• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I. Formulário do relatório de atividades. Relatório Anual de Atividades (1º de janeiro a 31 de dezembro) ANO: 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO I. Formulário do relatório de atividades. Relatório Anual de Atividades (1º de janeiro a 31 de dezembro) ANO: 2011"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

Formulário do relatório de atividades

Relatório Anual de Atividades

(1º de janeiro a 31 de dezembro)

ANO: 2011

1.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

1.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal de Uberlândia 1.2. Pró-Reitor(a) responsável pelo PET na IES: Waldenor Barros Moraes Filho 1.3. Interlocutor do PET na IES: Jesiel Cunha

2.

IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO

2.1. Grupo: Engenharia Civil

2.2. Home Page do Grupo: http://www.petcivil.feciv.ufu.br 2.3. Data da Criação do Grupo: 1994

2.4. Natureza do Grupo:

( X ) Curso de graduação: Engenharia Civil

( ) Multi/Inter-disciplinar... (tema)

( ) Área do Conhecimento... (cursos relacionados) ( ) Institucional... (nome do Câmpus)

2.5. Nome do(a) Tutor(a): Jesiel Cunha 2.6. e-mail do(a) Tutor(a): jecunha@ufu.br 2.7. Titulação e área: Doutor - Estruturas

2.8. Data de ingresso do(a) Tutor(a) (mês/ano): abril/2007 2.9. Informações sobre os bolsistas e não bolsistas

a) Quadro de identificação:

Nome dos bolsistas Ingresso na IES Ingresso no PET Período letivo atual Coeficiente Atual de Rendimento Escolar

Guilherme Rodrigues de Araújo Março/2008 Abril/07 9o 72,38

Camila Silva Maia Agosto/2008 Agosto/09 8o 77,00

Rodrigo Borela Valente Março/2009 Agosto/09 7o 79,26

Isis de Almeida Reis Agosto/2008 Novembro/09 8o 79,20

(2)

Nome dos bolsistas Ingresso na IES Ingresso no PET Período letivo atual Coeficiente Atual de Rendimento Escolar

Maria Teresa Santos do Amaral Cardoso

Agosto/2009 Abril/2010 6o 77,13

Adryana Machado Guimarães Março/2008 Abril/2010 9o 77,54

Antonio Carlos Evangelista Agosto/2009 Abril/10 6o 81,20

Newton Lázaro Siqueira Neto Março/2010 Maio/10 6o 86,00

Alan Reis Março/2010 Setembro/2010 5o 83,46

Luciana Pereira Pontes Santos Março/2010 Setembro/2010 5o 85,93

Luís Carlos Rodrigues Chaves de Oliveira

Março/2010 Setembro/2010 5o 86,86

Nome dos não bolsistas Ingresso na IES Ingresso no PET Período letivo atual Coeficiente Atual de Rendimento Escolar

Marcone de Oliveira Junior Março/2010 Abril/2011 5o 82,53

Camila Rodrigues Aveiro Ferreira Agosto/2010 Abril/2011 4o 74,27

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO

3.1. Ensino/Pesquisa e Extensão

Quadro I - Atividades de Ensino

Natureza da Atividade Realizada:

Evento técnico-científico (Ensino e Extensão)

Tema:

“VIII SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL”

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan X Fev X Mar X Abr X Mai X Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Público Alvo:

Alunos, professores, técnicos e profissionais da área de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.

Descrição da Atividade:

(3)

A Semana da Engenharia Civil - SEECIV é um evento realizado a cada dois anos na Universidade Federal de Uberlândia, que tem por objetivos o complemento do conteúdo acadêmico dos alunos do curso, de acordo com as tendências atuais do mercado de trabalho e aperfeiçoamento técnico dos profissionais da área de engenharia civil e áreas correlatas. A SEECIV é um evento importante para os alunos do curso, que durante uma semana se dedicam exclusivamente às várias atividades programadas. Não há aulas neste período. Esta é uma forma clara de ampliação de conhecimento dos alunos em relação ao currículo formal. Procura-se trazer aos alunos da UFU e de outras instituições de ensino, a experiência do mercado profissional, o enriquecimento acadêmico e cultural, e a visão crítica acerca de temas da atualidade.

A VIII SEECIV - SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL abordou diversos temas técnicos, na forma de palestras e mini-cursos, além de discutir temas da realidade atual dos profissionais da área. A SEECIV tem como público alvo alunos, professores, técnicos e profissionais de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Geografia e áreas afins. A oitava edição do evento contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, entre professores e alunos do Curso e afins, além de aproximadamente 50 convidados, entre palestrantes, profissionais do mercado e alunos e professores de outras universidades.

A Semana de Engenharia Civil é um evento organizado pelo grupo PET Engenharia Civil, com apoio da Faculdade de Engenharia Civil, em que se objetiva:

• Integração dos corpos docente e discente das Faculdades de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFU, e de outras instituições de ensino, com profissionais da área; • Esclarecer sobre a atuação do engenheiro civil junto ao mercado de trabalho e à sociedade,

através de informações e discussões, além de novidades do mercado;

• Oferecer palestras de temas técnicos das áreas da engenharia civil ou de formação geral; • Promover eventos culturais (teatro, dança, música e outros), como forma de integrar os alunos

do curso.

A VIII SEECIV (

http://www.seeciv.feciv.ufu.br

) aconteceu nos dias 02 a 07 de maio de 2011 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Santa Mônica, contando com 15 palestras, 5 minicursos, 4 visitas técnicas, que abordaram temas técnicos atuais relacionados às diversas áreas de atuação do Engenheiro Civil.

PALESTRAS:

Palestra de abertura: “O futuro do trabalho”, sendo o tema principal: “O perfil profissional requerido

pelas empresas”;

Palestra 1: “Tubos de concreto para esgoto e águas pluviais”.

Palestra 2: “Serviços de engenharia do proprietário em obras de construção e usinas”. Palestra 3: “Sistemas de impermeabilização”.

Palestra 4: “Patologias nas instalações hidráulicas prediais”. Palestra 5: “Uso de concretos especiais na construção civil”. Palestra 6: “Lajes protendidas”.

Palestra 7: “Mercado da construção civil na bolsa de valores”. Palestra 8: “Uso de concretos especiais na construção civil II”. Palestra 9: “Atualidades do CREA”.

Palestra 10: “Drenagem de alta performance com GeocompostoMacDrain”. Palestra 11: “Andaimes e escoramentos”.

Palestra 12: “Soluções Maccaferri para geotecnia”.

Palestra 13: “Design de uma planta de gás modular" (A modular gas plant design).

(4)

MINICURSOS:

Minicurso 1: “Pólos geradores de tráfego: um estudo de caso do Estádio Mineirão para a Copa de

2014”.

Minicurso 2: “Furnas – engenharia de barragens”, sendo dividido em 4 partes:

Dia 03/05: “Investigações e tratamentos em barragens”. Dia 04/05: “Gestão contratual”.

Dia 05/05: “Instrumentação”. Dia 06/05: “Escavações em rocha”.

Minicurso 3: “Acústica na construção civil: técnicas de controle de ruído”. Minicurso 4: “Aspectos construtivos de obras de transmissão”.

Minicurso 5: “Projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico”. VISITAS TÉCNICAS:

Visita técnica 1: “RETECH – CCDD – Centro Cultural do Banco do Brasil – Belo Horizonte/MG”. Visita técnica 2: “Duplicação da BR-050- Uberlândia/Araguari- ARAGUAIA Engenharia”

Visita técnica 3: “Fábrica de Pré-moldados – LJ Engenharia- Uberlândia/MG” Visita técnica 4: “Fábrica de Fibrocimento – INFIBRA – Leme/SP”

Promotores da atividade:

A Semana da Engenharia Civil (SEECIV) foi um evento realizado pelo PET Engenharia Civil e o Diretório Acadêmico da Engenharia Civil (DACIV), com o apoio da Faculdade de Engenharia Civil. Comissão Organizadora da VIII SEECIV:

Tutor do PET Engenharia Civil: Jesiel Cunha. Coordenadora Geral: Camila Silva Maia. Diretora Financeira: Camila Silva Maia.

Diretor de Patrocínio: Newton Lázaro Siqueira Neto.

Diretores Técnicos: Luís Carlos Rodrigues Chaves de Oliveira, Marcone de Oliveira Junior, Camila Rodrigues Aveiro Ferreira, Guilherme Rodrigues de Araújo e Maria Teresa S. do Amaral Cardoso. Diretoras de Mini-cursos e Palestras: Alana Oliveira Souza e Lorena Costa Campos.

Diretora de Visitas Técnicas: Milena Cardoso de Freitas.

Diretores de Publicidade e Site: Alan Reis, Antonio Carlos Evangelista, Luciana Pereira Pontes Santos e Rodrigo Borela Valente.

Diretoras de Entretenimento: Adryana Machado Guimarães e Isis de Almeida Reis.

Colaboradores: Diretório Acadêmico da Engenharia Civil (DACIV) e Faculdade de Engenharia Civil.

Parceiros ou colaboradores da atividade:

As empresas que patrocinaram financeiramente o evento contaram com a divulgação de suas marcas para um público composto de futuros engenheiros, técnicos, professores e empresários da região.

Justificativa para realização da atividade:

A organização da SEECIV é uma atividade realizada pelo grupo PET Engenharia Civil há 8 anos. A Semana de Engenharia Civil visa proporcionar aos alunos da Universidade Federal de Uberlândia e aos profissionais da área que atuam na região, a oportunidade de conhecer as novidades do mercado de trabalho, discutir temas que muitas vezes não são abordados no conteúdo acadêmico e trocar informações com acadêmicos e profissionais que atuam em todas as regiões do Brasil. Além do aspecto acadêmico, ao participar do evento os alunos e profissionais puderam compartilhar de apresentações culturais e momentos de troca de informações, contando com uma maior interação entre os participantes, podendo daí surgir novas parcerias e amizades.

(5)

Para os alunos do PET Engenharia Civil, participar da organização de um evento como a SEECIV, representa a oportunidade de trabalhar em equipe, assumir responsabilidades e aprender a se organizar. Ao participar do evento, o petiano também desenvolve sua capacidade de falar em público, ser criativo, inovar, negociar e pesquisar temas e assuntos que sejam de interesse geral. Além da participação na organização, o petiano participa como ouvinte das atividades do evento, ampliando sua formação acadêmica.

Resultados esperados com a atividade:

Integração dos profissionais da área com os corpos docente e discente das Faculdades de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia e de outras instituições de ensino. Além disso, espera-se com o evento esclarecer sobre as ações do engenheiro junto à sociedade, trazendo informações e discussões sobre a prática profissional, em temas técnicos específicos ou de formação geral. A realização de eventos culturais (quarteto de flautas, danças, show musical etc.) busca a integração da comunidade acadêmica e profissional.

Resultados alcançados com a atividade:

De maneira geral, os objetivos esperados foram alcançados, uma vez que houve uma expressiva participação das partes envolvidas (alunos, professores, técnicos e profissionais). Através do formulário preenchido pelos participantes durante o evento, conclui-se que a VIII SEECIV foi muito bem avaliada, tanto do ponto de vista técnico, quanto da organização.

Comentário geral:

(6)

Site do evento: http://www.seeciv.feciv.ufu.br

(7)

Fotos do evento:

Natureza da Atividade Realizada:

Mesa redonda (Ensino)

Tema:

“EXPERIÊNCIAS DO INTERCÂMBIO COM A FRANÇA”

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai X Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Público Alvo:

Alunos do curso de Engenharia Civil e áreas afins

Descrição da Atividade:

A UFU possui um intenso programa de Intercâmbio Internacional de alunos de graduação. Em função das especificidades de cada país e cada curso, é interessante que aqueles que passaram pela experiência a repassem aos demais interessados, estimulando-os a participar. Alguns pontos abordados nesta mesa redonda foram: processo de seleção na UFU; documentação necessária para a viagem; aprendizado da língua francesa (cursos no Brasil, curso na França, experiências vivenciadas na França); recepção por parte dos franceses (logística, acompanhamento); documentação a ser providenciada na chegada à França; ensino de graduação francês (experiências na Universidade, disciplinas, professores, sistema de avaliação, etc.); experiência do Estágio nas empresas (como obter, funcionamento das empresas, salário recebido, dia-a-dia do

(8)

estagiário); experiências de se viver na França (despesas financeiras, cultura, relacionamento, alimentação, cotidiano, transporte, moradia, etc.); retorno ao Brasil (documentos a serem trazidos, aproveitamento do estágio e das disciplinas feitas na França junto ao curso da UFU).

Promotores da atividade:

Ex-intercambistas: Guilherme Henrique Bernardes Cunha (Faculdade de Engenharia Elétrica), Matheus Santiago Ferreira Santos (Faculdade de Engenharia Elétrica), Samara de Melo Fuiza Gomes (Faculdade de Engenharia Civil) e petiana Lorena Costa Campos.

Parceiros ou colaboradores da atividade:

Faculdade de Engenharia Civil

Justificativa para realização da atividade:

O objetivo da mesa redonda é de que as experiências vivenciadas pelos alunos que fizeram o intercâmbio sejam repassadas aos demais alunos do curso, trazendo informações práticas para aqueles que desejam participar e para os demais alunos do curso, na forma de conhecimento.

Resultados esperados com a atividade:

Despertar o interesse dos alunos em realizar o intercâmbio com a França e outros países, por considerarmos que esta é uma importante experiência na formação e no futuro profissional dos participantes. Sanar dúvidas de alunos que irão para a França neste mesmo ano.

Resultados alcançados com a atividade:

Todos os pontos previstos foram abordados, sendo relatadas diferentes experiências pessoais, seja na academia, seja na vida cotidiana.

Comentário geral:

Cerca de 30 alunos participaram desta mesa redonda, com grande interesse. Entre eles, alunos de outros cursos que farão o intercâmbio.

Natureza da Atividade Realizada:

Filme e debate (Ensino)

Tema:

CINE CIVIL: "AS BARREIRAS DA HOLANDA PARA O MAR"

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan

Fev

Mar Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set Out

Nov X Dez

Público Alvo:

Alunos do curso de Engenharia Civil e de cursos afins

Descrição da Atividade:

O Cine Civil é um evento realizado para exibição de um documentário técnico relacionado a grandes construções da engenharia moderna. A atividade conta com a participação de um professor convidado para explicar e repassar mais informações sobre o assunto abordado. O documentário de novembro foi “As barreiras da Holanda para o mar” e o professor convidado foi AntonioPeruzzi, da Faculdade de Engenharia Civil. O evento foi realizado no dia 24 de novembro, às 19:30 h.

(9)

Sinopse: Sabemos que a maior parte da Holanda está assentada abaixo do nível do mar, em uma bacia de drenagem para três rios importantes. Seus habitantes têm lutado contra enchentes desde a Idade Média. O problema foi resolvido graças às barreiras controladas por sistemas e computadores especialmente preparados para contornar esse enorme desafio de engenharia. Duração aproximada de 50 min.

Promotores da atividade:

PET Engenharia Civil

Justificativa para realização da atividade:

A atividade é uma oportunidade de enriquecer os conhecimentos dos alunos por meio de discussões que nem sempre são possíveis em sala de aula, além de possibilitar o contato com as mais modernas técnicas de engenharia e rotinas de obras.

Resultados esperados com a atividade:

Esta atividade tem como objetivo principal levar conhecimento aos alunos em temas não abordados dentro da sala de aula. Com uma abordagem menos rígida, os alunos discutem ideias e aprendem sobre novas técnicas da engenharia, sob orientação de um professor especialista na área.

Resultados alcançados com a atividade:

Os alunos puderam saber um pouco mais sobre a situação que a Holanda enfrenta há anos por se localizar quase totalmente abaixo do nível do mar e o que os engenheiros têm feito para enfrentar essas dificuldades.

A realização do Cine Civil despertou nos alunos a consciência para a realização de projetos que sejam ousados e ao mesmo tempo seguros, e a necessidade de utilizar técnicas adaptadas para obras especiais como esta.

Comentário geral:

Cartaz de divulgação do evento:

(10)

Natureza da Atividade Realizada:

Palestra (Ensino)

Tema:

PRATICANDO ENGENHARIA: "VIADUTO RONDON PACHECO"

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan

Fev

Mar Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set Out

Nov X Dez

Público Alvo:

Alunos do Curso e de áreas afins

Descrição da Atividade:

O objetivo do "Praticando Engenharia" é promover a interação dos alunos da Faculdade com a prática da profissão, por meio de uma palestra ministrada por um aluno estagiário do curso, quando do acompanhamento de uma obra de médio a grande porte.

