• Nenhum resultado encontrado

Plano para a Igualdade de Género

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Plano para a Igualdade de Género"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Plano para a Igualdade de Género

CENTRO HOSPITALAR DO OESTE

Recursos Humanos

2022

(2)

2

Índice

1 | Enquadramento 5

2 | Caracterização do CHO_ 6

2.1 | Missão, Visão, Valores e Princípios 7

2.2 | Caracterização Geral ______________________________________________________________ 8

2.3 | Caracterização dos Colaboradores por Antiguidade 8

2.4 | Caracterização dos Colaboradores por Grupo Etário 8

2.5 | Caracterização dos Colaboradores por Nível de Habilitação_________________________________9 2.6 | Caracterização dos Colaboradores por Grupo Profissional__________________________________9 2.7 | Caracterização dos Colaboradores com Cargos de Chefia __________________________________10 3 | Plano para a Igualdade de Género no CHO 10

3.1 | Boas Práticas no CHO – Situação Atual 11

3.1 | Plano de Ação – O Futuro no CHO 13

4 | Implementação das Medidas Previstas 14

5 | Acompanhamento, Avaliação e Vigência 14

(3)

3

Índice de Tabelas

Tabela 1. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por género

Tabela 2. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por antiguidade e género.

Tabela 3. Percentagem da incidência de cargos de chefia no CHO, EPE por género.

(4)

4

Índice de Gráficos

Gráfico 1. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por peso relativo no grupo etário e género. …..

Gráfico 2. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por peso relativo no nível de habilitação e género ...

Gráfico 3. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por peso relativo no grupo profissional e género ...

(5)

5

1 | Enquadramento

O Centro Hospitalar do Oeste, EPE (CHO) é, na maioria das respetivas carreiras e funções, uma sociedade predominantemente representada pelo género feminino, muito devido às funções na área de Medicina de Enfermagem e ao nível dos Assistentes Operacionais na área da Ação Médica.

Há por parte do CHO, um compromisso reforçado em promover o desenvolvimento do mérito, assumindo como objetivo identitário o cumprimento escrupuloso das regras e recomendações vigentes em matéria de igualdade de género, sob a égide das mais exigentes normas e recomendações.

A valorização das diferenças equivale a reconhecer que homens e mulheres têm papéis profissionais igualmente importantes, independentemente das áreas e níveis hierárquicos, em condições de igualdade de oportunidades e, por conseguinte, possuem experiências e perspetivas diversificadas que podem beneficiar a Organização, ao trazer uma abordagem mais completa.

A igualdade de género reveste importância civilizacional, enquanto corolário da igualdade de direitos, de liberdades, de garantias, de oportunidades e de reconhecimento entre homens e mulheres, permitindo ainda que se potenciem competências e conhecimentos pela inclusão de todos, promovendo um melhor ambiente de trabalho e motivação e, consequentemente, maiores níveis de produtividade e de retenção de talento.

O CHO está, assim, comprometido em garantir a promoção e incorporação de uma cultura de diversidade e inclusão baseada no respeito pelo ser humano e na igualdade de oportunidades e que esteja presente na identidade e na gestão dos seus colaboradores e sirva como referência para a atuação interna e externa da organização.

A Resolução do Conselho de Ministros nº 19/2012, de 8 de março, veio determinar a obrigatoriedade da conceção e implementação de planos que promovam a igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres, que contribuam para eliminar situações de discriminação e que permitam a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional.

Posteriormente, com a entrada em vigor da Lei 62/2017, de 1 de agosto, foi aprovado o regime da representação equilibrada entre mulheres e homens nos órgãos de administração e de fiscalização das entidades do setor público empresarial e das empresas cotadas em bolsa. Conforme decorre do artº 7º do referido diploma legal, as entidades do setor público empresarial elaboram anualmente, planos para a igualdade tendentes a alcançar uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens, promovendo a eliminação da discriminação em função do sexo e fomentando a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.

Para dar resposta aos objetivos previstos nos Planos Nacionais para a Igualdade e às determinações do Conselho de Ministros, pretende-se, com o presente Plano, demonstrar o atual posicionamento do CHO, na promoção de políticas e práticas que visam garantir os princípios de igualdade de oportunidades entre géneros, evitando toda e qualquer forma de discriminação.

(6)

6

2

|

Caraterização do CHO

O CHO, constituído por três unidades hospitalares localizadas em Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, inserido na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), é responsável pela prestação direta de cuidados de saúde a uma população de cerca de 292.000 residentes e desenvolve a sua atividade em articulação com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e do Oeste Sul. A região da área de influência do Centro Hospitalar do Oeste é um polo de forte atração turística, em particular nos meses de primavera e verão.

A transformação do Centro Hospitalar do Oeste, numa Entidade Pública Empresarial (E. P. E.), através da alteração do seu estatuto jurídico (Decreto-Lei nº 44/2018, de 18 de junho), com efeito a partir do dia 1 de Julho, constitui uma oportunidade de desenvolvimento de princípios de bom governo e de adoção de um novo modelo de funcionamento, tendo em vista uma organização integrada e conjunta que tornará mais eficiente a gestão das unidades hospitalares envolvidas, numa lógica de integração e complementaridade, concentração de recursos e compatibilização de desígnios estratégicos, permitindo também a obtenção de ganhos de eficiência.

O CHO, EPE alicerça e, consolida nestes princípios de boa governação, o primado da equidade e universalidade do acesso.

No âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o CHO encontra-se integrado na região Oeste, e a sua área geográfica de cobertura insere-se no âmbito da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). De acordo com a atual Nomenclatura de Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS), pertence ao Grupo III – Oeste.

O CHO assegura a prestação de cuidados de saúde à população da sua área de influência em diversas especialidades médicas e cirúrgicas, distribuídas pelas três unidades hospitalares que o compõem.

Assegura ainda duas urgências médico-cirúrgicas, uma urgência básica, duas urgências pediátricas e uma urgência obstétrica/ginecológica.

A oferta de cuidados de internamento encontra-se assegurada através das unidades hospitalares que constituem o CHO, com diferentes perfis assistenciais e com uma lotação de 320 camas.

A atual área de influência do CHO é o resultado da reconfiguração a que se assistiu a partir de 2013, com transferência do Hospital de Alcobaça para a esfera de atuação do Centro Hospital Leiria, EPE, com a subtração do concelho da Nazaré, e da maioria das freguesias do concelho de Alcobaça, com exceção das freguesias de São Martinho do Porto, de Alfeizerão e da Benedita.

Nestes termos, a população abrangida é atualmente de 292.546 habitantes, segundo os censos de 2011.

(7)

7

2.1| MISSÃO, VISÃO, VALORES E PRINCÍPIOS

Missão

O CHO tem como Missão prestar cuidados de saúde com rigor e excelência técnica, científica e organizativa, com ética profissional e justiça social, assegurando a cada doente os cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e uma eficiente utilização dos recursos disponíveis, designadamente os recursos humanos que são cruciais para levar a cabo a sua missão.

Visão

O CHO pretende ser um Centro Hospitalar de excelência para a comunidade, com uma perspetiva de crescimento sustentável, comprometimento, sentido de mudança e diferenciação, ambicionando a criação de valor para todos os seus públicos.

Valores e Princípios

No exercício da sua atividade, o CHO e respetivos profissionais observam e orientam-se pelos seguintes valores:

(8)

8

2.2 | CARACTERIZAÇÃO GERAL

A 30 de junho de 2021, o CHO, EPE tinha a exercer funções 1.886 colaboradores, dos quais 1.534 são Mulheres e 352 são homens, evidenciando-se, desta forma, uma predominância do género feminino 81,3%:

Género Representação

Feminino Masculino Total Feminino Masculino

1534 352 1886 81,3% 18,7%

Tabela 1. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por género

2.3| CARACTERIZAÇÃO DOS COLABORADORES POR ANTIGUIDADE

O grupo com maior representação na variável antiguidade encontra-se na faixa dos >20 anos a trabalhar no CHO, EPE, num total de 768 colaboradores (40,7%), sendo que 83,1% são mulheres e 16,9% são homens, logo seguido por 400 efetivos, com uma antiguidade entre 1 e 4 anos (21,2%), sendo que 79,5%

são do sexo feminino e 20,5% do sexo masculino.

Antiguidade

Número Representação

Feminino Masculino Total Feminino Masculino

< 1 ano 149 46 195 76,4% 23,6%

1 a 4 anos 318 82 400 79,5% 20,5%

5 a 9 anos 137 33 170 80,6% 19,4%

10 a 14 anos 92 23 115 80,0% 20,0%

15 a 19 anos 200 38 238 84,0% 16,0%

> 20 anos 638 130 768 83,1% 16,9%

Total 1534 352 1886 81,3% 18,7%

Tabela 2. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por antiguidade e género.

2.4| CARACTERIZAÇÃO DOS COLABORADORES POR GRUPO ETÁRIO

O grupo etário com maior número de efetivos encontra-se com idade igual ou superior a 55 anos e inferior ou igual a 59 anos, num total de 258 colaboradores (13,7%), sendo que 84,1% são mulheres e 15,9% são homens, logo seguido por 254 efetivos, com idade maior ou igual a 45 anos e inferior ou igual a 49 anos (13,4%), sendo que 85,5% são do sexo feminino e 14,5% do sexo masculino.

(9)

9

Gráfico 1. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por peso relativo no grupo etário e género.

2.5 CARACTERIZAÇÃO DOS COLABORADORES POR NÍVEL DE HABILITAÇÃO

A distribuição dos efetivos segundos as suas habilitações literárias, demonstra, claramente, que o maior grupo possui uma licenciatura, com um total de 827 colaboradores (43,8%), onde 81,1%

correspondem a mulheres e 18,9% a homens.

Dos restantes 56,2%, verifica-se um peso significativo de 26%, que equivale a 308 colaboradores com formação ao nível do ensino secundário (12.º ano ou equivalente), seguindo-se os 207 colaboradores que possuem mestrado e doutoramento (12,4%) dos quais 73,5% são mulheres e 26,5% são homens e o 9º ano ou equivalente com 187 efetivos e um peso relativo de 9,9%, com 149 mulheres (79,7%) e 38 homens (20,3%).

O nível de habilitação com menor número de colaboradores é de menos de 4 anos de escolaridade, com apenas dois colaboradores, 1 colaborador do sexo feminino e um colaborador do sexo masculino.

Gráfico 2. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por peso relativo no nível de habilitação e género.

2.6| CARACTERIZAÇÃO DOS COLABORADORES POR GRUPO PROFISSIONAL

A distribuição dos trabalhadores é feita por 11 grupos profissionais, sendo o mais expressivo o

(10)

10

pessoal de enfermagem, com 34,7%, correspondente a 654 colaboradores, dos quais 556 são mulheres e 98 são homens, tendo um peso relativo respetivamente de 85% e 15%.

Com exceção do Grupo Profissional do Pessoal de Informática, todos os restantes grupos profissionais apresentam um peso relativo superior no sexo feminino.

Gráfico 3. Distribuição dos colaboradores do CHO, EPE por peso relativo no grupo profissional e género.

2.7| CARACTERIZAÇÃO DOS COLABORADORES COM CARGOS DE CHEFIA

No CHO, EPE existe uma diversidade de denominações de cargos de chefia.

Regista-se uma clara maioria de colaboradoras do sexo feminino em cargos de chefia (56), representando 74,7% do total. Esta predominância é mais notória no cargo de Diretores de Serviço/Diretores de Departamento, em que 78,1% do total existente são mulheres. Adicionalmente, existem cargos que, atualmente, apenas são exercidos por mulheres, como é o caso das Encarregada Geral/Operacional.

Colaboradores com Cargo de Chefia Análise

Feminino Masculino Total Diferença

Total de Colaboradores 1534 352 1886 1182

Cargo de Chefia 56 19 75 37

Tabela 3. cargos de chefia no CHO, EPE por género.

3 | Plano para a Igualdade de Género no CHO

Para o CHO, EPE, a Igualdade de Género é uma questão de direitos fundamentais e por isso, a não discriminação em função do género. O CHO e os seus colaboradores/as estão assim comprometidos/as em pautar a sua atuação pelos mais elevados padrões de integridade e dignidade individual, devendo mitigar eventuais práticas que contrariem qualquer tipo de discriminação.

O presente plano tem como objetivo identificar as Boas Práticas desenvolvidas no CHO, estabelecer

(11)

1

as medidas para suprimir eventuais desequilíbrios e desigualdades que possam subsistir na gestão do Capital Humano, bem como melhorar as práticas existentes no âmbito da Igualdade de Género.

O Plano para a Igualdade do CHO assenta na análise de três componentes fundamentais de gestão:

o planeamento estratégico, a gestão dos recursos humanos e a comunicação.

3.1 | BOAS PRÁTICAS NO CHO – SITUAÇÃO ATUAL a) Planeamento Estratégico

Estratégia

O CHO, EPE mantém uma política de recursos humanos assente no principio da igualdade de género e não discriminação entre homens e mulheres.

b) Gestão de Recursos Humanos

Recrutamento e Seleção

A politica e procedimentos de recrutamento e seleção de pessoal assentam nos princípios da igualdade e não discriminação em função do género. O recrutamento de profissionais, independentemente da categoria profissional, é realizado tendo como principio a igualdade de género, proibindo a discriminação de tratamento dos candidatos, não podendo estes ser beneficiados ou prejudicados no acesso ao emprego em função da ascendência, idade, sexo, género e orientação sexual, estado civil, nacionalidade, origem ética ou raça, religião, convicções políticas ou ideológicas, filiação sindical entre outras, previstas no artigo 24.º do Código do Trabalho.

O CHO cumpre igualmente a legislação em vigor no que respeita a regras de publicitação nos anúncios de oferta de emprego, bem como ao tratamento da informação de forma desagregada por género.

Formação

O CHO considera o acesso à formação como um direito de mulheres e homens, proporcionando os meios necessários à sua participação e incentivando os processos de aprendizagem, sem qualquer tipo de discriminação, permitindo a interrupção na carreira para a formação dos seus profissionais.

Neste seguimento, a formação interna e externa tem uma participação indiferenciada por género, adequada às competências de cada um.

Gestão de carreiras e remunerações

O CHO, enquanto entidade pública do Estado, assegura a igualdade e não discriminação de género

(12)

12

em matéria de remunerações e processos de gestão de carreira, nomeadamente no que respeita à igualdade de remuneração por igual trabalho; existência de critérios transparentes na promoção e progressão salarial e de carreiras que assegurem a igualdade de acesso a categorias ou níveis hierárquicos superiores.

Os Instrumentos de Regulamentação Coletiva aplicáveis em especifico ao CHO (Acordo de Empresa publicado no Boletim do Trabalho e Emprego, 1.ª série, n.º 45, de 8/12/2003 com as alterações que constam dos Boletim do Trabalho e Emprego n.º 26, de 15/07/2008 e n.º 22, de 15/06/2009 para as designadas Carreiras Gerais, e o Acordo de Empresa publicado no Boletim do Trabalho e Emprego.

1. ª série, n.º 39, de 22/10/1999 com as alterações que constam do Boletim do Trabalho e Emprego n.º 33, de 8/09/2005, para a Carreira Médica) celebrados com as estruturas representativas dos trabalhadores preveem a não diferenciação: salarial, de enquadramento profissional, progressão na carreira, direitos genéricos dos trabalhadores nomeadamente em função do género, estado civil ou situação familiar.

O acesso a funções e lugares de gestão/decisão ocorre, igualmente, sem qualquer diferenciação de género. Desde a transformação do Hospital em Entidade Publica Empresarial, os mandatos do conselho de administração e do órgão de fiscalização (por nomeação do governo, à qual a Empresa é alheia), que pelo menos dois dos 5 membros nomeados é Mulher, registando no mandato atual maior proporção de mulheres (60%), cumprindo-se assim o disposto no n.º 1 do artigo 4º da Lei n.º 62/2017, de 1 de agosto.

Diálogo social e participação de trabalhadores

O CHO promove o diálogo social dentro das suas instalações, permitindo o acesso e circulação dos sindicatos e respetivos delegados sindicais, na promoção e divulgação dos seus direitos.

Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal

O CHO assegura, com rigor, a observância dos direitos dos seus Trabalhadores(as), designadamente no contexto da Parentalidade e da conciliação da vida profissional com a vida familiar, com especial destaque na assunção da flexibilização do horário de trabalho.

c) Comunicação

Comunicação interna e externa

No âmbito da comunicação interna e externa, o CHO, EPE respeita a igualdade de género no que concerne ao tratamento dos conteúdos comunicacionais transmitidos e nos processos de recolha e

(13)

3

tratamento de dados estatísticos.

3.2 | PLANO DE AÇÃO – O FUTURO NO CHO

Domínio Objetivos Descrição Medida/ Ação

Responsáveis pela

Implementação

Calendarização

Salvaguardar os Princípios da Igualdade de Género e da Não Descriminação

Integrar e divulgar o Princípio da Igualdade de Género e Não Discriminação nos principais documentos do CHO.

Apresentar proposta de alteração da Missão, Valores, Regulamento Interno e outros documentos oficiais do CHO para a inclusão expressa do Princípio da Igualdade de Género nos principais.

Integrar e divulgar o Princípio da Igualdade de Género e Não Discriminação nos principais documentos do CHO.

Preenchimento de questionário sobre Igualdade de Género e Conciliação entre a vida familiar, profissional e pessoal, previsto no Guião para a Implementação de Planos de Igualdade nas Empresas.

Apresentar proposta de alteração da Missão, Valores, Regulamento Interno e outros documentos oficiais do CHO para a inclusão expressa do Princípio da Igualdade de Género nos principais.

Aplicar questionário de avaliação do Princípio da Igualdade de Género previsto no Guião para a Implementação de Planos de Igualdade nas Empresas.

CA Junho/2022

Planeamento

Estratégico Responsável

Igualdade Género

CHO Dezembro/ 2022

Reconhecimento do estado do CHO na temática da Igualdade de Oportunidades

Domínio Objetivos Descrição Medida/ Ação Responsáveis Calendarização

Promover a participação dos trabalhadores e o diálogo social

na empresa

Auscultar os profissionais sobre as condições laborais do CHO, incluindo aspetos relacionados com a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, bem como a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Promover mecanismos de informação sobre a parentalidade e outros direitos e deveres relacionados com a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, bem como a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

SGRH Dezembro/2022

Gestão de Recursos Humanos

Promover a participação dos trabalhadores nas ações de formação sobre a temática

Implementação de práticas de sensibilização para a Igualdade de Género e para a Responsabilidade Social junto dos trabalhadores.

Desenvolver e promover ações de sensibilização para a Igualdade de Género e Não Discriminação.

Dep. Formação Dezembro/2022

(14)

14

4 | Implementação das Medidas Previstas

A implementação das medidas acima propostas consubstancia uma nova dimensão da política de igualdade de género e não discriminação do CHO, pelo que o presente Plano será aprovado pelo Conselho de Administração, para o ano de 2022.

5 | Acompanhamento, Avaliação e Vigência

Compete ao Responsável pelas políticas para a Igualdade de Género e Não Discriminação, coordenar as ações necessárias à divulgação e implementação deste Plano; monitorizar o plano e informar semestralmente/anualmente o Conselho de Administração; propor novas medidas a implementar sempre que sejam identificados desvios.

Objetivos Calendarização

Incrementar a recolha e gestão de dados, sempre que aplicável, em

as situações, a Discriminação

SRGH, Gabinete de Comunicação

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Com a inclusão desse mesmo “3º Concerto” no programa de um Concurso para jovens estudantes do instrumento organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo