• Nenhum resultado encontrado

Manual Técnico. Centrais Digitais. Cód REV 08

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Técnico. Centrais Digitais. Cód REV 08"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Manual Técnico

Centrais Digitais

(2)

Este manual tem como objetivo tirar as dúvidas mais freqüentes quando da instalação dos produtos Digistar.

SUMÁRIO ITEM

Protegendo a porta serial do pabx e do PC ...1.

MesaPC XT ...2.

Instalação de MesaPC para pabx digital ...2.1. Programando a comunicação do MesaPC sem configuração de rede...2.2. Teste de loop...2.3. Programando a comunicação do MesaPC como servidor...2.4. Programando a comunicação do MesaPC como cliente ...2.5. Como descobrir o host (nome) do micro...3.1. Programação remota ...4.

Iniciando a comunicação com o pabx...4.1. Log...5.

Log para o MesaPC geração 6 ou superior ...5.1. Log para o MesaPC geração 5 ou anterior...5.2. Reset DSP...5.3. Tabela de numeração dos troncos e ramais...6.

Cabo de comunicação serial ...7.1. Pinagem do conector modul ...7.2. Gravando mensagens ...8.

Gravando mensagens pelo telefone usando o MesaPC...8.1. Gravando pela interface de entrada de música externa usando o MesaPC...8.2. Salvando mensagens no PC ...8.3. Enviando mensagens do PC para o pabx ...8.4. Carga da flash ...9.

Interface celular ...10.

Descrição dos botões e facilidades da mesapc...11.

Programações específicas para atendedor ramal 9 sem o uso do mesapc ...12.

(3)

1. PROTEGENDO A PORTA SERIAL DO PABX E DO PC.

Antes de conectar o cabo serial entre o PABX e o PC certifique-se que os aterramentos da central e do PC estão no mesmo ponto. Caso tenha dúvida quanto ao aterramento utilize um multímetro para medir a diferença de potencial entre as carcaças do PABX e do PC. Você deve medir em volts AC e DC. O cabo somente poderá ser conectado entre as seriais se as voltagens encontradas na medição estiverem dentro da faixa a seguir:

VAC igual ou menor que 3 Vac. VDC igual ou menor que 5 Vdc.

Obs: caso estes limites não sejam respeitados, poderá haver queima da serial do computador

ou do pabx.

2. MESAPC XT.

É o software para operação da telefonista e dos demais usuários, visualizar o status dos troncos e ramais bem como ver o BINA de que está recebendo uma ligação ou fazendo, fazer programação, reset geral, atualização da flash, consulta de bilhetagem, programação remota via modem ou conexão via WEB.

2.1. Instalação da MesaPC.

Para instalar o software MesaPC no seu micro use o CD que acompanha o equipamento ou o CD do treinamento.

Obs: a MesaPC funciona somente em ambiente windows, exceto no win95.

Primeiro instale o programa MesaPC. Execute o programa e configure o mesmo conforme o tipo de PABX que está instalando. Se por acaso aparecer uma mensagem de erro durante a abertura do MesaPC, instale o DAO36 que também vem junto com o CD.

Obs: somente instale o DAO36 se não for possível executar a MesaPC.

Se após a instalação do DAO36, ao executar a MesaPC, aparecer a mensagem de erro

“Você não tem permissão para usar o DAO36” faça o seguinte. Vá em Iniciar / Localizar

arquivos ou pastas, na caixa localizar escreva DAO350.DLL e mande localizar unidade C:/. Após localizar este arquivo, é só deleta-lo e executar a MesaPC novamente.

As seriais do PABX para MesaPC e tarifação trabalham com velocidade de 38400 bps.na Para ajustar a velocidade da porta serial do micro vá em: iniciar / configurações / painel de controle / sistema / aba gerenciador de dispositivos / selecionar a porta COM que será usada / clicar em propriedades / aba configurações da porta / configurar a porta como segue: 38400

/ 8 / Nenhum / 1 / Nenhum / OK.

Para criar um atalho na área de trabalho clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione novo/atalho. Ao abrir a janela clique em procurar, na caixa que abriu procure a pasta Digistar abra-a, aparece a pasta MesaPC e dentro desta dê 2 cliques no MesaPC.exe depois vá em: avançar / concluir, está pronto o atalho na área de trabalho.

Reinicie o micro. Faça o mesmo procedimento para cada máquina que instalar a MesaPC.

Obs: para configurar o MesaPC, seja como servidor ou cliente, você precisa descobrir qual é

o nome (host) de cada micro, conforme o sistema operacional utilizado. Veja no item 4 do manual como fazer.

(4)

2.2. Programando a comunicação da mesa sem configuração de rede.

Inicie o programa MesaPC clique em: arquivo / configura MesaPC e selecione o modelo de PABX, o idioma clicando sobre a respectiva bandeira, a porta COM, desmarque a caixa habilita comunicação via rede, na caixa ramal indique o ramal da telefonista.

2.3 Teste de loop.

Este teste irá enviar dados pelo TX, através do cabo, os quais serão recebidos pelo RX, provando assim que a comunicação serial do computador até a extremidade do cabo está funcionando corretamente.

Cuidado: se você emendar o cabo, tome cuidado para não inverter TX por RX, pois o teste

de Loop externo verifica somente se o cabo não está interrompido, mas não verifica se houve inversão entre TX e RX.

Se o MesaPC vai receber a bilhetagem marque também a caixa recebe bilhetagem, clique em ok. O programa será fechado automaticamente para atualizar as informações.

Para abrir comunicação inicie novamente o programa, vá em: programação/abre comunicação.

2.4. Programando a comunicação da mesa como servidor.

Execute o programa MesaPC, vá em: arquivo / configura MesaPC e escolha o modelo de pabx na caixa geral / pabx; escolha o idioma clicando sobre a bandeira correspondente ao idioma, marque a caixa habilita comunicação via rede; marque como servidor e se quiser receber a bilhetagem, marque recebe bilhetagem.

Descubra o nome do micro (host, veja no item 4), clique no botão configura rede e abrirá a caixa abaixo onde você vai digitar a senha MESAPC, em maiúscula, somente na caixa Database Password. A caixa Password fica vazia. Clique em Ok.

Abrirá a caixa abaixo onde você precisa cadastrar o nome do micro que será o host (servidor) e o ramal dele, e também o nome dos micros que serão clientes e os seus respectivos ramais. Clique em insere para inserir o ramal e o nome do servidor, o nome deve ser escrito como aparece no item 4, respeite maiúsculas e minúsculas e não cadastre acentos

ç;,:~? Ou outros caracteres especiais.

É também, nesta caixa que você irá permitir quais máquinas terão acesso à bilhetagem e agenda do servidor.

(5)

Clique em ok / ok / ok.

Para abrir comunicação vá em: Programação / abrir comunicação.

2.5. Programando a comunicação da mesa como cliente.

Agora que você já tem a mesa instalada no servidor, vamos configurar a MesaPC cliente. Instale o programa MesaPC no micro cliente, a partir do CD que vem com o equipamento ou faça o download do programa na internet usando o seguinte caminho.

Inicie o programa MesaPC clique em arquivo/configura MesaPC e selecione o modelo de PABX, o idioma, clicando sobre a respectiva bandeira, marque a caixa habilita comunicação via rede, marque como cliente, na caixa host escreva o nome do servidor exatamente como foi cadastrado no micro servidor, para saber o nome do micro veja o item 4, clique em ok. O programa será fechado automaticamente para atualizar as informações.

Para abrir comunicação Inicie novamente o programa, vá em: programação/abre comunicação.

3. NOME DO HOST.

3.1. Como descobrir o host (nome) do micro.

No Windows 98

Vá em: iniciar / executar digite winipcfg e clique ok e depois em mais informações; aparecerá:

O que interessa é o nome da máquina como no exemplo acima é AST-04 (é tudo o que está antes do 1º ponto, o resto do nome não é necessário).

No Windows XP

Vá em: iniciar / programas / acessórios / prompt MS-DOS.

Aparece uma tela em dos, onde está o cursor digite cd/ e enter. O cursor vai para a raiz onde você vai digitar ipconfig/all e enter. Vai aparecer a tela abaixo onde está o nome do host que no exemplo é

AST04.

No Windows 2000, NT.

Vá em: iniciar/executar digite cmd e ok, aparece uma tela em dos, onde está o cursor digite

cd\ e enter. O cursor vai para a raiz onde você vai digitar ipconfig/all e enter. Vai aparecer a

(6)

4. PROGRAMAÇÃO REMOTA.

No seu computador, instale um modem externo USR 56K V90 fax modem, Caminho: Iniciar / configurações / painel de controle / adicionar novo hardware.

Após a instalação do modem, ajuste a configuração da porta serial do computador, Caminho: Iniciar / configurações / painel de controle / sistema / guia gerenciador de dispositivos clique em portas COM e LPT selecione a porta COM onde foi instalado o modem e clique em propriedades, na guia configurações de porta configure os parâmetros da porta da seguinte forma: 38400 / 8 / nenhum / 1 / nenhum clique em ok.

Para saber se o seu modem foi instalado corretamente vá em: Iniciar / configurações / painel de controle / modens / guia diagnóstico / selecionar a porta COM do modem externo clicar em mais informações e aguardar a resposta, se o modem responder clique em ok, se não, reinstale o modem ou verifique se os drivers do modem estão corretos para o sistema operacional que está usando.

Instale o programa mesapc no seu computador conforme as instruções na página 2 deste manual.

No pabx do cliente você deve alterar a senha do modem.

Caso esteja usando uma linha direta no seu modem, montar a seguinte configuração.

Caso utilize uma linha digital, tanto no PC quanto no PABX, acrescentar um resistor de 1KΩ em série com o fio a ou b, para reduzir a corrente no modem e com isso evitamos a saturação do nível da portadora e a distorção do sinal, veja a figura abaixo.

(7)

4.1. Iniciando a comunicação com o pabx.

Abra o programa mesapc, vá em: Arquivo / configura mesapc / desmarque a caixa habilita comunicação via rede, abrir comunicação automaticamente e também a caixa recebe bilhetagem.

Clique no botão programa da caixa modem, marque o tipo para TOM e transmissão em automático. Na caixa número digite ,1 (vírgula 1) cada vírgula vale 2 segundos. Veja figura ao lado.

Retire o fone do gancho e disque para o PABX remoto.

Ao ser atendido pela telefonista, explique que você vai fazer uma programação, a ligação ficará baixa e ela ouvirá um som forte como se alguém apertasse uma tecla do telefone durante uma conversação, e que ela deverá transferir a sua ligação para o ramal “669”, logo após ouvir este som.

Obs: Explique que o ramal 669 é um ramal virtual e não esqueça, se houver a troca do 1º

dígito, o 2 por 6, o ramal virtual será o 269. Peça para a telefonista digitar o 669 e ficar aguardando para acionar a tecla enter. A partir de agora clique no botão conecta que está na tela do seu micro e aguarde o modem carregar a string e discar 1 este será o sinal de aviso para a telefonista fazer a transferência, pois, o modem está pronto para receber a portadora do modem do PABX e iniciar a comunicação. Você ouvirá a portadora e logo em seguida aparecerá a tela de: aguarde, lendo a configuração do PABX. Após a leitura você poderá salvar uma cópia da configuração do cliente, fazer programação e gravar a nova programação, para isto a mesa pedirá a senha de programação via modem.

5. LOG.

É possível baixar arquivos de log em todas as centrais digitais com finalidade de analisar o funcionamento do tronco digital, DSP e geral do PABX, para isso você vai usar o programa ALTD e também precisará saber qual a versão de flash que está no pabx.

5.1. Log para flash’s geração 6 ou superior.

É possível baixar um arquivo log na saída serial opcional das centrais XT-88 / 130 e XT200v6. Você precisa ter a placa de gerenciamento e supervisão. No caso do XT-72, o log será enviado pela serial de tarifação e será preciso parar a bilhetagem (tarifação) por esta porta serial durante o processo de baixar o log. O cabo de conexão tem a mesma pinagem que o cabo de comunicação com a mesapc.

Instale o programa ALTD, ajuste a porta serial do PC vá em: iniciar / configurações / painel de controle / sistema / aba gerenciador de dispositivos / selecionar a porta COM que será usada / clicar em propriedades / aba configurações da porta / configurar a porta como segue: 38400

/ 8 / Nenhum / 1 / Nenhum / OK. Reinicie o computador.

Antes de começar a baixar os log’s limpe o pabx de registros anteriores, para isso digite no teclado do pc os seguintes códigos, caso esteja teclando pelo ramal 9, não tem a operação do enter. SSSS é a senha de programação.

*41+SSSS+ enter para entrar no modo de programação;

#5*5 + enter para limpar todos os log's antigos, coloque o atendedor no gancho.

Conecte o cabo na serial opcional da placa GS e no PC, execute o programa ALTD vá em: Comunicação / abrir / selecione a porta COM / baud para 38400 / protocolo mesa ECI / escolha modo analisador de E1, para baixar log só do E1 ou modo receber log’s para baixar todos os log’s do pabx / clique em ok.

(8)

O ALTD abrirá comunicação com o pabx e começará a baixar os log’s selecionados automaticamente. O log será armazenado em: C:/ Arquivos de programas / Digistar / ALTD com os nomes de LOGPDIG.BIN, DEPPDIG.BIN e LOGTRDIG.BIN.

Somente o LOGTRDIG.BIN pode ser visualizado no ALTD.

5.2. Log para flash’s geração 5 e anteriores.

Para ativar o log você deve ter um atalho para a mesapc na área de trabalho.

Com a MesaPC fechada, clique com o botão da direita do mouse no ícone do atalho da MesaPC que está na área de trabalho. Selecione Propriedades, veja figura ao lado.

Na linha Objeto, dê um espaço e acrescente /L, após o comando: C:/MESAPC/MESAPC.EXE /L. Aplicar e fechar,

ficando assim MESAPC.EXE /L, o L deve ser MAIÚSCULO. Veja figura ao lado.

Para ativar o log na central abra o programa MesaPC vá em: programação / configuração do PABX / opções / diversos e habilite Log + Prog / aplicar / ok, grave a nova configuração na central.

Veja as figuras abaixo.

Operação:

Após a ativação do log a serial opcional já estará

enviando o log. Será necessário definir o tipo de log na qual você deseja coletar. Para isto, a partir do teclado do PC ou do ramal 9, digitar os seguintes códigos:

*41+SSSS+ enter para entrar no modo de programação; #5*5 + enter para limpar todos os log's antigos;

#502 + enter para ativar o log do tronco digital; #511 + enter para ativar o log do DSP;

#521 + enter para ativar o log geral;

Caso esteja teclando pelo ramal 9, não tem a operação do enter.

(9)

Após o *41+SSSS e enter, os códigos correspondentes devem ser digitados antes do tom de ocupado. E se receber o tom de ocupado, repita a operação começando pelo *41SSSS e enter.

Você pode digitar após o enter os códigos de ativação dos log’s desejados na seqüência, sem ter que entrar em modo de programação para cada um dos códigos.

A conexão do cabo serial deve ser na serial OPC (da placa GS) para baixar os log's.

Para baixar os log’s execute a mesapc, abra comunicação, faça testes até aparecer o problema. Após isto deixe baixando por pelo menos 30 e desabilite o log + prog deixando habilitado somente o prog, vá em: Programação / configuração / opções / diversos / aplicar e gravar no pabx. Os arquivos de log serão salvos dentro do diretório MesaPC com o nome de Logtrdig.bin, Logdsp.bin e log.bin.

Ou você pode usar o programa ALTD, e os arquivos serão salvos dentro de: C:/ arquivo de programas / digistar / ALTD.

Obs: o log deve ficar ativo somente o tempo necessário para a coleta dos arquivos de log’s e após deverá ser desativado, voltando a programar a central somente com a opção “Prog” ou através dos códigos como segue.

*41+SSSS+ enter para entrar no modo de programação; #500 + enter para desativar o log do tronco digital; #510 + enter para desativar o log do DSP;

#520 + enter para desativar o log geral;

#5*5 + enter para limpar todos os log's antigos.

6. TABELA DE NUMERAÇÃO DOS TRONCOS E RAMAIS.

Nas centrais digitais existem duas seqüências de numeração dos ramais: ramal físico e ramal lógico.

Ramal físico: O ramal físico é a seqüência dos ramais de acordo com a colocação das

placas no PABX. O ramal físico é fixo, isto é, a numeração é seqüencial, começando com o ramal 9, 200, 201, 202, até a última placa de ramal conectada no PABX.

Ramal lógico: O ramal lógico é a seqüência de ramais na qual será associado a cada ramal

físico. Para cada ramal físico, será associado um nº (ramal) lógico. De fábrica os ramais lógicos podem ser programados começando com o ramal 9, ramal 200, 201, 202,..., até 399, ou conforme a troca de 1º dígito existente no pabx.

As tabelas a seguir são exemplos de configuração de placas com a devida numeração dos ramais físicos.

(10)

TABELA DE CONFIGURAÇÃO – NUMERAÇÃO DOS RAMAIS/TRONCOS - XT-42/72 SLOT CONFIGURAÇÃO DAS PLACAS NUMERAÇÃO DOS RAMAIS/TRONCOS

Físico 9 200 201 202 203 204

Lógico

RAMAL Grupo

TRONCO E1 Tronco... ao tronco...

Feixe Tronco Digital E1 Somente para XT-72 TRONCO BASE (Default) 6 Ramais Analógicos Tronco Digital - E1 2 troncos Analógicos Feixe Físico 205 206 207 208 Lógico F RA4 RAMAL Grupo Físico 207 208 Lógico RAMAL Grupo TRONCO

1

F TA2RA2 Feixe Físico 209 210 211 212 Lógico

2

F RA4 RAMAL Grupo Físico 213 214 215 216 Lógico

3

F RA4 RAMAL Grupo Físico 217 218 219 220 Lógico

4

F RA4 RAMAL Grupo Físico 221 222 223 224 Lógico

5

F RA4 RAMAL Grupo Físico 225 226 227 228 Lógico

6

F RA4 RAMAL Grupo Físico 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 Lógico F RA10 RAMAL Grupo TRONCO

7

F TA6

Feixe Não disponível com E1 ativo

LEGENDA

RA4 – Ramal Analógico de 4 RA10 – Ramal Analógico de 10

TA6 – Tronco Analógico de 6

TA2RA2 – Tronco Analógico de 2 e Ramal Analógico de 2

Observação: Para o XT-72 o TA6 não está disponível quando têm tronco E1 ativo. Para o XT-42 não

(11)

TABELA DE CONFIGURAÇÃO/NUMERAÇÃO DOS RAMAIS/TRONCOS - XT-200v6 SLOT CONFIGURAÇÃO DAS PLACAS NUMERAÇÃO DOS RAMAIS/TRONCOS

TRONCO E1 1o. E1 – Tronco... ao Tronco... 2o. E1 - Tronco... ao Tronco...

F 1E1 F 2E1 Feixe TRONCO

1

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 RAMAL Grupo TRONCO

2

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 RAMAL Grupo TRONCO

3

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 RAMAL Grupo TRONCO

4

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 RAMAL Grupo TRONCO

5

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo Físico Lógico Grupo Físico Lógico F RDF4 F RDF8 DIGITAL RAMAL Grupo

RAMAIS QUE DERIVAM DO KT-200A. Para definir

o no. do físico, soma +16 TRONCO

6

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

7

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo Físico Lógico Grupo Físico Lógico F RDF4 F RDF8 RAMAL DIGITAL Grupo

RAMAIS QUE DERIVAM DO KT-200A. Para definir

o no. do físico, soma +16 TRONCO

8

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

9

F TA4 F TA8 Feixe

(12)

Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

10

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

11

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

12

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

13

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

14

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

15

F TA4 F TA8 Feixe TRONCO

16

F Gerenciamento e Supervisão Feixe LEGENDA

RA8 – Ramal Analógico de 8 RA12 – Ramal Analógico de 12 RDF4 – Ramal Digital Full de 4 RDF8 – Ramal Digital Full de 8

TA4 – Tronco Analógico de 4 TA8 – Tronco Analógico de 8 1E1 – Tronco Digital com 1 E1 2E1 – Tronco Digital com 2 E1

(13)

TABELA DE CONFIGURAÇÃO/NUMERAÇÃO DOS RAMAIS/TRONCOS - XT-88/130 SLOT CONFIGURAÇÃO DAS PLACAS NUMERAÇÃO DOS RAMAIS/TRONCOS

Físico 9 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210

Lógico

BASE 12 Ramais (Default) Analógicos

RAMAL

Grupo

TRONCO E1 1o. E1 – Tronco... ao Tronco... 2o. E1 - Tronco... ao Tronco...

F 1E1 F 2E1 Feixe TRONCO

1

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

2

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo TRONCO

3

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo Físico Lógico Grupo Físico Lógico F RDF4 F RDF8 RAMAL DIGITAL Grupo

RAMAIS QUE DERIVAM DO KT-200A. Para definir

o no. do físico, soma +16 TRONCO

4

F TA4 F TA8 Feixe Físico Lógico F RA8 F RA12 RAMAL Grupo Físico Lógico Grupo Físico Lógico

F RDE8 RAMAL DIGITAL

Grupo

RAMAIS QUE DERIVAM DO KT-200A. Para definir

o no. do físico, soma +16 TRONCO

5

F TA4 F TA8 Feixe TRONCO

6

F Gerenciamento e Supervisão Feixe LEGENDA

RA8 – Ramal Analógico de 8 RA12 – Ramal Analógico de 12 RDF4 – Ramal Digital Full de 4 RDF8 – Ramal Digital Full de 8 RDE8 – Ramal Digital Expansão de 8

TA4 – Tronco Analógico de 4 TA8 – Tronco Analógico de 8 1E1 – Tronco Digital com 1 E1 2E1 – Tronco Digital com 2 E1

(14)

7. MESAPC.

7.1 Cabo serial para mesapc e tarifação / impressora.

Normalmente o PABX fica distante do PC sendo necessário um cabo adequado para esta comunicação. Recomendamos a utilização de cabo estruturado categoria 5 (CAT 5) observando a forma de utilizar os pares para TX e RX. Veja as tabelas a seguir.

Cabo de comunicação, da serial da mesa do PABX para o PC.

Conector do PABX Cabo de Rede CAT 5 DB 25 DB 9

TX Azul Ligar no TX pino 3 Ligar no TX pino 2

RX Branco / Azul Ligar no RX pino 2 Ligar no RX pino 3 Marrom

Unir as pontas e

usar como GND Branco / Marrom

Unir as pontas e usar como GND pino 7

Unir as pontas e usar como GND pino 5 Não utilizar os outros fios.

Cabo de bilhetagem, da seria de tarifação do PABX para o PC.

Conector do PABX Cabo de Rede CAT 5 DB 25 DB 9

TX Azul Ligar no TX pino 3 Ligar no TX pino 2

RX Branco / Azul Ligar no RX pino 20 Ligar no RX pino 4 Marrom

Unir as pontas e

usar como GND Branco / Marrom

Unir as pontas e usar como GND pino 7

Unir as pontas e usar como GND pino 5 Não utilizar os outros fios.

7.2. Numeração dos pinos do conector serial do pabx, para equipamentos com conector macho de oito pinos tipo modul.

7 GND 5 GND 3 RX 1 TX 8 TX 6 RX 4 GND 2 GND

8. GRAVANDO MENSAGENS

Dicas:

Procure fazer as gravações das mensagens fora do horário de trabalho da empresa, para não interferir no desempenho da telefonista.

Lembre-se em caso de falta de energia, se não houver baterias no “no break” da central, todas as mensagens gravadas (tipo disa, pré-atendimento, saudação, e recados), serão apagadas.

Faça sempre o “back up” (salvando cópia no PC) das mensagens.

Verifique no manual de operações do PABX, qual é o nº da mensagem que corresponde ao serviço desejado e não esqueça de que algumas mensagens, ex. DISA, exigem alem da gravação, programação no PABX.

8.1. Gravando mensagens pelo telefone usando o mesapc.

Levante o mono fone do telefone atendedor e pressione a tecla que estiver programada como gancho para cortar o áudio. Desta forma você poderá ouvir o BIP que indica o início da gravação. Com o mesapc aberto e em comunicação com o PABX, ir em: Programação / Facilidades / aba operador / na caixa mensagens, clicar no botão telefone. O pabx pedirá a

(15)

senha de programação. Na próxima janela, coloque no campo adequado o Nº correspondente à mensagem que quer gravar.

Para iniciar a gravação clique em gravar. Ao ouvir o BIP inicie a gravação. Para parar clique em gancho.

Para ouvir a gravação clique em escutar. Para apagar clique em apagar.

Para substituir uma mensagem existente, escolha o nº da mensagem e grave a nova mensagem sobre a anterior.

Para iniciar outra gravação troque o Nº da mensagem e repita os procedimentos anteriores.

Obs: se você ficar esperando mais de 30 seg é preciso sair das telas de gravação e iniciar o

processo de gravação novamente.

8.2. Gravando pela interface de entrada de música externa usando o mesapc.

Antes de iniciar a gravação é preciso ajustar a impedância da placa de comunicação, no jumper indicado no manual de instalação, com a impedância do CD Player.

Para impedância alta de 22 KΩ o jumper JP2 deverá ficar aberto. Para impedância baixa de 8 KΩ o jumper JP2 deverá ficar Fechado.

Ajustar nível de volume para não saturar o áudio e não ocorrerem distorções durante a reprodução da mensagem, coloque o CD no início da gravação e aperte a tecla pause.

Levante o mono fone do telefone atendedor e pressione a tecla que estiver programada como gancho para cortar o áudio. Desta forma você poderá ouvir o BIP que indica o início da gravação.

Com o mesapc aberto e em comunicação com o PABX, ir em: Programação / Facilidades / aba Operador / clicar no botão interface de música. O pabx pedirá a senha de programação. Na próxima janela, coloque no campo adequado o Nº correspondente à mensagem que quer gravar.

Para iniciar a gravação clique em gravar e ao ouvir o BIP libere a tecla pause. Para parar a gravação clique em gancho.

Para ouvir a gravação clique em escutar. Para apagar clique em apagar.

Para substituir uma mensagem existente, escolha o nº da mensagem e grave a nova mensagem sobre a anterior.

Para iniciar outra gravação troque o Nº da mensagem e repita os procedimentos anteriores.

8.3. Salvando mensagens no pc.

Procure salvar o seu arquivo de backup fora do horário de trabalho da empresa, para não interferir no desempenho da telefonista e manter a qualidade das gravações.

Para criar a sua cópia de segurança das mensagens gravadas no PABX, vá em: Programação / mensagens binárias / recebe.

Abrirá janela de salvar. Coloque um nome para salvar as mensagens com a extensão .msg. Obs.: O nome do arquivo não poderá conter sinais gráficos como (ç,.?!~^´`#*%$@§ªº/;/:) etc. Clique em ok. Aparecerá a janela de “Aguarde salvando mensagens do pabx”. A partir de agora você já tem uma cópia das mensagens salvas no PC.

8.4. Enviando mensagens do pc para o pabx.

Procure enviar o seu arquivo de backup fora do horário de trabalho da empresa, para não interferir no desempenho da telefonista e manter a qualidade das gravações.

Para enviar para o pabx um arquivo de mensagens que estão no PC vá em: Programação / mensagens binárias / envia. Digite a senha de programação / ok. Abrirá janela para você escolher o arquivo a ser enviado e OK. Aparecerá uma janela indicando o total de mensagens que o PABX possui e quais as mensagens que foram salvas. Agora você tem a opção de

(16)

escolher quais as mensagens que você deseja enviar para o PABX. Selecione as mensagens e clique em ok. É só aguardar.

9. CARGA DA FLASH.

Para atualizar a memória flash devemos:

Ter o arquivo atualizado, cujo nome deverá ter a seguinte extensão (. SUM) e deverá estar

dentro do diretório C:/ digistar / mesa PC.

Este arquivo não poderá conter caracteres especiais do tipo (ç,.?!~^´`#*&%$@§ªº/;\:), etc. Importante, o arquivo uma vez dentro do diretório deverá estar salvo como arquivo. Verificar da seguinte maneira, clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo, selecionar propriedades e marcar a caixa arquivo, aplicar, ok.

Verifique também se a velocidade da porta serial do PC está ajustada corretamente. Veja no item 2.1 deste manual, como fazer.

Iniciando:

Conectar o cabo serial na base, execute o mesapc, não abra comunicação, vá em: operação / carga da flash e abrirá a janela abaixo, selecione o arquivo da flash conforme o modelo do pabx clique em abrir.

Aparece a janela abaixo, no canto inferior esquerdo há uma caixa para o ajuste da velocidade de gravação da flash, ajuste esta velocidade conforme desejado (entre 19200 e 115200), ligue o pabx e aguarde a conclusão da carga da flash. Se por acaso o indicador de gravação não modificar o percentual gravado significa que não está gravando. Clique em cancela a operação e comece o processo de gravação novamente, tente outra velocidade.

Após chegar em 100%, aparece a tela de mensagens de partida mostrando a inicialização do pabx indicando a nova versão de flash, veja figura abaixo.

(17)

Se por acaso a mensagem de partida aparecer em branco, faça novamente a carga da flash, tente com outra velocidade de serial.

10. INTERFACE CELULAR.

Existe interface celular para conectar em posição de tronco analógico ou de ramal.

Consulte o manual do telefone da interface para ativar ou desativar funções de acordo com seu uso específico.

Ajuste o volume (recomendado dois pontos abaixo do máximo) e elimine os serviços de recepção de mensagens. É conveniente colocar o volume da campainha no mínimo.

Caso conecte no ramal, não esqueça de configurar a categoria deste ramal em relação aos troncos.

Caso conecte no tronco analógico, não poderá ser ativado o serviço de BCC (bloqueio de chamadas a cobrar), pois vai derrubar todas as ligações de entrada.

Se não for possível fazer ligações verifique:

A categoria do ramal onde está fazendo a ligação.

A necessidade de ajuste de temporização entre dígitos, e este ajuste deve ser feito na interface. Veja a documentação de programação da interface.

Se mesmo assim ainda não saem ligações, pode ser que o tom enviado pela interface esteja diferente de 425 hz e por isso não é detectado, pois o pabx faz análise de tom nos troncos. Você pode programar o pabx para não fazer análise de tom nos troncos.

OBS: Não adote este procedimento como regra geral, use somente se necessário. 1. No ramal atendedor digite *41+NNNN+1*81 para desabilitar a detecção de tom.

2. No ramal atendedor digite *41+NNNN+1*80 para habilitar a detecção de tom.

3. Na MesaPC digite *41+NNNN+enter+1*81+enter para desabilitar a detecção de tom.

4. Na MesaPC digite *41+NNNN+enter+1*80+enter para habilitar a detecção de tom.

DICA: Você pode programar a saída de fidelidade para que as ligações para celular saiam

automaticamente através do feixe celular sem a necessidade de discar códigos de acesso antes e você pode limitar o acesso de alguns ramais através do discriminador IU.

(18)

11. DESCRIÇÃO DOS BOTÕES E FACILIDADES DA MESAPC.

Esta tabela foi gerada com base no PABX digital versão 7.0 descrevendo as funções dos principais botões da MesaPC e em quais tipos de ramais estão disponíveis.

FUNÇÃO Mesa Clien te Mesa Aten d edor Ra mal 9

Menu Facilidades: Programaç

ão /

Fa

cilidades Você pode associar as funções dos botões F1 a F12 (mostrados na parte inferior da tela da Mesa PC).

Para configurar os botões desejados, de acordo com as necessidades da telefonista ou usuário comum, vá em:

Arquivo / Configura MesaPC / Teclas de Função / Programa.

Acionamento de

Relé --- Sim --- Ativar na MesaPC Servidor a opção desejada e acionar o botão Relé. Agenda Sim Sim --- Cadastrar seus clientes na agenda. Para acessar, acionar o botão Agenda e clicar duas vezes no nome do cliente.

Atendimento

Compulsório --- Sim --- Acionar o botão Atendimento Compulsório para ativar ou desativar a facilidade. Busca Pessoa --- Sim --- Acionar o botão Busca Pessoa e configurar na MesaPC Servidor opção / relé.

Cadeado Sim Sim Sim Acionar o botão Cadeado e ativa na tela facilidades ou no ramal.

Caixa Postal (ouve) Sim --- Sim Habilita na MesaPC.

Cancela Operação Sim Sim --- Acionar o botão Cancela para cancelar a operação em andamento.

Captura Sim Sim ---

Acionar o botão Captura para capturar uma uma ligação interna ou externa que esteja tocando em um ramal.

É uma captura geral e atende a ligação que estiver a mais tempo chamando.

Consulta. Sim Sim ---

Existem duas maneiras de se efetuar uma consulta:

Com uma ligação em curso, digite o número do ramal, enter. Caso o ramal não lhe atenda tecle zero e enter para retornar.

Com uma ligação em curso clicar duas vezes em cima do ramal de destino. Caso o ramal não lhe atenda tecle zero e enter.

Chamada em

Espera Sim Sim --- Acionar o botão Espera para colocar a chamada em curso na espera. Conferência Sim --- --- Com uma ligação em curso tecle 0 + Nº externo (ou ramal), após ser atendido, pressione o botão Conferência.

Despertador Sim Sim Sim Acionar o botão Despertador e programar a hora para despertar.

Desvio

Ramal/Grupo Sim --- --- Acionar o botão Desvio para ativar o desvio para ramal ou grupo.

Estacionamento Sim Sim ---

Clique no botão Estacionamento, esta função permite que um ramal qualquer estacione uma ligação (interna ou externa em curso), durante até 3 minutos.

Para recuperar a ligação clique no botão estacionamento, ou clique duas vezes em cima do tronco ou retornará ao ramal 9 após 3 min. Fone de cabeça Sim Sim --- Clique no botão Fone Cabeça, para inibir o ring e habilitar o bip no fone de cabeça.

Gancho Sim Sim --- O botão Gancho opera como o gancho do telefone.

Gravação de

chamada Interna Sim --- ---

Habilitar intercalação e o relé na MesaPC Servidor.

Ligar o áudio do gravador no jack DAC / Busca Pessoa e a alimentação do gravador ao relé; acionar o botão Gravação.

Intercalação Sim Sim --- Habilitar na Mesapc Servidor. Quando ligar para um ramal e este estiver ocupado, acionar o botão Intercalação após ouvir o tom de ocupado.

Hora Sim --- --- Acionar o botão Hora, para ouvir a hora. (XT-42/72 não tem esta facilidade).

Mensagem de

auxílio Sim Sim Sim Acionar o botão Mensagem de Auxílio para alternar entre tom e mensagem de auxilio. (XT-42/72 não tem esta facilidade). Mensagem de

(19)

FUNÇÃO Mesa Clien te Mesa Aten d edor Ra mal 9

Menu Facilidades: Programaç

ão /

Fa

cilidades Você pode associar as funções dos botões F1 a F12 (mostrados na parte inferior da tela da Mesa PC).

Para configurar os botões desejados, de acordo com as necessidades da telefonista ou usuário comum, vá em:

Arquivo / Configura MesaPC / Teclas de Função / Programa.

Modo de serviço --- Sim --- Acionar o botão Modo de Serviço para alternar entre o serviço diurno e noturno.

Música externa Sim Sim --- Acionar o botão Música para ouvir a música externa.

Pêndulo Sim Sim Sim Com uma chamada na espera, aguardando ser atendida, acionar o botão Pêndulo.

Ramal ausente Sim --- Sim Acionar o botão Ausente para alternar entre ramal Ausente e Presente.

Ramal Móvel

interno Sim Sim Sim

Alterar a senha do cadeado do Ramal. Acionar o botão Ramal Móvel

Interno digitar o número do seu ramal, a função a ser executada e a

senha do cadeado. Ramal móvel

externo --- Sim --- Após atender a ligação, clique no botão Ramal Móvel Externo para transferir a ligação para o ramal 600. Ocupado / Cx.

Postal / Espera Sim --- Sim Acionar o botão Ramal Ocupado para alternar direcionar para caixa postal ou espera. (XT-42/72 não tem esta facilidade). Rechamada Sim Sim --- Acionar o botão Rechamada e escolha (interna, externa ou cancela).

Restaura Tela Sim Sim --- Acionar o botão Restaura para atualizar a visualização da tela.

Siga-me Sim --- --- Acionar o botão Siga-me e escolha a opção (interna ou externa), digite o número do ramal ou do número externo.

Tele saldo Sim Sim --- Acionar o botão Tele saldo e disque o telefone do tele saldo.

Teste de Troncos --- Sim --- Acionar o botão Teste de Tronco e digite a senha de programação.

Tronco Executivo --- Sim --- Acionar o botão Tronco Executivo para ativar ou desativar a facilidade.

Transbordo Sim Sim --- Acionar o botão Transbordo e selecionar o nº de toque para transbordo.

Transferência Sim Sim ---

Existem três maneiras de se transferir uma ligação:

Com uma ligação em curso, digite o número do ramal, enter e coloque no gancho.

Com uma ligação em curso clicar duas vezes em cima do ramal de destino e depois colocar no gancho.

Com uma ligação em curso clicar na tecla TRANSF, digitar o número do ramal, OK e coloque no gancho.

Último N º discado Sim Sim --- Acionar o botão Último Número para discar o último número discado pelo ramal.

Volume Sim Sim Sim Acionar o botão Volume e regular o volume de transmissão ou recepção.

Código de conta --- Sim Sim Permite o cadastro, habilitação e desabilitação dos códigos cadastrados.

Ligação Interna. Sim Sim --- No teclado do computador digite o número do ramal e enter.

Ligação Externa. Sim Sim --- No teclado do computador digite zero, o número do telefone e enter.

12. PROGRAMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ATENDEDOR RAMAL 9 SEM O USO DO

MESAPC

Obs: Não esqueça, se houver troca de 1º dígito, você deve respeitar esta troca ao efetuar as diversas programações.

Ex: para usar o comando busca pessoa, devemos digitar 667, mas se a numeração de ramais for 600, 601, 602, significa que houve troca de 1º dígito ( o 2 pelo 6), logo, para usar o serviço busca pessoa digite 267.

(20)

LEGENDA

JJJJ = Senha de programação MM = Minuto

SSS = Senha do Cadeado do Ramal DD = Dia

NNNN = Nova senha XX = Mês

AAAA = Ano ou Senha do Modem TT = Tronco

RRR = Ramal CCC = Código de Conta inicial

HH = Hora DDD = Código de Conta final

Programação Código Observações

Entrar no modo de programação * 41 + JJJJ Inicia o modo de programação.

Sair do modo de programação * 40 Encerra o modo de programação.

Reset Geral * 00

Após digitar o código você tem 30 seg para desligar da rede elétrica e da bateria, se houver, e religar o PABX novamente para validar o reset.

Reset Senha do Cadeado * 43 + RRR É necessário entrar no modo de programação.

Serviço Diurno * 10 O PABX passa a utilizar as programações do

modo diurno.

Serviço Noturno * 11 O PABX passa a utilizar as programações do modo noturno.

Troca Automática de Serviço * 12

Programe os horários de troca de serviço através do Digistar Integrado, caminho: Programação/Facilidades/Operador/Horário de Serviço

* 21 Ativa Tronco Executivo

* 20 Desativa

Quando ativo, reserva um tronco de cada feixe, onde é atendedor, para uso exclusivo da telefonista.

Alterar Senha de Programação * 42 + JJJJ + NNNN É necessário entrar no modo de programação.

Alterar Senha de Programação

via Modem * 44 + AAAA + NNNN É necessário entrar no modo de programação.

Data e Hora do PABX * 7 + HH + MM + AAAA + XX + DD É necessário entrar no modo de programação.

Restauração das mensagens

pré-gravadas. * # *

É necessário entrar no modo de programação. (Retorna as mensagens gravadas no PABX para as mensagens default).

* 90 Testa todos habilitados * 91 + TT desabilita tronco TT * 92 + TT habilita tronco TT Teste de Troncos

* 93 habilita todos os troncos no teste

É necessário entrar no modo de programação. Testa todos os troncos programados no PABX, e habilitados para teste.

Busca Pessoa pelo

Alto-Falante 667

Exclusiva dos ramais atendedores e é preciso possuir placa de gerenciamento e supervisão

Comando externo 665 Exclusiva dos ramais atendedores.

1 * 1 + CCC + DDD = Habilita um range do código de conta.

1 * 2 + CCC + DDD = Desabilita um range do código de conta.

1 * 4 + CCC = Habilita um código de conta.

Você pode habilitar os códigos de conta atravéz do ramal, porém desta forma não pode cadastrar o nome do usuário para futuras pesquisas e não verá na mesa quais são os códigos que foram ativados.

1 * 5 + CCC = Desabilita código de conta.

É necessário entrar no modo de programação. (antes de habilitar é preciso cadastrar os códigos). Código de Conta

1 * 6 + CCC + SSS + NNN = Alterar a senha do código de conta.

Esta operação pode ser feita em qualquer ramal e não precisa entrar em modo de programação.

(21)

13. PROGRAMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ATENDEDOR RAMAL 9 COM MESAPC Programação Observações

Reset Geral. Não abra comunicação com o PABX. Caminho: Opera/Resete Geral (siga as Instruções), você tem 30 seg para desligar da rede elétrica e da bateria, se

houver, e religar o PABX novamente para validar o reset. Reset Senha do Cadeado.

Retorna a senha do cadeado do ramal para 000. Caminho:

Programação/Facilidades/Operador/Senha Cadeado/Reseta (siga as instruções).

Serviço Diurno.

Pressione a tecla de função Modo Srv. ou com o mouse clique sobre a tecla Modo Srv. ou ainda se preferir vá em Programação/Facilidades/Serviço, marque Diurno e aplique, o PABX passa a utilizar as programações do modo diurno.

Serviço Noturno.

Pressione a tecla de função Modo Srv. ou com o mouse clique sobre a tecla Modo Srv. ou ainda se preferir vá em Programação/Facilidades/Serviço, marque Noturno e aplique, o PABX passa a utilizar as programações do modo noturno.

Troca Automática de Serviço. Programe os horários de troca de serviço através do Digistar Integrado, caminho: Programação / Facilidades / Operador / Horário de Serviço e marque

em Modo de Serviço / Automático, aplicar e ok.

Tronco Executivo. Quando ativo reserva um tronco do feixe de menor nº, para uso exclusivo da telefonista caminho : Programação / Facilidade / Operador / Tr. Executivo

aplicar e ok. Alteração da Senha de

Programação. É necessário entrar no modo de programação, caminho: Programação/Facilidades/Operador/Senha de Programação/Altera.

Alteração da Senha de Programação via Modem.

Para poder ter acesso remoto deve-se primeiro alterar a senha de

programação do modem, caminho: Programação/Facilidades/Operador/Senha Prog. Modem / Altera.

Data e Hora do PABX.

Para acerto de Data e Hora do PABX. É necessário entrar no modo de programação, caminho: Programação/Facilidades/Operador/Programa Data e Hora/Grava.

Restauração das mensagens pré-gravadas.

Retorna as mensagens gravadas no PABX para as mensagens default. Caminho: Programação/Facilidades/Operador/Mensagens

Default/Grava/Senha/ok/ok.

Teste de Troncos. Executa o teste dos troncos, caminho: Programação / Facilidades / Teste de troncos.

Cadeado Eletrônico. Para ativar, desativar ou mudar a senha, caminho: Programação/Facilidade/Ramais/Senha do Cadeado

Despertador do ramal. Para usar as opções do despertador vá em: Programação/Facilidade/Ramais/Hora e Operações do Despertador

Hora do PABX. Apresenta a hora atual do PABX, caminho: Programação/Facilidade/Ramais/Hora do PABX/Hora

Mensagens de auxílio de operação

ou tom. Alterna entre mensagens de auxílio ou tom, caminho: Programação/Facilidade/Ramais/Mensagem de Auxilio

Número de toques para transbordo. Programa o nº de toques de transbordo do ramal atendedor para o ramal auxiliar, caminho: Programação/Facilidade/Ramais/Toques de Transbordo

Código de Conta.

Para cadastrar, trocar, ativar, desativar, excluir códigos de conta, caminho: Programação/Facilidades/Ramais/Código de Conta/Prrograma siga as instruções.

(22)

14. PROGRAMAÇÕES (TODOS RAMAIS EXCETO ATENDEDORES).

Programação Código Observações

11 + RRR RRR = nº ramal onde as ligações passarão a tocar. Siga-me Interno

11 + RRR (seu ramal) Desfaz o siga-me.

110 + SSS + N...N = faz siga-me SSS = senha do cadeado diferente de zero. Siga-me Externo

11 + Nº do Ramal = desfaz N...N = nº do telefone. 120 + RRR Por transbordo ou ocupado. Desvio de Ramal

121 + RRR Somente transbordo.

15. CAIXA POSTAL TODOS RAMAIS HABILITADOS (EXCETO ATENDEDORES).

Programação Código Observações

Ouvindo e removendo mensagens

da caixa postal do ramal. # 1 ouve 0 remove. Este zero não acompanha a troca do primeiro dígito. Gravação Remoção e escuta de mensagens de saudação. # 20 remove # 21 grava # 22 escuta.

Para personalizar a mensagem de saudação da caixa postal.

Ramal Ausente. # 31 O ramal não recebe ligações, vão direto para a caixa postal, mas pode fazer ligações respeitando a sua categoria. Ramal Presente. # 30 Volta a receber ligações respeitando a sua categoria.

# 40 Se o ramal estiver ocupado as ligações são transferidas para a caixa postal Direcionamento para Caixa Postal.

# 41 Se o ramal estiver ocupado as ligações são transferidas para a espera do ramal

16. OPERAÇÕES DOS RAMAIS

Operações Como fazer Observações

Ganho de Transmissão / Recepção. F + 10 Diminui Recepção F + 11 Aumenta Recepção F + 12 Diminui Transmissão F + 13 Aumenta Transmissão F = Flash

Ramal Móvel Interno. 16 + RRR + SSS + qualquer função RRR = nº ramal SSS = senha do cadeado. Guarda noturno. 185

Ouvindo música externa no

ramal. 668

Acesso a grupos. 730 a 744 O equipamento pode possuir até 15 grupos

Acesso a tronco específico. 6 + TT

TT = nº do tronco

01 a 64 para XT-88/130/200 01 a 34 para XT-72

01 a 10 para XT-42 Acesso a feixe específico. 8 + F F = nº do feixe (0 a 9) Rechamada. 6 Sobre o tom de ocupado. Para cancelar 666.

Memória Temporária. F + * + N...N + *

F = Flash N...N = Nº telefônico com até 20 dígitos

Utiliza-se a rechamada externa para último número digitado para realizar esta ligação. Último número digitado. 70 Efetua a ligação para o último número digitado pelo ramal

(23)

Operações Como fazer Observações

Rechamada Externa para

último número digitado. 10

O PABX efetua 10 tentativas a cada 30 segundos. Para cancelar 666. Os ramais atendedores não tem acesso.

Tele-atendimento Digital ou

Tele-saldo. 79 Para uso de serviços especiais, pode ser usado o flash. Ligações via Código de Conta. 1 # + CCC + NNN Efetuar uma ligação. Lembre-se, troque a senha default.

Ligações via Agenda. 71 + N N = posição da agenda (0 a 9). Os números devem estar previamente cadastrados no agenda.

Estacionamento de chamadas. F + 67 estaciona 67 recupera a chamada 68 + nº do ramal ou tronco

Para capturar a ligação estacionada por outro ramal use o código 68.

Captura de chamadas. 5 para captura geral RRR + 5 sobre o tom de

ocupado para captura específica

Obedece a configuração de captura dentro ou fora do grupo.

Pêndulo. F + 5 Alterna a ligação que está em curso, com a que está na espera. Consulta a Ramal / Grupo. F + nº ramal / grupo

Consulta a Tronco. F + 0 + nº do telefone

Durante uma chamada você pode fazer uma consulta.

Transferência Externa. F + 1 + *

Durante uma conversação e com outra chamada na espera, digite o código e coloque o fone no gancho. Note que esta transferência é temporizada entre 01 a 30 minutos.

Tranferência. F + nº ramal / grupo + gancho. Operação somente para número interno. Intercalação. F + 7 sobre o tom de ocupado. O ramal tem que estar habilitado para esta função.

Conferência. F + 7 Com uma chamada em curso e outra na espera você pode fazer a conferência.

Cadeado. 13 + NNN Ativa 14 + NNN Desativa

15 + SSS + NNNAltera a senha.

Bloqueia o ramal impedindo as ligações de saída.

Extensão de PABX de Grande

Porte. F + # Quando o PABX está sendo usado como sub-sistema de outro PABX.

17. DISTRIBUIDOR AUTOMÁTICO DE CHAMADAS (DAC).

Operações Como fazer Observações

Log In. 188 + CCCC CCCC = código do agente. Loga o ramal no serviço DAC. Log Out. 189 Desloga o ramal no serviço DAC. Monitoração. * * 1 + RRR A partir do ramal do supervisor. RRR = ramal PA.

Intercalação. F + 2 F = Flash. Durante a monitoração da PA. Início da gravação. F + 3

Pausa gravação. F + 4 Volta a gravar. F + 5 Finaliza gravação. F + 6

F = Flash.

Durante a monitoração da PA. Para gravar é necessário gravador externo.

Troca de serviço no DAC

Somente para os supervisores. * * 2 + GG + SC

GG = Grupo de 00 a 14.

S = 0 Todos os serviços do grupo. S = 1 à 4 número de serviço específico. C = 0 Diurno.

C = 1 Noturno.

(24)

Operações Como fazer Observações

Início da gravação. * * 3 + RRR Pausa gravação. * * 4 + RRR Volta a gravar. * * 5 + RRR Finaliza gravação. * * 6 + RRR

RRR= Ramal PA a ser gravado. Gravação sem monitoração.

* * 9 + RRR Habilita atendimento automático a partir do ramal do supervisor. Atendimento Automático.

* * 0 + RRR Desabilita atendimento automático a partir do ramal do supervisor.

18. OPERAÇÕES QUE VOCÊ PODE FAZER EXTERNAMENTE.

Ramal Móvel Externo

Ligue para a empresa, solicite transferência para o ramal 600 e digite:

RRR + SSS + qualquer função

RRR = nº ramal

SSS = senha do cadeado

Referências

Documentos relacionados

5 MAIORES IMPORTADORES MUNDIAIS DE VINHO COMPORTAMENTO DE PORTUGAL NESSES MERCADOS 3 12..

Continuous banknote feeding by a single operator; optimum integration in cash center management software.

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

12.1 - O objeto arrematado será retirado pelo arrematante somente após compensação bancária dos respectivos cheques e/ou transferências, pagos à Prefeitura Municipal e ao

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

Para ambos os grupos (livres de cárie e cárie-ativos), foram realizados testes de correlação linear de Pearson, sendo que não foram encontradas correlações