• Nenhum resultado encontrado

VARIAcAo LINGOiSTICA CORRELACIONADA A USOS:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VARIAcAo LINGOiSTICA CORRELACIONADA A USOS:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

VARIAcAo LINGOiSTICA CORRELACIONADA A

,

USOS:

A varia~io linga18tica tem 8ido e8tudada em varias dimen-soes. Ji 8ao hem conhecidos estudos de varia~ao diacronica, dia-topica e diastritica que tratam de correla~Oes com 0tempo, es-pa~o geografico e espa~o social, respectivamente. Para esses es-tudos ja hi uma metalinguagem consensual e unidades anal!ticas reconhecidas como: diale~o, lingua, sotaque; socioleto, etoleto, sexoleto.

Ao contririo destes estudos de correla~oes com tipos de usuirios, os estudos das correla~Oes com tipos de usos lingft!s-ticos nao estao tao avan~ados, 0que pode ser percebido pela falta de consenso ate com rela~ao ao rotulo a ser adotado para o tipo de varia~ao: varia~ao diat!pica/diafasica. Alern disso, observamos algumas coocorrencias que tern pouco em comum como: registro da propaganda, registro academico, registro de

esto-gistro jornal!stico, registro jur!dico, discurso materno que nos dao a impressao que REGISTRO e um termo vazio, um sinonimo

*Professora Adjunto do Departamento de LingUistica, Letras Classicas e Vernaculas da Universidade Federal do Parana.

(2)

ta~ao: que sintonizam a linguagem com usos bem especificos. Observando com mais vagaras coocorrencias acima citadas vamos perceber que por detras desse aparente caos ha urn esquema, ha urna ordena~ao. Porern nao e urn esquema simples, mas sim urn esquema de muitos pIanos, todos eles variaveis.

Cada urna das coocorrencias acima citadas destaca urn dos pIanos que tern que ser levados em considera~ao no estudo do Re-gistro:

a. registro jurldico - revela varia~ao correlacionada com assunto, area de conhecimento culturalmente rele-vante:

b. registro academtco - revela varia~ao do contInuo que vai do mais tecnico-cientlfico para 0menos tecnico/cien-tIfico:

c. registro escrito - revela a varia9ao em rela9ao ao meio de expressao formal: escrito ou falado:

d. registro oral - revela varia9ao em rela~ao ao meio de realiza~ao: grafado ou oral:

e. registro formal - revela varia9ao de acordo com ograu de formalidade:

f. registro materna revela varia9ao ca acordo com grau de solidariedade:

g. registro de estOrias infantis - revela a varia9ao de acordo com 0genero (tipo de texto):

h. registro da propaganda - revela varia9ao segundo a fun9ao comunicativa do texto: referencial, conativa, expressiva, etc.

Com a identifica9ao das escolhas feitas nesses p~anos em um determinado discurso podemos classificar cada realiza9ao de

(3)

urn Registro, pois cada uso requer urna escolha adequada de cada urndesses requisitos.

Por exemplo, alguem que e convidado para participar de urn congresso podera fazer as seguintes escolhas: preparara urn texto escrito com estrutura de oonferencia, de urn determinado assunto, com enfase na fun~ao referencial; e 0 apresentara

oral--.ente

em tom foDla1 e nao-solidirio.

Ao final de sua conferencia, aberto 0 debate, automatica-mente seu discurso sofrera adequa~oes. Continuara fa lando sobre o mesmo assunto mas pas sara para uma linguagem puramente oral, falada. Podera se tornar mais info~l e ate tornar sua fala mai s oonati va sem se tornar solidario.

Ao final do debate, conduzido ao cafezinho, podera mu-dar de assunto, falar sobre a copa do aundo, numa conversa in-formal, fatica.

Mais tarde esta mesma pessoa pode telefonar para amigos para ter noticias deles e de suas familias. Falara ao telefone de modo informal, solidario misturando fun~oes: expressiva, 00-nativa, referencial e fatica.

Mandando urn cartao postal para sua familia produzira um texto adequado para cartao postal, dizendo da viagem, em lin-guagem oral, apesar de grafada, em estilo informal-intima, so-lidario e expressivo.

Os exemplos evidenciam que no processo de adequa~ao da linguagem ao uso e necessario que se fa~am escolhas em todos esses niveis.

Em cada ocasiao 0 resultado das escolhas e sempre uma intersec~ao de pontos de varios pIanos.

(4)

Diante desta constata9ao podemos definir REGISTRO como sendo 0 resultado final dessas oito escolhas? 0resultado da intersec9ao desses oito planos?

De certa forma sim: do ponto de vista da sUbstancia, da realiza~ao caso a caso.

Do ponto de vista formal, no entanto, para que se tenha clara a n09ao de REGISTRO e precise verificar qual dessas oito variaveis e mais constante, e mais resistente as mudan~as que possam ocorrer as demais variaveis.

Esta seria a dimensao definidora da no~ao de REGISTRO. A formalidade, solidariedade, tecnicalidade sac afasta-das ja de inIcio por serem relativas. As marc as de formalidade, tecnicalidade, solidariedade nao sac absolutas. Elas variam de momenta para momenta, de situa~ao para situa~ao.

A variavel escrita/falada tambern pode ser descartada com facilidade ja que todos os usos podem ser realizados por estes dois meios, com maior ou menor naturalidade.

Genero e fun~ao nao sac tao claramente afastados ambos tern marcas lingaIsticas mais permanentes, como e 0

da estoria infantil e da propaganda.

No entanto, verificamos em qualquer lIngua que ha maia usos do que a soma dos generos e das fun90es realizaveis na cul-tura correspondente.

Ao analisarmos 0 item 'area de conhecimento'/'assunto'/ 'conhecimento culturalmente relevante', verificamos que e 0 item que se mantem constante ap~sar de altera90es de formalida-de, solidariedaformalida-de, tecnicalidade, linguagem escrita/oral, gene-ro, fun~ao.

Um medico pode tratar de urn assunto de sua area: 1. ora1mente ou por escrito;

(5)

2. can linquaqem mais ou menos tecnica; 3. com mais ou menos formalidade;

4. com mais ou menos solidariedade; 5. em varios qeneros (tipos de texto); 6. em qualquer fun<;rao.

Alem disso, 0 surqimento de novas areas de conhecimento causa 0 aparecimento de novas variedades de uso, como por exem-plo mais recentemente 0 reqistro da informatica com seus chips, disquetes, softers, hardwares.

A dimensao definidora de REGISTRO e,na verdade,a area de conhecimento culturalmente relevante.

Como as areas de conhecimento culturalmente relevantes se refletem no lexico, 0 REGISTRO e caracterizado fundamehtal-mente pela escolha lexical e, em decorrencia disso, uma ultima evidencia que se poderia apresentar em favor do carater de "re-fletor do conhecimento" do REGISTRO e a multiplica<;raode dicio-narios especializados no mercado: Dicionario Medico, Dicionario de LingnIstica, Dicionario de Teoria Literaria, Dicionario de Quimica, etc.

Voltando as coocorrencia apresentadas no inicio, consi-derarlamos adequadas as que se referem a: registro juridico, registro de futebol, registro das artes, por refletirem areas de conhecimento; mas inadequadas as que se referem a: reqistro formal, registro de estorias infantis, registro escrito, etc., pois estas referem-se a aspectos nao diagnosticos da variedade rotulada REGISTRO.

(6)

1 CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramatica do Portugues contemporaneo. Rio, Nova Fronteira, 1985.

2 HALLIDAY, M.A.K. Explorations in the Functions of Language. London, Edward Arnold, 1973.

3 HALLIDAY, M.A.KJ MCINTOSH, AngusJ STREVENS, Peter. As Cien-cias LingftIsticas e 0 Ensino de LInguas. Petropolis, Vo-zes,

1971.

4 LYONS, J. Semantics. London, CUP, 1977. Vol.2.

5 REGO, L.B. A escrita de estorias por crian~as: as implica-~oes pedagogicas do uso de um registro lingftIstico. In: DELTA. Vol.2, n9 2. 1986. p.165-80.

Referências

Documentos relacionados

A análise também mostrou que, nos últimos 30 anos, a redução da arrecadação de ICMS em decorrência da ampliação dos benefícios fiscais para os setores econômicos mais

Pastas Catálogo com presilha plástica, para fácil expansão de mais refis, capa flexível e resistente, pode ser dobrada 360°.. 3- não deforma em variações de altas

Dessa forma, este trabalho tem como objetivo, por meio de testes de proveta, verificar o comportamento e caracterizar as curvas de sedimentação de efluente de

- Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): em curto prazo (até 8 semanas de duração) os eventos adversos foram diarreia, prisão de

2º BATALHÃO DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO.. O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela

Para usufruir do HP Client Security Manager de 6ª geração é necessário Windows e está disponível em determinados PCs HP Pro e HP Elite.. Para usufruir de todas as funcionalidades

Baum – Chairman and Clinical Director, THERANOSTICS Center for Molecular Radiotherapy and Molecular Imaging (PET/CT), Bad

Seguindo esta linha de raciocínio, uma relação entre critérios competitivos e os grupos de indicadores apresentados também pode ser feita, e serve como um guia para que