• Nenhum resultado encontrado

Exercício interno simulou resposta a derrame em área adjacente à monoboia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercício interno simulou resposta a derrame em área adjacente à monoboia"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1

Destaque

Terminal Oceânico Galp Leça testa meios de combate à poluição

Exercício interno simulou resposta a derrame em área adjacente à monoboia

O Terminal Oceânico Galp Leça (TOGL) realizou, no dia 19 de abril, um exercício interno com o objetivo de testar uma vez mais o seu dispositivo de resposta a derrames de crude. Este evento foi mais um, de uma rotina existente de treinos, de resposta à emergência e combate à poluição que o TOGL tem por hábito levar a cabo, tendo contado com a presença, a convite do Terminal, da Autoridade Marítima/DMN-BIRPOL, a Proteção Civil e o AQS corporativo da Galp.

O exercício consistiu na simulação da resposta a um pequeno derrame de cerca de 0,5m3 na área

adjacente à Monoboia. Os principais objetivos deste treino consistiram em rotinar as tripulações no lançamento de barreira de contenção com 300m, colocação de um skimmer na área do derrame, testar o combate à poluição com os meios afetos à operação do Terminal Oceânico Galp Leça e testar as comunicações entre os vários intervenientes.

O Cte. Pedro Leite, Coordenador de operações do TOGL, desenhou o cenário:

 Saída diária do rebocador Barra de Viana para manutenção da monoboia;

(2)

2

 Mestre do Barra de Viana informa o Cte do rebocador Castelo de Óbidos da existência de um pequeno derrame (cerca de 0,5 m3) junto à long string das mangueiras flutuantes provavelmente devido ao embate de uma embarcação de pesca;

 Cte do rebocador Castelo de Óbidos contacta de imediato o Coordenador Operacional da Tinita que informará o Coordenador Operacional do TOGL (Galp) e as restantes entidades;

 Cte do rebocador Castelo de Óbidos dá instruções para a sua tripulação preparar o lançamento da barreira de BB abrindo o contentor para a posição de largada e efetuar todas as ligações hidráulicas à barreira e skimmer;

 Durante a viagem e até à chegada à área do derrame, a tripulação estende no convés do CO cerca de 15 mts de barreira, ficando já pronta a ser rebocada pelo rebocador Barra de Viana para continuar o seu lançamento.

À chegada do rebocador Castelo de Óbidos à área do derrame, foi avaliada a deriva do derrame, avaliadas as condições de tempo e mar e realizada a tentativa de descobrir a origem do mesmo, sendo que tudo apontaria para o embate de uma embarcação de pesca ou outra, na long string das mangueiras flutuantes.

(3)

3

Tendo em consideração que o vento estava de Leste e a deriva da mancha consequentemente para Oeste, o comandante do rebocador deu instruções para a deslocação do rebocador para Oeste da mancha e a uma distância considerável da mesma para então iniciar o lançamento da barreira.

Por ação conjunta dos dois rebocadores envolvidos e respetivas tripulações a mancha foi prontamente circunscrita pela barreira de contenção e aspirada pelo skimmer para o tanque de slops do rebocador Castelo de Óbidos. Todas as operações foram efetuadas nos tempos previstos e não se registou qualquer falha no funcionamento dos equipamentos.

Todas as entidades presentes foram unânimes no reconhecimento de que a operação foi consistente e decorreu com normalidade, a distribuição de funções estava bem delineada, a tripulação foi bem conduzida e mostrou-se familiarizada no manejo dos vários equipamentos, sendo notória uma evolução muito positiva desde que estas operações começaram a ser efetuadas. Algumas sugestões de melhoria foram no entanto feitas pelas entidades participantes e pelo Coordenador Operacional da Galp, as quais serão certamente muito úteis para a melhoria contínua deste tipo de operações.

De realçar a excelente colaboração entre o TOGL com os seus prestadores de serviços marítimos, Tinita e Multisub, bem como com as entidades externas relevantes, nomeadamente a Autoridade Marítima e a Proteção Civil, resultado de uma gestão de proximidade motivada por objetivos comuns em termos de operacionalidade, garantia de segurança e proteção do ambiente.

(4)

4

Institucional

Conheça o Relatório de Desempenho AQS

Relativo ao primeiro trimestre do ano

A Galp assume o compromisso e garantir a proteção das pessoas, do ambiente e dos ativos. É responsabilidade de cada um de nós a sua concretização, de acordo com princípios da excelência operacional.

Conheça aqui o relatório de desempenho de Ambiente Qualidade e Segurança do 2017.

primeiro trimestre de

27/04/2017

Candidaturas ao programa de Trainees já estão abertas

Programa tem início a 19 de junho

O Programa de Trainees deste ano tem data de início agendada para o dia 19 de junho, procurando assim ir ao encontro dos timings das Universidades, bem como dos nossos concorrentes diretos, com o objetivo de atrair e reter os melhores talentos.

Saiba mais aqui sobre a nova imagem do programa e venha conhecer os testemunhos de alguns dos nossos trainees Generation Galp sobre a sua experiência nas diferentes áreas da empresa.

As candidaturas ao programa estão abertas até ao dia 14 de maio. Se conhecer alguém com perfil para o programa, por favor partilhe através deste link.

(5)

5

Leader as a Coach

talks@galp debate o tema da liderança

Leader as a Coach foi o tema da talks@galp que decorreu no passado dia 19 de abril. Nesta sessão contámos com a participação de João Sevilhano e de Vitor Sevilhano, ambos da Escola Europeia de Coaching (EEC) e especialistas nas áreas de liderança e de coaching individual e de equipas.

A sessão teve início com a desmistificação de algumas das questões que ainda persistem em torno da liderança, como por exemplo se alguém nasce líder ou se a liderança é algo que se pode aprender e treinar, não descurando os mitos em torno do carisma e da eficácia da liderança.

Na opinião dos oradores, um/a líder deve realizar e promover aprendizagens transformadoras, sustentadas e sustentáveis, bem como, deve criar, incorporar e consolidar a cultura da empresa. Deram ainda um especial enfoque ao poder da palavra. A palavra tem um papel fundamental na liderança, pois as palavras condicionam a ação, por isso são tão importantes: diferentes palavras geram ações diferentes.

Já a diferença entre um/a líder e um/a chefe assenta, na sua perspetiva, apenas numa questão de poder. Enquanto os/as chefes gerem pessoas obedientes através da utilização de um poder coercivo, os/as líderes recorrem a diferentes tipos de poder. Pelo exposto foram apresentadas sete diferentes fontes de poder que são utilizadas pelos/as chefes e líderes:

 Informação;  Remuneratório;  Coercivo;  Especialista;  Das relações;  De referência;  Legitimado.

O/a líder coach é aquele/a que dá poder às outras pessoas. O perfil deste tipo de líder caracteriza-se por:

 Escutar além das palavras, com intenção consciente;

 Fazer perguntas poderosas que ampliam a visão e estimulam a ação;

 Dar feedback para o desenvolvimento, que gera aprendizagem;

 Delegar e supervisionar;

 Desafiar a equipa a superar-se e esforçar-se para melhorar.

Contudo, para se delegar é preciso delegar efetivamente, capacitar quem recebe a delegação, partilhar informação e criar processos e momentos de acompanhamento e report. Estes são os segredos da delegação segundo a EEC.

(6)

6

A sessão terminou com o habitual momento de questões e respostas, tendo os oradores aproveitado para esclarecer a origem de alguns conceitos.

Com esta sessão enfatizou-se, assim, a importância do/a líder coach, que conquista pelo exemplo e não pelo autoritarismo ou imposição, que objetiva o desenvolvimento pessoal das pessoas da sua equipa, motivando e estimulando todas e todos de forma contínua.

Como nota final, salienta-se que a área de Aprendizagem e Formação se encontra na fase final de conceção de programas de coaching e de mentoring na Galp, os quais serão destinados a públicos-alvo específicos e contarão, igualmente, com a parceria da EEC (entre outras entidades).

Pode consultar as fotos e apresentação da sessão aqui.

(7)

7

Exploração & Produção

Workshop sobre propriedade intelectual no Brasil

Evento teve como objetivo esclarecer questões sobre as criações da mente/intelecto

O primeiro workshop sobre propriedade intelectual, organizado pelo I&T-Lisboa e ISPG Brasil, ocorreu no passado dia 18, na nova sede da Petrogal Brasil, situada nas Torres Ventura – RJ. O evento teve como objetivo esclarecer os participantes a respeito da propriedade intelectual, tema que, por definição, se refere a criações da mente/intelecto: invenções, trabalhos literários e artísticos, símbolos, nomes, imagens, e desenhos usados no comércio/mercado.

A apresentação foi liderada por Julio Rigoto, advogado, e por Paula Santos, engenheira química, ambos especialistas em propriedade industrial (PI) no escritório de advocacia Mattos Filho. Os apresentadores efetuaram uma breve introdução jurídica das leis que regem a PI no Brasil, traçando um paralelo com a inovação, trazendo conceitos técnicos e exemplos de patentes na cadeia de Óleo & Gás. Além destes pontos, foram apresentadas e discutidas as diferentes formas e os mecanismos para registo de patentes no Brasil e no exterior.

O evento foi dirigido a professores e pesquisadores de diversas empresas e instituições brasileiras como a IBM, ESSS, Paradigm, UFRJ-COPPE, INMETRO, USP, UNICAMP, entre outras que atuam nos projetos de PD&I financiados pela Petrogal Brasil/GALP, no âmbito da Cláusula de Participação Especial dos Contratos de Concessão. Participaram também colaboradores da Petrogal Brasil das áreas de Engenharia, Pesquisa e Serviços Jurídicos, além de membros da área de I&T da GALP, por meio de videoconferência.

Além de questões levantadas no decorrer da apresentação, o final da agenda ficou reservado ao debate e a troca de experiências entre os participantes, que puderam colaborar referindo casos práticos de seus respetivos trabalhos.

(8)

8

Refinação

Auditoria de verificação aos Sistemas de Gestão de Segurança

Nas refinarias de Matosinhos e Sines

O aparelho refinador da Galp continuou, este ano, a merecer a confiança da empresa que, em nome das autoridades competentes, auditou e que certificou a efetividade dos sistemas de prevenção, proteção, deteção e mitigação, existentes nos complexos. Este foi o resultado da auditoria de verificação aos Sistemas de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Industriais Graves (AIG), que decorreu durante o corrente mês em ambas as refinarias. Estas auditorias anuais, de caráter obrigatório, são realizadas apenas por auditores qualificados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A existência destes exercícios de verificação garantem, através da atribuição de uma Declaração de Conformidade, que as instalações operam baseadas em padrões de segurança e sustentabilidade que promovem a salvaguardara dos seus ativos, das pessoas e do ambiente. Este instrumento certifica que os sistemas estão suportados em procedimentos, responsabilidades, recursos e soluções tecnológicas apropriadas.

Ambas as políticas das refinarias, assinadas pelos cargos mais elevados da gestão, determinam como essencial para a sua implementação a existência de modelos organizacionais que consideram a partilha e a experiência de todos os colaboradores, que operam em seu nome o modelo chave para o sucesso da organização.

(9)

9

Gas & Power

Secretaria-Geral da Educação e Ciência contrata eletricidade à Galp

Acordo prevê o fornecimento de cerca de 95 GWh

A Secretaria Geral da Educação e Ciência adjudicou à Galp Power o fornecimento de energia elétrica para as diversas instituições e organismos que se encontram integrados no âmbito da sua gestão (vários institutos politécnicos, as faculdades e Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e Juventude a Universidade do Algarve, a Universidade Aberta, a Secretaria-geral da Educação e Ciência, Editorial do Ministério da Educação e Ciência, Academia das Ciências de Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, entre outros).

O contrato tem uma duração de dois anos e prevê o fornecimento de cerca de 95 GWh de eletricidade, o que em termos anuais equivale ao consumo médio de eletricidade de cerca de 20.000 famílias.

Estes contratos de fornecimento de eletricidade com a Secretaria Geral da Educação e Ciência refletem uma vez mais a aposta da Comercialização Gas&Power em se diferenciar por via de um serviço B2B qualificado, através de uma equipa dedicada e especializada no fornecimento de eletricidade, gás natural e soluções de energia, cumprindo com as boas práticas da contratação publica.

(10)

10

Espanha

Galp, ponente en la jornada de la Asociación Española de Cogeneración

El encuentro sirvió para fomentar y apoyar la cogeneración en el territorio nacional

“Cogeneración hoy: principales retos de gestión en las plantas”, ha sido el nombre de la jornada técnica que la Asociación Española de Cogeneración (ACOGEN) ha realizado en Madrid y que contó con la participación de Galp y la colaboración de la Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC), el Operador del Mercado Ibérico de Energía (OMIE) y Red Eléctrica de España (REE).

Como uno de los actores relevantes del sector energético y una de las grandes compañías que lideran este mercado, Galp ha sido representada en el congreso por Fernando Martín-Nieto, Director Comercial de Gas & Power de Galp España, quien dio una ponencia sobre las soluciones que la compañía ofrece a la cogeneración y a su industria asociada.

En palabras de Miguel Gil, Responsable de Gas & Power de Galp España, “la cogeneración es clave para el sector gasista, ya que supone el 22% de todo el gas natural que se consume en nuestro país. En Galp, como segundo operador de gas natural de la Península Ibérica, disponemos de una amplia oferta de soluciones, garantizando altos niveles de calidad en toda la cadena de suministro”.

Estar presente en iniciativas de este tipo es fundamental para interactuar con los actores clave del sector. En la Península Ibérica, Galp se ha consolidado como el segundo mayor proveedor de gas y es la única compañía energética con una oferta integral de petróleo, gas natural y electricidad.

27/04/2017

Reunión de Jefes de Ventas de Distribuidores de Lubricantes Galp

Coordinados por el equipo de España, se trabajó en equipos para impulsar las ventas del Negocio

Por segundo año consecutivo, el equipo de Lubricantes de Galp España ha organizado una reunión con los Jefes de Ventas de Distribuidores de Lubricantes. Fueron dos jornadas de intenso trabajo que, en esta ocasión, tuvieron un formato especial ya que los 40 invitados participaron de forma específica en cuatro grandes áreas que son la clave para el desarrollo de las ventas:

(11)

11

 Planes de Prospección.

 Argumentario de Ventas.

 Campañas de Marketing.

 Identificación de Oportunidades para Crecer.

Tras una presentación inicial por parte de Antonio Castillo y Esther Pertegaz, Responsable de Lubricantes de Galp España y Responsable de Distribuidores, respectivamente; se organizaron los grupos de trabajo que estuvieron liderados por el equipo de Lubricantes de la compañía.

El objetivo fue el de transmitir los principales mensajes en cada una de las áreas y hacer tormenta de ideas entre los asistentes, así como recoger cómo se está moviendo el mercado. Toda esta información fue recapitulada, analizada y compartida por Galp con el propósito de mejorar las relaciones con este canal de ventas preferencial en lubricantes.

La reunión transcurrió los pasados 6 y 7 de abril y tuvo lugar en la localidad madrileña de Alcalá de Henares, Patrimonio de la Humanidad desde 1998. Esta ciudad, perfecta por su cercanía a centros neurálgicos de transporte, es uno de los enclaves más representativos de Madrid lo que permitió que, tras las jornadas de trabajo, se pudiera realizar una visita guiada por sus calles.

27/04/2017

La Bella y la Bestia llega a las Tiendas Galp de la mano de Font Vella

Se ha comenzado a comercializar una novedosa botella con sus personajes

Con motivo del lanzamiento de la película La Bella y la Bestia de Disney, Font Vella ha personalizado su nueva gama de aguas de 33cl con los personajes de la película y ya han llegado a las Tiendas de las Estaciones de Servicio de Galp en España. Este novedoso formato de envase permite trasladar los conceptos de hidratación y salud a la familia.

Aunque las referencias han llegado a todas las Tiendas Galp, aprovechando el éxito que están teniendo en el mercado, su distribución la estamos acompañando en algunas seleccionadas, como El Limonar, en Málaga, de un expositor especial. Se trata de un elemento de teatralización para destacar que, bajo el mensaje ¡Beber agua nunca fue tan divertido! pretende atraer la atención de todos nuestros clientes y aprovechar el éxito de la película.

La Bella y la Bestia se estrenó hace más de un mes y todavía sigue estando entre las cintas más taquilleras con más de 1.000 millones de euros en todo el mundo. Su reclamo es un ejemplo de la tendencia del área de Conveniencia de Galp España para ofrecer a los clientes los productos más atractivos del mercado, siempre pegados a la actualidad.

(12)

12

Internacional

ENACOL arranca com a primeira edição do Programa de Trainees

Programa visa atrair e reter jovens recém-licenciados

A ENACOL, empresa participada pela Galp Marketing International, iniciou a primeira edição do Programa de

Trainees no dia 3 de abril, acolhendo oito jovens que integram diferentes áreas da empresa: Engenharia e Manutenção, Operações e Logística, Marketing e Comunicação, ENAMAR, Comercial e Gestão de Clientes e Qualidade Segurança e Ambiente.

Com a duração de um ano e desenvolvido sob o lema

Usa a tua energia para ires mais longe, a ENACOL pretende atrair e reter jovens recém-licenciados, com alguma experiência profissional, apostando no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Verificou-se uma grande adesão ao programa, tendo sido recebidas mais de 380 candidaturas, revelando assim a preferência dos jovens cabo-verdianos pela ENACOL como empresa ideal para o desenvolvimento de uma carreira profissional de sucesso.

A ENACOL acredita que o programa é uma mais-valia não só para a empresa, como também para os jovens e deseja aos novos Trainees votos de sucesso profissional e pessoal nesta sua primeira experiência na empresa.

(13)

13

Comercial Oil

Atletas cinquentenários dominam Meia Maratona da Ria

Revendedor de GPL Garrafas Bongás patrocinou o evento

A cidade de Aveiro acolheu, no passado dia 25, a segunda edição da Meia Maratona da Ria. Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a Aveiro Runners, teve como sponsor a BONGÁS ENERGIAS, revendedor de GPL garrafas Galp, e o apoio da área de Marketing que ofereceu brindes aos participantes.

A edição de 2017 contou com várias centenas de participantes para completar o percurso de 21 quilómetros, que passou por alguns dos principais pontos de interesse citadinos. Para além da competição individual, realizou-se a vertente estafeta, que permitiu aos atletas dividirem a distância com um parceiro, diminuindo desta forma o nível de exigência física.

No final, foram os veteranos da categoria M50, que acabaram por ser consagrados como os vencedores desta edição.

(14)

14

Marketing Oil

Campanha de lubrificantes Galp a decorrer nas lojas Continente

Clientes com acesso a cupões de desconto de valor diferenciado

A Galp, em parceria com o Continente, lançou uma campanha de dinamização de lubrificantes, que decorrerá até ao dia 8 de maio, em que na compra de lubrificantes Galp nas lojas Continente de Portugal Continental e Madeira, os clientes terão acesso a cupões de desconto de valor diferenciado.

A proposta de valor é um aumento de 5 cênts/lt da campanha permanente, o que permitirá obter um desconto de 15 cênts/lt, para compras iguais ou superiores a 30€ nas lojas Continente, em que um dos produtos adquiridos seja um lubrificante Galp em campanha. Em compras de valor inferior a 30€ nas lojas Continente, em que um dos produtos adquiridos seja um lubrificante Galp em campanha, o Cliente terá direito a um cupão de desconto de 5 cênts/lt.

A campanha foi desenhada como resposta ao desafio de causar surpresa no cliente final lançado pela Sonae ao negócio dos lubrificantes. Ao combinar sinergias na criação de uma proposta de valor bastante atrativa, a Galp consegue entregar aos seus clientes uma experiência de compra de lubrificantes nas lojas Sonae que pode ser maximizada através de abastecimentos na Galp, sendo esta uma oferta diferenciadora das existentes no mercado e praticadas pela concorrência.

Esta ação tem ainda como objetivo reforçar a proposta de valor dos lubrificantes na “Promoçãozão” do Continente. Esta campanha é, em termos promocionais, um dos eventos mais fortes que a Sonae realiza, o que permite comunicar aos clientes de lubrificantes Galp uma oferta imbatível, ao mesmo tempo que é explorado um canal de cross-sell até agora não potenciado.

27/04/2017

Campanhas de abertura das lojas Meu Super em Seia e Mértola

Com a emissão de cupões de desconto de combustível em Cartão Continente

No início de 2016, a Galp e a Sonae decidiram integrar na parceria Galp/Continente as lojas Meu Super com uma proposta de valor base 8 cênt/lt para compras superiores a 10 euros (emissão nas caixas das lojas Meu Super de cupões de desconto na Galp). Desta forma, acrescentou-se capilaridade ao programa de fidelização da Galp baseado em descontos em Cartão Continente.

Com um plano de expansão deste conceito de lojas, a Sonae a associa-se à Galp para implementar campanhas de abertura de lojas com o objetivo de angariar

(15)

15

clientes para as lojas recém-abertas e fidelizá-los à parceria incrementando-se os consumos nos postos Galp. Deste modo, abriram recentemente as lojas de Seia e Mértola e, até 1 de maio, serão emitidos talões de desconto de 10 cênt/lt em substituição dos 8 cênt/lt da proposta de valor base. Estas campanhas são comunicadas nas lojas Meu Super, nos postos Galp na área de influência e por SMS.

A rede de lojas Meu Super da Sonae concretiza o objetivo estratégico do líder da distribuição alimentar em Portugal de ter uma forte presença no segmento de proximidade com um conceito de mercearia de bairro explorado em regime de franchising.

27/04/2017

Campanha de dinamização dos combustíveis Evologic capta novos clientes

Resultados positivos em zonas do país onde este combustível tinha menor expressão

A Galp lançou, no primeiro trimestre de 2017, uma campanha de CRM baseada no Programa de Fidelização Galp/Continente, com o objetivo de dinamizar a gama Evologic em geografias com maior peso de produtos simplificados.

A mecânica de campanha revelou-se eficaz, não só na captação de volumes nos segmentos de clientes que, pelo seu perfil de compra nas lojas Continente, não são abrangidos pela oferta base da parceria (de 10 cênts/lt), como também na promoção do upsell entre clientes com grande sensibilidade a preço - price seekers. Esta campanha permitiu contactar com quase um milhão de clientes nos distritos indicados, que abasteceram na Galp +9% que no mesmo período do ano anterior, tendo a taxa de penetração dos combustíveis Evologic aumentado 4%.

A atratividade da proposta de valor associada à eficácia do CRM potenciaram estes resultados positivos e sobretudo criaram relevância para a experiência de utilização baseada em combustíveis Evologic, em zonas do país onde este combustível tinha menor expressão.

Cumpriu-se, assim, a visão para o programa de fidelização com os clientes da Galp que vê como elemento chave para um programa bem-sucedido encontrar o equilíbrio entre o desejo dos clientes por facilidade, relevância e recompensas e a necessidade da empresa em criar valor no sentido de manter seus clientes e impulsionar o desempenho. Focar numa experiência do cliente agradável - do início ao fim - é fundamental.

(16)

16

Serviço de lavagens reabre nos Olivais

Clientes recebidos com brindes e balões

No plano de renovação de equipamentos de lavagens foi inaugurado o serviço de lavagens na Área de Serviço Olivais, em Lisboa.

Para assinalar a reabertura da lavagem com o novo equipamento, no passado sábado, contou-se com a presença de uma promotora a oferecer brindes aos clientes. Com esta renovação, este posto passa a prestar um melhor serviço aos seus clientes.

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Os aspectos abordados nesta perspectiva relacionam-se às questões de PIB, investimentos públicos/privados, desempenho dos setores, renda per capita, arrecadação, orçamento

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores