• Nenhum resultado encontrado

Recapitulação Grupal do Processo de Encarnação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Recapitulação Grupal do Processo de Encarnação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Quando entendermos melhor a natureza da luta atual e considerarmos as causas subjetivas em vez das razões objetivas superficiais, haverá um real progresso no processo de libertação da humanidade da escravidão e da estreiteza de civilização atual e da influência das forças e energias responsáveis pela situação. Essas energias serão então compreendidas, manipuladas corretamente e dirigidas para fins construtivos e desejáveis.

Intervalo Breve de Silêncio

Um estudo mais intenso das forças que estão produzindo o transtorno externo, pode servir para clarificar [nossa] visão e restabelecer a confiança no Plano de Deus e em seu divino amor e beleza. Assim talvez [adquiramos] uma nova visão e um ponto de vista mais construtivo.

O De st i no da s Naç õe s

Intervalo de Silêncio Profundo

Estejam atentos aos sinais dos tempos, e não se desanimem pelo futuro imediato.

Um T ra t a do sobre Fogo C ósm i c o

* * *

Recapitulação Grupal do Processo de Encarnação

Embora me esforce por assentar as bases para a nova astrologia e proporcionar

certa medida de informações técnicas do ponto de vista da Hierarquia, meu motivo

fundamental é sempre o mesmo: indicar o caminho do processo vivo e estimular

aquela curiosidade divina e o sentido de aventura espiritual expansiva e de

aspiração entusiasta de progresso, que é latente em todos os discípulos e que,

quando estimulado, os habilitará a prosseguir de maneira mais serena e sensata no

Caminho de Retorno. De outra maneira o valor prático do que procuro transmitir

não teria nenhuma importância real.

(2)

Serei compreendido e a nova astrologia virá à existência de acordo com a capacidade esotérica daqueles que leem e refletem sobre as minhas palavras.

Anseio sumamente que nestes dias em que a influência de Escorpião e do planeta Marte é tão fortemente sentida nos assuntos do mundo, que o verdadeiro insight possa ser cultivado, o otimismo e o entendimento sejam desenvolvidos e que a natureza dos testes aos quais o discípulo mundial, a humanidade está sendo submetido nestes dias, sejam avaliados em seu verdadeiro valor e, assim, que verta luz no caminho do homem. Somente pelo entendimento vira a solução e se conseguirá retificar o erro.

Intervalo de Silêncio Profundo

A fim de compreender melhor a natureza do discipulado e os processos de estabilização e correta direção, deve preceder a experiência da iniciação em Capricórnio um cuidadoso estudo das implicações espirituais do signo de Escorpião e de sua função como provedor de “pontos de crise” e “momentos de reorientação”, que será de grande valor para o estudante dedicado.

Escorpião rege e governa a quarta Hierarquia Criadora, a humana, do ângulo do alma e não do ângulo da natureza inferior. A luta final em Escorpião só tem lugar quando o ponto de equilíbrio entre alma e corpo foi alcançado em Libra, e é em Escorpião que a preponderância da energia espiritual é imposta sobre as forças pessoais inferiores.

Escorpião governa “os iniciados”, que é o verdadeiro nome esotérico do homem, e através de seu regente planetário hierárquico, os Filhos da Mente, os Mensageiros da Deidade são revelados, mas é através de Marte e da atividade Marciana que ocorre a revelação.

Intervalo de Silêncio

P

el

o efeito

d

a energia que flui dos signos zodiacais, o homem se prepara para a

crise de orientação” , na qual, lenta e gradualmente, inverte seu modo de progresso na roda da vida e começa conscientemente a jornada de retorno à sua fonte. Vai então de Áries para Peixes via Touro, Escorpião e Capricórnio, em vez de passar de Áries para Touro via Sagitário, Leão e Câncer. A triplicidade de constelações mencionadas nestas duas grandes rotas em torno do zodíaco exerce um efeito definido e muito importante, e elas são chamadas de “ signos superiores de influência ”... Assim, gradualmente e com dor infinita, a alma humana aprende a atuar primeiramente como membro da família humana e

,

depois

,

como entidade espiritual,

a

alma divina.

A st rol ogi a E sot é ri c a

Intervalo de Silêncio

(3)

A Hierarquia tem Sua própria vida, suas próprias metas e objetivos, seu próprio ritmo evolutivo e Suas próprias expansões espirituais, que não são os mesmos do reino humano. Estas metas e ritmos se tornarão mais conhecidas para os homens reflexivos à medida que a Hierarquia for se aproximando do plano físico.

Intervalo Breve de Silêncio

Este reaparecimento no plano físico e a consequente vida de serviço (que envolve fatores de profundo significado para os homens) são uma expressão do impulso espiritual inerente que está impelindo a ação hierárquica em duas direções, mas envolve um movimento unificado que abrange os cinco planos da evolução super-humana e necessita de uma recapitulação grupal no processo de encarnação.

Os R ai os e as Ini c i aç õe s

* * *

Intervalo de Silêncio Profundo

Dois signos são de construção definidamente tríplice e isto tem um significado claro para o esoterista: Virgem é um signo tríplice. Escorpião também é um signo tríplice, muito parecido com Virgem.

Estes dois signos são cruciais na experiência do ser humano, pois indicam a função da tríplice forma e a liberação do homem aprisionado na forma, através dos testes em Escorpião, que comprovam para ele e para o mundo a realidade daquilo que Virgem velou ou ocultou.

Intervalo de Silêncio

Escorpião ocasiona oportunamente a morte da personalidade. Esotérica, assim como exotericamente, Escorpião é o signo da morte e do funeral, da descida às profundezas para ser novamente elevado às alturas (ao pico da montanha em Capricórnio). Afirma-se em alguns dos livros mais antigos que “o calor da terra, a mãe, e o ferrão do escorpião são os dons benéficos que o girar da roda dá ao homem no início e no final”. Estes dons, quando aceitos e usados, levam um homem à liberação e, com o tempo, para longe do controle e da dor da Cruz Fixa.

Intervalo de Silêncio Profundo

Dois Raios são postos em uma potente posição de controle em Escorpião; são

eles o sexto Raio de Devoção e o quarto Raio de Harmonia através de Conflito,

esse último tendo uma relação característica com o modo de desenvolvimento

humano, e o primeiro com os métodos da era pisciana que está passando. Marte e

(4)

Mercúrio controlam e Marte está particularmente ativo, devido ao fato de que Marte é tanto o planeta ortodoxo que controla a personalidade em Escorpião como também o planeta esotérico que condiciona o desenvolvimento do discípulo.

Em Escorpião, o resultado de todas as lutas travadas durante a aparentemente interminável peregrinação em torno do zodíaco ou roda da vida, chega a um ponto de clímax, novamente através da atividade de Marte, que não apareceu ativamente nos signos intermediários entre Áries e Escorpião no que diz respeito à roda revertida. O discípulo agora tem que demonstrar a força, o caráter e a qualidade que revelou e desenvolveu dentro de si mesmo durante a sua longa peregrinação…

Intervalo Breve de Silêncio

Em Escorpião, dois fatores muito ocultistas surgem do passado e começam a absorver a atenção do discípulo. Um é a memória e o outro, como consequência da memória, é o Morador no Umbral. Memória no sentido aqui implicado não é simplesmente uma faculdade da mente, como tantas vezes se supõe, mas é essencialmente um poder criador. É basicamente um aspecto de pensamento e — juntamente com a imaginação— é um agente criador, porque pensamentos são coisas, como bem sabem.

Dos recessos mais antigos da memória, de um passado profundamente enraizado que é definitivamente lembrado, e do subconsciente racial e individual (ou reservatórios de pensamento e desejos fundados e estabelecidos, herdados e inerentes) emerge, de vidas e experiência individuais passadas, aquilo que é o somatório de todas as tendências instintivas, de todas as miragens herdadas e de todas as fases de atitudes mentais erradas; a estes (que constituem um todo fusionado) damos o nome de Morador no Umbral.

Este Morador é o somatório de todas as características da personalidade que não foram conquistadas e subjugadas e que, afinal, devem ser dominadas antes que seja possível tomar a iniciação. Cada vida vê algum progresso realizado, alguns defeitos de personalidade corrigidos e algum avanço real efetuado. Mas os resíduos indomados e as antigas obrigações são inúmeros e muito potentes e —quando contato do alma é estabelecido adequadamente— chega uma vida em que a personalidade altamente desenvolvida e potente se torna, em si, o Morador no Umbral.

Então o Anjo da Presença e o Morador ficam cara a cara e algo então deve ser feito.

Finalmente, a luz do eu pessoal se desvanece e míngua na chama de glória que

emana do Anjo. Então a glória maior apaga a menor. Isto só é possível quando a

(5)

personalidade entra fervorosamente nesta relação com o Anjo, se reconhece como o Morador e —como discípulo— dá início à batalha entre os pares de opostos e adentra nos testes de Escorpião. Estes testes e provas são sempre autoiniciados...

No entanto, a nota-chave de Escorpião é Triunfo. Esta é sua maior expressão no plano físico.

* * *

Intervalo de Silêncio Profundo

As notas-chave As notas-chave deste signo são, portanto: teste, prova, e triunfo. Também podem ser chamadas de luta, resistência e atitudes sagitarianas.

Outro ângulo da experiência em Escorpião pode ser coberto por duas palavras: re- capitulação e re-orientação.

Intervalo Breve de Silêncio

Neste signo, o filho pródigo cai em si e, tendo se alimentado das migalhas da vida e exaurido os recursos do desejo e da ambição mundanos, diz: “Vou me levantar e ir para meu Pai”.

Será óbvio para vocês, portanto, como os testes em Escorpião e a atividade de Marte são potentes para despertar toda a natureza inferior e ocasionar sua rebelião final e a última resistência, por assim dizer, da personalidade contra a alma.

É Marte que leva o Arjuna mundial ao combate ativo. Todo o homem está então comprometido e a “luta dos sexos” se resolve em seu aspecto mais elevado por meio da batalha entre a personalidade ou natureza forma altamente desenvolvida e a alma, que procura ser o fator controlador decisivo.

Marte sempre rege o caminho do discípulo individual, e hoje o discípulo mundial, a humanidade como um todo, se encontra no próprio portal do Caminho.

O Ocidente inteiro está neste momento sob a influência marciana, mas isto terminará nos próximos cinco anos.

O ano de 1945 viu esta influência desaparecer quase que totalmente, sobretudo do plano astral. Os astrólogos bem fariam em lembrar que as influências das constelações, signos e planetas operam em três níveis de consciência —três níveis descendentes— e são sentidos primeiro no plano mental, em seguida no plano astral e, finalmente, no plano físico. Mas os astrólogos tratam principalmente deste último plano, enfatizando acontecimentos e eventos e não as causas condicionantes.

No presente, a astrologia trata dos efeitos e não do que os causa. Há muita

confusão sobre este assunto e os horóscopos dos três níveis são muitas vezes

(6)

distorcidos. Um horóscopo que poderia ser interpretado estritamente do plano mental recebe uma interpretação física, e assim acontecimentos que são inteiramente mentais são retratados como ocorrências físicas. Una pista para esta tríplice interpretação que a astrologia finalmente deve reconhecer se encontra na relação dos planetas ortodoxos, esotéricos e hierárquicos com os raios dos quais são expressão.

* * *

Intervalo de Silêncio Profundo

Marte governa os sentidos, que são cinco em número. Estes sentidos são a base de todo conhecimento humano no que diz respeito ou se infere como tangível ou objetivo. Marte, portanto, rege a ciência e daí a razão nesta era para a fundamental mas não permanente materialidade da ciência —uma materialidade que está rapidamente diminuindo, à medida que Marte se aproxima do fim de seu presente ciclo de influência. A tendência da ciência moderna já está se trasladando para o âmbito do intangível e para o mundo do não-material. Por isso também o fato de que a oposição ao ocultismo está minguando, e seu dia de poder está se aproximando.

Intervalo de Silêncio

Pelo exposto observarão como as funções de Escorpião e Marte no nosso planeta são importantes neste momento, e notarão além disso que breve tempo resta para que a humanidade possa (correta ou erradamente) manejar suas provas. Entenderão também a pressão sob a qual a Hierarquia luta neste momento, agora que energia marciana está se expressando no plano astral. O Hércules mundial levantará este problema para o céu e “elevará a Hidra” da paixão e do ódio, da ganância e da agressão, e do egoísmo e da ambição, para a região da alma? Ou levará toda a questão para baixo, para o plano físico, com o inevitável corolário do desastre mundial, da guerra mundial e da morte? São estes os problemas com que se defronta a Hierarquia guiadora.

A st rol ogi a E sot é ri c a

Intervalo de Silêncio Profundo

Peço-lhes que relacionem minhas palavras com as atuais condições mundiais, que vejam surgindo dos reinos da subjetividade, aquelas forças e potências que estão mudando diretamente a corrente dos pensamentos dos homens, que estão moldando suas ideias e, incidentalmente, alterando a face da Terra e a política das nações.

O De st i no das N aç õe s

* * *

(7)

Intervalo de Silêncio

Em Sagitário, Marte aparece regendo a sexta Hierarquia Criadora, os senhores lunares da natureza forma que oportunamente devem ser sacrificados ao aspecto espiritual superior e postos sob o controle do Anjo solar. O efeito de Marte é, portanto, em grande parte efeito

d

e massa e resultados grupais, produzindo grandes lutas, mas conduzindo

,

afinal

,

para a grande revelação.

Em Áries, é a revelação final da natureza do conhecimento e o propósito da encarnação; em Escorpião, é a revelação da visão de liberação e serviço; em Sagitário, é a revelação do propósito d

o

controle da alma sobre os reinos inferiores

d

a natureza, via o centro humano de energia. Em consequência

,

nunca se deve esquecer que Marte estabelece relações entre opostos e é um fator benéfico e não maléfico, como se supõe com tanta frequência.

A st rol ogi a E sot é ri c a

Nesta época, todo o mundo está enredado no caos e na desordem resultantes do choque das forças do sexto e do sétimo raios. Quando um raio se retira e outro entra em manifestação e seu impacto sobre a Terra e sobre todas as formas, em todos os reinos da natureza, alcança o ponto em que as duas influências se equivalem, chega-se a um ponto de crise bem definido. É o que está acontecendo agora, e a humanidade, submetida a dois tipos ou formas de energia, está “fora do eixo”; daí a intensa dificuldade e tensão do período mundial atual.

O De st i no das N aç õe s

Os testes e dificuldades e dores desta era são sintomas ou indícios da “entrada em manifestação” da nova civilização e cultura. Anunciam o nascimento da nova era que o mundo inteiro aguarda. Isto acontecerá se —falando esotericamente— a energia de sexto raio de Marte for transmutada na energia de sexto raio de Netuno, pois o uno é “objetivo e cheio de sangue” e o outro é “subjetivo e cheio de vida”.

O iniciado sempre tem que expressar, em cada signo do zodíaco, a consumação e o fruto espiritual da experiência da vida anterior, do experimento mundial e da conquista da alma. O egoísmo tem sempre que se converter em serviço ativo vivo e o desejo tem que demonstrar sua transmutação na pureza d

a

aspiração espiritual de se identificar com a vontade de Deus.

A st rol ogi a E sot é ri c a

* * *

Intervalo de Silêncio Profundo previamente à Meditação do NGSM

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Controlador de alto nível (por ex.: PLC) Cabo da válvula Tubo de alimentação do ar de 4 mm Pr essão do fluido Regulador de pressão de precisão Regulador de pressão de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Outros problemas observados foram o do espaço físico das empresas serem muito restritos ao número de funcionários, a iluminação não atender às normas, o ruído em certas

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Figura 4.10 – Fluxo de CO2 para as áreas de footprint de três torres localizadas em unidades experimentais submetidas a diferentes tipos de manejo pastoril Rotativo,