• Nenhum resultado encontrado

Cuidado de Enfermagem ao Paciente Grande Queimado no Ambiente Hospitalar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cuidado de Enfermagem ao Paciente Grande Queimado no Ambiente Hospitalar"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Denise Emanuelle Rodrigues Jardim Elisangela Cristina Baia Kátia Pereira Tenório de Souza

Odilene Gomes Ferraz

Cuidado de Enfermagem ao Paciente Grande Queimado no Ambiente

Hospitalar

Belo Horizonte 2009

(2)

Denise Emanuelle Rodrigues Jardim Elisangela Cristina Baia Kátia Pereira Tenório de Souza

Odilene Gomes Ferraz

Cuidado de Enfermagem ao Paciente Grande Queimado no Ambiente

Hospitalar

Projeto de pesquisa apresentado como requisito de avaliação do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, do Centro Universitário UNA como requisito parcial para a obtenção de créditos na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Professor orientador: Clayton Lima Melo.

Belo Horizonte 2009

(3)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ... 4

2. OBJETIVO ... 7

3. JUSTIFICATIVA... 8

4. MATERIAL E MÉTODOS ... 9

5 . CRONOGRAMA ... 11

6. ORÇAMENTO... 12

REFERÊNCIAS ... 13

(4)

1 INTRODUÇÃO

Usualmente, uma lesão por queimadura resulta da transferência de energia de uma fonte de calor para o corpo. A fonte de calor pode ser térmica, química ou elétrica. Para compreendermos melhor o processo das queimaduras, devemos conhecer a fisiologia da pele normal, suas camadas e sua formação anatômica1.

O tegumento comum (complexa túnica que reveste toda a superfície do corpo) compreende a pele, seus anexos e a tela subcutânea. A espessura da pele varia de 0,5 a 4 mm; esta maior espessura é geralmente encontrada na palma da mão e planta dos pés. A pele da criança é menos espessa que a do adulto2.

Na arquitetura da pele distingue-se uma camada epitelial, a epiderme, identificada como sendo a camada celular mais superficial que reveste a derme e com ela constitui a pele. Os tipos celulares encontrados na epiderme são: querarinóciros, melanócitos, células de Langherans e células de Merkel. Os queratinócitos são as células mais numerosas da epiderme cuja função é a queratinização1.

As células epidérmicas começam na camada basal e gradualmente se dirigem para a superfície, à medida que as células se aproximam da superfície, sofrem queratinização e se achatam, deixando uma pequena camada de fibras de queratina na superfície, a qual proporciona uma barreira protetora contra a invasão bacteriana e perda de líquido. As células epiteliais revestem não somente a camada da epiderme, mas também os folículos pilosos e as

glândulas sudoríparas que se aprofundam na derme2.

Grande progresso foi feito no cuidado tecnológico e farmacológico do paciente queimado. As duas últimas décadas testemunharam um declínio significativo no número de queimaduras e de hospitalização. O total de queimaduras diminuiu de 2,5 milhões para 1 milhão por ano. As queimaduras contribuem com 700.000 atendimentos anuais na emergência. A tendência para o tratamento ambulatorial contribui para reduzir a quantidade dos pacientes hospitalizados. O tamanho médio de uma queimadura e de aproximadamente 14% da área da superfície corporal total. Apesar da dramática reduções na incidência, uma queimadura aguda constitui a terceira causa principal de morte em crianças entre 1 e 9 anos de

(5)

idade, e é a quinta causa principal de morte no restante da população. Estima-se que ocorram 4.500 mortes por incêndio e queimaduras por ano¹.

No Brasil, estima-se que ocorram em torno de 1.000.000 de acidentes com queimaduras por ano, destes, 100.000 pacientes procurarão atendimento hospitalar e cerca de 2.500 irão falecer direta ou indiretamente de suas lesões. Observa-se que as crianças são as mais envolvidas em queimaduras, chegando alguns estudos à metade da casuística. Os idosos correspondem a cerca de 10% dos casos, estes dois grupos são os que apresentam maior mortalidade. Os adultos correspondem a 49,3% dos casos, considerando que as mulheres são mais atingidas dentro de casa, principalmente na cozinha. Observa-se ainda que mais de 60% das queimaduras ocorrem em no sexo masculino, em relação ao local de ocorrência das queimaduras, a maioria (79%) dos acidentes ocorre dentro do ambiente domiciliar1.

A maior parte das queimaduras é registrada em áreas urbanas, no entanto, as que apresentam piores conseqüências ocorrem na área rural, devido aos inadequados cuidados pré hospitalares. Dos agentes causais de queimadura, em nosso meio, os mais freqüentes são os líquidos super aquecidos, somando quase metade dos casos. Há relatos de chama direta como causa mais freqüente principalmente em idosos. Em crianças pequenas, a escaldadura é a causa mais comum de queimaduras e a maioria dos acidentes ocorre na cozinha de casa, na presença de um adulto, ressaltando a falta de cuidado com a prevenção1.

O Brasil ocupa uma posição ímpar no mundo, por ser o álcool líquido de fácil aquisição no mercado e pelo nosso costume de utilizá-lo isoladamente como produto de limpeza1. Apesar do tratamento especializado, aproximadamente 6% de todos os pacientes internados em centros de queimados não sobrevivem3.

A qualidade no atendimento é essencial para que se preste assistência de enfermagem ao paciente portador de queimaduras, tendo como objetivos o alívio da dor do paciente, a prevenção de infecções e de seqüelas físicas e emocionais5.

O profissional de enfermagem deve ter cuidado com a própria segurança, evitando socorrer a vítima sem os devidos cuidados de prevenção. Se a vítima estiver presa em materiais energizados, não toque na vitima sem proteção. Utilize sempre um material não

(6)

condutor de energia, como um cobertor, um pedaço de madeira ou cano de PVC, interrompendo o processo de queimadura4.

No caso dos atendimentos em loco, primeiramente afaste a vítima das chamas ou da fonte de energia, avalie se a vitima têm sinais de gravidade, tais como: queimaduras de face e da região superior do tórax; escarro escuro; rouquidão; queimaduras ao redor da boca e nariz4.

Os danos sistêmicos comportam a maior ameaça para a vida do individuo, pois é importante lembrar o ABC de todo o cuidado de trauma durante o período inicial pós-queimadura, atentando para:via aérea, respiração, circulação4.

Cabe ao enfermeiro a assistência dos cuidados na fase de emergência e a estabilização física e psicológica do paciente, como também as necessidades psicológicas da família, pois as queimaduras geram respostas emocionais variáveis4.

O paciente vitima de queimadura demanda do enfermeiro algo mais do que a própria técnica e vigilância continua. Como membro de uma equipe interdisciplinar no tratamento destes pacientes, sua atuação é de extrema importância, pois será a sua capacidade de identificar os problemas, estabelecer cuidados e obter resultados, que fará a diferença no tratamento do grande queimado6.

Contudo, se faz necessário que o enfermeiro tenha conhecimento de todos os processos que envolvam o grande queimando, tais como: processo de cicatrização da pele, graus de queimaduras e tratamento adequado6.

Diante deste contexto, existe dificuldade dos profissionais de enfermagem em estar prestando assistência ao paciente portador de grande queimadura, devido à gravidade e complexidade das lesões perante o risco de infecções. O assunto foi pouco abordado durante o curso de graduação, nos inquietando quanto aos cuidados prestados e recomendados pela enfermagem e levar o conhecimento do que vem sendo publicado sobre o assunto “Paciente Grande Queimado no Ambiente Hospitalar”.

(7)

2 OBJETIVO

Analisar os cuidados de enfermagem recomendados aos pacientes grandes queimados no ambiente hospitalar, a partir de uma revisão de literatura.

(8)

3 JUSTIFICATIVA

Os pacientes queimados devem ser tratados de forma humanizada com olhar holístico para que possam diminuir fatores que levam a sepse e procedimentos invasivos, pois se trata de um paciente que alem da dor física, tem o aspecto emocional na qual deve se trabalhado pelo enfermeiro e equipe interdisciplinar com o paciente e seus familiares.

Diante desta realidade, a relevância deste estudo está relacionada à carência de publicações sobre cuidados de Enfermagem ao grande queimado no ambiente hospitalar e da possibilidade de oferecer subsídios, para que os profissionais de enfermagem cuidem destes pacientes de forma a contribuir para a promoção de uma reabilitação social e funcional dos mesmos.

(9)

4 MATERIAL E MÉTODOS

O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo. Para Duarte et. al,7 a revisão bibliográfica, num sentido amplo, é o planejamento global inicial de qualquer trabalho de pesquisa que vai desde a identificação, localização e obtenção da bibliografia pertinente sobre o assunto, até a apresentação de um texto sistematizado, onde é apresentada toda literatura que o aluno examinou, de forma a evidenciar o entendimento do pensamento dos autores, acrescido de suas próprias idéias e opiniões.

Nesse sentido, a escolha da pesquisa bibliográfica permitirá o aprofundamento sobre o conhecimento a respeito do que se tem construído, até o momento, acerca da assistência de Enfermagem ao grande queimado no ambiente hospitalar.

Como critérios de inclusão, serão selecionados artigos da literatura nacional, publicados em Português, com os resumos disponíveis na base de dados informatizada da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), especificamente na bases: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Para identificação dos materiais de pesquisa, tomaremos por recorte temporal, os últimos onze anos, ou seja, de 1998 a 2009, analisando a evolução do cuidado e assistência de enfermagem ao portador de queimaduras no ambiente hospitalar. Será utilizada para busca de artigos a terminologia em saúde consultada nos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS/BIREME): a) Queimaduras, b) Queimados, c) Assistência de Enfermagem, d) cuidados e) hospital.

Serão excluídos materiais em idiomas que não sejam o português, devido ao fato que é desejado analisar as recomendações no Brasil, e também não serão utilizadas dissertações de mestrado e teses de doutorado, devido ao tempo previsto pelo cronograma.

Todo esse levantamento será pautado no referencial proposto por Gil 8 tal seja: a) leitura exploratória, lendo atenciosamente cada título dos artigos que surgiam em tela; b)

leitura seletiva através do título e respectivo resumo para identificação dos artigos que respondiam ao objetivo do estudo; c) leitura analítica para ordenar as informações detectadas nos artigos encontrados; d) leitura interpretativa visando à compreensão do material

(10)

A apresentação dos resultados e a discussão dos dados obtidos serão feitas de forma descritiva, possibilitando ao leitor a avaliação da aplicabilidade da revisão de literatura elaborada, de forma a atingir o objetivo desse método, ou seja, realizar uma análise de dados científicos sobre a assistência de Enfermagem ao grande queimado no ambiente hospitalar.

(11)

5 CRONOGRAMA

ATIVIDADES TEMPO DE EXECUÇÃO

2009 2010

01 PLANEJAMENTO Junho

Decisão Junho -

Escolha do Tema Junho -

Justificativa Agosto -

02 ELABORAÇÃO DO PROJETO Agosto a Novembro -

Levantamento Bibliográfico preliminar Agosto a Setembro -

Escolha e delimitação do problema Outubro -

Estabelecimento de objetivos e variáveis Outubro -

Entrega do Projeto Outubro -

03 REVISÃO DO PROJETO JUNTO AO ORIENTADOR

Outubro a Novembro

Revisão de literatura Dezembro Janeiro- Fev

Tratamento, analise e interpretação dos dados - Março - Maio

04 ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO - Maio - Junho

05 ENTREGA DO ARTIGO CIENTÍFICO - Junho

(12)

6 ORÇAMENTO

ORÇAMENTO *

ITENS DISCRIMINAÇÃO VALORES (reais)

Material de escritório Papel A4, caneta, lápis 60,00

Xérox Artigos de periódicos,

formulários de fichamento

120,00

Informática Cartuchos de tinta, CD(s), 150,00

Alimentação Almoços e lanches 400,00

Transporte Ônibus, Combustível,

Estacionamento

700,00

TOTAL 1.430,00

(13)

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

1- Junior EML, Serra MC. Tratado de Queimaduras. São Paulo: Atheneu; 2004. p. 30-98.

2- Toledo PN. Queimados. São José dos Campos: Pulso; 2003. p. 22-65.

3- Morton PG. Cuidados Criticos de Enfermagem: Uma Abordagem Holística. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan ; 2007.p. 1238-1260.

4- Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005. p. 1802-1845.

5- Rossi Lídia Aparecida, Camargo Cristina, Santos Clarinia M. N. M., Barruffin Rita de Cássia de Paula, Carvalho Emília Campos de. A dor da queimadura: terrível para quem sente, estressante para quem cuida. Rev. Latino-Am. Enfermagem [serial on the Internet]. 2000 July [cited 2009 Nov 20] ; 8(3): 18-26. Available from:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692000000300004&lng=en. doi: 10.1590/S0104-11692000000300004. Acesso: 13/09/2009

6- Filho, Mauricio Marcelino da Silva; Santana, Juliana Joisse Silva; Magalhaes, Adailton Francisco Carlos. Assistência de Enfermagem ao Paciente Considerado

Grande Queimado. Disponível em:

<http://www.webartigos.com/articles/12308/1/assistencia-de-enfermagem-ao-paciente-considerado-grande-queimado/pagina1.html>. Acesso 13/09/2009.

7- Duarte J, Barros A. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo, Atlas 2005.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir dessas análises, observa-se que o livro didático trabalha com conceitos e elementos fonético-fonológicos quando propõe comparar a sonoridade

Construído a partir de atividades que visam atender aos propósitos da instituição no que se refere à interação ensino-pesquisa-extensão, propondo aos alunos da Escola Normal

Porcentagem de oleoresina de páprica liberada ao longo do tempo das micropartículas coacervadas, liofilizadas, reticuladas com transglutaminase

Em março de 2009, a subsidiária Quilmes Industrial (Quinsa) Société Anonyme adquiriu, junto à SAB Miller plc, 100% do capital social da Bebidas y Aguas Gaseosas Occidente

[r]

• Estimar a frequencia das diferentes arboviroses (Zika, Dengue e Chikungunya) em amostras biologicas referenciadas ao Lacen;• Comparar a sensibilidade, especificidade e os

Partindo dessa premissa, de que os organominerais apresentam maior biodisponibilidade, Vieira (2015) avaliou a utilização de organominerais e Se levedura no desempenho e

9 A atividade dos operadores de centros de controle e Operação de Energia elétrica de acordo com o modelo aplicado atingiu um valor de 16,15 em uma escala de 0 (Nível mais baixo