• Nenhum resultado encontrado

PRESTAÇÃO DE CONTAS - CREA/RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PRESTAÇÃO DE CONTAS - CREA/RS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Versão: 01 (fevereiro/2021) POP TP: Prestação de Contas do Crea-RS Resp.: Gerência de Gestão / Núcleo de Contabilidade

Pag.1

VISÃO GERAL NÚCLEO DE CONTABILIDADE TIPO DE PROCESSO:

PRESTAÇÃO DE CONTAS - CREA/RS

Versão Fevereiro/2021

(2)

Versão: 01 (fevereiro/2021) POP TP: Prestação de Contas do Crea-RS Resp.: Gerência de Gestão / Núcleo de Contabilidade

Pag.2

DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: PRESTAÇÃO DE CONTAS CREA

Descrição: Utilizar esse Tipo de Processo para prestar contas mensais à Comissão de Orçamento e Tomada de Contas - COTC e ao Plenária do Regional.

PADRÃO OPERACIONAL DE PROCEDIMENTO – POP

Descrição da Atividade principal do processo “Prestação de Contas - CREA”: Conforme o parágrafo único do art. 70 da Constituição Federal de 1998, prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária, sendo este ato, conforme o art. 48 da LC nº 101, de 2000 um instrumento de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, que no caso do CREA/RS é o link de acesso à informação. Enquanto o art. 58 da LC, diz que a prestação de contas evidenciará o desempenho da arrecadação em relação à previsão, destacando as providências adotadas no âmbito da fiscalização das receitas e combate à sonegação, as ações de recuperação de créditos nas instâncias administrativa e judicial, bem como as demais medidas para incremento das receitas tributárias e de contribuições.

Desenho referência completo da demanda em etapas:

Prestação de Contas

•Será utilizado pela Gerência de Gestão, com apoio do Núcleo de Contabilidade juntamente com a Presidência, para apresentar a prestação de contas da execução orçamentária do Conselho à COTC que deliberará sobre sua aprovação.

PRES, GGES e NCOT

•Elaboram as demonstrações contábeis conforme a Lei nº 4.320/1964 e através de "memorando"

apresentam as justificativas para o resultado do exercício, anexando planilhas e gráficos demonstrativos.

PRES, GGES e NCOT

•A Gerência de Gestão e a Presidência, contanto com o apoio do Núcleo de Contabilidade apresentam as contas à Comissão de Orçamento, que após sua aprovação, levará à conhecimento do Plenário do Regional para aprovação.

(3)

Versão: 01 (fevereiro/2021) POP TP: Prestação de Contas do Crea-RS Resp.: Gerência de Gestão / Núcleo de Contabilidade

Pag.3

Operacionalidade das Etapas:

Prestação de Contas

o Processo deve ser aberto pela Gerência de Gestão, através do Núcleo de Contabilidade;

o Processo deve ser encerrado pelo NSIN após inclusão do relatório da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas - NCOT.

Área Dona do Processo: Gerência de Gestão – GGES / Núcleo de Contabilidade - NCOT

Embasamento Legal: Decreto nº 200/1967, Lei n. 4.320/1964, LC 101/2000, Resolução do Confea n. 1.037/2011 e Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público - MCASP;

Nível de Acesso1: Público

Informações obrigatórias para o início do processo:

 Memorando da PRES / DIR-FIN / GGES e NCOT evidenciando o desempenho da arrecadação em relação à previsão, destacando as providências adotadas no âmbito da fiscalização das receitas, explicando as ações adotadas pelo Conselho para recuperação de créditos, fiscalização intensiva, cobrança e recobrança, inscrição no cartório de títulos dos devedores pelo Núcleo de Contencioso, ajuizamento de execuções fiscais, bem como as demais medidas para incremento das receitas tributárias (ART) e de contribuições (Anuidades). E com relação as despesas, quais ações o Conselho está adotando para não incorrer na lei de responsabilidade fiscal e para melhorar continuamente a qualidade dos gastos.

 Gerar no módulo do Sistema de Gestão contábil, financeiro e orçamentário Siscont.Net os relatórios contábeis do período, conforme previstos na Lei n. 4.320, de 1964 e na Resolução do Confea n. 1.037, de 2011:

o Balancete Mensal;

o Balanço Financeiro Mensal;

o Balanço Orçamentário Acumulado;

o Balanço Patrimonial Comparativo Acumulado;

o Demonstração do Fluxo de Caixa Acumulado;

o Demonstração das Variações Patrimoniais Acumulado;

o Relatório da Receita Mensal;

o Relatório das Despesas Liquidada Mensal, e

o Notas Explicativas às DCASP caso houver, as quais são obrigatórias na prestação de contas anuais.

 Além relatórios acima, deverá ser anexado ao processo os indicadores de resultados e gráficos da execução orçamentária do mês e o acumulado no

1 Todo usuário deverá ter atenção ao registrar processos e documentos no SEI, pois mesmo sem previsão qualquer processo poderá ter, em algum momento, informação restrita sendo a indicação errada de nível de acesso de inteira responsabilidade de quem fez a inclusão do processo no sistema ou do documento no processo.

(4)

Versão: 01 (fevereiro/2021) POP TP: Prestação de Contas do Crea-RS Resp.: Gerência de Gestão / Núcleo de Contabilidade

Pag.4

período, bem como, o balancete manual resumido elaborado pela contabilidade demonstrando de forma simples as receitas realizadas e as despesas liquidadas.

Prazo para abertura do Processo:

 Deverá ser aberto até o vigésimo dia do mês subsequente à competência das contas.

Sistemas de Informações envolvidos no decorrer do processo: o NCOT utilizará o módulo do Sistema e Gestão da Implanta Informática denominado Siscont.Net que contempla as informações orçamentárias, financeira e contábil o qual é integrado com os módulos de patrimônio, Sispat.Net, almoxarifado, Sialm.Net e com o módulo de diárias e passagens Sispad.Net.

BASE DE CONHECIMENTO

PASSO A PASSO PARA INICIAR O PROCESSO NO SEI:

1ª ETAPA – INCLUSÃO DOS DOCUMENTOS Quem: Núcleo de Contabilidade - NCOT

1º passo: Iniciar Processo no SEI:

 Tipo do Processo: Prestação de Contas

 Especificação: Execução Orçamentária Crea-RS + Mês/Ano

 Interessado: Gerência

2º passo: Incluir Tipo de Documento (Interno): ENCAMINHAMENTO Descrição: à COTC Prestação de Contas Mês/Ano

Interessado: PRES / DIR-FIN / GGES / NCOT, COTC e Plenário Destinatários: Comissão de Orçamento e Tomada de Contas - COTC

 Um modelo abrirá ao selecionar o tipo de documento apontado, onde deverá ser o incluído o texto as informações a seguir:

Senhores Conselheiros, integrantes da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas – COTC, A Diretoria Financeira, juntamente com a Gerência de Gestão atendendo ao art. 93 do Decreto- Lei 200, de 1967 e ao parágrafo único do art. 70 da Constituição Federal de 1988, apresenta as contas do mês de […/ano] da Gestão [período] Presidente [nome por extenso] para apreciação e deliberação de Vossas Senhorias.

Sendo o presente processo de prestação de contas composto pelos documentos que serão anexados imediatamente após este documento.

(5)

Versão: 01 (fevereiro/2021) POP TP: Prestação de Contas do Crea-RS Resp.: Gerência de Gestão / Núcleo de Contabilidade

Pag.5

 O documento será inserido ao processo pelo Núcleo de Contabilidade (apoio da GGES), e assinado, após incluído em bloco para assinaturas da Gerência de Gestão e Diretoria Financeira.

3º passo: Incluir Tipo de Documento (Externo): Os documentos relacionados capítulo IV da Lei n. 4.320, de 1964 e na Parte V do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público - MCASP2, iniciando pelo Memorando:

Número/nome na árvore: Memorando + número + unidades Remetente: Gerência de Gestão

Interessados: COTC e Plenário

 Procedendo dessa forma para inclusão dos demais documentos.

Observação: As prestações de contas anuais, além dos documentos mencionados acima, serão compostas pelos seguintes documentos:

 Notas Explicativas à DCASP;

 Anexos às notas:

o Relação dos Restos a Pagar Processados e Não Processados.

o Relação das Reclamatórias Trabalhistas.

o Composição Patrimonial.

 Conciliações bancárias do mês de dezembro e respectivos extratos bancários;

4º passo: Enviar o Processo para Unidade COTC mantendo na Unidade GGES e NCOT

ETAPAS ADICIONAIS

O suporte administrativo da COTC irá incluir ao Processo o Relatório da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas;

2 Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público:

A Parte V – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) tem como objetivo padronizar a estrutura e as definições dos elementos que compõem as DCASP. Tais padrões devem ser observados pela União, estados, Distrito Federal e municípios, permitindo a evidenciação, a análise e a consolidação das contas públicas em âmbito nacional, em consonância com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).

A Parte V do MCASP foi elaborada com base na NBC TSP 11 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, NBC TSP 12 – Demonstração dos Fluxos de Caixa, NBC TSP 13 – Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis, além da legislação aplicável, destacando-se a Lei nº 4.320/1964 e a Lei Complementar 101/2000.

A Lei nº 4.320/19641 dispõe sobre as demonstrações contábeis em seus artigos 101 a 106 e apresenta a estrutura para tais demonstrativos em seus anexos. Conforme o art. 113 da Lei, dentre outras atribuições, compete ao Conselho Técnico de Economia e Finanças a atualização de tais anexos.

Com a extinção deste Conselho, tais funções são exercidas, na atualidade, pela Secretaria do Tesouro

Nacional (STN), devido a sua competência estabelecida pela Lei Complementar nº 101/2000 (LRF) de consolidação das contas públicas, nacionais e por esfera de governo, bem como a competência estabelecida pela Lei nº 10.180/2001 de órgão central do Sistema de Contabilidade e de Administração Financeira Federal.

(6)

Versão: 01 (fevereiro/2021) POP TP: Prestação de Contas do Crea-RS Resp.: Gerência de Gestão / Núcleo de Contabilidade

Pag.6

Após deliberação do Plenário do Crea-RS, o Núcleo de Contabilidade irá inserir ao Processo a Decisão PL;

A Unidade do Núcleo Executivo De Gabinete irá incluir o tipo de Documento Interno “Ofício”

de encaminhamento ao Confea disponibilizando para assinatura da Presidência;

Após assinatura da Presidência o NCOT encaminhará o processo físico ao Confea*.

*Enquanto não houver deliberação do Confea para disponibilização dos processos de prestação de contas no formato eletrônico (SEI), o Crea-RS deverá encaminhar a versão física, o qual será elaborado pelo NCOT em três vias, sendo:

o Uma via da GGES;

o Uma via do Confea e;

o Uma via à auditoria externa, conforme determinam as normas de auditoria.

Referências

Documentos relacionados

Departamento de Administração e Planejamento Schirlei Gaelzer... Descrição

Conhecida por ser próxima à Serra do Rio do Rastro, a cidade recebe entre os dias 8 e 10 de novembro seu primeiro Bike Fest, um encontro de motociclistas organizado nos moldes

75/83), argúi, preliminarmente, carência da ação, por falta de interesse de agir da autora, que não poderia requerer a rescisão do contrato em vir- tude de estar

Porém os serviços contábeis recomenda que os valores devam continuar no caixa do CISAB a fim de fortalecer o mesmo e possibilitar que o mesmo desenvolva ações

Semiologia, receituário e pastas Comunicações) 1.013,00. Papeleiras e

ORGÃO DELIBERATIVO

A presente pesquisa esteve orientada para a análise do Relatório de Gestão Fiscal e da Prestação de Contas como mecanismos que podem servir não só para o cumprimento das

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP