• Nenhum resultado encontrado

CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS

Superior Generalis

Roma, 9 de novembro de 2012

Anunciar o Evangelho de modo sempre novo (São Clemente) Renovada Esperança, Corações Renovados, Estruturas Renovadas

Para a Missão

Caros Confrades,

1. Com alegria e esperança, saúdo-os em nome do Conselho Geral. Hoje, celebramos o 280° aniversário da fundação da Congregação em Scala. Há cinco anos, quando festejamos nosso 275° aniversário, Padre Joseph Tobin, Superior Geral, convidou-nos a revitalizar e aprofundar nosso compromisso missionário por meio de um ano de reflexão sobre e renovação de nossa Vida Consagrada. Creio que levamos a sério este apelo, não só durante aquele ano especial, mas nos últimos cinco anos. Este processo de reflexão e renovação de nossa Vida Apostólica é constante. Talvez seja mais necessário hoje do que nunca. Este chamado à renovação e ao compromisso encontrou eco no Tema para o Sexênio escolhido pelo XXIV Capítulo Geral.

2. Minha experiência pessoal dos últimos três anos me convenceu de que a Congregação continua a responder aos desafios que enfrentamos hoje com esperança, com o coração e com coragem. O espírito e o dinamismo missionário da nossa Congregação são evidentes em todas as Unidades. Vemo-los na fidelidade dos confrades mais idosos e na emoção e no entusiasmo dos jovens. Resplandece na disponibilidade generosa de tantos confrades para a liderança e a renovação contínua dos nossos métodos e compromissos missionários. 3. Como sabem, começamos as reuniões da Metade do Sexênio no dia 9 de julho, com a

Conferência da América Latina e Caribe. A última destas cinco reuniões terminou agora no dia 6 de novembro, com a Conferência da Europa. Ao chegarmos À metade do Sexênio, gostaria de partilhar algumas reflexões com a Congregação inteira sobre este processo de renovação e reestruturação em que nós todos estamos engajados conforme o apelo do XXIV Capítulo Geral.

4. As reuniões da metade do Sexênio oferecem um momento para refletir sobre o trabalho realizado até agora no Sexênio e abordar alguns dos principais projetos e preocupações para a segunda metade deste mandato. Nessas reuniões, o Conselho Geral, com o apoio

(2)

2 CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS dos Coordenadores das Conferências, encetou um processo de consulta a todas as Conferências sobre ambos estes aspectos.

5. O XXIV Capítulo Geral escolheu o Tema para este Sexênio inspirado nas palavras de São Clemente: Anunciar o Evangelho de modo sempre novo (São Clemente): Renovada Esperança, Corações Renovados, Estruturas renovadas para a Missão. A primeira parte do Tema nos recorda nossa vocação missionária «para seguir Jesus Cristo pregando a Boa Nova aos pobres». A segunda frase nos desafia à conversão e à renovação, para que mais eficazmente vivamos e proclamemos o Evangelho "como colaboradores, companheiros e ministros de Jesus Cristo na grande obra da Redenção" (Const. 2). Eu gostaria de considerar estas duas partes do tema individualmente e, em seguida, juntos.

I. Anunciar o Evangelho de modo sempre novo (São Clemente):

6. Nós somos Missionários. Esta é nossa identidade fundamental como seguidores de Jesus Cristo no espírito e na tradição de Santo Afonso e da nossa Congregação. Como São Clemente Hofbauer, estamos profundamente conscientes de que precisamos aprender a pregar o Evangelho de modo sempre novo em cada época, de uma forma que o povo possa compreender, para que ele possa tocar os seus corações e introduzi-lo mais plenamente no plano de Deus, que é aquele Reino de Justiça, amor e paz proclamado por seu Filho. Este tema encontra eco no Instrumentum Laboris preparado para o Sínodo sobre a Nova Evangelização, que teve lugar em outubro de 2012. É um desafio para toda a Igreja. Como Redentoristas, estamos lembrados da reflexão do Padre Francis Durrwell de que o nosso carisma nos coloca no coração da Igreja é missionária por sua própria natureza (Const. 1). 7. Pregar o Evangelho de modo sempre novo não é apenas uma questão de encontrar

estratégias mais eficazes para comunicar a Boa Nova de Jesus Cristo nesta época da comunicação eletrônica global. Estratégias mais eficazes são necessárias, mas elas são uma terceira etapa no processo de implementação deste Tema.

8. Primeiramente, devemos reconhecer que a mensagem fundamental que proclamamos é uma pessoa: Jesus Redentor. Ele não mudou – "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e amanhã (Hebreus 13,8). No entanto, o contexto no qual Jesus e sua mensagem são proclamados no mundo de hoje mudou e está mudando radicalmente. A fim de pregar o Evangelho de modo sempre novo, precisamos refletir sobre o contexto no qual somos chamados à missão e precisamos ouvir e "interpretar fraternalmente as angústias dos homens" (Const. 19). A realidade do mundo pós-moderno (que alguns estudiosos dizem que entrou agora numa fase ‘pós-posmoderna’), a influência do secularismo, o fenômeno do movimento de massas das pessoas em migração em todo o mundo, o diálogo com as

(3)

3 CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS religiões do mundo e o contínuo sofrimento de tanta gente que vive em extrema pobreza, e que experimenta a violência e a precariedade da vida: este é o mundo ao qual somos enviados com a Boa Nova de Jesus Cristo.

9. Em segundo lugar, é essencial que também reconheçamos que nós, Missionários Redentoristas, também somos produto desse mundo em radical mudança. Estes fenômenos nos têm formado e moldaram nossos modos de pensar e de perceber a realidade. É neste contexto que nos comprometemos com Jesus Cristo Redentor e com darmos a vida pela Copiosa Redenção. Como é que a pessoa de Jesus Cristo e o poder do Espírito Santo respondem à nossa necessidade de significação? Qual é a resposta que Deus oferece às pessoas do mundo pós-moderno? Aos inúmeros imigrantes? Aos pobres abandonados que muitas vezes também são vítimas da violência? A reflexão sobre a realidade do mundo de hoje deve levar-nos a uma união mais profunda com Jesus Cristo que é o conteúdo da evangelização. Somos chamados a redescobrir a importância de seu Evangelho para os anseios urgentes de nosso mundo contemporâneo.

10. Em terceiro lugar, pregar o Evangelho de modo sempre novo nos convida a explorar e criar novas e inventivas formas de comunicar essa mensagem de forma eficaz, que permitam aos homens e mulheres contemporâneos ouvir e entender a mensagem. Isto significa fazer uso de todos os meios de comunicação que possam nos ajudar a alcançá-los: televisão e rádio; internet, ciberespaço e meios de comunicação sociais; publicações; assim como púlpitos e paróquias.

II. Renovada Esperança, Corações Renovados, Estruturas Renovadas para a Missão:

11. O XXIV Capítulo Geral chamou-nos à conversão e à renovação. Esse chamado é dirigido não só a cada Missionário Redentorista individualmente. É também um apelo à conversão da comunidade – a conversão e a renovação de nossas comunidades locais, de nossas Unidades e de toda a Congregação. "Como resultado ela (a Comunidade) caminha na caridade e se inflama no espírito apostólico" (Const. 12). Em 1975, o Papa Paulo VI recordou-nos na Evangelii Nuntiandi que “o mundo contemporâneo ouve mais as testemunhas do que os mestres, e se ouve os mestres é porque eles são testemunhas." O chamado para renovar a Congregação, nossas comunidades e cada confrade nos tornará mais autênticos, eficazes e proféticos missionários e evangelizadores.

12. Nossas Constituições nos lembram que "a contínua conversão, que decorre da total entrega a Deus, aumenta a disponibilidade para o serviço dos outros...Portanto, a profissão religiosa torna-se o ato que define toda a vida missionária dos Redentoristas (Const. 54). Por esta profissão, todos os Redentoristas são verdadeiramente missionários "(Const.55).

