• Nenhum resultado encontrado

E.M. Prefeito João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt, 29 março de Nome: 9 ano: Nº Semana de 26/04 a 30/04 9º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E.M. Prefeito João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt, 29 março de Nome: 9 ano: Nº Semana de 26/04 a 30/04 9º ano"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

1 E.M. Prefeito João Matheus Telles de Menezes.

Bady Bassitt, 29 março de 2021.

Nome: ________________________________________________________________________ 9° ano: _____ Nº _____ Semana de 26/04 a 30/04 9º ano Língua Portuguesa (Aula 1):

Poema x poesia; gênero textual; revisão dos conceitos de “denotação” e “conotação”.

I. Conotação e Denotação

A conotação e a denotação são as variações de significados que ocorrem no signo linguístico, o qual é composto de um significante (as letras e os sons) e um significado (o conceito, a ideia).

Assim, a conotação representa o sentido figurado, enquanto a denotação é o sentido literal atribuído a um termo.

Exemplos:

 Ele comeu bola na prova de matemática. (sentido conotativo)

 Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. (sentido denotativo)

Com os exemplos acima, podemos ver que o sentido figurado, ou conotativo, foi utilizado na primeira oração, uma vez que “comer bola” significa “cometer um erro. Não poderíamos, no entanto, utilizar essa expressão no sentido real, uma vez que “comer bola” é algo impensável. Resumindo:

conotação: sentido subjetivo, figurado

denotação: sentido real, literal

Sentido Conotativo e Sentido Denotativo

O sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras têm forte carga de sensações e sentimentos.

Por sua vez, o sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo. Ele é, muitas vezes, caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, que contém a primeira acepção da palavra. Nos dicionários, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), a qual indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.

Vamos ver o exemplo da palavra cachorro no dicionário on-line de português (dicio): s.m. Cão novo.

Cria da loba, da leoa e de outros animais parecidos com o cão. Bras. Qualquer cão.

Construção. Peça saliente de madeira ou pedra para sustentação de cimalha ou sacada; modilhão.

Escora de navio em estaleiro.

Fig. Pop. Homem desaforado, de mau caráter ou mau gênio; indivíduo desprezível, canalha." Exemplos do sentido conotativo e denotativo:

(2)

2  O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)

Nas orações acima, podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes: conotativo e denotativo.

Na primeira frase, o termo refere-se ao caráter do homem "cachorro", numa linguagem conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.

Na segunda frase o termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra cachorro: animal doméstico.

II. A poesia está em toda parte

A poesia é uma forma de exprimir os sentimentos e a experiência de mundo por meio da experimentação com as palavras, seja com jogos sonoros (como a rima), seja com figuras de linguagem (como a metáfora), seja com construções gráficas (em que o texto forma desenhos na página).

Por vezes considerada algo distante, privilégio de grandes autores, como Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, a linguagem poética está, na verdade, difundida em nosso dia a dia: das canções de ninar até as letras de música, dos slogans de propaganda até as batidas do

rap.

Para refletir:

1) Você tem o hábito de ler poemas? Quais já leu? Gostou de algum específico? De qual? ______________________________________________________________________ 2) Em sua opinião, esse gênero é popular entre as pessoas? Por quê?

_______________________________________________________________________ Antes de se aventurar no universo da literatura, leia um texto sobre linguagem poética, o qual contém algumas respostas a questionamentos básicos sobre poesia.

A linguagem poética

Para que serve a poesia? Qual é a função da linguagem simbólica, às vezes rebuscada, cheia de floreios, indireta, em que as mensagens ficam subentendidas e impacientam as mentes mais racionais, práticas e objetivas?

Para muitos, a linguagem poética se reveste de uma forma que afronta a urgência e a velocidade de nossa realidade prática. Parece, a estas, uma total perda de tempo e energia na contramão da prontidão que o dia a dia nos impõe.

Podemos dizer que a linguagem poética é uma comunicação singela e nobre que fala mais ao coração que à razão.

Poesia é mais ser sentida do que entendida. Nela, o poeta revela o que lhe vai à alma e expressa tanto quanto possível, com uso de códigos linguísticos, seus sentimentos e os conflitos que eles suscitam. [...]

Quando o poeta cria, com os limitados recursos que a linguagem oferece, fórmulas representativas e descritivas de uma realidade interna, consegue produzir à sua volta, naqueles que o assimilam, uma ideia, às vezes vaga, outras vezes forte, das suas próprias emoções. [...]

Todo ser humano, mesmo que não saiba e não queira, até os mais práticos e racionais, tem seu potencial poético. [...]

Fazer poesia é um dos recursos para a busca individual que empenhamos para evoluir em todos os sentidos, na família, na sociedade e na vida profissional.

(3)

3 (DRUMMOND, João. A linguagem poética. Disponível

em:https://www.webartigos.comqartigos/a-linguagem-poetica/6140. Acesso em: 21 jun. 2019.)

VOCABULÁRIO:

 Rebuscada: é o feminino de rebuscado. O mesmo que: aprimorada, esmerada, polida, requintada. Requintado; em que há excesso de...

Esse texto aborda as características do gênero poema. Nele, procura-se enfatizar a poesia como um conceito amplo, que envolve um trabalho de linguagem capaz de despertar a imaginação e a sensorialidade do leitor e que não se encontra apenas no formato de poema – termo usado para designar a organização de um texto em versos. A poesia transcende o poema, podendo se manifestar em diferentes materialidades: uma pintura, um filme, uma música, etc. Portanto, formatar um texto em verso não garante que ele seja poético. Nesse sentido, é necessário perceber amplamente o conceito de poesia por meio do trabalho com seus elementos: estrutura e linguagem.

Atividades

1) Segundo o texto, quais são as características da linguagem poética?

R:_________________________________________________________________________ 2) Com base no texto lido, você diria que a linguagem poética é diferente daquela usada na

urgência do dia a dia? Justifique sua resposta.

R:_________________________________________________________________________ 3) Você costuma ler poemas? Que autores desse gênero você conhece? Qual é seu tema

preferido?

R:_________________________________________________________________________ 4) Em sua opinião, quais motivos as pessoas têm para escrever poemas?

R:_________________________________________________________________________

Língua Portuguesa

(Aula 2): Poema x poesia; gênero textual: “poema”; estrofe e verso.

Você sabe qual é a diferença entre poema e poesia? Leia as definições de poema e poesia, apresentadas pelo escritor Assis Brasil no quadro a seguir.

POEMA: é o “objeto” poético, o texto onde a poesia se realiza, é uma forma, como o soneto que tem dois quartetos e dois tercetos, ou quatorze versos juntos, como é conhecido o soneto inglês.

POESIA: é uma manifestação cultural, criativa, expressiva do homem. Não se trata de um “estado emotivo”, do deslumbre de um pôr do sol ou de uma dor de cotovelo; é muito mais do que isso, é uma forma de conhecimento intuitivo, nunca podendo ser confundido o termo “poesia” com outro correlato: o poema.

(4)

4 Apesar de muita gente entender a poesia e o poema como a mesma coisa, eles não são sinônimos, mesmo estando interligados.

Definição do dicionário

De acordo com o dicionário Aurélio, poesia é a “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”, enquanto poema é “Obra em verso ou não em que há poesia”.

Poesia

Do grego poiesis, poesia, no sentido etimológico, significa “produção artística” ou ainda “criar” e “fazer”. Essa, portanto, está presente não apenas em poemas, mas também em objetos, paisagens e outras formas de expressão.

As poesias são caracterizadas pela utilização de recursos para expressar a linguagem de forma especial e diferente do “normal”, e provoca diversos efeitos de sentido naqueles que recebem a mensagem. É esta forma de escrita que é responsável por dar sentimento ao conteúdo descrito pelas palavras em obras. Graças a ela, os textos possuem emoções e transpassam aos leitores.

Dentre os recursos usados para causar efeitos e sensações em quem está lendo, estão os recursos sonoros, como por exemplo o ritmo, a rima, a aliteração, entre outros, e o uso da linguagem para sugerir imagens, como as metáforas e as personificações, por exemplo.

Poema

Os poemas são também poesias, mas usam a palavra como matéria prima. Tratam-se de obras em verso, composições poéticas, ou ainda se referem à arte de retratar no papel a poesia. Estruturados em versos e estrofes, os poemas existem por si mesmos. Entenda o que são estrofes e versos, parte da estruturação dos poemas.

Estrofe

Uma estrofe é como chamamos cada uma das seções que constituem um poema. Esse é formado por alguns versos, e as estrofes são separadas em um poema por uma linha em branco.

Verso

Verso é como chamamos cada uma das linhas que compõe um poema, independentemente de estarem agrupadas ou não. Também chamamos de verso a forma de escrita que não é a prosa.

Exemplo de poema

(5)

5 Quando nasci, um anjo torto

desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres.

A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas.

Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração. Porém meus olhos

não perguntam nada. O homem atrás do bigode

é sério, simples e forte. Quase não conversa. Tem poucos, raros amigos

o homem atrás dos óculos e do bigode. Meu Deus, por que me abandonaste

se sabias que eu não era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima, não seria uma solução.

Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque

botam a gente comovido como o diabo.

(ANDRADE, Carlos Drummond de)  Para complementar as explicações, assista aos vídeos:

 https://www.youtube.com/watch?v=fQn3wdXsUGs  https://www.youtube.com/watch?v=rOaf8FqzsNQ  https://www.youtube.com/watch?v=YpEY1J1xqco

Leia este poema e responda às questões de 1 a 5. Desencanto

Eu faço versos como quem chora De desalento ... de desencanto ...

Fecha meu livro, se por agora Não tens motivo algum de pranto. Meu verso é sangue. Volúpia ardente ...

(6)

6 Dói-me nas veias. Amargo e quente,

Cai gota a gota do coração. E nestes versos de angústia rouca

Assim dos lábios a vida corre, Deixando um acre sabor na boca. – Eu faço versos como quem morre.

(BANDEIRA, Manuel) 1) De acordo com a explicação apresentada, por que o texto “Desencanto” pertence ao gênero “poema”?

R:____________________________________________________________________________ 2) Assinale as alternativas corretas.

a) “Desencanto” é um poema que:

( ) aborda o ato de fazer versos como uma válvula de escape.

( ) expressa os sentimentos como um desabafo de um ser que sofre. ( ) tem como tema o próprio “fazer poético”.

Na poesia, é o eu-lírico (ou eu-poético) que expressa os sentimentos, portanto NÃO seria adequado usar o termo “autor”.

b) Nesse poema, o eu-lírico:

( ) explica o processo de criação poética.

( ) apresenta os sentimentos que o levam a produzir versos. ( ) relata problemas ao processo criativo.

3) Na primeira estrofe, o eu lírico compara o ato de fazer versos ao pranto. Por meio dessa comparação, pode-se deduzir o motivo que o leva a escrever. Que motivo é esse?

R:____________________________________________________________________________ 4) Nos dois primeiros versos, fica claro que “fazer versos” para o eu-lírico é expressar sua dor. Releia os versos a seguir e responda às questões.

Fecha meu livro, se por agora

Não tens motivo algum de pranto

a) A quem ele se dirige nesses versos? R:_________________________________ b) O que ele quer dizer com “meu livro”? R:__________________________________

(7)

7 c) Que ideia está implícita nesse trecho?

R:__________________________________

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu em Recife, no dia 19 de abril de 1886. Foi poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.

Mudou-se ainda jovem para o Rio de Janeiro. Em 1903, transferiu-se para São Paulo, onde iniciou o curso de engenharia na Escola Politécnica. No ano seguinte, abandonou os estudos por causa d tuberculose e retornou para o Rio, onde escreveu poesia e prosa, fez crítica literária e deu aulas na Faculdade Nacional de Filosofia. Por causa da doença, passou longos períodos em estações climáticas no Brasil e na Europa. Entre 1916 e 1920, perdeu a mãe, a irmã e o pai. [...]

Apesar dos amigos e das reuniões na Academia Brasileira de Letras (para a qual foi eleito em 1940), Bandeira viveu solitariamente. Apesar de ser um apaixonado pelas mulheres, nunca casou: dizia que “perdeu a vez”.

Morreu no dia 13 de outubro de 1968, aos 82 anos, de parada cardíaca – e não de tuberculose, a doença que o acompanhara durante parte tão grande de sua vida.

5) Relacionando as informações sobre a vida do poeta e o poema lido, faça o que se pede a seguir.

a) Releia o poema, destacando versos ou expressões que tenham sentido negativo.

R:____________________________________________________________________________ b) Comparando o poema aos dados biográficos do autor, é possível estabelecer alguma relação?

R:____________________________________________________________________________ Poemas que tratam do processo de criação literária, como “Desencanto”, são chamados de metapoemas. Leia, com atenção, o poema “Motivo”, escrito por Cecília Meireles. Este também é um metapoema.

Motivo

Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias no vento.

Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, - não sei, não sei. Não sei se fico

ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada.

(8)

8 E um dia sei que estarei mudo:

- mais nada.

(MEIRELES, Cecília. Mar absoluto) 6) Responda:

a) O que há de comum no tema apresentado nos dois poemas?

R:_________________________________________________________________________ b) Releia estes versos e explique como se sente o eu-lírico e o que é fazer poesia para ele.

Eu faço versos como quem chora[...]

Meu verso é sangue... [...] Eu faço versos como quem morre.

c) Identifique as antíteses – palavras que apresentam significados opostos – no poema de Cecília Meireles.

R:____________________________________________________________________________ d) Explique o sentido de algumas destas antíteses no poema.

R:____________________________________________________________________________ Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901-1964) é a primeira grande escritora da literatura brasileira e a principal voz feminina da poesia moderna. Em sua obra, a linguagem explora os sentidos por meio de símbolos e imagens, revelando um texto no qual a musicalidade é evidente.

Língua Portuguesa (Aula 3)

Poema x poesia; gênero textual: “poema”; características do poema – verso, estrofe, rima. Características do poema

Em geral, os poemas são organizados em versos e estrofes e apresentam rimas. Essa organização dá ao poema uma sonoridade agradável e faz com que a leitura flua. Além dessa organização, a marcação de determinadas sílabas confere ritmo ao poema.

Atividades

1) O poema “Desencanto” está organizado em quatro estrofes, ou seja, quatro conjuntos de versos separados por um espaço em branco. Cada verso é uma linha poética. Como está organizado o poema “Motivo”, de Cecília Meireles?

(9)

9 2) Que diferença há entre os dois poemas lidos, na aula anterior, quanto ao número de estrofes e

de versos?

R:_________________________________________________________________________ 3) A semelhança entre os sons no final de alguns versos é chamada de rima. Que palavras

rimam no poema: a) De Manuel Bandeira?

