• Nenhum resultado encontrado

Campus de São José do Rio Preto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campus de São José do Rio Preto"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE MESTRADO E DE DOUTORADO

NO ANO LETIVO DE 2013

I - INSCRIÇÃO

Nível : MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30

DOUTORADO - 16

Período de inscrição : 27/08 a 21/09/2012

OBSERVAÇÃO : Preencher a INSCRIÇÃO ONLINE , além de efetuar a inscrição Online o candidato,

obrigatoriamente, deverá apresentar a documentação para protocolo.

Local: Entregar a documentação na Seção Técnica de Comunicações - PROTOCOLO do IBILCE - UNESP – CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Horário: das 9:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00 horas

OBSERVAÇÃO : O(A) candidato(a) residente fora de São José do Rio Preto, poderá enviar a documentação através dos Correios – via SEDEX para :-

- UNESP – CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO A/C. DA SEÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO RUA CRISTOVÃO COLOMBO Nº. 2265

JARDIM NAZARETH

CEP: 15054 – 000 – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP.

As inscrições enviadas através dos Correios somente serão aceitas se estiverem na Seção Técnica de Pós-Graduação até às 15:00 horas do dia 21/09/2012, impreterivelmente (tempo hábil para o devido protocolo dentro do prazo de inscrição).

II - DOCUMENTOS EXIGIDOS

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido;

2. 01 (uma) Cópia do Currículo Vitae (Plataforma Lattes do CNPq – site: http://www.cnpq.br) impresso, com a produção dos últimos 05 (cinco) anos, acompanhada, se necessário, de folha com informações complementares;

3. Cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão e Histórico Escolar de Graduação - (OBS.:- aluno de último ano de graduação poderá apresentar apenas o histórico escolar);

(2)

2

5. Cópia do Certificado de Reservista (candidato do sexo masculino);

6. Cópia do Título de Eleitor ; 7. Cópia do CPF ;

8. Passaporte para estrangeiros ;

9. 07 (sete) Cópias impressas do Projeto de Pesquisa, redigido em língua portuguesa, e 01 (uma) Cópia do Projeto em formato eletrônico (CD/word), sendo que as cópias do projeto NÃO devem conter nenhuma identificação nominal. Elas serão posteriormente identificadas apenas com o número de inscrição;

10. Declaração do orientador em que conste a data possível da defesa da dissertação (apenas no caso de mestrando que não tenha ainda obtido o grau de Mestre);

11. Recolhimento da Taxa de Inscrição de R$ 49,00 (quarenta e nove reais), conforme abaixo :- a) Pessoalmente, na Seção Técnica de Finanças, no horário das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00, ou

b) Poderá efetuar DEPÓSITO ou DOC em nome de :- - UNESP – CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - CNPJ Nº. 48.031.918/001-04

- BANCO DO BRASIL S.A. – 001 - AGÊNCIA Nº. 6920 - 5

- CONTA Nº. 130.084 – 9

OBS. : - Enviar cópia do comprovante de depósito juntamente com a documentação.

III - CALENDÁRIO DAS PROVAS

Período de Inscrição 27/08 a 21/09/2012

Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas 28/09/2012

ETAPA 1 : Prova de Conhecimento Específico 01/10/2012

Resultado da Avaliação da Prova de Conhecimento Específico 31/10/2012

ETAPA 2 : Resultado da Avaliação do Projeto de Pesquisa dos Candidatos aprovados na ETAPA 1

30/11/2012

ETAPA 3 : Prova Oral 10 a 14/12/2012

Resultado Final das ETAPAS 1, 2 e 3 19/12/2012

ETAPA 4 : Prova de Proficiência em Língua Estrangeira 07/03/2013

Divulgação da lista dos candidatos classificados 12/04/2013

Local : Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth – São José do Rio Preto – SP. – Sala da Prova de Conhecimento Específico será definida na

(3)

3

IV – NORMAS PARA O EXAME DE SELEÇÃO – 2013

Para a inscrição no Processo Seletivo, o candidato deverá ser formado em curso de graduação ou ter diploma de Curso Superior (Bacharelado ou Licenciatura Plena) em Letras ou em áreas correlatas. A avaliação do candidato no Processo Seletivo é feita por Banca Examinadora composta por um mínimo de 05 (cinco) membros. A avaliação é realizada sob a supervisão do Conselho do Programa e consta das seguintes etapas, todas elas eliminatórias: (i) prova escrita, (ii) avaliação do projeto de pesquisa e (iii) arguição do projeto de pesquisa. A prova escrita e o projeto de pesquisa têm peso 2. A arguição do projeto tem peso 1. A nota mínima exigida em cada uma das etapas é 7,0 (sete).

LINHAS DE PESQUISA

HISTÓRIA, CULTURA E LITERATURA (HCL) - Estudo do processo de interação da literatura com a história, objetivando verificar a dinâmica de tensões entre os dois universos. Abre-se ainda a perspectiva de análise da memória histórica e de aspectos culturais, de identidade, de nação, reconfigurados pelo texto literário.

PERSPECTIVAS TEÓRICAS NO ESTUDO DA LITERATURA (PTEL) - Estudo de questões de teoria e crítica da literatura e suas interfaces com outros sistemas semióticos, a partir da análise literária e/ou desenvolvimento de pesquisas de cunho teórico-crítico, com o objetivo de repensar categorias, comparações, problemas conceituais e instrumentos operatórios analíticos.

Obs.: EM TODAS AS ETAPAS SERÁ CONSIDERADA A DIFERENÇA ENTRE MESTRADO E

DOUTORADO

INFORMAÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

4.1 – 1ª. Etapa (Eliminatória) - PROVA ESCRITA

Objetivo desta etapa do Processo Seletivo: Avaliação da capacidade de expressão (domínio da escrita e da norma padrão da língua portuguesa) para desenvolver reflexões sobre questões referentes aos Estudos Literários, derivadas da bibliografia indicada.

Estrutura da Prova de Mestrado:

A prova escrita é divida em duas partes. A primeira parte é composta por 6 (seis) questões abertas, sendo duas relativas à poesia, duas relativas à narrativa, duas relativas ao cinema e/ou ao teatro. O candidato deve escolher uma entre as seis questões para responder.

A bibliografia indicada para a prova escrita deve servir de orientação, imperativamente, para a elaboração da resposta à questão escolhida.

A segunda parte apresenta um texto em prosa e um poema, devendo o candidato optar por analisar um deles, com base na bibliografia indicada e, a seu critério, com o suporte de outros referenciais teóricos que julgue pertinentes para empreender a análise do texto em questão.

Duração: A prova escrita tem duração de 5 horas. A primeira hora pode ser dedicada à consulta de material exclusivamente impresso e/ou anotações escritas. As quatro horas seguintes devem ser dedicadas à realização da prova, sem consulta a qualquer tipo de material.

Estrutura da Prova de Doutorado:

A prova escrita é divida em duas partes. A primeira parte é composta por 3 questões abertas sobre teoria da literatura, devendo o candidato responder a uma delas, de acordo com sua escolha.

A bibliografia indicada para a prova escrita deve servir de orientação, imperativamente, para a elaboração da resposta.

A segunda parte apresenta um texto em prosa e um poema, devendo o candidato optar por analisar um deles, com base na bibliografia indicada e, a seu critério, com o suporte de outros referenciais teóricos que julgue pertinentes para empreender a análise do texto em questão.

(4)

4

Duração: A prova escrita tem duração de 5 horas. A primeira hora pode ser dedicada à consulta de material exclusivamente impresso e/ou anotações escritas. As quatro horas seguintes devem ser dedicadas à realização da prova, sem consulta a qualquer tipo de material.

Critérios de avaliação

Parte I – Questões abertas

a) Pertinência das relações entre as reflexões desenvolvidas no tocante às questões teórico-críticas propostas e o domínio da bibliografia indicada.

b) Clareza e organização do texto quanto aos aspectos de correção gramatical, coesão e coerência. c) Limite de até 03 faces de folha de papel almaço.

Parte II – Análise de texto literário

a) Pertinência do referencial teórico à análise realizada.

b) Clareza e organização do texto quanto aos aspectos de correção gramatical, coesão e coerência. c) Limite de até 03 faces de folha de papel almaço.

Observações:

1. A prova escrita tem peso 2.

2. A nota mínima exigida nesta etapa é 7,0 (sete). 3. A prova de mestrado é diferente da prova de doutorado.

4. O valor de discrepância para revisão da nota pela Banca Examinadora é a partir de 2.0 (dois) pontos.

4.2 – 2ª. Etapa (Eliminatória) - PROJETO DE PESQUISA

Objetivo desta etapa do Processo Seletivo: Análise do projeto de pesquisa quanto à organização, proposta e viabilidade de execução, conforme especificação do modelo que consta deste manual.

Critérios de avaliação:

a) Adequação do projeto de pesquisa à estrutura proposta neste manual.

b) Organização do texto quanto aos aspectos de correção gramatical, coesão e coerência.

Observações:

1. O projeto de pesquisa tem peso 2.

2. A nota mínima exigida nesta etapa é 7,0 (sete).

3. O valor de discrepância para revisão da nota pela Banca Examinadora é a partir de 2.0 (dois) pontos. 4.3 – 3ª. Etapa (Eliminatória) - ARGUIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Objetivo desta etapa do Processo Seletivo: Avaliação da disponibilidade e da capacidade para o efetivo desenvolvimento do projeto de pesquisa do candidato em sua relação com uma das Linhas de Pesquisa do Programa e dentro dos prazos previstos: 24 meses para Mestrado com bolsa; 30 meses para Mestrado sem bolsa; 48 meses para o Doutorado.

Critérios de avaliação

a) Grau de conhecimento e domínio do candidato sobre o projeto de pesquisa apresentado.

b) Coesão e coerência argumentativas na apresentação oral do projeto de pesquisa e nas respostas à banca examinadora.

Observações:

1. Só farão arguição do projeto os candidatos aprovados nas etapas anteriores. 2. A arguição do projeto de pesquisa tem peso 1.

3. A nota mínima exigida nesta etapa é 7,0 (sete).

4. O valor de discrepância para revisão da nota pela Banca Examinadora é a partir de 2.0 (dois) pontos. 5. A arguição do projeto será gravada (gravação de voz).

(5)

5

4.4 – 4ª. Etapa (Eliminatória) - PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Destina-se apenas ao candidato aprovado nas etapas 1, 2 e 3 do Processo Seletivo.

Objetivo desta etapa do Processo Seletivo: Avaliação da capacidade de leitura e de compreensão da língua escolhida, tendo por base um texto especializado.

• O não comparecimento à prova resultará em reprovação. Admite-se uma única reprovação nesta prova. O candidato reprovado deverá necessariamente obter aprovação em nova prova de proficiência em data vinculada ao Processo Seletivo do ano seguinte.

Observações:

1. A escolha da Língua Estrangeira deverá ser orientada pelas necessidades específicas do Projeto de Pesquisa.

2. Exige-se proficiência em uma língua estrangeira para o mestrado e duas para o doutorado. Opções: espanhol, francês, inglês, italiano.

ATENÇÃO:

1) O preenchimento de vagas decorre da adequação entre o resultado da seleção dos candidatos e as possibilidades e metas do Programa.

2) O eventual contato anterior com professor do corpo docente não garante vaga como aluno regular do programa nem define uma relação de orientação reconhecida legalmente.

3) O critério para concessão de bolsas é estabelecido em função da disponibilidade de bolsas do Programa e da classificação do candidato no processo como um todo de acordo com sua nota final [média ponderada das etapas de seleção: Prova Escrita (peso 2); Projeto de Pesquisa (peso 2); Arguição do Projeto (Peso 1)].

BIBLIOGRAFIA INDICADA PROVA ESCRITA

ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Ed. 34, 2008, p. 55-64.

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo. In: ______. O que é contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009, p. 55-76.

BAKHTIN, Mikhail. O epos e o romance. In: ______.Questões de literatura e de estética. Trad. A. F. Bernardini et al. São Paulo: UNESP, 1988

BENJAMIN, Walter, O narrador. In: ___. Magia e técnica. Arte e política. Obras escolhidas. São Paulo: Perspectiva, 1996, p.197-222.

BERARDINELLI, Alfonso. As fronteiras da poesia. As muitas vozes da poesia moderna. In: Da Poesia à Prosa. São Paulo: Cosac & Naify, 2007, p.7-41.

BERTRAND, Denis. Caminhos de Semiótica Literária. Bauru: EDUSC, 2003. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre o Azul, 2010.

CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro: Estudo Histórico-Crítico, dos Gregos à Atualidade. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria: Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

(6)

6

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Trad. e notas Sandra Guardini T. Vasconcelos. São

Paulo: Beca, 1999.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Editora, 2006. ______. Depois da teoria. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

ESSLIN, Martin. Uma Anatomia do Drama. Trad. Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. Trad. M. M. Curioni e D. F. da Silva. São Paulo: Duas Cidades, 1991.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991).

JAMESON, Frederic. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 1997.

PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

SAID, Edward W. Humanismo e crítica democrática. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SAMOYAULT, Tiphaine. A Intertextualidade. São Paulo: Aderaldo e Rotschild, 2008.

SCH¢LHAMMER, Erik. Ficção Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. STAM, Robert. A literatura através do cinema. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 2008.

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

1. TÍTULO:

Evitar excesso de palavras ou rebuscamento na linguagem. 2. LINHA DE PESQUISA:

Indicar apenas uma Linha de Pesquisa a que o projeto se vincula, dentre as linhas indicadas neste manual.

3. RESUMO: 300 a 500 palavras.

4. INTRODUÇÃO (natureza e relevância da pesquisa):

Texto de apresentação do projeto deverá conter uma delimitação clara do tema a ser estudado e uma síntese da bibliografia fundamental que permita situar teoricamente o problema abordado e formular algumas hipóteses de trabalho. Esse texto deve, ainda, justificar a proposta de pesquisa no âmbito dos estudos literários, especialmente no âmbito da sua linha pesquisa.

5. OBJETIVOS:

Devem ser claramente definidos e distinguidos em GERAL e ESPECÍFICOS. 6. METODOLOGIA:

Indicar os instrumentos teóricos e críticos para a realização da pesquisa em um texto que demonstre claramente a interação do(a) candidato(a) com as proposições teóricas a serem utilizadas; e que dê o devido destaque às etapas de execução do trabalho e aos procedimentos que serão utilizados em cada passo.

(7)

7

7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:

Apresentar um cronograma, prevendo os períodos necessários para a realização de cada etapa da pesquisa e observando os prazos determinados para o Mestrado e para o Doutorado. É preciso atentar também para os seguintes pontos:

a) O exame de qualificação da dissertação de Mestrado deve ser realizado pelo menos 06 (seis) meses antes da defesa;

b) O Exame de Qualificação da tese de Doutorado deve ser realizado entre o 24º. (vigésimo-quarto) e o 30º. (trigésimo) mês antes da defesa;

c) A defesa de dissertação/ tese deve ser realizada pelo menos 01 (um) mês antes da entrega do exemplar definitivo à Biblioteca.

d) O prazo para o desenvolvimento do projeto do mestrado com bolsa é de 24 meses e, sem bolsa, de 30 meses. O prazo para o desenvolvimento do projeto de doutorado é de 48 meses.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

O projeto deverá seguir as normas estabelecidas pela ABNT (NBR 6023:2002) e conter referências de todas as obras mencionadas no texto.

Observações:

O Projeto de Pesquisa deve ser apresentado em, no máximo, 10 páginas para o mestrado e 15 páginas para o doutorado, formato Word, com fonte Times New Roman, tamanhos 12 para o corpo do texto e 10 para citações, espaço 1,5 (um e meio), recuo de parágrafo de 1,25 cm.

V - MATRÍCULA - 1º SEMESTRE / 2013: 04 a 15 de fevereiro de 2013

A matrícula é obrigatória e on line.

VI – INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO - 04/03/2013

VII – DISPOSIÇÕES FINAIS:

1. Efetuada a inscrição, o candidato deverá acompanhar

no site: http://www.ibilce.unesp.br/#1045,2645 o andamento da sua inscrição: deferida ou indeferida. Somente poderá participar do exame de seleção o candidato cuja inscrição foi deferida. 2. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação tácita do processo de seleção, tal

como se acha estabelecido neste Edital e na legislação pertinente.

3. Não serão aceitos, sob hipótese alguma, pedidos de revisão ou vista de prova em qualquer etapa do exame de seleção.

4. Não haverá isenção ou devolução do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado. 5. Não é aceita a CNH em substituição á Cédula de Identidade, devido à ausência de dados necessários

para cadastramento e demais procedimentos acadêmicos.

6. Os candidatos não aprovados poderão retirar a documentação entregue na Seção de Pós-graduação até o dia 28/02/2013. Após a referida data, os mesmos serão incinerados.

7. Em todas as etapas será considerada a diferença entre o Mestrado e o Doutorado.

8. O preenchimento de vagas decorre da adequação entre o resultado da seleção dos candidatos e as possibilidades e metas do Programa.

9. O eventual contato anterior com professor do corpo docente não garante vaga como aluno regular do programa nem define uma relação de orientação reconhecida legalmente.

VIII - OUTRAS INFORMAÇÕES:

por Telefone na Seção Técanica de Pós-Graduação : (17) 3221-2444 por carta: Seção Técnica de Pós-Graduação, IBILCE / Unesp/ SJRP R: Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto, SP, CEP: 15054-000 por e-mail : pos@ibilce.unesp.br

Referências

Documentos relacionados

Retomando a ideia anterior de Read (2001) verificamos que a arte está intimamente relacionada com a perceção e com as projeções corpóreas. Sendo a arte uma manifestação

incorporá-la na estratégia global da empresa, implementando-a e traduzindo-a na realidade das operações quotidianas da empresa e da sua estratégia financeira; acolheria com agrado

Diante da necessidade de um processo de certificação de produtos regionais da Amazônia – apelo declarado dos empresários regionais – e, após inúmeras solicitações em

Quando o juiz recebe a denúncia deve determinar a citação do acusado, até porque o fato de a denúncia ser recebida não inibe o con - traditório logo no início da ação penal

Revisão da Arquitetura Revisão da Arquitetura Revisão da Arquitetura Revisão da Arquitetura TCP/IP TCP/IP TCP/IP TCP/IP Modelo de operação Endereçamento IP Protocolos IP e

Para proceder à activação da protecção da agulha, pressionar o porta-agulha contra uma superfície de suporte dura e sólida e empurrar a agulha da injecção para dentro

A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira, no uso de sua

13.6 Somente os docentes credenciados no Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira poderão