• Nenhum resultado encontrado

Guia de Super Mario Maker 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Guia de Super Mario Maker 2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Guia de Super Mario Maker 2

Antes de você saber sobre Super Mario Maker 2, eu irei dar um resumo sobre Super Mario Maker 1.

Super Mario Maker foi lançado no ano de 2015 para o console Wii U (no futuro também foi lançado uma versão para 3DS). Neste jogo você pode criar suas próprias fases e colocá-las na internet para as outras pessoas jogarem. O jogador também tem a opção de escolher o estilo de jogo da fase entre Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, Super Mario World e New Super Mario Bros U. Você também pode jogar as fases das outras pessoas.

Ainda no Super Mario Maker você tem os “100 Mario Challenge”. Neste modo você pode jogar as fases das outras pessoas de forma aleatória. No total tem oito fases para você passar no modo fácil, 16 no modo normal e difícil e 6 no modo Super Expert e você possui 100 vidas para passá-las. Se você concluir todas as fases

do “100 Mario Challenge”, você ganhará uma fantasia para a sua coleção.

Também existe o modo “10 Mario Challenge”. Neste modo você jogará fases feitas pela Nintendo com o propósito de ensinar todas as coisas que dá para fazer no jogo. Ao completar um mundo, você irá desbloquear mais itens para fazer suas fases. Podemos considerar a este modo como um modo história.

Versão para 3DS

Foi criada uma versão de Super Mario Maker para Nintendo 3DS. Porém esta versão tem uma limitação: você não pode jogar fases de outras pessoas. As únicas coisas que você pode fazer na versão de 3DS é criar fases, jogar elas mesmas e fazer os “10 Mario Challenge”. Fora isso não tem nenhuma diferença. Por isso Super Mario Maker para Nintendo 3DS não fez muito sucesso.

(2)

Diferenças do segundo jogo

Agora que você aprendeu o básico de Super Mario Maker, vamos falar sobre Super Mario Maker 2. Uma coisa do primeiro jogo que as pessoas reclamavam era sobre como colocar as variações dos inimigos. Em Super Mario Maker 1 a gente fazia isso balançando o objeto, e isso era meio cansativo de fazer. Agora em Super Mario Maker 2, basta segurar o botão no objeto que aparecerá todas as variações que você pode escolher. Basta clicar nelas e pronto!

No primeiro jogo os itens, blocos e inimigos eram selecionados em uma tela bagunçada. Agora em Super Mario Maker 2, eles estão organizados em blocos, itens, inimigos e engenhocas. E as coisas estão dentro de uma roleta, assim, cada um dos itens seria um pedaço da roleta.

Course World

No Course World (é o lugar onde a gente escolhe as fases) agora também tem o sistema de procura de fases. Você pode pesquisar por uma fase de acordo com o seu estilo de jogo, o tema da fase, sua data, sua dificuldade e a região onde ela foi criada.

Além disso, o próprio Course World está mais organizado. Você pode classificar a fase com um coração (se você gostou) ou com um coração partido (se você não gostou). Também tem a opção de colocar comentários, figuras que a Nintendo disponibilizou e desenhos. Você também tem a opção de ver quantos corações a fase ganhou, quantas pessoas jogaram, quantas tentativas, quantas vezes a fase foi passada e a porcentagem de quantas pessoas passaram. Há ainda a possibilidade de você poder ver o perfil do jogador, mas, eu irei explicar isto depois.

Play together

No Course World você pode jogar com outras pessoas (não em modo on-line) em uma única fase. Se um dos personagens morrer ele voltará em uma bolha, de forma semelhante aos jogos da série New Super Mario Bros.

Coisas novas no Course Maker

Em Super Mario Maker 2, foram colocadas novas coisas no Course Maker. Uma das várias coisas novas são novos estilos de fases. No Super Mario Maker 1 os estilos eram:

Ground, Underground, Underwater, Castle, Airship e casas fantasmas. No Super Mario Maker 2 foram introduzidos quatro novos estilos de fases: Floresta, neve, céu e deserto. Nas fases de floresta e lava você pode customizar o nível da água. Além disso você pode colocar todos os estilos de fase de noite, e em cada um dos estilos à noite, algo muda. Observe a lista:

Ground de noite - os cogumelos de vida são trocados por cogumelos venenosos e os goombas flutuam.

Undergrond de noite - a fase fica de cabeça para baixo.

(3)

Underwater e casas fantasmas de noite - fica tudo escuro e você só consegue enxergar o Mario e algumas poucas coisas.

Castle de noite - a fase se comporta como uma fase aquática.

 Floresta de noite - a água é trocada por veneno.

 Neve à noite - o chão fica escorregadio.

 Céu à noite - a gravidade fica baixa.

 Deserto à noite - ocorrem tempestades de areia que te empurram.

Agora além dos níveis de fase alto-scroll normais, também podemos customizá-las na sua direção e na sua velocidade.

Você também pode colocar níveis (ou áreas) horizontais.

Outra coisa interessante é que você pode colocar condições para passar de fase. Se você não concluí-las, você não poderá passar de fase. Exemplos de condições são: não pisar no chão, não levar dano, matar certo números de inimigos, passar a fase com certo item, passar a fase segurando alguma coisa, etc. Também foram colocados novos efeitos sonoros.

Agora vamos finalmente falar sobre os novos itens, inimigos, terrenos e engenhocas (essas são as classificações de Super Mario Maker 2). Observe as novidades abaixo:

 Terreno - rampas íngremes e suaves; canos azuis, vermelhos e amarelos.

 Itens – Alguns itens existem em todos os games Stiles, por exemplo: 10 coin, 30 coin e 50 coin. Outros só são permitidos no modo de 3D World, como: Super Bell e Super Hammer (que só é desbloqueado no modo história).

Existe um item que só aparece no modo de Super Mario Bros: a super Ball flower. Também há um item que não é permitido no modo de Super Mario 3D World: o poison mushroom.

 Inimigos – alguns inimigos novos estão

presentes em todos os games Stiles de Super Mario Maker 2, por exemplo: thwomps horizontais, spikes, pokeys e boom booms. Outros só são permitidos no modo de Super Mario 3D World, como: ant troopers com capacete espinhoso ou não, Skipsqueks com espinhos e sem espinhos, stingby, trepadeiras piranhas rosa e azul, fire bros e heavy fire bros, hop chops, peepas, Pon Pons, charvaargh, bullys, porcupuffers e carro koppa troopa. E por fim, aqueles que não são permitidos no modo Super Mario 3D World, são eles: goombrats e Angry Sun.

 Engenhocas – Há as engenhocas que estão presentes em todos os modos, como:

Banzai Bill – perseguidor ou não – icicle que cai ou não, twisters, on-off switch e o snake block. Existem os elementos que só estão presentes no modo de Super Mario 3D World, como: Warp box - sem chave ou com chave - cloud lifts, Spike blocks, crates,

!blocks, blinking blocks, track blocks, árvores e o mushroom trampoline. Também há as engenhocas que não existem no modo de Super Mario 3D World, como: swinging claw, seesaws e os dotted line block (foi lançada uma atualização que incluiu o dotted line block no estilo de Super Mario 3D World).

(4)

Também existem os dry shells que permitem a a lua, que substitui o angry sun em

inimigos da tela irão desaparecer.

tudo.

Super Mario 3D World

Modo história

Em Super Mario Maker 1 o “10 Mario Challenge

não tinham o propósito de se parecer como um jogo do Mario, e sim, ensinar ao jogador como utilizar todas as coisas disponíveis. Agora, em Super Mario Maker 2, realmente existe um modo história de verdade, com

consegue ensinar tudo que está disponível no jogo. Ou seja, dentro do Super Mario Maker 2 tem um jogo de graça para você.

