• Nenhum resultado encontrado

O que é RH e como atuar na área

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O que é RH e como atuar na área"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

AS COMPETÊNCIAS DO RH DO FUTURO  

O que é RH e como atuar na área  

 

02 de Agosto de 2021 / 20H  

APRESENTADORA  

Joice Vicente   

TÓPICOS ABORDADOS  

O que é RH   

O que o mercado de trabalho atual precisa  

Por onde começar  

Como sair na frente no mercado de RH    

RESUMO  

O que é RH  

RH significa recursos humanos, que hoje conhecemos como gestão de pessoas,       gestão de talentos e antigamente chamava-se relações industriais. Trata-se do       departamento que ficou encarregado de organizar os processos operacionais,       legais e burocráticos relacionados com as pessoas nas empresas, com a       revolução industrial e depois passou a ser o departamento responsável por       formar as pessoas tecnicamente e desenvolver as pessoas na era da informação e       hoje, na transformação digital que vivemos, passa a ser o departamento       estratégico, que na verdade se torna um comportamento da organização, de       cuidado com as pessoas, agilidade nos processos e automatização da parte       operacional.  

   

(2)

“A moderna gestão de pessoas consiste em várias atividades integradas no       sentido de obter efeitos sinérgicos e multiplicadores tanto para as       organizações como para as pessoas que nelas trabalham.” (CHIAVENATO, 2010)   São processos básicos de gestão de pessoas:  

1. Processo de Agregar Pessoas: Recrutamento e Seleção   2. Processo de Aplicar Pessoas: Avaliação de Desempenho   3. Processo de Recompensar Pessoas: Remuneração e Benefícios  

4.   Processo de Desenvolver Pessoas: Treinamento e Desenvolvimento,       Aprendizagem e Gestão do Conhecimento  

5.   Processo de Manter Pessoas: Higiene e Segurança, Qualidade de Vida e       Relações com empregados e sindicatos  

6.   Processo de Monitorar Pessoas: Banco de Dados e Sistemas de       Informações Gerenciais  

 

(3)

 

Desde 1990 Dave Ulrich diz que o RH tem que ser estratégico, consultivo e   parceiro.   

Os profissionais de RH devem desempenhar papéis operacionais e, ao mesmo   tempo, estratégicos, para adicionarem valor a empresas cada vez mais   complexas.  

 

 

O mercado de trabalho atual   

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo e inovador, passa por uma       revolução tecnológica, o que impacta diretamente na preparação da força de       trabalho. Vivemos um apagão de profissionais qualificados, porque as       qualificações do passado não resolvem os problemas do futuro.  

E essa necessidade coloca o capital intelectual como protagonista dos                     resultados organizacionais e consequentemente a área de recursos humanos, com                     o papel de fazer a gestão de pessoas, passa a ser valorizada e estratégica, ao                               contar com profissionais para contribuir com o desenvolvimento humano.  

Recebo muitas perguntas sobre o futuro do trabalho e por isso me dediquei a       pesquisar um pouco sobre esse assunto nos últimos anos.  

(4)

Saber como será o futuro é uma resposta bilionária, mas o que posso dizer é       que teremos muitas mudanças. A Pandemia chegou para nos provar isso…  

O mercado de RH recebe um olhar especial, porque o capital humano continua       sendo o que uma empresa tem de maior valor, só que agora de fato a valorização       e reconhecimento estão ganhando espaço.  

Por isso, as profissões ligadas a ajudar as pessoas e empresas que precisam                           gerenciar pessoas estarão em alta em 2021.  

O RH humano também é o RH estratégico, portanto essas ações são para       engajamento, valorização, motivação que será revertido em produtividade,       criatividade, inovação, melhor atendimento ao cliente, relacionamentos, o que       deve ser medido por indicadores.  

 

As pesquisas sobre o futuro do trabalho e tendências mundiais apontam para a       necessidade de desenvolvermos comportamento empreendedor, de visão de dono,       com foco em produtividade e resultados. E eu acredito fortemente que é a única       forma de evoluirmos.  

O fórum econômico mundial em seu último relatório aponta como as competências   para o futuro:  

● Capacidade de resolver problemas complexos  

● Criatividade  

● Pensamento analítico  

● Aprendizagem ativa  

● Capacidade de liderar  

● Resiliência  

● Utilizar a tecnologia

 

E se percebermos nas vagas essas competências já estão sendo demandadas, tanto   conhecimento técnicos, como: inglês, excel, sistemas, etc. Quanto às  

habilidades e atitudes, que na prática são as soft skills, as competências   comportamentais, foram apontadas pelo fórum econômico mundial no relatório.  

(5)

Neste artigo eu falo sobre o resumo das tendências de RH para 2021:  

https://www.linkedin.com/pulse/tend%C3%AAncias-de-rh-para-2021-prepare-se-e-o- do-futuro-joice-vicente/   

 

Por onde começar  

 

Por você! Comece pelo autoconhecimento e pela autoliderança. É muito difícil       fazer alguém acreditar em algo que a gente mesmo não acredita. Faça uma       reflexão sobre a sua história de vida, seus estudos e diferenciais. Entenda       como eles contribuem para a sua prática profissional.  

É comum encontrarmos no RH: pedagogos, administradores, psicólogos,                 assistentes sociais, advogados, engenheiros, gestores de RH. Com o tempo       aprendi a olhar as pessoas além formação e diploma, para estar aberta para a       contribuição do outro como ser humano. Então, evite se apegar ao cargo, até       porque a nomenclatura dos cargos vai mudar muito no futuro, preocupe-se com os       problemas que você pode resolver e com a sua contribuição para as pessoas e       organização.  

O mercado de trabalho em constante mudança nos oferece ao mesmo tempo inúmeras       oportunidades e inúmeras necessidades de capacitação e requalificação. Com       isso, independente da sua formação será necessário estudar sempre, para de       fato mostrar o seu valor e fazer a diferença.  

 

Seguem alguns passos para te ajudar a começar:  

1- Conheça o seu perfil e o seu objetivo como RH .  

● Que problemas você resolve?  

● Defina as sua habilidades e pontos fortes.   

● Analise a sua história de vida. O que você tem facilidade em fazer? O       que você faz melhor do que outras pessoas?  

Entenda que você tem diferenciais e que o mundo precisa de talentos que só       você tem. Saber o seu propósito, o que te motiva, o que realmente você       gostaria de ser, fazer e ter é fundamental para tomar qualquer decisão na       vida.  

(6)

Faça uma reflexão sobre as perguntas abaixo:  

O que você ama fazer?  

Quais são as pequenas coisas que te dão prazer?  

O que você faria sem receber nada em troca?  

O que você faz melhor do que outras pessoas? O que as pessoas dizem que você                                 faz bem?  

O que você faz e que os outros estão dispostos a te remunerar?  

Pelo que você levanta da cama de manhã?  

O que você poderia fazer para contribuir com o mundo?  

Essas perguntas fazem parte do conceito IKIGAI.  

IKIGAI significa razão para viver IKI (viver) + GAI (razão)  

Pode ser traduzido como a “felicidade derivada de estar ocupado em alguma       atividade que contém significado e propósito” para você.  

O conceito vem de uma comunidade japonesa da ilha de Okinawa, onde os       moradores têm a maior expectativa de vida do mundo.  

Vou compartilhar algumas perguntas que trabalho com os meus clientes, para te                         ajudar a pensar sobre o seu propósito.  

SER- Quem é você? Quais os seus diferenciais/talentos? O que você faz e as         pessoas admiram?⠀  

FAZER - O que você gosta de fazer? Quais as suas ações no dia a dia que         comprovam os seus talentos?⠀  

TER- Quais os seus objetivos? O que você quer alcançar? Que legado você quer         deixar?  

 

2- Busque informações no mercado  

● O que você deseja como RH?  

Defina as atividades que poderia desenvolver tendo como base o seu perfil e as       suas experiências de vida. Independente se você tem ou não experiências como       RH você já fez coisas que tem relação com a área. Se você fez bem o passo 1       será mais fácil passar pelo passo 2. :)  

(7)

● Com base no seu objetivo comece a buscar no mercado as empresas e       oportunidades que tem relação com você. Pesquise através de pessoas e       dos seus possíveis gestores também, analise as experiências deles no       Linkedin.   

Atendo diariamente pessoas com dificuldade de decidir por medo de errar, ou       mesmo por insegurança por não achar que tem todas as informações possíveis.      

Com o famoso “e se”: - E se eu estiver errado? – E se o caminho A for melhor       que o B?  

Através do autoconhecimento e pesquisa do cenário é possível ter clareza para       decidir, dentro disso, a organização das ideias em formato de escrita é       fundamental. É a capacidade de projetar rapidamente os cenários que facilitam       o processo de decisão.  

Quando trabalho as escolhas de carreira com os clientes, a primeira coisa que       fazemos, após os testes e aprofundamento no perfil individual, é organizar as       ideias e caminhos em uma planilha. Isso faz com que a pessoa possa visualizar       e buscar informações para cada uma das opções, de forma organizada e       direcionada.   

Hoje você tem acesso a muitas informações do mercado na internet:  

•Linkedin - maior rede social profissional  

•Glassdoor / Love Mondays - site de pesquisa profissional  

•Google / Youtube - local onde você pode encontrar qualquer empresa  

•Sites de vagas - onde você pode verificar o que está sendo pedido para a sua       área  

•Cursos/Eventos - possibilidade de se conectar com pessoas  

Levantar essas informações e organizar em uma planilha, papel, será       fundamental para você ter clareza das possibilidades. Veja um exemplo:  

(8)

 

  

3-   Faça um planejamento de ações para divulgar a sua imagem e fazer                         relacionamentos   

Como você já se conhece e conhece o mercado poderá listar todas as ações       necessárias para a sua transição de carreira, que devem envolver:  

- refazero CV e o Linkedin  

- buscar relacionamentos com pessoas da área e do seu foco como RH   - divulgar a sua imagem   

- buscar experiências em projetos voluntários ou como apoio de algum       profissional  

Quais as atividades você precisa colocar em ação para alcançar os objetivos                         que deseja? Faça uma rota de ação e foco na Carreira RH!  

Para iniciar o seu plano você precisa ter clareza do que quer para a sua vida,       para estabelecer objetivos que tenham relação com seus valores e propósito de       vida.  

Será que você quer uma coisa só? Ou você tem vários objetivos que funcionarão       paralelamente?  

Tem clientes que querem um cargo de liderança em uma empresa e também querem       atuar como professor universitário.  

(9)

Saber o que você precisa fazer para chegar aonde deseja e definir ações. Minha       sugestão é que você escreva todas as suas metas e objetivos no papel. Comece       de onde você está e siga pensando sequencialmente.  

É preciso ter equilíbrio em todos os pilares da sua vida, para criar um plano       que faça sentido e que motive você no dia a dia. E para isso é fundamental o       autogerenciamento.   

Lembre-se que pessoas que sabem o que querem e tem planejamento, têm muito       mais chances de ter sucesso e realizações.  

 

Como sair na frente no mercado de trabalho  

O primeiro passo é entender que RH é comportamento e não departamento! Pode       ser que você não encontre o cargo perfeito na empresa perfeita, mas sim a       oportunidade de mostrar o seu valor e oferecer o seu talento.   

Se você está numa empresa, perceba como você pode contribuir, atualize-se e       desperte o interesse da liderança para a humanização. Entenda do negócio e da       estratégia da empresa. Construa dados, indicadores e mostre a diferença do seu       trabalho.  

Ouse aprender e conhecer diferentes áreas que possam convergir para o       desenvolvimento humano: filosofia, ciências da computação, marketing,       sociologia, engenharia de produção, psicologia, entre outros.  

Lembre-se: aprender a aprender sempre.  

Um currículo vencedor, boa formação, experiências, perfil e conhecimentos       interessantes são requisitos iniciais para um profissional conseguir uma boa       oportunidade no mercado de trabalho, mas ter bom relacionamento de fato       complementa e amplia essas possibilidades.   

Defina bem a imagem que quer passar para o mercado, construa relacionamentos,       faça benchmarking para criar o seu plano de ação de desenvolvimento.   

Um pouquinho cada dia… Anote as suas ações para ir acompanhando os seus       avanços. Comece agora...  

(10)

Anote tudo que você vai fazer diferente a partir de amanhã e compartilhe com a       gente com a #foconacarreira.  

A essência do sucesso que testemunhamos no mercado diariamente são através de       profissionais que tem as habilidades necessárias para desempenhar a atividade       que se propõe, tem o conhecimento técnico para desempenhar o que fazem e       atitude, muita atitude para atingir seus objetivos, porque sabem aonde querem       chegar e tem autoconfiança para mostrar o seu potencial, a sua marca pessoal.

 

REFERÊNCIAS  

1. Neste artigo eu falo sobre o resumo das tendências de RH para 2021:  

https://www.linkedin.com/pulse/tend%C3%AAncias-de-rh-para-2021-prepare-s e-e-o-do-futuro-joice-vicente/   

2. Atividade Autoconhecimento:  

https://carreira.vc/wp-content/uploads/CEM-Ferramenta-Currículo-Pessoal.

pdf    

3. Livro: Gestão de Pessoas - Chiavenato   4. Livro: Encontre seu porquê - Simon Sinek   

5. Livro: Em busca de um propósito - Viktor Frankl   6. Livro: Descubra seus pontos fortes - Donald Clifton   7. Livro: Mindset - Carol Dweck  

 

         

(11)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:  

 

Página de inscrição no curso gratuito: Competências do RH do Futuro   https://www.carreira.vc/semana-carreira-rh   

 

Convide os seus amigos para participar!  

 

CONTATOS  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/joicevicente/   

Instagram: https://www.instagram.com/carreira.vc/   

Youtube: https://www.youtube.com/c/Carreiraemmovimento   

Referências

Documentos relacionados

Assim, ainda que revelados números relativamente próximos entre o tétum e o português no item referente ao “futuro profissional” (32-26), a língua portuguesa é

ele utiliza 20% da ingestão e oxigênio do corpo todo. Seu trabalho continua, mesmo quando estamos dormindo ou em repouso e, quando nos concentramos com força, o cérebro pode usar

Pode usá-la para evitar uma gravidez não planejada após ter uma relação sexual sem usar anticoncepcional ou se o seu método anticoncepcional falhar (por exemplo, se o

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para

Into the churche when thou dost gon, Pulle uppe thy herte to Crist, anon; Uppon the rode thou loke uppe then, And knele down fayre on bothe thy knen; Then pray to hym so hyr to

• Inserção de filtro em veia cava, a maior veia do abdômen para impedir que os coágulos sanguíneos se desloquem para os pul- mões causando uma embolia pulmonar. • Meias

Fazendo reportagens sobre esses problemas, como quem vê de fora (com olhar de repórter) o grupo poderá tomar a distância crítica necessária para uma compreensão mais aguda de

Encarregado de Dados (DPO – Data Protection Officer): pessoa indicada pelo Controlador e Operador para atuar como canal de comunicação entre o Controlador, os Titulares