• Nenhum resultado encontrado

Êxodo 15.11: 11 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorifioso em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas? "Glorioso em santidade.&#34

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Êxodo 15.11: 11 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorifioso em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas? "Glorioso em santidade.&#34"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

W342

Watson, Thomas 1620-1686.

A Santidade de Deus / Thomas Watson

Tradução , adaptação e edição por Silvio Dutra – Rio de Janeiro, 2020.

26p.; 14,8 x 21cm

1. Teologia. 2. Atributos Divinos 3. Alves, Silvio Dutra I. Título A

CDD 230

(2)

A santidade é um atributo de Deus.

Êxodo 15.11:

11 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses?

Quem é como tu, glorifioso em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?

"Glorioso em santidade."

Santidade é a joia mais brilhante de sua coroa; é o nome pelo qual Deus é conhecido.

Salmos 111.9:

9 Enviou ao seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança; santo e tremendo é o seu nome.

"Santo e tremendo é o seu nome."

Jó 6.10:

10 Isto ainda seria a minha consolação, e saltaria de contente na minha dor, que ele não poupa;

porque não tenho negado as palavras do Santo.

Ele é "o Santo".

Os serafins clamam: "Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos, toda a terra está cheia da sua glória." Isaías 6.3. Seu poder o torna poderoso, sua santidade o torna glorioso.

(3)

A santidade de Deus consiste em seu amor perfeito pela justiça e a aversão ao mal, e não pode olhar para a iniqüidade.

Habacuque 1.13:

13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?

I. Deus é intrinsecamente santo.

Ele é santo em sua natureza; seu próprio ser é feito de santidade, como a luz é da essência do sol.

Ele é santo em sua Palavra. A Palavra traz uma marca de sua santidade sobre ela, como a cera traz uma impressão do selo. "Tua Palavra é muito pura." Salmo 119.140. É comparada à prata refinada sete vezes. Salmos 12.6. Cada linha na Palavra respira santidade, ela encoraja nada além da santidade.

Deus é santo em suas operações. Tudo o que ele faz é sagrado; ele não pode agir, senão como ele mesmo; ele não pode fazer uma ação injusta mais do que o sol pode escurecer. "O Senhor é santo em todas as suas obras", Salmos 145.17.

II. Deus é santo principalmente. Ele é o original e o padrão de santidade. A santidade começou com aquele que é o Ancião dos Dias.

(4)

III. Deus é santo com eficiência. Ele é a causa de tudo o que é santidade nos outros. "Todo dom bom e perfeito vem de cima." Tiago 1 17. Ele fez os anjos santos.

Ele infundiu toda santidade na natureza humana de Cristo. Toda a santidade que temos é apenas uma corrente de cristal desta fonte. Tomamos emprestada toda a nossa santidade de Deus.

Assim como as luzes do santuário eram acesas na lâmpada do meio, toda a santidade dos outros é uma lâmpada acesa do céu. "Eu sou o Senhor que vos santifica." Lev 10.8.

Deus não é apenas um modelo de santidade, mas é um princípio de santidade: sua fonte alimenta todas as nossas cisternas, ele derrama seu santo óleo da graça sobre nós.

IV. Deus é santo transcendentemente. "Não há ninguém santo como o Senhor." I Sam 2.2.

Nenhum anjo no céu pode assumir as dimensões justas da santidade de Deus. O serafim mais alto é de estatura muito baixa para medir essas pirâmides; a santidade em Deus está muito acima da santidade nos santos ou anjos.

[1] Está acima da santidade nos santos. É uma santidade pura. A santidade dos santos é como ouro no minério, imperfeita; sua humildade está manchada de orgulho; aquele que tem mais fé precisa orar: "Senhor, ajuda minha

(5)

incredulidade:" mas a santidade de Deus é pura, como o vinho da uva; não tem o menor traço ou tintura de impureza misturada com ele. É uma santidade imutável.

Embora os santos não possam perder o hábito da santidade (pois a semente de Deus permanece), eles podem perder alguns graus de sua santidade.

"Abandonaste o teu primeiro amor." Apocalipse 2.

4. A graça não pode morrer, mas a chama dela pode se apagar.

A santidade nos santos está sujeita ao declínio, mas a santidade em Deus é imutável; ele nunca perdeu uma gota de sua santidade; como ele não pode ter mais santidade, porque ele é perfeitamente santo; então ele não pode ter menos santidade.

[2] A santidade de Deus está acima da santidade dos anjos. Santidade nos anjos é apenas uma qualidade que pode ser perdida, como vemos nos anjos caídos; mas a santidade em Deus é sua essência, ele é totalmente santo, e pode tanto perder sua divindade quanto sua santidade.

Mas ele não está a par de todos os pecados dos homens? Ele pode ver suas impurezas fluírem e não ser contaminado?

Deus vê todos os pecados dos homens, mas não é mais contaminado com eles do que o sol se contamina com os vapores que sobem da terra.

(6)

Deus vê o pecado, não como um patrono para aprová-lo, mas como um juiz para puni-lo.

Primeira aplicação: Deus é tão infinitamente santo? Então veja como o pecado é diferente de Deus. O pecado é uma coisa impura, é hiperbolicamente mal.

Romanos 1.23:

23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.

É chamado de abominação.

Dt 7.25:

25 As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus.

Deus não tem mistura de mal nele; o pecado não tem mistura de bem, é o espírito e a quintessência do mal; transforma o bem em mal; deflorou a alma virgem, tornou-a vermelha de culpa e preta de sujeira; é chamado de coisa maldita.

Josué 7.11:

1 Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram.

(7)

Não é de admirar, portanto, que Deus odeie o pecado, sendo tão diferente dele, tão contrário a ele: ataca sua santidade; faz tudo o que pode para ofender a Deus; se o pecado pudesse evitar, Deus não seria mais Deus.

Aplicação 2:

Deus é o Santo, e a santidade é a sua glória? Quão ímpios então são aqueles que odeiam a santidade!

Assim como o abutre odeia perfumes, odeiam o doce perfume da santidade nos santos; seus corações se levantam contra a santidade; como o estômago de um homem diante de um prato, contra o qual ele tem antipatia.

Não há maior sinal de uma pessoa devotada ao inferno do que odiar alguém por aquilo em que se parece mais com Deus.

Outros desprezam a santidade. Eles desprezam a glória da Divindade. "Glorioso em santidade."

O desprezo pela santidade é visto zombando-se dela; e não é triste que os homens zombem daquilo que deve salvá-los?

Claro que morrerá aquele paciente que ridiculariza o médico. Zombar da graça do Espírito chega perto de desprezar o Espírito da graça. O zombador Ismael foi expulso da casa de Abraão.

Gen 21.9,10:

9 Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual ela dera à luz a Abraão, caçoava de Isaque,

(8)

10 disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho;

porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho.

Aplicação 3:

Deus é infinitamente santo? Então, vamos nos esforçar para imitar a Deus em santidade. "Sede santos, pois eu sou santo." 1 Pedro 1.16.

Existe uma santidade dupla; uma santidade de igualdade e uma santidade de similitude. Uma santidade de igualdade que nenhum homem ou anjo pode alcançar. Quem pode ser igualmente santo como Deus? Quem pode se comparar a ele em santidade?

Mas existe uma santidade de semelhança, e devemos aspirar a ter alguma analogia e semelhança com a santidade de Deus em nós, para sermos tão semelhantes a ele em santidade quanto pudermos. Embora os pontos cônicos não forneçam tanta luz quanto o sol, ainda assim se assemelham a ela. Devemos imitar a Deus em santidade.

Se devemos ser como Deus em santidade, em que consiste nossa santidade?

Em duas coisas. Em nossa adequação à natureza de Deus e em nossa sujeição à Sua vontade.

Nossa santidade consiste em nossa adequação à natureza de Deus. Consequentemente, diz-se que

(9)

os santos participam da natureza divina, que não é participar de sua essência, mas de sua imagem.

2 Pedro 1.4:

4 pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.

Nisto está a santidade dos santos, quando eles são as imagens vivas de Deus. Eles carregam a imagem da mansidão, misericórdia e celestialidade de Deus; eles são do mesmo julgamento com Deus, da mesma disposição; eles amam o que ele ama e odeiam o que ele odeia.

Nossa santidade consiste também em nossa sujeição à vontade de Deus. Como a natureza de Deus é o padrão de santidade, sua vontade é a regra de santidade.

É nossa santidade quando fazemos a sua vontade, Atos 13.22:

22 E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.

quando carregamos sua vontade, Miquéias 7.9:

(10)

9 Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça.

Quando o que ele inflige com sabedoria, sofremos de boa vontade.

Nosso grande cuidado deve ser, ser como Deus em santidade.

Nossa santidade deve ser qualificada como de Deus; como a santidade dele é real, a nossa deveria ser. "Justiça e verdadeira santidade."

Efésios 4.24:

24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Não deve ser a pintura da santidade, mas a vida;

não deve ser como os templos egípcios.

embelezado no exterior meramente. mas como o templo de Salomão, com ouro por dentro, Salmo 45.13. "A filha do rei é toda gloriosa por dentro."

Para que eu possa pressioná-lo a se parecer com Deus em santidade, considere,

Quão ilustre é toda pessoa santa. Ela é um belo espelho no qual alguns dos raios da santidade de Deus brilham. Lemos que Aarão vestiu suas vestes para glória e beleza. Êxodo 28.2. Quando usamos a

(11)

vestimenta bordada da santidade, é para glória e beleza.

Um bom cristão é corado, sendo aspergido com o sangue de Cristo; e branco, sendo adornado com a santidade. Como o diamante para um anel, assim é a santidade para a alma; que, como diz Crisóstomo, aqueles que se opõem a ela não podem deixar de admirá-la.

(2.) É o grande desígnio que Deus realiza no mundo, fazer um povo como ele em santidade.

Para que servem todas as chuvas de ordenanças, senão para fazer chover justiça sobre nós e nos tornar santos?

Para que servem as promessas, senão para encorajar a santidade?

Para que serve o envio do Espírito ao mundo, senão para nos ungir com a santa unção?

I João 2.20:

20 E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.

Para que servem todas as aflições, senão para nos tornar participantes da santidade de Deus?

Hb 12.10:

10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos

(12)

disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.

Para que servem as misericórdias, senão pedras de carga para nos atrair à santidade? Qual é o fim da morte de Cristo, senão que seu sangue possa lavar nossa impiedade? "Que se entregou por nós, para purificar para si um povo peculiar." Tito 2.14.

Pelo que, se não formos santos, contrariaremos o grande desígnio de Deus no mundo.

(3.) Nossa santidade atrai o coração de Deus para nós. Santidade é a imagem de Deus; e Deus não pode escolher, senão amar sua imagem onde ele a vê. Um rei adora ver suas efígies em uma moeda.

"Tu amas a justiça.” Salmos 45.7. E onde cresce a justiça, senão em um coração santo? Isaías 62.4.

"Tu serás chamada Hefzibá, pois o Senhor se agrada de ti." Foi a sua santidade que atraiu o amor de Deus para ela. "Eles devem chamá-los de povo santo." Versículo 12. Deus não valoriza ninguém por seu nascimento nobre, mas por sua santidade.

(4.) Santidade é a única coisa que nos distingue da parte réproba do mundo. O povo de Deus tem seu selo sobre eles. "O fundamento de Deus permanece firme, tendo este selo, o Senhor conhece aqueles que são seus. E que todo aquele que carrega o nome de Cristo, se desvie da iniqüidade." 2 Tim2.19.

(13)

O povo de Deus é selado com um selo duplo.

Eleição, "O Senhor sabe quem são seus"; e

Santificação, "Que cada um se afaste da iniqüidade."

Como um nobre se distingue de outro por sua estrela de prata; como uma mulher virtuosa se distingue de uma prostituta por sua castidade;

então a santidade distingue entre as duas sementes. Todos os que são de Deus têm Cristo como capitão, e santidade é a cor branca que vestem.

Hebreus 2.10:

10 Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.

(5) Santidade é nossa honra. Santidade e honra são colocadas juntas.

I Tes 4.4:

4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,

Dignidade acompanha a santificação.

Apocalipse 1.5,6.

5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.

(14)

Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,

6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

Quando somos lavados e santificados, então somos reis e sacerdotes para Deus. Os santos são chamados de vasos de honra; eles são chamados de joias, pelo brilho de sua santidade, porque cheios do vinho do Espírito, isso os torna anjos terrenos.

(6) A santidade nos dá ousadia com Deus.

Jó 22.23-26:

23 Se te converteres ao Todo-Poderoso, serás restabelecido; se afastares a injustiça da tua tenda 24 e deitares ao pó o teu ouro e o ouro de Ofir entre pedras dos ribeiros,

25 então, o Todo-Poderoso será o teu ouro e a tua prata escolhida.

26 Deleitar-te-ás, pois, no Todo-Poderoso e levantarás o rosto para Deus.

Erguer o rosto é um símbolo de ousadia.

Nada pode nos deixar tão envergonhados de ir a Deus como o pecado.

Um homem iníquo em oração pode levantar as mãos, mas não pode levantar o rosto. Quando Adão perdeu sua santidade, ele perdeu sua

(15)

confiança; ele se escondeu. Mas a pessoa santa vai para Deus como um filho para seu pai; sua consciência não o censura por permitir qualquer pecado, portanto, ele pode ir com ousadia ao trono da graça e ter misericórdia para ajudar em tempos de necessidade.

Hebreus 4.16:

16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

(7) A santidade dá paz.

O pecado levanta uma tempestade na consciência; ubi peccatum ibi procella [onde há pecado, há tumulto].

"Não há paz para os ímpios." Isaías 17.21.

Justiça e paz se unem.

Santidade é a raiz que produz este doce fruto da paz; a justiça e a paz se beijam.

(8.) A santidade leva ao céu.

É a estrada do Rei do céu. "Lá haverá uma estrada, e ela será chamada de caminho da santidade."

Isaías 35.8.

Em Roma havia templos de virtude e honra, todos deviam passar pelo templo da virtude ao templo

(16)

de honra; portanto, devemos ir do templo da santidade ao templo do céu.

A glória começa na virtude. "Quem nos chamou para a glória e a virtude." 2 Pedro 1.3.

A felicidade nada mais é do que a quintessência da santidade; santidade é glória militante, e felicidade santidade triunfante.

O que devemos fazer para nos assemelhar a Deus em santidade?

Recorra ao sangue de Cristo pela fé. Este é o lavacrum animae [a lavagem da alma].

As purificações legais eram tipos e emblemas disso.

1 João 1.7:

7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

A Palavra é um espelho para nos mostrar nossas manchas, e o sangue de Cristo é uma fonte para lavá-las.

(2.) Ore por um coração santo. "Crie em mim um coração puro de Deus." Salmos 11.10.

Coloque seu coração diante do Senhor e diga:

Senhor, meu coração está cheio de lepra;

contamina tudo o que toca; Senhor, não estou

(17)

apto a viver com tal coração, pois não posso te honrar; nem morrer com tal coração; pois eu não posso te ver. Oh, crie em mim um coração limpo;

envia o teu Espírito a mim, para me refinar e purificar, para que eu seja um templo digno de ti, para o Deus santo habitar.

(3.) Ande com aqueles que são santos. "Quem anda com os sábios será sábio." Prov 13.20. Esteja entre as especiarias e sentirá o cheiro delas. Associação gera assimilação. Nada tem maior poder e energia para efetuar a santidade do que a comunhão dos santos.

Nota do Tradutor:

Nós vemos quão esclarecidos eram todos os pastores puritanos sobre em que consistia a verdadeira santidade, tanto em Deus quanto nos crentes.

Tão diferentemente de nossos dias, em que pouco se faz alusão à importância absoluta da santificação, ou então quando esta é comparada à melhoria do temperamento natural ou à aquisição de uma moralidade sadia.

Santidade, como foi apresentado no texto é transmitida a nós por infusão do Espírito Santo, mediante aplicação do poder da graça de Jesus, segundo a implantação do seu próprio caráter e virtude em nós.

(18)

Trata-se de um ser, de pensar, de sentir, de julgar, de agir, como o próprio Deus, em seus atos de justiça, amor, bondade, misericórdia e verdade.

É pela graça do Evangelho e de sua verdade que somos santificados, conforme pedido de Jesus a Deus Pai em João 17.17.

A justificação nos dá acesso à vida de Deus, mas é pela santificação que somos habilitados a ter íntima comunhão com Ele e o correto conhecimento da Sua vontade.

Hebreus 12.14:

14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor

(19)

Colossenses1

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai.

3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós,

4 desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos;

5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,

6 que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade;

7 segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo,

8 o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito.

9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

(20)

11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,

12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,

14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.

Tudo foi criado por meio dele e para ele.

17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,

19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude

20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas,

22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,

(21)

23 se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;

25 da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:

26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos;

27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;

28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;

29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando- me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.

Colossenses2

1 Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face;

2 para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para

(22)

compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo,

3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.

4 Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes.

5 Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.

6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,

7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.

8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

11 Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,

12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

(23)

13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;

15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,

17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,

19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.

20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:

21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,

22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.

(24)

23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

Colossenses3

1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena:

prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;

6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].

7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.

8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.

9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos

(25)

10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;

14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo;

instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

18 Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.

19 Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.

(26)

20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.

21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

22 Servos, obedecei em tudo ao vosso Senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.

23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,

24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;

25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

(27)

Referências

Documentos relacionados

Novo Cinema Indiano Teatro 15h e 18h – Cinderela Lá Lá Lá 11 TERÇA Exposições 12 QUARTA Cinema Buster no Brasil Teatro 20h – Cachorro Enterrado Vivo 13 QUINTA Cinema

i) Derivativos instrumentos de hedge de fluxo de caixa - transações previstas altamente prováveis, contratadas com o propósito de minimizar a exposição da

Quando se diz que Isaías viu o Senhor (Is 6.1), isso não significa que ele viu a Pessoa de Deus, pois homem nenhum pode ver a face de Deus e continuar vivo (Êx 33.20).. Na verdade,

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

“A implantação desta forma racional de exploração das atividades econômicas ocorre por meio da ação de um país economicamente desenvolvido em termos

16.. aparentemente, imia falta de coordenafào entre os membros da equipa, sobretudo em comparagáo com anqueza dos códices musicados das Cantigas de Santa Maria. Porum lado, há

Quando você prescreve um caminho de comportamento ou expectativas para um pensamento, você está definindo alvos a serem alcançados através de esforço pessoal.. Wesley não

Francisco nos lembra de que a santidade é uma preocupação para todo membro da Igreja e de que ela nos chama a ir ao encontro, não a nos esconder. Universalismos de todos os