• Nenhum resultado encontrado

I 1 – Movimentos entre a aresta de corte e a peça e suas respectivas direções e percursos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "I 1 – Movimentos entre a aresta de corte e a peça e suas respectivas direções e percursos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Professores autores:

Oswaldo Tadami Eduardo Silva Lisboa Marcelo Neublum Capuano

jan 2018 publicado em:

www1.fatecsp.br/Lisboa apostilas

(2)

Capitulo I – Movimentos e relações de usinagem

Para o estudo e utilização dos conceitos e parâmetros dos processos de usinagem; é necessário que se tenha uma terminologia padrão. Devido a este fato, as diversas associações de normalizações em diversos países desenvolveram normas versando sobre as grandezas de usinagem e geometria das ferramentas. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) assumiu esta responsabilidade. Este capítulo é baseado na norma NBR 6l62 – Conceitos da Técnica de Usinagem-Movimentos e Relações Geométricas.

Para obter maior aprofundamento sobre o tema, recomenda-se a consulta à norma.

I 1 – Movimentos entre a aresta de corte e a peça e suas respectivas direções e percursos.

Os movimentos no processo de usinagem são relativos entre a aresta de corte e a peça, considerando- se, para um melhor entendimento do processo, sempre a peça parada e todo o movimento acontecendo com a ferramenta. Além disso, os movimentos podem ser ativos (responsáveis pela remoção do material) ou passivos.

Os movimentos ativos são:

Movimento efetivo – movimento entre a aresta e corte e a peça, do qual resulta o processo de usinagem. Quando o movimento de corte e o movimento de avanço (a serem definidos logo abaixo) acontecem simultaneamente, o movimento efetivo é o resultante destes dois e quando isto não acontece, o movimento efetivo é idêntico ao movimento de corte.

Movimento de corte – movimento entre a aresta de corte e a peça, o qual sem o movimento de avanço, origina somente uma única remoção de cavaco, durante uma rotação ou um curso (Figuras de l a 3).

Movimento de avanço – movimento entre a aresta de corte e a peça que, juntamente com o movimento de corte, possibilita uma remoção contínua ou repetida do cavaco, durante várias rotações ou cursos. Pode ser continuo (torneamento, furação ou repetido (aplainamento)).

Os movimentos passivos são:

a)Movimento de ajuste – movimento entre a aresta de corte e a peça, no qual é pré-determinada a espessura da camada de material a ser removida. Nos processos de sangramento, furação e brochamento este movimento não acontece.

b)Movimento de correção – movimento entre a aresta de corte e a peça, para compensar alterações devidas, por exemplo, ao desgaste da ferramenta, variações de posição originadas termicamente, etc.

c)Movimento de aproximação - movimento entre a aresta de corte e a peça, com o qual a ferramenta antes da usinagem é aproximada à peça.

a) Movimento de recuo – movimento entre a aresta de corte e a peça, com o qual a ferramenta, após

(3)

que, somados, resultam no temo total de fabricação (produção).

A todos estes movimentos estão associadas direções, velocidades e percursos. Assim, temos:

-Direção afetiva, velocidade efetiva (vc) e percurso efetivo (lc).

-Direção de corte, velocidade de corte (vc) e percurso de corte (lc).

-Direção de avanço, velocidade de avanço (vf) e percurso de avanço (lf).

-Direção de ajuste, velocidade de ajuste (vz) e percurso de ajuste (lz).

-Direção de correção, velocidade de correção (vn) e percurso de correção (ln).

-Direção de aproximação, velocidade de aproximação (va) e percurso de aproximação (la).

-Direção de recuo, velocidade de recuo (vr) e percurso de recuo (lr).

Exemplificando temos que a direção de corte é a direção instantânea do movimento de corte, no ponto de corte escolhido; a velocidade de corte é a velocidade instantânea do movimento de corte, no ponto de corte escolhido e o percurso de corte é à distância percorrida pelo ponto de corte escolhido, segundo a direção de corte.

Cabem aqui algumas considerações sobre as velocidades de corte e avanço e sobre o tempo de corte:

a)- Velocidade de corte – o movimento de corte é conseguido através da rotação da peça (em operações como o torneamento, por exemplo) ou, ainda, através de um movimento retilíneo da ferramenta c/ou da peça (aplainamento). Para os casos em que o movimento é resultado da rotação da ferramenta ou da peça, a velocidade de corte será dada por:

r

v se 2n então

2 1000d n

v r n

vc c

sendo vc [m/min], d[mm] e n [rpm].

b) velocidade de avanço - ao movimento de avanço está associada à velocidade de avanço. Esta é dada por:

n f

vf Sendo vf [mm/min] e n [rpm].

b) Tempo de corte – aos movimentos de corte e de avanço encontra-se associado ao tempo de corte, o qual é dado por:

c c

c v

t l v t s t

v s se

f l lc d f

e vc dn então

n d

f l d t

f

c

f n

tc lf

As figuras de l a 3 mostram as direções e velocidades efetivas, de corte e de avanço e a figura 4 mostra os percursos de corte e avanço no processo de fresamento.

(4)

Figura 01 – Direção dos movimentos de corte, de avanço e efetivo no torneamento.

Ângulos da direção de avanço , da direção efetiva  e plano de trabalho.

Figura 02 – Direção dos movimentos de corte, de avanço e efetivo na furação. Ângulos da direção de avanço , da

direção efetiva  e plano de trabalho.

Figura 03 – Direção dos movimentos de corte, de avanço e efetivo no fresamento discordante. Ângulo da direção de avanço

, da direção efetiva , e plano de trabalho.

Figura 04 – Percursos de corte lc, de avanço lf, e efetivo le na operação de fresamento discordante.

a) profundidade ou largura de usinagem ap- profundidade ou largura de penetração da ferramenta em relação à peça, medida perpendicularmente ao plano de trabalho (figuras 5, 7 e 8). No torneamento cilíndrico e de faceamento, fresamento e retificação frontal, ap é denominada profundidade de usinagem. No fresamento, brochamento, fresamento e retificação tangencial ap são denominadas largura de usinagem. Na furação em cheio ap corresponde à metade do diâmetro da broca.

(5)

Figura 07 e 08 – Penetração de trabalho ae no fresamento frontal e largura de usinagem ap e penetração de avanço af no fresamento tangencial.

Figura 05 – Superfícies, grandezas de corte, ponto de referência D, e largura nominal de corte bD no torneamento

Penetração de trabalho ae – grandeza de penetração da ferramenta em relação à peça, medida no plano de trabalho e perpendicularmente à direção de avanço. A penetração de trabalho ae tem importância predominante no fresamento e retificação plana (figura 7 e 8) .

l.6 – Grandezas de Corte

Estas grandezas definem teoricamente as dimensões da camada de material a ser removido da peça.

Elas não são idênticas às dimensões dos cavacos obtidos. São conseqüências do perfil da aresta de corte ativas, das grandezas de penetração e dos avanços .São definidas no plano de medida PD (figura 9).

Antes de se definir estas grandezas necessita-se definir:

Ponto de referência da aresta de corte D – situa-se no meio da aresta de corte ativa e serve para a determinação do plano de medida PD

Plano de medida PD – Plano perpendicular à direção de corte, passando pelo ponto de referência da aresta de corte D.

Agora se podem definir as grandezas de corte:

a) Seção transversal nominal de corte AD – área da seção transversal calculada de um cavaco a ser removido, medida no plano de medida no plano de medida PD (figura 5)

(6)

b) Seção transversal nominal total de corte ADtot – soma das áreas das seções transversais nominais de corte , geradas pelas arestas de corte que estão em ação simultânea, quando se empregam ferramentas multicortantes.

c) Largura nominal de corte bd – distância entre dois pontos extremos da aresta principal de corte, medida no plano PD (figura 5).

d) Espessura nominal de corte hD - grandeza calculada, resultante da relação entre a seção transversal nominal de corte e a largura nominal de corte.

A espessura local de corte hi é a espessura calculada do cavaco a ser removido, num ponto qualquer da aresta de corte, perpendicular à aresta, num plano a ser determinado para este fim.

Considerando-se a usinagem como ferramenta com aresta de corte retilínea, ponta de corte com canto vivo, ângulo de inclinação s = 0 e ângulo de posição da aresta secundária ’r = 0, pode-se ter uma definição simplificada das grandezas acima e, assim, tem-se (figura 9)

Figura 09 – Grandezas de corte para arestas de corte retilíneas.

Exemplo: torneamento cilíndrico com ferramenta com s = 0, o ponto de corte escolhido neste caso encontra-se na ponta de corte da ferramenta

(7)

medida perpendicularmente à direção de corte, satisfazendo as condições da definição simplificada. Neste caso é válida a relação:

l.2. – Conceitos Auxiliares

ângulo da direção de avanço () – ângulo entre a direção de avanço e a direção de corte.

Pode ser constante, como no torneamento e na furação ( = 90), ou variável continuamente durante o processo, como no fresamento. (figuras l a 3).

Figura 01 Figura 02 Figura 03

Ângulo da direção efetiva (·) – ângulo entre a direção efetiva e a direção de corte .

Plano de trabalho Pfe – plano imaginário que contém as direções de corte e avanço, passando pelo ponto de corte escolhido (figuras l a 3). Neste plano se realizam os movimentos que tomam parte na formação do cavaco.

Figura 01 Figura 02 Figura 03

l.3 – Superfícies na peça.

a)Superfície a usinar – superfície da peça antes da operação de usinagem (figura 5)

b)Superfície em usinagem – superfície da peça que está sendo gerada pelas arestas de corte da ferramenta. De acordo com a diferenciação entre aresta principal e secundária de corte (norma NBR 6l63), pode-se diferenciar a superfície em usinagem em principal e secundária. (figura 5).

Superfície usinada – superfície da peça que foi gerada pelo processo de usinagem. (figura 5)

(8)

l.4 – Grandezas de avanço

São grandezas que resultam do percurso de avanço.

a)Avanço f - é o percurso de avanço em cada volta ou em cada curso (figura 5)

b) – Avanço por dente fz – é o percurso de avanço por dente ou aresta de corte, medido na direção de avanço da ferramenta e corresponde à geração de duas superfícies em usinagem consecutivas (figura 6).

Tem-se assim que:

z fz f

Onde z é o número de dentes ou arestas de corte da ferramenta.

No brochamento o avanço por dente corresponde ao incremento dos dentes sucessivos da brocha.

c) – Avanço de corte fc – distância entre duas superfícies em usinagem, medida no plano de trabalho e perpendicular à direção de corte (figura 6). Tem-se assim que:

sen

fz fc

Figura 06 – Avanço por dente fz, no fresamento discordante l.5 – Grandezas de penetração

São grandezas que descrevem geometricamente a relação de penetração entre a ferramenta e a peça.

a) Largura de corte b – largura calculada da seção transversal de corte.Nas condições de simplificação, a largura de corte b é idêntica ao comprimento da aresta de corte ativa e à largura nominal de corte bd. De acordo com a figura 9, tem-se que:

r

b ap

sen

g) Espessura de corte h – espessura calculada da seção transversal de corte. Nas condições de

(9)

Figura 9 – Grandezas de corte para arestas de corte retilíneas. Exemplo:

torneamento cilíndrico com ferramenta com s = 0; o ponto de corte escolhido neste caso encontra-se na ponta de corte da ferramenta.

Referências

Documentos relacionados

Agora passando para a próxima página, página 6 da nossa apresentação, como sempre quebramos os nossos negócios por região e por unidade de negócios, e nós vemos agora na

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Agora quando eles brigam eu não sinto mais medo: sinto apenas ódio deles e fico nervoso e meu estômago ferve.. Mas do verão eu

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Adicionalmente, foram analisadas as Guias de Trânsito Animal (GTA), que permi- tiram identificar a movimentação do rebanho bovino em Mato Grosso. A maior parte dos

rearing systems (indirect suppliers) and would go on to slaughterhouses, the 40 municipalities in Mato Grosso that transported such animals accounted for 62% (4.9 million heads)