O Slide consta de uma descida com cerca de 100 metros, onde os participantes têm a possibilidade de sentir a adrenalina ao máximo.

3. Rappel

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – A palavra Rappel significa recuperar e foi batizada como técnica de descida por cordas. A descida é efetuada a partir de uma plataforma onde a corda se encontra devidamente amarrada.

4. Rappel e Escalada em parede real

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 3h

Descrição/Objetivos – O Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros é composto por diversas formações rochosas que permitem a realização de Desportos Verticais, nomeadamente Escalada e Rappel.

(60)

60

5. Espeleólogo na Gruta de Alvados

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos - Nesta atividade os visitantes exploram a gruta de Alvados como se fossem Espeleólogos, recorrendo a equipamento es-pecífico. Apesar da gruta se encontrar equipada com luzes e percursos adaptados à visita, esta atividade é realizada com a gruta às escuras, para que o visitante experimente a sensação de explorar uma gruta não humanizada.

6. Arborismo

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – Consiste num sistema de fitas e cordas montado em árvores onde os participantes testam a sua capacidade de equilíbrio, percorrendo obstáculos e desafios.

(61)

61

7. Corrimão de Cordas

Nível de Ensino – 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário Duração – 1h

Descrição/Objetivos – Utilizando técnicas de montanhismo e pro-gressão, os participantes terão que percorrer uma determinada distân-cia horizontal, através de uma corda amarrada em determinados pontos de uma rocha.

(62)

62

3. VIAGENS DE FINALISTAS

(63)

63

(64)
(65)

65

(66)

66

Programas Escolas:

(67)
(68)

68

PEÇA UMA PROPOSTA DE PROGRAMA!

CONTACTOS

Tlm: 91 190 58 59 Verónica Paiva ; 91 843 76 02 Carla Magalhães Site: www.quintadaescola.com

Email: info@quintadaescola.com

Quinta da Escola – Centro de Educação Ambiental

Estrada das Grutas Covão do Poço, 2480-034 Alvados

Animação Turística - Registo nº 60/2012 | Licenciados pelo IPJ com registo nº 73/DRLVT

www.quintadaescola.com - info@quintadaescola.com - 911905859

Referências

Documentos relacionados

Atividade 4: Aplicação das técnicas de redes utilizando o UCINET® nos dados de amizade dos alunos na disciplina CA2211. Atividade 5: Aplicação das técnicas de redes utilizando

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade