• Nenhum resultado encontrado

fome e apetite. Um procedimento alternativo ao bypass gástrico em Y de Roux é um bypass gástrico em

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "fome e apetite. Um procedimento alternativo ao bypass gástrico em Y de Roux é um bypass gástrico em"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Seja bem vinda(o) ao nosso Programa PerderPeso e cirurgia BYPass

Este procedimento pode assumir diferentes formas, mas um dos mais populares é o chamado bypass gástrico em Y de Roux. O objetivo de cada procedimento é sempre o mesmo - reduzir o tamanho do estômago, o que restringe e o quanto você pode comer. Um bypass gástrico também afeta os seus níveis de fome e apetite.

Um procedimento alternativo ao bypass gástrico em Y de Roux é um bypass gástrico em mini-loop. Este é um bypass recente e que funciona da mesma maneira e oferece os mesmos benefícios. A principal diferença é que um mini bypass gástrico envolverá menos 'redirecionamento' do sistema digestivo. Na cirurgia de bypass, o seu sistema digestivo é reconstruído para alterar a forma como o estômago e os intestinos gerem e absorvem a ingestão dos alimentos. Uma bolsa menor é criada na parte superior do estômago, deixando uma bolsa maior na parte inferior do estômago, e que não será mais utilizada.

Essencialmente, esta cirurgia torna o estômago menor. A bolsa menor é conectada ao intestino delgado por um pequeno túnel criado pelo cirurgião - "contornando" o resto do estômago.

A diferença entre um Roux-en-Y e um mini bypass gástrico está no número de anastomose (ou junções) entre o estômago e o intestino. Um bypass gástrico em Y-de-Roux tem duas dessas

"junções" - superior e inferior. Um mini bypass terá apenas um e perderá mais partes do intestino delgado.

Em ambas as cirurgias vai ter um aumento nos hormônios que darão maior saciedade. Ao mesmo tempo, os hormônios farão com que tenha menor sensação de fome e reduzir assim o seu apetite geral. Como resultado, um bypass gástrico pode ajudar a que perca peso com segurança e eficácia ao longo do tempo.

(2)

PORQUE FAZER A CIRURGIA DE BYPASS?

Como qualquer procedimento cirúrgico, fazer um bypass gástrico é uma decisão importante. Mas pode haver grandes benefícios e é um método comprovado para perda de peso e ideal se tiver muito peso para perder e já tentou muitos métodos convencionais, em que não teve sucesso a longo prazo.

VANTAGENS DA CIRURGIA DE BYPASS?

Para quem sofre de obesidade grave, as vantagens da cirurgia de redução do estômago podem para si superar os riscos. Os benefícios podem incluir:

- Melhorias em doenças cardíacas e nos fatores de risco do câncer - Reduzir níveis de colesterol

- Melhorias em uma série de condições de saúde, incluindo apneia do sono, asma, dor nas articulações, artrite, refluxo, fadiga e falta de ar

- Redução de sintomatologia de depressão, melhorando aa autoestima e a confiança, bem como ter maior sensação de bem-estar

O bypass gástrico em Y-de-Roux pode reduzir substancialmente em 1 ano a incidência de diabetes tipo 2, bem como a hipertensão.

BYPASS GÁSTRICO VS MANGA VS BANDA

A nossa equipa de especialistas ajudará a encontrar para si a mais adequada solução para perda de peso. Oferecemos vários procedimentos diferentes, incluindo bypass gástrico, banda gástrica e cirurgia de manga gástrica.

Como parte das suas consultas iniciais, os nossos especialistas ajudarão a esclarecer as principais diferenças entre um bypass gástrico e outras opções. Desta forma, apoiaremos na sua decisão de encontrar a melhor solução de acordo com seus objetivos de perda de peso.

(3)

BYPASS - O QUE É E O QUE ACONTECE?

A cirurgia de redução do peso gástrico é um método comprovado para perda de peso, que pode ser perfeito para si se tiver já tentado outros métodos convencionais sem ter sucesso a longo prazo.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral, e geralmente por meio de cirurgia laparoscópica. Um dispositivo de grampeamento é usado para fazer a bolsa na parte superior do estômago. A próxima etapa é cortar o intestino delgado e conectá-lo à bolsa estomacal. A quantidade de intestino delgado 'ignorada' será determinada pelo peso que desejar atingir e pelos nutrientes necessários para mantê-lo.

QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA DE BYPASS?

Normalmente entre 90 e 180 minutos é realizada a sua cirurgia. Na opção de bypass gástrico mini- loop este tempo pode ser diminuído.

E APÓS O BYPASS GÁSTRICO?

Após a cirurgia de redução do estômago, só conseguirá ingerir porções menores de alimentação e, como resultado, o seu corpo absorverá menos calorias. Haverá também mudanças nos hormônios intestinais que levarão à redução da sensação de fome, então vai sentir saciedade por muito mais tempo e com porções menores.

Como acontece com qualquer programa para perda de peso, uma dieta saudável e exercícios regulares são necessários para garantir que obtenha os melhores resultados. E isso significa que vai ter de fazer algumas mudanças no seu estilo de vida.

TEMPO INTERNAMENTO?

Normalmente, ficará em regime de internamento no hospital entre 2 a 3 noites após a cirurgia, mas pode haver a possibilidade de voltar para casa após uma noite.

(4)

TEMPO DE RECUPERAÇÃO?

O tempo de recuperação do bypass gástrico varia de pessoa para pessoa. Após sair do hospital, será recomendado que não faça exercícios muito cansativos pelo menos nas seis semanas após a cirurgia.

EFEITOS SECUNDÁRIOS?

Como em qualquer cirurgia, pode haver complicações durante e após a cirurgia, que podem incluir:

- Sangramento

- Complicações devido à anestesia e medicamentos - Infeções

- Coágulos de sangue no pulmão - Trombose venosa profunda

- Rutura da ferida ou vazamentos da linha de grampos - Lesões do baço

- Úlceras marginais

Estas, são contudo complicações raras.

A nossa equipa cirúrgica é altamente qualificada e experiente na realização de procedimentos bariátricos, com um histórico comprovado de cirurgia segura e bem-sucedida. Daremos por isso todas as informações sobre todos os possíveis riscos a curto e longo prazo da cirurgia de redução do estômago. Assim, terá toda a informação antes de decidir pelo procedimento.

QUAL O IMC PARA A CIRURGIA DE BYPASS?

Um bypass gástrico pode ser adequado se tiver um IMC de 40 ou mais - ou menos se tiver uma condição relacionada à obesidade, como diabetes tipo 2.

(5)

BYPASS AJUDA SE EU TIVER DIABETES?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o sobrepeso / obesidade é o principal fator de risco para diabetes. Acredita-se que as mudanças únicas nos hormônios intestinais que se seguem a um bypass gástrico também melhoram o controle do diabetes, independentemente da perda de peso.

Embora não possamos garantir que com o ByPass o seu controle pessoal do diabetes mudará, muitos dos pacientes reduziram a sua medicação para diabetes e melhoraram a sua condição geral.

BYPASS PODE SER REVERSIVA?

Não - este tipo de cirurgia é permanente. Se estiver à procura de uma solução reversiva a cirurgia de banda gástrica pode ser uma alternativa.

POSSO FAZER BYPASS GÁSTRICO DUAS VEZES?

Sim, é possível. Contudo os riscos de complicações aumentam bastante. Por esse motivo, um segundo bypass gástrico não é geralmente realizado se voltou a ganhar peso e não fez as mudanças necessárias na sua dieta e no seu estilo de vida.

O QUE COMER APÓS A CIRURGIA DE BYPASS?

É muito importante que siga o plano de nutrição da nossa nutricionista e cirurgião em relação à sua dieta após o bypass gástrico, pois vai ser necessário que siga uma dieta nutritiva e saudável, certificando-se de consumir as quantidades certas de proteínas e vitaminas.

A nossa equipa vai detalhar tudo isso minuciosamente para que saiba exatamente o que pode comer após a sua cirurgia de redução do estômago. Como não vai conseguir absorver tantos minerais e vitaminas após a cirurgia de redução do estômago, vai tomar suplementos para o resto de sua vida, e por isso vai realizar análises regulares para verificar se há deficiências nutricionais.

(6)

Após 2-3 meses, a maioria dos pacientes volta em geral a fazer uma dieta variada com alimentos sólidos. Alguns pacientes podem ter dificuldades com certas texturas de alimentos, como pão ou carne vermelha. É também importante saber que há um fenómeno conhecido como Síndrome de Dumping, que pode aparecer se ingerir muito açúcar. Isso resulta em sintomas como tontura, sudorese, palpitações e distensão abdominal. Os pacientes costumam dizer que esses sintomas podem ajudá-los a parar de comer muito açúcar e aumentar a perda de peso.

O QUE BEBER APÓS O BYPASS?

Um bypass gástrico não afetará o que e quanto pode beber. Mas é vital lembrar os conselhos dietéticos que a nossa equipa dará para ajudar a que atinga os seus objetivos. Bebidas com alto teor de açúcar (por exemplo, colas) ou calorias (por exemplo, álcool) podem reduzir o impacto da perda de peso de um bypass gástrico.

HÀ UMA DIETA PÓS-OPERATÓRIA A SEGUIR?

A nossa equipa especializada de nutricionistas irá detalhar consigo quais os alimentos que pode comer após a cirurgia de redução do estômago e que ajudará a ter certeza de que está a receber toda a nutrição de que precisa. Em geral, terá que seguir uma dieta mais nutritiva após um bypass gástrico, uma vez que as suas porções de alimentos a ingerir serão menores e menos nutrientes serão absorvidos, e também importante que faça uma boa ingestão de proteínas. Por outro lado, porque não será capaz de absorver tantos minerais e vitaminas após o seu bypass gástrico, terá que optar a partir da cirurgia por suplementos fazer análises regulares para verificar se há deficiências nutricionais.

EXTENSÃO MÉDICA

Serv. Apoio e Informação ao cliente

Referências

Documentos relacionados

a) Nascer, amar, terão.. Há no texto termos que são formados a partir do termo “planta”. Assinale a alternativa que apresenta um termo que NÃO possui nenhuma relação de

A perda de peso e principalmente a Porcentagem de Excesso de Peso, após cinco anos de acompanhamento, é maior com Bypass Gástrico em Y de Roux em relação à

E como objetivos específicos caracterizar as redes sociais existentes na agricultura familiar em Nossa Senhora da Glória - SE; investigar como se deu o processo de

De hecho, y a pesar de que este sea un nivel de educación para adultos, no deja de ser fundamental el desarrollo de una relación personalizada y de mayor proximidad entre docentes

- Cópia de Certidão de Nascimento (até 15 anos de idade); - Cópia do RG (acima de 16 anos de idade) e CPF obrigatório; - Cópia do Cartão Nacional de Saúde;. - Cópia autenticada

Tendo em conta o sucesso destas ações pensadas para os mais velhos, em janeiro deste ano, no âmbito do programa “Sénior + Ativo”, a Câmara Municipal lançou a iniciativa

Profª Drª Miranilde Oliveira Neves – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Profª Drª Paola Andressa Scortegagna – Universidade Estadual de Ponta Grossa

Este projecto refere-se à instalação da rede de distribuição e utilização interior de gás natural, a construir numa moradia unifamiliar, localizada na Estrada