• Nenhum resultado encontrado

ACÓRDÃO. Belo Horizonte, 07 de março de DESª. SELMA MARQUES - Relatora NOTAS TAQUIGRÁFICAS A SRª. DESª. SELMA MARQUES: VOTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACÓRDÃO. Belo Horizonte, 07 de março de DESª. SELMA MARQUES - Relatora NOTAS TAQUIGRÁFICAS A SRª. DESª. SELMA MARQUES: VOTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Número do processo: 1.0378.01.000949-6/001(1) Relator: SELMA MARQUES

Relator do Acordão: SELMA MARQUES Data do acordão: 07/03/2007

Data da publicação: 11/04/2007 Inteiro Teor:

EMENTA: AÇÃO ORDINÁRIA - CONTRATO DE FACTORING - EMISSÃO DE TÍTULOS DE CRÉDITO SEM LASTRO MERCANTIL - FRAUDE POR PARTE DA EMPRESA FATURIZADA - PROCEDÊNCIA DO PEDIDO - SENTENÇA

REFORMADA. Em sendo comprovada pelo faturizador o vício do crédito, responderá o faturizado pela solvência dos títulos que transferiu. Já os emitentes do cheques, respondem solidariamente, limitado ao seu valor, tendo em vista ciência da operação realizada. APELAÇÃO CÍVEL N° 1.0378.01.000949-6/001 - COMARCA DE LAMBARI - APELANTE(S): GONCALVES GOMIDE FACTORING LTDA - APELADO(A)(S): BECO DAS CORUJAS LTDA, GILBERTO A. JUNQUEIRA E OUTRO(A)(S), JOANA INÊS L. EVANGELISTA - RELATORA: EXMª. SRª. DESª. SELMA MARQUES

ACÓRDÃO

Vistos etc., acorda, em Turma, a 11ª CÂMARA CÍVEL do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos e das notas taquigráficas, à unanimidade de votos, EM DAR PARCIAL PROVIMENTO.

Belo Horizonte, 07 de março de 2007. DESª. SELMA MARQUES - Relatora NOTAS TAQUIGRÁFICAS

A SRª. DESª. SELMA MARQUES: VOTO

Conheço do recurso, posto que presentes seus pressupostos de admissibilidade.

Trata-se de apelação interposta contra a r. sentença de f. 179/199, que julgou improcedentes os pedidos constantes da "ação de locupletamento ilícito c/c cobrança de cheques e multa contratual c/c pedido de indenização solidária por ilícito civil" ajuizada Gonçalves por Gomide Factoring Ltda. contra Beco das Corujas Ltda.

Embargos de declaração, fls. 202/205, rejeitados às fls. 205v.

Inconformada, f. 210/225, busca a autora a reforma do decisum alegando, em síntese, que a inexistência do crédito cedido pelos apelados restou demonstrada pela confissão da apelada Beco das Corujas Ltda, aliada à revelia dos apelados Gilberto A. Junqueira e Joana Inês

(2)

Evangelista, que configuram-se como responsáveis solidários, nos termos do artigo 159 e 1.518 do CC de 1916. Alega que a notificação dos devedores da cessão de crédito restou demonstrada conforme borderô de f. 25, o que demonstra seu comparecimento no ato da operação de faturização, atendendo aos ditames do artigo 290 do CC.

Aduz ainda que, por sua parte, a transação de factoring foi legítima, idônea, não se podendo dizer o mesmo dos apelados, que usaram de cheque sem origem mercantil para alavancar dinheiro de forma que é devido o recebimento da dívida e consectários contratuais discutidos.

Sustenta que a fundamentação do magistrado de 1º grau, no sentido de só caber ação de regresso contra a faturizada, legitima a procedência da presente ação ordinária, visto que seu objetivo é justamente o recebimento do que os apelados dela receberam com a venda fraudulenta do cheque de f. 24, mais multa e juros previstos no contrato, sendo que possuem o mesmo rito, mesmas parte, objeto e causa de pedir.

Por fim, requer a aplicação da pena de litigância de má fé à ré Beco das Corujas Ltda. Inicialmente, cumpre definir que o contrato de faturização - ou factoring, "é aquele em que um comerciante cede a outro os créditos, na totalidade ou em parte, de suas vendas a terceiros, recebendo o primeiro do segundo o montante desses créditos, mediante o pagamento de uma remuneração".

Assim, por meio do contrato de faturização, o beneficiário de determinado direito de crédito representado em cambial (faturizado), cede tal direito, a título oneroso, ao faturizador, assumindo este o risco de, eventualmente, não receber o crédito consubstanciado na cártula, por inadimplência do sacado ou emitente.

A operação de factoring surge quando "um comerciante cede a outro os créditos, na totalidade ou em parte, de suas vendas a terceiros, recebendo o primeiro do segundo o montante desses créditos, mediante o pagamento de uma remuneração" (Fran Martins, Contratos e Obrigações Comerciais, 1990, p. 559), elucidando Caio Mário da Silva Pereira que, "Pelo 'factoring' ou faturização, uma pessoa (factor ou faturizador) recebe de outra (faturizado) a cessão de créditos oriundos de operações de compra e venda e outras de natureza comercial, assumindo o risco de sua liquidação. Incumbe-se de sua cobrança e recebimento..." (A Nova Tipologia Contratual no Direito Brasileiro, in RF 281/12). A jurisprudência já se manifestou a respeito:

"EMENTA: AÇÃO ANULATÓRIA DE NEGÓCIO JURÍDICO C/C PERDAS E DANOS - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - ALEGAÇÃO DE DESCUMPRIMENTO

CONTRATUAL E APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO EXCEPTIO NON ADIMPLETI CONTRACTUS - ART. 1092 DO CC - REALIZAÇÃO DE PERÍCIA - FACTORING - DUPLICATAS ORIGINÁRIAS TROCADAS POR CHEQUE - IMPOSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO DA CAUSA DEBENDI - TÍTULO FORMALMENTE VÁLIDO,

ABSTRATO E AUTÔNOMO - MANUTENÇÃO DO PROTESTO DO CHEQUE, ATÉ PAGAMENTO.

(3)

O contrato de faturização ou factoring é aquele em que um comerciante cede a outro os créditos, na totalidade ou em parte, de suas vendas a terceiros, recebendo o primeiro do segundo o montante desses créditos, mediante o pagamento de uma remuneração.

O cheque é verdadeiramente uma cambial, podendo ser reclamado seu pagamento pela via da execução forçada. Estando revestido de suas formalidades legais, não há que se cogitar da causa debendi" (Ex-TAMG, 3ª Câmara Cível, Ap. 0338327-3, rel. Des. Teresa Cristina da Cunha Peixoto, julgado em 19.9.2001).

No caso dos autos, a dívida objeto da presente ação é originada do contrato de factoring, em que foi emitido cheque de f. 24 dos autos. Sustenta a apelante que a emissão do título se deu sem a devida relação mercantil.

Com razão a apelante.

Inicialmente cumpre ressaltar que não há dúvidas de que a empresa Beco das Corujas Ltda. negociava normalmente cheques com a faturizadora Gonçalves e Gomide Factoring Ltda, vide fls. 104/109.

É cediço que não há responsabilidade do faturizado se o emitente do título, devedor, não dispõe de meios para satisfazer a dívida ou é insolvente.

Não obstante, constitui um dos requisitos básicos do contrato em tela que o crédito cedido seja:

"Certo quanto à sua existência, lícito quanto à sua origem e regular quanto às suas formalidades" (Maria Helena Diniz, op. cit., p. 657).

Afirma a mesma autora:

"O factoring produzirá os seguintes efeitos jurídicos:

1º) (...) d) direito de ação do faturizador contra o faturizado se o débito cedido contiver vício que o invalide, como, p. ex., no caso de a fatura não se referir a uma venda efetiva" (op. cit., p. 659).

Com efeito, não se pode admitir que o faturizado, visando o recebimento imediato em espécie do importe expresso no título objeto da faturização, ceda ao faturizador crédito que sabe ser insuscetível de cobrança, por ter sido emitido em relação de compra e venda viciada, uma vez que, em caso tal, imputar-se o prejuízo ao cessionário equivaleria a conivir com a má-fé do cedente, que mesmo sabendo do vício que atinge o crédito, recebeu a respectiva contraprestação.

(4)

"AÇÃO ANULATÓRIA - PROTESTO DE TÍTULOS - DUPLICATA - FACTORING - PAGAMENTO - RESTITUIÇÃO DO INDÉBITO.

- NAS OPERAÇÕES DE FACTORING, O CEDENTE TRANSFERE O CRÉDITO ESTAMPADO NO TÍTULO PARA O FACTOR, QUE, AO ADQUIRI-LO, ASSUME TODOS OS RISCOS DE SEU RECEBIMENTO, LIMITANDO-SE A

RESPONSABILIDADE DO CEDENTE A LEGITIMIDADE, LEGALIDADE E VERACIDADE DO TÍTULO NEGOCIADO E NÃO A EVENTUAIS PREJUIZOS DECORRENTES DO ATRASO NO PAGAMENTO DESSE TÍTULO" (Ex-TAMG, 5ª Câmara Cível, Ap 259.858-1, rel. Des. Eduardo Andrade, julgado em 27.8.98).

Restou demonstrado nos autos que o negócio mercantil não existiu, fato este admitido pelo próprio magistrado a quo "A prova dos autos é no sentido de que o negócio a que estava ligado ao cheque não aconteceu. Logo inexigível o crédito cedido".

Pela simples leitura da contestação da ré Beco das Corujas Ltda., ora faturizada, acostada às f. 36/41 dos autos, constata-se que o título emitido não correspondeu a nenhuma operação comercial, sendo que os devedores do título, também ora apelados, não apresentaram as notas fiscais que originaram o crédito, e nem contestaram a lide.

Assim em sendo constatada a emissão de título sem lastro mercantil, e tendo em vista a responsabilidade contratual da apelada Beco das Curujas Ltda, pela aplicação da cláusula Quinta do contrato de fls. 19/22, impõe-se à faturizada a obrigação da recompra do título, com a incidência dos encargos tais quais como contratados.

Urge esclarecer que a alegação de não-notificação dos devedores da cessão de crédito não merece prosperar, visto que o documento de fls. 26/27 demonstram o contrário. Além disso, observa-se no documento de fls. 25 a assinatura do emitente do cheque, Gilberto A.

Junqueira, que comprova a ciência da operação de facturização.

A responsabilidade solidária dos devedores do cheque, Gilberto A. Junqueira e Joana Inês L. Evangelista, está constatada, emitiram título sem lastro mercantil, requisito indispensável ao caso em questão. Entretanto, urge ressaltar que referida responsabilidade encontra-se limitada ao valor do cheque de fl. 24, não incidindo os encargos contratuais, uma vez que não fizeram parte do contrato de fls. 19/22.

Por fim, em relação ao pedido de condenação da ré Beco das Corujas Ltda na litigância de má fé, entendo sem razão a recorrente, pois não restaram configuradas quaisquer das hipóteses do art. 17 do CPC, necessárias à aplicação da pena prevista no art. 18 do referido diploma.

Com tais considerações, dou parcial provimento ao recurso, para reformar a sentença, e julgar procedente o pleito inicial em relação à ré Beco das Corujas Ltda, reconhecendo a validade da cobrança do título de fl. 24, acrescido das penalidades contratuais "multa indenizatória igual ao valor da face do título e de juros moratórios"), sendo os juros moratórios de 1% ao mês a partir da citação, nos termos do artigo 405 do CC, ante a

(5)

não-especificação no contrato, corrigido a partir do ajuizamento da demanda.

Condeno os réus Gilberto A. Junqueira e Joana Inês L. Evangelista solidariamente, limitada a responsabilidade ao valor do cheque de fl. 24, com incidência de juros de mora de 1% ao mês a partir da citação, conforme preceito contido no art. 405 do diploma civil, e correção monetária, a partir do ajuizamento da ação.

Invertam-se os ônus sucumbenciais. Custas processuais e honorários advocatícios já

fixados em 1º grau pelos apelados, suspenso o pagamento em relação à ré Beco das Corujas Ltda, uma vez que amparada pelos benefícios da gratuidade da justiça.

Custas recursais, pelos apelados, suspenso o pagamento em relação à ré Beco das Corujas Ltda, pelos motivos acima aduzidos.

Votaram de acordo com o(a) Relator(a) os Desembargador(es): FERNANDO CALDEIRA BRANT e AFRÂNIO VILELA.

SÚMULA : DERAM PARCIAL PROVIMENTO.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.0378.01.000949-6/001

Referências

Documentos relacionados

O presente projeto de intervenção é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria das Dores Chagas, no

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no