O modo história funciona assim:

depois de Mario, Toadette e os Toads conseguirem construir um novo castelo para a Peach, o Undog querer, aperta o botão de reset da fase e assim o castelo é destruído.

Sua missão é reconstruí-lo!

Se você quiser falar com Toadette ela irá falar para você quais lugares do castelo você pode construir. Porém,

você precisa utilizar suas moedas para construir cada

jogando as fases. Cada fase possui um pagamento variando de 50 moedas até 200 de acordo com a dificuldade da fase. Além do pagamento da fase você também pode conseguir moedas no meio da fase, assim, a construção do castelo

canhão que você constrói a porcentagem do castelo aumenta. Se a porcentagem chagar a 100% você zera o jogo. Se quiser depois você pode voltar na mesma fase para conseguir mais moedas. Conforme você vai progredind

trabalho. Se você completá-lo, o personagem

tem duas ocasiões que você libera um novo item. Quando você zera o jogo você pode construir uma estátua do Mario (de Super Mario Maker

y shells que permitem ao Mario andar sobre a lava e também existe a lua, que substitui o angry sun em fases de noite. Se Mario encostar na lua todos os inimigos da tela irão desaparecer. Além disso, você pode colocar paraquedas em quase

3D World

O novo estilo de jogo que foi adicionado ao Super Mario Maker 2 foi o estilo de Super Mario 3D World.

Possivelmente essa foi uma das maiores atrações de Super Mario Maker 2. Se você já construiu uma fase em um dos quatro estilos clássicos e quiser mudar para o estilo de Super Mario 3D World, sua fase será apagada, pois este estilo possui coisas que os outros estilos não têm (como eu já mostrei no último capítulo), porém, ele também não tem várias coisas que os quatro primeiros já tinham, como os goombrats. No estilo de Super Mario 3D World Mario ganha novos movimentos. Neste estilo você não pode mais colocar fases à noite.

10 Mario Challenge” seria um modo história, porém, suas fas de se parecer como um jogo do Mario, e sim, ensinar ao jogador como utilizar todas as coisas disponíveis. Agora, em Super Mario Maker 2, realmente existe um modo história de verdade, com fases muito melhores do que as do primeiro jogo e ainda nar tudo que está disponível no jogo. Ou seja, dentro do Super Mario Maker 2 tem um jogo de graça para você.

O modo história funciona assim:

depois de Mario, Toadette e os Toads conseguirem construir um novo castelo para a Peach, o Undog, sem aperta o botão de reset da fase e assim o castelo é destruído.

Se você quiser falar com Toadette ela irá falar para você quais lugares do castelo você pode construir. Porém,

você precisa utilizar suas moedas para construir cada andar. Você consegue estas moedas es. Cada fase possui um pagamento variando de 50 moedas até 200 de acordo com a dificuldade da fase. Além do pagamento da fase você também pode conseguir moedas no meio da fase, assim, a construção do castelo fica mais rápida. Para cada andar, porta e canhão que você constrói a porcentagem do castelo aumenta. Se a porcentagem chagar a 100% você zera o jogo. Se quiser depois você pode voltar na mesma fase para conseguir mais moedas. Conforme você vai progredindo no jogo, libera personagens que pedem determinado

o personagem vai liberar alguma coisa, lhe dar novas roupas e tem duas ocasiões que você libera um novo item. Quando você zera o jogo você pode

o (de Super Mario Maker).

Mario andar sobre a lava e também existe lua todos os quedas em quase

O novo estilo de jogo que foi adicionado ao Super Mario Maker 2 foi o estilo de Super Mario 3D World.

Possivelmente essa foi uma das maiores atrações de Super Mario Maker 2. Se você já construiu uma fase em r mudar para o estilo de Super Mario 3D World, sua fase será apagada, pois este estilo possui coisas que os outros estilos não (como eu já mostrei no último capítulo), porém, ele várias coisas que os quatro primeiros já oombrats. No estilo de Super Mario 3D World Mario ganha novos movimentos. Neste estilo

m modo história, porém, suas fases de se parecer como um jogo do Mario, e sim, ensinar ao jogador como utilizar todas as coisas disponíveis. Agora, em Super Mario Maker 2, realmente existe um es muito melhores do que as do primeiro jogo e ainda nar tudo que está disponível no jogo. Ou seja, dentro do Super Mario Maker 2

egue estas moedas es. Cada fase possui um pagamento variando de 50 moedas até 200 de acordo com a dificuldade da fase. Além do pagamento da fase você também pode conseguir moedas a cada andar, porta e canhão que você constrói a porcentagem do castelo aumenta. Se a porcentagem chagar a 100% você zera o jogo. Se quiser depois você pode voltar na mesma fase para conseguir mais determinado e dar novas roupas e tem duas ocasiões que você libera um novo item. Quando você zera o jogo você pode

(5)

Elementos que só tem no Modo História

Existem dois elementos que só estão presentes no modo história. Um deles é a pedra. Todas as fases que tem este item têm o seguinte objetivo: levar esta pedra até o final da

fase. Porém ela é tão pesada que o pulo do Mario fica menor. O outro elemento são os Toads. Se encostarmos em um Toad ele passará a fazer tudo que a gente faz. Se ele for atingido por algum inimigo ele ficará dentro de uma bolha e indo para o começo da fase. Nosso objet todos os Toads para o final da fas

Maker.

Endless Challenge

O “100 Mario Challenge” foi substituído pelo

“Endless Challenge”, que é basicamente a mesma coisa, só que infinito. Nele você c

com cinco vidas e tem que adquiri

passar do tempo. Você vai passando as fa infinitamente até perder todas as vidas

tem o sistema de recorde e ranking global. De forma parecida com o primeiro jogo você tem o modo fácil, o normal, o difícil e o super difícil.

Network Play

Leaderboards

Neste modo você pode ver as informações sobre as pessoas com mais Maker Points (irei explicar o que é mais tarde), com o maior ranking no Multiplayer Versus, etc. Neste modo você também pode ver

pessoas que você segue e dos seus amigos.

lementos que só tem no Modo História

Existem dois elementos que só estão presentes no modo história. Um deles é a pedra. Todas o seguinte objetivo: levar esta pedra até o final da

a é tão pesada que o pulo do Mario fica menor. O outro elemento são os Toads. Se encostarmos em um Toad ele passará a gente faz. Se ele for atingido por algum inimigo ele ficará dentro de uma bolha e indo para o começo da fase. Nosso objet

dos os Toads para o final da fase. Estes dois elementos não estão presentes no Course

Endless Challenge

foi substituído pelo , que é basicamente a mesma Nele você começa somente tem que adquiri-las com o passar do tempo. Você vai passando as fases perder todas as vidas. Também tem o sistema de recorde e ranking global. De forma parecida com o primeiro jogo você tem o

normal, o difícil e o super difícil.

Você também tem a opção de jogar on

até quatro outras pessoas. As formas são: jogar um ajudando o outro, um contra o outro com seus amigos on-line e no modo Próximo”. No modo “Multiplayer V

você ganhar uma partida você consegue pontos de experiência para subir de ranking. Eu não sei muitas informações sobre o modo de jogo próximo, mas acho que quer dizer que a vai criar uma sala com os videogames mais próximos, porém não tenho certeza se é isso, então não confie!

Neste modo você pode ver as informações sobre as pessoas com mais Maker Points (irei explicar o que é mais tarde), com o maior ranking no Multiplayer Versus, etc. Neste os dados das pessoas que você segue e dos seus amigos.