R:_________________________________________________________________________ b) De Cecília Meireles?

R:_________________________________________________________________________ 4) Poemas são textos escritos para serem declamados, isto é, pronunciados em voz alta e, de

preferência, memorizados. Cada verso de um poema apresenta algumas sílabas com maior intensidade sonora.

a) Leia em voz alta a seguinte estrofe, enfatizando as sílabas em negrito. Eu faço versos como quem chora

De desalento ... de desencanto... Fecha meu livro, se por agora Não tens motivo algum de pranto.

b) Agora, releia a segunda estrofe e sublinhe as sílabas que se destacam na leitura em voz alta. Meu verso é sangue, volúpia ardente...

Tristeza esparsa... remorso vão... Dói-me nas veias amargo e quente, Cai gota a gota do coração.

Classificação das estrofes quanto ao número de versos Há diferentes possibilidades de organizar uma estrofe, conforme o número de versos.

 Monóstico: um verso;  Dístico: dois versos;  Terceto: três versos;

 Quadra ou quarteto: quatro versos;  Quintilha: cinco versos;

 Sexteto ou sextilha: seis versos;  Sétima ou septilha: sete versos;  Oitava: oito versos;

 Nona: nove versos;  Décima: dez versos.

(10)

10 5) Assim, o poema “Motivo” é composto de quatro quadras ou quartetos. Como é composto o

poema “Desencanto” quanto ao número de versos em cada estrofe?

R:_________________________________________________________________________ Língua Portuguesa

(Aula 4):

Poema x poesia; gênero textual: “poema”; características do poema – verso, estrofe, rima. Características do poema

Rima  Esquema de rimas

A rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final dos versos (rima externa) e, às vezes, no interior dos versos (rima interna). Observe as rimas nestes versos do poema “Soneto do amor como um rio”, de Vinícius de Morais:

Indicando com a letra A aos versos terminados em -az (-ais) e com a letra B os versos terminados em -udo, temos o esquema de rimas ABBA.

Note que o primeiro verso rimou com o quarto verso e o segundo com o terceiro. Assim, o esquema de rimas foi ABBA. As rimas podem ser:

Interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto e o segundo verso com o terceiro;

Alternadas ou cruzadas: quando o primeiro verso rima com o terceiro e, o segundo verso com o quarto;

Emparelhadas: quando o primeiro verso rima com o segundo e, o terceiro verso com o quarto.

Os versos que não apresentam rimas entre si são chamados de versos brancos. Exemplos: leia e observe o poema:

“Soneto do amor como um rio”:

Este infinito amor de um ano faz A Que é maior do que o tempo e do que tudo B Este amor que é real e que, contudo B Eu já não cria que existisse mais. A Este amor que surgiu insuspeitado C E que dentro do drama fez-se em paz A Este amor que é o túmulo onde jaz A Meu corpo para sempre sepultado. C Este amor meu é como um rio; um rio D Noturno, interminável e tardio D A deslizar macio pelo ermo... E

Este infinito amor de um ano faz A Que é maior do que o tempo e do que tudo B Este amor que é real e que, contudo B Eu já não cria que existisse mais A

(11)

11 E que em seu curso sideral me leva F

Iluminado de paixão na treva F Para o espaço sem fim de um mar sem termo E

O esquema de rimas do poema é:  1ª estrofe: ABBA;

 2ª estrofe: CAAC;  3ª estrofe: DDE;  4ª estrofe: FFE.

Observe que, somente nas duas primeiras estrofes, há possiblidade de classificar o esquema de rimas – são rimas interpoladas.

 Rimas ricas e pobres

As rimas podem ser classificadas em ricas e pobres, dependendo da classe gramatical a que pertencem as palavras com semelhança sonora.

Quando a rima acontece entre palavras que pertencem à mesma classe gramatical, é chamada de pobre; quando aparece entre palavras que pertencem a diferentes classes gramaticais, é chamada de rica.

A qualidade poética, no entanto, não é medida pela presença de rimas ricas: um poema pode apresentar sonoridade, ritmo e alta qualidade poética mesmo sendo formado por rimas consideradas pobres, como as quadras apresentadas, no poema a seguir, de Fernando Pessoa.

Fernando Pessoa, poeta português, compôs inúmeras quadras ou quartetos. Leia estas em voz alta, observando o uso que ele faz da rima como recurso poético.

Quadras ao gosto popular

Quadra 1

Cantigas de portugueses São como barcos no mar – Vão de uma alma para outra Com riscos de naufragar. [...]

Quadra 3

No baile em que dançam todos Alguém fica sem dançar.

Melhor é não ir ao baile Do que estar lá sem estar. [...]

Quadra 5

Tenho um relógio parado Por onde sempre me guio. O relógio é emprestado E tem horas a fio.

[...]

Quadra 7

Não digas mal de ninguém, Que é de ti que dizes mal. Quando dizes mal de alguém Tudo no mundo é igual. [...]

Quadra 11

Não há verdade na vida Que não se diga a mentir. Há quem apresse a subida Para descer a sorrir.

Quadra 12

Santo Antônio de Lisboa Era um grande pregador Mas é por ser Santo Antônio Que as moças lhe têm amor. [...]

(12)

12 (PESSOA, Fernando. Quadras ao gosto popular. Releituras.)

Atividades

1) Nas quadras 1, 3 e 12, em que versos se localizam as rimas?

R:_______________________________________________________________________ 2) Nas quadras 5, 7 e 11, em que versos se localizam as palavras que rimam?

R:_______________________________________________________________________

3) Observe que Fernando Pessoa não usa palavras no aumentativo (terminadas em -ão) nem no diminutivo (terminadas em -inho), porque formar rimas com essas terminações poderia ser considerado muito fácil ou pouco criativo. Em suas rimas, há uma variedade de classes gramaticais: verbos, substantivos, adjetivos.

a) Na quadra 3, a palavra “dançar” rima com “estar”. Ambas são verbos. Em que outra quadra há rimas formadas por verbos? Quais são eles?

R:_________________________________________________________________________ b) Em qual quadra há rima entre:

 Um verbo e um substantivo? Quais são eles?

R:__________________________________________________________________________  Dois substantivos? Quais são eles?

R:__________________________________________________________________________  Dois adjetivos que se referem a um relógio?

R:__________________________________________________________________________ 4) Leia estes versos, de Castro Alves:

Fábula – o pássaro e a flor

Era num dia sombrio Quando um pássaro erradio

Veio parar num jardim. Aí fitando uma rosa, Sua voz triste e saudosa, Pôs-se a improvisar assim.

[...] Erradio: errante; que está desorientado, desnorteado.

 Usando letras diferentes para indicar sons diferentes, faça o esquema de rimas do poema (ao lado dos versos, como no exemplo).

(13)

13 São meus todos os versos já cantados:

A flor, a rua, as músicas da infância O líquido momento e os azulados Horizontes perdidos na distância. Intacto me revejo nos mil lados De um só poema. Nas lâminas da estância

Circulam as memórias e a substância De palavras, de gestos isolados.

[...]

a) Identifique as rimas e classifique-as em ricas e pobres.

R:____________________________________________________________________ b) Faça o esquema de rimas (no final de cada verso).

R:____________________________________________________________________ c) Classifique as rimas das 1ª e 2ª estrofes.

R:____________________________________________________________________

6) Agora, leia este poema e responda às questões propostas: Se você for inventor invente

Um creme que tire ruga

de pescoço de tartaruga.

Um pente que penteie sozinho

lombo de porco-espinho.

E um lenço forte bastante para assoar tromba

de elefante.

(PAES, José Paulo. Lé com cré. São Paulo: Ática, 1993, p.7.) a) Quais palavras rimam?

R:________________________________________________________________________ b) Além da sonoridade, que outro critério o poeta utilizou para escolher as palavras?

R:________________________________________________________________________ c) Escolha três palavras que rimem com o nome dos seguintes animais:

(14)

14  Coelho:____________________________________________________________________  Gato:______________________________________________________________________  Bode:______________________________________________________________________  Macaco:____________________________________________________________________

d) Continue o poema “Se você for inventor invente”, inserindo dois dos animais listados na questão anterior e uma das palavras que rimam.

R:___________________________________________________________________________ Língua Portuguesa

(Aula 5): Texto literário e texto não literário

A forma de linguagem e a apresentação da informação estão entre as diferenças do texto literário do não literário.

O texto literário é apresentado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado.

Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

Em resumo, o texto literário é destinado à expressão, com a realidade demonstrada de maneira poética, podendo haver subjetividade.

O texto não literário, contudo, é marcado pelo retrato da realidade desnuda e crua. É possível tratar sobre o mesmo assunto nas duas formas de texto e apontar o tema ao receptor sem prejuízo a informação.

Diferenças

Texto Literário Texto Não Literário

A linguagem empregada é de conteúdo pessoal, cheia de emoções e valores do emissor e há o emprego da

subjetividade

Uso da linguagem

impessoal, objetiva em linha reta

Emprego da linguagem multidisciplinar e cheia de conotações Linguagem denotativa Linguagem poética, lírica, expressa com objetivos estéticos na

recriação da realidade ou criação de uma realidade intangível, somente literária

Representação da realidade tangível

Primor da expressão Atenção, prioridade à

informação

Exemplos de Texto Não Literário

Texto 1: História - Seca, fenômeno secular na vida dos nordestinos

A história das secas na região Nordeste é uma prova de fogo para quem lê ou escuta os relatos que vêm desde o século 16.

As duras consequências da falta de água acentuaram um quadro que em diversos momentos da biografia do semiárido chega a ser assustador: migração desenfreada, epidemias, fome, sede, miséria.

(15)

15 Os relatos de pesquisadores e historiadores datam da época da colonização portuguesa na região.

Até a primeira metade do século 17, quem ocupava as áreas mais interioranas do semiárido brasileiro era a população indígena. Uma das primeiras secas que se tem notícia aconteceu entre 1580 e 1583.

(Revista Ipea, Ano 6. Edição 48 - 10/03/2009, por Pedro Henrique Barreto). Texto 2: O golpe de 1964 e a instauração do regime militar

Na madrugada do dia 31 de março de 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o governo legalmente constituído de João Goulart.

A falta de reação do governo e dos grupos que lhe davam apoio foi notável. Não se conseguiu articular os militares legalistas.

Também fracassou uma greve geral proposta pelo Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) em apoio ao governo.

(CPDOC - FVG - O Golpe de 1964) Exemplos de Texto Literário

Texto 1: Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira - 1947) Quando olhei a terra ardendo

Qual fogueira de São João Eu perguntei, ai Meu Deus do céu, ai

Por que tamanha Judiação Que braseiro, Que fornalha, Nenhum pé de plantação

Por falta d'água Perdi meu gado Morreu de sede

Meu alazão

Até mesmo a asa branca Bateu asas do sertão

Então eu disse: Adeus, Rozinha Guarda contigo Meu coração

Resumindo:

Poemas são textos que pertencem à esfera literária, assim como contos, romances, etc. Textos literários valorizam a dimensão estética e o trabalho com a linguagem, possibilitando novas e diferentes relações de sentido. Propiciam reflexões sobre a realidade, recriando-a.

Já o texto não literário se caracteriza pela objetividade no processo de descrição da realidade. A produção de um texto literário consiste:

 Na valorização da forma;  Na reflexão sobre o real;

 Na reconstrução da linguagem;  Nos novos e variados sentidos.

Não há temas específicos aos textos literários. Não é o tema em si que define o texto como literário, mas sim, o tratamento que é dado a ele.

(16)

16 Atividades

Os textos a seguir abordam o mesmo assunto: o tigre. Leia-os, observando as diferenças entre eles.

Tigres-de-sumatra comem um homem e cercam outros cinco

Cinco homens estiveram quatro dias refugiados no cimo de uma árvore na Indonésia, na tentativa de escaparem a um grupo de tigres-de-sumatra, que matou e comeu uma sexta pessoa, segundo o jornal “The Jakarta Globe”. Foram resgatados esta tarde pela polícia, de acordo com a BBC.

Os homens, residentes em Simpang Kiri, província de Aceh, entraram no Parque Nacional de Gunung Leuser na quinta-feira para recolher madeira aromática, extremamente cara, utilizada no fabrico de óleos perfumados e de incenso.

Ao que tudo indica, os homens mataram “sem querer” uma das crias do tigre com uma armadilha para veados. Os felinos que estavam próximos lançaram-se sobre os homens, acabando por matar e comer um deles, de 28 anos. Os restantes cinco fugiram para o cimo de uma árvore.

Os residentes de Simpang Kiri tentaram salvá-los, depois de uma das vítimas ter dado o alerta via telemóvel. Mas a proximidade dos tigres fê-los recuar e pedir ajuda à polícia.

[...]

Os ataques de tigres são cada vez mais frequentes em Sumatra, onde a destruição da floresta tem reduzido cada vez mais o hábitat destes animais, obrigando-os a uma convivência forçada com os seres humanos. Existem menos de 350 exemplares destes tigres em estado selvagem.

(Disponível em: <http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2013/07/08/tigres-de-sumatra-comem-homem-e-cercam-outros-cinco.)

O tigre

Minha intimidade com o tigre era falsa. Embora fosse meu por direito e papel passado. Não confiei. Temi pela intocabilidade do rosto, importância das duas únicas mãos. E mantive o afago leve de quem está pronto a retirá-lo.

No entanto, ele nunca me traiu. Em nenhum momento fingiu uma docilidade que não tinha. Nem quando se aproximava em passos longos quase corridos e eu lhe temia o peso. Nem quando erguia a pata retribuindo e afastando minhas carícias. Nem mesmo quando, afirmando sua posse, me transferiu de uma só bocada para o úmido calor de suas entranhas.

(COLASANTI, Marina. Um espinho de marfim e outras histórias. Porto Alegre: L&PM, 1999, p.79)

Leia as duas passagens abaixo e responda à questão 1.

 “[...] na tentativa de escaparem a um grupo de tigres-de-sumatra, que matou e comeu uma sexta pessoa.” [...]

(17)

17 1) O que há de comum entre as duas passagens?

R:________________________________________________________________________ 2) Um dos textos se caracteriza pela objetividade da linguagem. Responda a estas questões

com base no texto que contém tais informações: a) Quando? R:_________________________________________________________________________ b) Onde? R:_________________________________________________________________________ c) Quem? R:_________________________________________________________________________ d) O quê? R:_________________________________________________________________________ e) Por quê? R:_________________________________________________________________________

3) Por que é possível afirmar que a linguagem do texto de Marina Colasanti é literária, comparativamente à notícia apresentada?

R:_________________________________________________________________________ 4) Reescreva o período a seguir, substituindo a expressão em destaque pelo trecho em que o

narrador do texto “O tigre” descreve a maneira como o felino engoliu sua presa. Faça as adaptações necessárias.

Um dos homens que entraram no Parque Nacional de Gunung Leuser foi devorado por um grupo de tigres-de-sumatra.

R:_________________________________________________________________________ 5) O trecho, da forma como você reescreveu, está mais próximo de uma notícia jornalística

ou de um conto?

R:_________________________________________________________________________ 6) Identifique a causa relacionada às seguintes consequências relatadas na notícia:

a) Consequência: Os felinos lançaram-se sobre os homens. R: Causa:

(18)

18 b) Consequência: Os ataques de tigres são cada vez mais frequentes em Sumatra.

R: Causa:

7) A linguagem do texto “O tigre” não seria adequada para uma notícia jornalística, mas não é só isso. O que, na narrativa, impossibilitaria uma notícia sobre o episódio narrado?

R:_________________________________________________________________________ O primeiro texto pertence à esfera jornalística, aborda um fato real, tratando-se, portanto, de um texto não literário; o segundo pertence à ficção, ou seja, é um texto literário.

Textos que despertam emoções, evocando imagens e sentimentos capazes de comover, emocionar, surpreender o leitor por meio da linguagem, geralmente literários, também são considerados poéticos. Quando escritos em prosa, como o conto de Marina Colasanti, são chamados de prosa poética.

Matemática

(aula 1) Operações com Radicais

Para facilitar a aprendizagem, assista aos vídeos abaixo e acompanhe os exemplos a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=toizyfIOoEc

https://www.youtube.com/watch?v=HlEI4198hYE

Adição e subtração de radicais

Só podemos somar ou subtrair radicais semelhantes, ou seja, que possuem o mesmo índice e mesmo radicando.

Para somar e diminuir radicais semelhantes basta conservar o radical e realizar a adição ou subtração dos coeficientes, ou seja, dos números que estão na frente do radical.

Veja os exemplos:

1º) + 3 = 7 (4 + 3 = 7) 2º) 6 - = 5 (6 - 1 = 5) 3º) + + = 3 (1 + 1 + 1 = 3)

Quando os radicandos são diferentes, precisamos transformá-los em radicais semelhantes.

4º) + 5 = + 5 =

Resposta: + 5 = 2 + 5 = 7

Obs. ● = = . = 2

Então, no lugar de colocamos 2 . Dessa forma, temos:

+ 5 = 2 + 5 = 7 8 2 4 2 2 2 1 22

(19)

19 5º) 11 + - =

Resposta: 11 + - = 11 + 4 - 2 = 13

Matemática

(Aula 2) Exercícios 1-) Resolva as adições e subtrações com radicais: a) 8 + 12 =__________________

b) -7 + 3 = _________________ c) 4 - 9 + _____________

2-) Simplifique as raízes abaixo e, depois, efetue as operações. Dica: Faça as fatorações para poder simplificar as raízes. Veja o exemplo: + = + = 2 + 3.5. = 2 + 15 = 17

Agora, faça como no exemplo acima.

a) + = _________________________________________________________ b) + = _________________________________________________________ c) - = _________________________________________________________ d) - = _________________________________________________________ Obs. ● = = . . = 2 . 2 . = 4 ● = = . = 2

Então, substituímos: por 4 e por 2 . Dessa forma, temos:

11 + - = 11 + 4 - 2 = 13 128 2 64 2 32 2 16 2 8 2 4 2 2 2 1 22 22 8 2 4 2 2 2 1 22 450 2 225 3 75 3 25 5 5 5 1 32 52 d) + + = _______________ e) 11 + 3 - 8 = _____________ f) -4 + 3 = ___________________

(20)

20 e) 11 + = _________________________________________________________

Matemática

(aula 3)

Multiplicação e Divisão de Radicais

Para multiplicar (ou dividir) radicais de índices iguais, basta conservar o radical com o índice e multiplicar (ou dividir) os radicandos.

Veja os exemplos: ● . = = = = . . = 2.2. = 4 ● 2 . 4 = 8 ● : = = ● 8 : 2 = 4 Matemática (aula 4) Exercícios

1-) Resolva as multiplicações e divisões com radicais. Se necessário, simplifique o resultado. a) . = _________________________________________________________ b) . = __________________________________________________________ c) 3 . 5 = __________________________________________________________ 48 2 24 2 12 2 6 2 3 3 1 22 22 2 . 4 = 8 . = = 8 : 2 = 4 : =

(21)

21 d) 4 . 2 = _________________________________________________________ e) : = __________________________________________________________ f) : = _________________________________________________________ g) 18 : 6 = ________________________________________________________ h) : = _________________________________________________________

2-) Um retângulo possui comprimento medindo 5 e largura medindo 3 , conforme mostra a figura:

a) Qual é a área desse retângulo? _______________________________________________

b) Qual é o perímetro desse retângulo? ___________________________________________

Matemática

(aula 5) Racionalização de Denominadores

Para facilitar a aprendizagem, assista aos vídeos abaixo e acompanhe os exemplos a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=f7NxA_ZCu_U

https://www.youtube.com/watch?v=9CfzJ-LWytM

Não é usual deixar uma raiz no denominador de uma fração. É necessário racionalizar o denominador.

Racionalizar é transformar um denominador irracional em um número racional, porém sem alterar o valor numérico de uma fração. A racionalização de denominadores simplifica a execução dos cálculos, tornando-os mais rápidos de efetuar.

Exemplos:

3

5

► Quando é raiz quadrada, basta multiplicar pela mesma raiz. Lembrando que em uma fração, "tudo o que faz embaixo, tem que fazer em cima".

(22)

22 Matemática (Aula 6) Exercícios

1-) Quando o denominador é formado por uma raiz quadrada, ou por um produto de um número por uma raiz quadrada, devemos multiplicar numerador e denominador por essa mesma raiz quadrada que está no denominador.

Veja o exemplo:

=

= =

Observação: Perceba que simplifiquei a fração por 3. Sempre que der para simplificar, tem que simplificar.

Agora é a sua vez...Racionalize os denominadores das frações abaixo:

► Neste caso, é necessário multiplicar o numerador e o denominador da fração por um termo conveniente, para que desapareça o radical que se encontra no denominador.

► Agora, quando o denominador é composto por uma adição ou uma subtração

envolvendo alguma raiz quadrada, o processo é um pouco diferente. Nesses casos é mais prático utilizar as propriedades do produto da soma pela diferença dos mesmos termos. Assim, se o denominador envolve uma adição, multiplicaremos a fração pela diferença dos termos no denominador e vice-versa.

.

: 3 : 3

(23)

23 a) = ____________________________________________________________________ b) = _____________________________________________________________________ c) = _____________________________________________________________________ d) = ____________________________________________________________________ e) = _____________________________________________________________________ f) = ____________________________________________________________________

2-) Abaixo temos quatro cartões que contém uma fração em cada. Porém, em todos, tem raiz no denominador. Racionalize os denominadores de cada cartão.

História

(Aula 1) Regimes Totalitários e Autoritários na Europa

Os regimes totalitários foram regimes políticos que existiram na primeira metade do século XX e baseavam-se no totalitarismo, um sistema político fundamentado no controle absoluto de um partido ou de um líder sobre toda nação. Dentro do sistema totalitarista, o líder ou o partido político detém amplos poderes sobre a vida pública e privada e, assim, representam o Estado.

Os regimes totalitários baseavam-se em um forte militarismo, que servia muito para intimidar e calar as vozes dissidentes. Junto do poder de intimidação, o totalitarismo apoiava-se em uma intensa propaganda ideológica com o objetivo de doutrinar a população e ressaltar as supostas benfeitorias realizadas pelo regime. Outra marca importante, muito em associação com o militarismo, era o terror. Dentro dos regimes totalitários, o terror era utilizado para perseguir os opositores.

Como surgiu o totalitarismo?

O auge do totalitarismo aconteceu nas décadas de 1920 e 1930, na Europa, e o surgimento desse sistema político está diretamente relacionado com as consequências do pós-guerra. A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento marcante na história mundial e, ao fim desse conflito, o saldo deixado foi de destruição, morte e muita crise – tanto política quanto econômica.

Após a Primeira Guerra, a destruição material e a quantidade de mortos tinham alcançado níveis sem precedentes. Além disso, o desfecho do conflito havia deixado uma série de ressentimentos, o crescimento do comunismo atemorizava as classes médias e altas da Europa Ocidental, e as crises econômicas afetava a todos e levava países à falência.

Todos esses elementos levaram muitos a questionar as qualidades da democracia liberal e, com isso, o autoritarismo passou a ser visto como a solução de todos os problemas que

(24)

24 acometiam o mundo. Essa defesa do autoritarismo fez com que inúmeras democracias ruíssem na Europa, e pouquíssimos países conseguiram sustentar suas instituições políticas democráticas naquele período.

O termo “totalitarismo” surgiu na década de 1920 e foi criado, a princípio, para referir-se ao fascismo italiano, o primeiro regime totalitarista que foi implantado. Foi a partir do sucesso do fascismo italiano é que o fascismo conquistou força para espalhar-se como alternativa política em toda a Europa.

O ápice do totalitarismo na Europa aconteceu quando os nazistas ascenderam ao poder na Alemanha em 1933. A partir daí, movimentos de apoio a ideais totalitários da extrema-direita espalharam-se pelo mundo e chegaram, inclusive, no Brasil – o integralismo. No espectro político da esquerda, o totalitarismo manifestava-se por meio do regime político de Josef Stalin.

Características do totalitarismo

Os três grandes regimes totalitários da história foram o fascismo, o nazismo e o stalinismo. Esses foram os grandes regimes totalitaristas do século XX, embora existam estudiosos que apontem a existência de outros governos totalitaristas ao longo da história, como o Khmer Vermelho, que governou o Camboja de 1975 a 1979, e o atual regime da Coreia do Norte.

Apesar das diferenças ideológicas, existem algumas características em comum entre os três regimes totalitários citados, mas é importante frisar que cada um dos regimes totalitários enfocados neste texto possuíam características que eram peculiares a si exclusivamente. As características em comum eram:

Culto ao líder: o líder era reverenciado em todos os três regimes, e imagens deles eram

espalhadas em todo o país.

Censura: os meios de comunicação não podiam emitir opiniões que não fossem

aprovadas pelo governo. A existência de opositores também era proibida e eles eram calados à força.

Supressão dos partidos políticos: nos três regimes, somente existia o partido do

governo. Todos os outros eram proibidos.

Criação de inimigos internos e/ou externos: a retórica totalitária criava inimigos internos/externos, e o combate a esses grupos justificavam a tomada de medidas extremamente autoritárias.

Os regimes totalitários, além disso, promoviam a centralização do poder no líder ou no partido, doutrinavam ideologicamente sua população, promoviam o terror para intimidar os opositores etc.

Regimes totalitários na Europa

Como já mencionado, a Europa teve três grandes totalitários: o fascismo (1922-1945), o nazismo (1933-1945) e o stalinismo (1924-1953). Os dois primeiros estavam alinhados à extrema-direita e o terceiro estava alinhado à extrema-esquerda. Neste trecho do texto, faremos o destaque de algumas informações a respeito de cada um desses três regimes.

Fascismo

O fascismo foi o primeiro movimento totalitário a ser implantado na Europa. Ocuparam o poder da Itália, em 1922, quando Benito Mussolini foi nomeado primeiro-ministro após a realização da Marcha sobre Roma. O fascismo, por sua vez, surgiu em 1919 quando foi fundado os Grupos Italianos de Combate (Fasci Italiani di Combattimento).

A ascensão de Mussolini ao poder aconteceu em um contexto de crise política e econômica na Itália e de crescimento do comunismo no país. Assim, no começo da década de 1920, as forças fascistas começaram a agir violentamente contra grupos, como os comunistas, e angariaram o apoio dos liberais. Por meio da pressão dos fascistas, o rei italiano acabou nomeando Benito Mussolini como primeiro-ministro, em 1922. Em 1925, Benito Mussolini autoproclamou-se ditador da Itália e consolidou o sistema totalitário na Itália.

(25)

25 O fascismo é entendido como o regime precursor de movimentos conservadores na Europa e dentro do fascismo pode ser destacado a exaltação de valores conservadores e tradicionais, romantização e construção de um passado heroico, desprezo pelo socialismo, antiliberalismo etc.

O fascismo foi o grande aliado do nazismo na Europa e, durante a Segunda Guerra Mundial, foi parte do Eixo junto de alemães e japoneses. O regime fascista governou a Itália entre 1922 e 1945 e foi derrubado do poder como resultado da derrota do Eixo, na Segunda Guerra.

Nazismo

O nazismo surgiu na Alemanha, em 1919, com o nome de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Adolf Hitler foi um dos primeiros membros do partido e com o passar do tempo tornou-se líder do partido. Atribui-se o crescimento de Hitler nos quadros do nazismo como resultado da sua capacidade de mobilizar multidões a partir de sua capacidade retórica.

O nazismo ganhou força na Alemanha, ao longo da década de 1920, e o fortalecimento desse partido está relacionado com a derrota do país na Primeira Guerra Mundial. A derrota espalhou uma sensação de que o país havia sido vítima de um complô que forçou a rendição dos alemães. Além disso, a opinião na sociedade alemã era de que o país tinha sido humilhado com os termos do Tratado de Versalhes.

A situação da Alemanha no pós-guerra, associada com a retórica nazista, empurrou muitas pessoas na sociedade alemã para a defesa de medidas autoritárias. Com o crescimento do nazismo, as tropas de assalto (SA) nazistas ganharam força e passaram perseguir os comunistas e social-democratas.

A ideologia nazista foi resumida por Adolf Hitler em seu livro escrito durante o período em que esteve preso – o Mein Kampf. Um dos pilares da ideologia nazista era o antissemitismo, nome pelo qual conhecemos o ódio contra os judeus. O antissemitismo era uma ideologia já difundida na sociedade alemã, desde o século XIX, e foi explorado pelos nazistas.

O crescimento do antissemitismo dentro da sociedade alemã acabou resultando no Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. O Holocausto causou a morte de 6 milhões de pessoas, dos quais a maioria eram judeus. Os mortos durante o Holocausto foram mortos de diversas maneiras, destacando-se fuzilamentos e morte nas câmaras de gás.

O nazismo incluía, na sua ideologia, o antimarxismo, o antiliberalismo, a exaltação da guerra, o controle do Estado, o nacionalismo extremado, o culto ao líder e defendiam a ideia da superioridade da raça alemã (chamavam os alemães de arianos). Outro ponto importante da ideologia nazista era a defesa de um “espaço inato”, um território supostamente de direito onde os arianos/germânicos formariam o seu Terceiro Reich.

Em consequência disso, os nazistas passaram a impor um expansionismo territorial, por isso invadiram e anexaram a Áustria e a Checoslováquia. Quando invadiram a Polônia, em 1939, franceses e britânicos declaram guerra aos alemães o que deu início à Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Noite dos Cristais: o episódio que iniciou o aprisionamento em massa dos judeus.

Stalinismo

 O stalinismo foi o regime totalitário imposto durante o período em que a União Soviética foi governada por Josef Stalin. Existe um debate entre historiadores sobre o caráter totalitário do stalinismo, uma vez que existem historiadores que questionam essa classificação, embora grande parte dos historiadores concorde que o stalinismo tenha sido totalitário.

(26)

26  Josef Stalin era um dos membros do alto escalão do governo soviético, mas acabou assumindo o poder do país depois que Lênin morreu, em 1924. Em 1929, tornou-se o líder supremo da União Soviética e governou o país de maneira totalitária até 1953, o ano de sua morte.

Uma das marcas do stalinismo foi o culto à imagem do líder tanto que quando Stalin morreu, em 1953, a reação de muitos foi de assombro. Isso porque parte da sociedade soviética não conseguia imaginar o país sem o líder no poder. Percebe-se que figura do líder e do Estado confundiram-se durante os anos do stalinismo.

 No stalinismo, outra marca muito evidente foi a perseguição de todos os opositores e todos aqueles que eram entendidos como uma ameaça ao Estado. Muitos dos perseguidos eram torturados ou sumariamente executados ou enviados para campos de trabalhos forçados, conhecidos como gulag. Até pessoas do serviço público foram vítimas de Stalin durante os expurgos da década de 1930.

Um dos momentos mais conhecidos do stalinismo foi a coletivização das fazendas, que aconteceu na década de 1930. Durante esse momento, os camponeses da União Soviética foram obrigados a entregarem suas terras e posses para o Estado (propriedade privada eram proibidas no país). Os camponeses também trabalhavam nessas terras e o que era produzido era entregue ao Estado por preços baixos.

 O objetivo da coletivização era financiar a industrialização da União Soviética e resultou na morte de milhões de pessoas por conta da insuficiência de alimentos. Esse evento ficou conhecido na história como Holodomor. Além dos que morreram de fome, existem também milhares de camponeses que foram executados por resistirem à coletivização das terras.

Regimes totalitários no Brasil

O Brasil nunca viveu sobre um regime totalitário, apesar de, ao longo de nossa história, termos sido governados por regimes ditatoriais, como o Estado Novo, entre 1937 e 1945, e a Ditadura Militar que governou o país entre 1964 e 1985. Apesar disso, em nosso país surgiram grupos políticos que inspiraram-se em ideais de regimes totalitários, como o citado integralismo.

Questões:

1) Após a Primeira Guerra Mundial, vários países europeus enfrentaram uma séria crise econômica e política. Nesse quadro de instabilidades, observamos o fortalecimento das ideologias totalitárias, como o nazismo e o fascismo. Mediante tal contexto, responda: a) Aponte quatro pontos fundamentais que caracterizam os regimes totalitários.

_____________________________________________________________________________ b) Descreva em linhas gerais o contexto que favoreceu o aparecimento:

1- do fascismo na Itália; _____________________________________________________________________________ 2 - e do nazismo na Alemanha. ______________________________________________________________________________ História (Aula 2)

(27)

27 Leia os trechos a seguir, utilize-se de pesquisas na internet e o texto fornecido na primeira aula e responda à questão:

“Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.” (Adaptado de Norbert Elias. Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 199 e 204).

“A exigência da anulação da ‘paz imposta’ pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar.” (Adaptado de Peter Gay. A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31 e 168). a) O que foi a República de Weimar? Relacione-a com a ascensão do nazismo.

______________________________________________________________________________ b) O que foi o Tratado de Versalhes e qual o significado da expressão “paz imposta”?

______________________________________________________________________________ História

(Aula 3)

“Cheguei tarde à cultura militante. Pertenço a uma geração que saiu do fascismo, que não deixava nenhuma escolha entre a apologia e o silêncio...”

(Fonte: BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória: de Senectude e Outros Escritos Autobiográficos. Trad. Daniela Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 91)

A partir do depoimento acima apresentado, de textos na internet e do texto fornecido na primeira aula, explique como nos regimes totalitários se estabelecem as relações entre:

a) O Estado e a organização da Sociedade Civil.

___________________________________________________________________________ b) O Estado e os Meios de Comunicação de Massa.

__________________________________________________________________________ História

(Aula 4)

Fascismo e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Entre essas causas pode-se apontar:

a) o ideário da "raça pura".

b) conflitos entre burguesia e nobreza.

c) crises econômico-sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.

d) as consequências do fracasso das ofensivas dos dois países contra a Tríplice Aliança, durante a Primeira Guerra Mundial.

(28)

28

Geografia (Aula 1)

Europa: Espaço Agropecuário

A Europa apresenta uma importante e diversificada produção agrícola, com grande aproveitamento dos seus solos, geralmente férteis. O uso do solo está sujeito à técnicas adequadas e modernas, com elevada produtividade. A cultura de cereais é predominante, destacando-se o "trigo", produto mais importante.

Uma das características do espaço agropecuário europeu são as limitações territoriais, pois a maior parte das terras agricultáveis da Europa já é utilizada e novas áreas para cultivo são escassas. Isso é um problema especialmente para os países mais desenvolvidos e povoados do continente, nos quais o consumo alimentar é maior.

O grande destaque da produção agrícola da Europa é a cultura de cereais, o trigo é o produto principal. Além da Ucrânia outros países europeus tem destaque na produção de trigo como a França, Itália, Rússia e Alemanha. O continente ainda tem grande produção de outros cereais como aveia, centeio e cevada.

O centeio substitui o trigo em áreas de clima mais frio e é importante na fabricação do pão. A aveia é produzida principalmente para a alimentação do gado, recebendo, por isso, o nome de forrageira. A cevada é uma matéria-prima básica à fabricação da cerveja, produto de destaque em vários países europeus. Os maiores produtores desses cereais são: Alemanha, França, Espanha, Polônia e Reino Unido. A batata é outro produto importante da agricultura da Europa. Os principais produtores de batata são: Alemanha, França, Países Baixos, Reino Unido e Rússia. Nas regiões europeias de clima mediterrâneo, sobressai o cultivo da oliveira, destina à produção de azeitonas e de azeite. Portugal, Espanha, França e Itália destacam-se como maiores produtores mundiais e seus produtos são reconhecidos como os de melhor qualidade internacional.

Outro destaque especial é o cultivo da videira, destinada à produção de vinhos. Alguns tipos de vinho e de azeite só podem ser produzidos nesses países, devido às condições especiais do solo e do clima. Esses aspectos geográficos atribuem aos países da Europa Mediterrânea condições especiais de mercado, devido à impossibilidade de produção, em outros países do mundo, de mercadorias com características similares.

A agricultura na União Europeia caracteriza-se pelo pequeno tamanho médio das propriedades, menor do que na maior parte dos outros continentes. Essa questão está muito relacionada com o processo histórico que constituiu a agricultura da Europa, atualmente marcada pelo predomínio das posses familiares e pela alta valorização das terras, o que ocorre em virtude das elevadas densidades demográficas.

Uma dos elementos mais marcantes da agricultura da Europa é a PAC (Política Agrícola Comum), um conjunto de medidas criado em 1962 com o intuito de manter o abastecimento de produtos alimentícios, conter ou controlar o êxodo rural e o consequente crescimento das cidades, além de difundir medidas de controle dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Além desses objetivos, a PAC também buscou garantir à Europa a autossuficiência na produção de alimentos, diminuindo a dependência do continente em relação às importações a fim de garantir uma maior estabilidade no mercado interno. No entanto, em razão dos excedentes e acúmulos de estoques, com a consequente queda dos preços e diminuição do lucro dos agricultores, o programa passou por sucessivas revisões em seus tratados.

A atividade agropecuária na Europa está presente em praticamente todas as áreas aptas para esse fim. As pastagens e as terras de cultivo ocupam, no seu conjunto, quase 39% do

território europeu. No mapa, é possível observar que poucas são as áreas improdutivas no continente, estando

estas localizadas nas porções mais elevadas das grandes cadeias de montanhas e no extremo norte, na área de ocorrência do clima polar. Além dessas características naturais, a alta densidade populacional também é um fator limitante para a expansão das áreas agrícolas.

(29)

29 As dificuldades associadas à ampliação das áreas destinadas à atividade agropecuária na Europa foram compensadas, em geral, com o desenvolvimento de avançadas tecnologias na produção de alimentos. Um exemplo é a seleção de raças e sementes, visando ao aumento da produtividade, ou seja, à capacidade de produzir um volume maior sem a ampliação da área utilizada no processo. Assim, em boa parte do território europeu, portanto, o uso do solo para atividade agropecuária é bastante intenso.

A Itália é o primeiro país em produção agrícola da União Europeia e movimenta um mercado de quase 132 bilhões de euros para o consumo interno e exportação. É na Lombardia, a região mais afetada pela epidemia de Covid 19, que se concentra a maior produção agrícola do país.

Atividades / Exercícios

1-) Qual é o primeiro país em produtividade agrícola da União Europeia? Qual a região onde se concentra a maior produção agrícola desse país?

a) ( ) Noruega, na região central. B) ( ) Alemanha, na região de Berlim. c) ( ) Itália, na região da Lombardia. d) ( ) Portugal, na lha da madeira.

e) ( ) Espanha, na região de Salamanca.

2-) Esse foi um dos elementos mais marcantes da agricultura da Europa, sendo um conjunto de medidas criado em 1962 com o intuito de manter o abastecimento de produtos alimentícios, conter ou controlar o êxodo rural e o consequente crescimento das cidades, além de difundir medidas de controle dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Qual nome foi dado a esse conjunto de medidas implantado na Europa?

a) ( ) PAP - Pacto Agrícola e Pecuário. b) ( ) PAR – Pacto Agrícola Rural.

c) ( ) PEC – Pacto Econômico e Comercial. d) ( ) PAC – Pacto Agrícola Comum.

(30)

30 3-) A Europa apresenta dificuldades associadas à ampliação das áreas destinadas à atividade agropecuária, ou seja, à capacidade de produzir um volume maior sem a ampliação da área utilizada no processo. Como foram superadas e compensadas essas dificuldades produtivas nas regiões europeias?

R:____________________________________________________________________________ 4-) Nas regiões europeias de clima mediterrâneo, sobressai o cultivo da oliveira, destina à

produção de azeitonas e de azeite. Quais países destacam-se como maiores produtores mundiais e seus produtos são reconhecidos como os de melhor qualidade internacional.

R:____________________________________________________________________________

Geografia (Aula 2)

Características regionais da agricultura europeia

Na Europa Ocidental, a mais urbanizada do continente, apenas 1% de sua população empregada está envolvida na atividade agropecuária. Isso ocorre em virtude do alto nível de mecanização, responsável pela grande produtividade. Os cultivos de maior destaque são a aveia, a beterraba, a batata, o trigo e a cevada.

Os rebanhos bovinos estão na França, na Alemanha e no Reino Unido. Na sua maior parte, o rebanho se destina á produção de leite e seus derivados, famosos por sua qualidade.Um exemplo é a fama internacional dos chocolates suíços e belgas, que são produzidos com leite de alta qualidade, apesar de esses países nãoproduzrem cacau, matéria-prima fundamental para a produção do chocolate.

De modo geral, a pecuária é realizada de forma intensiva na Europa, ou seja, utiliza pequenas áreas com raças selecionadas e rações desenvolvidas, a FM de promover o maior crescimento em menor espaço de tempo. Assim é possível dizer que a pecuária intensiva visa à maior produtividade no menor espaço disponível. Em 2017, o rebanho bovino total da Europa era de mais de 121milhões de cabeças. A título de comparação, no mesmo período, os Estados Unidos tinham um rebanho de mais de 93 milhões de cabeças.

As florestas de coníferas, tanto as naturais quanto as cultivadas pela silvicultura, são uma das maiores fontes de riquezas da Europa Setentrional. A madeira é uma das principais fontes de renda desses países e a base de uma série de indústrias, pois, além de ser utilizada na fabricação demoveis e na construção de casas, ela é aproveitada para a obtenção de carvão vegetal e celulose.

Por causa do rigor do inverno, grande parte da agricultura e da pecuária é produzida em locais fechados e climatizados, utilizando técnicas modernas, o que garante bons resultados, independentemente das condições climáticas.

A Europa Meridional destaca-se na agricultura mediterrânea, especialmente na porção sul da região. Essa atividade é responsável pela geração de parte da renda nacional e de emprego em Portugal e na Grécia, por exemplo.

Em determinados locais, algumas atividades de cultivo e criação são realizadas sazonalmente, em virtude das características do clima mediterrâneo: durante o verão, quente e seco, rebanhos ocupam as áreas mais elevadas. No período de inverno, deslocam-se para os vales (onde, com a criação de ovelhas, pratica-se a fruticultura- em geral, em pequenas propriedades rurais). Os períodos secos do clima mediterrâneo fazem com que a agricultura irrigada seja uma necessidade nesses países.

Alguns países se destacam na produção de frutas, como a Itália, terceira maior produtora mundial de uva e sétima maior produtora de maçã em 2011.

Outro cultivo que se evidencia na agricultura mediterrânea é o de oliva, ou azeitona, vendida pelos pequenos produtores para a indústria de processamento. Dela, é fabricado o

Referências

Documentos relacionados

Em uma série de 29 casos de capilarite pulmonar confirmada por biópsia, a capilarite pulmonar pauci-imune isolada foi a causa mais comum de HAD.. Em geral, pacientes com essa

O arrematante deverá apresentar em até 5 dias úteis – a contar da comunicação pelo Leiloeiro da aprovação pela VENDEDORA, a carta de aprovação do crédito perante a

A Lei de Sociedades Comerciais estabelece que as principais atribuições e deveres dos membros do Conselho Fiscalsão, entre outras: (i) a fiscalização da administração da

Sistemas de Realidade Virtual não Imersiva - Como oposto do sistemas de realidade virtual imersiva, são mais econômicos, e são desenvolvidos para aplicações onde não se faz

A mãe de Darco é bisavó de RATOUCHA via Hatoucha (Codexo) e Tacoucha (Vayrac). Triomphe de Muze), garanhão aprovado e saltador internacional em 1,45m também é um expoente atual

A UICC é a maior e mais antiga organização internacional que combate o câncer e se dedica a convocar, gerar recursos e defender iniciativas que unam a comunidade afetada

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

• Coordenação das ações e projetos institucionais de gestão de pessoas... 11.892, de 29 de dezembro de 2008, apresenta como o principal objetivo dos Institutos Federais de