• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 208. De 25/01/2017 à 01/02/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 208. De 25/01/2017 à 01/02/2017"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 208 De 25/01/2017 à 01/02/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

ARGENTINA NÃO RECONHECERÁ ELEIÇÕES NA VENEZUELA

Recentemente, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou uma acusação contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro, alegando que o líder estaria dirigindo seu país a uma “ditadura” e que essas eleições seriam apenas um caminho para que ele fosse reeleito. Como protesto, Argentina, Estados Unidos e países-membros da União Europeia mantiveram suas sanções em relação ao petróleo.

Fonte: ARGENTINA ‘will not recognise Venezuela election’ — Macri. The Borneo Post, Paris, p.18, 29 jan. 2018.

FARC LANÇAM CANDITADOS À PRESIDÊNCIA DA COLÔMBIA As eleições presidenciais da Colômbia serão realizadas em março de 2018 e, como previsto, deverá contar com candidatos ligados às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), sendo 74 candidatos nas eleições legislativas, em busca de afirmar uma participação efetiva na política colombiana. Também como era previsto, os ex- membros das FARC terão dez assentos garantidos, acordados no tratado de paz mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2016, sendo cinco assentos no Senado e mais cinco na Câmara.

(2)

Fonte: COLOMBIA’S FARC to run 74 candidates in March elections. The Borneo Post, Bogotá , p. A1, 26 jan. 2018.

PORTA-AVIÕES ESTADUNIDENSES SERÃO ENVIADOS AO VIETNÃ Em uma tentativa de aprofundar laços militares, os Estados Unidos irão enviar um porta-aviões ao Vietnã, em março deste ano. É a primeira vez que o país norte- americano envia um navio militar até a região desde o fim da Guerra do Vietnã. Além disso, a visita transportará uma nova geração de soldados que, em maioria, fazem parte de uma geração distante da polêmica guerra.

Fonte: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FE1RM-OBRWD

SIMPATIZANTES DO PKK CAUSAM TUMULTO EMBAIXADA TURCA EM DUBLIN

Um grupo de quarenta indivíduos que carregavam a bandeira do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerada como organização terrorista pela Turquia, cercou e tentou invadir a embaixada turca em Dublin, capital da Irlanda, mas foram barrados pelos seguranças presentes no local. Os indivíduos deixaram o local apenas após a chegada da polícia irlandesa.

Fonte: PKK sympathizers attack Turkish Embassy in Dublin. Daily Sabah (Turkey), Ancara, p. 08, 26 jan. 2018.

ÁSIA/LESTE EUROPEU

AFEGANISTÃO: EI E TALIBÃ ASSUMEM AUTORIA DE NOVOS ATAQUES E A COALIZÃO REAGE

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria de um atentado contra uma academia militar em Cabul, capital do Afeganistão, que deixou 11 soldados mortos.

Cinco homens fortemente armados promoveram o ato contra o local. O grupo rebelde Talibã, por sua vez, reivindicou a autoria de um atentado com uma ambulância-bomba que deixou ao menos do que 100 mortos também em Cabul, com mais de 200 feridos.

Ambos os grupos extremistas demonstram, dessa forma, que a crença da coalizão de que estão enfraquecidos não é verdade. Por esse motivo, houve um aumento da pressão

(3)

contra o governo local e contra a coalizão liderada pelos Estados Unidos, que ocupa o país desde 2001. Após esses atentados, uma ofensiva foi lançada pela coalizão, já durante o primeiro dia do mês de fevereiro. Na província de Kandahar, localizada no sul do país, ao menos 50 talibãs foram mortos e 32 capturados em uma ação que foi uma reação aos constantes ataques nas últimas semanas. Ainda na operação, foram apreendidos armamentos, explosivos e minas terrestres em poder do grupo.

Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/01/1953816-taleban-assume-atentado-em-cabul-que- matou-ao-menos-17-pessoas.shtml; http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/01/1954344-ataques-em- cabul-poem-estrategia-dos-eua-no-afeganistao-em-xeque.shtml; https://noticias.uol.com.br/ultimas- noticias/efe/2018/02/01/ofensiva-no-afeganistao-apos-atentados-mata-pelo-menos-50-talibas.htm e Kabul suicide bombing death toll rises to 103. The Star Late Edition, Cabul, p. 8, 29 jan. 2018.

PAQUISTÃO RECEBE COMISSÃO AFEGÃ EM ISLAMABAD COM PROVAS DE TERRORISTAS NO PAÍS

As autoridades políticas do Afeganistão enviaram a Islamabad, capital do Paquistão, uma comissão governamental com evidências de que o grupo rebelde Talibã e seus aliados orquestram os atentados em solo afegão a partir do território paquistanês.

Estavam presentes na reunião Wais Ahmad Barmak, Ministro do Interior, e Masoom Stanekzai, chefe da principal agência de inteligência local. O Afeganistão demanda a entrega destes terroristas por parte do governo paquistanês.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/01/31/afeganistao-envia-comissao-a- islamabad-com-provas-de-terroristas-no-paquistao.htm

TURQUIA PEDE QUE EUA PAREM DE APOIAR COMBATENTES CURDOS E DETÉM CRÍTICOS DA OFENSIVA NA SÍRIA

A Turquia instigou os Estados Unidos a suspenderem o apoio aos combatentes curdos da Unidade de Proteção Popular (YPG) e a evitarem confrontos com as forças turcas em terreno sírio. Os comentários feitos pelo porta-voz do governo do presidente turco Tayyip Erdogan sublinham as crescentes tensões bilaterais, seis dias depois que a Turquia lançou a “Olive Branch”, uma operação aérea e terrestre na região de Afrin, no noroeste da Síria. Assim, qualquer avanço das forças turcas em direção a Manbij, parte de um território curdo a cerca de 100 quilômetros a leste de Afrin, poderia ameaçar os

(4)

planos dos Estados Unidos de estabilizar o nordeste da Síria e levá-los a um confronto direto com as tropas estadunidenses. Além disso, O Ministério do Interior da Turquia anunciou que 311 pessoas foram detidas por criticar nas redes sociais a ofensiva militar no enclave curdo-sírio de Afrin, no noroeste da Síria. Os detidos estão sendo acusados de fazer "propaganda" a favor do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda na Turquia, que o governo considera uma organização terrorista vinculada à milícia curdo-síria Unidades de Proteção Popular.

Fontes: GUMRUKCU, Tuvan; NEHME, Dahlia. Ankara urges US: End your support for YPG.

Jerusalem Post, Ancara, p. 8, 26 jan. 2018; https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FG0GQ- OBRWD; https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FE2PM-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FG0SW-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FH0MS-OBRWD e

https://www.reuters.com/article/us-mideast-crisis-syria-turkey-security/turkey-detains-300-people-over- criticism-of-syrian-offensive-idUSKBN1FI166 e https://www.reuters.com/article/us-mideast-crisis-syria- turkey-security/turkey-orders-detention-of-top-doctors-over-criticism-of-syrian-offensive-

idUSKBN1FJ0XB

IRÃ DETÉM SUSPEITOS DE PERTENCEREM AO ESTADO ISLÂMICO Uma agência de notícias iraniana informou que membros da Guarda Revolucionária iraniana detiveram vários suspeitos que estariam ligados ao grupo terrorista Estado Islâmico, no noroeste do país. O relatório da agência de notícias diz que os membros da Guarda entraram em confronto com 21 suspeitos após os mesmos indivíduos terem entrado em território iraniano através de sua fronteira ocidental.

Fonte: Iran arrests 21 Daesh fighters. Khaleej Times, Cabul, p. 11, 28 jan. 2018.

MORTE DE JOVENS NA CAXEMIRA PROVOCA GREVE GERAL Na região da Caxemira uma greve para protestar contra o assassinato de dois civis por tropas do exército ganhou força. Dois homens morreram quando soldados abriram fogo para dispersar manifestantes que atiraram pedras em um comboio que passava pelo distrito de Shopian. Líderes da Conferência Separatista Hurriyat chamaram a greve em resposta. Autoridades do governo indiano disseram que a ordem para disparar foi em casos de autodefesa. Milhares de pessoas participaram do funeral dos homens em

(5)

Shopian, informou a mídia local. Temendo mais violência, as autoridades impuseram um toque de recolher em áreas sensíveis. Barricadas foram erguidas em estradas-chave e os serviços de celular foram desligados.

Fonte: KASHMIR protests at killing of two civilians. Cape Times, Srinagar, p. 2, 29 jan. 2018.

ORIENTE MÉDIO

LÍBANO DECLARA ENVOLVIMENTO ISRAELENSE EM EXPLOSÃO Autoridades libanesas disseram que Israel esteve envolvido na explosão de um carro bomba, no sul do Líbano, que tinha como alvo Mohammad Hamdan, um funcionário do Hamas. Hamdan não parecia ter um papel público ou político no Hamas, mas, de acordo com uma fonte de segurança palestina, ele era um membro da estrutura de segurança da organização. O gabinete de imprensa do Ministro do Interior libanês, Nouhad Mashnuq, em uma declaração distribuída aos repórteres, disse que conseguiram prender um dos principais perpetradores do crime, que confessou pertencer à inteligência israelense. A declaração não especificou a nacionalidade do suspeito, mas disse que os investigadores apreenderam mecanismos de comunicação muito avançados em sua residência.

Fonte: LEBANON says Israel behind car bomb targeting Hamas oficial. The Borneo Post, Beirute, p. A1, 28 jan. 2018.

MILITANTES DO ESTADO ISLÂMICOS SÃO MORTOS POR COALIZÃO A coalizão, que tem o objetivo de acabar com o Estado Islâmico (EI), destruiu um centro de comando e controle do grupo, em As-Shafah, na Síria, com ataques aéreos, matando cerca de 150 terroristas. Embora 98% do território que fora ocupado pelo EI na Síria e no Iraque, ter sido liberado pela coalizão, curdos, outros aliados e pelos governos do Iraque e da Síria, ainda existem áreas sob controle do grupo, como uma pequena região na Síria. A coalizão tem trabalhado para treinar uma força de estabilização no leste da Síria, além de continuar a capacitar as forças de segurança iraquianas para ajudá-los a controlar a fronteira e impedir o EI de se reagrupar.

Fonte: FRANTZMAN, Seth J. 150 ISIS fighters said killed in attack on Syrian facility. Jerusalem Post, Jerusalém, p. 8, 26 jan. 2018.

(6)

ATAQUE ESTADUNIDENSE MATA OITO NO IRAQUE

Um ataque aéreo da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico (EI) acertou um comboio das forças de segurança iraquianas. O aparente erro matou oito pessoas. O incidente de fogo-amigo provocou críticas rápidas da presença militar dos Estados Unidos no Iraque. O Comando de Operações Conjuntas do Iraque, que coordena a campanha do país contra o grupo, disse que uma investigação foi aberta. O líder da milícia populista xiita Moqtada Sadr exigiu ação imediata contra os responsáveis pelo ataque.

Fonte: EIGHT dead as US-led strike hits Iraq forces. The Phnom Penh Post, Phnom Penh, p. 11, 29 jan.

2018.

ATAQUE DE DRONE DEIXA MORTOS NO IÊMEN

Um ataque de drone matou sete suspeitos de serem militantes da al Qaeda, no sul do Iêmen. O exército dos Estados Unidos é a única força conhecida por operar drones armados sobre o Iêmen. O ataque tinha como alvo um carro na província de Shabwa. Os Estados Unidos consideram a al Qaeda na Península Arábica (AQAP) como o ramo mais perigoso do grupo radical. Uma longa guerra de drones contra o AQAP se intensificou desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumiu o cargo em janeiro de 2017.

Fonte: DRONE strike kills 7 Al-Qaeda suspects in Yemen. Arab News, Aden, p. 3, 28 jan. 2018

SEPARATISTAS DO IÊMEN CERCAM PALÁCIO PRESIDENCIAL EM ADEN Combatentes da ala armada de um movimento político do sul do Iêmen cercaram o palácio presidencial na cidade iemenita de Aden, após três dias de intensos combates. A cidade portuária do sul de Aden serviu como base do governo desde 2014 depois que os rebeldes Houthi, apoiados pelo Irã, assumiram o controle da capital, Sana'a, e mataram o ex-presidente em dezembro. O primeiro-ministro, Ahmed bin Daghr, e uma série de altos funcionários do governo se esconderam no palácio e se preparavam para fugir para a Arábia Saudita. As Forças da Resistência do Sul (SRF) capturaram os principais quartéis de tropas leais ao presidente Abd Rabbu Mansour Hadi, que tem apoio dos Houthi. Uma aliança por conveniência que reuniu ex-inimigos na guerra civil do Iêmen está se frustrando, já que vários laços entre eles estão desaparecendo.

Fontes: https://www.theguardian.com/world/2018/jan/30/yemens-saudi-backed-government-to-

(7)

flee-from-aden; https://www.theguardian.com/world/2018/jan/30/aden-crisis-alliances-convenience- unravel-yemen; https://www.reuters.com/article/us-yemen-security-blast/eleven-dead-in-suicide- attack-at-yemen-checkpoint-officials-idUSKBN1FJ0QI e https://www.reuters.com/article/us-yemen- security-clashes/yemen-separatists-capture-aden-government-confined-to-palace-residents-

idUSKBN1FJ17E

ISRAEL DEPORTARÁ MILHARES DE REFUGIADOS AFRICANOS Israel pretende começar a deportar dezenas de milhares de imigrantes africanos no primeiro dia de abril. O fluxo migratório de africanos para Israel começou em 2005, após o Egito reprimir violentamente uma manifestação de refugiados sudaneses em que pelo menos 27 foram mortos. Após o episódio, Israel passou a ser visto como um lugar com segurança e oportunidade de empregos. Alguns deles estão no país desde então e já constituíram família. O plano recebeu a oposição inesperada de israelenses liberais e alguns setores judaicos dos Estados Unidos. Eles afirmam que Israel, criado após o Holocausto, nunca deveria ignorar aqueles que precisam de ajuda.

Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018013010406709-israel-deportar-imigrantes- africanos-oposicao/

LÍDER IRANIANO AFIRMA QUE PRESENÇA DO EI NO AFEGANISTÃO SERVE OS ESTADOS UNIDOS

O aiatolá Ali Hosseini Khamenei acusou os Estados Unidos de enviarem os terroristas do Estado Islâmico (EI) ao Afeganistão para justificar a presença de tropas militares estadunidenses na região. O líder iraniano acrescentou que a Casa Branca procura usar tal artimanha para contribuir para a segurança de Israel. O líder persa também lembrou os recentes ataques terroristas que mataram mais de 100 afegãos nos últimos dias, e observou que eles correspondem à estratégia estabelecida pelos Estados Unidos.

Khamenei frequentemente acusa Washington de agravar os problemas internos das nações do Oriente Médio para evitar que eles lutem contra a ameaça "arrogante" que representa o "sionismo", se dirigindo diretamente a Israel, nação que considera inimiga da República Islâmica.

Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018012510366191-afrin-operaca-turca-guerra- siria/

(8)

ÁFRICA

NÚMERO DE ATAQUES CONTRA O AL SHABAAB AUMENTAM NA SOMÁLIA

Devido ao aumento do número de ataques aéreos estadunidenses contra o grupo terrorista Al Shabaab, dezenas de civis já foram mortos na Somália. O Quênia também realizou ataques aéreos no país. Entretanto, ao contrário das forças dos Estados Unidos, os quenianos não concedem muitas informações sobre suas operações. Estima-se que o número de civis mortos desde julho é maior que 50, já que foram 34 ataques nos últimos seis meses, o dobro do total de ataques feitos durante todo o ano de 2016. Os ataques também mataram grande quantidade de gado e causaram danos expressivos às infraestruturas agrícolas. Teme-se que tais ações reforcem o apoio popular aos extremistas.

Fonte: BURKE, Jason. Somalis die in airstrike surge: Guardian has examined claims of civilian deaths as US targets militants. The Guardian Weekly, Londres, p. 4, 26 jan. 2018.

NIGÉRIA: FORÇA AÉREA NACIONAL ATINGE BOKO HARAM E GRUPO REALIZA NOVOS ATAQUES

Aeronaves da Força Aérea da Nigéria bombardearam caminhões de armas e outros veículos de insurgentes, além de atacarem também posições defensivas e oficinas nas quais os insurgentes reparavam e modernizavam seus veículos. Tudo estava cuidadosamente escondido na floresta de Sambisa, onde os insurgentes estavam organizados para interferir nas operações militares em curso na área. Pelo menos seis pessoas foram mortas devido a ataques atribuídos ao grupo rebelde Boko Haram e a confrontos entre pastores muçulmanos e agricultores cristãos. Em dos ataques atribuídos ao grupo, cinco pessoas ficaram feridas e outras três foram sequestradas no estado de Adamawa, que em 2015 foi declarado livre do controle do Boko Haram.

Posteriormente, ao menos cinco pessoas foram mortas e 40 feridas durante ataque suicida com bomba em um campo de refugiados no nordeste da Nigéria, na cidade de Maiduguri. Pessoas que estavam no local disseram que uma mulher entrou no campo e detonou a bomba, matando a si mesma e demais pessoas que estavam ao redor.

Fontes: OBI, Paul. NAF Neutralises Boko Haram Terrorists in Sambisa Forest. THISDAY, Abuja, p. 10, 28 jan. 2018; SIX dead in Boko Haram violence. The Asian Age, Lagos, p.9, 29 jan. 2018 e

http://www.bbc.com/news/live/world-africa-

(9)

42461388?ns_mchannel=social&ns_source=twitter&ns_campaign=bbc_live&ns_linkname=5a730ca4281 185064bc64451%26%27Don%27t%20send%20water%20to%20Cape%20Town%27%2C%20Johannesb urg%20told%26&ns_fee=0#post_5a730ca4281185064bc64451

MALI: SOLDADOS SÃO MORTOS EM ATAQUE A CAMPO DO EXÉRCITO E CARRO-BOMBA DEIXA MORTOS NA FRONTEIRA COM BURKINA FASO No Mali, ocorreu uma invasão de militantes islâmicos a uma base do exército localizada na região de Tombucto, na região central do país. Após o ataque, fontes médicas que atuaram no local confirmaram a morte de 14 soldados, enquanto outros 15 ficaram feridos e 17 militantes foram mortos. Após o ocorrido, o exército malinês conseguiu retomar o controle da base. Países como França e aos Estados Unidos têm respondido mais agressivamente aos ataques de grupos militantes, principalmente àqueles ligados à al Qaeda e ao Estado Islâmico. Poucas horas depois, mais três soldados foram mortos em um ataque a uma base na região de Menaka. Uma explosão de minas terrestres atingiu um veículo que matou 26 pessoas e ferindo várias outras. O veículo atravessava a fronteira do Mali com Burkina Faso, em uma área conhecida pela atuação de grupos rebeldes ligados ao Estado Islâmico. Segundo fontes militares, os ocupantes do veículo eram de Burkina Faso.

Fontes: 14 killed in attack on army camp in Mali. The Columbus Dispatch, Bamako, p. A13, 28 jan.

2018; http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/203449-le- gsim-revendique-des-attentats-du-mali.html, https://www.reuters.com/article/us-mali-security/mine- explosion-on-civilian-vehicle-central-mali-kills-26-idUSKBN1FE251 e https://www.reuters.com/article/us-mali-security/gunmen-kill-at-least-14-mali-soldiers-in-attack-on- army-camp-idUSKBN1FG0IE

DUPLO ATENTADO DEIXA MAIS DE 30 MORTOS NA LÍBIA

Um duplo atentado com carro-bomba em frente a uma mesquita em Bengasi, segunda maior cidade da Líbia, matou mais de 30 pessoas e deixou vários feridos.

Posteriormente, um segundo carro-bomba explodiu na mesma área, causando mais vítimas. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque. O país se encontra em caos desde a revolta popular que pôs fim ao regime de Muamar Kadhafi em 2011.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/numero-de-mortos-em-duplo-atentado-na-libia-passa-de- 30.ghtml

(10)

ONU

UNIÃO AFRICANA E ONU ESTUDAM SANÇÕES DEVIDO A CONFLITOS NO SUDÃO DO SUL

A União Africana (UA) e a Organização das Nações Unidas (ONU) analisam a possibilidade impor sanções pelas violações do cessar-fogo no Sudão do Sul. O cessar-fogo acordado em dezembro do ano passado fracassou depois de um mês, quando os rebeldes sul-sudaneses apontaram que estariam sendo atacados pelo Exército do país que, em contrapartida, disse ter sido os rebeldes os primeiros a iniciarem as agressões. Na mesma semana, o conselheiro especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, disse existir um número significativo de armas entrando no país pelas fronteiras do Quênia e da Uganda. A ONU se preocupa com toda situação de tensão e pede uma solução de paz imediata, além de ressaltar a responsabilidade regional e internacional no que se refere ao fim das atrocidades.

Fontes: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-01/uniao-africana-e-onu-estudam- sancoes-por-conflito-no-sudao-do-sul; http://observer.ug/news/headlines/56752-un-blames-uganda- kenya-for-fueling-conflict-in-south-sudan.html; https://hivisasa.com/posts/un-boss-urges-kenya-to-help- south-sudan-somalia-conflicts

ONU EXIGE ENTREGA DE COMANDANTE DA LÍBIA ACUSADO DE CRIMES DE GUERRA

A Organização das Nações Unidas exigiram a entrega imediata de Mahmoud Al Wefalli, comandante de Bengasi procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) acusado de crimes de guerra, depois que evidências surgiram sugerindo que ele havia realizado novas execuções sumárias na Líbia. Werfalli comanda a Brigada Al Saiqa e é leal ao ditador militar Khalifa Haftar, cujas forças dominam o leste do país. Quando o TPI emitiu um mandado para a prisão de Werfalli em agosto do ano passado por execuções sumárias em que pelo menos 33 pessoas morreram, as forças de Haftar disseram que ele estava sob sua custódia e iria enfrentar um julgamento militar. Porém, o vídeo e as fotografias publicadas em redes sociais atualmente pareciam mostrar Werfalli pessoalmente atirando na cabeça de 10 prisioneiros. Em declaração, autoridades da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL)reiteraram que a Organização exige a entrega do comandante imediatamente em Haia.

Fonte: UN demands handover of Libya commander. The Gulf Today, Trípoli, p. 8, 26 jan.

2018.

(11)

MONUSCO DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM CRESCENTE VIOLÊNCIA NA RDC

A Missão das Nações Unidas no Congo (MONUSCO) declarou que houve uma onda de execuções no país, devido a uma crise a região de Kasai, na República Democrática do Congo (RDC). Em 2017, agentes estaduais foram denunciados pela MONUSCO por realizarem 1176 assassinatos extrajudiciais, com mais de 6497 casos de violações de direitos humanos em todo o país. O aumento destes números se deu após a morte do chefe tribal Kamwina Nsapu, que se rebelou contra o atual presidente do país, Joseph Kabila, em 2016. Além disso, dois especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) foram mortos em março do ano passado, enquanto investigavam a violência em Kasai, onde a ONU relatou mais de 80 túmulos coletivos.

Fonte: SUMMARY executions surge in DRC: UN. The Herald, Kinshasa, p. 11, 29 jan. 2018.

Referências

Documentos relacionados

Partindo do pressuposto abordado por Santos (2013) de que o setor público é alvo de contestações sobre seu gerenciamento patrimonial e financeiro, descaso com os

Há países importadores, também de lista de habilitação específica, que exigem uma visita de inspeção prévia, planta à planta, para a verificação de cumprimento dos

PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JARAMATAIA, Estado de Alagoas, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Constituição Federal e lei Orgânica Municipal,

Apesar do reduzido número de alunos matriculados no programa de doutorado direto, cerca de 10% do total, seu tempo médio de titulação tem se mantido bem acima do desejado.. Nos

Contudo, para esse texto não visamos discutir acerca da constituição da professora em uma educadora matemática, mas dos modos de como se dá essa investigação, trazendo à tona

que substituí a atual tabela de alíquotas: (i) parte de uma alíquota mínima (0,2%) fixa, a qual reforça a função do ItR como tributo patrimonial, como o IPtU, que incide (ainda que

Assembléia Geral, Colegiado Gestor, Comitê Executivo e no Conselho Fiscal não serão remunerados direta ou indiretamente pelo exercício de seus cargos..

Débitos em aberto de IPVAs, Licenciamento de anos anteriores e Multas até a data do Leilão serão de responsabilidade do Banco CCB; 17.9.2 - O documento de transferência será entregue