O “Praticando Engenharia” é um instrumento auxiliar na formação dos alunos, possibilitando a aplicação prática da teoria aprendida, permitindo maior assimilação das matérias curriculares e avaliando a escolha profissional. Além do aspecto acadêmico, o projeto pode auxiliar os alunos na visão do mercado de trabalho, antecipando atitudes e posturas profissionais, com estímulo ao senso crítico e à criatividade, bem como melhorar a comunicação interpessoal no exercício da profissão. São mostradas as características da profissão e da carreira, as dificuldades técnicas, de logística e humanas, na condução de uma obra de construção civil, sob o ponto de vista de um estagiário. Esta atividade foi realizada no dia 30 de novembro de 2011 e o ministrante foi o aluno André Araújo, estagiário da empresa LJ Construções. A obra abordada foi a construção do viaduto situado no cruzamento das avenidas Rondon Pacheco e João Naves de Ávila, em Uberlândia-MG. Destaca-se nesta obra a sua arquitetura e a utilização do concreto protendido.

Promotores da atividade:

PET Engenharia Civil

Justificativa para realização da atividade:

Apresentar as potencialidades e as dificuldades da atuação profissional, em particular na condução de uma obra de grande porte e a necessidade de uma boa formação para o futuro exercício da profissão. É uma oportunidade para que os estudantes esclareçam dúvidas, troquem idéias e exponham suas curiosidades.

Resultados esperados com a atividade:

Despertar nos alunos o interesse pela profissão e ao mesmo tempo mostrar as necessidades de uma formação abrangente e consistente. Mostrar aos alunos as atividades que exercerão após a conclusão do curso e apresentar uma visão prática do conhecimento teórico.

Resultados alcançados com a atividade:

A palestra teve aproximadamente uma hora de duração e foi bastante proveitosa, visto que se conseguia claramente estabelecer uma ligação entre a prática e a teoria. Apesar de a exposição abordar um conteúdo presente nos períodos finais do curso, o público em sua maioria era composto por alunos que cursavam períodos iniciais, o que gerou algumas dúvidas esclarecidas pelo palestrante. Ao final da palestra diversos alunos se mostraram curiosos com relação às disciplinas do curso e à parte prática, o que gerou um tempo suplementar na troca de opiniões.

(11)

Natureza da Atividade Realizada:

Projeto de apoio ao ensino

Tema: PROJETO “DICAS DAS DISCIPLINAS”

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan X Fev X Mar X Abr X Mai X Jun X Jul X Ago X Set X Out X Nov X Dez X

Público Alvo:

Alunos cursando até o 9° período, considerando ser este o período atual do novo Projeto Pedagógico do Curso.

Descrição da Atividade:

Este projeto visa aproximar o PET do corpo discente, por meio de dicas e sugestões aos alunos do curso, para uma melhor formação acadêmica. O projeto é desenvolvido através da página do PET, onde um link foi criado com itens referentes a cada período (ao todo serão 10 períodos), com dicas (informações) importantes para cursar cada disciplina. Por exemplo, quais e como os programas computacionais e programas de calculadoras científicas podem ser úteis para um bom acompanhamento das atividades previstas em cada disciplina (Hidráulica Geral  Excel, Teoria das Estruturas  FTOOL e ANSYS, entre outros). Também serão disponibilizados material didático complementar e informações de onde obter e como utilizar as ferramentas de apoio ao acompanhamento das disciplinas. Em alguns casos, minicursos e atendimentos individualizados poderão ser oferecidos pelos petianos no aprendizado das ferramentas de apoio. O projeto pretende assim contribuir para um bom rendimento dos alunos nas disciplinas, o que pode implicar, em alguns casos, na desmistificação de que determinadas disciplinas são “difíceis”.

Promotores da atividade:

PET Engenharia Civil

Parceiros ou colaboradores da atividade:

Alunos do Curso

Justificativa para realização da atividade:

Criar um sistema de informação acadêmico de apoio aos alunos para um melhor aproveitamento/desempenho nas disciplinas do Curso.

Resultados esperados com a atividade:

Fornecer informações e ferramentas efetivas que auxiliem os alunos nas atividades a serem realizadas em cada disciplina.

Resultados alcançados com a atividade:

O link “DICAS DAS DISCIPLINAS” funciona no site do grupo há aproximadamente um ano. Algumas manifestações feitas indicam que as informações repassadas estão sendo úteis.

Comentário geral:

Este projeto deverá ser alimentado continuamente, através de informações fornecidas pelos petianos e pelos alunos do Curso.

(12)

Quadro II - Atividades de Pesquisa

Título da pesquisa/Tema de estudo:

Pesquisas individuais e coletivas

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan X Fev X Mar X Abr X Mai X Jun X Jul X Ago X Set X Out X Nov X Dez X

Descrição da atividade de pesquisa:

Os petianos desenvolveram no ano de 2011 pesquisas científicas individuais, com duração média de um ano, juntamente aos professores orientadores, nos moldes da Iniciação Científica. Além disso, foram realizadas duas pesquisas de caráter coletivo. Os resultados das pesquisas foram publicados em seminários e periódicos.

1 PESQUISAS COLETIVAS

1.1 "AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL"

Período: ao longo do ano

Participantes: petianos Lorena Costa Campos, Milena Cardoso de Freitas, Guilherme Rodrigues de Araújo e Camila Silva Maia

Objetivo: Levantar as principais dificuldades, os problemas e os aspectos positivos do Estágio Supervisionado, junto às empresas e ao curso (alunos e professores). O objetivo é conhecer a realidade do Estágio Supervisionado, sob o ponto de vista dos alunos estagiários, dos professores orientadores, dos engenheiros supervisores e dos funcionários da construção civil (serventes, pedreiros, mestres-de-obra, armadores etc). Pretende-se dar sugestões ao Colegiado do Curso, no intuito de melhorar as normas e a estrutura de apoio para realização do Estágio Supervisionado. Além disso, os resultados serão levados aos engenheiros supervisores (atuantes no mercado), para conscientização e apoio na realização desta atividade curricular.

As perguntas listadas a seguir ilustram os pontos abordados junto aos alunos. Foram também elaborados questionários dirigidos aos professores e aos engenheiros supervisores. Os resultados estão sendo analisados em conteúdo e estatisticamente.

1 Enumere em ordem de importância a sua motivação para fazer o estágio; 2 Qual a área de seu estágio? 3 Você pôde escolher a área do seu estágio? 4 Como estava o mercado quando você procurou o estágio? 5 Como você conseguiu o estágio? 6 Você teve algum apoio da Faculdade para conseguir o estágio? 7 Qual a sua função na empresa? 8 As tarefas que você faz no dia-a-dia são de caráter técnico (engenheiro) ou administrativo (burocrático)? 9 Quantas obras você está acompanhando no seu estágio? 10 Qual é o valor da remuneração que recebe pelo estágio? 11 De acordo com a função que você exerce, você considera a sua remuneração justa? 12 Você tem algum outro tipo de benefício (Vale transporte, refeição, entre outros)? 13 Qual a duração prevista para o seu estágio? 14 Qual a sua carga horária semanal de trabalho? 15 Você se considera reconhecido na empresa em que estagia? 16 Você pretende continuar na empresa em que estagia? 17 Existe na empresa algum setor, ou pessoa, ou norma, voltados especificamente para o atendimento do estagiário? 18 Você tem responsabilidades, ou atua como basicamente como um aprendiz, que acompanha as atividades como observador? 19 Quais as dificuldades encontradas durante o estágio? 20 Quais softwares são importantes para o desenvolvimento da sua função na empresa? 21 Qual a importância do conhecimento de uma língua estrangeira (espanhol, inglês, outra) na obtenção do estágio e/ou no dia-a-dia da empresa? 22 Como você avalia o papel do engenheiro supervisor? 23 O engenheiro supervisor o orienta como um aprendiz, explicando as

(13)

atividades que estão sendo desempenhadas ou apenas lhe atribui tarefas? 24 Como você avalia a qualificação da mão-de-obra e a qualidade dos serviços? 25 Como é seu relacionamento com os trabalhadores (serventes, pedreiros, mestre-de-obras, encarregados, carpinteiros, armadores, pintores etc.)? 26 Você aprendeu com eles e os ensinou? 27 Como você avalia o papel do professor orientador? 28 Na sua avaliação, o período de seu estágio dificulta o bom andamento do curso (disciplinas a cursar, outras atividades etc.)? 29 Em relação às normas do Estágio há alguma sugestão para que sejam melhoradas?

Esta pesquisa teve início efetivo em 2011, com a realização das entrevistas de alunos e engenheiros. Atualmente está sendo realizada a análise dos resultados e sugestões de ações. Além de pesquisa, este projeto envolve aspectos de ensino e extensão.

1.2 "PERFIL ACADÊMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS"

Período: ao longo do ano

Participantes: petianos Rodrigo Borela Valente, Antonio Carlos Evangelista, Alan Reis, Luciana Pereira Pontes Santos, Maria Teresa Santos do Amaral Cardoso e Camila Rodrigues Aveiro Ferreira

Objetivo: Iniciada em 2010, esta pesquisa pretende levantar o perfil acadêmico dos alunos do curso, no que se refere ao seu cotidiano, sua visão do currículo e das normas de funcionamento do curso, suas atividades extra-currilares, suas dificuldades e suas expectativas, permitindo uma avaliação do novo Projeto Pedagógico do curso, em vigência desde o primeiro semestre de 2008. A partir dos resultados, pretende-se criar ações que levem a uma formação mais abrangente e de melhor qualidade. Alguns pontos abordados nesta pesquisa são:

1 Atividades extra-curriculares realizadas pelos alunos (Iniciação Científica, PET, PIBEG, Monitoria,

Intercâmbio Nacional e Internacional, atividades culturais e esportivas, visitas técnicas etc); 2 Produção científica (publicação de artigos e participação em congressos); 3 Atividades

extracurriculares de informática e língua estrangeira; 4 Avaliação das normas de funcionamento do curso; 5 Avaliação dos procedimentos pedagógicos adotados pelos professores; 6 Atendimento extraclasse, apoio psicopedagógico e atividades de nivelamento; 7 Visão das instalações físicas (salas de aula, administrativas e de laboratório); 8 Acesso dos alunos a equipamentos de informática; 9 Acesso aos livros da bibliografia básica do curso; 10 Pós-graduação (pretensão e preparação para cursar); 11 Mercado de trabalho (formação oferecida, estágios, área que pretende atuar etc.); 12 Perfil do egresso; 13 Expectativas e melhorias (atividades extra-curriculares importantes a serem oferecidas etc.).

Atualmente esta pesquisa encontra-se na fase de análise de resultados. Além de pesquisa, este projeto envolve aspectos de ensino.

1.3 "ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DA ENGENHARIA CIVIL NA LÍNGUA INGLESA"

Período: ao longo do ano

Participantes: petianos Rodrigo Borela Valente, Isis de Almeida Reis, Alana Oliveira Souza, Maria Teresa Santos do Amaral Cardoso, Antonio Carlos Evangelista e Newton Lázaro Siqueira Neto Textos técnicos em língua inglesa são uma importante ferramenta de pesquisa e formação de conhecimento. Entretanto, muitos pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação, mesmo possuindo bons conhecimentos da língua inglesa, encontram dificuldades ao lidar com textos contendo termos técnicos específicos, dificultando o trabalho de pesquisa e de utilização de

softwares em língua inglesa, por exemplo. A elaboração do glossário tem como objetivo auxiliar

(14)

termos e expressões mais usuais, com suas respectivas traduções e aplicações, será feita junto à literatura e aos professores do curso. O glossário será redigido com o devido cuidado em termos didáticos e de formatação, sendo disponibilizado à toda comunidade acadêmica do curso e até mesmo a profissionais. Além de pesquisa, este projeto envolve aspectos de ensino.

Esta pesquisa foi iniciada em 2010. A seleção dos termos e expressões mais usuais, com suas respectivas traduções e definições, foi feita junto à literatura. Foi utilizado também o software

WordSmith, ferramenta computacional que analisa textos e elabora uma lista das palavras mais

freqüentes.

Atualmente a pesquisa está na fase de apresentação aos professores de cada uma das cinco grandes áreas da Engenharia Civil, para que eles sugiram e façam correções nos termos pesquisados.

2 PESQUISAS INDIVIDUAIS

2.1 “Viabilidade do aproveitamento de águas pluviais no Bloco 1Y (FECIV-UFU)”

Petiano: Alan Reis

Professor orientador: Carlos Eugênio Pereira Período: novembro/2010 a novembro/2011 Resumo:

A crescente preocupação com a questão da água motiva a procura por métodos e meios de se reaproveitar tal líquido, tão importante para a manutenção da vida. Dentro deste contexto, as águas pluviais ganham importância, uma vez que podem ser armazenadas e reutilizadas em atividades humanas que demandem água, mas que sejam menos nobres, tais como a irrigação de jardins e as descargas de vasos sanitários. Para tal utilização há necessidade de se investir em reservatórios e instalações hidráulicas que recebam e conduzam o líquido até os locais de uso. Assim, avaliar se este investimento é viável, se comparado com os valores gastos com tarifas de água, é o primeiro passo para se tomar uma atitude consciente. O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade econômica, a médio e longo prazo, de se aproveitar a água pluvial no Bloco 1Y, pertencente à Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (FECIV-UFU), por meio da comparação custos de água versus custos de instalação de um sistema de aproveitamento de água de chuva. Durante o ano de 2011 foram levantados todos os dados pluviométricos necessários, assim como as plantas arquitetônicas e os possíveis pontos com demanda que poderiam ser abastecidos com água pluvial acumulada. A partir disso, foi realizado o dimensionamento do reservatório, usando o método de Rippl, e um dimensionamento inicial das instalações hidráulicas necessárias. Resta concluir este dimensionamento, assim como proceder ao levantamento de custo e determinar o tempo de amortização do investimento para utilização das águas pluviais na edificação estudada.

2.2 “Substituição de armaduras metálicas em concreto por barras de fibra de vidro impregnadas com resina”

Petiana: Alana Oliveira Souza

Professor orientador: Antônio de Paulo Peruzzi Período: outubro/2010 a outubro/2011

Resumo:

O concreto armado tornou-se um dos mais importantes materiais de construção no último século. Ele se diferencia do concreto convencional pela inserção de armaduras metálicas, responsáveis por conferir resistência à tração a este material, que já resiste satisfatoriamente à compressão. Esta junção de materiais faz do concreto armado um material altamente versátil, que pode ser utilizado em diversas aplicações estruturais. Uma desvantagem deste material, entretanto,

(15)

é a grande susceptibilidade à perda de desempenho da armadura quando exposta ao ambiente. Esta exposição ocorre, principalmente, devido à carbonatação do concreto e à pequena espessura de cobrimento das armaduras. O uso de armaduras metálicas também é um problema em construções que exigem a chamada “transparência magnética”, ou seja, os materiais nelas utilizados devem permitir a passagem de magnetismo sem interferências. A utilização de armaduras de fibras de vidro impregnadas com resina, e, portanto, pouco degradáveis pelo hidróxido de cálcio presente no concreto seria de grande utilidade em ambientes agressivos ao concreto e em construções que exigem transparência magnética. Outra vantagem da substituição do aço pela armadura não metálica é a “transparência magnética”, requerida em diversos equipamentos para exames médicos (Raio X, tomografia computadorizada etc.), além de possibilitar uma estrutura mais leve. O objetivo desta pesquisa é de caracterizar o concreto reforçado por fibras, analisando o seu comportamento mecânico e físico.

As atividades previstas foram realizadas, ou seja, as propriedades físicas e mecânicas do material foram caracterizadas em laboratório. A pesquisa foi concluída e um trabalho foi publicado.

2.3 “Caracterização experimental de matriz epóxi reforçada com fibras de Rami”

Petiana: Lorena Costa Campos

Professor orientador: Leila A. de Castro Motta Período: janeiro a dezembro de 2011

Resumo:

O objetivo geral deste trabalho é analisar a aplicabilidade da produção de polímeros reforçados com fibras vegetais, em especial a fibra de Rami, para recuperação e reforço estrutural. A fibra rami é uma das fibras com melhores propriedades mecânicas, possuindo módulo de elasticidade próximo daquele das fibras de vidro, o que a caracteriza com potencial para reforço do material concreto. Assim, foi estudada a possibilidade de substituição de polímeros reforçados com fibras sintéticas por um compósito de matriz epóxi reforçado com fios de Rami. Para tanto, estes compósitos foram produzidos e caracterizados experimentalmente. Foram obtidos resultados de resistência máxima à tração, deformação máxima e módulo de elasticidade de cada compósito. O módulo de elasticidade obtido para o compósito de epóxi-rami foi mais baixo do que os compósitos de fibras de carbono, conforme esperado. No entanto, as propriedades obtidas mostraram bom desempenho, o que possibilita seu uso como material de reforço estrutural.

Esta pesquisa foi encerrada, pois a petiana está em mobilidade internacional. O relatório foi elaborado.

2.4 “Monitoramento e avaliação da explotação de água em poços artesianos no município de Araguari-MG”

Petiano: Rodrigo Borela Valente

Professor orientador: Adriano Rodrigues dos Santos Período: janeiro a dezembro de 2011

Resumo:

A explotação de água subterrânea no município de Araguari tem crescido nos últimos anos em virtude do crescimento urbano pelo qual a cidade tem passado. Acompanhando esse crescimento, coloca-se o setor da construção civil, e a conseqüente geração de resíduos sólidos. Neste contexto, faz-se necessária uma avaliação da interferência do manejo e disposição desses resíduos na qualidade da água explotada no município. O objetivo desta pesquisa é de identificar a sensibilidade do aqüífero pertencente ao sistema Bauru (de onde a água da cidade é explotada) nas áreas destinadas a disposição de resíduos sólidos, determinando a possibilidade de contaminação da água. O levantamento bibliográfico se iniciou pelo estudo da gestão de recursos hídricos e sua importância para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população. Em seguida, procedeu-se com estudo específico no que concerne a avaliação do sistema do aquífero

(16)

Bauru, suas características e a forma como tem sido feito o manejo dos resíduos da construção civil no município de Araguari-MG. Foi realizada uma visita técnica no município, a fim de se conhecer as áreas destinadas a recepção desse resíduo e discutir junto à Secretaria de Meio Ambiente as perspectivas de gestão do resíduo da construção, assim como formas de avaliar a interferência desse nos poços de extração de água na cidade. Foi feita a avaliação sistemática dos parâmetros e dados obtidos junto à literatura, estabelecendo-se uma correlação com as pesquisas realizadas em campo.

Esta pesquisa foi encerrada, pois o petiano está em mobilidade internacional. O relatório será apresentado.

2.5 “Reaproveitamento da água pluvial em residências”

Petiana: Luciana Pereira Pontes Santos Professor orientador: Carlos Eugênio Pereira

Período: fevereiro/2011 a junho/2012 Resumo:

Este estudo irá abordar a importância do reuso da água pluvial, além de abranger as várias fases para se alcançar um pleno funcionamento do sistema em residências populares através da análise do índice pluviométrico da região, cálculo do volume de água precipitada nesse tipo de residência, análise da qualidade da água para optar pelo seu melhor uso, formulação de armazenamento e filtragem e, por fim, dimensionamento e detalhamento do reservatório. Até o momento, foram realizadas as seguintes etapas: revisão bibliográfica a respeito da água e sua importância política, econômica e social; detalhamento dos elementos de um sistema de reaproveitamento de água; cálculo da demanda de água não potável, com base em uma habitação popular com quatro habitantes; estudo dos índices pluviométricos mensais da cidade de Uberlândia, do ano de 2010; cálculos da disponibilidade de água pluvial a ser reutilizada, com levantamento da área de captação levando em consideração as plantas de uma habitação popular, disponíveis no site da Cohab – MG. As atividades em laboratório também foram realizadas. Os ensaios de caracterização da água da chuva foram descritos e quantificados, para se propor usos adequados a essa água. Na continuidade, será desenvolvida a formulação de armazenagem e filtragem e o dimensionamento e detalhamento do reservatório para a água da chuva coletada.

2.6 “Estudo do comportamento de painéis de concreto pré-moldado”

Petiano: Newton Lázaro Siqueira Neto

Professora orientadora: Vanessa Cristina de Castilho Período: março/2011 a junho/2012

Resumo:

Atualmente, há uma grande tendência em utilizar elementos de concreto pré-moldado na construção das edificações. Isso se deve à economia de mão-de-obra, materiais e, principalmente, à maior rapidez na construção, alcançada quando o processo da pré-moldagem é aplicado. Um dos elementos de concreto pré-moldado, incorporado nas edificações e amplamente utilizado nos EUA e Europa é o painel de fechamento. Uma das vantagens do seu uso é a possibilidade de utilizar inúmeros recursos, combinados ou não, como: relevos, textura, cor, agregados expostos etc. para compor as fachadas de edificações. Em geral, os mesmos são projetados para transferir o peso próprio e a ação do vento para a estrutura principal. Se vistos como sistema, estes painéis contribuem para a redução dos custos totais da obra, inclusive ao longo de sua vida útil. Como os elementos são produzidos sob medida, é possível conhecer o custo, o prazo e a qualidade final do empreendimento. Em virtude disso, estes painéis se apresentam como uma perspectiva positiva no mercado brasileiro e merecem estudos específicos tanto do material quanto de seu comportamento. Neste trabalho serão analisados numericamente o efeito térmico nas paredes destes painéis, e nas ligações usadas para conectar os painéis na estrutura principal. Serão feitas análises de tensões e deslocamentos realizadas por meio do software ANSYS. Os principais objetivos desta pesquisa são:

(17)

(a) analisar numericamente os diferentes tipos de painéis (duplo T, maciço, alveolar) e de algumas ligações no caso de uma estrutura de um pavimento; (b) avaliar numericamente o efeito térmico atuando nas paredes dos painéis ora dispostos verticalmente, ora horizontalmente.

Situação atual da pesquisa: foi feita a revisão bibliográfica e levantados alguns dos tipos de painéis pré-moldados mais utilizados. Iniciou-se o estudo do software Ansys, para desenvolvimento das hipóteses e posterior análise dos resultados. Finalmente foram modelados alguns tipos de estruturas e feitas análises térmicas e do comportamento estrutural.

2.7 “Estudo do isolamento e do condicionamento acústico em ambientes de ensino de música”

Petiana: Isis de Almeida Reis

Professores orientadores: Elias Bitencourt Teodoro e Thaís Vieira do Nascimento Período: março/2011 a junho/2012

Resumo:

O objetivo deste projeto é desenvolver um material teórico-prático que permita o entendimento de isolamento e condicionamento acústico em ambientes onde há ensino e prática musical. O material deverá conter fundamentos teóricos, referências normativas e bibliográficas sobre materiais utilizados na construção civil para adequar, acusticamente, espaços específicos - além das tolerâncias de ruídos para ambientes internos -, e os procedimentos e resultados atingidos através de medições sonoras. O ambiente foco para o estudo será o Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli - Uberlândia-MG, e o material será disponibilizado para a escola e para eventuais interessados. Até o momento, foi feito o estudo teórico dos fundamentos de acústica, foi avaliada a acústica da escola, tanto em salas quanto nos corredores, além da análise das plantas arquitetônicas.

2.8 “Aplicações das equações diferenciais à engenharia”

Petiano: Antonio Carlos Evangelista

Professor orientador: Sonia Sarita Berrios Yana Período: abril/2010 a maio/2011

Resumo:

O projeto se desenvolveu no intuito aprofundar os conhecimentos matemáticos em relação à modelagem diferencial, muito utilizada nas áreas de engenharia. Este tema, em muitas áreas da matemática, é conhecido como árduo e sem aplicações. Em geral, as aplicações se encontram após um profundo estudo, tornando difícil a compreensão de quem está no início do curso. Em muitos casos, o estudo das Equações Diferenciais na formação universitária é "incompleto", se ele for reduzido a um simples capítulo das tradicionais disciplinas de Cálculo Diferencial, ou então a uma série de "receitas". Assim, para que o aprendizado das Equações Diferenciais tenha valor em nível profissional, a ênfase deste trabalho será de encontrar formas de estudo e aplicações mais atraentes às engenharias, com diversos casos da vida real.

Os resultados deste trabalho foram apresentados na I Mostra Científica da Faculdade de Engenharia Civil da UFU e no 18º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP). Como esta pesquisa foi concluída no meio do ano, foi iniciada nova pesquisa, com a seguinte descrição:

Título: “Estudo numérico-experimental do comportamento de elementos estruturais formados

por painéis duplos treliçados pré-moldados de concreto”

Professor orientador: Maria Cristina Vidigal de Lima Período: agosto/2011 a julho/2012

(18)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento de elementos estruturais formados por painéis duplos treliçados pré-moldados de concreto, por meio de modelagem numérica e ensaios experimentais. Os objetivos específicos são: analisar a resposta estrutural sob cisalhamento da região da ligação entre concreto pré-moldado e o concreto moldado in loco, considerando a variação da largura do elemento estrutural (influência da relação entre a espessura de concreto pré-moldado e a espessura de concreto pré-moldado no local na seção transversal) e a rugosidade da interface; avaliar o comportamento estrutural de vigas formadas por painéis duplos treliçados sob flexão, levando em conta a seção composta de parte pré-moldada e parte moldada in loco. Até o momento, foram realizados 2 ensaios pilotos.

2.9 “Algumas noções topológicas”

Petiana: Maria Teresa Santos do Amaral Cardoso Professor orientador: Sonia Sarita Berrios Yana Período: abril/2010 a dezembro/2011

Resumo:

Num primeiro momento, foram estudados conceitos básicos para o estudo da topologia, como números reais e seqüências. Em seguida, realizou-se o estudo da topologia, com uma primeira noção de conjuntos abertos, conjuntos fechados, bolas abertas e bolas fechadas. Na seqüência, foram abordadas noções topológicas de espaços métricos, além do conceito de espaços normados. A orientanda participou da I Mostra Científica da Faculdade de Engenharia Civil da UFU e do 18º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP), apresentando o trabalho intitulado “Bolas abertas em espaços métricos”.

2.10 “Avaliação das características físicas e mecânicas de telhas cerâmicas através de procedimentos não convencionais”

Petiana: Milena Cardoso de Freitas Professor Orientador: João Fernando Dias Período: março/2011 a julho/2011

Resumo:

O objetivo geral do trabalho é avaliar comparativamente os resultados de ensaios de determinação da permeabilidade e resistência mecânica de telhas cerâmicas, utilizando os métodos da ABNT, o método CSTC - NIT nº 140/1982 e a técnica de velocidade do pulso ultrasônico. O controle dos produtos fabricados e sua certificação têm despertado o interesse dos consumidores internos, muitas vezes são exigências de licitações e contratos, e do mercado internacional. Para a verificação da resistência mecânica de acordo com o método brasileiro da ABNT emprega-se procedimento moroso e destrutivo, exigindo, aparelhos de apoio diferentes para cada tipo de telha disponível no mercado e equipamento de ensaio com resolução de carga baixa, nem sempre encontrada nos laboratórios de materiais de construção civil preparados para ensaios de materiais bem mais resistentes, como o concreto. O emprego de procedimentos alternativos mais simples e com menor tempo de execução, além de não serem destrutivos, podem trazer eficiência, praticidade e economia, com isso potencializando o aumento da base amostral dos produtos fabricados, com benefícios para toda a cadeia da construção civil e para a sustentabilidade do setor.

Esta pesquisa foi encerrada em sua fase inicial, pois a petiana está em mobilidade internacional.

2.11 “Desenvolvimento de modelos numéricos por meio de programas computacionais para a disciplina Teoria das Estruturas I”

Petiano: Guilherme Rodrigues de Araújo

Professor orientador: Maria Cristina Vidigal de Lima Período: janeiro/2011 a dezembro/2012

(19)

Resumo:

O conhecimento consolidado do comportamento estrutural permite ao engenheiro e ao arquiteto trabalhar de forma adequada com a geometria e, portanto, com a forma da estrutura, para se beneficiar da amplitude e do tipo de esforço solicitante. Uma boa visão e compreensão de exemplos simples de estruturas permite uma extrapolação a casos mais complexos, resultando em maior segurança e confiança na tomada de decisões do futuro engenheiro. Nestes termos, visando aproximar os conceitos fundamentais da análise das estruturas ao projeto e ilustrando e esclarecendo o comportamento das estruturas, este projeto busca estabelecer e criar recursos por meio de modelos teóricos e numéricos que aproximem e desmistifiquem as simplificações normalmente utilizadas no tratamento de problemas estruturais. Neste momento, os resultados das simulações numéricas de configurações estruturais básicas estão sendo obtidos.

2.12 “Dimensionamento de turbinas hidráulicas”

Petiana: Camila Silva Maia

Professor orientador: José Eduardo Alamy Filho Período: março/2011 a setembro/2011

Resumo:

O objetivo deste projeto é coletar dados de turbinas tipo Francis, Pelton, Kaplan, entre outras, e proceder a um estudo do dimensionamento hidrodinâmico destas, assim como o cálculo dos seus rendimentos e potências. Deve-se também levantar as principais aplicações de turbinas em PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas). Foi usada como ferramenta nas análises e cálculos o programa Excel.

Esta pesquisa está em fase de conclusão.

2.13 “Agregados usados na construção civil no município de Patrocínio/MG: gênese e procedência”

Petiano: Marcone de Oliveira Junior

Professor orientador: Adriano Rodrigues dos Santos Período: maio/2011 a maio/2012

Resumo:

A cidade de Patrocínio-MG passa por um momento importante no que diz respeito ao crescimento da exploração mineral em seu território, com a implantação de uma unidade da Vale Fosfértil S/A. As perspectivas para o mercado da construção civil na cidade são muito otimistas, visto que a demanda de materiais e de mão-de-obra para a exploração mineral aumentarão significativamente. A cidade não possui uma infra-estrutura completa para receber grandes obras e a necessidade de uma caracterização mais específica dos agregados que serão usados no futuro é evidente. A pesquisa consistirá em caracterizar os agregados empregados na construção civil, seus locais de ocorrência, a fim de elaborar um mapa com os principais locais de extração da região e formas de extração e beneficiamento. Atualmente, ensaios estão sendo feitos com o material recolhido nas dragas de areia e estão sendo levantados os locais de ocorrência a partir de imagens de satélites disponíveis.

2.14 “Documentação de conceitos e aplicações de temas de Resistência dos Materiais por meio de um software educativo”

Petiana: Camila Rodrigues Aveiro Ferreira

Professor orientador: Vanessa Cristina de Castilho Período: agosto/2011 a julho/2012

(20)

Resumo:

O projeto da estrutura de qualquer edificação é dimensionado de tal forma que a estrutura e seus elementos tenham resistência para suportar os esforços nas condições de uso a que serão submetidas. O processo implica na análise de tensões, de deformações e de considerações a respeito das propriedades mecânicas dos materiais. Essas análises envolvem conceitos básicos da Resistência dos Materiais e representam os principais aspectos da análise estrutural. É sabido ainda que as ferramentas numéricas são muito importantes atualmente, e auxiliam na busca das soluções de vários problemas, desde os mais simples até os mais complexos. Nestes termos, visando aproximar os conceitos básicos do curso de Resistência dos Materiais com as ferramentas computacionais, este projeto busca ilustrar, esclarecer e melhorar a compreensão do comportamento de estruturas deformáveis quando as mesmas são submetidas a carregamentos externos. Atualmente, o software a ser estudado foi escolhido e os temas com exemplos de aplicação, bem como exercícios resolvidos começarão a ser definidos para comparação entre os resultados calculados analiticamente e os apresentados pelo programa.

___________________________

Obs.: A petiana Adryana Machado Guimarães mudou de orientador, reajustando sua pesquisa. O petiano Luís Carlos Rodrigues Chaves de Oliveira mudou a pesquisa inicialmente prevista e passou a trabalhar em 2012 na pesquisa “Ensaios de cisalhamento direto em painéis duplos treliçados”, sob orientação da Profa. Maria Cristina Vidigal de Lima.

Responsável direto pela atividade de pesquisa:

Professores do Curso

Parceiros ou colaboradores da atividade de pesquisa:

Faculdade de Engenharia Civil

Justificativa para a realização da atividade de pesquisa:

Conforme apresentado em cada Resumo

Resultados esperados com a pesquisa:

Conforme apresentado em cada Resumo

Resultados alcançados com a pesquisa:

Conforme apresentado em cada Resumo

Comentário Geral:

(21)

Quadro III - Atividades de Extensão

Natureza da Atividade Realizada:

Minicurso (Extensão e Ensino)

Tema:

Projeto “INCLUSÃO DIGITAL”

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan

Fev Mar X Abr X Mai X Jun

Jul

Ago Set Out

Nov

Dez

Público Alvo:

Pessoas com baixa condição sócio-econômica, com pouco ou nenhum conhecimento sobre computadores

Descrição da Atividade:

O Projeto Inclusão Digital ocorre desde 2009, sendo uma atividade promovida inicialmente pelo PET Engenharia Mecânica. A partir de 2010, o PET Engenharia Civil estabeleceu parceria e passou a participar deste projeto, que visa o ensino de informática básica a pessoas de baixa condição econômica, que tiveram pouco ou nenhum contato com um computador. As aulas ocorreram aos sábados, pela manhã, nos laboratórios de informática do Bloco 1B da Universidade Federal de Uberlândia, das 8h às 12h, nos seguintes dias: 26 de março, 02, 09, 16 e 30 de abril, 07, 14, 21, 28 de maio de 2011, sendo ministradas pelos petianos e contando com monitores para melhor atendimento das dúvidas dos alunos. Os tópicos abordados foram: conceitos básicos de hardware; como utilizar o Windows XP e seus aplicativos; O Microsoft Office Word 2007 e a elaboração de textos em diversos formatos; A Internet, seus conceitos e o acesso a sites e emails.

Promotores da atividade:

PET Engenharia Mecânica e PET Engenharia Civil (petianos Adryana Machado Guimarães, Alan Reis, Alana Oliveira Souza, Antônio Carlos Evangelista, Camila Silva Maia, Guilherme Rodrigues de Araújo, Isis de Almeida Reis, Luciana Pereira Pontes Santos, Milena Cardoso de Freitas, Newton Lázaro Siqueira Neto e Rodrigo Borela Valente)

Parceiros ou colaboradores da atividade:

Universidade Federal de Uberlândia

Justificativa para realização da atividade:

A inclusão digital se faz cada vez mais necessária, uma vez que a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), principalmente do computador, já é comum no cotidiano das pessoas. Porém, devido às políticas públicas limitadas para a inclusão das pessoas digitalmente, nem sempre os menos favorecidos têm acesso ou não sabem utilizar estas tecnologias de forma correta. Assim, este projeto visa propiciar a pessoas de baixa condição sócio-econômica uma capacitação nas ferramentas básicas de computadores, incluindo-as no cotidiano que demanda uso de tecnologias digitais.

Resultados esperados com a atividade:

Espera-se que os participantes saibam manipular o computador e utilizar os aplicativos mais comuns do Windows, utilizarem o Microsoft Office Word para edição de textos e o acesso a sites e emails pela Internet.

(22)

Resultados alcançados com a atividade:

Verificou-se que os participantes conseguiram assimilar bem o conhecimento passado durante as aulas e aqueles que possuíam computador em casa repetiam as atividades propostas, disponíveis no material didático disponibilizado.

Comentário geral:

Foram atendidas nesta edição por volta de 20 pessoas. A demanda ainda é grande e já existe lista de espera para participação na próxima edição do projeto.

Natureza da Atividade Realizada: Palestra (Extensão e Ensino) Tema:

PROJETO "QUERO SER ENGENHEIRO CIVIL: O QUE VOU ESTUDAR?"

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan

Fev Mar Abr

Mai

Jun

Jul

Ago X Set Out

Nov

Dez

Público Alvo:

Alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Messias Pedreiro, localizada em Uberlândia, que desejam cursar Engenharia Civil

Descrição da Atividade:

Com o objetivo de incentivar os alunos do ensino médio a ingressarem no curso de Engenharia Civil, foram apresentadas as cinco grandes áreas da Engenharia Civil, bem como ilustrações que apresentavam alguns dos desafios de cada área. Além disso, também foram mostradas algumas atividades complementares, como Iniciação Científica e Intercâmbio. A atividade foi realizada no dia 26 de março, no período matutino, com a participação de 45 alunos da Escola Messias Pedreiro.

Promotores da atividade:

Alan Reis, Luciana Pereira Pontes Santos, Luís Carlos Rodrigues Chaves de Oliveira, Marcone de Oliveira Junior, Rodrigo Borela Valente

Justificativa para realização da atividade:

Frente à dificuldade de ter que escolher uma carreira antes de finalizar o ensino médio, a atividade visa sanar as dúvidas dos alunos em relação ao curso de Engenharia Civil, facilitando a escolha pela profissão e despertando vocações. Na palestra, são apresentados os seguintes pontos: currículo do curso; atividades extra-curriculares; habilidades exigidas de um engenheiro; situação do mercado de trabalho brasileiro na área; piso salarial.

Resultados esperados com a atividade:

O objetivo é proporcionar aos estudantes um momento para esclarecer suas dúvidas em relação ao curso de Engenharia Civil, através da troca de experiências com os petianos. Dessa forma, os alunos ficarão mais cientes em relação ao curso que desejam ingressar, suas características e exigências.

(23)

Resultados alcançados com a atividade:

Como a maioria dos alunos pretendiam cursar Engenharia Civil, foi possível notar grande interesse dos mesmos em relação ao assunto tratado. Os alunos se sentiram à vontade para esclarecerem suas dúvidas ao fim da apresentação.

Comentário geral:

Seguem a imagem de divulgação do evento e uma foto da atividade.

Natureza da Atividade Realizada:

Mesa redonda (Extensão e Ensino)

Tema:

MESA-REDONDA “UMA CONVERSA COM OS FORMADOS”

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun Jul

Ago

Set X Out

Nov

Dez

Público Alvo:

(24)

Descrição da Atividade:

Ex-alunos do curso de engenharia civil da UFU, formados há aproximadamente um ou dois anos, que já estão atuando no mercado de trabalho, comentam suas experiências em relação às oportunidades de emprego, a recepção de um recém graduado, as dificuldades do dia-a-dia da profissão, a formação oferecida pela Faculdade, as perspectivas para o futuro (plano de carreira) e a necessidade de maior qualificação para o crescimento na profissão.

A mesa-redonda “Uma conversa com os formados” aconteceu no dia 29 de setembro de 2011 com a participação dos engenheiros Alexandre Ferraz Carvalho, Francisco Alves dos Santos Neto e Vanessa Hevia Vaca Arza.

Promotores da atividade:

PET Engenharia Civil

Justificativa para realização da atividade:

Este projeto iniciou em 2009 e, desde então, tem apresentado ótimos resultados. Os alunos da graduação, por vezes, chegam ao mercado de trabalho com pouca ou quase nenhuma experiência e, muitas vezes, não sabem das dificuldades que irão encontrar. Esta atividade visa informá-los do dia-a-dia no mercado de trabalho, através de uma conversa informal com alunos formados há pouco tempo, que conhecem a estrutura oferecida pela universidade.

Resultados esperados com a atividade:

Espera-se que esta atividade conscientize os alunos da importância de uma formação acadêmica completa, que abranja não só o conhecimento adquirido em sala de aula como também atividades extra-curriculares (pesquisas, projetos, minicursos, palestras etc.). Ainda, espera-se que os alunos sanem suas dúvidas com os engenheiros recém-formados e possam estar melhor preparados para ingressar no mercado de trabalho.

Resultados alcançados com a atividade:

Foi apresentada aos alunos a realidade do mercado de trabalho e da carreira profissional. A mesa redonda mostrou de forma dinâmica os aspectos legais relacionados ao exercício da profissão, revelando as dificuldades enfrentadas pelo recém formado para conseguir o primeiro emprego e ser respeitado em seu exercício. Esclareceu sobre as exigências do mercado no que se refere à formação profissional, discutiu sobre as habilidades necessárias ao exercício da profissão que não são desenvolvidas durante a graduação. Os graduandos puderam tirar suas dúvidas e aproveitaram para ouvir dicas e conselhos de como entrar no mercado de trabalho, como procurar um estágio e quais as qualidades que um engenheiro deve ter.

Comentário Geral:

(25)

Natureza da Atividade Realizada:

Minicurso (Ensino e Extensão) Tema:

MINICURSO "CONSTRUINDO O ENGENHEIRO CIVIL DO FUTURO", dentro da “IX JORNADA PET: UNIVERSIDADE E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS"

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan

Fev Mar Abr

Mai

Jun

Jul

Ago Set Out X Nov

Dez

Público Alvo:

Comunidade externa, em especial estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade de Uberlândia-MG.

Descrição da Atividade:

A Jornada PET vem ocorrendo na Universidade Federal de Uberlândia anualmente desde 2002. Ela consiste de uma série de minicursos e palestras a estudantes do Ensino Médio, e é organizada pelos grupos PETs da UFU. No ano de 2011 o evento teve como tema “UNIVERSIDADE E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS”. Além da extensão, a Jornada PET envolve aspectos de ensino.

O minicurso “Construindo o engenheiro civil do futuro”, oferecido pelo PET Engenharia Civil, teve o propósito de proporcionar aos alunos conhecimentos acerca do curso de Engenharia Civil oferecido pela UFU, bem como apresentar a profissão de engenheiro civil de forma ampla aos futuros profissionais. Foram apresentadas grandes obras de Uberlândia, novas tecnologias empregadas na indústria da construção civil, além dos futuros desafios a serem vencidos pela engenharia, em paralelo com o conhecimento fornecido pela Universidade e o saber buscado pelos estudantes, a fim de melhorar sua formação e se tornarem genuínos solucionadores de problemas. Conteúdo do minicurso:

04/10/11 – Conhecendo a Universidade: breve explicação sobre a engenharia civil; estrutura da Universidade e da Faculdade de Engenharia Civil; disciplinas do Curso; atividades extracurriculares (PET, PIBIT, competições, intercâmbio nacional, intercâmbio internacional etc.); dificuldades da graduação; pós-graduação.

05/10/11 – Grandes obras de Uberlândia

06/10/11 – Novas tecnologias para a Engenharia Civil

Promotores da atividade:

Petianos Adryana Machado Guimarães, Alan Reis, Alana Oliveira Souza, Antônio Carlos Evangelista, Camila Rodrigues Aveiro Ferreira, Camila Silva Maia, Guilherme Rodrigues de Araújo, Isis de Almeida Reis, Luciana Pereira Pontes Santos, Luís Carlos Rodrigues Chaves de Oliveira, Maria Teresa Santos do Amaral Cardoso, Marcone de Oliveira Junior, Newton Lázaro Siqueira Neto, Rodrigo Borela Valente. Organização: PET Engenharia Civil.

(26)

Parceiros ou colaboradores da atividade:

InterPET-UFU, Universidade Federal de Uberlândia.

Justificativa para realização da atividade:

Proporcionar uma oportunidade para a comunidade externa de se interar com o ambiente do Curso e da profissão, as exigências e pré-requisitos na formação e no exercício profissional.

Resultados esperados com a atividade:

Despertar nos estudantes o interesse pela área de Engenharia Civil e por uma formação acadêmica completa ao ingressar na universidade. Objetivou-se ainda informar os alunos, de forma abrangente, quanto às diretrizes da UFU e explicar conceitos básicos relativos à área.

Resultados alcançados com a atividade:

Os alunos participantes demonstraram interesse e se mostraram extremamente participativos, de modo que se informaram amplamente sobre os assuntos tratados. Alguns fizeram dessa atividade uma maneira de se aproximar do Curso e decidirem quanto ao seu futuro profissional.

Comentário geral:

O minicurso contou com a participação de 53 alunos da comunidade externa.

Natureza da Atividade Realizada:

Evento "SEMANA DO MEIO AMBIENTE" (Extensão)

Tema:

“Coleta seletiva: reutilize seus recursos, reduza os impactos, recicle suas idéias - em comemoração ao dia internacional do meio ambiente”

Cronograma de Execução da Atividade:

Jan

Fev Mar Abr

Mai

Jun X Jul

Ago Set Out

Nov

Dez

Público Alvo:

Alunos de todos os cursos de graduação e comunidade externa da Universidade Federal de Uberlândia

Descrição da Atividade:

O evento "Coleta seletiva: reutilize seus recursos, reduza os impactos e recicle suas idéias - em comemoração ao dia internacional do meio ambiente" surge da necessidade de trazer à tona questões relativas à importância da realização da coleta seletiva, e das melhorias que trazem para o planeta o simples fato de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo que é produzido, sobretudo, a partir de visões diferentes a respeito do eixo temático central abordado por variadas áreas do conhecimento. Assim, através das atividades de ensino e extensão, as comunidades interna e externa à UFU se beneficiam, ampliando sua visão quanto ao ensino superior e quanto a sua responsabilidade com a preservação do meio ambiente.

(27)

O evento foi organizado por 15 grupos PET da Universidade Federal de Uberlândia e aconteceu no período de 01 a 05 de maio de 2011. Sua programação prevê palestras, exibição e debates de documentários, mesas-redondas, oficinas, grupos de discussão, atividades de extensão, dentre outras.

Promotores da atividade:

InterPET/UFU

Parceiros ou colaboradores da atividade:

Futel – Secretaria Municipal de Esportes de Uberlândia/MG, Empório das Plantas, Tamboril – Arte Independente, Valoriza Agronegócios e Instituto Ipê Cultural.

Justificativa para realização da atividade:

Há muitos anos uma discussão incessante sobre as relações sociais, econômicas e culturais relacionadas ao Meio Ambiente vem dominando diversos debates, manifestações e projetos, devido à maçante destruição da natureza. Porém, ainda é necessária uma atuação mais ativa em busca da conscientização e execução de ações que verdadeiramente preservem o Meio Ambiente e a vida no planeta.

A Universidade Federal de Uberlândia preza por atividades que possibilitem o desenvolvimento intelectual, moral e cultural de seus graduandos e dos demais membros da sociedade. Sendo assim, busca investir em projetos que sejam capazes de proporcionar e/ou estimular a busca por conhecimento e sua disseminação na sociedade. Compartilhando de tal idéia, os Grupos PET, através do InterPET/UFU, organizou a Semana do Meio Ambiente, que teve como objetivo auxiliar os graduandos e a comunidade externa na busca pelo enriquecimento profissional e pessoal.

Resultados esperados com a atividade:

Espera-se que a Semana do Meio Ambiente promova uma integração ainda maior entre os grupos PET da UFU e a comunidade externa. Além disso, e principalmente, visa-se a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos a partir de atividades lúdicas (dinâmicas), científicas, (palestras e mesas redondas) e práticas (oficinas).

Resultados alcançados com a atividade:

A atividade teve seus objetivos alcançados. As crianças assimilaram bastante as dinâmicas que aconteceram no domingo (05/06/2011) no Parque do Sabiá e os pais acompanharam seus filhos nas atividades.

Os estudantes que participaram das atividades enriqueceram seu conhecimento e foi possível ainda haver uma troca de experiências e pontos-de-vista acerca de um mesmo tema, mas visto por diferentes perspectivas e análises (diferentes cursos de graduação).

Comentário geral:

Eventos ocorridos na Semana do Meio Ambiente 2011: - Palestra "Reciclagem em Ação: O que podemos fazer?" - Palestra “Diferentes formas de tratamento para resíduos” - Oficina "Reciclando com o PET MAT: PET móveis e acessórios" - Oficina "Sinhá Recicla"

Referências

Documentos relacionados

Descreva de forma sucinta em que consistiu/consiste a atividade, citando o tipo de participação dos alunos/grupo: assistindo ou realizando pessoalmente a atividade. A atividade

Elaborado pela equipe técnica do CETEB.).. Se este tem dúvidas, em relação à informação de uma fonte, pode reestudá-la a qualquer momento, e procurar esclarecê-la em

Finalmente, vimos que as pessoas não querem (e não devem) passar as vinte e quatro horas do dia navegando na internet: há outras finalidades (bem mais interessantes)

TENSÃO NOMINAL | Nominal voltage | Tension nominale 3 V DC TIPO DE PILHA | Battery type | Type de piles LR03 (AAA) ÍNDICE DE PROTECÇÃO | System of protection | Indice

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

O Caderno de Atividades será o seu guia diário que vai orientar, passo a passo, o que fazer no trabalho de campo e como você pode realizar o diagnóstico das condições de vida e

1) Este documento deverá ser preenchido pelo estudante com o apoio do supervisor de estágio, e validado pelo professor orientador. 2) As atividades realizadas deverão estar