Existem dois elementos que só estão presentes no modo história. Um deles é a pedra. Todas

ficará dentro de uma bolha e indo para o começo da fase. Nosso objetivo é levar e. Estes dois elementos não estão presentes no Course

Você também tem a opção de jogar on-line com até quatro outras pessoas. As formas são: jogar um ajudando o outro, um contra o outro, jogar line e no modo “Jogo Versus”, se você ganhar uma partida você consegue pontos de experiência para subir de ranking. Eu não sei muitas informações sobre o modo de jogo próximo, mas acho que quer dizer que a gente games mais não tenho certeza se é isso,

(6)

ID

Sempre que você montar uma fase e colocá-la na internet, o próprio jogo mostrará qual é o ID da sua fase. No Course World você tem a opção ID, que é a procura por fases. Podem ser usados números e letras no ID de cada fase. Uma dica: sempre que quiser indicar uma fase para uma pessoa anote o ID de sua fase e depois fale para a pessoa qual é o ID.

Maker Profile

Lá atrás na parte de “diferenças do segundo jogo” eu falei que eu ia explicar como funciona o perfil do jogador. Esta informação que irei falar agora serve tanto para você, tanto para outros jogadores. Maker Profile são os dados estatísticos do jogador. Exemplos de dados são: Quantos corações o jogador ganhou, quantos Maker Points, os troféus, as fases, quais pessoas o jogador segue, as fases que ele jogou, que ele deu like, os recordes mundiais, etc.

Maker (Outfit)

Neste modo você pode criar o seu Mii dentro do jogo. Você pode customizá-lo com diferentes roupas, expressões, posições dos olhos, boca, nariz, etc. Você pode conseguir novas roupas de diferentes modos, como: no modo história, no endless challenge, jogando fases, etc. Os outros jogadores irão lhe reconhecer de acordo com a aparência de seu Mii (e claro, de acordo com o seu nome).

Yamamura’ s Dojo

Neste modo o próprio jogo irá lhe ensinar como fazer fases e te dar idéias caso você esteja sem inspiração. Quem lhe ensina tudo é um pombo que se chama Yamamura e uma mulher chamada Nina com a camisa do super Mario Maker 2. Você também tem a opção de saber quais são as movimentações do Mario dos cinco diferentes modos de jogo.

(7)

Versão 2.0.0

A primeira atualização do Super Mario Maker 2 não foi tão grande quando a segunda, porém, mesmo assim foi muito boa e disponibilizou novas coisas. Uma delas foram dois novos inimigos: os spikes e os pokeys (que eu já mencionei antes). Nas fases de gelo eles viram snow spikes e snow pokeys.

Também foi adicionado um novo item: a Master Sword da série “The Legend of Zelda”. Este item

transforma Mario no Link, o herói da série Zelda. Mario transformado no Link ganha habilidades como: atacar com espadas, atirar flechas, usar o escudo para se defender e atirar bombas. Este item só é permitido no modo de Super Mario Bros.

Eles também adicionaram um bloco novo chamado p-block. Ele pode ser sólido ou não.

Quando um p-switch é ativado os dois tipos de bloco trocam para o tipo oposto.

Há mais coisas novas, como por exemplo: moedas geladas que só podem ser coletadas se algo de fogo tocar nelas. Moedas geladas não são permitidas no modo de 3D World.

A última coisa que foi adicionada é um tipo de plataforma que só é permitido no modo de 3D World e se chama dash block. Ela da um impulso ao Mario para ele correr mais rápido.

Um novo modo foi adicionado que se chama “Ninji Speedrum”. Neste modo você compete com Ninjis numa fase criada pela própria Nintendo. Se você conseguir passá-la você irá ganhar uma ficha. Se você conseguir coletar um determinado número de fichas você ganha uma roupa para o seu Mii. No final de cada fase você verá o tempo que as outras pessoas passaram. A Nintendo de vez em quando lança uma nova fase para o Ninji Speedrum.

Versão 3.0.0

A Nintendo declarou que esta seria a última atualização de Super Mario Maker 2. Foram introduzidos cinco itens novos, um para cada estilo de jogo. SMB2 Mushroom é um item novo que dá ao Mario suas habilidades de Super Mario Bros 2. Ele só é permitido no tema de Super Mario Bros. Os outros não são novos. Eles são: frog suit, para Super Mario Bros 3; p-baloon, para Super Mario World; super acorn, para New Super Mario Bros U; e boomerang flower, para Super Mario 3D World. Outros cinco itens foram introduzidos apenas para o modo de Super Mario 3D World: bullet Bill mask, goomba mask, canion box, proppeler box e red pow box.

Mechakoopas também foram adicionados e com duas novas variações: blasta mechakoopa e zappa mechakoopa. Outra novidade desta atualização sem duvidas são todos os Koopalings: Larry, Iggy, Wendy, Lemmy, Roy, Morton e Ludwig. Todos esses inimigos não são permitidos no modo de Super Mario 3D World.

Também foi colocada a chave amaldiçoada,

(8)

que funciona da mesma forma de Super Mario Bros 2. Uma outra engenhoca que foi lançada são os on-off trampolin. Ele funciona da mesma forma que o Mushroom Trampolim, porém, é compatível com on-off switch.

A maior novidade desta atualização com toda certeza foi o World Maker, um modo que serve para você criar mundos. São disponíveis oito mundos para você criar. Você também pode jogar os mundos das outras pessoas. O único problema deste modo é que você só pode colocar cinco fases por mundo e o jogo tem a limitação de colocar só um mundo na internet.

Opinião

Minha opinião deste jogo é que ele é muito bom, e nenhum fã de Mario que tenha um Switch pode deixar de comprá-lo. A razão disso é que você tem infinitas fases para jogar, e com esta última atualização você tem infinitos jogos do Mario! Claro, nenhum deles será 3D, mas mesmo assim, realmente você tem infinitos jogos do Mario para jogar e com as novas coisas que Super Mario Maker 2 lhe dá. E fique tranquilo, as atualizações são de graça! Claro, se você quiser jogar as fases dos outros jogadores terá que pagar o Switch Online. Eu estou me divertindo muito com Super Mario Maker 2! Não tem nenhuma razão de usar mais o Super Mario Maker 1 se este jogo existe. E ele supera em tudo o primeiro jogo. O único problema dele é que o modo online é muito travado. Ele só não superou Super Mario Odyssey, mas isso é só minha opinião. Então, minha nota a este jogo é: esplêndido! Como eu já disse antes, o único defeito é o online, e tomara que a Nintendo no futuro conserte isto, mas o jogo continua sendo muito bom!

Referências

Documentos relacionados

Até a década de 60, as estratégias de crescimento das empresas foram baseadas na existência de um negócio dominante e no aumento das vendas de produtos e/ou busca de novos

favorecida), para um n´ umero grande de poss´ıveis lan¸ camentos, esperamos que a frequˆ encia de cada face seja parecida. • Em outras palavras, esperamos que a frequˆ encia

A DWX-4 é ideal para laboratórios de pequeno e médio porte, que ainda não usam ferramentas digitais, ou para aqueles laboratórios com scanners que não desejam mais terceirizar

- desenvolver a pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade à distância; - participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento

• Ponto 38: Antonio Jose Gomes esquina com a Francisco de Assis Andrade • Ponto 39: Antonio jose Gomes em frente ao terreno baldio de esquina • Ponto 40: Jose Bonifacio próximo

Contudo o Executivo irá procurar enquadrar as propostas da oposição, desde que exequíveis e enquadráveis no modelo definido para o orçamento.--- O Vereador Carlos Jorge Pereira pede

Considerando o circuito acima, que ilustra um amplificador operacional utilizado para implementar um amplificador de tensão, julgue os itens a seguir.. 62 O amplificador de

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas