• Nenhum resultado encontrado

JESUS PRESENTE NO CASAMENTO Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. João 2:2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JESUS PRESENTE NO CASAMENTO Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. João 2:2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 21 ano 139 28 de maio de 2017 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878 Pastor Emérito: (in memorian)

Rev. Benedito Matos Equipe pastoral

Pastor Efetivo: Rev. Cláudio Albuquerque

Pastores Auxiliares: Rev. Lutero Rocha Rev. Luciano Carvalho Pastores Evangelista/Missionários:

Rev. Relrison Domingos - Aldeia Rev. Arthur de Paula - Nazaré Rev. Edilton de Carvalho - Goiana

Missionários Plantadores: Miss. Paulo Almeida - Aliança

Miss. Cosmo Sá - Vicência Miss. Lamárcio Martins - Itambé

Seminarista: Jaidson Araújo - PIPR

Endereço Rua das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011-270 Telefone: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br

Dados bancários Banco Itaú, Ag 1247 Conta: 33375-8 (Dízimos) Conta: 54370-3 (Construção)

Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 302 A

Pilar, Itamaracá / PE Nazaré da Mata Av. Coronel Luiz Inácio, 933

Nazaré da Mata / PE Aliança R. Joaquim Bezerra, 14,

Centro, Aliança / PE Vicência R. Treze de Maio, nº 122 A,

Centro, Vicência / PE Itambé R. M. Falcão, 05, Centro, Itambé / PE

Aldeia Estrada de Aldeia, 9,5 Km

Aldeia/PE Goiana

JESUS PRESENTE NO CASAMENTO

“Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.” João 2:2

Este mês de maio é consagrado à família. Estamos promovendo mais um projeto Família Secreta de Oração. Cada família esteve comprometida no interceder a Deus por outra família da igreja. Alguma família da igreja esteve clamando a Deus por nossa família. Ao final soubemos qual família esteve intercedendo por nós, bem como revelamos a família que colocamos diante de Deus. Esse é um princípio que a Bíblia nos ensina, “orar uns pelos outros”.

O texto do segundo capítulo do Evangelho de João nos aponta para o início do ministério público de Jesus. Aconteceu numa cerimônia de casamento num vilarejo em Caná da Galiléia. Jesus poderia ter escolhido iniciar seu ministério em um lugar mais “estratégico”, de maior visibilidade, no Templo em Jerusalém, por exemplo. Mas, não. Ele escolheu iniciar seu ministério público, realizando seu primeiro milagre numa festa de casamento. Aquela era uma cerimônia simples, num lugar simples, sem qualquer importância social.

Você já se perguntou por que Jesus escolheu iniciar seu ministério numa cerimônia de casamento? A resposta é simples, o lar é o lugar onde Ele quer ser adorado. O lar é o lugar de acolhimento, de instrução, de aprendizado, de amor, de erro, de perdão e de reconciliação. A família é o lugar onde eu sou “eu”, desnudo, onde sou conhecido sem máscaras ou fingimentos. Minha família onde tenho a oportunidade de recomeçar.

Naquela festa houve uma situação que poderia se tornar muito constrangedora para aquele novo casal, caso Jesus não estivesse presente. Faltou vinho! O vinho era símbolo de celebração e da alegria da festa. Isso revelou a pobreza daquele casal. Eles não tinham condições de manter a alegria da festa. Aquela situação revela, simbolicamente, a triste realidade humana de ser incapaz, após a queda, de prover o que é de mais básico e necessário para o bem estar da família. Às vezes, por causa de nossa natureza caída e pecaminosa, faltará, em nosso lar e relacionamento, amor, afeto, ternura, sensibilidade, alegria, paciência, fidelidade e tantas outras coisas necessárias ao bem estar e felicidade da família.

Haverá situações em nossas famílias que faltarão coisas necessárias a felicidade e ao bem estar. Nessas horas, precisamos

(2)

2 |

Pastoral

BD28 maio 2017 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ PASTORAL ─

identificar o problema e levá-lo a Jesus, o único que pode fornecer solução profunda e verdadeira. Foi o que Maria fez. Ela disse para Jesus: “Eles não têm mais vinho”. No tempo certo, dentro de sua agenda, Jesus deu uma ordem aos serventes: “Enchei de água as talhas.” Eles obedeceram e assim o fizeram. Jesus, então, lhes disse: “Tirai agora e levai ao mestre- sala.”

Quando o mestre do cerimonial provou a água transformada em vinho, chamou o noivo e disse surpreso: você quebrou o convencional. O comum tem sido servir o bom vinho primeiro, depois o vinho de inferior qualidade, no entanto, você guardou o melhor vinho até agora.

Essa experiência em Caná nos aponta para o fato de que nós não somos suficientemente capazes de prover aquilo que é necessário para a felicidade de nossa família. Em nossa caminhada faltaram algumas coisas para o bem de nossa casa. Aquele casamento seria uma tragédia se Jesus não estivesse presente, se os noivos não o tivessem convidado. Por isso, é primordial que Jesus seja constantemente convidado a fazer parte de nosso lar. Falando nisso, você o tem convidado a fazer parte de sua vida? Ele tem sido convidado a estar em seu relacionamento, em sua família?

É importante também mantermos uma vida em comunhão com Deus, enchendo os nossos corações de Sua Palavra e de Seu Espírito. Na maioria das vezes somos acometidos por crises e conflitos, em nossos relacionamentos familiares, por conta de nossa natureza pecaminosa, do egoísmo de nossos corações. Quando somos negligentes com os meios de graças. Deixamos as talhas de nossos corações vazias, quando deveriam estar cheias da Graça de Deus, resultado de uma vida aos seus pés.

Quando Jesus realiza um milagre, o melhor sempre vem depois. Jesus continua o mesmo, Ele não muda, ainda hoje transforma água em vinho, tristeza em alegria, fraqueza em força, fracasso em triunfo. É Ele quem pode prover tudo o que é necessário para o nosso bem estar, e de nossa família. É Ele quem pode encher novamente as talhas de nossos corações. É Ele quem pode transformar nossos sentimentos e nossos relacionamentos. Saiba, que se algo começou errado, pode terminar certo, se começou bom, pode tornar-se melhor ainda.

Convide Jesus a se fazer presente em sua casa e em seu relacionamento. Não negligencie sua comunhão com Ele. Não deixe fazia as talhas de seu coração. Ele fará milagres acontecer em sua casa. Venha e experimente em família o vinho de melhor qualidade.

“Pai querido, nos achegamos a Ti humildemente para pedir que nos perdoe por nossos pecados e pela dureza de nossos corações. Amado Deus, nos perdoe a incapacidade de prover continuamente aquilo que é necessário para o bem de nossas famílias. Querido Senhor clamamos a Ti que visites nossos lares com misericórdia, e realizes um milagre em cada família de nossa igreja. Há pessoas e famílias sofrendo, com muitas faltas, feridas e tristezas. Temos causado e sofrido dores, Senhor. Tantas vezes nos encontramos vazios de Ti, Senhor, por culpa e negligência nossa. Reconhecemos que só o Senhor é quem pode dar vida, e vida em abundância. Só o Senhor pode nos encher do que estamos vazios. Renove nossas famílias, Senhor. Rogamos-te que faças um milagre em nossas vidas, e transformes nossos relacionamentos, a fim de bebermos do melhor vinho. Rogamos todas essas coisas em Nome de Jesus, Teu amado Filho, e nosso Redentor. Amém.”

Pr. Cláudio Albuquerque

(3)

BD28 maio 2017 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Espaço missionário

| 3

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

AVALIAÇÕES DOS PARTICIPANTES DO

8º ENCONTRO DE OBREIROS DA JMN

‘‘Quero trazer à memória o que me pode dar esperança’’ (Lm 3:21)

Quero expressar a minha sincera gratidão pelo carinho, acolhimento

e dedicação com relação ao encontro de obreiros da JMN. Assim, quero

parabenizar o Ministério de Missões da Primeira Igreja Presbiteriana do

Recife e o Conselho da Igreja por tão nobre e missionária iniciativa. Não tenho

nada do que reclamar, mas tenho muito o que agradecer. Que o nosso Deus

triúno possa continuar sendo glorificado através desta amada e honrada

igreja. Obrigado!

Em Cristo Jesus,

Rev. Alessandro Alves (Esperança/PB)

***********

Em Cristo somos mais que vencedores!

Quero expressar minha alegria e satisfação no belíssimo trabalho

realizado no congresso de obreiros da JMN, pois apesar do tempo ser

reduzido devido a conferência de revitalização de igrejas, não ficou nada a

desejar pois os estudos ministrados foram impactantes e enriquecedoras

para nosso ministério. Também deixo registrado meu voto de louvor a Deus

por cada irmão que participa da realização do evento e executa suas tarefas

com zelo e muito amor. Sinto-me muito amada e cuidada e agradeço a todos

que passam o dia atendendo nossas necessidades e cuidado conosco. Só

Deus poderá recompensar cada um de vocês pois não tenho palavras para

expressar minha gratidão pelos dias de REFRIGÉRIO, então deixo meu

MUITO OBRIGADO EM NOME DE JESUS. Deus continue direcionando e

fortalecendo vossas mãos para peleja e usando cada dia mais a cada um de

vocês como instrumentos preciosos.

Em Cristo,

Missionária Jaciara (São Miguel dos Campos/AL )

(4)

4 |

Crianças de primeira e Anotações

BD28 maio 2017 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ PASTORAL ─ ─ CRIANÇAS DE PRIMEIRA ─

DESENHADOS PARA UMA MISSÃO | Estamos bem pertinho de mais uma Noite do Pijama!! Não esqueça de inscrever seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Não deixe para última hora. Precisamos nos organizar para fazer o melhor para nossas crianças!!! Se você puder, adote uma criança que não pode pagar a inscrição. Mais informações na recepção do Crianças de Primeira.

CURRÍCULO NOMES DE DEUS | Continuamos ensinando às nossas crianças o significado dos vários nomes de Deus, e com isso elas estão aprendendo sobre os atributos do Deus Soberano, que nos escolheu e nos salvou!!! Hoje elas aprenderão sobre Jehovah-Or - O Senhor é Luz. E o versículo chave é: "Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma" (I Jo 1:5)

─ ANOTAÇÕES ─

(5)

BD28 maio 2017 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Notícias de primeira

| 5

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

PREGANDO FORA | O Pr. Cláudio está desde sexta-feira, dia 26 de maio pregando no 5º Encontro do Sínodo do Maranhão pelos 500 anos da Reforma. E hoje, dia 28, pela manhã e noite, pregará na Igreja Presbiteriana de Estreito-MA em seu 22º Aniversário de organização. FAMÍLIA SECRETA DE ORAÇÃO | Na última sexta-feira foi o encerramento de mais uma Família Secreta de Oração. Foi um momento de comunhão muito prazeroso. Obrigada a todos que participaram e se envolveram com a programação. Ano que vem tem mais!!! I E N C O N T R O D O S B E B Ê S D E PRIMEIRA | Ontem aconteceu aqui na PIPR o I Encontro dos Bebês de Primeira. Estiveram conosco 20 bebês e seus familiares. Momento em que louvamos a Deus pela vida dos nossos pequeninos. Quem tiver filhos até 2 anos, e tiver interesse de participar do II Encontro, que acontecerá no segundo semestre, procurar Margaret Pester.

CHÁ DAS CINCO | Dando um retorno para a igreja, com o dinheiro do chá, conseguimos adquirir 80 conjuntos de xícara e 80 pratinhos para a cozinha da PIPR. A SAF agradece a todos que contribuíram!

REUNIÃO DO CONSELHO | Dia 02/06 às 20h haverá reunião do conselho. Os irmãos estejam em oração por essa reunião.

JANTAR DOS NAMORADOS | Estão abertas as inscrições para o Jantar do Dia dos Namorados. Procurem Manuela Gueiros e garantam sua vaga. Valor por casal: R$ 60,00. Data: 10/06. Local: a definir.

PASSEIO DA MATURIDADE | No dia 10/06 o grupo da Maturidade da PIPR terá um passeio para Salgadinho, a saída será aqui da igreja às 7h com regresso no fim da tarde. Mais informações falar com Reynilda Oliveira.

AVANÇO MISSIONÁRIO JUNHO | No d i a 1 7 / 0 6 f a r e m o s u m a v a n ç o missionário em Goiana para plantação da igreja.

MINISTÉRIO HOMENS COM UMA M I S S Ã O | C o n v i d a m o s t o d o s o s homens, solteiros ou casados, para p a r t i c i p a r e m d a n o s s a p r i m e i r a p r o g r a m a ç ã o q u e a c o n t e c e r á n o sábado, dia 01/07. Nesse primeiro encontro, estaremos tratando de um assunto muito importante na atualidade, a MASCULINIDADE, vista de forma bíblica. Para participar basta procurar Raul Cesar e fazer sua inscrição. "Nenhum homem pode ser um homem de verdade a menos que cresça nas qualidades de Cristo" - Stuart Scott.

BIBLIOTECA BENEDITO MATOS E MEAME | Temos sentido falta de alguns livros da biblioteca, se você pegou e não registrou favor faça-o, desta forma teremos controle do acervo e outros i r m ã o s t a m b é m t e r ã o a c e s s o a literatura.

N O V O A P L I C A T I V O P I P R | O aplicativo da PIPR já está disponível para Iphone e Android. Vamos usar essa f e r r a m e n t a p a r a i n t e g r a ç ã o d o s membros e melhor divulgação de programações. Procure Klaus Wagner ou a secretaria da igreja e confirme seu cadastro de e-mail, assim você receberá uma senha de acesso ao aplicativo.

(6)

BD 28 maio 2017│Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

6 |

Súplicas, intercessão, escalas e plantões

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.” Tg 5: 16

Mês

Mês Dia Itamaracá Aldeia Aliança Vicência Itambé

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Diáconos Equipes Presbíteros

Sistema de som Regente Congregacional Oração (Terças-feiras) Doutrina (Quintas-feiras)

Aurilo Daniel Antônio Carlos Daniel Reinaux Dennis Cavalcanti Jorge Osvaldo Heitor Arôxa

Manoel Rubens Israel Selva

Marcelo Barbosa José Bartolomeu Klaus Wagner/Dennis Klaus Wagner/Dennis Sebastião Ventura Sebastião Ventura Presbítero da escala Presbítero da Escala Pr. Cláudio Albuquerque Pr. Lutero Rocha Eudes Horst Fernando Trajano

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

Nazaré Problemas de Saúde

ŸAlnira Amorim; ŸAmaro Souza;

ŸAmérica Elisabeth(Betinha); ŸAnaide Lopes;

ŸBayard Amorim; ŸÉrika Ximenes; ŸJoão Alves; ŸJuraci de Souza; ŸManacés Lyra; ŸMarlene Vasconcelos; ŸRaquel Amorim; ŸSandoval Jr.; ŸVanildo Lima ŸZulmira de Carvalho.

Outros Enfermos ŸAntônia Brandão (mãe de Alcir);

ŸCinthya Pester; ŸJoão Paulo (Elienai); ŸMaria Clara (bisneta de D. Edite);

ŸMaria da Conceição Lobo (irmã de Rejane);

ŸRejane Lobo.

Outros pedidos Ÿ Pelos desempregados, subempregados e

autônomos;

Ÿ Crianças do Instituto Filadélfia e Barnabé; Ÿ Pelos missionários e congregações da PIPR; Ÿ Pela situação do Brasil.

28/05 a 03 de junho 04 a 10 de junho

Pr Cláudio Pr Lutero Pr Sócrates Pr Relrison Pr Arthur Pr Luciano

11

Maio 28 Pb Josimar Pb Severino Pb Rildo Pb Henrique Pb Winston Pb Washington

Junho

(7)

Dia Nome

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

BD28 maio 2017 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Aniversariantes

| 7

─ ANIVERSARIANTES ─

Ana StellaSieber Padilla 29/05

29/05 Gessiva Antônia de Assis

“Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne” Ef 5:31

─ ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO ─

Dia Casal

Ronaldo Akahoshi e Tatiane Ramos Akahoshi 03

Anos 02 Amadeu Robalinho Dantas da Gama Neto

29/05

*Atualize seus dados por email ou ligue para a secretaria da igreja. Marina Gomes Guerra

29/05

Letícia de Barros Henrique 28/05

João Paulo Costa Pessoa 30/05

Adair de Andrade Cavalcanti 31/05

Paulo Henrique Amorim de Figueiredo 30/05

Lara Cecília Baía Morelli Rossiter 31/05

Adriana Reis Albuquerque de Menezes 31/05

Sulamita Meira Almeida 31/05

Marcelino José Bastos Pereira 31/05

Ronaldo Pires Falcão Mendes 02/06

Estela Maria da Silva França 02/06

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Reunião de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Atividades com a juventude 18h30

8|

Programação litúrgica e atividades semanais

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

BD28 maio 2017│Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

─ LITURGIA ─

Culto Matutino 09h

Prelúdio Instrumental

Grandes São as Obras do Senhor

*Leitura Bíblica: Salmo 111

*Oração

*Hino: NC 16 “Louvor a Deus” Há Grande Alívio em Seu Perdâo Leitura Bíblica: Salmo 32

Oração de Confissão Cânticos

Ofertai ao Deus que é Digno

*Leitura Bíblica: Salmo 116

*Ofertório: NC 224 “Consagração”

*Oração de Consagração Música Especial

Ouvi Sua Palavra com Reverência Mensagem – Sem. Jaidson Araújo

*Oração

*Bênção Apostólica

*Tríplice Amém Notícias de Primeira

*Congregação de pé

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 10h30

Culto Vespertino 18h

Prelúdio Instrumental

Regenerados para uma Viva Esperança

*Leitura Bíblica: 1 Pedro 1.3-12

*Oração

*Hino NC 120 “Dependência” Vivei em Santidade

Leitura Bíblica: 1 Pedro 1.13-21 Oração de Confissão

Cânticos

Amai-vos Ardentemente

*Leitura Bíblica: 1 Pedro 1.22-25

*Ofertório: NC 180 “Amor Fraternal”

*Oração de Consagração

A Palavra de Deus é Eterna Mensagem – Rev. Lutero Rocha Hino: NC 183 “Benditos Laços”

*Oração & Bênção Araônica

*Tríplice Amém Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Referências

Documentos relacionados

Entidade

Como no processo travelling grate o leito é estático, a queima se dá do topo para o fundo e após esta fase há a pós queima, onde não há aporte de calor proveniente

America according to KHALIL et at. Host: Ardeidae sp. Site of infection : intestine. Species from this genus was referred in Nigeria by KHALIL et at. NHR: Ardea cocoi,

Após a realização de ensaios e coleta de dados experimentais, deparou-se com um problema de como analisar e relacionar os diversos fatores que influenciam o processo de purificação

Os abrigos cobertos com palha e telha reciclada mostraram melhor desempenho térmico em relação à cobertura de fibrocimento, com menores valores de temperatura na superfície

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de

Com esse avanço a comunidade pôde perceber que a Igreja é e estará presente naquele lugar, em uma perspectiva futura anelamos em fazer nessa comunidade um local próprio

Eles variam em género (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (normal, diminutivo e aumentativo).. As subclasses