(4)

4 CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS Através de nossa profissão, demos toda a nossa pessoa a Deus na Congregação. Dar nossa

vida pela Copiosa Redenção faz exigências sobre nós.

13. Como Missionários Redentoristas, o que significa para nós viver esta profissão como nosso dom a Deus por amor aos outros? Esta profissão missionária desafia-nos a sermos autênticos e proféticos – viver o que prometemos. Hoje, a Igreja enfrenta uma profunda crise de confiança que afeta a credibilidade do seu testemunho. A Vida Consagrada está experimentando essa mesma crise de autenticidade e credibilidade. O testemunho missionário de nossa Congregação do Santíssimo Redentor é profundamente afetado por esta crise de confiança.

14. Precisamos renovar o significado da nossa profissão para o bem da missão. Pobreza, Castidade e Obediência não são meros conceitos abstratos ou práticas espirituais. Estes votos são uma expressão clara da nossa profissão missionária, do “dar nossa vida pela Copiosa Redenção”. Abusos financeiros, má conduta sexual e individualismo doentio são maneiras de tomar de volta o dom que prometemos. Cada ato desses não é apenas uma questão pessoal da consciência individual diante de Deus. Ao contrário, esses atos são uma traição da nossa auto-doação que fere o testemunho da Congregação como 'um corpo missionário' (Const. 2). Eles enfraquecem nossa autenticidade e nossa capacidade de efetivamente pregar o Evangelho de modo sempre novo.

15. O XXIV Capítulo Geral chama-nos a uma maior disponibilidade e fidelidade. "A reestruturação para a missão deve estimular um novo despertar da nossa Vita apostolica. Deve provocar uma nova disponibilidade para a missão"(Princípio 2, Decisão 1.3, do XXIV Capítulo Geral. Esta disponibilidade para a missão é essencial para a renovação da Congregação. Mais ainda, é essencial para a tarefa da evangelização.

a. Evangelização, Renovação e Reestruturação:

16. Desde o início do presente processo de reestruturação da Congregação, os Superiores Gerais, os Capítulos Gerais e os Conselhos Gerais ressaltaram que o propósito deste processo é renovar nossa missão, para que seja mais eficaz. O Tema para este Sexênio salienta esta ligação. O processo de reestruturação é para a missão. O objetivo principal das Conferências é ampliar o discernimento missionário e a tomada de decisões.

17. Um dos aspectos mais importantes deste processo é a renovação da nossa identidade missionária Redentorista. É essencial que desenvolvamos e aprofundemos o sentimento de que pertencemos a uma Congregação mundial, e que essa identidade é muito maior do que a mera pertença a uma Unidade particular em que vivemos e servimos. "Acima de tudo, o Missionário Redentorista saberá que pertence a uma Congregação de âmbito

(5)

5 CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS mundial que leva a sério o desafio de estar atenta aos sinais dos tempos e de tomar decisões apostólicas vitais que respondam de modo sempre novo ao nosso chamado à missão." (Documentos Finais, 6.17). A renovação da nossa identidade missionária Redentorista é essencial para uma reestruturação e evangelização eficazes.

18. Durante a primeira metade do atual sexênio, temos dedicado uma grande quantidade de energia para estabelecer as estruturas que tornarão eficazes as Conferências. Estamos ainda aprendendo como fazer isso. Cada Conferência já teve pelo menos duas Assembleias. A maioria já realizou até mais. Os Coordenadores foram nomeados no Domingo da Páscoa de 2011 e começaram sua tarefa com seriedade há um ano. Foi elaborado um Diretório para os Estatutos das Conferências e os Estatutos particulares de cada Conferência foram aprovados pelo Governo Geral.

19. Cada Conferência tem sido encorajada a especificar suas prioridades apostólicas. Algumas assumiram novos projetos interprovinciais para a missão. As Conferências têm feito progressos na área da formação inicial, reforçando alguns projetos interprovinciais comuns de formação e estabelecendo outras casas comuns de formação. Algumas Conferências continuam a enfrentar o desafio da diminuição e do envelhecimento dos confrades, e alguns projetos para reestruturar Unidades individuais em parceria com outras estão também tomando forma. Em cada uma dessas áreas, há desafios reais. Ao mesmo tempo, há um progresso real.

20. Eu gostaria de partilhar com vocês algumas informações sobre alguns dos progressos que fizemos e alguns dos passos que demos como Congregação, em duas áreas específicas: a prioridade da África e Madagascar e a Solidariedade Econômica. Cada Conferência também fez progressos em muitas áreas, especialmente em matéria de iniciativas missionárias, formação, solidariedade e em alguns casos, reestruturação de Unidades. Estes são sinais concretos de nosso compromisso de renovação, não só de estruturas, mas também da nossa esperança e dos nossos corações. Muitos destes passos já foram partilhados com vocês nas comunicações dos Coordenadores de Conferência e nas Assembleias.

c. Novas Estruturas para África e Madagascar:

21. O Capítulo Geral XXIV afirma que a Conferência da África e Madagascar é uma prioridade para a toda a Congregação (Documentos Finais, Decisão 8). Isso apresenta um desafio para a Congregação. África e Madagascar é a Conferência com a média de idade mais jovem dos seus membros, e é também a que cresce mais rápido numa base per capita. Esta Conferência depende de toda a Congregação para recursos humanos e econômicos. Como uma prioridade para toda a Congregação, nós implementamos algumas medidas concretas para enfrentar esses desafios.

(6)

6 CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS 22. Desde o Capítulo Geral, foram tomadas várias decisões importantes. Foram nomeados o

procurador – Pe. Gerry O'Connor, C.Ss.R. – e a Comissão para o fundo da África e Madagascar. Eles estão trabalhando com a Conferência para estabelecer o fundo, arrecadar dinheiro e promover as prioridades missionárias da Conferência entre os Redentoristas e para o público mais amplo. Para este fim, eles também criaram um website (www.africaredemptorists.com) e um boletim. Várias Unidades Redentoristas já começaram a dar contribuições para o fundo e para projetos específicos. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.

23. Uma nova Missão começou como um projeto conjunto da Província de Dublin e da Vice-Província de Fortaleza. A colaboração entre outras Unidades dentro da África e Madagascar já está em discussão. Projetos comuns de formação estão sendo reforçados e expandidos. A Rede para a África e Madagascar, composta pelos Provinciais das Províncias-Mães e os Superiores das Unidades dentro da África e Madagascar, realizou sua reunião inicial neste sexênio.

24. Cada Unidade e cada confrade são convidados a aprofundar sua consciência da prioridade da África e Madagascar para toda a Congregação. Pede-se a cada Unidade que designe um confrade ou leigo Redentorista como ponto de ligação com a Conferência através do gabinete do procurador, Pe. Gerry O'Connor. Existem muitas outras maneiras em que todos podemos participar concretamente nesta prioridade missionária. Um bom começo é conhecer o site e o boletim.

d. Comissão para a Solidariedade Econômica:

25. A crise econômica mundial que começou em 2008 tem afetado a Congregação de formas graves. O XXIV Capítulo Geral decidiu criar uma Comissão para a Solidariedade Econômica para investigar e estudar um sistema mais satisfatório para a efetiva Solidariedade Econômica na Congregação (Documentos Finais, Decisão 19). Esta Comissão relatou suas realizações nas reuniões de metade do sexênio. Será apresentado ao XXV Capítulo Geral um relatório final com propostas para decisões.

26. Cada Província, Vice-Província, Região e Missão Redentorista, estão cientes dos desafios financeiros que enfrentam. No nível de toda a Congregação, estamos conscientes de que o sistema atual precisa de um ajuste sério para uma repartição mais equitativa na responsabilidade de apoiar a nossa missão em todo o mundo. O relatório da atividade da Comissão será distribuído a todos os confrades e comunidades, e pedimos que vocês seriamente reflitam sobre ele e ofereçam suas reflexões e respostas à Comissão, que continua a desenvolver um relatório mais abrangente e propostas para o XXV Capítulo Geral.

(7)

7 CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS 27. Nossa solidariedade econômica é uma expressão da nossa solidariedade como uma

comunidade mundial de Missionários Redentoristas – "um só corpo missionário" (Const. 2). Resultante da mentalidade renovada à qual somos chamados pelo XXIV Capítulo Geral, uma importante dimensão do processo de reestruturação é a reestruturação da nossa Solidariedade Econômica.

III. Anunciar o Evangelho de modo sempre novo:

28. Meus irmãos, nós somos Missionários. Mais uma vez volto ao nosso tema. Nossa vocação é pregar o Evangelho numa linguagem que todas as pessoas possam entender. Esta proclamação não deve restringir-se a belas palavras e sentimentos nobres (Ver 1 Coríntios 2,1-5). Os Missionários Redentoristas "participam do mistério de Cristo e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, a fim de levar aos homens a Copiosa Redenção" (Const. 20).

29. Como nossas Constituições nos lembram, nosso "mandato de evangelizar os pobres visa a libertação e a salvação da pessoa humana toda. Os membros da Congregação têm como incumbência o anúncio explícito do Evangelho e a solidariedade com os pobres, a promoção de seus direitos fundamentais na justiça e na liberdade" (Const. 5). "Este anúncio visa especialmente a Copiosa Redenção, isto é, o amor de Deus Pai "que nos amou primeiro e nos enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 João 4,10) e que pelo Espírito Santo vivifica a todos os que nele creem" (Const. 6).

30. A Igreja inteira está refletindo sobre a natureza, significado e métodos da Nova Evangelização requerida no mundo e na sociedade contemporâneos. Como membros da Igreja incumbida da missão especial da evangelização e como Missionários Redentoristas, que seguem a tradição de Santo Afonso, São Clemente e tantos outros, nós devemos participar plenamente neste processo de reflexão e no ministério da evangelização.

31. Penso que é providencial que o XXIV Capítulo Geral, que focou tanta atenção e energia no processo de reestruturação da Congregação, escolheu como nosso tema do Sexênio a primazia da nossa missão de pregar o Evangelho e o apelo à conversão e à renovação. 32. Durante a primeira metade do presente sexênio, temos dedicado considerável energia ao

processo de reestruturação – e esse processo está longe de terminar. Tenhamos cuidado para não esquecer que também somos chamados para empenhar ainda mais energia na missão da evangelização. Este compromisso nos chama a uma profunda reflexão não só sobre nossos métodos missionários (Const. 17), mas também sobre a própria natureza da evangelização hoje. Ele envolve não só o nosso estudo, mas também nosso estilo de vida e nosso testemunho profético dos valores do Reino.

(8)

8 CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS 33. Nas palavras de Santo Afonso, ao descrever a finalidade da Congregação, "continuemos o

exemplo de Jesus Cristo, Redentor, pregando a palavra de Deus aos pobres, como ele disse de si mesmo: 'Enviou-me para evangelizar os pobres'." (Const. 1).

Seu irmão no Santíssimo Redentor,

Michael Brehl, C.Ss.R. Superior Geral

Referências

Documentos relacionados

As resistências de aquecimento devem permanecer energizadas durante todo o período de armazenagem do motor, para evitar a condensação da umidade no seu interior e assegurar que

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para os ativos financeiros mensurados ao custo amortizado, a perda por imparidade a reconhecer corresponde à diferença entre a quantia escriturada do activo e o

a) Os porta-enxertos ‘Aldrighi’, ‘Capdeboscq’, ‘Flordaguard’, ‘Nemaguard’ e ‘Okinawa’ não influenciam os teores foliares de P e de Mn da cultivar Maciel, em ambos

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

SENSOR DE

Numa organização conjunta entre o CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – da Universidade do Minho, da Mediascópio – Associação para a Promoção das