• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE ALTA Direção DE 10º ANIVERSÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE ALTA Direção DE 10º ANIVERSÁRIO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE ALTA DiREçãO DE

iNSTiTUiçÕES DE SAÚDE PORTO 2014

PADiS

(2)

«A decisão de investir no fortalecimento das compe-tências e capacidades próprias, nestes momentos de instabilidade económica e de incertezas, é muito oportuna. Ao mesmo tempo, é uma resposta inte-ligente que permite assumir o controlo do futuro e contribuir para a construção nacional em que o nosso progresso se tem de ligar ao progresso dos outros. Esta construção nacional obriga a trilhar o caminho do aumento da produtividade dos trabalhadores do conhecimento desafiando a autocomplacência, pre-miando o mérito, fazendo as mesmas coisas melhor, e avançando para a rota da inovação, encontrando novas soluções, novos modelos de negócio.

A única constante vai ser mudança e isto significa dificuldades e sofrimento, mas não há inovação sem mudança e estas vão ou podem ser inesperadas e profundas. Assim, o ano letivo de 2013/14 vai desa-fiar a nossa resiliência – em face das dificuldades ex-teriores –, pôr à prova a nossa paciência – disponibi-lidade para aprender com os outros, com os próprios erros – e apoiarmo-nos na consistência dos valores que nos orientam, no caso da AESE o paradigma humanista, que é harmónico com a natureza, reno-vando-nos pessoalmente.»

José Ramalho Fontes

(3)

José Fonseca Pires, Diretor do PADIS jfonsecapires@aese.pt

MENSAGEM DO DiRETOR

O setor da saúde é caracterizado pela presença de profissionais – médicos, enfermeiros e gestores – com um muito elevado grau de diferenciação técni-ca e de especialização, o que se traduz numa grande técni-capacidade de inova-ção, numa rigorosa intervenção e numa ampla gama de atuação.

Mas a par da elevada diferenciação dos profissionais, existe uma dificuldade de integração dos diferentes âmbitos, reconhecem-se obstáculos à colabo-ração dos diversos grupos profissionais e assiste-se a um défice de coope-ração entre os profissionais de tão variadas áreas.

E, assim, o bom funcionamento das instituições, bem como o serviço centrado no doente que se pretende, são desafios sempre presentes, metas sempre inalcançadas, objetivos continuamente a reclamar novos esforços.

Também por isto o setor da saúde é repetidamente considerado, e certeiramente, como um dos mais complexos e exigentes do ponto de vista da organização e da gestão.

Conhecedores destas características ímpares do setor da saúde, o Progra-ma de Alta Direção de Instituições de Saúde – PADIS propõe uProgra-ma platafor-ma multidisciplinar de aprendizagem na qual dirigentes do setor discutem num ambiente inter pares problemas reais das organizações e das equipas. Terei muito gosto em lhe apresentar pessoalmente a AESE e o PADIS. Até lá, aceite os meus cumprimentos

(4)

«O PADIS é um valioso contributo às necessidades dos dirigentes de instituições de saúde: trata-se de um programa bem estruturado, que associa o rigor na formação à rele-vância dos temas, suscitando uma troca de experiências ímpar, num ambiente que fomenta a aprendiza-gem. A experiência de participação no PADIS constituiu, para mim, uma oportunidade de crescimento ao ní-vel pessoal e profissional. Permitiu--me adquirir novas competências e tornou-me uma profissional mais confiante nas minhas decisões.»

Margarida Ornelas

VOgal executiVO dO

cOnselhO de adMinistraçãO centrO hOsPitalar de entre dOurO e VOuga

«A frequência do PADIS constituiu uma experiência de abordagem de modelos inovadores de gestão e de análise de experiências que ousaram estabelecer a rutura com processos convencionais, cuja repercussão nos formandos é incontornável. O PADIS teve sobre cada participante uma influência duplamente bené-fica, afetando-nos tanto ao nível das competências como dos com-portamentos. Mas o facto a que me apraz dar mais realce é a mensagem humanista subjacente ao espírito do PADIS, pelo qual somos compelidos a ter sempre presentes os valores humanos nas decisões de gestão.»

auréliO rOdrigues

Presidente dO cOnselhO de adMinistraçãO

hOsPital dO arceBisPO JOãO crisÓstOMO

(5)

Com o PADIS, os participantes vão: • Treinar a sua capacidade de

articulação e de integração em grupos de trabalho multidisciplinares;

• Exercitar as suas competências de diálogo e de respeito interpares perante problemas reais complexos; • Melhorar as capacidades para integrar,

organizar, motivar e dirigir pessoas; • Atualizar os conhecimentos, a

perícia e as aptidões diretivas; • Ampliar o conhecimento das diversas

vertentes e interações que constituem a Gestão das Instituições de Saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos;

• Melhorar a capacidade de decidir, analisando o seu impacte nas outras áreas do sistema de saúde;

• Desenvolver uma maior aptidão para compreender a realidade interna e o contexto social e económico em que se insere o Sistema de Saúde; • Ficar com pena de o

Programa ter terminado.

OBJETiVOS

(6)

ACES Alto Tâmega ACES Ave I

ACES Baixo Vouga II ACES Cávado I, II e III ACES Dão Lafões I ACES Douro I ACES Feira-Arouca

ACES Grande Porto VI e VIII ACES Gondomar

ACES Pinhal Litoral I

ACES Porto: Ocidental e Oriental ACES S. Tirso – Trofa

ACES Tâmega I

ACSS - Adm. Central dos Serviços de Saúde Admin. Regional de Saúde (Alentejo)

Admin. Regional de Saúde (Algarve) Admin. Regional de Saúde (Centro) Admin. Regional de Saúde (LVT) Admin. Regional de Saúde (Norte) Centro de Genética Clínica Centro Hospitalar do Alto Ave Centro Hospitalar do Baixo Alentejo Centro Hospitalar do Baixo Vouga Centro Hospitalar da Cova da Beira Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga Centro Hospitalar de Leiria

Centro Hospitalar de Lisboa Norte

Centro Hospitalar de Lisboa – Zona Central Centro Hospitalar do Médio Ave

Centro Hospitalar do Porto

Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim/Vila Conde Centro Hospitalar de S. João

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa Centro Hospitalar de Tondela/Viseu

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro Hospitalar de VN Gaia/Espinho

Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Centro Hospitalar Universidade de Coimbra Clínica do Bonfim

ECOSAÚDE Galileu Saúde Grupo Trofa Saúde Hospital de Braga Hospital CUF Porto

Hospital Fernando da Fonseca Hospital Garcia de Orta Hospital da Luz (E.S. Saúde) Hospital Magalhães Lemos

Hospital da Misericórdia da Mealhada Hospital da Misericórdia de Paredes Hospital da Prelada

Hospitais Privados de Portugal Hospital de Santa Maria Maior INEM

INFARMED

IPO (Lisboa, Porto e Coimbra) Maló Clinic

Maternidade Júlio Diniz Ministério da Saúde Ordem dos Farmacêuticos Ordem dos Enfermeiros S. Sociais CM Lisboa

Serviços Partilhados do Ministério da Saúde ULS Alto Minho

ULS Castelo Branco ULS Guarda

ULS Matosinhos ULS Nordeste

ALGUMAS DAS iNSTiTUiçÕES DE SAÚDE

CUJOS DiRiGENTES DE TOPO FREQUENTARAM

PROGRAMAS DA AESE NOS ÚLTiMOS ANOS:

(7)

O PADIS destina-se a Altos Dirigentes de

Instituições de Saúde (Cuidados Primários,

Hospitalares, Cuidados Continuados, Organismos

de Tutela, Organismos de Supervisão Técnica,

Deontológica e Operacional) dos setores público,

privado e social, nomeadamente: Membros

dos Conselhos Executivos e dos Conselhos

Clínicos dos ACES, Membros do Conselho de

Administração dos Hospitais, Diretores de Serviço,

Chefes de Serviço, ou equiparados.

A QUEM

SE DESTiNA

Cada um dos participantes no programa PADIS fica enriquecido com a participação simultânea de Altos Dirigentes responsáveis das diversas áreas: Médica, Cirúrgica, Imagiologia, Laboratório, Urgência, Consultas, Enfermagem, Farmácia*, Recursos Humanos, Financeira, Instalações, Aprovisionamento, etc.

* O PADIS é creditado pela Ordem dos Farmacêuticos com 5 CDP’s.

(8)

«O programa e o método são de extrema atualidade e de grande valor prático, sem perder uma sólida fun-damentação teórica e conceptual. O ambiente humanista e o enfoque personalista com que decorrem as sessões e os momentos de interação entre todos proporcionam um quadro de alegria e boa disposição coletiva que ajudam a aprender e a querer saber mais, ao mesmo tempo que tornam estimulantes e francas as ses-sões de grupo e as sesses-sões plenárias. Ao longo das semanas, percebe-se bem entre todos que cada um sente que a sua sabedoria aumenta e a sua competência se enriquece: sente-se “no ar” que cada um está cada vez mais convicto de que, na sua insti-tuição, está todos os dias a trabalhar melhor e a ser melhor dirigente – com a ajuda do PADIS!»

JOsé PedrO FigueiredO

diretOr clínicO c. h. uniV. cOiMBra

«Uma das vantagens do programa é que à medida que vamos assimilan-do alguns conhecimentos, semana após semana, vamo-los aplicando e corrigindo atuações que tínha-mos no passado. Já vatínha-mos atuando de acordo com os processos e os conhecimentos que assimilámos. É essa a vantagem. Torna-se uma situação muito prática. E nós, no dia-a-dia, temos a oportunidade de introduzir todos os conhecimentos que aprendemos no PADIS.»

carlOs erMida reBelO

Presidente dO cOnselhO de adMinistraçãO c. h. tOndela-Viseu

(9)

MÉTODO DO CASO

O PADIS alia o rigor analítico e a relevância prática, o foco na ação e a cultura de

decisão, a responsabilidade social e a dimensão humanista. É uma estimulante

experiência formativa baseada no Método do Caso. Criado pela Harvard Business

School, o Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta

e partilha que desenvolve a competência analítica e favorece a decisão prudente.

A análise dos casos tem três fases:

Estudo Individual O participante estuda

previamente o caso, o que lhe exige algumas horas de trabalho pessoal, procurando tomar as decisões que a situação lhe pede. O caso consiste na descrição de uma situação real, semelhante àquelas que um dirigente encontra na sua vida profissional.

Trabalho de Grupo As conclusões de cada participante são depois discutidas numa reunião de oito a dez pessoas.

O encontro de diferentes pontos de vista – correspondentes ao

background de cada membro

do grupo, às suas caraterísticas pessoais e aos seus modelos de direção – acrescentam valor à análise individual e permitem a elaboração de um plano de ação mais eficaz.

Sessão Geral

Finalmente, em plenário, o professor dirige e coordena o debate: sintetiza os aspetos principais do Caso, relaciona as teorias mais significativas e realça os valores relevantes, atendendo às várias

alternativas de solução e aos possíveis critérios de decisão.

Ao exame e discussão dos Casos, junta-se o estudo da documentação científica e técnica proporcionada pela AESE, e também a participação em conferências-colóquio.

(10)

«A frequência do PADIS é uma expe-riência formativa marcante para um dirigente na área da saúde. O método do caso é extremamente rico como “simulador de voo” para os processos de análise e de tomada de decisões, revelando-se um excelente instru-mento de aprendizagem.

A visita à Clinica Universidad de Navarra é um momento alto do Programa, não apenas porque permite conhecer por dentro uma organização de saúde eficiente, orientada para o doente e para o desenvolvimento humano e profissional dos seus cola-boradores, mas também pela opor-tunidade de estreitar as relações de solidariedade e cumplicidade entre os colegas e a partilha de experiências. O excelente nível de organização do Programa, o cuidado na preparação de cada detalhe, nada sendo deixa-do ao acaso, a par deixa-do ambiente de informalidade e cordialidade que se estabelece entre os Participantes e com os docentes, fazem do PADIS uma experiência de aprendizagem fascinante.»

carlOs santOs

VOgal executiVO iPO de cOiMBra

«Ter participado no 15º PADIS, foi sem dúvida uma experiência enri-quecedora. Além de aprofundar os meus conhecimentos, permitiu-me efetuá-lo de uma forma interes-sante e nova para mim, através do “Método do Caso”. Implica trabalho de casa, reuniões em grupo e sessões plenárias, com docentes altamente qualificados. Este método fomenta não só a partilha de ideias, mas também o alinhamento das mesmas, obrigando-nos a parar e pensar de forma diferente os conflitos, tentan-do conciliar posições e superar ad-versidades. Recomendo vivamente!»

Judite neVes

diretOra executiVa aces grande POrtO iV PÓVOa de VarZiM/Vila dO cOnde

(11)

COMPORTAMENTO

HUMANO NA ORGANIZAÇÃO [15 sessões]

A Motivação e a Organização, a Gestão dos Recursos Humanos, a Liderança e Direção de Pessoas, e a Ética na Liderança são as áreas centrais destas sessões, discutidas através dos seguintes focos:

• A gestão de equipas nas instituições; • A avaliação do desempenho; • Gestão de conflitos; • Aspetos éticos da gestão da saúde. ……… GESTÃO DE OPERAÇÕES E EXCELÊNCIA NO SERVIÇO [13 sessões]

Os conceitos básicos em Operações, a Produtividade, a Inovação e a Qualidade, o Aprovisionamento e a Logística em Saúde, bem como as Operações em Serviços, são as áreas discutidas através dos seguintes temas: • Avaliação das tecnologias médicas; • Critérios gerais sobre compras; • Subcontratação de serviços; • Logística em saúde; • Da satisfação à fidelização; • Louvores, sugestões e reclamações; • Incremento da produtividade; • A melhoria permanente.

SISTEMAS DE SAÚDE [7 sessões]

• O Setor da Saúde: visão macro; contexto global de mudança; • Novas Tendências na Gestão da Saúde; • Mobilidade e distribuição de recursos; • Articulação e integração de cuidados. ……… SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO E FINANÇAS [6 sessões] O Balanço e a Demonstração de Resultados, a Tesouraria, os Planos e Orçamentos; Controlo de Gestão; as Finanças Previsionais e a Avaliação de Investimentos são os temas destas sessões, onde serão abordados os seguintes elementos: • Contabilidade financeira; • Balanced Scorecard; • Sistemas de custeio e análise de custos; • Indicadores de gestão; • Análise de investimentos. ……… SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE [6 sessões]

• O que são e para que servem; • Análise, requisitos e plano de implantação de um SI para a saúde; • Registo de saúde eletrónico (RSE); • SI como suporte a um plano de melhoria de segurança e qualidade; • Supervisão de projetos de SI para a saúde; • Alta direção e os SI para a saúde. POLÍTICA DE EMPRESA E DIREÇÃO-GERAL [5 sessões] A Organização e a Estrutura, as Relações de Poder e o Governo da Instituição são as áreas destas sessões. Os temas a abordar passam por: • Plano de Negócio; • Delegar e Organizar; • Sistemas de Direção e Cultura de Empresa; • Estrutura de Gestão e Estrutura de Governo; • Planeamento estratégico. ……… COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL [4 sessões] • Comunicação verbal; • A inteligência emocional; • Comunicação em equipas e motivação; • Liderança e comunicação. ………

DIREÇÃO COMERCIAL [4 sessões]

• Estratégias de marketing em saúde; • O risco comercial da saúde: perspetiva do prestador e do financiador.

A sessão inicial com a apresentação da

metodologia do PADIS e o balanço e encerramento do programa ocupam 3 sessões.

ESTRUTURA

DO PROGRAMA

(12)
(13)

ADOLFO GONZALEZ

PDE (AESE); Lic. em Engenharia Mecâ nica (U. Minho).

………

ADRIÁN CALDART

PhD (IESE, U. Navarra); MSc (IESE, U. Navarra); MBA (ESEADE, Buenos Ai res); BA (UCA, Buenos Aires).

………

AGOSTINHO ABRUNHOSA

Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Gestão e Organização de Empresas (ISEG).

………

ANTONIO IDOATE

Doutor em Farmácia (U. Navarra); Especialista em Farmácia Hospitalar, Clínica Universidad de Navarra.

………

CARMEN RUMEU

Diretora de Enfermagem da Clínica Universidad de Navarra.

………

ESpERANZA LOZANO

Sub-Diretora Geral da Clinica Universidad de Navarra; Especialista em Oncologia Médica e Radioterápica.

………

ESTHER FERNÁNDEZ

Master em Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem; Membro dos Serviços de Informática e de Informação da Clínica Universidad de Navarra.

………

EUGÉNIO VIASSA MONTEIRO

Doutor em Filosofia da Ação e Direção de Organizações (U. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).

………

IGNACIO URRUTIA

Doutor em Contabilidade e Finanças (U. Complutense de Madrid).

………

JAVIER LAVILLA

Diretor do Serviço de Nefrologia; Membro da Comissão de Formação Contínua da Clínica Universidad de Navarra.

JESÚS SAN MIGUEL

Diretor Clínico da Clínica Universidad de Navarra; Especialista em Hematologia e Hemoterapia.

………

JOÃO MARTINS DA CUNHA

Mestre em Comunicação nas Organiza-ções (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (I.I. San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).

………

JORGE RIBEIRINHO MACHADO

Doutor em Filosofia da Ação e Di reção de Organizações (U. Navarra); Executive MBA (AESE/IESE); Mestre em Planeamento Urbano (U. Porto); Lic. em Engenharia Civil (U. Porto).

………

JOSÉ ANDRÉS GOMÉZ CANTERO

Diretor-Geral da Clínica Universidad de Navarra.

………

JOSÉ FONSECA pIRES

Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Medicina (U. Porto).

………

JOSÉ FRAÚSTO FERREIRA

PADE (AESE); Lic. em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE).

………

JOSÉ MIGUEL pINTO DOS SANTOS

Doutor em Economia (U. Hiroshima); MBA (U. Nova de Lisboa).

………

JOSÉ MORAIS ANTAS

PADIS (AESE); DESIS (INA); Med. Aeron. (CMA); Esp. Cir. Plas. (HSM); Lic. em Medicina (U. Lisboa).

………

JOSÉ RAMALHO FONTES

PADE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (U. Porto).

………

MARIA DE FÁTIMA CARIOCA

DBA pela Manchester Business School (U. Manchester); PDE (AESE); Mestre em Matrimónio Y Família (U. Navarra); Mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores (IST); Lic. Engenharia Eletrotécnica (IST).

MARIA DE LA VIESCA

Diretora de Qualidade da Clinica Universidad de Navarra; Membro do American College of Healthcare Executives e da American Society for Quality.

………

NUNO BIGA

PDE (AESE); Phd. Eng. Civil, Esp. Gestão de Construção (U. Coimbra); Mestre Eng. Civil, Esp. Ciências da Construção (U. Coimbra); Lic. Engenharia Civil (IST). ………

pEDRO FERRO

PADE (AESE); Mestrado em Ciência Política (UCP); Executive MBA (IEP/ ESADE); Pós-graduação em Economia Europeia (UCP); Lic. em Economia (UCP). ………

pEDRO LIMA

Diretor de Logística do Grupo Espírito Santo Saúde; Mestrado em Logística (IST); PADIS (AESE); Lic. Economia (U. Nova de Lisboa).

………

pEDRO pIMENTEL

Doutor em Economia (U. Nova de Lis boa); Mestre em Engenharia Estrutural (FEUP); Lic. em Engenharia Aeronáutica (U. Politécnica de Madrid).

………

pILAR LEÓN

Doutora em Medicina (U. Navarra); Diretora do Departamento de

Humanidades Biomédicas; PDG (IESE). ………

RAMIRO MARTINS

MSc em Business Research (Henley Business School); PADE (AESE); PDA (II San Telmo); Lic. em Engenharia Quími ca (U. Porto).

………

VASCO BORDADO

PADE (AESE); Lic. em Engenharia Civil (IST).

(14)

O programa internacional de três dias na CUN, uma Instituição de referência mundial inserida na estrutura de saúde da Comunidade Autónoma de Navarra, permite que cada participante conheça diferentes culturas institucionais, novas formas de fazer e pensar os pormenores organizacionais, assim como os métodos de gestão inovadores dessa Unidade de Saúde, que prima pela Humanização e Qualidade dos Serviços que presta. Do programa destes dias consta o conhecimento direto de áreas gerais: Internamento, Consultas Externas, Imagiologia, Unidade de Cuidados Paliativos, Medicina Familiar, Farmácia Hospitalar, Blocos Operatórios, Serviço de Dietas, Lavandaria, Call Center, etc. Cada participante pode ainda fazer visitas aos Serviços e Especialidades do seu interesse particular.

A visita conta com cinco sessões em aula:

• O modelo de Gestão: o ponto de vista da Direção-Geral. • Investigação hospitalar: um luxo ou uma obrigação? • Cuidados de Enfermagem centrados no doente.

• Sistemas de Informação: visão integradora do Médico e da Enfermeira. • Segurança do doente e Qualidade dos cuidados.

A AESE procurou estabelecer uma colaboração estreita com Instituições de saúde

relevantes, entre as quais destacamos a Clínica Universidad de Navarra.

Para mais informações sobre a Clínica Universidad de Navarra consulte www.cun.es

CLÍNiCA UNiVERSiDAD

DE NAVARRA

(15)

A AESE, a mais antiga Escola de Direção e Negócios em Portugal, dedica-se,

desde 1980, à formação e ao aper feiçoamento dos líderes empresa riais, segundo

uma perspetiva cris tã do Homem e da Sociedade.

O reconhecimento da sua ati vidade no mundo empresarial é resultado de quatro princípios es senciais que tornam a AESE uma escola de negócios única: mais de 33 anos a ensinar com o Método do Caso, a cultura da aprendizagem participativa, a rede de Alum ni e a responsabilidade social e corporativa.

A visão internacional, o respeito pelos valores humanos e éticos e a investigação aplicada, rigorosa e atualizada são alguns dos fatores apontados pelos mais de 4.600 dirigentes, que, com a AESE, aper feiçoaram os seus conhecimentos em gestão e desenvolveram a sua capacidade de tomada de decisão.

Desde 2006 que é Membro Ho norário da Ordem de Mérito, galardão concedido por atos e serviços meritórios em favor da sociedade. A AESE é um dos promotores da ASM – Angola School of Management, em Luanda, dedicada à formação dos empresários em Angola.

A AESE desenvolve, desde 2012, atividades em Maputo, Moçambique.

(16)

NTU SBS LBS IIMA IEEM ISE IPADE UNIS IHE ASM INALDE IESE MADRID

AESE IESE BARCELONA IESE NY IDE PAD ESE IAE IAE S.M. ROSS CEIBS

REDE DE ESCOLAS ASSOCiADAS

E PARCEiRAS AESE/iESE

(17)

NTU SBS LBS IIMA IEEM ISE IPADE UNIS IHE ASM INALDE IESE MADRID

AESE IESE BARCELONA IESE NY IDE PAD ESE IAE IAE S.M. ROSS CEIBS Rede de Escolas Associadas

ASM - Angola School of Management, Luanda, Angola. CEIBS - China Europe International Business School, Xangai, China.

ESE - Escuela de Negocios. Universidad de Los Andes, Santiago do Chile, Chile. IAE - Escuela de Dirección y Negocios, Universidad Austral, Buenos Aires, Argentina. IDE - Instituto de Desarrollo Empresarial, Guayaquil, Equador. IEEM - Instituto de Estudios Empresariales de Montevideo, Universidad de Montevideo, Montevideo, Uruguai. IESE Business School,

Universidad de Navarra, Madrid e Barcelona, Espanha.

IESE NY, New York, EUA. IHE-Afrique - MDE Business School, Abidjan, Costa do Marfim.

INALDE - Instituto de Alta Dirección Empresarial, Universidad de la Sabana, Bogota, Colômbia.

IPADE - Instituto Panamericano de Alta Dirección de Empresa, Universidad Pan-Americana, Cidade do México, México. ISE - Instituto Superior da Empresa, São Paulo, Brasil. LBS - Lagos Business School, Pan-African University, Lagos, Nigéria.

NTU - Nile Tech University, School of Business, Cairo, Egito.

PAD - Escuela de Dirección de la Universidad de Piura, Lima, Peru. SBS - Strathmore Business School, Strathmore University, Nairobi, Quénia.

UNIS - Business School,

Universidad del Istmo, Cidade da Guatemala, Guatemala.

Rede de Parcerias e Alianças académicas

IAE de Paris - Sorbonne Graduate Business School, Paris, França.

IIMA - Indian Institute of Management de Ahmedabad, Índia.

Michigan - Stephen M. Ross School of Business at the University of Michigan, Ann Arbor, Michigan, EUA.

(18)

ALUMNi DA AESE

Os participantes nos programas de longa duração constituem o Agrupamento dos

Alumni da AESE. A relação da Escola com os seus Alumni, e destes entre si, gera uma

fonte inesgotável de conhecimento, experiência e contactos para o aperfeiçoamento

profissional e pessoal de todos.

Após a conclusão do PADIS, os participantes man têm o contacto com a escola através do Agrupamento de Alumni. Para manter vivos os laços criados entre os participantes e destes com a Esco la, a AESE promove atividades des tinadas a manter os vínculos atuali zados, nos mais diversos aspetos da vida empresarial e social.

As atividades dos Alumni da AESE estabelecem uma plataforma de aprendizagem continuada e de transformação permanente, através das Sessões de Continuidade. Estas conferências de fim de tarde são momentos em que personalidades de reconhecido mérito académico e profissional falam sobre temas perti nentes da área da gestão, servindo e facilitando a aprendizagem em cada uma das áreas funcionais da empre sa ou na empresa como um todo, in serida na sociedade.

Os participantes do PADIS poderão aceder, desde o início do programa, ao

networking, eventos e serviços

promovidos pela vasta rede de Alumni da AESE.

(19)

iNFORMAçÕES

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a

presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante

dois meios-dias. O PADIS, no Porto, realiza-se no Porto Palácio

Congress Hotel & Spa.

Preço da inscrição: 7.300 euros + IVA No preço está incluído: documentação, material de apoio, catering e estacionamento.

Gabinete de Admissões: Eduarda Cabral Telefone (+351) 217 221 530 Telemóvel (+351) 939 939 693 eduarda.cabral@aese.pt www.aese.pt

CALENDÁRiO

PADiS PORTO

* Dia completo.

** Dias da semana diferentes do habitual. *** Visita à Clínica Universidad de Navarra.

VISITA À CLÍNICA

UNIVERSIDAD DE NAVARRA:

27 a 29 de outubro de 2014

Segunda-feira à tarde e terça-feira de manhã

SETEMBRO 29*

OUTUBRO 06/07 13/14 20/21 27/28/29*** NOVEMBRO 03/04 10/11 17/18 24/25 DEZEMBRO 01/02 09/10** 15*

(20)

AESE - Lisboa | Edifício AESE | Calçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 Lisboa

Telefone [+351] 217 221 530 | Fax [+351] 217 221 550 | e-mail: aese@aese.pt

AESE - Porto | Rua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 Porto

Telefone [+351] 226 108 025 | Fax [+351] 226 108 026 | e-mail: aeseporto@aese.pt

www.aese.pt

EMPRESAS PATROCINADORAS DO PROGRAMA:

PROGRAMAS DE FORMAçãO DA AESE

PADE Programa de Alta Direção de Empresas PDE/GMP Programa Direção de Empresas

Duração: 21 semanas, em Lisboa. O PADE inclui uma estadia em Xangai, com a duração

de quatro dias úteis, e um programa de sessões na CEIBS – China Europe International Business School, que ocupa o 10º lugar no ranking mundial do Financial Times.

participantes: Empresários e Dirigentes com um mínimo de 10 anos de experiência de

Alta Direção, ocupando posições de Alta Direção e Direção-Geral.

Duração: PDE Lisboa e Porto: 24 semanas distribuídas por 7 meses.

PDE/GMP (Lisboa): 13 semanas de formação distribuídas por 11 meses.

participantes: Gestores com mais de 5 anos de experiência de direção, empresários e gestores

de PME’s com um ritmo profissional exigente.

Executive MBA AESE/IESE

Executive LL.M

GAEM Gestão Avançada da

Economia do Mar

Duração: 76 semanas, em Lisboa. Semanas internacionais intensivas nos EUA e Índia. participantes: Licenciados com mais de 5 anos de experiência profissional, com capacidade

de trabalho e ambição, que queiram gerir empresas, ou progredir na carreira profissional.

Duração: 35 semanas, em Lisboa. Inclui semana intensiva na Universidad de Navarra. participantes: Advogados e juristas, com experiência profissional, que desejem

valorizar a sua formação, acrescentando conhecimentos de gestão, economia e do direito dos negócios às suas competências jurídicas.

Duração: 14 semanas, em Lisboa.

participantes: Empresários e Alta Direção dos vários setores da Economia do Mar que

pretendam aperfeiçoar competências e conhecimentos em Direção e Gestão de Empresas e partilhar experiências de desenvolvimento de negócios e de internacionalização.

GAIN Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais

Duração: 10 semanas, em Lisboa. Em colaboração com o Instituto Internacional San Telmo. participantes: Empresários e Dirigentes do setor agroalimentar, incluindo Dirigentes Associativos,

que pretendam atualizar conhecimentos, consolidar competências, aprofundar e partilhar experiências de negócios.

GOS Gestão das Organizações Sociais

Duração: 16 semanas, em Lisboa e no Porto.

participantes: Dirigentes de topo de instituições da Economia Social, com sentido

de responsabilidade social e experiência. INcOMPANIES INtENSIvOS

INcOMPANIES cuStOMIzADOS

Os Programas Intensivos de Formação de Executivos são a nova oferta de programas intra empresa de curta duração, criados a partir de programas pré-concebidos.

Os Programas Customizados da AESE são elaborados, caso a caso, para apoiar as empresas na formação dos seus quadros. São soluções feitas à medida da estrutura, da cultura e das ambições da empresa.

PGL Programa de Gestão

e Liderança

Duração: 16 semanas, no Porto e em Lisboa. Com conteúdo programático igual nas duas cidades. participantes: Profissionais com mais de 5 anos de experiência, que são gestores de equipas ou

de projetos em grandes empresas, especialistas funcionais com perspetiva e vontade de aceder a cargos de chefia, gestores de pequenas empresas, diretores ou chefes de loja.

Referências

Documentos relacionados

No período de 2015, os serviços de destinação dos resíduos de responsabilidade da Autoridade Portuária foram prestados pelas empresas MARIM Gerenciamento de

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central, usando das atribuições legais e normativas que lhe

Manuel Sobrinho Simões Centro Hospitalar de São João. Manuela Batista Centro Hospitalar de

A recusa injustificada da adjudicatária em assinar o contrato dentro do prazo estabelecido, caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando- a a multa de

Métodos - Dez ratos foram divididos em 2 grupos: grupos HP, que foi submetido à hepatectomia de 67% após 4 dias de administração de água destilada; e o grupo HP100, que foi submetido

PARA A CATEGORIA DE ASSISTENTE OPERACIONAL – PROGRAMA PREPAV Por Deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Baixo Vouga, EPE, de 17 de dezembro de

Em segundo lugar, tendo em conta que o lugar de padrasto é, muitas vezes, definido por referência ao lugar de pai, importa perceber em que medida a forma de ser pai influencia a

suficiente de ofertas ou transações de imóveis que atendam aos requisitos determinados pelas normas, nas imediações do bem em tela. O item 7.5 – Escolha da Metodologia