• Nenhum resultado encontrado

2º bimestre Sequência didática 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º bimestre Sequência didática 2"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Título: Fatos e opiniões sobre bullying

Duração: 4 aulas

Introdução

Os alunos fazem parte de uma sociedade multimidiática e digital, com acesso a diferentes tex-tos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). Por esse motivo, é importante auxiliá-los a distinguir fatos de opiniões, propiciando uma reflexão para conscientizá-los sobre a diversidade entre as pessoas, e, desse modo, contribuir com sua formação cidadã.

Como mote para essa discussão, será usado o tema bullying, por meio de reportagens e relatos dos próprios alunos.

Objetivos de aprendizagem

Reflexão sobre os procedimentos estilístico-enunciativos do texto – Distinguir fa-tos de opiniões em texfa-tos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).

Regras de convivência em sala de aula – Opinar, em discussões e debates na sala

de aula, sobre questões emergentes no cotidiano escolar ou sobre informações lidas, argumentando em defesa de sua posição.

Recursos e materiais necessários

Caneta hidrocor; cartazes pré-selecionados com imagens que representam situações de bullying; dois textos diferentes que tratem do tema bullying (uma cópia do primeiro texto para cada aluno e uma cópia do segundo texto para cada dupla). Sugestões de textos:

• Texto 1 – “Menina que sofreu bullying por usar óculos recebe apoio na internet”, de Carol Oliveira. Folhinha, 1º mar. 2016.

Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/folhinha/2016/03/1744601-menina-que-sofreu-bullying-por-usar-oculos-recebe-apoio-na-internet.shtml>. Acesso em: 22 dez. 2017.

Texto 2 – “De notas baixas a depressão na vida adulta, as marcas do bullying em agredidos e agressores”, de André Bernardo. BBC Brasil, 25 out. 2017.

Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/brasil-41689223>. Acesso em: 22 dez. 2017.

Vídeo: “Por que comigo? Um menino muito maluquinho”. TV Escola.

(2)

Desenvolvimento/etapas

Aula 1 – Apresentação do tema

Duração: uma aula de 40 minutos

Referência do livro do aluno: Unidade 5 Organização dos alunos: em roda

A proposta desta aula é fazer a leitura de reportagem com os alunos, com a intenção de dis-tinguir fato de opinião e, ao mesmo tempo, propiciar a discussão e a conscientização sobre bullying.

Nesse sentido, organizar os alunos em uma roda de conversa e explicar-lhes que vão discutir o tema a partir da leitura de duas reportagens. Ressaltar que é importante que eles aprendam a identificar o gênero textual e saber diferenciá-lo, compreendendo sua estrutura e conhecendo suas características, para serem capazes de distinguir fatos (elementos presentes na sua configuração) de opiniões.

Depois, ainda em roda, perguntar aos alunos o que eles sabem a respeito do gênero reporta-gem. Anotar as respostas deles para registro das informações e guardá-las, pois serão retomadas em momento posterior.

Em seguida, apresentar um cartaz com imagens que representem situações de bullying. Se possível, reproduzir o trecho ou o vídeo completo de “Por que comigo?”, produzido pela TV Escola, indicado em Recursos e materiais necessários nesta sequência didática. O vídeo trata do bullying que a personagem Tito sofre na escola. Em seguida, perguntar aos alunos: “Vocês acham essas atitudes comuns no ambiente escolar?”; “Vocês já presenciaram algumas dessas ações na escola?”. Caso não queira reproduzir esse vídeo, o professor pode escolher outro de sua preferência, desde que o tema seja o bullying.

Explicar aos alunos que a palavra bullying é definida como situação na qual há agressões in-tencionais, que podem ser tanto físicas como verbais. Elas acontecem repetidamente e são realizadas por um ou mais alunos. Bullying vem da palavra, em inglês, bully, que significa “brigão, valentão”. Em português, ela foi traduzida como opressão, ameaça, intimidação.

(3)

Aula 2 – Leitura do primeiro texto

Duração: uma aula de 40 minutos

Referência do livro do aluno: Unidade 5 Organização dos alunos: individual

Explicar aos alunos que nesta aula eles farão a leitura de duas reportagens sobre bullying. Pro-por a leitura individual do texto 1, seguida da leitura compartilhada. Durante a leitura compartilhada, explorar com os alunos o título da reportagem, autor, fonte, suporte e estudo do significado de pala-vras desconhecidas. Ressaltar que as reportagens apresentam fatos, estatísticas, depoimentos, entre-vistas, fotografias com legendas. Quando estão em meio digital (internet), podem conter vídeos, áu-dios, imagens, comentários de leitores. Durante a leitura compartilhada, algumas questões podem ser suscitadas a respeito da estrutura da reportagem para direcionar o estudo dos alunos. Nesse sentido, perguntar a eles se o trecho lido é um fato, um dado ou parte de um depoimento. Reler o trecho, se necessário, para confirmar a resposta.

Concluída a leitura, retomar as anotações feitas na aula anterior sobre as respostas dos alunos a respeito do bullying. Pedir a eles que verifiquem o que indicaram como palavras associadas ao termo e reflitam se continuam com a mesma ideia ou se houve alguma mudança por conta da leitura.

Aula 3 – Leitura do segundo texto

Duração: uma aula de 40 minutos Referência do livro do aluno: Unidade 5

Organização dos alunos: em duplas e, depois, em roda

Nesta aula, os alunos farão a leitura compartilhada do segundo texto e uma atividade de reco-nhecimento da estrutura do gênero reportagem, a partir da diferenciação de fatos e opiniões.

Propor aos alunos que leiam em duplas o segundo texto e que grifem nele fatos, dados, esta-tísticas, depoimentos, entrevistas, indicando qual é o tipo de conteúdo. Em seguida, as duplas deverão discutir sobre esses elementos e como eles são relevantes para que o tema seja mais bem compreen-dido pelo leitor, que, a partir dele, poderá formar uma opinião sobre o assunto.

Solicitar aos alunos que discutam entre si as seguintes perguntas: “Qual é a polêmica que in-troduz a discussão do bullying no texto?”; “Por que é um fato que gera polêmica?”; “Qual é a opinião de vocês sobre os casos de bullying serem frequentes na escola?”; “Vocês acham que é uma brinca-deira, situações que acontecem com todo mundo ou atitudes violentas que devem ser combatidas?”; “Por quê?”; “Quais são as justificativas que amparam a opinião de vocês?”.

(4)

no texto lido. Opinião é uma forma de expressão e de pensamento pessoal a respeito de um fato, como eles acabaram de fazer na atividade.

Na sequência da aula, convidar algumas duplas para expressar as opiniões que tiveram com a leitura do segundo texto e debatê-las em roda, com toda a turma. Caberá ao professor articular as discussões, direcionando a reflexão dos alunos para o fato de que é importante respeitar as diferenças entre eles. Este também pode ser o momento de relato de situações de rejeições e de bullying prati-cados e sofridos, lembrando que o que for apresentado deve ser trabalhado da forma mais respeitosa possível, tanto no caso do agredido como no caso do agressor-confessor. O importante, neste mo-mento, é abrir o diálogo e permitir aos alunos que reflitam sobre si, sobre o outro e sobre as possibili-dades de igualdade, independentemente de gênero, etnia, crença.

Aula 4 – Como se configura uma reportagem?

Duração: uma aula de 40 minutos

Referência do livro do aluno: Unidade 5

Organização dos alunos: em grupos de três ou quatro alunos

Propor aos alunos que se reúnam em grupos de três ou quatro alunos e escrevam uma reportagem sobre bullying na escola. A ideia é afixar as reportagens nos murais da escola ou mesmo publicá-las no blog da turma. Caso a turma ainda não tenha um blog e seja possível produzi-lo, esse suporte é muito útil para poder socializar com familiares, responsáveis e comunidade as produções dos alunos.

Os grupos devem pesquisar em jornais, revistas e/ou sites da internet algumas informações sobre o assunto, mas, principalmente, colher fatos, dados e depoimentos com alunos da escola que queiram contribuir com a reportagem. Cada grupo pode realizar a reportagem por um viés: o ponto de vista do agressor; se professor também sofre bullying; realizar uma média da quantidade de pessoas que sofreram bullying no ano.

A reportagem deve ter seu planejamento e sua criação mediados pelo professor, pois deve ser composta de blocos de informação incluindo subtítulos, fatos, depoimentos, dados, imagens com le-gendas. Lembrá-los de que o título é importante na reportagem, assim como a seleção das informa-ções coletadas. Orientá-los ainda a utilizar estratégias de pontuação, como o uso de aspas para marcar a fala da pessoa que deu o depoimento.

A revisão do texto deverá ser feita por outro grupo, que ficará atento a alguns elementos da reportagem como: “Apresenta informações que o leitor desconhecia?; Tem caráter informativo?; Am-plia o assunto?; Está organizada em blocos de informação com subtítulos? Possui fatos, dados, depoi-mentos? Possui imagem com legenda?”.

(5)

reportagem escrita pelo grupo apresente uma opinião, a produção textual deverá ser discutida e, em seguida, refeita.

Para finalizar, orientar os alunos sobre a etapa de revisão da produção textual. Esse momento deve incluir tanto a correção ortográfica como a verificação da pontuação. Com o texto revisado e corrigido, ele pode ser socializado.

Aferição de aprendizagem

Ao final do trabalho, retomar as questões sobre reportagem, levantadas no início da aula 1. Em roda, conduzir uma conversa retomando o percurso, para que os alunos relacionem o que sabiam antes ao que sabem agora sobre o gênero reportagem. Conversar sobre como foi a relação deles com a leitura do primeiro texto e, depois, com a do segundo texto, sem estabelecer comparação. Se eles quiserem comparar os textos, deixe-os livre para fazê-lo. Lembre-os do momento em que deram sua opinião a partir do texto e, em seguida, de quando tiveram que produzir o texto sem poder emiti-la. Convidá-los a falar sobre o que aprenderam nessas duas etapas. Avaliar, ao final, se os alunos amplia-ram os conhecimentos que tinham e se aprendeamplia-ram a distinguir fato de opinião.

Questões para auxiliar na aferição

1. Qual é o objetivo da reportagem? a) Brincar com o som das palavras. b) Contar uma história.

c) Distrair as pessoas quando não estão ocupadas. d) Informar e ampliar conhecimentos.

2. Qual é a diferença entre fato e opinião?

a) O fato é um acontecimento real, e a opinião é uma expressão pessoal. b) O fato ainda vai acontecer, e a opinião é uma justificativa do fato. c) A opinião é uma observação, e o fato é uma narrativa da opinião. d) O fato é uma expressão pessoal, e a opinião uma narrativa.

Gabarito das questões

1. d.

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

Neste panorama, o principal objetivo desse estudo é entender a importância da competitividade de destinos turísticos pontuando quais políticas tem sido adotadas

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo