• Nenhum resultado encontrado

Mamão minimamente processado em diferentes cortes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mamão minimamente processado em diferentes cortes"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A

N

U

Á

RI

O

P

ES

Q

U

IS

A

E

E

X

TE

N

O

U

N

O

ES

C

S

Ã

O

MI

G

U

EL

D

O

O

ES

TE

2

01

9

MAMÃO MINIMAMENTE PROCESSADO EM DIFERENTES CORTES

ROOS, Alessandro Hanzen; TREVISOL, Gabriel; KLEIN, Claudia;

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar as características químicas do mamão formosa após a realização do processamento mínimo, utilizando diferentes tipos de cortes. Primeiramente o mamão foi limpo, retirou-se a casca e efetuou-se dois tipos de corte, em cubos grandes e cubos pequenos. Parte do mamão foi moido para realizar as análises do teor de grau brix, acidez titulável e pH. A outra parte separada conforme o tipo de corte foi acomodada em uma embalagem, cada amostra foi pesada e levada para armazenamento em geladeira por um período de 21 dias, mantendo o ambiente controlado. Após esse período realizou-se novamente as análises e foi obtido os resultados. O tipo de corte teve influência nos resultados, sendo que o corte em cubos grandes tevemaior teor de grau brix, menor acidez titulável e maior perda de massa após os 21 dias e não houve diferenciação quanto ao pH.

Palavras chave: pH; acidez titulável; grau brix; 1 INTRODUÇÃO

O mamão (Carica papaya L.) é um fruto climatérico cultivado em grande parte dos países tropicais e subtropicais do mundo, o Brasil é grande produtor, sendo também grande exportador (GARCIA, 2015).

O mamão é uma das frutas mais consumidas no Brasil, sendo muito apreciado pela qualidadde de sua polpa e as boas características nutricionais. O tamanho do fruto é fator limitante de consumo, se ocorrer danos ao fruto durante o processo de colheita ou transporte há consequentemente uma redução em sua vida útil e maiores perdas até que o produto chegue ao consumidor (CAMPOS et al., 2007).

(2)

A

N

U

Á

RI

O

P

ES

Q

U

IS

A

E

E

X

TE

N

O

U

N

O

ES

C

S

Ã

O

MI

G

U

EL

D

O

O

ES

TE

2

01

9

produto final está sendo desenvolvido alguns trabalhos de processamento Com a intenção de aumentar o cunsumo e agregar maior valor no

mínimo dos frutos possibilitando maior aproveitamento final (TEIXEIRA et al., 2001).

As operações realizadas durante o processamento da fruta causam estresse podendo causar reações indesejáveis na fruta como, escurecimento, amaciamento e formação de metabólicos secundários (DURIGAN et al., 2005).

Para o processamento mínimo do mamão o tamanho do corte e a temperatura de armazenamento tem grande influência na qualidade final do produto, para tanto, a estádio de colheita também deve ser levado em conta para que o processamento apresente bons resultados (TEIXEIRA et al., 2001).

Esse trabalho teve por objetivo avaliar propriedades químicas do mamão formosa utilizando diferentes tipos de cortes, armazenandos em embalagens iguais sob temperatura controlada.

2 DESENVOLVIMENTO

Opresente trabalho foi realizado no laboratório da Unoesc em São José do Cedro - SC, os procedimentos foram realizados da seguinte forma: o mamão formosa apresentava boas características, estando no ponto ideal de processamento, com boa coloração, sem amassamentos ou danos causados por pragas e doenças. Primeiramente o mamão foi lavado em água corrente, após foi retirado uma pequena parte da sua casca e realizado o teste para quantificar a firmeza da polpa utilizando-se o penetrômetro, obteve-se o valor de 2,5 kgf/cm², valor superioraoobtido por Campos et al.(2007) quando a firmeza foi de 1,41 kgf/cm² e semelhante ao encontrado por Souza (1998)com valor de firmeza igual a 2,6 kgf/cm². O valor de firmeza da polpa mais alto ou mais baixo pode estar relacionado ao grau de maturação da fruta e seu manejo durante e após a colheita.

(3)

A

N

U

Á

RI

O

P

ES

Q

U

IS

A

E

E

X

TE

N

O

U

N

O

ES

C

S

Ã

O

MI

G

U

EL

D

O

O

ES

TE

2

01

9

em cubos grandes e cubos pequenos. Parte da fruta foi moida para que Foi retirada toda a cascado mamão e realizado dois tipos de cortes,

fosse possível a determinação do grau brix, da acidez titulável e determinação do pH.

Com uma porção da polpa moida determinou-se o grau brix utilizando um refletômetro portátil e o pH foi determinado com o auxílio do peagâmetro de bancada. Para a determinação da acidez titulável uma porção de 10 mL de polpa foi adicionada em um erlenmeyer, adicionando a essa porção 90 mL de água destilada e cinco gotas de fenolftaleína e foi realizada a titulação com a solução de hidróxido de sódio 0,1 N até a viragem da cor. A outra parte foi armazenada em duas embalagens iguais, cada uma contendo um corte, a amostra foi pesada e levada até a geladeira, mantida em ambiente controlado com temperatura constante de0,8 ºC e umidade de 85%por 21 dias.Após esse período foram realizadas as mesmas análises citadas anteriormente.

Para a perda de massa (Gráfico 1) houve diferença entre os tipos de corte, sendo que o corte grande apresentou maior perda de massa quando comparado ao corte pequeno.

O pH do mamão processado (Gráfico 2) não apresentou variação entre os diferentes tipos de cortes, mas houve redução do pH em relação ao padrão da colheita, mesmo resultado encontrado por Finco et al. (2018).

Para o teor de grau brix (Gráfico 3) houve pequena diferença entre os tipos de corte e redução em ambos quando comparados ao padrão de colheita, reduzindo em 2,7% o teor de grau brix, esses valores também foram encontrados por Ferreira (2010), explicada pela maior perda de água pelo fruto processado. Resultado diferente encontrado por Durigan et al. (2005) que apresentaram um aumento no teor de grau brix após o período de armazenamento.

Quanto a acidez titulável (Gráfico 4)ocorreu aumento no corte grande e no corte pequeno quando comparados ao padrão de colheita, isso se deve ao número maior de cortes realizados no processamento, causando

(4)

A

N

U

Á

RI

O

P

ES

Q

U

IS

A

E

E

X

TE

N

O

U

N

O

ES

C

S

Ã

O

MI

G

U

EL

D

O

O

ES

TE

2

01

9

um estresse na fruta e liberando ácidos, este resultado também foi encontrado por Durigan et al. (2005).

3 CONCLUSÃO

Após o precessamento mínimo os diferentes tipos de cortes não diferenciaram em relação ao pH, mas apresentaram diferenças quanto a perda de massa, teor de grau brix e acidez titulável, sendo que o corte grande apresentou maior perda de massa, manteve maior valor percentual de grau brix e menor acidez titulável quando comparado ao corte pequeno.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Vinícius Batista; TORRES, Lucicléia Barros de V.; JUNIOR; Francisco Rodolfo; LIMA, Anicléia Rodrigues de; OLIVEIRA, Adriano Duarte de; MOTA, Jeane Karla de Mendonça. Caracterização físico-química de frutos de mamoeiro comercializados na Empasa de Campina Grande - PB. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.9, n.1, p.53-58, 2007.

DURIGAN, José Fernando;SOUZA, Bianca Sarzi de; DONADON, Juliana

Rodrigues; TEIXEIRA, Gustavo Henrique de Almeida. Conservação de mamão 'Formosa' minimamente processado armazenado sob refrigeração. Rev. Bras. Frutic. [online]. v.27, n.2, p.273-276, 2005.

FERREIRA, Francilene Lima. Caracterização física, química, sensorial e de compostos funcionais em mamão verde do grupo Formosa minimamente processado. 2010, 87 f. il. Dissertação-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. FINCO, Douglas; MANTELLI, Oélen Souza; NORA, Tiago José; Klein, Claudia. Avaliação das características químicas do mamão formosa em diferentes processamentos. Unoesc, São Miguel do Oeste, v. 3, 2018. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/17461/9137.p df>. Acesso em: 28 abr. 2019.

GARCIA, Julian Benedito. Utilização de métodos combinados de

conservação no processamento de mamão (Carica papaya) formosa. 2015, 40 f. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

(5)

A

N

U

Á

RI

O

P

ES

Q

U

IS

A

E

E

X

TE

N

O

U

N

O

ES

C

S

Ã

O

MI

G

U

EL

D

O

O

ES

TE

2

01

9

SOUZA, Gleison de. Características físicas, químicas e sensoriais do fruto de cinco cultivares de mamoeiro (Carica papaya L.) produzidas em Macaé - RJ. UENF, Campos dos Goytacases, p.87. 1998.

TEIXEIRA, Gustavo Henrique de Almeida.; DURIGAN, José Fernando; MATTIUZ, Bem-Hur; ROSSI JUNIOR, Oswaldo Durival. Processamento mínimo de mamão Formosa. Ciência & Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 21, n. 1, p. 47-50, 2001.

Sobre o(s) autor(es)

Acadêmicos do Curso de Agronomia da UnoescSão José do Cedro (alessandro_roos@hotmail.com; ggabrieltrevisol@outlook.com). Professora do Curso de Agronomia da Unoesc Campus de São José do Cedro(claudia.klein@unoesc.edu.br).

Gráfico 1 - Perda de massa de mamão formosa submetidos a diferentes tipos de cortes, armazenados sob temperatura controlada. São Jose do Cedro, 2019

Fonte: Os autores (2019) 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5 5,0

Corte Grande Corte Pequeno

P er d a d e m ass a( %)

(6)

A

N

U

Á

RI

O

P

ES

Q

U

IS

A

E

E

X

TE

N

O

U

N

O

ES

C

S

Ã

O

MI

G

U

EL

D

O

O

ES

TE

2

01

9

Gráfico 2 - pH de mamão formosa submetidos a diferentes tipos de cortes, armazenados sob temperatura controlada. São Jose do Cedro, 2019

Fonte: Os autores (2019)

Gráfico 3 - Sólidos soluveis totais de mamão formosa submetidos a diferentes tipos de cortes, armazenados sob temperatura controlada. São Jose do Cedro, 2019

0 1 2 3 4 5 6

Corte Grande Corte Pequeno

pH

(7)

A

N

U

Á

RI

O

P

ES

Q

U

IS

A

E

E

X

TE

N

O

U

N

O

ES

C

S

Ã

O

MI

G

U

EL

D

O

O

ES

TE

2

01

9

Fonte: Os autores (2019)

Gráfico 4 - Acidez titulavel de mamão formosa submetidos a diferentes tipos de cortes, armazenados sob temperatura controlada. São Jose do Cedro, 2019

Fonte: Os autores (2019) 9,0 9,5 10,0 10,5 11,0 11,5 12,0 12,5

Corte grande Corte pequeno

G ra u B ri x

Após 21 dias Colheita

0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0

Corte grande Corte pequeno

gr ama s d e ác id o c ít ri co / 1 0 0 ml / amo st ra

(8)

A

N

U

Á

RI

O

P

ES

Q

U

IS

A

E

E

X

TE

N

O

U

N

O

ES

C

S

Ã

O

MI

G

U

EL

D

O

O

ES

TE

2

01

9

Fonte: Fonte:

Imagem

Gráfico  1  -  Perda  de  massa  de  mamão  formosa  submetidos  a  diferentes  tipos  de  cortes,  armazenados sob temperatura controlada
Gráfico 2 - pH de mamão formosa submetidos a diferentes tipos de cortes, armazenados sob  temperatura controlada
Gráfico  4  -  Acidez  titulavel  de  mamão  formosa  submetidos  a  diferentes  tipos  de  cortes,  armazenados sob temperatura controlada

Referências

Documentos relacionados

Da mesma forma que foi realizado para o programa LDAR, o cálculo da redução de emissões pela metodologia Smart LDAR utilizou dados do programa de controle vigente e

Com o escopo de investigar caminhos para implementar práticas inovadoras de ensino jurídico, o autor realizou, durante o segundo semestre letivo de 2018,

Despite seeds germinated more rapidly at temperatures of 30 and 35 °C, there were no big variations between treatments in the germination index, due to great germination

19º - O resultado do processo seletivo para concessão do Auxílio Permanência Intervalar durante o 1º período letivo de 2013, ao longo dos meses de janeiro a fevereiro de 2013,

Os filmes de PBRPP caracterizados por técnicas espectroeletroquímicas apresentaram uma eficiência coulômbica de 61,1 %, contraste cromático da ordem de 20 % e

Referência: Concurso público de provas e títulos para contratação de um Professor Substituto, por prazo determinado, em caráter emergencial para atender excepcional interesse

O restante do texto está dividido da seguinte maneira: Capítulo 2 - apresenta estruturas complexas, chamadas de Fractais, que são caracterizadas por aspectos como a dimensão,

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura