• Nenhum resultado encontrado

Caderno de Questões ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caderno de Questões ( )"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Caderno de Questões ( https://www.tecconcursos.com.br/s/Q1KTxw )

AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública

Questão 1: CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ PA)/TJ PA/Ciências Contábeis/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Para compatibilizar o fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos na etapa do planejamento da despesa orçamentária em caso de frustração da receita estimada no orçamento, será necessário

a) abrir novas fontes de financiamento de receita por meio de créditos adicionais, para acomodar os compromissos já empenhados. b) cancelar as despesas já empenhadas e liquidadas para que não haja necessidade de buscar socorro no mercado financeiro.

c) solicitar dotação por meio da descentralização de créditos orçamentários, atingindo-se, assim, os resultados previstos na lei de diretrizes orçamentárias. d) manter a despesas empenhadas na condição de despesas em liquidação, até que a arrecadação da receita seja restabelecida.

e) estabelecer limitação de empenho e movimentação financeira.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1120663

Questão 2: VUNESP - Cont (VALIPREV)/VALIPREV/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias disporá sobre

a) as medidas de desempenho, com a finalidade de medir as realizações e os esforços dispendidos nos programas. b) a regionalização, por região administrativa, obrigatória.

c) as contas do ativo e do passivo que são classificadas como financeiras ou permanentes.

d) os objetivos e propósitos perseguidos pelo ente público e para cuja consecução são utilizados recursos orçamentários. e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1145772

Questão 3: INDEC - PJur (Pref S Simão)/Pref São Simão/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Considerando a Lei Complementar 101/2000, ao apresentar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que deve atender à CRFB, afirma-se que integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias o anexo de metas fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para:

a) os dois seguintes. b) os três seguintes. c) ao ano subsequente. d) o próximo semestre.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1179223

Questão 4: INDEC - PJur (Pref S Simão)/Pref São Simão/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Sobre a Lei Orçamentária Anual, tendo por referência a Lei Complementar 101/2000, o refinanciamento da dívida pública, na lei orçamentária e nas de crédito adicional, constará:

a) como objeto central. b) separadamente. c) como parte normativa.

d) o tema não será objeto da lei orçamentária anual.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1179224

Questão 5: INDEC - PJur (Pref S Simão)/Pref São Simão/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Considerando a execução orçamentária e o cumprimento de metas na Lei Complementar 101/2000, é incorreto afirmar:

a) Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

b) No caso de restabelecimento da receita prevista ainda que parcial, a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se à de forma proporcional às reduções efetivas.

c) Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da divida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.

d) No prazo de cento e oitenta dias após, o encerramento de cada semestre, o Banco Central do Brasil, apresentará em reunião conjunta das comissões temáticas pertinentes do Congresso Nacional, avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial, evidenciando o impacto e o custo final de suas operações e os resultados demonstrados nos balanços.

(2)

Questão 6: IASP - Tes (CM Mesquita)/CM Mesquita/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

De acordo com a Lei Complementar n° 101/2000 (LRF) a reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada a atender:

a) à insuficiência de caixa durante o exercício financeiro b) à reposição dos fundos garantidores da saúde.

c) ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária. d) aos passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. e) ao subsídio social e garantidor.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1182173

Questão 7: Instituto ACCESS - Cont (CM Orizânia)/CM Orizânia/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Em conformidade com § 2º do Art. 165 da Constituição Federal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelecerá diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA), contendo metas e prioridades do governo federal, despesas de capital para o exercício financeiro seguinte, alterações na legislação tributária e política de aplicação nas agências financeiras de fomento.

A Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, ao tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aponta que, além de atender ao disposto no § 2º do Art. 165 da Constituição Federal, disporá também sobre:

a) formas possíveis de desequilíbrio fiscal entre receita bruta e despesas líquidas. b) critérios e forma de não limitação de empenho.

c) normas relativas ao controle de custos e avaliação dos resultados de programas financiados com recursos dos orçamentos. d) demais condições e exigências para arrecadação de recursos a entidades públicas, excluindo-se as privadas.

e) o Anexo de Metas Fiscais, que conterá a avaliação para cumprimento das metas para o ano posterior.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1194531

Questão 8: QUADRIX - Aux Adm/Fn (CRMV AM)/CRMV AM/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A respeito das regras de planejamento e da execução do orçamento público, julgue o item.

Os critérios e a forma de limitação de empenho no caso de frustração da receita devem ser instituídos na lei de diretrizes orçamentárias. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1200532

Questão 9: QUADRIX - Aux Adm/Fn (CRMV AM)/CRMV AM/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A respeito das regras de planejamento e da execução do orçamento público, julgue o item. A reserva de contingência destina‐se a cobrir riscos e eventos fiscais imprevistos.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1200536

Questão 10: IBADE - Proc Aut (IPVV)/IPVV/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

De acordo com a Lei Complementar nº. 101 de 2000, que estabeleceu normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão, além de outras providências, é INCORRETO dizer que:

a) todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual. b) o refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional.

c) é vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.

d) a atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica.

e) integrarão as despesas da União, e serão incluídas na lei orçamentária, as do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, exceto os destinados a benefícios e assistência aos servidores, e a investimentos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1212634

Questão 11: Instituto AOCP - Ass (Novo Hamburgo)/Pref Novo Hamburgo/Administrativo/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

O projeto de lei orçamentária anual deverá ser elaborado de forma compatível com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias e deverá conter, em anexo, o demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e as metas constantes do anexo de metas fiscais.

(3)

a) Plano Plurianual. b) Constituição Federal. c) Lei Orçamentária Anual. d) Lei de Diretrizes Orçamentárias. e) Lei de Responsabilidade Fiscal.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1220620

Questão 12: Instituto AOCP - Ana (Pref Betim)/Pref Betim/Recursos Financeiros, Orçamentários, Contratos e Convênios/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A lei de responsabilidade fiscal determina que o projeto de lei orçamentária anual deverá conter reserva de contingência destinada a) a atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

b) a suprir deficiências decorrentes do incumprimento de metas relativas ao ano anterior. c) a cobrir déficit originado da evolução patrimonial com aplicação de recursos de alienação. d) a resguardar a compensação de renúncia de receitas ocorridas nos últimos exercícios. e) à constituição de fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1223144

Questão 13: NC-UFPR - Cont (CM Curitiba)/CM Curitiba/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A Lei Complementar nº 101, de 25 de agosto de 2017, estabelece normas de finanças públicas no âmbito do Município de Curitiba, voltadas para a responsabilidade da gestão fiscal e previdenciária. Levando em consideração o Planejamento e Execução Orçamentária previsto nessa Lei, assinale a alternativa correta.

a) O Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso em até 60 dias após a publicação dos orçamentos. b) Em até 30 dias após a publicação do orçamento, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma mensal de desembolso.

c) O Poder Legislativo poderá estabelecer o contingenciamento preventivo das despesas, visando à cobertura de riscos e desequilíbrios fiscais originários de despesas extraordinárias ou da frustração na arrecadação de receitas.

d) Serão objeto de limitação as despesas que impliquem a inobservância dos índices constitucionais e legais e aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida. e) No caso de restabelecimento da receita prevista, ainda que parcial, a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de duas a três vezes o montante das reduções efetivadas.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1243004

Questão 14: NC-UFPR - Cont (CM Curitiba)/CM Curitiba/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas da Lei Complementar 101/2000 deverá conter:

a) a evolução do patrimônio líquido nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos.

b) o demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores e evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional.

c) a reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante definidos com base na receita corrente líquida serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

d) o Anexo de Riscos Fiscais, no qual serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

e) o demonstrativo da estimativa e a compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1243075

Questão 15: FUNDEP - CI (CM Patrocínio)/CM Patrocínio/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Analise as seguintes afirmativas sobre a Lei Federal Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A lei de diretrizes orçamentárias dispõe sobre o equilíbrio entre receitas e despesas, bem como a respeito de critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada em hipóteses previstas.

( ) Um relatório de metas fiscais integra o projeto de lei de diretrizes orçamentárias, com previsão de metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referem e para o exercício seguinte.

( ) O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com a Lei Complementar, contém reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, são estabelecidos no plano plurianual. ( ) A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica.

Assinale a sequência correta. a) V F V F

b) V F F V c) F V F V d) F V V F

(4)

Questão 16: VUNESP - PJur (AVAREPREV)/AVAREPREV/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Nos termos do que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, o Município deverá limitar o empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias. Todavia, o referido diploma legal estabelece, expressamente, nessa situação, que não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do Município, inclusive aquelas destinadas ao pagamento de

a) serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.

b) vencimentos dos servidores públicos, aposentadorias e pensões e de serviços de saúde e assistência social. c) fornecedores de bens essenciais ao funcionamento dos órgãos públicos e aquelas previstas no orçamento.

d) despesas com pessoal ocupantes de cargos de provimento efetivo, de custeio em geral e de capital e aquelas previstas no plano plurianual. e) despesas obrigatórias de caráter continuado e a dos serviços da dívida.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1254272

Questão 17: VUNESP - AAd (EBSERH HC-UFU)/EBSERH HC-UFU/Administração/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

O controle sobre as finanças públicas, expresso em Metas e conforme a legislação, será objeto de audiências públicas a cada a) mês.

b) bimestre. c) trimestre. d) quadrimestre. e) semestre.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1322929

Questão 18: VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Ciências Contábeis/2020

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deverá compreender os seguintes conteúdos:

a) critérios para limitação de empenho, normas relativas ao controle de custos e exigências para transferências de recursos a entidades privadas e públicas. b) anexo de metas fiscais, critérios para limitação de empenho e estabelecimento de diretrizes e metas de longo prazo – estratégicas.

c) anexo de metas de resultado primário e nominal, orçamento de investimentos e evolução do patrimônio líquido. d) orçamento fiscal, de seguridade social e de investimentos.

e) despesas de capital, critérios para limitação de empenho e critérios para inscrição em restos a pagar.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1364580

Questão 19: FCC - AGA (Pref Recife)/Pref Recife/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Suponha que, no curso do exercício, esteja ocorrendo forte queda da arrecadação tributária, de forma que as estimativas constantes do Anexo de Metas Fiscais que integra a Lei de Diretrizes Orçamentárias não estejam se materializando, com risco de comprometimento da meta de resultado primário. De acordo com as prescrições constitucionais e legais voltadas à gestão fiscal responsável, uma das medidas a cargo do Chefe do Executivo em tal cenário consiste em:

a) Realização de operação de crédito que, independentemente da modalidade, deve ser liquidada até o final do exercício orçamentário em curso. b) Cancelamento de restos a pagar, processados e não processados, devendo a autoridade proceder ao cancelamento obrigatoriamente nessa ordem. c) Ampliação da reserva de contingência, observado o limite de 20% da previsão de receitas tributárias para o exercício orçamentário em curso. d) Utilização das demais fontes de receita para fazer frente às despesas de custeio, priorizando as decorrentes de alienação de ativos.

e) Limitação de empenho, de acordo com os critérios estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, cabendo a mesma medida aos chefes dos demais poderes.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/758272

Questão 20: FCC - AGC (Pref Recife)/Pref Recife/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Um determinado ente público municipal definiu o valor de R$ 5.500.000,00 para a Reserva de Contingência para o exercício financeiro de 2018. Assim, de acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, o ente considerou, no somatório das receitas que serviu de base para a definição do montante destinado a essa reserva, aquelas classificadas como

a) Contribuições de Melhoria; Contribuições Econômicas; Contribuições Sociais. b) Exploração do Patrimônio Imobiliário; Valores Mobiliários; Alienação de Bens Móveis. c) Exploração de Recursos Naturais; Contribuições Econômicas; Alienação de Bens Imóveis. d) Contribuições de Melhoria; Alienação de Bens Intangíveis; Cessão de Direitos.

e) Exploração de Recursos Naturais; Alienação de Bens Móveis; Serviços e Atividades Financeiras.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/758652

Questão 21: FCC - APOG (Pref Recife)/Pref Recife/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Entre os itens que, obrigatoriamente, devem compor o Anexo de Metas Fiscais que integra a Lei de Diretrizes Orçamentárias se a) inserem os indicadores e metas dos programas e ações públicas para os dois exercícios subsequentes.

(5)

c) insere a fixação do limite máximo de comprometimento de despesas de pessoal por órgão. d) insere o percentual de incremento das receitas extraordinárias a ser cumprido no exercício seguinte. e) insere o limite das transferências de recursos para entidades sem fins lucrativos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/758738

Questão 22: VUNESP - AnaTC MPE SP/MPE SP/Economista/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

No intuito de compatibilizar o orçamento e o planejamento, a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que

a) o projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma compatível com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

b) o projeto de lei do plano plurianual de cada ente abrangerá os respectivos Poderes e será devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.

c) as leis de iniciativa do Poder Legislativo estabelecerão o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. d) as emendas ao plano plurianual não poderão ser aprovadas quando incompatíveis com o projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

e) a lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual em hipótese alguma.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/781522

Questão 23: VUNESP - ContJ (TJ SP)/TJ SP/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o preconizado pela Constituição Federal de 88, quando esta menciona, em seu art. 165, que leis de iniciativa do poder executivo estabelecerão os planos orçamentários. Neste caso, é correto afirmar que a Lei de Diretrizes Orçamentárias disporá, além do equilíbrio entre receitas e despesas, critérios e formas de limitações de empenho, sobre

a) avaliação do cumprimento das metas relativas às projeções futuras, de forma a certificar-se do atingimento do objetivo de superavit.

b) princípios relativos ao controle de arrecadação de receitas e à avaliação dos custos variáveis relacionados aos programas de operação de crédito orçamentário. c) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

d) demais condições e exigências para captação de recursos a entidades públicas e privadas.

e) a normatização das operações de crédito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e no passivo financeiros.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/781917

Questão 24: NC-UFPR - Prof NU Jr (ITAIPU)/ITAIPU/Ciências Contábeis/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Programação Financeira é a mesma que a Programação da Despesa. Trata-se da ferramenta que permite ao governo acompanhar, avaliar e efetuar os devidos ajustes à programação de despesa e disponibilidade de recursos, a fim de atingir as metas fiscais estabelecidas na LDO. Acerca desse assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A distribuição das dotações para as despesas pelos setores da administração deve ser realizada bimestralmente e considerar sempre a produção de cada um deles, a fim de que os recursos ou insumos sejam utilizados com o máximo de eficiência.

2. O cronograma de desembolso deve ser elaborado, para melhor resultado econômico, pelas espécies de caixas subordinadas ao controle da Tesouraria. 3. A Lei do Orçamento consolidará as propostas de programação financeira dos órgãos vinculados e descentralizará os recursos financeiros recebidos do órgão central.

4. A programação financeira tem o objetivo de adequar o ritmo de pagamentos ao ritmo dos ingressos de recursos financeiros pelo regime de competência. Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/787697

Questão 25: FCC - Ana Fom (AFAP)/AFAP/Crédito/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, cabe à Lei de Diretrizes Orçamentárias dispor ou conter

a) diretrizes, objetivos e metas da Administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

b) normas de gestão financeira e patrimonial da Administração direta e indireta bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos.

c) critérios para a execução equitativa, além de procedimentos que serão adotados quando houver impedimentos legais e técnicos, cumprimento de restos a pagar e limitação das programações de caráter obrigatório.

d) reserva de contingência, medidas de compensação a renúncias de receita e créditos cuja finalidade seja imprecisa.

e) formas de limitação de empenho, meta anual de resultado primário e avaliação da situação atuarial do Regime Próprio de Previdência Social.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/790808

Questão 26: VUNESP - Cont (CM Serrana)/CM Serrana/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

(6)

Na execução orçamentária, bem como no cumprimento de metas, o Poder Executivo terá até 30 dias após a publicação dos orçamentos, conforme disposto pela LDO e observado na LC nº 101/00, para

a) atender ao objeto da vinculação da receita e da despesa, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso do recurso ou o desembolso de caixa. b) compor o cumprimento das metas de resultado, de forma a cobrir o resultado primário ou nominal estabelecido no Anexo de Metas Fiscais.

c) promover, por ato próprio e nos montantes necessários, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

d) estabelecer a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso.

e) planejar as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais dos entes públicos, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/807241

Questão 27: IAUPE - Adv (UPE)/UPE/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Sobre as leis orçamentárias e os limites interpostos pela Lei de Responsabilidade fiscal, ou LRF, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO é uma lei anual, que deve dispor sobre alterações na legislação tributária, inclusive sobre os impactos que possíveis isenções fiscais possam lançar sobre o orçamento, indicando, se for o caso, mecanismos de compensação ou renúncia de despesas.

b) É possível e lícito estabelecer alterações nas alíquotas do ICMS sem menção expressa na LDO, conquanto que tenham previsão na lei orçamentária anual ou LOA. c) Para uma verificação periódica da correta execução orçamentária, a LRF obriga exclusivamente ao MP a demonstração semestral por meio de relatório resumido, do que foi executado no orçamento, em até 30 dias do fechamento de cada semestre.

d) A Constituição Federal prescreve que os recursos correspondentes às dotações destinadas aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, assim como do Ministério Público deverão ser entregues até o dia 10 (dez) de cada mês, de forma automática, pelo Poder Executivo.

e) O orçamento plurianual não está sujeito, facilmente, a modificações e diz respeito aos quatro anos de mandato do chefe do poder executivo, que o elabora do primeiro ao último ano de seu exercício, dentro de suas escolhas políticas ou programas de governo.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/819362

Questão 28: INAZ do Pará - Ass Jur (CORE PE)/CORE PE/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Qual alternativa apresenta uma afirmação correta acercado que está previsto na Lei Complementar 101/2000, a qual estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências?

a) Nenhum benefício ou serviço relativo à seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a indicação da fonte de custeio total, nos termos do § 5º do art. 195 da Constituição.

b) A lei de diretrizes orçamentárias conterá um Anexo de Receitas e Despesas Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas.

c) O projeto de lei orçamentária anual deverá ser elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes financeiras e administrativas e com as normas desta Lei Complementar.

d) A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada somente poderá superar a variação do índice de preços se estiver previsto na lei de diretrizes orçamentárias ou em legislação específica.

e) A lei orçamentária somente consignará dotação para investimento com duração superior a dois exercícios financeiros se estiver previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/820857

Questão 29: VUNESP - CI (UNIFAI)/UNIFAI/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Consoante ao preconizado em Lei Complementar nº 101/2000, o estabelecimento da programação financeira, bem como do cronograma de execução mensal de desembolso, pelo Poder Executivo, por ocasião da execução orçamentária e do cumprimento de metas, será de até___________após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na referida LC.

Assinale a alternativa que preencha o texto corretamente. a) 45 dias

b) 30 dias c) 60 dias d) 1 semestre e) 1 ano

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/825933

Questão 30: VUNESP - ESL (UNIFAI)/UNIFAI/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A lei de responsabilidade fiscal em seu art. 4º, determina que a LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias), além de atender a Constituição Federal também disporá sobre: a) critérios de ampliação de empenho.

b) equilíbrio entre receitas e despesas. c) normas relativas ao controle de empenho.

d) acompanhamento dos resultados dos programas patrocinados com recursos públicos. e) normas relativas ao controle do excesso de arrecadação.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/826036

(7)

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

De acordo com a Lei Complementar nº 101/00 em seu art. 8º, nos termos estabelecidos pela lei das diretrizes orçamentárias e observado as determinações contidas na mesma lei complementar, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso

a) mesmo sem a publicação dos orçamentos. b) até 30 dias antes da publicação dos orçamentos. c) durante o período de elaboração dos orçamentos. d) até trinta dias após a publicação dos orçamentos. e) noventa dias após a publicação dos orçamentos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/826039

Questão 32: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE PI)/MPE PI/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Durante a execução orçamentária, caso o Poder Executivo verifique, ao final de determinado bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento da meta de resultado primário estabelecida no anexo de metas fiscais, ele deverá, à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal,

a) tomar medidas de combate à sonegação.

b) ampliar as alíquotas de tributos que não exijam lei para tanto.

c) promover, por ato próprio, nos montantes necessários, limitação de empenho e movimentação financeira. d) decretar o contingenciamento de dotações orçamentárias das transferências voluntárias.

e) reduzir o número de cargos comissionados

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/826475

Questão 33: VUNESP - Con (CM Sertãozinho)/CM Sertãozinho/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Qual é o procedimento a ser tomado pelos Poderes e Ministério Público, se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais?

a) Reestabelecerão limites novos para a receita prevista, ainda que parcial, buscando a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados de forma proporcional por conta do saldo negativo do cumprimento de metas.

b) Promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

c) Serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.

d) Observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante, para que possam aprovar, em regime especial, a recomposição dos recursos.

e) Aprovarão os recursos legalmente vinculados à finalidade específica que serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/831628

Questão 34: VUNESP - PJL (CM Sertãozinho)/CM Sertãozinho/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, o demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado deverá constar

a) dos planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos no Plano Plurianual. b) de anexo próprio contido no projeto de Lei Orçamentária Anual.

c) da Programação Financeira estabelecida na Execução Orçamentária.

d) do Anexo de Metas Fiscais que integra o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias. e) do Anexo de Política Fiscal do Plano Plurianual.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/831664

Questão 35: VUNESP - PJL (CM Sertãozinho)/CM Sertãozinho/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

O Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes, integrará o projeto

a) de Lei de Diretrizes Orçamentárias. b) do Plano Plurianual.

c) da Lei do Orçamento Anual. d) da Lei de Finanças Públicas. e) da Lei Geral do Orçamento.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/831689

Questão 36: VUNESP - Cont (CM Tatuí)/CM Tatuí/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A programação orçamentária e financeira consiste na compatibilização do fluxo de pagamentos com o fluxo de recebimentos, visando garantir o equilíbrio entre receita e despesa. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) definiu o seguinte procedimento para auxiliar nesse controle:

(8)

a) ao final de um bimestre, os Poderes e o Ministério Público promoverão, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira. b) a liquidação da despesa seria postergada até a volta do equilíbrio no bimestre em análise.

c) a ordem de pagamento seria emitida após a verificação de saldo com receitas orçamentárias efetivas.

d) a disponibilidade de caixa constará de registro próprio,de modo que os recursos vinculados fiquem identificados e escriturados de forma individualizada. e) estabelecimento de metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário, e montante da dívida pública.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/851770

Questão 37: VUNESP - Proc Leg (CM Tatuí)/CM Tatuí/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, no que tange à execução orçamentária e ao cumprimento de metas, não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive

a) as relativas à despesa de pessoal e aquelas destinadas ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.

b) aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias. c) as destinadas ao pagamento de obrigações tributárias e aquelas relativas à seguridade social.

d) as decorrentes de obrigações assumidas pelo governo anterior e aquelas contraídas no exterior para captação de recursos. e) as relativas à despesa de pessoal e aquelas destinadas ao pagamento das obrigações previdenciárias do regime próprio.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/851816

Questão 38: ADM&TEC - ACI (Major Isidoro)/Pref Major Isidoro/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de serviço, na lei 8.666/93, inclui toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: aquisição de veículos, compra de material de expediente e fornecimento de merenda escolar.

II. É vedado, na perspectiva do orçamento base zero, realizar o acompanhamento sistemático dos programas.

III. A lei de diretrizes orçamentárias pode dispor sobre o controle de custos dos programas financiados com recursos dos orçamentos. Marque a alternativa CORRETA:

a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Está correta a afirmativa I, apenas. c) Está correta a afirmativa II, apenas. d) Está correta a afirmativa III, apenas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/852702

Questão 39: ADM&TEC - ACI (Major Isidoro)/Pref Major Isidoro/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nos termos da Constituição Federal de 1988, é vedado à administração pública usar o aparelhamento do Estado para realizar os serviços públicos obrigatórios. II. Autarquias são entidades sem autonomia nos serviços.

III. O equilíbrio entre receitas e despesas pode estar entre as disposições da lei de diretrizes orçamentárias. Marque a alternativa CORRETA:

a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Está correta a afirmativa I, apenas. c) Está correta a afirmativa II, apenas. d) Está correta a afirmativa III, apenas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/852721

Questão 40: FUNDATEC - Tes (GRAMADOTUR)/GRAMADOTUR/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A Lei Complementar nº 101/2000 estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Com relação à execução orçamentária e ao cumprimento das metas, a lei estabelece que:

a) No caso de restabelecimento da receita prevista, ainda que parcial, a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas.

b) Serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.

c) Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Legislativo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais.

d) No prazo de trinta dias após o encerramento de cada semestre, o Tribunal de Contas apresentará, em reunião conjunta das comissões temáticas pertinentes do Congresso Nacional, avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetárias, creditícia e cambial, evidenciando o impacto e o custo fiscal de suas

(9)

operações e os resultados demonstrados nos balanços.

e) A execução orçamentária e financeira identificará as rubricas de pagamentos de sentenças previdenciárias por meio de sistema de contabilidade e administração financeira, para fins de observância da ordem cronológica determinada no Art. 100 da Constituição.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/857280

Questão 41: QUADRIX - Ass Adm (CRM AC)/CRM AC/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Julgue o item.

A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que se proceda à avaliação periódica da expectativa de arrecadação para ajuste da execução orçamentária e financeira do exercício.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/859552

Questão 42: VUNESP - Cont (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Em conformidade com o art. 4º da LC no 101/00, a LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias), além de dispor sobre o equilíbrio entre receitas e despesas, também contemplará

a) demais condições e exigências para transferências de recursos a outras unidades da federação. b) outras normas e exigências para transferências de recursos a entidades privadas.

c) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos. d) aplicação de critérios para a limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses na execução orçamentária e cumprimento de metas. e) todas as despesas relativas à dívida pública imobiliária ou contratual que constarão na lei orçamentária anual.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/859852

Questão 43: VUNESP - Cont (TRANSERP)/TRANSERP/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A Lei Complementar no 101/2000 (LRF) determina que conste no Anexo de Metas Fiscais da LDO um documento que para as empresas estatais dependentes, constituídas sob a forma de sociedades anônimas, é obrigatório, qual seja:

a) Demonstrativo de créditos suplementares. b) Fluxo de caixa das atividades de investimentos

c) Demonstrativo de pessoal e demais despesas por função. d) Transferências concedidas e recebidas.

e) Demonstração das mutações do patrimônio líquido

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/860639

Questão 44: FGV - TSE (DPE RJ)/DPE RJ/Ciências Contábeis/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Um dos conteúdos previstos na LRF acerca da LDO refere-se à elaboração do anexo de riscos fiscais e do anexo de metas fiscais.

O anexo de riscos fiscais, além de identificar os riscos a que o ente está sujeito e indicar as providências a serem tomadas, caso os riscos se concretizem, deve também apresentar informações relativas à:

a) evolução do patrimônio líquido; b) avaliação de passivos contingentes; c) estimativa e compensação da renúncia fiscal; d) origem e aplicação dos recursos de privatizações;

e) situação financeira e atuarial do regime de previdência social dos servidores.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/861756

Questão 45: QUADRIX - Ass Adm (CONRERP 2)/CONRERP 2 (SP/PR)/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Julgue o item.

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, os desembolsos financeiros que cada órgão poderá efetuar mensalmente, de acordo com a programação orçamentária, são ajustáveis segundo as reestimativas da arrecadação.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/862189

Questão 46: CRESCER - Aux (Pref VG PI)/Pref VG (PI)/Administrativo/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Conforme as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal, analise as afirmativas abaixo:

(10)

I. A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. II. Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual.

III. O resultado do Banco Central do Brasil, apurado após a constituição ou reversão de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e será transferido até o quinto dia útil subseqüente à aprovação dos balanços semestrais.

A quantidade de afirmativas corretas corresponde a: a) Zero.

b) Uma. c) Duas. d) Três.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/864775

Questão 47: Instituto AOCP - Aud (UFPB)/UFPB/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, em seu Art. 5º, determina que o projeto de lei orçamentária anual seja elaborado de forma compatível com

a) plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e as normas desta Lei Complementar.

b) as normas desta Lei Complementar, o plano plurianual e as leis que regem as modalidades de licitações.

c) as leis que regem as modalidades de licitações, as normas desta Lei Complementar e a lei de diretrizes orçamentárias. d) a lei de diretrizes orçamentárias, o plano plurianual e a lei que rege os gestores públicos.

e) a lei que rege os gestores públicos, a lei de diretrizes orçamentárias e as leis que regem as modalidades de licitações.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/865162

Questão 48: FCC - Ass TF (Manaus)/Pref Manaus/"Sem Área"/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

A Lei de Diretrizes Orçamentárias de um determinado ente público municipal, de acordo com a Lei Complementar no 101/2000, deve

a) conter, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes no Demonstrativo da Projeção de Resultados do referido ente.

b) dispor sobre o equilíbrio entre receitas e despesas bem como sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

c) dispor sobre os procedimentos que serão adotados quando houver impedimentos legais e técnicos decorrentes da execução orçamentária e financeira, sobre o exercício financeiro bem como sobre a organização da Lei Orçamentária Anual do referido ente.

d) compreender o Orçamento de Investimento das Empresas em que o referido ente, direta ou indiretamente, detenha a maior parte do patrimônio.

e) compreender o demonstrativo relativo à apuração da receita corrente líquida bem como à previsão de seu desempenho até o final do exercício a que se refere tal Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/867090

Questão 49: FCC - Aud Fisc (SEFAZ BA)/SEFAZ BA/Administração, Finanças e Controle Interno/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000 e o Manual de Demonstrativo Fiscais, integrará a Lei de Diretrizes Orçamentárias o

a) Anexo de Riscos Fiscais que contém a reserva de contingência, cuja a forma de utilização e o montante, definido com base na receita arrecadada, serão estabelecidos na Lei Orçamentária Anual.

b) Demonstrativo das Metas Anuais que apresenta a apuração do resultado primário e do resultado nominal, por meio das acima da linha e abaixo da linha. c) Demonstrativo da Origem e da Aplicação dos Recursos que apresenta informações sobre as receitas de capital previstas com a alienação de ativos e a amortização de empréstimos.

d) Anexo de Metas Fiscais que contém o Demonstrativo da Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita que identifica os tributos para os quais estão previstas renúncias.

e) Demonstrativo da Situação Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores que deve apresentar três tabelas correspondentes aos demonstrativos publicados bimestralmente no Relatório de Gestão Fiscal.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/877470

Questão 50: FEPESE - Tes (Ágs de Chapecó)/Pref Ágs de Chapecó/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.

Fonte: Parágrafo único, art. 8 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/00).

Ao ler o dispositivo acima, um tesoureiro municipal conclui corretamente que se o município receber recursos relativos ao Salário Educação (recurso legalmente vinculado à educação) em 28/12/2018, então a aplicação:

a) deverá ocorrer somente em 2018 e deverá estar vinculada à educação.

b) deverá ocorrer somente em 2019, mas não necessariamente estar vinculada à educação. c) deverá ocorrer somente em 2019 e deverá estar vinculada à educação.

(11)

d) poderá ocorrer tanto em 2018 como em exercícios seguintes, mas não necessariamente estar vinculada à educação. e) poderá ocorrer tanto em 2018 como em exercícios seguintes, mas deverá estar vinculada à educação.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/878131

Questão 51: FCC - Tec Faz (Manaus)/Pref Manaus/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Um ente público municipal definiu o valor de R$ 1.890.000,00 para a Reserva de Contingência para o exercício financeiro de 2019. Assim, de acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, o valor de R$ 1.890.000,00 deve ter sido definido com base na receita

a) corrente arrecadada, sendo que a forma de utilização da Reserva de Contingência deve estar estabelecida na Lei Orçamentária Anual, referente ao exercício financeiro de 2019, do referido ente.

b) de capital líquida, sendo que a forma de utilização da Reserva de Contingência deve estar estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias, referente ao exercício financeiro de 2019, do referido ente.

c) de capital arrecadada, sendo que a forma de utilização da Reserva de Contingência deve estar estabelecida na Lei Orçamentária Anual, referente ao exercício financeiro de 2019, do referido ente.

d) corrente arrecadada, sendo que a forma de utilização da Reserva de Contingência deve estar estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias, referente ao exercício financeiro de 2019, do referido ente.

e) corrente líquida, sendo que a forma de utilização da Reserva de Contingência deve estar estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias, referente ao exercício financeiro de 2019, do referido ente.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/881642

Questão 52: ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Integrará o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias o anexo de Metas Fiscais, no qual serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultado nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. O referido anexo conterá ainda:

a) todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual e as receitas que as atenderão. b) evolução do balanço patrimonial nos últimos quatro exercícios.

c) demonstrativo das metas anuais, instruído de acordo com o Plano Plurianual. d) avaliação da situação financeira e atuarial.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/899423

Questão 53: ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

O analista de Planejamento, Orçamento e Finanças do Município de Aracati verificou que, ao final do segundo bimestre de 2019, a realização da receita não comportaria o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal. Diante da situação exposta, analise as afirmativas e assinale a alternativa que contempla corretamente as ações que podem ser tomadas, de acordo com o estabelecido na Lei Complementar n. 101 de 4 de Maio de 2000.

I. Limitar empenhos incluindo os referentes pagamentos de serviço da dívida.

II. Limitar empenhos e movimentação financeira no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente com o Ministério Público. III. Limitar empenhos e movimentação financeira no âmbito do poder Executivo, de acordo com os critérios fixados pelo Plano Plurianual. IV. Não limitar despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, serviço da dívida e as ressalvas pela LDO.

a) II e IV. b) III e IV. c) I e II. d) I e III.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/899432

Questão 54: COPEVE UFMG - Aud (UFMG)/UFMG/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Acerca do orçamento público, é CORRETO afirmar:

a) A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as metas relativas a resultados primário e nominal a serem cumpridas pelos governos. b) A competência para elaboração do orçamento é do poder legislativo.

c) O orçamento público fixa a arrecadação de receitas para o período de um ano.

d) Os investimentos constantes do Plano Plurianual são considerados despesas obrigatórias de caráter continuado.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/910386

Questão 55: PUC PR - AFRM (Campo Grande)/Pref Campo Grande/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, é CORRETO afirmar-se que

a) além da observância de outros comandos normativos, deve dispor sobre o limite máximo das despesas que não poderão ser superiores a dois terços das receitas, e deve conter anexo referente a metas fiscais semestrais e outro anexo com a avaliação dos passivos contingentes e dos demais riscos que possam afetar as metas públicas.

(12)

b) além de outros requisitos, deve dispor sobre o percentual de cinquenta e três por cento das receitas que não poderá ser superado pelas despesas, e deve conter anexo referente a metas fiscais bianuais e outro anexo com a avaliação dos ativos contingentes e dos demais riscos que possam afetar as receitas públicas dos três meses anteriores.

c) além de outros requisitos, deve dispor sobre equilíbrio entre receitas e despesas, e deve conter anexo referente a metas fiscais anuais e outro anexo com a avaliação dos passivos contingentes e dos demais riscos que possam afetar as contas públicas.

d) além de outros requisitos, deve dispor sobre equilíbrio entre receitas e despesas, e deve conter anexo referente a metas fiscais plurianuais dos empreendimentos públicos de saúde e outro anexo com a previsão dos ativos contingentes e das demais receitas obtidas por equívocos nas receitas não reclamados pelo contribuinte.

e) além de outros requisitos, deve dispor sobre as receitas obtidas pela União nos contratos de concessão de serviços públicos e despesas, e deve conter anexo referente a metas políticas anuais e um capítulo com a reavaliação dos passivos contingentes e das demais externalidades que tenham afetado as contas públicas a cada valorização do dólar americano.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/912613

Questão 56: CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPC TCE-PA)/TCE-PA/Ciências Contábeis/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a evolução do patrimônio líquido de orçamento estadual em relação aos últimos três exercícios pode ser verificada mediante consulta ao

a) anexo de riscos fiscais que integra a lei de diretrizes orçamentárias. b) texto do plano plurianual.

c) texto da lei orçamentária anual.

d) anexo de metas fiscais que integra a lei de diretrizes orçamentárias. e) anexo de metas fiscais que integra a lei orçamentária anual

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/972878

Questão 57: CEBRASPE (CESPE) - Ass Min (MPC TCE-PA)/TCE-PA/Controle Externo/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Caso o Banco Central do Brasil apure resultado negativo após a constituição ou reversão de reservas, a obrigação decorrente desse fato deverá ser consignada a) no plano plurianual.

b) no anexo de metas fiscais. c) em crédito extraordinário. d) na lei orçamentária anual. e) no decreto de limitação de empenho.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/973452

Questão 58: CEBRASPE (CESPE) - Ass Min (MPC TCE-PA)/TCE-PA/Controle Externo/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

O Poder Executivo verificou, ao final de determinado bimestre, que a realização da receita global poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no anexo de metas fiscais.

Nessa situação hipotética, os órgãos integrantes do Ministério Público

a) têm autonomia para decidir se devem ou não promover a limitação de empenho dos seus orçamentos. b) restabelecerão suas dotações somente quando a receita for integralmente restabelecida.

c) podem excluir da limitação de empenho apenas as obrigações constitucionais. d) devem definir seus próprios critérios para a limitação do empenho.

e) terão redução nos limites de gastos na proporção da limitação de empenho realizada.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/973455

Questão 59: IBFC - Cont (SESACRE)/SESACRE/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Leia abaixo o artigo 10 da Lei Complementar nº 101/00, Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Art. 10 - A e identificará os beneficiários de pagamento de sentenças judiciais, por meio de e , para fins de observância da ordem cronológica determinada no artigo 100 da Constituição.”

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

a) Execução orçamentária/ financeira/ sistema de contabilidade/ administração financeira b) Execução orçamentária/ extraorçamentária/ sistema integrado/ administração financeira c) Execução extraorçamentária/ financeira/ sistema de contabilidade/ controles financeiros d) Execução extratorçamentária/ financeira/ sistema integrado/ controles financeiros

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/976405

Questão 60: FCC - Proc (SANASA)/SANASA/Jurídico/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Suponha que, no curso da execução orçamentária, as receitas estimadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) vigente não estejam ingressando nos cofres públicos no montante previsto, tendo em vista forte queda na arrecadação tributária em função de constrição no cenário macroeconômico. Diante de tal situação, a qual indica que a receita arrecadada poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, afigura-se cabível

(13)

a) suspensão de liberação financeira para pagamento de empenhos, que deverão ser inscritos em restos a pagar para cancelamento. b) operação de antecipação de receita orçamentária – ARO, a qual, todavia, precisa ser liquidada até o final do ano subsequente. c) demissão dos servidores não estáveis e redução de jornada de trabalho dos estáveis mediante redução proporcional dos vencimentos.

d) alienação de ativos, inclusive imóveis, com utilização do produto correspondente para, prioritariamente, arcar com pagamento de pessoal e despesas de custeio. e) limitação de empenho (contingenciamento), de acordo com critérios estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/989667

Questão 61: FAFIPA - Ass Ad (Pref Toledo)/Pref Toledo/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica.

b) Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual. c) O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional.

d) É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.

e) A lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/992872

Questão 62: IDCAP - ACI (CM B Esperança)/CM Boa Esperança/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

“Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas , em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.”

a) Metas trimestrais. b) Metas bimestrais. c) Metas bienais. d) Metas anuais. e) Metas semestrais.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/993909

Questão 63: IDCAP - ACI (CM B Esperança)/CM Boa Esperança/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Carlinhos e Manuel, dois colegas do curso de Direito da Universidade XPTO, estavam em grande debate acerca da Lei Orçamentária Anual. Manuel sustentava que todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual. Carlinhos, por outro lado, sustentava que nem todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual. Sobre a situação narrada, assinale a alternativa correta:

a) Manuel tem razão.

b) Carlinhos está equivocado, mas Manuel não tem razão. c) Ambos estão corretos.

d) Manuel está equivocado e Carlinhos tem razão. e) Manuel está equivocado, mas Carlinhos não tem razão.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/993910

Questão 64: FCC - TJ (TJ MA)/TJ MA/Apoio Técnico Administrativo/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Considere que o Estado tenha sofrido uma condenação em processo judicial que lhe impôs a obrigação de pagamento de gratificação a inativos, nos mesmos moldes concedidos a servidores ativos. A decisão determinou a inclusão imediata do benefício em folha, bem como o pagamento de parcelas vencidas mediante precatório. No momento da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), o Estado já tinha conhecimento da referida ação judicial e de seu potencial impacto, porém, não havia certeza da decisão desfavorável e em que momento seria proferida. Diante da situação descrita,

a) caberia elencar a referida demanda no Anexo de Riscos Fiscais, que compõe a Lei de Diretrizes Orçamentárias, de modo que as despesas geradas com a inclusão do benefício na folha de pagamento dos inativos possam ser suportadas com a reserva de contingência prevista na LOA.

b) o Estado deveria inserir na proposta de LOA dotação orçamentária contingente, fixada em percentual da receita corrente líquida de acordo com o montante estimado para as eventuais despesas decorrentes da condenação.

c) as despesas decorrentes da condenação devem ser inscritas na dívida ativa do Estado, para pagamento no exercício em curso com antecipação de receitas do próximo exercício, salvo aquelas objeto de precatório.

d) o Estado poderá emitir títulos da dívida pública para fazer frente a tais despesas extraordinárias, mediante autorização judicial específica.

e) as despesas poderão ser suportadas com dotações abertas por decreto de descontingenciamento, tendo como fonte de receita o saldo financeiro de exercícios anteriores.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1009632

Questão 65: FCC - TJ (TJ MA)/TJ MA/Apoio Técnico Administrativo/2019

Assunto: Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10)

Referências

Documentos relacionados

18 Mas eu deixarei sete mil pessoas vivas em Israel, isto é, todos aqueles que não adoraram o deus Baal e não beijaram a sua imagem.. Porque ele precisava ouvir o que o

O modelo com condi¸c˜ao inicial fuzzy nos diz que, numa situa¸c˜ao de incerteza, a melhor escolha para o tempo de abate ´e de fato dada pelo modelo fuzzy conforme os

RELATÓRIO RESUMIDO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DEMONSTRATIVO DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA ORÇAMENTO FISCAL DA SEGURIDADE SOCIAL Março/2019 a Fevereiro de 2020.. RREO - Anexo 3

No dia 15 de outubro, os alunos do 7º ano do Colégio Universitas visitaram o Aquário de São Paulo, referência em tratamento e exposição de animais. Com a orientação de

RELATÓRIO RESUMIDO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DEMONSTRATIVO DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA ORÇAMENTO FISCAL DA SEGURIDADE SOCIAL Dezembro de 2019.. ESPECIFICAÇÃO RREO - Anexo 3

Número ONU: O produto não é um produto perigoso, segundo as normas de transportes aplicáveis. O produto não é um produto perigoso, segundo as normas de transportes

A adoção deste modelo de gestão significa que o total dos recursos ficará sob a responsabilidade do RPPS, com profissionais qualificados e certificados por entidade de

Os resíduos domiciliares, resíduos do comércio e os com características dos domiciliares recolhidos nos setores industriais e nos serviços de saúde e hospitalar, são