• Nenhum resultado encontrado

XII SEMANA ACADÊMICA CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE ISSN:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XII SEMANA ACADÊMICA CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE ISSN:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AÇÃO DOS ANTIOXIDANTES NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE NEOPLASIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA.

(Orquidéia de Castro Uchoa Moura) (Maria Samara Pereira Braz) (MSc. Jackeline Lima de Medeiros)

(FAMETRO – Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza).

E-mail para contato (jackeline.medeiros@fametro.com.br)

Título da Sessão Temática: Processo de Cuidar

RESUMO

Os antioxidantes atuam absorvendo ou deslocando os oxigênios reativos, evitando alterações nos carboidratos, lipídios (peroxidação) e no DNA e RNA celular.

Alimentos ricos em antioxidantes quando ingeridos em quantidades suficientes previnem o desenvolvimento de muitos tipos de câncer. O Objetivo dessa pesquisa foi apresentar o conhecimento sobre as ações e a importância da ingestão de antioxidantes para prevenção e tratamento de neoplasias. Metodologia: Estudo descritivo, realizado por revisão integrativa da literatura. Foram utilizadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCIELO e Google Acadêmico. Obteve-se como resultado 3091 artigos, contudo apenas 120 artigos estavam na íntegra. Após a leitura do resumo, foram selecionados 14 artigo, no idioma português. Foi verificado que as dietas ricas em antioxidantes são de grande relevância para redução de radicais livres e durante tratamento quimioterápico. É necessário o olhar clínico para proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes.

Palavras-chave: Antioxidantes. Câncer. Radical Livre

INTRODUÇÃO

Câncer, termo científico de uma doença que tem como etiologia o crescimento desordenado de células com alterações genéticas em tecidos e órgãos promovendo a perda de função dos mesmos (FURTADO et al., 2013).

CONEXÃO FAMETRO: Ética, Cidadania e Sustentabilidade XII SEMANA ACADÊMICA

Inserir os nomes dos autores (Luana Dias)

CONEXÃO FAMETRO:

ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA

ISSN: 2357-8645

(2)

As neoplasias surgem devido a interações entre fatores endógenos e ambientais. Mutações genéticas espontâneas, agentes patogênicos como metais; radicais livres do oxigênio; radiações são exemplos desses fatores (ROHENKOHL et al, 2011).

Segundo INCA (2016), 60% dos 14 milhões de casos novos estimados, no ano de 2012, ocorreram em países em desenvolvimento e 70% dos óbitos ocorreram nesses mesmos países. A estimativa de neoplasias no Brasil para os anos de 2016-2017 é de 576 mil casos.

Estudos mostram que o consume de antioxidantes apresenta eficácia no combate de processos neoplásicos, uma vez que os antioxidantes são substâncias que podem absorver e deslocar elétrons livres evitando a oxidação que geram efeitos danosos ao organismo (FERNANDES; MAFRA, 2005).

A ingestão de antioxidantes pode favorecer o controle do crescimento tumoral, potencializando os efeitos dos medicamentos utilizados no tratamento do câncer, levando assim a redução da dose administrada, ou também podem atuar na prevenção de neoplasias (ROHENKOHL et al, 2011).

Diante do exposto, é relevante o conhecimento sobre o consumo dos antioxidantes na terapêutica nutricional tanto de pacientes sadios como acometidos pelo câncer para proporcionar uma melhor qualidade de vida a estes.

Sendo assim, o objetivo desse estudo foi apresentar o conhecimento sobre importância da ingestão de antioxidantes para prevenção e controle de neoplasias, bem como seus mecanismos de ações no organismo.

DESENVOLVIMENTO / PERCURSO METODOLÓGICO

Estudo descritivo, realizado por meio de revisão integrativa da literatura, que visa reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um tema ou questões específicas, como metodologia sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado (POLIT; BECK, 2011).

Para a elaboração desta revisão integrativa, as etapas foram percorridas:

estabelecimento da hipótese, do objetivo, dos critérios de inclusão e exclusão de artigos;

definição das informações a serem extraídas dos artigos selecionados e apresentação.

A questão de pesquisa para a busca dos artigos foi: Quais são as ações dos

antioxidantes na prevenção e no controle do câncer?

(3)

Foram utilizadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCIELO e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram “antioxidantes”,

“câncer”, “ radical livre”, de forma integrada. Os critérios de inclusão foram: artigos na íntegra, sem delimitação temporal, que contemplassem o objetivo da pesquisa

O processo de seleção dos artigos foi procedido a partir da leitura do título e resumo. Quando estas informações foram suficientes, o texto completo foi analisado para verificar a adequabilidade aos critérios de inclusão.

A busca foi realizada em agosto de 2016, onde obteve-se como resultado 3091 artigos, contudo apenas 120 artigos estavam na íntegra. Após a leitura do resumo, foram selecionados 14 artigos, no idioma português.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Para que o organismo desempenhe todas suas atividades é preciso que um importante processo denominado de metabolismo oxidativo ocorra. Esse processo dar- se pela oxidação da glicose e apresenta como resultado final a produção de gás carbônico, água, energia e outros subprodutos. No entanto, no processo metabólico o oxigênio pode ser reduzido parcialmente levando a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs). Quando ocorre o desequilibrio entre produção e eliminação de EROs, tem-se o estresse oxidativo, isso resulta na alteração do DNA e RNA celular gerando doenças, tais como neoplasias. (SILVA; JASIULIONIS, 2014).

Durante o estresse oxidativo a membrana celular é a mais atingida pela ação dos radicais livres de oxigênio (RLO), em virtude da peroxidação lipídica tendo como resultado a oxidação das estruturas de ácidos graxos poli-insaturados. Essas alterações na estrutura da membrana promovem a perda de seletividade nas trocas iônicas acarretando perda de conteúdo celular, levando a morte celular. Como o estresse oxidativo é um fator negativo para o desenvolvimento de células carcinogênicas, os antioxidantes dietéticos são considerados como agentes eficazes na profilaxia e no combate a essas patologias (ZIMMERMANN, 2008).

Os antioxidantes atuam absorvendo ou deslocando os oxigênios reativos, evitando alterações nos carboidratos, lipídios (perioxidação) e no DNA e RNA celular.

São classificados em endógenos e exógenos. Os endógenos são produzidos pelo próprio

organismo e têm uma subclassicação: enzimáticos (superóxidos dismutases

citoplasmática e mitocondrial, catalase, glutationaperoxidase, glutationaredutase) e não

enzimáticos (glutationa, ácido lipóico, albumina, ubiquinona, metalotioneínas,

(4)

transferrina, ceruloplasmina). Já os exógenos são adquiridos por meio da ingestão alimentar ou fitoterápicos (ácido ascórbico, tocoferol, carotenóides, compostos fenólicos e demais metabólitos secundários vegetais, zinco, cobre, selênio e magnésio) (PAREIRA, 2012).

Entre as principais enzimas responsáveis pela defesa antioxidante do organismo destacam-se a superóxido dismutase (SOD), a catalase (CAT) e a glutationa peroxidase (GPx), que constituem a primeira defesa endógena de neutralização das espécies reativas de oxigênio (EROS). Através delas, as células tentam manter baixas as quantidades do radical superóxido e de peróxidos de hidrogênio, evitando assim, a formação do radical hidroxil. As defesas não-enzimáticas são compostas principalmente por antioxidantes, por exemplo, a glutationa (GSH), a vitamina A, vitamina C, vitamina E, zinco e selênio. (ROHENKOHL et al, 2011).

Deste modo, os antioxidantes agem na prevenção contra substâncias agressoras, absorvendo os radicais livres e atuando no reparo dos mecanismos de formação dos EROs. Estudos mostram que alimentos ricos em antioxidantes quando ingeridos em quantidades suficientes agem prevenindo o desenvolvimento de muitos tipos de câncer, como os linfomas, melanomas, prostático, gástrico e de colón (SANTOS; CRUZ, 2001).

A partir da observação de que níveis elevados de estresse oxidativo causam danos celulares foram desenvolvidas pesquisas que evidenciaram que vitamina A, vitamina C,vitamina D, vitamina E, selênio, zinco, flavoinóides quando consumidos em quantidades adequadas apresentam resultados positivos tanto na prevenção de neoplasias como durante o tratamento quimioterápico, uma vez que essas substâncias proporcionam o controle do crescimento tumoral (OLIVEIRA et al, 2011).

A vitamina E apresenta-se em quatro formas: alfa, beta, gama e alfa- tecoferóis. Os tecoferóis por meio de doação de um átomo de hidrogênio convertem radicais livres em espécies menos reativas. Com isso, ocorre redução de EROs circulantes diminuindo lesões teciduais (ARAÚJO, 2016).

Segundo Santos e Cruz (2001), a vitamina E tem capacidade de inibir o

crescimento tumoral de linfomas e câncer de mama. Essa vitamina potencializa o efeito

dos quimioterápicos, entretanto a administração de vitamina E deve ser bem cuidadosa,

pois em níveis muito elevados causam toxicidade à células saudáveis. Alimentos de

origem animal como ovos, leite e fígado, óleos vegetais, couve-flor, vegetais folhosos

(5)

como brócolis, repolho, couve de bruxelas e couve são as principais fontes dessa vitamina.

A vitamina A, atua protegendo o sistema biológico contra crescimento tumoral. Os retinóides além de sintetizar linfótitos T também participam de processos fisiológicos que favorecem a eliminação de EROs, inativação de radicais livres, proteção ao DNA contra mutagêneses, inibição da proliferação celular. Principais fontes dessa vitamina são óleo de fígado de bacalhau, fígado, manteiga, margarina, atum, leite e derivados, ovo e azeite de oliva. (GOUVEIA, 2011).

O ácido ascórbico conhecido como vitamina C tem ação de desintoxicar células carcinogênicas, possui efeito quimioprotetor. O ácido ascórbico reage com oxigênio simples, radical hidroxila e radical superóxido reduzindo a formação de radicais livres, substâncias essas que são agressoras ao organismo. Encontra-se a vitamina C em frutas cítricas e folhas cruas de vegetais; as melhores fontes são laranja, limão, morango, acerola, goiaba, brócolis e repolho (ARAÚJO, 2016).

Estudos evidenciam que a vitamina D apresenta efeitos positivos em pacientes acometidos por neoplasias prostáticas, uma vez que a forma ativa da vitamina D, denominada de calcitriol inibe o crescimento e diferenciação de células cancerígenas além de induzir a apoptose dessas (OLIVEIRA et al, 2011).

Estudos indicam que o selênio age juntamente com proteínas formando enzimas chamadas de seleno-proteínas, estas possuem importante função antioxidante no organismo favorecendo as defesas do sistema imune. Quando ocorre a deficiência dessas enzimas as células tornam-se mais suscetíveis as ações dos radicais livres, em virtude do aumento das atividades dos peróxidos lipídicos e o peróxido de hidrogênio.

Portanto, essa deficiência favorece oxidação de células e tecidos. Principal fonte de selênio é a castanha-do-Brasil (CATANIA et al, 2009).

Pesquisas ainda estão sendo realizadas em relação aos benefícios do zinco, contudo constatou-se que esse mineral inibe a NADPH-oxidase que é a enzima envolvida na formação de EROs, portanto trás benefícios celulares não alterando o material genético da mesma o que influencia na redução do aparecimento de neoplasias.

As principais fontes dietéticas do zinco são leite, fígado, moluscos, arenque e farelo de trigo

(FERNANDES, 2005).

Os flavonóides são da classe dos compostos fenólicos, consumidos

diariamente na dieta humana. Destaca-se por exercer ações antioxidantes,

(6)

antiinflamatória, antiplaquetária. Encontram-se presentes na maioria das plantas, concentrados em sementes, frutos, cascas, raízes, folhas e flores. São subdivididos nas principais classes: flavonas, flavonóis, chalconas, auronas, flavanonas, flavanas, antocianidinas, leucoantocianidinas, proantocianidinas, isoflavonas e neoflavonóides (DORNAS et al, 2007).

De acordo com Degaspari e Waszczynskyg (2004), os efeitos bioquímicos dos flavonóides são vastos atuam inibindo as enzimas prostagladina sintase, a lipoxigenase e a cicloxigenase. Estas tem ligação direta com a tumorogênesi. Induz também do sistema desintoxicante como a glutationa S-transferase.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base no exposto, pode-se compreender os benéficos dos antioxidantes na profilaxia e controle do câncer. A terapêutica nutricional baseada na utilização de antioxidantes pode ampliar os conceitos da terapia oncológica atual e permitir melhores resultados quanto ao controle do câncer. Sendo assim, dietas ricas em antioxidantes são de grande relevância para redução de radicais livres bem como para redução do crescimento tumoral. Deve-se está atento a esse olhar clínico durante prescrição dietética para proporcionarmos melhor qualidade de vida tanto a pacientes sadios como aqueles acometidos por neoplasias.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, L.R.L . Antioxidante na prevenção do câncer. Faculdades Integradas de Patos Curso de Medicina v. 1, n. 1, jan./mar 2016, p. 18-26. ISSN: 2448-1394.

CATANIA, A.S; BARROS, C.R; FERREIRA, S.R.G..Vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e risco cardiometabólico: controvérsias e perspectivas. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2009, vol.53, n.5, pp.550-559. ISSN 1677-9487.

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302009000500008.

DEGÁSPARI, C.H; WASZCZYNSKYJ, N. Propriedades Antioxidantes de Compostos Fenólicos. Visão Acadêmica, Curitiba, v.5, p.33-40, Jan-Jun/2004

DORNAS, W.C; OLIVEIRA, T.T; RODRIGEUS, R.G.; SANTOS, A.F.; NAGEM, T.J.

Flavonóides:potencial terapêutico no estresse oxidativo. Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl.,

v. 28, n.3, p. 241- 249, 2007. ISSN 1808-4532

(7)

FERNANDES, A.G; MAFRA, D. Zinco e Câncer: Uma Revisão. Revista Saúde.Com 2005; 1(2): 144-156

FURTADO, K.S et al. Aspectos bioquímicos e moleculares do câncer. In:

COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato; COMINETTI, Cristiane. Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição: nas diferentes fases da vida. São Paulo: Manole, 2013. p. 854- 873.

Instituto Nacional de Câncer. Estimativas da incidência e mortalidade por câncer no Brasil, 2016. Rio de Janeiro (Brasil): INCA; 2016.

MACHADO, S.P.Fatores Nutricionais Associados ao Câncer de Próstata na cidade de Fortaleza-Ceará. Universidade Estadual do Ceará, 2007.

OLIVEIRA, D.S; AQUINO, P.P; RIBEIRO, S.M.R, PROENÇA, R.P.C; SANTANA, H.M.P. Vitamina C, carotenoides, fenólicos totais e atividade antioxidante de goiaba, manga e mamão procedentes da Ceasa do Estado de Minas Gerais Maringá, v. 33, n. 1, p. 89-98, 2011.

POLIT, D.F; BECK, C.T. Fundamentos de pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 7th ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.

ROHENKOHL,C.C; CARNIEL, A.P; COLPO, E. Consumo de antioxidantes durante tratamento quimioterápico. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.107-112. ISSN 0102-6720. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202011000200004.

SANTOS, H.S; CRUZ, W.M.S. A Terapia Nutricional com Vitaminas Antioxidantes e o Tratamento Quimioterápico Oncológico. Revista Brasileira de Carcerologia, 2001, 47(3), p. 304-305

SILVA, C.T; JASIULIONIS, M.G. Relação entre estresse oxidativo, alterações epigenéticas e câncer. Cienc. Cult. [online]. 2014, vol.66, n.1, pp. 38-42. ISSN 2317- 6660.

GOUVEIA, L.A.G; PASSANHA, A; RODRIGUES, G;MANSUR, V.N, SAB, N.P.S;

PASSADORE M.D.P.Efeito da ingestão de frutas, hortaliças, vitaminas A, C e E sobre o desenvolvimento do câncer colorretal. Nutrição Brasil - novembro/dezembro 2011;10(6)

ZIMMERMANN, A.M; KIRSTEN, V.R. Aliementos com Função Antioxidante em Doenças Crônicas: Uma Abordagem Clínica. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 9, n. 1, p. 51-68, 2008.

PEREIRA, R.J; CARDOSO, M.G. Metabólitos secundários vegetais e benefícios

antioxidantes. Journal of Biotechnology and Biodiversity .vol. 3, N. 4: pp. 146-152,

November 2012 ISSN: 2179-4804.

Referências

Documentos relacionados

3/6/2005 José Alves Marques 58 Objectivos Máquina A Aplicação cliente Aplicação cliente Socket TCP ou UDP Socket TCP ou UDP Máquina B pedido resposta RPC stubs funcX(args);

O valor final de liquidação por unidade de participação do FUNDO é divulgado pela Entidade Gestora, nos cinco dias úteis subsequentes ao seu apuramento, pelos meios

Organização: Casa do Povo de Santo Estêvão | Apoio: Misty Fest, Outonalidades, Município de Tavira, Freguesia da Luz e Santo Estêvão, Direção Regional de Cultura do Algarve e

A maioria dos problemas de otimização de desempenho que surgem em Aeronáutica e Astro- náutica podem ser formulados como problemas de Bolza ou Mayer do Cálculo de Variações sujeitos

Esta seção da BearingNet lista todos membros da BearingNet na empresa, seu título do trabalho (se fornecido) e seu endereço de e-mail.. Utiliza esta página para identificar com quem

Dentre os possíveis motores a serem utilizados, o motor OS.61FX proporciona como vantagens operacionais os seguintes pontos: Grande confiabilidade de operação, Alta

Para a segmentação odontológica, a cobertura será obrigatória quando a extensão, localização e características da lesão permitirem a realização do procedimento em

Mas não há uma relação entre alcance e volume (para que isso se constate, é necessário tomar cuidado para que haja recipientes suficientemente variados, de modo que o volume não