• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE LETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

RESOLUÇÃO 001 - 2021 POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS

Institui o sistema de reserva de vagas para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado e dá outras providências.

CONSIDERANDO

A) o objetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de formar mestras, mestres, doutoras e doutores em Letras qualificados para a constituição de quadros docentes do Ensino Superior e a produção de conhecimento de excelência e de relevância social nos diferentes campos para os quais se habilitam;

B) o compromisso social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de diversificar o seu público, afirmado no PDI UFRGS 2016-2026, de maneira que se expresse a pluralidade da sociedade brasileira e se reforcem os princípios da equidade, da inclusão e do antirracismo, em consonância com direitos assegurados no ordenamento jurídico brasileiro,

O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-LET) do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em sessão ordinária do dia 08 de julho de 2021, no uso de suas atribuições

RESOLVE

instituir um sistema de reserva de no mínimo 30% das vagas disponibilizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS para negras e negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas surdas, pessoas travestis e transexuais e, especificamente para o curso de Mestrado, pessoas graduadas na rede privada de ensino superior beneficiárias do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal ou na rede pública de ensino superior beneficiárias de bolsas de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado.

I - DAS VAGAS

Artigo 1º - Do número total de vagas definido para cada processo seletivo, fixado no respectivo edital dos cursos de Mestrado e Doutorado, no mínimo trinta por cento (30%) em cada nível de ensino será reservado para candidatas e candidatos optantes pelo sistema de reserva de vagas como negras e negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas surdas, pessoas travestis e transexuais e, especificamente para o curso de Mestrado, pessoas graduadas na rede privada de Ensino Superior beneficiárias do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal ou na rede pública de

(2)

ensino superior beneficiárias de bolsas de estudo voltadas a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Parágrafo 1° - Para efeito do dispositivo de que trata o caput do artigo 1º, cada linha de pesquisa deverá reservar, no mínimo, 30%

(trinta por cento) das vagas ofertadas para cada curso – Mestrado e Doutorado. Desse modo, nos casos nos quais haja oferta igual ou inferior a 3 (três) vagas em cada curso, a linha de pesquisa deverá destinar, obrigatoriamente, no mínimo, 1 (uma) vaga para candidatas e candidatos optantes conforme trata esta Resolução.

Parágrafo 2º - Haverá, a cada processo seletivo, um sistema de distribuição entre professoras e professores de cada linha na oferta de vagas para candidatas e candidatos optantes conforme o Artigo 1°, de modo que a cada período de avaliação da CAPES cada professora e professor tenha reservado vagas pelo menos uma vez.

Parágrafo 3º - Os critérios para a distribuição das vagas entre o corpo docente serão definidos internamente em cada linha de pesquisa desde que seja respeitado o disposto no Parágrafo 2º.

Parágrafo 4º - Sempre que a aplicação dos percentuais para o cálculo das vagas reservadas implicar resultado com decimais, será observado o seguinte critério: para resultados com decimais até zero vírgula quatro (0,4), será adotado o número inteiro imediatamente inferior; para resultados com decimais a partir de zero vírgula cinco (0,5), será adotado o número inteiro imediatamente superior.

Artigo 2° - Em caso de inexistência, insuficiência ou não aprovação no processo seletivo de número de candidatas e candidatos optantes previstos no Artigo 1º, as vagas serão redistribuídas para ampla concorrência.

Artigo 3° - As candidatas e candidatos indígenas e quilombolas terão isenção automática do pagamento da taxa de inscrição para o processo de seleção nos cursos de Mestrado e de Doutorado, desde que apresentem, no ato da inscrição, documentação comprobatória, conforme o artigo 12º.

Artigo 4° - As demais candidatas e candidatos, ao declararem hipossuficiência, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, conforme procedimento descrito no edital de seleção para o ingresso no PPG-LET.

II - DA SELEÇÃO E DO INGRESSO

Artigo 5° - As etapas do processo seletivo serão as mesmas para todas as candidatas e candidatos, guardadas as especificidades descritas abaixo.

(3)

Parágrafo 1° - Para as candidatas e candidatos que optarem pelo sistema de reserva de vagas de que trata esta Resolução, todas as etapas terão caráter classificatório, de modo a garantir sua participação ao longo de todo o processo seletivo.

Parágrafo 2° - As candidatas e os candidatos em sistema de reserva de vagas concorrem entre si por orientadora ou orientador e apenas para a vaga na qual se candidataram, guardada a ressalva de classificação para vaga de ampla concorrência, conforme prevista no Artigo 6º.

Parágrafo 3° - À nota final de cada candidata e candidato optante classificada(o) para reserva de vagas, será acrescido, pela Comissão de Seleção de cada linha de pesquisa, um bônus de dois pontos (2,0), observada a ressalva do artigo 6º.

Parágrafo 4° - Ao término do certame, será aprovada somente a candidata ou candidato optante que obtiver nota final igual ou superior a sete vírgula zero (7,00).

Parágrafo 5° - Aplicam-se às candidatas e candidatos do sistema de reserva de vagas todas as demais normas previstas em edital de seleção para as candidatas e candidatos da ampla concorrência.

Artigo 6° - A candidata ou o candidato optante que, antes do acréscimo do bônus de dois pontos (2,0), tiver obtido nota igual ou superior à atingida pela candidata ou candidato classificado para uma vaga de ampla concorrência do mesmo orientador(a), será assim classificada(o), não ocupando vaga do sistema de reserva, que poderá ser preenchida pela candidata ou candidata optante classificado na posição seguinte.

Parágrafo 1° - Ao se classificar para uma vaga de ampla concorrência, a candidata ou candidato optante não receberá o bônus de dois pontos (2,0) previsto no Parágrafo 2º do Artigo 5º.

Parágrafo 2º - Se houver empate entre uma candidata ou um candidato optante e outra candidata ou candidato de ampla concorrência, a condição de optante pela reserva de vagas será o primeiro critério de desempate.

Parágrafo 3° - A candidata ou candidato optante, ao se classificar entre a ampla concorrência, ainda assim terá acesso à reserva de bolsas descrita no artigo 13º deste edital.

Artigo 7° - Em caso de desistência da candidata ou candidato optante, a vaga será preenchida por outra candidata ou candidato a que se aplica a reserva de vagas, seguindo a ordem de classificação.

(4)

Parágrafo Único - Não havendo classificação de nenhuma candidata ou candidato optante, a vaga será redistribuída para a ampla concorrência, conforme previsto no Artigo 2º.

Artigo 8° - As candidatas e candidatos indígenas e quilombolas terão parte do processo seletivo diferenciado para os cursos de Mestrado e Doutorado.

Parágrafo 1° - Candidatas e candidatos indígenas e quilombolas a uma vaga no Mestrado deverão entregar memorial descritivo de sua trajetória de vida e percurso acadêmico, suas motivações para ingresso no PPG-LET, a contribuição que seu ingresso trará para a comunidade de origem e uma reflexão teórico-metodológica sobre a pesquisa que pretendem desenvolver, ficando dispensadas e dispensados da prova escrita e da avaliação de currículo.

Parágrafo 2º - Candidatas e candidatos indígenas e quilombolas a uma vaga no Doutorado deverão entregar um projeto de tese e um memorial descritivo de sua trajetória de vida e percurso acadêmico, suas motivações para ingresso no PPG-LET, a contribuição que seu ingresso trará para a comunidade de origem e uma reflexão teórico-metodológica sobre a pesquisa que pretendem desenvolver, ficando dispensadas e dispensados da avaliação de currículo.

Artigo 9° - As candidatas e candidatos travestis e transexuais poderão indicar seu nome social no campo previsto na inscrição do processo seletivo, mediante apresentação de autodeclaração, conforme o disposto no artigo 12º.

Artigo 10° - As candidatas e candidatos com deficiência deverão registrar, no requerimento de inscrição, eventuais solicitações de acessibilidade durante o processo de seleção, mediante apresentação de documentação comprobatória, conforme o disposto no Parágrafo 4º do artigo 12º.

Parágrafo Único – Para fins de cumprimento do disposto no Artigo 10º, são consideradas as deficiências previstas no Decreto 3.298/1999 (física, visual, auditiva, mental e múltipla), nas Leis 12.764/2012 e 13.146/2015 e na Súmula nº 45/2009 da AGU.

Artigo 11° - As candidatas e candidatos surdos poderão optar por realizar prova escrita e/ou por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e deverão registrar sua opção no requerimento de inscrição, mediante apresentação de documentação comprobatória, conforme o disposto no Parágrafo 4º do artigo 12º, sendo de responsabilidade do Programa o atendimento.

Artigo 12° - No momento da inscrição, as candidatas e candidatos optantes pela reserva de vagas deverão assinalar o segmento da referida reserva pelo qual pretendem concorrer, conforme o caput desta Resolução, preencher devidamente o formulário de autodeclaração correspondente ao seu segmento, conforme modelo disponibilizado pelo

(5)

edital de seleção, e anexá-lo juntamente com a documentação comprobatória solicitada nos casos solicitados.

Parágrafo 1º - As candidatas e candidatos que optarem pela reserva de vagas deverão submeter um termo de autodeclaração (com uma justificativa acerca de sua opção para o acesso ao segmento em que propõem sua inscrição), devidamente assinado, junto ao requerimento de inscrição no processo seletivo.

Parágrafo 2º - As candidatas e candidatos indígenas deverão submeter, no momento de sua inscrição, declaração de seu pertencimento ao grupo emitida pela liderança ou pela FUNAI ou por agência equivalente com reconhecimento oficial.

Parágrafo 3º - As candidatas e candidatos quilombolas deverão submeter, no momento de sua inscrição, declaração de seu pertencimento ao grupo emitida pela liderança ou o registro da Fundação Cultural Palmares ou de agência equivalente com reconhecimento oficial.

Parágrafo 4º - As candidatas e candidatos com deficiência e surdas(os), além da assinatura do termo de autodeclaração, deverão submeter, no momento de sua inscrição, laudo médico para a comprovação de sua condição.

Parágrafo 5º - As candidatas e candidatos graduadas(os) na rede privada de ensino superior beneficiárias(os) do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal ou na rede pública de ensino superior beneficiárias(os) de bolsas de estudo voltadas a estudantes de Graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além da assinatura do termo de autodeclaração, deverão submeter, no momento de sua inscrição, documentação comprobatória da instituição de ensino superior em que cursaram a Graduação.

Parágrafo 6º - A homologação da inscrição das candidatas ou candidatos optantes ocorrerá após a apreciação da documentação comprobatória por comissão competente.

III - DA PERMANÊNCIA E DO ACOMPANHAMENTO

Artigo 13° - Para a distribuição das bolsas de estudos, será adotado o seguinte critério:

30% das bolsas distribuídas em cada curso — Mestrado e Doutorado — serão destinadas às candidatas e candidatos optantes aprovados no processo seletivo.

(6)

Parágrafo 1° - A distribuição de bolsas será realizada a partir do montante disponibilizado por agências de fomento.

Parágrafo 2º - Para fins de distribuição de bolsas, o resultado de cada edital de bolsas – das áreas de Estudos da Literatura e Estudos da Linguagem –, disponibilizará os resultados em duas listas: uma de classificação geral, englobando as candidatas e candidatos optantes e as candidatas e candidatos de ampla concorrência; outra de classificação somente das candidatas e candidatos optantes.

Parágrafo 3º - A candidata ou o candidato optante que tiver pontuação igual ou superior a candidata ou candidato de ampla concorrência no processo de concessão de bolsas passará para este modo de distribuição de bolsa.

Parágrafo 4º - A candidata ou o candidato optante que ingressar por vaga de ampla concorrência no processo seletivo para ingresso no PPG-LET pode concorrer à bolsa preservando sua condição de optante.

Parágrafo 5º - Indígenas e quilombolas, desde que tenham sido aprovados para uma vaga, têm bolsas reservadas que não entram no cálculo de distribuição dos 30% das cotas destinadas a optantes.

Artigo 14° - Serão aplicadas às e aos estudantes optantes as mesmas normas regimentais em vigor para as e os demais discentes do PPG-LET.

Artigo 15° - À Comissão Coordenadora do PPG-LET caberá tomar iniciativas com a finalidade de fomentar a permanência de ingressantes pelo sistema de reserva de vagas, realizando acompanhamento contínuo de suas atividades no Programa através da criação de uma Comissão de Apoio e Acompanhamento de Ações Afirmativas, doravante CAA.

Parágrafo 1° - A Comissão de Apoio e Acompanhamento (CAA) será criada por resolução específica aprovada em reunião da Comissão do PPG-LET e contará com representação docente e discente paritária.

Parágrafo 2° - Caberá à CAA, com a Comissão Coordenadora do PPG-LET, propor as iniciativas práticas de acesso, mobilidade e comunicação em conjunto com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Incluir/UFRGS e com a equipe de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais/IL UFRGS, com outros Programas de Pós-Graduação da UFRGS e demais instâncias cabíveis.

Artigo 16° - A CAA do PPG-LET contribuirá ativamente na divulgação do Edital de Seleção, no acompanhamento das etapas do processo seletivo e no apoio à Coordenação para as medidas cabíveis à consecução desta Resolução.

(7)

IV - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 17° - Os casos envolvendo dolo na declaração e comprovação da identidade das candidatas e candidatos inscritos para a reserva de vagas serão encaminhados para análise da CAA do PPG-LET e da Comissão de Pós-Graduação do PPG-LET.

Artigo 18° - O sistema de reserva de vagas deverá ser apreciado a cada ano pelo Conselho do PPG-LET, conjuntamente com a CAA, quanto à implementação e possibilidade de ampliação das vagas, em consonância com as condições de acompanhamento das aprovadas e aprovados e das estruturas políticas e institucionais.

Artigo 19° - Os casos omissos serão solucionados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG-LET.

Artigo 20° - Esta Resolução entra em vigor a partir da data de sua aprovação.

Porto Alegre, XX de julho de 2021.

Aprovada em sessão ordinária do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS de XX de julho de 2021.

Referências

Documentos relacionados

“[...] enriqueceu o trabalho da gente, meu, de sala de aula, tirou aquela angústia que a gente tinha, de achar que a gente fazia, fazia e não aparecia, e foi muito bom, eu gostei

Martínez López - UJA (España) Flavio Ribeiro Costa - UNISUL (Brasil) Henry Dario Ramirez Cunha - UNIVALI (Brasil) Isonel Maria Comelli Pavei - UNIBAVE (Brasil)

EDITAL Nº 01/2013 - PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da Universidade Federal de São

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

O Código de Defesa do Consumidor (Lei n° 8.078/90) constitui um microssistema jurídico, de natureza principiológica, de ordem pú- blica e interesse social, que

• Módulo do Gerente do Projeto: Identificar Responsáveis, Visualizar Plano de GCS, Identificar Itens de Configuração, Identificar Responsáveis, Analisar Pedido de

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e