• Nenhum resultado encontrado

IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA BOLETIM INFORMATIVO ANO IX Nº DE OUTUBRO DE Onde está Deus?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA BOLETIM INFORMATIVO ANO IX Nº DE OUTUBRO DE Onde está Deus?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Onde está Deus?

A resposta mais usual para a questão que intitula esta pastoral é que Deus está na igreja, mais precisamente, no templo. Sim, é isso que desde cedo nos é ensinado: o templo é a casa de Deus e é exatamente isso o que nos afirma o texto bíblico de 2 Cr. 5:13.

Primeiramente o tabernáculo no deserto e posteriormente o templo em Jerusalém eram tidos como habitação de Deus. Era nesses am- bientes que se podia sentir a presença de Deus. Com Jesus, essa con- cepção da localização de Deus é radicalmente alterada; a adoração ou a busca a Deus não se dá mais num lugar específico, pois o enten- dimento é de que Deus não está preso ou associado a um espaço físi- co, já que Ele é espírito e a verdadeira adoração a Deus deve ser es- piritual, e não processual.

Na morte de Jesus, o véu que separava o santo lugar do santo dos santos se rasgou, simbolizando a acessibilidade e o contato direto com Deus Pai. Esse acontecimento ajudou a resgatar a ideia de que Deus é tudo em todos, conceito sintetizado pelo apóstolo Paulo em 1 Co. 15:28. Di- zemos resgatar essa ideia porque ela foi estabelecida por Deus durante a criação. Ao nos criar, Ele usou como matéria-prima a sua própria es- sência. Portanto, todos nós carregamos um pouco de Deus.

Por conta da queda, essa imagem e semelhança se deturparam. Para tentar restabelecer a condição de santidade dos seres humanos, Deus fez uso do culto e das cerimônias que o compunham, fato que acontecia em um espaço físico determinado, o templo. Por isso, por muito tempo associou-se Deus e Sua ação ao

templo. Era ali que Deus estava.

O culto e o templo tornaram-se o único caminho a Deus. Contu- do, a condição pecaminosa dos seres humanos não anulou a es- sência de Deus em suas vidas.

Deus sempre esteve e sempre es- tará em todos os seres humanos, independentemente da consci- ência ou reconhecimento desse fato pelas pessoas, pois Deus faz parte da essência humana.

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 383 • 2 DE OUTUBRO DE 2011

(2)

De onde podemos concluir que Ele está em todos, mas em todos mes- mo – no órfão, na prostituta, no pastor, no assassino, no mendigo, nos músicos do Ministério de Louvor, no pobre, no abastado etc. Não po- demos estereotipar Sua presença apenas naqueles que estão na igreja ou de alguma forma ligados a Ele. Deus está acima da igreja, da dou- trina, do rito e da consciência humana.

Contudo, o anseio de Deus é restaurar a sua imagem e semelhança em nós. Foi por isso que Ele enviou Jesus, pois concluiu que nenhu- ma prática humana seria capaz de regenerar os homens e mulheres.

Apenas uma nova aliança teria condições de renovar o elo entre Deus e Sua criação. Por isso, o lugar da santificação deixou de ser o altar e passou a ser os nossos corações.

Onde está Deus? Ele está em cada um de nós. Mas, para que possa- mos enxergá-Lo e reconhecer Sua existência em nós, precisamos mor- rer para nós mesmos, a fim de que Cristo possa nos dar uma nova vida.

Que possamos olhar para quem está à nossa volta sa- bendo que Deus está ali e, se tivermos dificuldade de encontrá-Lo no outro, que possamos ser usados para sinalizar a todos que há um caminho de restauração e renovo em Jesus Cristo!

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

MUNDO CRISTÃO

Evangélicos continuam a crescer O número de evangélicos não para de cres- cer no Brasil. É o que mostra uma pesqui- sa do economista Marcelo Neri, da Funda- ção Getúlio Vargas, com base em dados do IBGE. A informação foi divulgada no final de agosto, pela revista Veja.

Entre 2003 e 2009, houve uma queda de

7,3% entre os que se declaram católicos. Nesse mesmo período, os evan- gélicos passaram de 17,9% para 20,2% do total de brasileiros. Hoje, por- tanto, os católicos somam 68,4% da população – o menor percentual da história (no início dos anos 1980, 90% da população se dizia católica).

A pesquisa mostra outra novidade: proporcionalmente, entre os bra- sileiros católicos há mais homens do que mulheres. É a primeira vez que isso acontece.

Para coibir o crescimento dos evangélicos no país, a Igreja Católica divulgará uma nova visita do Papa, para janeiro de 2013. O líder da

(3)

Igreja Católica encontrará o seguinte quadro: o número de católicos no Brasil, que diminuiu aceleradamente nos anos 1980 e 1990 e se es- tabilizou no início da década passada, voltou a cair.

Estima-se que o número de evangélicos brasileiros dobrará na próxi- ma década, chegando a 109 milhões. Segundo estimativas da missão internacional Servindo aos Pastores e Líderes (Sepal), os evangélicos representarão 50% da população brasileira.

Pela Redação Creio (www.creio.com.br)

URGENTE

Liberdade jogada ao vento!

Quantas vezes cantamos aque- la canção que diz “Livre pra cor- rer, livre pra dançar, livre pra vi- ver por ti, eu sou livre”! Adora- mos proclamar nossa liberdade em Cristo dentro da igreja e nos acanhamos fora dela. Vivemos no Brasil, um país com liberdade re- ligiosa, onde podemos adorar a Deus e seguir a religião que qui- sermos e como quisermos.

Desde a última quarta-feira, está rolando na internet um abaixo-assinado implorando por adesões a uma petição à Embaixada do Irã em favor do Pastor Youcef Nadarkhani, um iraniano que aos 19 anos deixou de seguir o islamismo e se converteu ao cristianismo, tornando-se pastor e fundan- do uma pequena comunidade evangélica chamada a Igreja do Irã.

Yousef, que hoje está com 34 anos, é casado e tem dois filhos pequenos, foi preso em 2009 e condenado à morte por apostasia, de acordo com a lei islâmica. Na próxima semana, sairá sua sentença e milhares de cristãos ao redor do mundo têm se mobilizado mandando suas assinaturas on-li- ne, ligando para as embaixadas iranianas ou fazendo passeatas. Neste sá- bado (30/9), ocorreu uma passeata em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Estima-se que cerca de 30 mil assinaturas já foram colhidas pela pe- tição on-line, mais de 2.000 mil delas de brasileiros. O advogado de Yousef está otimista quanto à anulação da execução.

Por meio desse fato, Deus quer nos alertar sobre o que estamos fazendo com nossa liberdade religiosa. Estamos cuidando dela como Deus dese- ja? Se estivéssemos condenados à morte por nossa fé, assim como You- sef, continuaríamos declarando que servimos a Deus e somente a Ele?

Você sabia que, desde 2001, mais de 2.000 cristãos já foram mortos por islâmicos? Glorifique a Deus por hoje você ter tido mais um dia de liberdade e de vida!

(4)

Nada mais forte do que a oração do justo! Oremos por essa vida e por todos os perseguidos em razão de sua fé, pois o Senhor está inclina- do para nos ouvir.

Para aderir ao abaixo-assinado em favor de Yousef, acesse o site http://www.familiadapaz.com.br/.

Por Carla Stracke

ESPAÇO DOS MINISTÉRIOS

Procura-se um líder

Há alguns meses, nosso Concílio Local reativou o Ministério de Ex- pansão Missionária de nossa igreja. Essa decisão tem pelo menos dois significados. O primeiro é simbólico, pois a reativação desse ministé- rio sinaliza a reafirmação do compromisso da igreja com a evange- lização. O outro significado, bem mais concreto, é que, a partir des- sa decisão, precisamos dar alguns encaminhamentos práticos na vida da igreja, a fim de que esse ministério volte a exercer suas funções.

A primeira e mais importante medida que precisamos tomar é a defi- nição de quem vai coordenar o Ministério de Expansão Missionária.

Só a partir daí poderemos dar outros encaminhamentos. Hoje quem exerce interinamente a coordenação do ministério é o Pr. Tiago e as ações do ministério têm se restringido à Congregação em Santana de Parnaíba. Mas as atribuições da Expansão Missionária vão além da supervisão da Congregação. De acordo com o regimento interno de nossa igreja, cabe ao Ministério de Expansão Missionária:

• Promover séries e campanhas de evangelização, internas e externas;

• Promover cultos que despertem o espírito missionário dos mem- bros da igreja;

• Promover literatura evangelística para que os membros evangeli- zem nos bairros, escolas, delegacia de polícia, hospitais etc;

• Liderar campanha de visitação;

• Cuidar da expansão missionária da igreja nos pontos missionários e congregações;

• Ser responsável pelos cultos nos lares e nas congregações da igreja local;

• Auxiliar o Pastor nos cultos e substituí-lo em sua ausência.

Além de ampliar e aprimorar as ações do ministério, precisamos de uma pessoa para coordená-lo. O Pastor pode, em algumas ocasiões, assumir algum ministério, caso haja necessidade. O correto, porém, é que os(as) leigos(as) assumam as diferentes áreas da igreja.

Por isso, estamos orando e procurando alguém que possa se dispor a coordenar o Ministério de Expansão Missionária. Há alguns requisitos básicos para essa função: ser membro da igreja e estar envolvido(a)

(5)

em sua caminhada, ser proativo(a), gostar de liderar, ter paixão pelas vidas e pelo evangelismo e, acima de tudo, ter disposição para ser usado por Deus. Quem tiver interesse em se envolver e assumir essa responsabilidade deve procurar o Pastor e apresentar seu nome.

Coordenador do Ministério de Expansão Missionária Avisos

Acampadentro dos juvenis

Data: 14 e 16 de outubro;

Local: Na nossa igreja;

Investimento: R$ 20,00;

Tema: “Qual É Seu Chamado?”;

Inscrições: Com Bia Chinello.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en- fermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Antônio (irmão da Rosa), Bruno Estrozi, Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), Maria Lígia e Tatiana Estrozi;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;

• Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo Adriel Maia, da nossa Região;

• Pelo 40º. Concílio Regional na 3ª. Região Eclesiástica.

Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin devem procurar o Pr. Tiago.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Aniversariantes

3/10 Regina Ap. Rossi e Dulce Maria Gonçalves Oliveira 5/10 Rafael Olivieri, Neli da Silva,

Mirian Simões Dias e Tânia Maria de Paula 7/10 Marco Aurélio Laguna

8/10 Malvina Manoel Paes

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO Tiago/Salete Danilo/Roberto

GUARDADOR DOS CARROS Júlio Felipe Emerson

MINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Edna Daniela/Adriana

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Flávia Gonçalves Pr. Tiago/Manoel

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pra. Laura

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª feIRa 4ª feIRa 6ª feIRa DomIngo

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual

20h Culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h Assista as transmissões ao vivo

dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ou

http://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11h

Tiago Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h

Tiago 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago

Referências

Documentos relacionados

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado

ύ- παρξη σκλάβων, κοπαδΐ(δν και μιας -δουλικής τάξης γελαδάρηδων καΐ βοσκών. Ή παραγωγή Ιχει τόσο προχωρήσει, ώστε ή κοινό- τητα δέν εξαρτάται πιά, ως πρός τή.

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com